01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil."

Transcrição

1 01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil. A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde ao princípio da eficiência, que é associado à administração pública. 02. (FCC 2018 DPE/AM ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Ao influxo da Reforma do Aparelho do Estado, implementada em meados dos anos 1990, buscava-se um novo paradigma para a atuação da Administração pública, com a aplicação de conceitos como o de accountability, que, em uma de suas acepções correntes, a) significa a governança, entendida como o relacionamento entre todos os agentes públicos envolvidos. b) é sinônimo de governabilidade, correspondendo às próprias condições de exercício do poder. c) corresponde ao denominado orçamento por resultados, vinculado a ações estratégicas. d) significa obrigação de prestar contas, respondendo por uma responsabilidade outorgada. e) significa a somatória de ações estratégicas, metas e indicadores fixados para melhoria dos serviços públicos. GAB. D 03. (CESPE 2018 CGM DE JOÃO PESSOA TÉCNICO DE CONTROLE INTERNO) Julgue o Governança no setor público é um tema inovador que foi introduzido no Brasil, a partir de 2007, após a harmonização internacional contábil. 04. (CESPE 2018 CGM DE JOÃO PESSOA TÉCNICO DE CONTROLE INTERNO) Julgue o Entre os tipos de estruturas compreendidas pela governança incluem-se as estruturas administrativa, política, econômica, social, ambiental, legal, as quais servem para garantir que as partes interessadas definam objetivos e alcancem resultados. 05. (CESPE 2018 CGM DE JOÃO PESSOA TÉCNICO DE CONTROLE INTERNO) Julgue o Estruturas de governança servem para maximizar conflitos, alinhar ações e trazer mais segurança à instituição.

2 06. (CESPE 2018 CGM DE JOÃO PESSOA TÉCNICO DE CONTROLE INTERNO) Julgue o Entre os objetivos da boa governança no setor público incluem-se garantir que a organização seja responsável com os cidadãos, mantendo-os, por meio da transparência, informados sobre decisões e riscos. 07. (CESPE 2018 TCE/PB AUDITOR DE CONTAS PÚBLICAS) A reforma da administração pública conduzida durante o governo de Getúlio Vargas tinha por objetivo tornar o Estado a) mais profissional e menos patrimonialista, ou seja, um Estado autoritário e burocrático. b) menos profissional e menos patrimonialista, isto é, um Estado de bem-estar social. c) mais profissional e mais patrimonialista, ou seja, um Estado regulador. d) mais patrimonialista e menos burocrático, ou seja, um Estado de bem-estar social. e) menos patrimonialista e menos burocrático, isto é, um Estado regulador. 08. (CESPE 2018 TCE/PB AUDITOR DE CONTAS PÚBLICAS) A governança na gestão pública envolve o gerenciamento de recursos humanos, econômicos e sociais com o propósito de gerar a) controle social. b) economicidade. c) transparência. d) accountability. e) desenvolvimento. 09. (FCC 2017 TCE/SP AGENTE DE FISCALIZAÇÃO ADMINISTRAÇÃO) Leia o trecho para responder à questão. Fiscalização aponta que municípios descumprem Lei de Resíduos Sólidos As prefeituras do Estado de São Paulo descumprem amplamente a legislação que regula o tratamento de resíduos sólidos, mantendo lixões a céu aberto e ignorando normas específicas para gestão dos rejeitos dos setores da construção civil, da saúde e agropecuária. O diagnóstico é da quarta fiscalização ordenada do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em 2016, que

3 verificou a situação de 163 municípios em setembro. A fiscalização observou 43 itens relacionados à Lei no de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e demais regras do setor. Os dados gerais apontam que somente 51,54% dos municípios avaliados já implantaram um plano de gestão integrada dos resíduos sólidos e que 19,63% nem sequer iniciaram sua elaboração. (...). ( Adaptado) Considerando o desenvolvimento institucional da gestão pública municipal no Brasil, pode-se afirmar que a ausência de implantação (e de elaboração) do plano supramencionado tem relação, sobretudo, com a) o imobilismo político de prefeitos e a insuficiência de qualificação técnica dos vereadores que restringem a mudança organizacional na gestão pública local, independentemente do tamanho dos municípios. b) as falhas de controle externo do Poder Executivo municipal pela Câmara de Vereadores e o desperdício ativo de recursos públicos ocasionado por descontinuidades administrativas. c) as lacunas na cultura organizacional da administração pública municipal e o desconhecimento de instrumentos gerenciais de gestão por processos nas prefeituras. d) a insuficiência de capacidade estatal administrativa, técnica e financeira das prefeituras, sobretudo nos municípios de pequeno porte. e) a falta de motivação dos agentes políticos e a inexistência de um pluralismo institucional nos municípios voltado para o planejamento e a gestão pública. GAB. D 10. (FCC 2017 = TCE/SP AGENTE DE FISCALIZAÇÃO ADMINISTRAÇÃO) As organizações sociais, criadas em meio à Reforma da Gestão Pública ou Reforma Gerencial do Estado, na década de 1990, foram qualificadas como tal a partir de quais critérios e diretrizes? a) Ênfase no atendimento do cidadão usuário, assim como nos resultados qualitativos e quantitativos e, finalmente, controle social de forma transparente. b) Foco na eficiência, eficácia e efetividade e, além disso, na transparência dos dados e informações das atividades realizadas para a população em geral. c) Ênfase na produtividade a partir de critérios quantitativos previamente acordados entre o poder público, os gestores da organização social e membros da sociedade civil. d) Foco nos resultados, para a população assistida, das atividades previstas no contrato de gestão, em prazos pactuados entre o poder público, a organização social e líderes da sociedade civil. e) Foco no cidadão contribuinte, assim como nos resultados qualitativos, em prazos definidos no contrato de gestão entre o poder público e a organização social.

4 11. (FCC 2017 TRT/21ª REGIÃO TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) Os conceitos de governança e governabilidade, embora não coincidentes, são indissociáveis e complementares, sendo aplicados, cada qual, em diferentes contextos. Nesse sentido, considere: I. Governança, em uma de suas acepções, representa o modo como as organizações são administradas e controladas e como interagem com as partes interessadas. II. Governabilidade refere-se às condições substantivas do exercício do poder e legitimidade do governo, derivada da relação com a sociedade. III. Governança e governabilidade podem ser fundidas em um único metaconceito, correspondente a accountability, própria dos governos democráticos. Está correto o que consta APENAS em a) I e II. b) III. c) I e III. d) II e III. e) II. 12. (CESPE 2017 TRE/TO TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) O processo de burocratização que instituiu um modelo de gestão pública pautado no uso do poder racionallegal e na incorporação da racionalidade técnica e do profissionalismo ocorreu no governo de a) Getúlio Vargas. b) Juscelino Kubitschek. c) Fernando Henrique Cardoso. d) Luís Inácio Lula da Silva. e) Eurico Gaspar Dutra. 13. (CESPE 2017 TRE/TO TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) O modelo de administração que admite o cidadão como cliente dos serviços do Estado denomina-se a) nova governança pública. b) patrimonialista. c) burocrático. d) estado de bem-estar social. e) administração pública gerencial.

5 14. (CESPE 2017 TRE/TO TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA) A partir da instituição do Plano Diretor da Reforma do Estado, em 1995, a gestão por resultados foi incorporada à administração pública com o objetivo de tornar a gestão pública a) mais descentralizada e com gestores com maior autonomia e maior nível de responsabilidade individual. b) mais descentralizada, mas com gestores com menor autonomia e maior nível de c) mais descentralizada, mas com gestores com menor autonomia e menor nível de d) menos descentralizada e com gestores com maior autonomia e maior nível de e) menos descentralizada e com gestores com menor autonomia e menor nível de 15. (FCC 2017 TST ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) O Decreto-Lei n 200/67 constitui um importante marco da reforma administrativa do Estado, apresentando, entre seus pilares, a descentralização, que, de acordo com tal diploma, deve se dar I. dentro dos quadros da Administração federal, distinguindo-se claramente o nível de direção e de execução. II. da Administração federal para as unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio. III. da Administração federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões. IV. com o terceiro setor, mediante celebração de contratos de gestão com organizações sociais. Está correto o que consta APENAS em a) I, II e III. b) I, III e IV. c) III e IV. d) II e III. e) I, II e IV.

6 16. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca do conceito de accountability aplicado à administração pública, julgue o próximo item. Trata-se de um mecanismo institucional por meio do qual os governantes são constrangidos a responder, ininterruptamente, por seus atos ou omissões à sociedade. 17. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca do conceito de accountability aplicado à administração pública, julgue o próximo item. Em um estado de direito, a accountability vertical ou democrática, entendida como a que ocorre entre os diversos níveis de poder e sujeita à possibilidade de controle mútuo, é profícua no fortalecimento de ações contra a corrupção. 18. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Com relação às políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo, julgue o item a seguir. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, lançado em 1995, pautou-se na orientação de substituir a burocracia tradicional, weberiana, por um modelo mais próximo das práticas de gestão do setor privado e do modelo de Estado de bem-estar social. 19. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da reforma do aparelho do Estado no Brasil, do modelo de Estado burocrático e da intermediação de interesses, julgue o seguinte item. No Estado burocrático, o poder racional-legal e os mecanismos de controle administrativo são utilizados para combater e evitar a corrupção e o nepotismo. 20. (CESPE 2017 TCE/PE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO) Acerca da reforma do aparelho do Estado no Brasil, do modelo de Estado burocrático e da intermediação de interesses, julgue o seguinte item. O clientelismo consiste em um tipo de sistema em que os agentes políticos concedem benefícios públicos em troca de apoio político.

CESPE 2013 TCE O capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem formas de racionalidade que se conformam com os ideais da

CESPE 2013 TCE O capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem formas de racionalidade que se conformam com os ideais da CESPE 2013 TCE O capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem formas de racionalidade que se conformam com os ideais da reforma protestante. CESPE 2012 Câmara dos Deputados Para

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012 01. O modelo de excelência da gestão é um excelente mecanismo de auxílio ao controle da qualidade da gestão na instituição, visto que seu ponto focal são os resultados

Leia mais

REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO: ÁREA ADMINISTRATIVA ADMINISTRAÇÃO GERAL: 1 Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. 1.1 Processo de planejamento.

Leia mais

TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Em relação ao modelo burocrático de administração pública no Brasil, é incorreto afirmar: A) a administração pública burocrática foi adotada para substituir

Leia mais

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 Sumário Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 1. O Conceito de Organização...1 2. O Conceito de Processo...2 3. O Conceito de Administração...3 4. O Processo Organizacional...3 4.1. Conceito

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais. Palestra. Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro. Prof. Dr. Fernando S.

II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais. Palestra. Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro. Prof. Dr. Fernando S. II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais Palestra Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro Prof. Dr. Fernando S. COELHO Jundiaí, 27 de novembro de 2014 1 O que abordarei nesta exposição?

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública 01. Com relação às características próprias da administração pública gerencial, considere: I. As decisões tomadas pelo governo devem ser submetidas à aprovação dos beneficiários,

Leia mais

Administração Geral e Pública

Administração Geral e Pública Formas de Administração Pública Patrimonialista; Burocrática; Gerencial; e Paradigma Pós-burocrático. Patrimonialista: o Estado funciona como uma extensão do poder soberano e os servidores possuem estado

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CESPE Prof. Marcelo Camacho

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CESPE Prof. Marcelo Camacho ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESPE Prof. Marcelo Camacho PROGRAMAÇÃO DAS AULAS TRE-PE ANALISTA JUDICIARIO AREA ADMINISTRATIVA AULA 1 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO 1 EVOLUÇÃO DO ESTADO MODERNO: ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS QUE CONDICIONAM O ESTADO... 1.1. Estado monárquico - absolutista...

Leia mais

Governos Militares:

Governos Militares: Governos Militares: 1964-1985 1964 Período Autoritário Desenvolvimentista Comestra Comissão Especial de Estudos da Reforma Administrativa Preparação de projetos para aumentar o rendimento e a produtividade

Leia mais

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo 2ª Feira da Carreira Pública São Paulo A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE CARREIRA NO SETOR PÚBLICO PROF. SERGIO JUND MESTRE EM ADM. PÚBLICA FGV/ EBAPE IESAP 2011 Prof. Sergio Jund 1 Doutrinas

Leia mais

1 Modelos teóricos de Administração Pública

1 Modelos teóricos de Administração Pública 1 Modelos teóricos de Administração Pública Patrimonialista: res publica não é diferenciada da res principis; o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano; os cargos são considerados

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo direito administrativo Princípios Prof. Douglas Canário www.concursovirtual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO PRINCÍPIOS 1. (2018 CESPE TCM-BA Auditor Estadual de Infraestrutura) A administração possui posição

Leia mais

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS RELAÇÃO INDIVÍDUO-ORGANIZAÇÃO 1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo O equilíbrio organizacional de uma instituição

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos.

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos. CESPE 2013 A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue os itens a seguir. 01. No setor público, a governança corporativa refere-se à administração das agências do setor público mediante

Leia mais

Inovação em Serviços Públicos

Inovação em Serviços Públicos Inovação em Serviços Públicos Introdução às Mudanças do Estado Mudanças recentes nas Organizações Anos 70/80 1. Fatores que exigem mudanças nas organizações Internacionalização da economia (concorrência

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 Capítulo 1 Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 1.1. Conceitos gerais... 1 1.2. Processo Administrativo... 6 1.3 Características das Organizações Formais

Leia mais

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Conteúdo do edital 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração

Leia mais

Outline da carta de Madri de 1998

Outline da carta de Madri de 1998 CLAD - Conselho Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento Outline da carta de Madri de 1998 Este outline foi preparado por Luiz Carlos Bresser- Pereira em 23.2.98 para servir de base para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL NOME: DATA: SERVIDOR DA UFMS ( ) NÃO SERVIDOR DA UFMS ( ) OBSERVAÇÃO:

Leia mais

Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado

Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado Professor Luiz Antonio de Carvalho Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - 1995 lac.consultoria@gmail.com Objetivos da Reforma a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos Estados

Leia mais

Gestão Pública Convergência Gestão Pública e Privada

Gestão Pública Convergência Gestão Pública e Privada Convergência Gestão Pública e Privada -Globalização -Inovações Tecnológicas -Democracia -Cenário que culminou em uma tomada de decisão crucial Convergência Gestão Pública e Privada -Adaptação a Padronização

Leia mais

Modelos teóricos de Administração Pública

Modelos teóricos de Administração Pública 1 Modelos teóricos de Administração Pública Patrimonialista: res publica não é diferenciada da res principis; o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano; os cargos são considerados

Leia mais

Pulo do Gato Receita Federal. Graciano Rocha

Pulo do Gato Receita Federal. Graciano Rocha Pulo do Gato Receita Federal Graciano Rocha Edital RFB 2012 e 2014 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:1. Organização do Estado e da Administração Pública. 2. Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista,

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo Contemporâneo, 5 Democracia, Cidadania e Demandas

Leia mais

Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil

Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil UEG UnUCSEH CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Gestão de Excelência PQSP Programa de Qualidade no Serviço Público 2 Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil 3 Gestão Pública e seus diferentes modelos Patrimonialista

Leia mais

Cap. I Sumário. Sumário

Cap. I Sumário. Sumário Cap. I CAPÍTULO I Noções Básicas de Administração... 17 1. Conceitos Básicos... 17 1.1. O que é Administração?... 17 1.2. O que é Administração Pública?... 18 1.3. O que são as organizações?... 19 1.4.

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 Capítulo 1 Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 1.1. Conceitos gerais... 1 1.2. Processo administrativo... 6 1.3. Características das Organizações

Leia mais

Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo

Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo Mauro Maia Laruccia* OLIVEIRA, Laís Macedo de; GALVÃO, Maria Cristina Costa Pinto (Orgs.). Desenvolvimento gerencial na administração

Leia mais

Cap. Sumário. Sumário

Cap. Sumário. Sumário Cap. Sumário Sumário CAPÍTULO I NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO... 15 1. Conceitos Básicos... 15 1.1. O que é Administração?... 15 1.2. O que é Administração Pública?... 16 1.3. O que são as organizações?...

Leia mais

Governança Pública e o Papel do TCU

Governança Pública e o Papel do TCU Governança Pública e o Papel do TCU Marcelo Eira Secretário de Fiscalização de TI Belém/PA, 26 de setembro de 2013 Melhorar a governança, com efeito, significa ouvir a sociedade, planejar melhor, coordenar

Leia mais

Administração Geral e Pública

Administração Geral e Pública Administração Geral e Pública (Bônus) Conceitos básicos de Administração 42min 52s (Bônus) Fundamentos das organizações 36min 3s A economia digital Cícero Marques 36min 31s A gestão das mudanças nas organizações

Leia mais

SEAP 2014 Administração Pública Questões de Prova Prof. Leonardo Albernaz BATERIA nº 03

SEAP 2014 Administração Pública Questões de Prova Prof. Leonardo Albernaz BATERIA nº 03 01. Acerca de Estado, governo e aparelho do Estado, assinale a alternativa incorreta. (A) Entende-se por aparelho do Estado a administração pública em sentido amplo, ou seja, a estrutura organizacional

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Escritório de Gestão de Processos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Escritório de Gestão de Processos - ANVISA Escritório de Gestão de Processos III Congresso Paraibano da Qualidade IV Seminário em Busca da Excelência João Pessoa - PB 25/08/2010 Cenário Desejado Cumprimento efetivo de sua missão Agência

Leia mais

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9 Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo

Leia mais

Governança aplicada à Gestão de Pessoas

Governança aplicada à Gestão de Pessoas Governança de pessoal: aperfeiçoando o desempenho da administração pública Governança aplicada à Gestão de Pessoas Ministro substituto Marcos Bemquerer Brasília DF, 15 de maio de 2013 TCU Diálogo Público

Leia mais

Controlar ou Estar no Controle?

Controlar ou Estar no Controle? Controlar ou Estar no Controle? Repensando o Sistema de Controle Interno do Setor Público Brasileiro Maria João Kaizeler Grupo Banco Mundial Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento -

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Espécies, Tipos ou Técnicas de Orçamento Prof. Sergio Barata Classificação do Orçamento: Impositivo e Autorizativo 1) Orçamento AUTORIZATIVO 2)

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre governo e Administração Pública, 1 Gestão pública no Brasil, 3 Reforma e modernização do Estado, 4 Papel do Estado no mundo

Leia mais

Gestão Pública Orientada para Resultados: o papel. do gestor governamental na geração de valor público. Prof. Fernando de S.

Gestão Pública Orientada para Resultados: o papel. do gestor governamental na geração de valor público. Prof. Fernando de S. Palestra I Gestão Pública Orientada para Resultados: o papel do gestor governamental na geração de valor público Prof. Fernando de S. COELHO Goiânia, 12 de setembro de 2018. Preâmbulo Obrigado pelo convite!

Leia mais

CIÊNCIA POLÍTICA. Governabilidade e Governança. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

CIÊNCIA POLÍTICA. Governabilidade e Governança. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua CIÊNCIA POLÍTICA Governabilidade e Governança Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua A Perspectiva de Samuel Huntington A democracia opera dentro de determinados limites de participação Ondas de participação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Despesa Pública Despesa Pública Estrutura Qualitativa da Despesa e Quantitativa Pública Parte Parte 1 4 Prof. Sergio Barata Prof. Sergio Barata 16) (CESPE Auditor

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS

CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS CONTROLES INTERNOS COMO INSTRUMENTO DE DE QUALIDADE DE GASTOS PÚBLICOS ARNALDO GOMES FLORES Fonte: Fonte: Fonte: Questão central Como garantir que os programas governamentais cumpram suas finalidades declaradas?

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL

EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL AULA II EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL Professor Granjeiro 1 As reformas experimentadas pela administração pública brasileira Marco histórico:

Leia mais

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM Missão Indonésia Liane Angoti CGDF Rodrigo Dutra SEF/DIAG/SC AGENDA Histórico; Estágio Atual DF e SC; Visita à Indonésia; Conclusões. HISTÓRICO Nível 5

Leia mais

Governança Corporativa e Governança Governamental no Contexto do Poder Judiciário

Governança Corporativa e Governança Governamental no Contexto do Poder Judiciário Governança Corporativa e Governança Governamental no Contexto do Poder Judiciário Prof. Dr. J. Souza Neto, CGEIT, CRISC Universidade Católica de Brasília Vice-Presidente do Capítulo Brasília da ISACA Agenda

Leia mais

TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU Língua portuguesa e texto 15. Redação Oficial 5. Ética no serviço público 6

TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU Língua portuguesa e texto 15. Redação Oficial 5. Ética no serviço público 6 TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU 2013 DISCIPLINAS QUANT. DE PONTOS Língua portuguesa e texto 15 Redação Oficial 5 Conhecimentos Básicos Conhecimentos Específicos Ética no serviço público 6 Informática 6 Regimento

Leia mais

A Alfa, por seguir modelos adotados por organizações privadas, está alinhada com os pressupostos da excelência nos serviços públicos.

A Alfa, por seguir modelos adotados por organizações privadas, está alinhada com os pressupostos da excelência nos serviços públicos. (CESPE 2010 TRE/BA ANALISTA ÁREA JUDICIÁRIA) Acerca da administração pública, julgue os itens seguintes. A busca da excelência, considerada, no setor privado, uma prerrogativa para sobrevivência em um

Leia mais

AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS

AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências Art. 1 o Esta Lei

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

TCU: Fiscalização e Responsabilização (accountability)

TCU: Fiscalização e Responsabilização (accountability) TCU: Fiscalização e Responsabilização (accountability) Seminário Governança e Gestão de Hospitais de Atendimento Público no Brasil Rio de Janeiro, 20/10/2014 Marcelo Chaves Secretário de Controle Externo

Leia mais

AUDITORIA GOVERNAMENTAL

AUDITORIA GOVERNAMENTAL AUDITORIA GOVERNAMENTAL Beatriz Facchini Larissa Carvalho Marina Guimarães Simone Prado O que é Auditoria Governamental? Definições e reflexões Auditoria Governamental: o que é? Auditoria: instrumento

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as

Leia mais

Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal, Mudança institucional, Goiás, Minas Gerais

Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal, Mudança institucional, Goiás, Minas Gerais LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, ENTRAVES POLÍTCOS, NORMAS DE FINANÇAS E MUDANÇA INSTITUCIONAL Carolina Urbano Lacerda 1 Resumo 2 A implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) gerou mudança institucional?

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado

Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado 1 Pilares Estratégicos de Negócio BPM BSC EIM Construção da Cadeia de Valor Organização da gestão de processos Gestão corporativo de processos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA para CONCURSOS 2ª edição revista, atualizada e ampliada Coleção CONCURSOS PÚBLICOS Organizadores: Henrique Correia e Élisson Miessa 2017

Leia mais

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito CONTROLE SOCIAL Jornalista Elton Bozzetto Fone(51) 9666 5592 E-mail: eltonbozzetto@gmail.com DIRETO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Programação Orçamentária e Financeira Parte 3 Professor Sergio Barata 4) (FGV - Analista Administrativo - TJ/SC - 2015) As operações extraorçamentárias não são incluídas

Leia mais

Contabilidade Pública Curso para Área de Controle. Professor: Vinicius Nascimento. Professor: Vinicius Nascimento.

Contabilidade Pública Curso para Área de Controle. Professor: Vinicius Nascimento. Professor: Vinicius Nascimento. 01. (IAUPE Auditor Fiscal Petrolina/Pe 2019) Quanto aos diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público, orçamentário, patrimonial e fiscal, assinale com V as afirmativas Verdadeiras e com

Leia mais

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL Andréia Therezinha Lima Reis * A gestão pública brasileira vive um momento de transição e ajustamento às exigências, tanto das leis de responsabilidade

Leia mais

Reforma do Estado: Introdução, comparação e limites

Reforma do Estado: Introdução, comparação e limites Reforma do Estado: Introdução, comparação e limites Neves, Gleisi Heisler. Reflexões sobre a proposta de reforma do Estado brasileiro / Gleisi Heisler. Brasília: ENAP, 1995. COSTA, L. Contribuição a um

Leia mais

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Aula 5 Estágio da administração pública no Brasil em 1930: Abandono do modelo Patrimonialista e adoção do modelo Burocrático. Questão

Leia mais

Livro ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 7.ed./2018

Livro ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 7.ed./2018 Livro ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 7.ed./2018 Livro completo e indispensável que fará toda a diferença na hora de responder as questões de provas - indicado para os maiores e melhores concursos públicos do Brasil:

Leia mais

Descrição do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas

Descrição do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas Descrição do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas tem caráter multidisciplinar, integrando em suas disciplinas diversos

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO 1 EVOLUÇÃO DO ESTADO MODERNO: ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS QUE CONDICIONAM O ESTADO... 25 1.1. Estado Monárquico Absolutista...

Leia mais

GESTÃO PÚBLICA Professor Daniel Cabaleiro Saldanha, M. Sc.

GESTÃO PÚBLICA Professor Daniel Cabaleiro Saldanha, M. Sc. cabaleiro.dcs@gmail.com GESTÃO PÚBLICA Professor Daniel Cabaleiro Saldanha, M. Sc. Plano de Curso ( 8h/aula) Conceitos Preliminares Evolução da Administração Pública Administração Patrimonialista Administração

Leia mais

MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS

MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS Os macroprocessos do SESCOOP/RN foram elaborados no Projeto Gestão por Competência, projeto este iniciado em 2012 pela Unidade Nacional do SESCOOP, com o apoio e assessoramento

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

LEI nº 587 de 30 de julho de 2018

LEI nº 587 de 30 de julho de 2018 LEI nº 587 de 30 de julho de 2018 Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico no Município de Uruçuca e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUÇUCA, ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Câmara

Leia mais

Contador Público: O Guardião da Transparência e da Responsabilidade Fiscal

Contador Público: O Guardião da Transparência e da Responsabilidade Fiscal Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina Contador Público: O Guardião da Transparência e da Responsabilidade Fiscal Prof. Arlindo Carvalho Rocha e2acr@udesc.br Normas Brasileiras de Contabilidade

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO

QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRE/RN 2011) Definindo o orçamento como um ato de previsão da receita e fixação da despesa, a elaboração do Projeto

Leia mais

Edital Esquematizado RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Edital Esquematizado RECEITA FEDERAL DO BRASIL Edital Esquematizado RECEITA FEDERAL DO BRASIL AuditorFiscal @vahestudar www.vahestudar.com Concurso Edital Base Resumo Previsão Órgão RECEITA FEDERAL DO BRASIL Ano do Edital Ano do Edital Publicação Edital

Leia mais

22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública

22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública 22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e administração pública gerencial. A administração

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Processo gerencial, contínuo e dinâmico, que envolve toda estrutura organizacional, tendo em vista o planejamento do futuro mediante

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 4 Professor Sergio Barata 5) (CESPE - Consultor Orçamento e Fiscalização Financeira - Câmara Deputados - 2014)

Leia mais

A gestão de riscos e a operacionalização de controles internos da gestão: o papel da auditoria interna como 3a linha de defesa

A gestão de riscos e a operacionalização de controles internos da gestão: o papel da auditoria interna como 3a linha de defesa A gestão de riscos e a operacionalização de controles internos da gestão: o papel da auditoria interna como 3a linha de defesa Referencial estratégico da CGU Disseminar as doutrinas de governança, controle,

Leia mais

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1. Conceito de AP. 2. Princípios da AP. 3. Hierarquia. Poder Hierárquico e suas Manifestações. 4. Poderes do Estado. 5. Formação e Organização da AP Brasileira.

Leia mais

O desenvolvimento do Planejamento Estratégico está dividido em 5 fases principais até a sua conclusão: Figura 1 - Fases do Planejamento Estratégico

O desenvolvimento do Planejamento Estratégico está dividido em 5 fases principais até a sua conclusão: Figura 1 - Fases do Planejamento Estratégico O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A Assessoria de Planejamento (ASPLAN) está se dedicando à elaboração do Planejamento Estratégico da SEDESE. Este projeto surge como uma demanda do Secretário André Quintão para

Leia mais

TCU No Brasil, o estado de bem-estar social (welfare state) surgiu a partir de decisões autárquicas, com caráter predominantemente político.

TCU No Brasil, o estado de bem-estar social (welfare state) surgiu a partir de decisões autárquicas, com caráter predominantemente político. TCU 2013 01. A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1936 representou uma modernização na administração pública brasileira, haja vista que promoveu a descentralização das

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma do Serviço

Leia mais

CONTROLE INTERNO Rotinas Rotina e Técnica Obrigatória do Controle Interno Municipal Parte I

CONTROLE INTERNO Rotinas Rotina e Técnica Obrigatória do Controle Interno Municipal Parte I CONTROLE INTERNO Rotinas Rotina e Técnica Obrigatória do Controle Interno Municipal Parte I CONTROLE INTERNO Autor: Prof. Milton Mendes Botelho O QUE É CONTROLE INTERNO? 30/11/20 15 4 O que deveria existir

Leia mais

Seminário O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa

Seminário O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa Seminário O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa Painel IV: Os Acordos Setoriais e PMGIRS Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Tema: PMGIRS, Gestão

Leia mais

Aplicação: 11/9/2016 PADRÃO DE RESPOSTA

Aplicação: 11/9/2016 PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DISCURSIVA P 4 PARECER 1 As características da administração pública patrimonial podem ser assim elencadas: z extensão do poder do soberano para a coisa pública; z contratação de parentes (nepotismo)

Leia mais

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM Missão Indonésia Liane Angoti CGDF Rodrigo Dutra SEF/DIAG/SC AGENDA Histórico; O que é o IA-CM; Estágio Atual DF e SC; Visita à Indonésia; Conclusões. HISTÓRICO

Leia mais

1 Modelos teóricos de Administração Pública

1 Modelos teóricos de Administração Pública 1 Modelos teóricos de Administração Pública Patrimonialista: res publica não é diferenciada da res principis; o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano; os cargos são considerados

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Controle Interno e Controle Externo Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica CONTROLE INTERNO E EXTERNO Definição de Controle: É o conjunto de instrumentos

Leia mais

PLANO DE AUDITORIA- PAAI EXERCÍCIO 2018

PLANO DE AUDITORIA- PAAI EXERCÍCIO 2018 PLANO DE AUDITORIA- PAAI EXERCÍCIO 2018 1- DO CONTROLE INTERNO NO MUNICÍPIO DE RIO NOVO DO SUL/ES A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 31, relata que a fiscalização do Município deve ser exercida

Leia mais

Contratualização de Resultados com o Terceiro Setor - OSCIP Desafios e Potencialidades: A Experiência de Minas Gerais

Contratualização de Resultados com o Terceiro Setor - OSCIP Desafios e Potencialidades: A Experiência de Minas Gerais Contratualização de Resultados com o Terceiro Setor - OSCIP Desafios e Potencialidades: A Experiência de Minas Gerais Renata Anício Bernardo Felipe Antônio Rocha Silva Frederico de Morais Andrade Coutinho

Leia mais

Técnico Administrativo

Técnico Administrativo Técnico Administrativo Questões Aula 6 Gestão Pública Profª Giovanna Carranza Gestão Pública 1. (ESAF 2016 ANAC Analista Administrativo Conhecimentos Específicos Área 1) Correlacione as colunas a seguir

Leia mais