ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012"

Transcrição

1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL O modelo de excelência da gestão é um excelente mecanismo de auxílio ao controle da qualidade da gestão na instituição, visto que seu ponto focal são os resultados alcançados pela instituição em detrimento dos aspectos de aplicação. 02. No programa de autoavaliação continuada do GESPUBLICA, cada organização conduz o seu próprio processo de avaliação mediante três instrumentos de avaliação da gestão pública de pontos, 500 pontos ou de 250 pontos, que devem ser utilizados de acordo com a experiência de cada organização. CNJ 2013 A nova gestão pública ou a administração pública gerencial refere-se a um tipo de gestão que emprega o modelo de mercado, a ideia de gestão voltada ao consumidor e a adoção de tecnologias para o aumento da produtividade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. 03. O gerencialismo caracteriza-se por manobras administrativas, como competição, incentivos de mercado, mensuração de desempenho, foco na produtividade e desregulamentação. 04. De acordo com a nova gestão pública, o governo deve adotar, além de técnicas de gestão de negócios, valores relativos aos negócios, dos quais derivam práticas que foram propostas desde a gestão científica até a gestão da qualidade total. 05. O empreendedorismo governamental privilegia a competição na prestação dos serviços, com a finalidade de aumentar a eficiência dos serviços prestados. 06. A administração pública gerencial, estimulada pela crise fiscal da década de 70 do século passado, segue fundamentos do racionalismo econômico, como medidas de austeridade fiscal e o evitamento de privatizações e terceirizações. TCU 2011 Com respeito a administração pública, julgue os itens a seguir. 07. Processos de accountability, tanto política quanto democrática, são formas escolhidas pelos governos eleitos para estruturar o Poder Executivo. 08. O governo eletrônico provoca uma integração daqueles que possuem mais recursos, deixando de fora parte considerável da população. 09. O sistema econômico racional depende de mercados regulados e da presença do Estado para garantir a implementação do bem-estar material coletivo. 10. O Estado se distingue de outras instituições sociais porque, ao ofertar serviços, realiza direitos.

2 11. O Estado patrimonialista é aquele em que a propriedade individual é concedida pelo Estado. 12. O modelo burocrático de administração separa o político e o administrativo. Julgue os itens que se seguem, acerca de governabilidade, governança e mudanças institucionais. 13. Entre outros aspectos, a governança trata das condições sistêmicas sob as quais se dá o exercício de poder em determinada sociedade. TCE-ES 2012 Em 1930, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, teve início a implantação da administração burocrática no Brasil. No que concerne à evolução, ao funcionamento e à estrutura organizacional da administração pública no Brasil, julgue os itens que se seguem. 14. Após 2003, iniciou-se a construção do Estado regulador, com o fortalecimento do papel das agências reguladoras e a redução do papel do Estado como produtor direto de bens e serviços. 15. A nova administração pública prioriza a ênfase nas habilidades gerenciais em detrimento do processo de elaboração de políticas. 16. De acordo com o modelo de administração pública burocrática, a corrupção pode ser combatida sem a necessidade de controle rígido dos processos, mediante o uso de indicadores de desempenho e controle de resultados. IBAMA 2012 A respeito da gestão de qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes. 17. O programa nacional de gestão pública (GESPÚBLICA), cuja implantação ocorreu na década de 90 do século passado, tem como finalidade melhorar a gestão e os serviços com área de atuação interna e foco em técnicas e ferramentas. 18. Segundo Deming, suspender a prática de fazer negócios apenas na base do preço é um dos aspectos para a conquista da qualidade e melhoria da produtividade gerencial. ANAC 2012 Acerca da estruturação da máquina administrativa no Brasil, julgue os itens a seguir. 19. A administração pública gerencial produziu avanços para a gestão do Estado, tendo sido marcada pelo rompimento com princípios da administração pública burocrática e pela adoção da administração por objetivos. 20. No contexto da administração pública burocrática, o interesse público é frequentemente identificado com a afirmação do poder do Estado. 21. O paradigma pós-burocrático, ao romper radicalmente com o modelo racional-legal, procurou orientar o aparelho do Estado para o cidadão-cliente, fundamentando a gestão no controle dos resultados.

3 22. Os princípios da administração burocrática clássica foram introduzidos na administração pública brasileira por meio do Decreto-lei n.º 200/1967, o que marca o fim da hegemonia do modelo patrimonialista. 23. A primeira tentativa de reforma gerencial da administração pública brasileira ocorreu em 1936, com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). 24. O governo autoritário de Vargas investiu na modernização da máquina administrativa do Estado por meio da difusão dos paradigmas burocráticos de Max Weber. 25. A administração pública burocrática representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada. 26. Embora seja uma ferramenta utilizada pelo núcleo estratégico das organizações, o PDCA não é recomendável para os gerentes de linha. Acerca das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, julgue os itens que se seguem. 27. O setor privado visa ao lucro, ao passo que a administração pública visa ao bem-estar da coletividade. 28. Assim como a estrutura organizacional do setor privado, a administração pública também apresenta uma estrutura verticalizada, burocratizada e flexível. Julgue os itens subsequentes, referentes a excelência e paradigma do cliente nos serviços públicos. 29. Modelos de excelência voltados para organizações públicas devem considerar os princípios, os conceitos e as linguagens que caracterizam sua natureza pública e que causam impacto em sua gestão. 30. Em termos de excelência na entrega de serviços, espera-se que a gestão pública esteja orientada para o cidadão e que utilize práticas gerenciais de planejamento e monitoramento de resultados para a melhoria contínua, mas sem se distanciar dos princípios da administração pública. Julgue os itens a seguir, a respeito de tecnologia da informação, comunicação e gestão de projetos públicos. 31. Os avanços tecnológicos têm gerado ferramentas mais acessíveis que incentivam o controle social e demandam novos aplicativos, no âmbito do governo eletrônico. DIVERSOS 32. No Estado patrimonial, a gestão política se confunde com os interesses particulares, ao passo que, no modelo burocrático, prevalece a especialização das funções, e a escolha dos candidatos aos cargos e às funções públicas é pautada pela confiança pessoal. 33. O Estado oligárquico, no Brasil, é identificado com a República Velha, e caracteriza-se pela associação entre as instituições políticas tradicionais e as entidades da sociedade civil mobilizadas em torno dos segmentos mais pobres e desprotegidos da população, por meio de fortes redes de proteção social.

4 34. A Reforma Administrativa de 1967, materializada no Decreto-lei n.º 200 do mesmo ano, transferiu vários tipos de atividades para as entidades da administração indireta, mas, visando impedir o crescimento desmesurado da máquina administrativa, promoveu a descentralização de tarefas executivas, mediante contratos com a iniciativa privada. 35. O modelo gerencial puro, a partir da metade dos anos 80 do século passado, priorizou os conceitos de flexibilidade, planejamento estratégico e qualidade. Frequentemente, seus seguidores, na ânsia de atenderem o público usuário, passaram a considerá-lo cliente, o que está mais associado à realidade do mercado que à do aprovisionamento de bens públicos. 36. A administração patrimonialista representa uma continuidade do modelo inspirado nas monarquias e prevalecente até o surgimento da burocracia, sendo a corrupção e o nepotismo inerentes a esse modelo. Aos cidadãos se concedem benesses, em vez da prestação de serviços, e a relação entre o governo e a sociedade não é de cidadania, e sim de paternalismo e subserviência. 37. Os atores públicos se caracterizam por exercerem funções públicas e por mobilizar os recursos associados a essas funções. Dentre os atores públicos, são tipificados como políticos os que expressam a vontade de parcela dos cidadãos, pelo princípio da representatividade; e são tipificados como burocratas os que não perdem o cargo por erros nas políticas públicas, mas apenas pela conduta funcional. 38. O corporativismo estatal é um instrumento de legitimação política embasado na representação de grupos funcionais produtivos e pela adoção de uma estrutura de associações, diretamente vinculada ao Estado, sem, no entanto, depender dele para autorização e reconhecimento. 39. O modelo relacional da Governança Pública põe ênfase na coordenação entre atores públicos e privados, e na capacidade de coordenação horizontal entre organizações públicas, organizações do terceiro setor, cidadãos, redes de políticas públicas e organizações privadas, na busca de soluções para problemas coletivos. 40. O modelo da administração pública patrimonialista foi o primeiro esforço do Estado em cuidar do patrimônio público, mediante a criação de mecanismos de controle e de preservação do uso indevido dos bens do Estado pelos servidores. 41. Uma das características da administração pública patrimonialista é a ausência de carreiras administrativas definidas em sua estrutura organizacional. 42. Uma organização pública com base no modelo patrimonialista apresenta grande permeabilidade à participação social-privada na instituição. 43. Uma organização pública que adota os pressupostos da administração burocrática busca combater o nepotismo na instituição. 44. A burocracia weberiana ideal não se consolidou no Brasil, em função das brechas das normas legais contrárias à burocracia racional-legal. 45. A administração pública gerencial adota os mesmos pressupostos da iniciativa privada, em termos de planejamento, controle e resultados.

5 46. A ênfase da administração pública gerencial recai sobre o controle do processo em detrimento do resultado, pois, segundo esse modelo, é por meio do acompanhamento dos indicadores de tendência que os objetivos fixados são alcançados. 47. A organização pública que adotar o paradigma pós-burocrático avançará nos pressupostos da burocracia, porém com maior ênfase no rigor técnico da burocracia tradicional. 48. A gestão empreendedora das organizações públicas deve ter um caráter centralizador para proporcionar maior rapidez e um controle adequado das ações desenvolvidas na máquina administrativa. 49. Uma organização pública empreendedora vincula o alcance de seus objetivos a uma atuação conjunta dos setores público, privado e voluntário. 50. As organizações públicas que pretendam adotar uma gestão empreendedora não necessitam de pessoas empreendedoras, visto que empreendedorismo é um conceito institucional que se efetiva apenas mediante políticas organizacionais.

6 GABARITO 01. E 02. C 03. C 04. C 05. C 06. E 07. E 08. E 09. C 10. C 11. X 12. C 13. E 14. E 15. C 16. E 17. E 18. C 19. E 20. C 21. E 22. E 23. E 24. C 25. C 26. E 27. C 28. E 29. C 30. C 31. C 32. E 33. E 34. C 35. C 36. C 37. C 38. E 39. C 40. E 41. C 42. E 43. C 44. C 45. E 46. E 47. E 48. E 49. C 50. E

TCU No Brasil, o estado de bem-estar social (welfare state) surgiu a partir de decisões autárquicas, com caráter predominantemente político.

TCU No Brasil, o estado de bem-estar social (welfare state) surgiu a partir de decisões autárquicas, com caráter predominantemente político. TCU 2013 01. A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1936 representou uma modernização na administração pública brasileira, haja vista que promoveu a descentralização das

Leia mais

03. Ao enfatizar as tarefas, a abordagem burocrática enrijece a organização, afastando-a de seus objetivos.

03. Ao enfatizar as tarefas, a abordagem burocrática enrijece a organização, afastando-a de seus objetivos. REVISÃO GERAL 01. Governança pode ser entendida como um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas. 02. O modelo relacional da Governança

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Acerca das funções do Estado, dos objetivos da política fiscal e do déficit público, julgue os itens seguintes. 51 A necessidade de financiamento do setor público (NFSP) corresponde

Leia mais

TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Em relação ao modelo burocrático de administração pública no Brasil, é incorreto afirmar: A) a administração pública burocrática foi adotada para substituir

Leia mais

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 Sumário Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 1. O Conceito de Organização...1 2. O Conceito de Processo...2 3. O Conceito de Administração...3 4. O Processo Organizacional...3 4.1. Conceito

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão da Qualidade - Modelos de Excelência Gerencial 1. (CESPE/CNJ/Analista Judiciário/2013) A mensuração da qualidade do serviço

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Qualidade na gestão pública 1. (CESPE/CNJ/Analista Judiciário/2013) A mensuração da qualidade do serviço público deve incorporar a

Leia mais

Outline da carta de Madri de 1998

Outline da carta de Madri de 1998 CLAD - Conselho Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento Outline da carta de Madri de 1998 Este outline foi preparado por Luiz Carlos Bresser- Pereira em 23.2.98 para servir de base para

Leia mais

01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil.

01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil. 01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil. A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO 1 EVOLUÇÃO DO ESTADO MODERNO: ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS QUE CONDICIONAM O ESTADO... 1.1. Estado monárquico - absolutista...

Leia mais

22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública

22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública 22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e administração pública gerencial. A administração

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL

EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL AULA II EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL Professor Granjeiro 1 As reformas experimentadas pela administração pública brasileira Marco histórico:

Leia mais

Administração Geral e Pública

Administração Geral e Pública Formas de Administração Pública Patrimonialista; Burocrática; Gerencial; e Paradigma Pós-burocrático. Patrimonialista: o Estado funciona como uma extensão do poder soberano e os servidores possuem estado

Leia mais

Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado

Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado Professor Luiz Antonio de Carvalho Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - 1995 lac.consultoria@gmail.com Objetivos da Reforma a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos Estados

Leia mais

Gestão Pública Convergência Gestão Pública e Privada

Gestão Pública Convergência Gestão Pública e Privada Convergência Gestão Pública e Privada -Globalização -Inovações Tecnológicas -Democracia -Cenário que culminou em uma tomada de decisão crucial Convergência Gestão Pública e Privada -Adaptação a Padronização

Leia mais

Cap. I Sumário. Sumário

Cap. I Sumário. Sumário Cap. I CAPÍTULO I Noções Básicas de Administração... 17 1. Conceitos Básicos... 17 1.1. O que é Administração?... 17 1.2. O que é Administração Pública?... 18 1.3. O que são as organizações?... 19 1.4.

Leia mais

Modelos Teóricos de Administração Pública. Prof. Leonardo Albernaz

Modelos Teóricos de Administração Pública. Prof. Leonardo Albernaz Modelos Teóricos de Administração Pública Prof. Leonardo Albernaz Administração Pública É todo o aparelho do Estado pré-orientado à realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas.

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 Capítulo 1 Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 1.1. Conceitos gerais... 1 1.2. Processo Administrativo... 6 1.3 Características das Organizações Formais

Leia mais

PÚBLICA MODELOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIA NO BRASIL

PÚBLICA MODELOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIA NO BRASIL ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODELOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIA NO BRASIL Tendo como foco a transição do Estado provedor para o regulador, julgue o item abaixo. 01. A contrapartida da esperada redução dos dispêndios

Leia mais

Cap. Sumário. Sumário

Cap. Sumário. Sumário Cap. Sumário Sumário CAPÍTULO I NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO... 15 1. Conceitos Básicos... 15 1.1. O que é Administração?... 15 1.2. O que é Administração Pública?... 16 1.3. O que são as organizações?...

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CESPE Prof. Marcelo Camacho

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CESPE Prof. Marcelo Camacho ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESPE Prof. Marcelo Camacho PROGRAMAÇÃO DAS AULAS TRE-PE ANALISTA JUDICIARIO AREA ADMINISTRATIVA AULA 1 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 Capítulo 1 Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 1.1. Conceitos gerais... 1 1.2. Processo administrativo... 6 1.3. Características das Organizações

Leia mais

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos.

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos. CESPE 2013 A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue os itens a seguir. 01. No setor público, a governança corporativa refere-se à administração das agências do setor público mediante

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre governo e Administração Pública, 1 Gestão pública no Brasil, 3 Reforma e modernização do Estado, 4 Papel do Estado no mundo

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo Contemporâneo, 5 Democracia, Cidadania e Demandas

Leia mais

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo 2ª Feira da Carreira Pública São Paulo A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE CARREIRA NO SETOR PÚBLICO PROF. SERGIO JUND MESTRE EM ADM. PÚBLICA FGV/ EBAPE IESAP 2011 Prof. Sergio Jund 1 Doutrinas

Leia mais

CESPE 2013 TCE O capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem formas de racionalidade que se conformam com os ideais da

CESPE 2013 TCE O capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem formas de racionalidade que se conformam com os ideais da CESPE 2013 TCE O capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem formas de racionalidade que se conformam com os ideais da reforma protestante. CESPE 2012 Câmara dos Deputados Para

Leia mais

Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil

Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil UEG UnUCSEH CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Gestão de Excelência PQSP Programa de Qualidade no Serviço Público 2 Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil 3 Gestão Pública e seus diferentes modelos Patrimonialista

Leia mais

TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU Língua portuguesa e texto 15. Redação Oficial 5. Ética no serviço público 6

TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU Língua portuguesa e texto 15. Redação Oficial 5. Ética no serviço público 6 TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU 2013 DISCIPLINAS QUANT. DE PONTOS Língua portuguesa e texto 15 Redação Oficial 5 Conhecimentos Básicos Conhecimentos Específicos Ética no serviço público 6 Informática 6 Regimento

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9 Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Conteúdo do edital 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração

Leia mais

1. Considere que a administração pública federal necessite adquirir, junto ao mercado, papel A4 para

1. Considere que a administração pública federal necessite adquirir, junto ao mercado, papel A4 para Administração- prof. Rodrigo Janiques 1. Considere que a administração pública federal necessite adquirir, junto ao mercado, papel A4 para impressão, para uso de determinado ente público. Nessa situação,

Leia mais

Governos Militares:

Governos Militares: Governos Militares: 1964-1985 1964 Período Autoritário Desenvolvimentista Comestra Comissão Especial de Estudos da Reforma Administrativa Preparação de projetos para aumentar o rendimento e a produtividade

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: MARKETING PÚBLICO PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 1 INTRODUÇÃO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: MARKETING PÚBLICO PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 1 INTRODUÇÃO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: MARKETING PÚBLICO RECAPITULANDO... Há, basicamente, 3 modelos teóricos de administração pública: Patrimonialismo

Leia mais

Apresentação no encontro da Academia IberoAmericana de Administração, São Paulo, FGV,

Apresentação no encontro da Academia IberoAmericana de Administração, São Paulo, FGV, Apresentação no encontro da Academia IberoAmericana de Administração, São Paulo, FGV, 8 de dezembro de 2013 Luiz Carlos Bresser-Pereira www.bresserpereira.org.br } Falso. Foi uma reforma social-democrática.

Leia mais

Modelos teóricos de Administração Pública

Modelos teóricos de Administração Pública 1 Modelos teóricos de Administração Pública Patrimonialista: res publica não é diferenciada da res principis; o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano; os cargos são considerados

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 51. Considerando convergências e divergências entre gestão pública e gestão privada, assinale a opção correta. a) A gestão privada sustenta-se na autonomia de vontade, ao passo

Leia mais

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Estruturação da Máquina Administrativa no Brasil desde 1930: Dimensões estruturais e culturais parte 3 A Reforma de 1967 DL nº200/67. Como a administração pública

Leia mais

Reforma do Estado: Introdução, comparação e limites

Reforma do Estado: Introdução, comparação e limites Reforma do Estado: Introdução, comparação e limites Neves, Gleisi Heisler. Reflexões sobre a proposta de reforma do Estado brasileiro / Gleisi Heisler. Brasília: ENAP, 1995. COSTA, L. Contribuição a um

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

1 Modelos teóricos de Administração Pública

1 Modelos teóricos de Administração Pública 1 Modelos teóricos de Administração Pública Patrimonialista: res publica não é diferenciada da res principis; o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano; os cargos são considerados

Leia mais

Inovação em Serviços Públicos

Inovação em Serviços Públicos Inovação em Serviços Públicos Introdução às Mudanças do Estado Mudanças recentes nas Organizações Anos 70/80 1. Fatores que exigem mudanças nas organizações Internacionalização da economia (concorrência

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO 1 EVOLUÇÃO DO ESTADO MODERNO: ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS QUE CONDICIONAM O ESTADO... 25 1.1. Estado Monárquico Absolutista...

Leia mais

GESTÃO PÚBLICA MODERNA ROBERTO PIMENTA

GESTÃO PÚBLICA MODERNA ROBERTO PIMENTA GESTÃO PÚBLICA MODERNA ROBERTO PIMENTA GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Administração Pública no século XX 1887 Woodrow Wilson separação entre política e administração Predomínio do Modelo Burocrático Weberiano

Leia mais

REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO: ÁREA ADMINISTRATIVA ADMINISTRAÇÃO GERAL: 1 Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. 1.1 Processo de planejamento.

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma do Serviço

Leia mais

Administração Publica Burocrática

Administração Publica Burocrática Administração Publica Burocrática Modelo inspirado por Max Weber. Modelo mais racional cuja concentração das decisões não podia depender do arbítrio de um só individuo. Conceito Burocracia é administração

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL NOME: DATA: SERVIDOR DA UFMS ( ) NÃO SERVIDOR DA UFMS ( ) OBSERVAÇÃO:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA para CONCURSOS 2ª edição revista, atualizada e ampliada Coleção CONCURSOS PÚBLICOS Organizadores: Henrique Correia e Élisson Miessa 2017

Leia mais

Administração. (parte 2)

Administração. (parte 2) Administração Pública Administração Pública (parte 2) Max Weber (1964 1920) Inventou os conceitos de: Estado Poder Dominação Legitimidade Patrimonialismo Burocracia Weber: três formas de dominação legítima

Leia mais

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1. Conceito de AP. 2. Princípios da AP. 3. Hierarquia. Poder Hierárquico e suas Manifestações. 4. Poderes do Estado. 5. Formação e Organização da AP Brasileira.

Leia mais

GESPÚBLICA - FMVZ/USP

GESPÚBLICA - FMVZ/USP Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia GESPÚBLICA - FMVZ/USP Desburocratização & Excelência 2008 O que é GESPÚBLICA? É o programa do Ministério do Planejamento, Orçamento

Leia mais

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL Andréia Therezinha Lima Reis * A gestão pública brasileira vive um momento de transição e ajustamento às exigências, tanto das leis de responsabilidade

Leia mais

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Administração Gerencial. Durante as décadas de 70 e 80 do século passado os governos passaram por momentos difíceis, com uma economia em recessão, choques externos

Leia mais

27/07/2016. Noções de Administração Pública. Noções de Administração Pública. Direta. Administração Federal. Indireta. Noções de Administração Pública

27/07/2016. Noções de Administração Pública. Noções de Administração Pública. Direta. Administração Federal. Indireta. Noções de Administração Pública É a atividade desenvolvida pelo Estado, obedecendo aos princípios da administração pública, destinada a atender as necessidades da sociedade. Administração Federal Direta Indireta Administração Pública

Leia mais

Administração. Reformas A nova gestão. Prof.ª Paula Freire

Administração. Reformas A nova gestão. Prof.ª Paula Freire Administração 04 Reformas A nova gestão Prof.ª Paula Freire E-mail: paulafreire11@yahoo.com.br Gerencialismo O gerencialismo passou por 3 etapas: Gerencialismo puro Consumerismo Orientação para o serviço

Leia mais

MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL

MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL ESTÁCIO-CERS PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Jorge Munhós jorgemunhos@yahoo.com Facebook: jorgemunhos LIVROS

Leia mais

SEAP 2014 Administração Pública Questões de Prova Prof. Leonardo Albernaz BATERIA nº 01

SEAP 2014 Administração Pública Questões de Prova Prof. Leonardo Albernaz BATERIA nº 01 1. As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do Aparelho do Estado. Quase tão discutida quanto as próprias

Leia mais

Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas

Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas Transição: de Operacional para Estratégico Fischer (2002) 4 fases correntes teóricas: Departamento pessoal até 20s controle, eficiência, taylorismo, fordismo; Gestão

Leia mais

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo. Administração Excelência no Serviço Público Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração EXCELÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO Alcance de resultados harmonizados para todas as partes

Leia mais

II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais. Palestra. Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro. Prof. Dr. Fernando S.

II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais. Palestra. Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro. Prof. Dr. Fernando S. II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais Palestra Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro Prof. Dr. Fernando S. COELHO Jundiaí, 27 de novembro de 2014 1 O que abordarei nesta exposição?

Leia mais

Administração pública em perspectiva: inovações e resquícios institucionais. Alketa Peci EBAPE/FGV

Administração pública em perspectiva: inovações e resquícios institucionais. Alketa Peci EBAPE/FGV Administração pública em perspectiva: inovações e resquícios institucionais Alketa Peci EBAPE/FGV alketa.peci@fgv.br INDICE Burocracia/Mercado/Rede como modelos ideais Administração Pública As fontes de

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Semana de Análise Avançada das Matérias da RFB Direito Administrativo Tulio Lages Conteúdo 1324 pg 1216 pg 83 hr/aula Estimativa para estudar a matéria: 100 a 120 horas líquidas de estudo. Matéria extremamente

Leia mais

1 Modelos teóricos de Administração Pública

1 Modelos teóricos de Administração Pública 1 Modelos teóricos de Administração Pública Patrimonialista: res publica não é diferenciada da res principis; o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano; os cargos são considerados

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Escritório de Gestão de Processos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Escritório de Gestão de Processos - ANVISA Escritório de Gestão de Processos III Congresso Paraibano da Qualidade IV Seminário em Busca da Excelência João Pessoa - PB 25/08/2010 Cenário Desejado Cumprimento efetivo de sua missão Agência

Leia mais

Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo

Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo Mauro Maia Laruccia* OLIVEIRA, Laís Macedo de; GALVÃO, Maria Cristina Costa Pinto (Orgs.). Desenvolvimento gerencial na administração

Leia mais

A Regulação: História e Contribuição para Construção de uma outra Concepção de Estado

A Regulação: História e Contribuição para Construção de uma outra Concepção de Estado A Regulação: História e Contribuição para Construção de uma outra Concepção de Estado Fundação - Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR - 8 de abril de 1999. Entidade - Direito Privado -

Leia mais

EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h)

EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h) EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h) Professor : Fernando Luiz Abrucio Aula 1 03, 04 e 06 de outubro de 2011 AS BASES DA BUROCRACIA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA 1) Origens:

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Modelos Teóricos da Administração Pública Prof. Rodrigo Janiques - Introdução: - A Administração Pública gerencial constitui um avanço, e, até certo ponto, um rompimento com a Administração

Leia mais

Introdução. Gestão do Conhecimento; A estrutura; A tecnologia;

Introdução. Gestão do Conhecimento; A estrutura; A tecnologia; Introdução Gestão do Conhecimento; A estrutura; A tecnologia; Estrutura A teoria; A dimensão do homem; Teoria A dimensão da empresa; A dimensão de novas tecnologias. Tecnologia A Dimensão Infra-Estrutura

Leia mais

Administração Geral e Pública

Administração Geral e Pública Administração Geral e Pública Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Patrimonialista: o Estado funciona como uma extensão do poder

Leia mais

Ficha 03 MEGP Prof. Carlos Xavier.

Ficha 03 MEGP Prof. Carlos Xavier. Ficha 03 MEGP 2014. Os fundamentos gerais estão mantidos com base nos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Apesar disso, foram incluídos os seguintes princípios:

Leia mais

Gestão da Qualidade. Aula 19. Prof. Pablo

Gestão da Qualidade. Aula 19. Prof. Pablo Gestão da Qualidade Aula 19 Prof. Pablo Proposito da Aula 1. Gestão da Qualidade no Serviço Público Fontes utilizadas: Livro Gestão da Qualidade, Teoria e Prática Edson Paladini. Livro Gestão da Qualidade,

Leia mais

Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos

Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos Três modelos gerenciais básicos e suas respectivas fontes de legitimação nas organizações. Fundamentos da Administração Origens históricas do Patrimonialismo

Leia mais

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas:

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas: Referencial Teórico Redes de cooperação produtivas: Formas de cooperação a partir de alianças estratégicas: Complexos industriais / organizações virtuais / parques tecnológicos / incubadoras de empresas

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Modelos Teóricos da Administração Pública Administração Pública Burocrática Prof. Rodrigo Janiques - A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA EDITAL VERTICALIZADO MPU 2018 - TÉCNICO DO MPU - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados 2 Reconhecimento de tipos

Leia mais

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 14

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 14 Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 14 INFORMAÇÕES Instituição: MPU - Ministério Público da União Banca Examinadora: Cebraspe (Cespe/UnB) Total de Vagas: 47 Remuneração: de R$7.260,41 a R$11.345,90

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS NA PERSPECTIVA DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. Mauro Luiz Rabelo Ministério da Educação SESu/DIFES

GESTÃO DE PESSOAS NA PERSPECTIVA DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. Mauro Luiz Rabelo Ministério da Educação SESu/DIFES GESTÃO DE PESSOAS NA PERSPECTIVA DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Mauro Luiz Rabelo Ministério da Educação SESu/DIFES EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA IES: 2.364 (295 Públicas / 2.069 Privadas) IFES: 63 Universidades

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11 Sumário Abreviaturas, xv Prefácio à 7 a Edição, xix Prefácio à 6 a Edição, xxi Prefácio à 5 a Edição, xxiii Prefácio à 4 a Edição, xxv Prefácio à 3 a Edição, xxix Prefácio à 2 a Edição, xxxiii Prefácio

Leia mais

Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos

Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos Três modelos gerenciais básicos e suas respectivas fontes de legitimação nas organizações. Fundamentos da Administração Origens históricas do Patrimonialismo

Leia mais

Obstáculos enfrentados pelo Controle Interno e avaliação de alternativas para a efetividade das recomendações nos relatórios de auditorias

Obstáculos enfrentados pelo Controle Interno e avaliação de alternativas para a efetividade das recomendações nos relatórios de auditorias Obstáculos enfrentados pelo Controle Interno e avaliação de alternativas para a efetividade das recomendações nos relatórios de auditorias RONALD DA SILVA BALBE Diretor de Planejamento e Coordenação das

Leia mais

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE)

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE) Identidade Organizacional - Acesso à informação - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos R O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM. Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM. Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Contextualização Problemas Estruturas focadas na rotina, hierarquizadas

Leia mais

Pulo do Gato Receita Federal. Graciano Rocha

Pulo do Gato Receita Federal. Graciano Rocha Pulo do Gato Receita Federal Graciano Rocha Edital RFB 2012 e 2014 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:1. Organização do Estado e da Administração Pública. 2. Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista,

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

Conteúdo PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão

Conteúdo PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Espécies, Tipos ou Técnicas de Orçamento Prof. Sergio Barata Classificação do Orçamento: Impositivo e Autorizativo 1) Orçamento AUTORIZATIVO 2)

Leia mais

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior Administração Pública Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O Estado É uma comunidade de homens fixada sobre um território com poder de mando, ação e coerção (ato de pressionar, induzir) constituída

Leia mais

Capacidade estatal, concursos e carreiras burocráticas

Capacidade estatal, concursos e carreiras burocráticas Capacidade estatal, concursos e carreiras burocráticas Sérgio Praça burocraufabc.wordpress.com (sergiopraca0@gmail.com) Temas da aula 1) Delegação políticos burocratas 2) Componentes da capacidade estatal

Leia mais

REFORMA GERENCIAL NO BRASIL. Paula Freire 2015

REFORMA GERENCIAL NO BRASIL. Paula Freire 2015 REFORMA GERENCIAL NO BRASIL Paula Freire 2015 RÉGUA HISTÓRICA INÍCIO... Em 1995, Fernando Henrique Cardoso assume a Presidência da República. Convoca Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira para assumir

Leia mais

III ENCONTRO ANUAL FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA

III ENCONTRO ANUAL FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA III ENCONTRO ANUAL FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA Proposta de Sistema de Indicadores de Desempenho de Segurança Pública Doriam Borges (Consultor da SENASP) Abril de 2009 A informação como instrumento

Leia mais