13 Alimentos para Controlar o Colesterol

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "13 Alimentos para Controlar o Colesterol"

Transcrição

1

2 Introdução Capitulo 1 Legumes Capítulo 2 Abacates Capítulo 3 Nozes e Amêndoas Capítulo 4 Peixes Capítulo 5 Grãos Integrais Capítulo 6 Frutas e Bagas Capítulo 7 Chocolate escuro e Cacau Capítulo 8 Alho Capítulo 9 Alimentos de Soja Capítulo 10 Vegetais Capítulo 11 Chás Capítulo 12 Folhas Verdes Capítulo 13 - Azeite Extra Virgem Resumo Final

3 Introdução A doença cardíaca é a principal causa de morte em todo o mundo. Ter o colesterol elevado (especialmente partículas de LDL) está ligado a um risco muito grande de doença cardíaca. Tendo baixo o HDL (o colesterol "bom") e altos triglicerídeos também está ligada ao aumento do risco. Felizmente, o que você come pode ter um efeito poderoso sobre seu colesterol e outros fatores de risco. Aqui estão 13 alimentos que podem reduzir o colesterol e melhorar outros fatores de risco para doenças cardíacas.

4 Capitulo 1 Legumes Leguminosas, são um grupo de alimentos de origem vegetal, que inclui feijões, ervilhas e lentilhas. Os Legumes contêm uma grande quantidade de fibras, minerais e boas quantidades de proteínas. A Substituição de alguns grãos refinados e carnes processadas na sua dieta com leguminosas pode reduzir o risco de doença cardíaca. Umas revisões de 26 estudos aleatórios controlados descobriram que comer metade de um copo (118 ml) de legumes por dia é eficaz na redução do colesterol LDL por uma média de 6,6 mg / dl, em comparação com não comer legumes. Outros estudos ligaram pulsos com perda de peso, mesmo em dietas que não são calorias restritas.

5 Capítulo 2 Abacates Abacates são um excepcionalmente frutas ricas em nutrientes. Eles são uma rica fonte de gorduras monoinsaturadas e fibras - dois nutrientes que ajudam a diminuir o LDL e aumentar o colesterol HDL saudável. Estudos clínicos mostraram o efeito dos abacates na redução do colesterol. Em um estudo, os adultos com sobrepeso e obesos com níveis elevados de colesterol LDL que comeram um abacate por dia, reduziram seus níveis de LDL mais do que aqueles que não comem abacates. Uma análise de 10 estudos, revelaram que os abacates substituindo outras gorduras foi ligado por diminuir o colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos.

6 Capítulo 3 Nozes e Amêndoas As nozes são um outro alimento excepcionalmente rico em nutrientes. Elas são muito ricas em gorduras monoinsaturadas. As Nozes também são ricas em variedades vegetais de ácidos graxos ômega-3, um tipo de gordura poli-insaturada que está ligada à saúde do coração. As nozes também contêm proteína. Elas são particularmente ricas em L-arginina, um aminoácido que ajuda a fazer o óxido nítrico. Este, por sua vez, ajuda a regular a pressão sanguínea. Nozes contêm fito esteróis. Estes compostos de plantas são estruturalmente semelhantes ao colesterol e ajudam a baixar o colesterol, bloqueando a sua absorção nos intestinos. Cálcio, magnésio e potássio também são encontrados em frutos de casca grossa. Estes minerais são ligados a redução da pressão sanguínea e menor risco de doença cardíaca. Numa análise de 25 estudos, comendo duas a três porções de nozes por dia diminuiu o colesterol LDL por uma média de 10,2 mg / dl. Comer uma porção diária de grãos está ligada a um risco menor de 28% de doença cardíaca fatal.

7 Capítulo 4 Peixes Os peixes gordos, como salmão, cavala e truta, são excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa. O Ômega-3 esta ligado a melhoria da saúde cardíaca via aumento do colesterol HDL e diminuindo a inflamação e risco de acidente vascular cerebral. Um grande estudo rastreou jovens adultos, na sequência da sua saúde há mais de 25 anos. Constatou-se que aqueles que comeram mais peixes não fritos, foram os menos propensos a desenvolver síndrome metabólica, um conjunto de sintomas que incluem pressão arterial elevada e baixos níveis de HDL. Outros grandes estudos de adultos idosos descobriram que aqueles que comeram atum ou outros peixes assados ou grelhados pelo menos uma vez por semana tiveram um risco 27% menor de acidente vascular cerebral. Note-se que as formas mais saudáveis para comer peixes são assados, grelhados ou crus. Peixe frito pode realmente aumentar o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Evite-os. O peixe é uma parte importante da dieta mediterrânea, que tem sido extensivamente estudado devido aos seus benefícios para a saúde do coração. Alguns dos benefícios dos peixes para a proteção do coração, também podem ser provenientes de certos peptídeos encontrados nas proteínas do peixe.

8 Capítulo 5 Grãos Integrais A pesquisa extensiva liga grãos integrais a um menor risco de doença cardíaca. Na verdade, uma revisão de 45 estudos ligados a comer três porções de grãos integrais por dia, mostrou um risco 20% menor de doença cardíaca e derrame. Os benefícios foram ainda maiores com mais porções de grãos integrais, até sete porções por dia. Os grãos integrais têm todas as partes do grão intacto, o que lhes proporciona mais vitaminas, minerais, compostos vegetais e fibras do que grãos refinados. Enquanto todos os grãos integrais podem promover a saúde do coração, dois grãos são particularmente dignos de nota: Aveia: Elas contêm beta-glucana, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol. Alimentação com aveia está ligado a uma redução de 5% no colesterol total e uma redução de 7% no colesterol LDL. Cevada: Também é rica em beta-glucanas e pode ajudar a diminuir o colesterol LDL.

9 Capítulo 6 Frutas e Bagas A fruta é um excelente complemento para uma dieta saudável para o coração por várias razões. solúvel, que ajuda os níveis de colesterol. Muitos tipos de frutas são ricos em fibra Ele faz isso através do incentivo ao corpo de se livrar do colesterol e inibir a formação de colesterol pelo fígado. Um tipo de fibra solúvel chamada pectina, demonstrou diminuir o colesterol em até 10%. É encontrado em frutas, incluindo maçãs, uvas, frutas cítricas e morangos. Frutas também contém compostos bio ativos que ajudam a prevenir doenças do coração e outras doenças crônicas, devido ao seu efeito antioxidante e anti-inflamatórios. Comer frutas e uvas, que são particularmente ricas fontes destes compostos vegetais, pode ajudar a aumentar o colesterol HDL e baixar o colesterol LDL.

10 Capítulo 7 Chocolate escuro e Cacau O cacau é o principal ingrediente de chocolate escuro. LDL. Pode parecer bom demais para ser verdade, mas uma grande pesquisa na Inglaterra descobriu que o chocolate escuro e o cacau podem reduzir o colesterol Um estudo encontrou resultados promissores após adultos saudáveis terem bebido uma bebida de cacau duas vezes por dia durante um mês. Os bebedores de cacau observaram uma redução no colesterol LDL de 0,17 mmol / l (equivalente a 6,5 mg / dl). A pressão arterial e também diminuiu o colesterol HDL. O Cacau e o chocolate escuro também parecem ser capazes de proteger o colesterol LDL no sangue da oxidação, que é um passo fundamental na via para a doença cardíaca. No entanto, tenha em mente que o chocolate tem muitas vezes um elevado teor de açúcar adicionado, o que afeta negativamente a saúde do coração. Portanto, você deve usar o cacau diretamente ou escolher o chocolate escuro com um teor de cacau de 75-85% ou mais.

11 Capítulo 8 Alho Alho foi usado durante séculos como um ingrediente no cozimento e como um medicamento. Ele contém vários compostos de plantas, incluindo potentes alicina, que é o principal composto ativo no alho. Muitos estudos têm tido o alho fortemente ligado à redução da pressão arterial em indivíduos com pressão arterial elevada. Outros têm sugerido que o alho pode ajudar a diminuir o colesterol total e LDL, embora o efeito seja menos forte. Uma vez que quantidades relativamente grandes de alho são necessárias para conseguir este efeito de protetor do coração, a maior parte da investigação foi conduzida utilizando suplementos. Muitos estudos têm usado suplementos de alho envelhecido, que são considerados mais confiáveis do que outras preparações de alho.

12 Capítulo 9 Alimentos de Soja A soja é um tipo de leguminosa que pode ser benéfico para a saúde do coração. Embora os resultados do estudo tenham sido inconsistentes, a pesquisa mais recente é positiva. Um 2015, uma análise de 35 estudos descobriu que comer alimentos de soja foi associado a reduções no LDL e colesterol total e aumento do colesterol HDL. O efeito parece ser mais forte em pessoas com níveis elevados de colesterol.

13 Capítulo 10 Vegetais Os vegetais são uma parte importante de uma dieta saudável para o coração. Eles são ricos em fibras e antioxidantes e pobre em calorias, que é útil para manter um peso saudável. Alguns vegetais são particularmente ricos em pectina, a mesma fibra solúvel para baixar o colesterol encontrado em maçãs e laranjas. Os vegetais ricos em pectina também incluem quiabo, berinjela, cenoura e batata. Os Legumes também oferecem uma gama de compostos de plantas. Estes compostos vegetais estão ligados a benefícios para a saúde, incluindo a proteção contra doenças cardíacas.

14 Capítulo 11 Chás O chá contém muitos compostos de plantas que estão ligadas a uma melhor saúde do coração. Enquanto o chá verde recebe muita atenção, o chá preto e chá branco têm propriedades semelhantes e efeitos na saúde. Estes são dois dos principais compostos presentes no chá que oferecem benefícios: Catequinas: Catequinas podem ajudar o seu coração de várias maneiras. Eles ajudam a ativar o óxido nítrico, o que é importante para a pressão de sangue saudável. Também inibem a síntese do colesterol e de absorção e ajudar a prevenir a formação de coágulos de sangue. Quercetina: A quercetina pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e inflamações. A maioria dos estudos mostram que beber chá, reduz em muito o colesterol LDL. A Pesquisa constatou seus efeitos sobre o colesterol HDL e a pressão arterial.

15 Capítulo 12 Folhas Verdes Enquanto todos os vegetais são bons para o coração, folhas verdes escuras são particularmente úteis. Folhas verdes escuras, como couve e o espinafre, contêm luteína e outros carotenoides, que estão ligados a um menor risco de doença cardíaca. Os carotenoides atuam como antioxidantes, pois se livram de radicais livres que podem levar a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias. Folhas verdes escuras também podem ajudar os níveis de colesterol através da ligação aos ácidos biliares e fazendo o corpo a excretar mais colesterol. Um estudo sugere que a luteína reduz os níveis de colesterol LDL e pode ajudar a prevenir o colesterol oxidado de se grudar a paredes das artérias.

16 Capítulo 13 - Azeite Extra Virgem Um dos mais importantes alimentos na dieta mediterrânica saudável para o coração é o azeite extra virgem. Um estudo deu aos participantes 4 colheres de sopa por dia, além de uma dieta mediterrânica. O grupo do azeite tiveram um risco 30% menor de grandes eventos cardíacos, tais como acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, em comparação com pessoas que seguiram uma dieta com baixo teor de gordura. Aqueles foram os resultados de um estudo de intervenção de cinco anos em adultos mais velhos em risco de doença cardíaca. O azeite é uma rica fonte de ácidos graxos monoinsaturados, do tipo que pode ajudar a elevar os níveis de colesterol HDL e diminuir o colesterol LDL. É também uma fonte de poli fenóis, alguns dos quais têm mostrado reduzir a inflamação que pode conduzir a doença de coração.

17 Resumo Final Níveis elevados de colesterol são um fator de risco para doença cardíaca. Felizmente, você pode diminuir este risco através da inclusão de certos alimentos em sua dieta. Os 13 alimentos listados aqui, têm todos os benefícios com base em pesquisa que ajudarão você a manter seu colesterol baixo e seu coração saudável.

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. DIA DO COMBATE AO COLESTEROL COLESTEROL, NOÇÕES IMPORTANTES. O controle do colesterol faz parte de um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular, controle do peso, do estresse e parar

Leia mais

Colesterol e triglicerídeos

Colesterol e triglicerídeos Colesterol e triglicerídeos Colesterol e triglicerídeos O organismo precisa do colesterol, tanto que o fabrica. Ele exerce funções importantes como a produção de hormônios sexuais e de vitamina D. Contudo,

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

Benefícios do Suco de Laranja Para Sistema Imunológico.

Benefícios do Suco de Laranja Para Sistema Imunológico. Suco de Laranja Laranja. A Laranja é uma fruta cítrica popular por seu sabor doce e picante. Elas pertencem à família Rutaceae e são cultivadas e consumido em todo o mundo. Além disso, Há um número de

Leia mais

Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas

Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Eles contêm substâncias importantes para manter sua pele mais

Leia mais

Chocolate na sua Saúde

Chocolate na sua Saúde Chocolate na sua Saúde Chocolate faz bem para a saúde; confira 10 benefícios O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios. E quanto mais cacau na fórmula,

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

Indice: Descubra o método usado pelas famosas para perder peso. rapidamente até 4 kg em apenas 7 dias.

Indice: Descubra o método usado pelas famosas para perder peso. rapidamente até 4 kg em apenas 7 dias. Indice: Suco Detox verde de couve------------------------------------1 Suco Detox berinjela com laranja----------------------------2 Suco Detox cenoura com limão-------------------------------3 Suco Detox

Leia mais

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Vida saldável Plasc Folder semana do colesterol alt.indd 1 18/3/2010 09:29:20 Dicas para uma vida saudável ou como manter seu Colesterol no nível ideal.

Leia mais

Nutricionista Bruna Maria Vieira

Nutricionista Bruna Maria Vieira Suporte Nutricional à Pacientes Neurológicos Nutricionista Bruna Maria Vieira Alimentação Saudável É o equilíbrio entre a ingestão dos nutrientes necessários ao crescimento, desenvolvimento e manutenção

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

OS 14 ALIMENTOS PARA AUMENTAR O DESEMPENHO MASCULINO

OS 14 ALIMENTOS PARA AUMENTAR O DESEMPENHO MASCULINO OS 14 ALIMENTOS PARA AUMENTAR O DESEMPENHO MASCULINO De acordo com a Mayo Clinic, 1 em cada 3 homens podem estar sofrendo de disfunção erétil ou ejaculação precoce ou sofreu em um determinado momento na

Leia mais

Lipids E N V I R O. Hypertension. Obesity. Diabetes. Diet. Vascular disease Age E T I C. Smoking E N. Gender Family history T A L. Sedentary lifestyle

Lipids E N V I R O. Hypertension. Obesity. Diabetes. Diet. Vascular disease Age E T I C. Smoking E N. Gender Family history T A L. Sedentary lifestyle DISLIPIDÉMIAS Terapêutica Nutricional Fernando Santos Aterosclerose Uma doença multifactorial E N V I R O N M E N T A L Obesity Diet Smoking Sedentary lifestyle Lipids Hypertension Thrombotic factors Diabetes

Leia mais

Conheça 30 superalimentos para mulheres Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:28 - Última atualização Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:35

Conheça 30 superalimentos para mulheres Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:28 - Última atualização Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:35 Manter a saúde, deixar a barriga sarada e aumentar a energia são benefícios que podem ser conquistados com a escolha correta dos alimentos. Alguns itens colaboram para ter ossos fortes, queimar gordura,

Leia mais

O papel da alimentação no cancro

O papel da alimentação no cancro 04 de Fevereiro 2017 O papel da alimentação no cancro Cristina Gonçalves Coordenadora de Dietética e Nutrição - Nutricionista Hospital da Luz Lisboa Os sobreviventes de cancro devem seguir as mesmas recomendações

Leia mais

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas,

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas, Alface, rúcula, agrião e acelga são aliados da dieta e ricos em nutrientes Essas folhas devem fazer parte da alimentação de todas as pessoas e fornecem vitaminas, minerais e outros componentes importantes

Leia mais

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos)

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos) Semana 1 com pão com bolacha Sopa de feijão-verde Massa à lavrador (c/vitela, tronchuda e feijão vermelho) Sopa de feijão branco e Tintureira/cação de cebolada (tomate e pimento) e batata cozida Pão (1/2)

Leia mais

Alimentação Saudável Nutricionista Filomena Borges

Alimentação Saudável Nutricionista Filomena Borges Alimentação Saudável Nutricionista Filomena Borges Alimentação saudável Sabe-se que os hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis são aprendidos e cimentados através das relações sociais que se vão

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Agrupamento de Escolas André Soares Bibliotecas Escolares do Agrupamento Projeto de Promoção e Educação para a Saúde PES Semana da Alimentação Alimentação e Saúde Investe em ti Alimentação saudável, o

Leia mais

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra Fibra alimentar - definição No Brasil, o Ministério da Saúde, pela portaria 41 de 14 de janeiro de 1998, da Agência Nacional

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Pressão arterial alta

Pressão arterial alta 4 Pressão arterial alta As recomendações de saúde celular do Dr. Rath para a prevenção e terapia complementar Os factos sobre a pressão arterial alta: As recomendações de saúde celular do Dr. Rath Benefícios

Leia mais

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Sopa Creme de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,9,12 Prato Hambúrguer de aves com esparguete e salada de cenoura raspada 1,2,3,4,6,7,9,10,12 Sobremesa Frutas da

Leia mais

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer.

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Como Perder Peso, saiba como acabar com a obesidade. Quando falamos em perder peso, estamos falando em eliminar a obesidade, que é o mal

Leia mais

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite O chá de hibisco tem um lado bom, não é amargo, o gosto é parecido com sabor suave de framboesa. Uma dieta a base de chá de hibisco estimula a queima

Leia mais

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS Para saber tudo o que é preciso fazer e mais as receitas da dieta estão! CLIQUE AQUI! SEGUNDA FEIRA Café da manhã 7:30min 1/2 mamão papaia médio 1 colher

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL Nº de Empresário Nome completo: Data: Telefone: e-mail: Data de nascimento: Idade: Sexo: Feminino Consome algum suplemento nutricional? Se sim, quantos? Sim Masculino Não Por

Leia mais

temperosfuncionais ebook

temperosfuncionais ebook temperosfuncionais ebook O que são temperos funcionais? O uso de temperos tem grande contribuição para os sabores e aromas da culinária. Na escolha dos temperos é necessário cuidado, pois produtos industrializados

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR SC/RSUD/SMS/SSO 2009

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR SC/RSUD/SMS/SSO 2009 SC/RSUD/SMS/SSO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR SC/RSUD/SMS/SSO 2009 ALIMENTOS FUNCIONAIS Definição: Alimentos que além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas, apresentam compostos bioativos

Leia mais

O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS?

O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS? O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS? São alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção

Leia mais

fluxo sanguineo colesterol HDL colesterol LDL

fluxo sanguineo colesterol HDL colesterol LDL colesterol 1 2 3 fluxo sanguineo colesterol HDL colesterol LDL O que é o colesterol? O colesterol é uma gordura (designada por lípido ) que existe no sangue, em todas as células do corpo humano. É um componente

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DISLIPIDEMIA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DISLIPIDEMIA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DISLIPIDEMIA DISLIPIDEMIA Dislipidemia, também chamada de hiperlipidemia, refere-se ao aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos.

Leia mais

Receitas Para Dieta Dietas são regimes alimentares feitos com o intuito de perder, manter ou até mesmo ganhar peso. Normalmente dietas são usadas em

Receitas Para Dieta Dietas são regimes alimentares feitos com o intuito de perder, manter ou até mesmo ganhar peso. Normalmente dietas são usadas em Receitas Para Dieta Dietas são regimes alimentares feitos com o intuito de perder, manter ou até mesmo ganhar peso. Normalmente dietas são usadas em conjunto com a prática de exercícios físicos para se

Leia mais

NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA: MELHORES TÉCNICAS DE COCÇÃO E TROCAS INTELIGENTES. Amanda Wanderley

NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA: MELHORES TÉCNICAS DE COCÇÃO E TROCAS INTELIGENTES. Amanda Wanderley : MELHORES TÉCNICAS DE COCÇÃO E TROCAS INTELIGENTES Amanda Wanderley Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio Hipócrates NUTRIÇÃO GASTRONOMIA Nutrição Controle Proibição Comida

Leia mais

Conforme lhe falei no vídeo, para você que é vegetariana, come em casa boa parte da semana e gosta muito de doce, vale a pena lembrar sempre:

Conforme lhe falei no vídeo, para você que é vegetariana, come em casa boa parte da semana e gosta muito de doce, vale a pena lembrar sempre: Preparei este texto especialmente para você. Leia com atenção! Conforme lhe falei no vídeo, para você que é vegetariana, come em casa boa parte da semana e gosta muito de doce, vale a pena lembrar sempre:

Leia mais

PRIMEIRA SEMANA- CERMAC Colégio CERMAC - Fevereiro 2015

PRIMEIRA SEMANA- CERMAC Colégio CERMAC - Fevereiro 2015 SEGUNDA 02/02 TERÇA 03/02 QUARTA 04/02 QUINTA 05/02 SEXTA 06/02 PRIMEIRA SEMANA- CERMAC Colégio CERMAC - Fevereiro 2015 Desjejum Almoço Lanche Suco de maçã época Bisnaguinha Carne de panela ao sugo Bolo

Leia mais

PERSONAOUTUBRO 2016 P R E P A R E - S E P A R A O O U T O N O CASTANHAS ALIMENTAÇÃO NO OUTONO SABIA QUE... Um alimento excecional

PERSONAOUTUBRO 2016 P R E P A R E - S E P A R A O O U T O N O CASTANHAS ALIMENTAÇÃO NO OUTONO SABIA QUE... Um alimento excecional CLINICASPERSONA.COM PERSONAOUTUBRO 2016 P R E P A R E - S E P A R A O O U T O N O CASTANHAS Um alimento excecional ALIMENTAÇÃO NO OUTONO O que deve escolher para a sua mesa SABIA QUE... Dicas de nutrição

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN4 04101236 AVALIE SUA ALIMENTAÇÃO Este teste é sobre a sua alimentação, isto é, aquilo que você come. Se você tiver alguma dificuldade para responder

Leia mais

Chá Branco Cremoso de Maçã Zero Açúcar

Chá Branco Cremoso de Maçã Zero Açúcar Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu Aula na Cozinha Experimental da ADIFI Supervisão Nutricionista Etielle Talita CRN8-7736 Março 2017 Chá Branco Cremoso de Maçã Zero Açúcar 1 embalagem de Chá Magro

Leia mais

Orientações nutricionais para manter um coração saudável

Orientações nutricionais para manter um coração saudável Orientações nutricionais para manter um coração saudável 1) Substituir os alimentos ricos em ácidos graxos saturados e colesterol por alimentos ricos em ácidos graxos insaturados. Importância: os alimentos

Leia mais

Capítulo 12 Nutrição: A importância das fibras

Capítulo 12 Nutrição: A importância das fibras Capítulo 12 Nutrição: A importância das fibras Objetivos de aprendizagem: Ø Discutir como as fibras podem melhorar a sua saúde Ø Descobrir se você está consumindo fibra suficiente todos os dias Ø Definir

Leia mais

Alimentos Funcionais, Nutracêuticos e Suplementos. Prof. Eduardo Purgatto Disciplina: Produção e Composição de Alimentos 2016

Alimentos Funcionais, Nutracêuticos e Suplementos. Prof. Eduardo Purgatto Disciplina: Produção e Composição de Alimentos 2016 Alimentos Funcionais, Nutracêuticos e Suplementos Prof. Eduardo Purgatto Disciplina: Produção e Composição de Alimentos 2016 Macronutrientes Carboidratos Proteínas Lipídeos Micronutrientes Vitaminas Minerais

Leia mais

Projeto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis

Projeto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis Projeto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis Completa as palavras com as letras que faltam, sabendo que correspondem a nomes de diferentes hortícolas: O T C U - L R C E N R A E I N A F C B Ó U O P M N Ã

Leia mais

HI! WE ARE STUDENTS FROM D. ANTÓNIO DA COSTA SCHOOL IN ALMADA - PORTUGAL AND OUR WORK IS BASICALLY

HI! WE ARE STUDENTS FROM D. ANTÓNIO DA COSTA SCHOOL IN ALMADA - PORTUGAL AND OUR WORK IS BASICALLY HI! WE ARE STUDENTS FROM D. ANTÓNIO DA COSTA SCHOOL IN ALMADA - PORTUGAL AND OUR WORK IS BASICALLY ABOUT HEALTHY DIETS. IN OUR WORK WE WANTED TO SHOW ALL THE GROUPS OF THE FOOD PYRAMID AND GIVE THE STUDENTS

Leia mais

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO)

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos x Nutrientes? Água Minerais Carboidratos Alimentos Vitaminas?Compostos

Leia mais

11/03/2013 DADOS DA DISCIPLINA. Benefícios do consumo regular de f&h. ImportâncIa das f&h DEFINIÇÃO - FRUTAS ALGUNS PROBLEMAS. Carga horária: 80h

11/03/2013 DADOS DA DISCIPLINA. Benefícios do consumo regular de f&h. ImportâncIa das f&h DEFINIÇÃO - FRUTAS ALGUNS PROBLEMAS. Carga horária: 80h INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA RS DADOS DA DISCIPLINA Curso: Técnico em AgroindúsTriA Disciplina: Tecnologia de FruTas e HorTaliças Tema: INTRODUÇÃO AO

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Almoço Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Sopa Creme de repolho Prato Carne de vaca estufada ao natural com esparguete 1,3,9 Salada Salada de alface, cenoura e milho Sopa Creme de couve-flor e feijão Prato Filete

Leia mais

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares?

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares? Coração saudável O coração É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos por meio de vasos sanguíneos chamados artérias.

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 9,12 196 47 1,3 0,2 7,5 0,6 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3,5,6 923 221 9,7 3,1 19,8

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Na sobremesa, prefira as frutas. Se der vontade de consumir doce, opte pelos doces de frutas ou gelatina. Uma dica: use a

Leia mais

13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA

13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA Página1 13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA Página2 OS PODERES DA LINHAÇA: A linhaça é um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida. Utilizada no Oriente desde a antiguidade

Leia mais

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site:

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site: CHROMIUM PICOLINATO Maça e Banana Ref.: KA341 COLLAGEN HIDROLYSATE COLLAGEN HIDROLYSATE Sabores: Uva Laranja com Acerola. Maça e Banana Ref.: KA341 EVOLUTION WHEY NO2 COLLAGEN Whey Protein é derivado do

Leia mais

O que são nutrientes?

O que são nutrientes? Os nutrientes O que são nutrientes? São substâncias utilizadas pelo metabolismo do organismo essenciais ao seu funcionamento; Os alimentos contêm nutrientes que o organismo não consegue sintetizar, assim

Leia mais

1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova.

1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova. 8º Biologia Leda Aval. Rec. Par. 20/08/12 1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova. A GORDURA DO BEM [...] Em quantidade

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

Saúde, beleza e longevidade.indd /10/ :47:48

Saúde, beleza e longevidade.indd /10/ :47:48 7 Lixo Alimentar Saúde, beleza e longevidade.indd 147 15/10/2013 13:47:48 Saúde, beleza e longevidade.indd 148 15/10/2013 13:47:48 Lixo Alimentar Saúde, Beleza e longevidade 149 Cuidado com a sua saúde!

Leia mais

Dieta para vegetarianos

Dieta para vegetarianos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dieta para vegetarianos Monique de Barros Elias Campos Nutricionista

Leia mais

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Matéria publicada em 07 de Maio de 2014 Receber o diagnóstico de colesterol alto vira alvo

Leia mais

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 1 A alimentação saudável depende de hábitos alimentares saudáveis: Diversidade da alimentação Número adequado de refeições

Leia mais

Desafios Nutricionais

Desafios Nutricionais Desafios Nutricionais Esta atividade possibilita aos alunos considerarem as necessidades nutricionais de pessoas com dietas específicas e a, em grupo, criarem um cardápio para um dia para cada tipo de

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 31 de outubro a 4 de novembro de Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 31 de outubro a 4 de novembro de Almoço Semana de 31 de outubro a 4 de novembro de 2016 Segunda Sopa Sopa de espinafres 1,3,5,6,7,8,12 604 144 3,2 25,1 1,5 3,1 0,5 0,4 Esparguete à bolonhesa c/ salada de alface e cenoura 1,3,12 1428 341 20,4

Leia mais

Introdução. Fatores de Risco Não Modificáveis. Fatores de Risco Modificáveis

Introdução. Fatores de Risco Não Modificáveis. Fatores de Risco Modificáveis Introdução As doenças cardiovasculares (DCV) afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de vidas. Registramos no país mais de 300 mil mortes por ano decorrentes dessas doenças, que podem se manifestar

Leia mais

RECEITAS GRÁTIS. Autor Professora Tânya Vasconcelos. Copyright 2016 DetoxPersonalizado.com - Todos os direitos reservados 0

RECEITAS GRÁTIS. Autor Professora Tânya Vasconcelos. Copyright 2016 DetoxPersonalizado.com - Todos os direitos reservados 0 RECEITAS GRÁTIS Autor Professora Tânya Vasconcelos Copyright 2016 DetoxPersonalizado.com - Todos os direitos reservados 0 Copyright 2016 DetoxPersonalizado.com - Todos os direitos reservados 1 Introdução...

Leia mais

2. COQUETEL DE FRUTAS VERMELHAS

2. COQUETEL DE FRUTAS VERMELHAS CARTA DE Drinks 1. DRINK DE MAÇÃ E CANELA 1 colher (café) de canela em pó (3g) 1 rama de canela para decorar 1 fatia fina de maçã vermelha com casca ralada (30g) Modo de Preparo: em uma taça, coloque a

Leia mais

Material de referência Alimentação saudável

Material de referência Alimentação saudável Material de referência Alimentação saudável Este material é para ser usado em todas as atividades do mês, onde o educador deve sempre explicar os benefícios dos alimentos que estão sendo experimentados

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

ovo ovo nível de gordura no sangue pesquisas científicas

ovo ovo nível de gordura no sangue pesquisas científicas Benefícios do Ovo O ovo, alimento amplamente consumido no Brasil e no mundo e utilizado em diversas receitas saborosas, é um alimento pouco calórico e que aumenta a sensação de saciedade. Por ser fonte

Leia mais

Perca peso e ganhe músculo incluindo 6 alimentos detox. Quezia Sink

Perca peso e ganhe músculo incluindo 6 alimentos detox. Quezia Sink Perca peso e ganhe músculo incluindo 6 alimentos detox Quezia Sink Deus deixou na natureza tudo que precisamos para preservar a saúde e combater as doenças. Neste livro, faço um breve resumo de alguns

Leia mais

Dicas para uma alimentação saudável no Carnaval

Dicas para uma alimentação saudável no Carnaval Dicas para uma alimentação saudável no Carnaval O segredo para manter o ritmo do começo ao fim está em ingerir alimentos ricos em cobre que contribuem para a manutenção da saúde combatendo o stress, colesterol

Leia mais

SABES O QUE ESTÁS A COMER?

SABES O QUE ESTÁS A COMER? SABES O QUE ESTÁS A COMER? Interpretar RÓTULOS de produtos alimentares Conhecer os INGREDIENTES dos PRODUTOS ALIMENTARES Descobrir o significado de DDR Saber a diferença entre produto alimentar MAGRO e

Leia mais

17 Alimentos que Ajudam a Perder Peso

17 Alimentos que Ajudam a Perder Peso 17 Alimentos que Ajudam a Perder Peso www.emagrecercomatividade.com.br Rodrigo Chagas DIREITOS AUTORAIS: Este e-book está sendo distribuído gratuitamente pelo site: http://www.emagrecercomatividade.com.br

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Almoço Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 12 196 47 1,3 0,2 7,5 1,0 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3 898 215 8,9 3,0 20,0 1,6 13,1

Leia mais

O seu filho segue uma alimentação balanceada?

O seu filho segue uma alimentação balanceada? O seu filho segue uma alimentação balanceada? A falta de nutrientes na alimentação pode provocar a subnutrição estágio leve da desnutrição dependendo do agravo e de quanto tempo a criança fica sem acesso

Leia mais

Alimentos para limpar as artérias e prevenir a aterosclerose

Alimentos para limpar as artérias e prevenir a aterosclerose Alimentos para limpar as artérias e prevenir a aterosclerose Fonte:http://melhorcomsaude.com/10-alimentos-limpar-as-arterias-prevenir-aterosclerose/ A aterosclerose é uma doença de nome complicado, mas

Leia mais

Chá Verde. 25 Razões para começar a tomá-lo agora mesmo

Chá Verde. 25 Razões para começar a tomá-lo agora mesmo Chá Verde 25 Razões para começar a tomá-lo agora mesmo O chá verde converteu-se numa bebida cada vez mais popular a nivel mundial devido aos seus poderosos beneficios para a saúde É verdadeiramente assombroso

Leia mais

Já pensou em fazer aniversário de 100 anos?

Já pensou em fazer aniversário de 100 anos? Já pensou em fazer aniversário de 100 anos? Muitas pessoas ja pensaram mas poucas conseguem realizar. Por motivos variados a longevidade no Brasil é vista como um milagre. Pela sociedade que vivemos e

Leia mais

19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos

19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos 19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos Uma das principais causas de morte mundial está relacionada com problemas de coração. Quando as artérias estão entupidas,

Leia mais

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3 Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional do NECPAR MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO Ômega-3 Aumentar aporte calórico e protéico NUTRIÇÃO NO CÂNCER N U T. A R I A N A

Leia mais

edição de novembro Ele chegou!

edição de novembro Ele chegou! edição de novembro Ele chegou! Nossa Seleção Salgadinho Orgânico Sabuguinho Mãe Terra Choco Soy Diet Olvebra Barra de Castanhas, Alfarroba Super Saúde Barra de Castanhas, Macadâmia e Coco Super Saúde Brownie,

Leia mais

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN Alimentos com alegação de propriedades funcionais

Leia mais

Município de Valongo Semana de 4 a 8 de janeiro de 2016 Almoço

Município de Valongo Semana de 4 a 8 de janeiro de 2016 Almoço Semana de 4 a 8 de janeiro de 2016 Sopa Creme de couve-flor 1,3,5,6,7,8,9,12 Prato Tesourinhos de peixe com arroz branco 1,2,3,4,5,6,7,9,12,14 Cenoura raspada Frutas da época (laranja ou maçã) Prato Massinha

Leia mais

ÔMEGA 3 PÓ. EPA e DHA suplementados na forma de pó

ÔMEGA 3 PÓ. EPA e DHA suplementados na forma de pó ÔMEGA 3 PÓ EPA e DHA suplementados na forma de pó INTRODUÇÃO O desempenho mental exige um tipo específico de gordura, encontrado mais frequentemente em peixes, conhecido como ácido graxo Ômega 3. O ácido

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

Frutas cítricas (tangerina, laranja, limão tahiti e siciliano, lima da pérsia)

Frutas cítricas (tangerina, laranja, limão tahiti e siciliano, lima da pérsia) Sucos nutritivos 01 Por que tomar? Os sucos são ótimas opções para serem incluídos em lanches ao longo do dia. Além de refrescantes, hidratam, são super nutritivos, ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes,

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Edição Dia do Idoso 01 de outubro de 2015 Equipe de Nutrição A denominação pessoa idosa é usada para se referir às pessoas que têm 60 anos ou mais. A maioria chama de "terceira

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Ao montar o seu prato, comece pela salada ou caso você utilize um único prato: divida o seu prato ao meio metade dele deve

Leia mais

O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele

O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele Goji berry ajuda a emagrecer e melhora o sistema imunológico O fruto ainda diminui as celulites, tem ação anticancerígena e previne doenças cardiovasculares Matéria publicada em 30 de Setembro de 2014

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

Conheça a dieta DC Liliane Oppermann

Conheça a dieta DC Liliane Oppermann Conheça a dieta DC Liliane Oppermann A maioria das dietas diminui o metabolismo basal, ou seja, a pessoa queima menos calorias em repouso quando faz uma dieta. Já a Dieta DC estimula a manutenção deste

Leia mais

Redubio Shake Slim Emagrece

Redubio Shake Slim Emagrece Redubio Shake Slim Emagrece O que é Redubio Shake Slim? Redubio Shake trata-se de um composto alimentício, com intuito de substituir até 2 refeições diárias, tem como objetivo ser um shake para emagrecer

Leia mais

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista Lanches Saudáveis Quais são as características dos lanches que os jovens, habitualmente, ingerem? Todos os estudos de investigação chegaram à mesma conclusão: Os lanches são ricos (excesso) em: - Calorias

Leia mais