Evolução do Estado Brasileiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Evolução do Estado Brasileiro"

Transcrição

1 Evolução do Estado Brasileiro Século XX - continuada tentativa de modernização das estruturas e processos do aparelho de Estado. Mudanças pontuais X sistêmicas Resposta (tardia) às transformações mundiais. Duas principais reformas administrativas: (Obs: não há unanimidade na literatura) Patrimonialismo Burocracia Burocracia Gerencial 1

2 Evolução do Estado Brasileiro - Origens Independência - processo liderado pelos setores que mais se beneficiaram com a ruptura dos laços coloniais: grandes proprietários de terras e de escravos e grandes comerciantes. Sociedade mercantil-senhorial Patrimonialismo (com traços liberais) Poder descentralizado (oligarquias, coronéis) Política dos governadores 2

3 Estado Brasileiro: Patrimonialismo Por que precisava mudar? Crise econômica mundial; Brasil: década de 30 Cai preço café: oligarquias agrícolas da política café com leite perdem poder; Revolução de 30 Getúlio no poder; Estruturação do Estado, indústria de base foco na industrialização.

4 Getúlio Vargas Implantação do modelo burocrático no Brasil Autoritarismo Nacionalismo econômico Forte centralização administrativa e intervenção do Estado nos setores produtivo e de serviços Desenvolvimento (econômico, social, incipiente capitalismo industrial).

5 Getúlio Vargas Início da implantação do quadro burocrático: Estatutos e órgãos (normativos e fiscalizadores) Comissão Permanente de Padronização (materiais 1930); de Compras (1931). Três temas: Materiais, Finanças e Pessoas Principais áreas: o Pessoal - carreiras burocráticas; o Administração de materiais; o Orçamento como plano de administração; o Revisão de estruturas administrativas; o Racionalização de métodos.

6 Getúlio Vargas 1937 Estado Novo 1938 DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público: Realizar estudos detalhados de estabelecimentos públicos para determinar modificações: orçamento, distribuição, processos de trabalho, relações entre os órgãos e com o público. Organizar e fiscalizar orçamento Organizar concursos públicos e aperfeiçoar servidores Auxiliar o presidente no exame dos projetos de lei Fixar padrões de materiais nos serviço público

7 Getúlio Vargas Autarquias - Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) Descentralização administrativa Estado interventor: 1930 a criadas 56 agências estatais Substituição das importações Redemocratização 1945 Dutra Plano SALTE coordenação dos 3 níveis Vargas 1951 Reforma perde força

8 Getúlio Vargas Resultados: Freou o patrimonialismo, mas não o extinguiu. Coexistência dos dois modelos Fortalecimento da classe burocrática controle político do Estado

9 JK Influência do Plano Marshall: combate americano à possível expansão das doutrinas socialista e comunista. 50 anos em 5 EBAP: treinamento administrativo aos servidores; consultoria; busca por racionalismo, eficiência, eficácia e distinção entre política e administração. COSB - Simplificação Burocrática CEPA - Estudos e Projetos Administrativos Crescente cisão Adm. direta x indireta: Descentralização Plano de Metas: 94,8% dos recursos alocados na Administração Indireta

10 Jânio e Jango Tentativa de reformas de base Estudos p/ descentralização Comissão Amaral Peixoto Golpe Militar

11 Governos Militares 1964 Período Autoritário Desenvolvimentista Comestra Comissão Especial de Estudos da Reforma Administrativa Preparação de projetos para aumentar o rendimento e a produtividade da administração federal.

12 Governos Militares Decreto-Lei n 200/67 Conduzido pela SEMOR Subsecretaria de Modernização e Reforma Administrativa; Tecnicismo; Substituir Administração Burocrática por uma Administração para o Desenvolvimento Descentralização administrativa (autonomia a órgãos e agências) X Concentração do poder (dos estados para governo federal) 5 Princípios Fundamentais: Planejamento, Coordenação, Descentralização, Delegação de competência, Controle

13 Governos Militares DL 200/67 Principais pontos: Distinção entre Administração Direta e Indireta Fortalecimento (autonomia) da Adm. Indireta Definição de programas de duração plurianual e do orçamento-programa anual como bases para a atividade do Estado. Flexibilidade de aquisição e contratação de bens e serviços; Fortalecimento e flexibilização do sistema do mérito (contratação sem concurso na adm. Indireta.)

14 Governos Militares resultados Crises de 70 reforma inacabada Enfraqueceu o núcleo estratégico Administração Direta Dicotomia Estado tecnocrático e moderno Adm. Indireta X Estado burocrático, formal e defasado Adm. Direta Meados 70 - SEMOR - Secretaria da Modernização - jovens adm públicos, muitos com pós-graduação no exterior, buscaram implantar novas técnicas de gestão. Anos 80 - Programa Nacional de Desburocratização (Ministro Hélio Beltrão) + P. N. Desestatização Focalizou o usuário do serviço público, concentrando-se na produção de mudanças no comportamento e na atuação da burocracia pública. Ineditismo pelo caráter social e político.

15 Nova República - Redemocratização Contexto: crises econômicas.

16 Nova República - Redemocratização 1985 Sarney Proposta de Reforma - três objetivos: o Racionalização das estruturas administrativas o Formulação de uma política de RH o Contenção de gastos públicos. Fortalecer a Adm. Direta negligenciada pelos militares Criou a ENAP formação de dirigentes

17 Nova República - Redemocratização Constituição 1988 Constituição Cidadã Retrocesso administrativo: novo populismo patrimonialista. Centrão: coalizão política populista no Congresso; levou ao descontrole da política econômica. Desenvolvimento + distribuição de renda = déficit público. Eliminou a flexibilidade da administração indireta que constituía o setor dinâmico da administração pública. Regime jurídico único. Conversão de celetistas em estatutários.

18 Collor Reformas econômicas e ajuste fiscal. Governo contraditório: Ajuste Fiscal X Corrupção, Estado mínimo (neoliberal), Demissões.

19 Reforma Gerencial Contexto: décadas de 80 e 90: Crises econômicas. Consenso de Washington: visão neoliberal, Estado mínimo, ajuste fiscal, liberalização comercial, redução de gastos públicos, estabilização monetária e privatização de empresas estatais. Esgotamento do modelo de Estado mínimo.

20 Reforma Gerencial 1995: FHC + Bresser Pereira = Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado MARE Resultado: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado Documento orientador dos projetos de reforma. Oriundo do diagnóstico dos principais problemas da administração pública brasileira nas dimensões institucional-legal, cultural e de gestão. Propôs a implantação do Modelo Gerencial no Brasil.

21 Reforma Gerencial - PDRAE Diagnóstico: crise do Estado 1. Fiscal excesso de gastos. O Estado passa a ser devedor e perde continuamente crédito; falta dinheiro para investir em serviços. 2. Falência do modelo intervencionista do Estado, que deixa de atender às demandas sociais; 3. Ineficácia do sistema (burocrático) da Administração do Estado.

22 PDRAE Objetivos Globais Aumentar a governança do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com efetividade e eficiência, voltando a ação dos serviços do Estado para o atendimento dos cidadãos. Limitar a ação do Estado àquelas funções que lhe são próprias, reservando, em princípio, os serviços não-exclusivos para a propriedade pública não-estatal, e a produção de bens e serviços para o mercado para a iniciativa privada. Transferir da União para os estados e municípios as ações de caráter local: só em casos de emergência cabe a ação direta da União. Transferir parcialmente da União para os estados as ações de caráter regional, de forma a permitir uma maior parceria entre os estados e a União.

23 Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado Quatro segmentos

24 PDRAE - Estratégias Estas dimensões, ainda que guardem certa independência, operarão de forma complementar. Dimensão institucional-legal: alterar e/ou criar leis e instituições para adequar o Estado ao modelo gerencial. Dimensão cultural: sepultar de vez o patrimonialismo e passar por uma transição burocrática gerencial. Dimensão gestão: colocar em prática as novas ideias gerenciais e oferecer à comunidade um serviço público mais barato, com um melhor controle e uma melhor qualidade (excelência no serviço público).

25 PDRAE - Resultados O Plano Diretor como um todo não foi implantado, uma vez que contou com a resistência dos servidores públicos, da população e dos partidos da oposição. O próprio Governo FHC não deu sustentação à reforma ampla da administração pública, como previa o Plano Diretor, optando por apoiar temas pontuais com foco na estabilização econômica.

26 PDRAE - Resultados Privatizações; Agências Regulatórias; Metas de inflação controle estratégico; Lei de responsabilidade fiscal; Emenda Constitucional 19/98 Princípio da Eficiência; Avaliação de desempenho dos servidores e demissão por baixo desempenho. Reforma Previdência; Organizações Sociais (Publicização) + Contratos de gestão Lei 9637/98 Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) - Lei 9790/99 PPPs (Lei /04)

27 FCC - AL-MS - Analista Na evolução da Administração pública no Brasil, assim como em outros países, verificou-se o abandono do paradigma burocrático e a implantação do modelo gerencial. São diferenças que podem ser apontadas entre esses dois modelos: I. No modelo burocrático o controle é a priori, enquanto no gerencial a ênfase é no controle de resultados. II. O modelo burocrático preconiza estrutura hierárquica rígida, enquanto o gerencial é mais flexível, com redução de níveis e maior autonomia. III. No modelo burocrático inexiste separação entre propriedade e a administração, sendo que somente a partir do modelo gerencial é que foi introduzido o conceito de meritocracia. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e III b) III. c) II e III. d) I e II. e) II.

28 FCC - SEFAZ-PI - Analista do Tesouro Estadual - A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP foi um marco importante na Administração pública federal, com a introdução de características de administração a) gerencial, com foco na gestão de resultados. b) burocrática, com ênfase na centralização e reorganização da Administração, gestão de pessoal e racionalização de procedimentos. c) empreendedora, com ênfase na atuação de fomento. d) patrimonialista, com ampla criação de órgãos e entidades governamentais. e) pré-gerencial, com a introdução de conceitos de avaliação de desempenho.

29 FCC - TCE-AM - Auditor O modelo de Administração pública implementado por Getulio Vargas a partir da década de 1930, com o intuito de modernizar a gestão pública conforme os princípios burocráticos weberianos, foi a primeira reforma administrativa institucionalizada da história brasileira e caracterizou-se pela a) criação de unidades administrativas descentralizadas da burocracia federal. b) criação das primeiras organizações dotadas de burocracias profissionais baseadas na meritocracia, quais sejam, o Itamaraty e as Forças Armadas. c) promoção do insulamento burocrático, que estendeu à toda máquina pública federal o princípio universalista do mérito. d) criação do Departamento Administrativo do Serviço Público DASP, concebido como uma organização técnica, que não exerceu função de controle político. e) descentralização do processo de aquisição de compras governamentais, condicionada ao controle e a padronização dos procedimentos.

30 FCC - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário Uma das etapas relevantes que pode ser apontada na evolução estrutural da Administração pública no Brasil foi a instituição da Comissão Amaral Peixoto, que identificou, entre as questões-chave a serem solucionadas, a centralização excessiva da Administração na Presidência da República e ausência de coordenação nas ações de governo. Referidos estudos serviram de inspiração a) ao Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado PDRAE, que implementou o modelo gerencial na Administração pública brasileira. b) ao Programa Nacional de Desburocratização, que visava aumento na eficiência e simplificação de processos. c) à edição do Decreto-Lei n 200, de 1967, que reorganizou a Administração direta e expandiu as autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. d) ao paradigma pós-burocrático instituído com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público DASP, que objetivava a racionalização do serviço público. e) à consolidação do modelo de gestão por resultados instituído a partir do programa de governo denominado Gespública.

31 FCC 2013 TRT - 1ª REGIÃO (RJ) Analista Judiciário Pode-se apontar como uma das características do Programa Nacional de Desburocratização, implantado no início dos anos 80, a) implementação de indicadores de desempenho e metas de resultado, com vistas a introduzir modelos privados de gestão no setor público. b) diminuição do peso das instituições burocráticas no serviço público, procurando retomar alguns procedimentos tradicionais da rotina administrativa, não necessariamente alinhados com a eficiência. c) foco no usuário do serviço público, concentrando-se na produção de mudanças no comportamento e na atuação da burocracia pública. d) retomada dos conceitos contidos no Decreto-Lei 200, de 1967, buscando, assim, a atuação administrativa centralizada, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão política do governo. e) introdução, no setor público, do conceito de administração mínima, com a redução da atuação estatal em setores onde a mesma tenha se mostrado ineficiente.

32 FCC 2011 TRE-RN O principal objetivo do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, proposta pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), publicado em 1995, foi a) reduzir o planejamento centralizado, transferindo os instrumentos de coordenação e regulação do Aparelho de Estado federal para os governos estaduais. b) implantar a gestão por resultados, fortalecendo os sistemas de controle a posteriori da ação governamental. c) aprofundar a participação direta do Estado nos diversos setores da sociedade e da economia. d) propor a substituição do modelo patrimonial pela administração pública, com foco no cidadão, reforçando os sistemas de controles burocráticos. e) fortalecer os órgãos centrais de planejamento estratégico do Estado, ampliando os sistemas de controle de processos.

33 FCC - DPE-RR - Administrador A gestão por resultados, na Administração pública brasileira, esteve relacionada com a seguinte mudança institucional e/ou legal: a) descentralização das políticas sociais b) criação da burocracia. c) criação do Departamento Administrativo do Serviço Público. d) criação das Organizações Sociais. e) expansão da Administração Indireta.

34 FCC 2013 TRT-15 Segundo Bresser Pereira, a crise enfrentada pela nação brasileira começara nos anos 1980 e decorria, em parte, das distorções que o Estado sofrera nas cinco décadas anteriores. Para o Ministro, a solução não era substituir o Estado pelo mercado, mas sim reformar e reconstruir o Estado. Com base nesse conceito, elabora, em 1995, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - PDRAE, que inclui, entre seus objetivos globais, a) segregar os serviços públicos não exclusivos do Estado e outorgá-los à iniciativa privada, mediante a ampliação do processo de privatização b) reduzir a publicização característica do modelo burocrático, transferindo a entidades do terceiro setor diversos serviços públicos anteriormente desempenhados pelo Estado. c) aumentar a governança do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com eficiência e efetividade, voltando a ação dos serviços do Estado para o atendimento dos cidadãos d) limitar as ações do Estado àquelas funções que lhe são próprias, incluindo a produção de serviços e bens para o mercado e) transferir dos Estados e Municípios para a União as ações de caráter local, fortalecendo o caráter diretivo do governo federal.

Evolução do Estado Brasileiro

Evolução do Estado Brasileiro Evolução do Estado Brasileiro Século XX - continuada tentativa de modernização das estruturas e processos do aparelho de Estado. Mudanças pontuais X sistêmicas Resposta (tardia) às transformações mundiais.

Leia mais

Governos Militares:

Governos Militares: Governos Militares: 1964-1985 1964 Período Autoritário Desenvolvimentista Comestra Comissão Especial de Estudos da Reforma Administrativa Preparação de projetos para aumentar o rendimento e a produtividade

Leia mais

Evolução do Estado Brasileiro

Evolução do Estado Brasileiro Evolução do Estado Brasileiro Século XX - continuada tentativa de modernização das estruturas e processos do aparelho de Estado. Mudanças pontuais X sistêmicas Resposta (tardia) às transformações mundiais.

Leia mais

Nova Gestão Pública. Antecedentes: Foco:

Nova Gestão Pública. Antecedentes: Foco: Nova Gestão Pública Antecedentes: Estados grandes, caros e ineficientes (burocráticos); Crises Mundiais; Necessidade de reequilíbrio financeiro/fiscal; Desenvolvimento tecnológico e globalização competição.

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Evolução da Administração Pública no Brasil Após 1930 Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL APÓS

Leia mais

CESPE 2013 TCE O capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem formas de racionalidade que se conformam com os ideais da

CESPE 2013 TCE O capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem formas de racionalidade que se conformam com os ideais da CESPE 2013 TCE O capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem formas de racionalidade que se conformam com os ideais da reforma protestante. CESPE 2012 Câmara dos Deputados Para

Leia mais

TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Em relação ao modelo burocrático de administração pública no Brasil, é incorreto afirmar: A) a administração pública burocrática foi adotada para substituir

Leia mais

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo 2ª Feira da Carreira Pública São Paulo A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE CARREIRA NO SETOR PÚBLICO PROF. SERGIO JUND MESTRE EM ADM. PÚBLICA FGV/ EBAPE IESAP 2011 Prof. Sergio Jund 1 Doutrinas

Leia mais

50 anos em 5 COSB - Simplificação Burocrática CEPA - Estudos e Projetos Administrativos Crescente cisão Adm. direta x indireta: Descentralização

50 anos em 5 COSB - Simplificação Burocrática CEPA - Estudos e Projetos Administrativos Crescente cisão Adm. direta x indireta: Descentralização JK 50 anos em 5 COSB - Simplificação Burocrática CEPA - Estudos e Projetos Administrativos Crescente cisão Adm. direta x indireta: Descentralização Plano de Metas: 94,8% dos recursos alocados na Administração

Leia mais

Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado

Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado Professor Luiz Antonio de Carvalho Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - 1995 lac.consultoria@gmail.com Objetivos da Reforma a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos Estados

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 37. O Programa Nacional de Gestão Pública e desburocratização GESPÚBLICA tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL

EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL AULA II EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL Professor Granjeiro 1 As reformas experimentadas pela administração pública brasileira Marco histórico:

Leia mais

Reforma do Estado: Introdução, comparação e limites

Reforma do Estado: Introdução, comparação e limites Reforma do Estado: Introdução, comparação e limites Neves, Gleisi Heisler. Reflexões sobre a proposta de reforma do Estado brasileiro / Gleisi Heisler. Brasília: ENAP, 1995. COSTA, L. Contribuição a um

Leia mais

Administração Geral e Pública

Administração Geral e Pública Formas de Administração Pública Patrimonialista; Burocrática; Gerencial; e Paradigma Pós-burocrático. Patrimonialista: o Estado funciona como uma extensão do poder soberano e os servidores possuem estado

Leia mais

Gestão Pública Convergência Gestão Pública e Privada

Gestão Pública Convergência Gestão Pública e Privada Convergência Gestão Pública e Privada -Globalização -Inovações Tecnológicas -Democracia -Cenário que culminou em uma tomada de decisão crucial Convergência Gestão Pública e Privada -Adaptação a Padronização

Leia mais

Outline da carta de Madri de 1998

Outline da carta de Madri de 1998 CLAD - Conselho Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento Outline da carta de Madri de 1998 Este outline foi preparado por Luiz Carlos Bresser- Pereira em 23.2.98 para servir de base para

Leia mais

Inovação em Serviços Públicos

Inovação em Serviços Públicos Inovação em Serviços Públicos Introdução às Mudanças do Estado Mudanças recentes nas Organizações Anos 70/80 1. Fatores que exigem mudanças nas organizações Internacionalização da economia (concorrência

Leia mais

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Estruturação da Máquina Administrativa no Brasil desde 1930: Dimensões estruturais e culturais parte 3 A Reforma de 1967 DL nº200/67. Como a administração pública

Leia mais

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DASP Departamento Administrativo do Serviço Público. a. DÉCADA DE 30 SÉCULO XX: Sistema democrático excludente; Falta de partidos políticos organizados para facilitar a comunicação

Leia mais

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1. Conceito de AP. 2. Princípios da AP. 3. Hierarquia. Poder Hierárquico e suas Manifestações. 4. Poderes do Estado. 5. Formação e Organização da AP Brasileira.

Leia mais

Administração. Reformas A nova gestão. Prof.ª Paula Freire

Administração. Reformas A nova gestão. Prof.ª Paula Freire Administração 04 Reformas A nova gestão Prof.ª Paula Freire E-mail: paulafreire11@yahoo.com.br Gerencialismo O gerencialismo passou por 3 etapas: Gerencialismo puro Consumerismo Orientação para o serviço

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Evolução da Administração Pública no Brasil Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL Durante a maior

Leia mais

REFORMAS ADMINISTRATIVAS OCORRIDAS NO BRASIL DESDE Professor Flávio Toled1o

REFORMAS ADMINISTRATIVAS OCORRIDAS NO BRASIL DESDE Professor Flávio Toled1o REFORMAS ADMINISTRATIVAS OCORRIDAS NO BRASIL DESDE 1930 Professor Flávio Toled1o 1. ESTRUTURAÇÃO DA MÁQUINA ADMINISTRATIVA NO BRASIL DESDE 1930 1.1- VARGAS e o Governo BUROCRÁTICO - 1930 /1945 e 1950/1954

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO 1 EVOLUÇÃO DO ESTADO MODERNO: ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS QUE CONDICIONAM O ESTADO... 1.1. Estado monárquico - absolutista...

Leia mais

REFORMA GERENCIAL NO BRASIL. Paula Freire 2015

REFORMA GERENCIAL NO BRASIL. Paula Freire 2015 REFORMA GERENCIAL NO BRASIL Paula Freire 2015 RÉGUA HISTÓRICA INÍCIO... Em 1995, Fernando Henrique Cardoso assume a Presidência da República. Convoca Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira para assumir

Leia mais

27/07/2016. Noções de Administração Pública. Noções de Administração Pública. Direta. Administração Federal. Indireta. Noções de Administração Pública

27/07/2016. Noções de Administração Pública. Noções de Administração Pública. Direta. Administração Federal. Indireta. Noções de Administração Pública É a atividade desenvolvida pelo Estado, obedecendo aos princípios da administração pública, destinada a atender as necessidades da sociedade. Administração Federal Direta Indireta Administração Pública

Leia mais

Concurso: EPPGG MPOG Aula 3. Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA

Concurso: EPPGG MPOG Aula 3. Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA Concurso: EPPGG MPOG Aula 3 Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA Conteúdo Programático Evolução da Administração Pública no Brasil. Reformas de Estado no Brasil Recente: República Velha (1889-1930); Reforma

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo Contemporâneo, 5 Democracia, Cidadania e Demandas

Leia mais

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9 Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012 01. O modelo de excelência da gestão é um excelente mecanismo de auxílio ao controle da qualidade da gestão na instituição, visto que seu ponto focal são os resultados

Leia mais

Administração. (parte 2)

Administração. (parte 2) Administração Pública Administração Pública (parte 2) Max Weber (1964 1920) Inventou os conceitos de: Estado Poder Dominação Legitimidade Patrimonialismo Burocracia Weber: três formas de dominação legítima

Leia mais

MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL

MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL ESTÁCIO-CERS PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Jorge Munhós jorgemunhos@yahoo.com Facebook: jorgemunhos LIVROS

Leia mais

A Regulação: História e Contribuição para Construção de uma outra Concepção de Estado

A Regulação: História e Contribuição para Construção de uma outra Concepção de Estado A Regulação: História e Contribuição para Construção de uma outra Concepção de Estado Fundação - Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR - 8 de abril de 1999. Entidade - Direito Privado -

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre governo e Administração Pública, 1 Gestão pública no Brasil, 3 Reforma e modernização do Estado, 4 Papel do Estado no mundo

Leia mais

História da Administração Pública

História da Administração Pública História da Administração Pública Luis XIV: "L'État c'est moi (o Estado sou eu) Características do Patrimonialismo Patrimonialismo: Sentido weberiano: modo de dominação onde o governante é proprietário

Leia mais

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 Sumário Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 1. O Conceito de Organização...1 2. O Conceito de Processo...2 3. O Conceito de Administração...3 4. O Processo Organizacional...3 4.1. Conceito

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

GESTÃO PÚBLICA Professor Daniel Cabaleiro Saldanha, M. Sc.

GESTÃO PÚBLICA Professor Daniel Cabaleiro Saldanha, M. Sc. cabaleiro.dcs@gmail.com GESTÃO PÚBLICA Professor Daniel Cabaleiro Saldanha, M. Sc. Plano de Curso ( 8h/aula) Conceitos Preliminares Evolução da Administração Pública Administração Patrimonialista Administração

Leia mais

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11 Sumário Abreviaturas, xv Prefácio à 7 a Edição, xix Prefácio à 6 a Edição, xxi Prefácio à 5 a Edição, xxiii Prefácio à 4 a Edição, xxv Prefácio à 3 a Edição, xxix Prefácio à 2 a Edição, xxxiii Prefácio

Leia mais

01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil.

01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil. 01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil. A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 Capítulo 1 Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 1.1. Conceitos gerais... 1 1.2. Processo Administrativo... 6 1.3 Características das Organizações Formais

Leia mais

Reforma da administração. e aposentadoria. Agosto 2011

Reforma da administração. e aposentadoria. Agosto 2011 Reforma da administração pública, serviços públicos p e aposentadoria CNTU 2º Encontro Regional Vitória ria-es Agosto 2011 Reforma do Estado e da administração públicap Profº RUBENS OLIVEIRA, Dr Fundação

Leia mais

Constituições Fatos Históricos Reformas

Constituições Fatos Históricos Reformas SEAP 2014 Aula 2 Independência Proclamação da República Getúlio Vargas Reforma do DASP JK Golpe Militar Decreto Lei Nº 200 Nova República Plano Real Reforma Gerencial LRF Constituições Fatos Históricos

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 Capítulo 1 Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 1.1. Conceitos gerais... 1 1.2. Processo administrativo... 6 1.3. Características das Organizações

Leia mais

Concurso: EPPGG MPOG Aula 4. Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA

Concurso: EPPGG MPOG Aula 4. Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA Concurso: EPPGG MPOG Aula 4 Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA Conteúdo Programático Evolução dos modelos/paradigmas de gestão a nova gestão pública. Teoria das organizações aplicadas à Administração Pública.

Leia mais

Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo

Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo Mauro Maia Laruccia* OLIVEIRA, Laís Macedo de; GALVÃO, Maria Cristina Costa Pinto (Orgs.). Desenvolvimento gerencial na administração

Leia mais

PÚBLICA MODELOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIA NO BRASIL

PÚBLICA MODELOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIA NO BRASIL ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODELOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIA NO BRASIL Tendo como foco a transição do Estado provedor para o regulador, julgue o item abaixo. 01. A contrapartida da esperada redução dos dispêndios

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAMBARÁ ESTADO DO PARANÁ

MUNICÍPIO DE CAMBARÁ ESTADO DO PARANÁ EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº007/2016 - CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 O Prefeito Municipal de Cambará/PR, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO a presente retificação do Edital de Abertura nº 001/2016,

Leia mais

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 Sumário Prefácio à 8 a edição, xxiii Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 1 Aspectos Demográficos, 11 1.1 Transição demográfica brasileira, 16 1.2 Estrutura etária,

Leia mais

1 Modelos teóricos de Administração Pública

1 Modelos teóricos de Administração Pública 1 Modelos teóricos de Administração Pública Patrimonialista: res publica não é diferenciada da res principis; o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano; os cargos são considerados

Leia mais

Mérito x influência no funcionalismo público brasileiro

Mérito x influência no funcionalismo público brasileiro Mérito x influência no funcionalismo público brasileiro Regina Couto e Yuri Lopes Programa de Educação Tutorial Departamento de Economia Universidade de Brasília 07 de dezembro de 2012 1 Introdução Justificativa

Leia mais

Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil

Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil Fernando Veloso IBRE/FGV Seminário IBRE Armadilha da Renda Média: Visões do Brasil e da China Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2013 Desafios da

Leia mais

SEPLAG-SE. Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Sergipe. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

SEPLAG-SE. Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Sergipe. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Sergipe SEPLAG-SE Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental VOLUME 1 Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação

Leia mais

Gestor 2015 Aula 2 Colônia Império República Velha Colônia e Império (1) A administração colonial apresentava pouca organização e diferenciação interna, sendo formada por um vasto conjunto de normas,

Leia mais

TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU Língua portuguesa e texto 15. Redação Oficial 5. Ética no serviço público 6

TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU Língua portuguesa e texto 15. Redação Oficial 5. Ética no serviço público 6 TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU 2013 DISCIPLINAS QUANT. DE PONTOS Língua portuguesa e texto 15 Redação Oficial 5 Conhecimentos Básicos Conhecimentos Específicos Ética no serviço público 6 Informática 6 Regimento

Leia mais

22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública

22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública 22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e administração pública gerencial. A administração

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Lei n 10.180-2001 Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Lei 10.180-2001 discorre acerca do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal. Este Sistema tem por finalidade: I -

Leia mais

Políticas Públicas de Saúde. Prof. Ms. Cristian Fabiano Guimarães

Políticas Públicas de Saúde. Prof. Ms. Cristian Fabiano Guimarães Políticas Públicas de Saúde Prof. Ms. Cristian Fabiano Guimarães Proposta do Módulo DIA 28/Abr 02/Jun 04/Ago 01/Set 06/Out 03/Nov CONTEÚDO Apresentação módulo. A Política de Saúde no Brasil: dispositivos

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Modelos Teóricos da Administração Pública Prof. Rodrigo Janiques - Introdução: - A Administração Pública gerencial constitui um avanço, e, até certo ponto, um rompimento com a Administração

Leia mais

Auditor Fiscal Material Complementar Aula Extra 1 Administração Pública Prof. Cássio Albernaz

Auditor Fiscal Material Complementar Aula Extra 1 Administração Pública Prof. Cássio Albernaz Auditor Fiscal Material Complementar Aula Extra 1 Administração Pública Prof. Cássio Albernaz Administração Pública Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública A Reforma

Leia mais

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE)

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE) Identidade Organizacional - Acesso à informação - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos R O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia

Leia mais

Administração Publica Burocrática

Administração Publica Burocrática Administração Publica Burocrática Modelo inspirado por Max Weber. Modelo mais racional cuja concentração das decisões não podia depender do arbítrio de um só individuo. Conceito Burocracia é administração

Leia mais

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet. Aula 01. Administração Pública p/ TCE-PR - Auditor Professor: Herbert Almeida

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet. Aula 01. Administração Pública p/ TCE-PR - Auditor Professor: Herbert Almeida Aula 01 Administração Pública p/ TCE-PR - Auditor Professor: Herbert Almeida Administração Pública AULA 1: Reformas administrativas SUMÁRIO EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL (APÓS 1930)... 3

Leia mais

EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h)

EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h) EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h) Professor : Fernando Luiz Abrucio Aula 1 03, 04 e 06 de outubro de 2011 AS BASES DA BUROCRACIA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA 1) Origens:

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO 1 EVOLUÇÃO DO ESTADO MODERNO: ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS QUE CONDICIONAM O ESTADO... 25 1.1. Estado Monárquico Absolutista...

Leia mais

A Reforma de Bresser: mérito, flexibilidade e responsabilização

A Reforma de Bresser: mérito, flexibilidade e responsabilização AULA 06 A Reforma de Bresser: mérito, flexibilidade e responsabilização A crise do Estado Brasileiro Na visão de Bresser Pereira, o mundo assiste a um debate acalorado sobre o papel que o Estado deve desempenhar

Leia mais

LUIS OCTAVIO ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

LUIS OCTAVIO ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA LUIS OCTAVIO ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA 1. (IBFC, 2016, SES-PR) Leia as afirmações abaixo sobre Modelo Patrimonial de Administração Pública e assinale a alternativa correta. I. A compreensão

Leia mais

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior Administração Pública Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O Estado É uma comunidade de homens fixada sobre um território com poder de mando, ação e coerção (ato de pressionar, induzir) constituída

Leia mais

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Aula 5 Estágio da administração pública no Brasil em 1930: Abandono do modelo Patrimonialista e adoção do modelo Burocrático. Questão

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO. Desenvolvido com base no edital de 2018 MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE!

EDITAL VERTICALIZADO. Desenvolvido com base no edital de 2018 MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! EDITAL VERTICALIZADO Desenvolvido com base no edital de 2018 -- -- MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! PREPARAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MPU Você já pensou

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA 1 GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Fonte: Revista Veja, Ed. 1976 ano 39 nº 39, 4 de outubro de 2006 2 Relação conflituosa entre o Estado e o Cidadão Debate sobre o Papel do Estado Revolução Industrial / Crise

Leia mais

EIXO 1 ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA. Disciplina: D 1.1 O Estado Contemporâneo e suas Transformações (16h) Professor: Wagner Pralon Mancuso

EIXO 1 ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA. Disciplina: D 1.1 O Estado Contemporâneo e suas Transformações (16h) Professor: Wagner Pralon Mancuso EIXO 1 ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA Disciplina: D 1.1 O Estado Contemporâneo e suas Transformações (16h) Professor: Wagner Pralon Mancuso Aulas 3 e 4 07 a 10 de setembro de 2011 Com base nos textos de

Leia mais

Apresentação no encontro da Academia IberoAmericana de Administração, São Paulo, FGV,

Apresentação no encontro da Academia IberoAmericana de Administração, São Paulo, FGV, Apresentação no encontro da Academia IberoAmericana de Administração, São Paulo, FGV, 8 de dezembro de 2013 Luiz Carlos Bresser-Pereira www.bresserpereira.org.br } Falso. Foi uma reforma social-democrática.

Leia mais

REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO: ÁREA ADMINISTRATIVA ADMINISTRAÇÃO GERAL: 1 Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. 1.1 Processo de planejamento.

Leia mais

Evolução dos Modelos de Administração Pública no Brasil

Evolução dos Modelos de Administração Pública no Brasil Evolução dos Modelos de Administração Pública no Brasil SANTOS, Ânderson Ferreira dos [1] SANTOS, Ânderson Ferreira dos. Evolução dos Modelos de Administração Pública no Brasil. Revista Científica Multidisciplinar

Leia mais

PERÍODO COLONIAL

PERÍODO COLONIAL PERÍODO COLONIAL 1530-1808 POLÍTICA ADMINISTRATIVA 1º - SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 1534-1548 2º SISTEMA DE GOVERNO GERAL 1548-1808 PERÍODO COLONIAL 1530-1808 ATIVIDADES ECONÔMICAS CICLO DO AÇÚCAR

Leia mais

TCU No Brasil, o estado de bem-estar social (welfare state) surgiu a partir de decisões autárquicas, com caráter predominantemente político.

TCU No Brasil, o estado de bem-estar social (welfare state) surgiu a partir de decisões autárquicas, com caráter predominantemente político. TCU 2013 01. A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1936 representou uma modernização na administração pública brasileira, haja vista que promoveu a descentralização das

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

A reinvenção do Estado e das profissões na modernização dos sistemas de saúde

A reinvenção do Estado e das profissões na modernização dos sistemas de saúde Índice AGRADECIMENTOS 11 PREFÁCIO 13 INTRODUÇÃO 15 PARTE 1 A reinvenção do Estado e das profissões na modernização dos sistemas de saúde CAPÍTULO 1 Novas formas de intervenção do estado no sector público

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

1. Um Estado é caracterizado por quatro elementos: povo, território, governo e independência. ANOTAÇÕES

1. Um Estado é caracterizado por quatro elementos: povo, território, governo e independência. ANOTAÇÕES 1º BLOCO... 2 I. Estado... 2 II. Governo... 2 III. Estado Contemporâneo... 4 IV. Aspectos Fundamentais na Formação do Estado brasileiro... 6 Derivado... 6 V. Decreto-lei nº 200/1967... 8 Programa Nacional

Leia mais

Modelos teóricos de Administração Pública

Modelos teóricos de Administração Pública 1 Modelos teóricos de Administração Pública Patrimonialista: res publica não é diferenciada da res principis; o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano; os cargos são considerados

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA EDITAL VERTICALIZADO MPU 2018 - TÉCNICO DO MPU - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados 2 Reconhecimento de tipos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA para CONCURSOS 2ª edição revista, atualizada e ampliada Coleção CONCURSOS PÚBLICOS Organizadores: Henrique Correia e Élisson Miessa 2017

Leia mais

Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer

Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer Acórdão: 2.127/2017-Plenário Relator: Ministro-Substituto Marcos Bemquerer 1. POR QUE FAZER? CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 70 e 71 Cabe ao Tribunal de Contas da União (TCU) a fiscalização contábil, financeira,

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: MARKETING PÚBLICO PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 1 INTRODUÇÃO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: MARKETING PÚBLICO PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 1 INTRODUÇÃO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: MARKETING PÚBLICO RECAPITULANDO... Há, basicamente, 3 modelos teóricos de administração pública: Patrimonialismo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL NOME: DATA: SERVIDOR DA UFMS ( ) NÃO SERVIDOR DA UFMS ( ) OBSERVAÇÃO:

Leia mais

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4)

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4) Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico (1960-1973) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4) Passagem de um sistema democrático para um regime militar autoritário. Entre 1964-73

Leia mais

Modelos Teóricos de APU. 01. Acerca do modelo de administração pública gerencial, é correto afirmar que:

Modelos Teóricos de APU. 01. Acerca do modelo de administração pública gerencial, é correto afirmar que: 1 Modelos Teóricos de APU 01. Acerca do modelo de administração pública gerencial, é correto afirmar que: a) admite o nepotismo como forma alternativa de captação de recursos humanos. b) sua principal

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública 01. Com relação às características próprias da administração pública gerencial, considere: I. As decisões tomadas pelo governo devem ser submetidas à aprovação dos beneficiários,

Leia mais

Assessoria de Planejamento Departamento de Tecnologia da Informação DTI. Dezembro/2012

Assessoria de Planejamento Departamento de Tecnologia da Informação DTI. Dezembro/2012 Assessoria de Planejamento Departamento de Tecnologia da Informação DTI Dezembro/2012 Histórico 2009: Recomendação da CGU para melhoria da gestão administrativa na UNIFESP. Junho/2009: Contratada consultoria

Leia mais

Orçamento público: conceito e histórico

Orçamento público: conceito e histórico Orçamento público: conceito e histórico Orçamento público: conceito Orçamento público é o instrumento por excelência de planejamento e execução das finanças públicas. É composto de uma estimativa das receitas

Leia mais

História do planejamento no Brasil

História do planejamento no Brasil História do planejamento no Brasil 1. Um marco iniciador: o Plano de Metas de JK 2. Alguns antecedentes de 1909 a 1947-54 3. O contexto dos anos 1950 que implicava numa maior intervenção do Estado na economia

Leia mais

INSTITUIÇÕES NO BRASIL

INSTITUIÇÕES NO BRASIL Carlos Melo Fev., 2017 INSTITUIÇÕES NO BRASIL COMO CHEGAMOS AO PONTO EM QUE CHEGAMOS? Instituições - Esclarecimentos Nota 1 Quando chegamos ao ponto de saber de cor os nomes dos 11 ministros do Supremo

Leia mais

SP Parcerias. São Paulo Parcerias S.A. Analista Técnico VOLUME 1. Língua Portuguesa. Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático. Organização do Estado

SP Parcerias. São Paulo Parcerias S.A. Analista Técnico VOLUME 1. Língua Portuguesa. Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático. Organização do Estado São Paulo Parcerias S.A SP Parcerias Analista Técnico VOLUME 1 Língua Portuguesa Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos, verbais e não verbais.... 1 Estruturação do texto: coesão

Leia mais