Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais"

Transcrição

1 Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias, os funções gerais:, que, no organismo humano, desempenham as (1) - 55 a 66% da energia é obtida dos, 30 a 35% dos e 12 a 15% das ; (2). Os prótidos, as gorduras, a água e alguns minerais são usados como matéria-prima na renovação e construção de novas células; (3) do funcionamento das células e vitaminas, minerais, água e fibras vegetais. As ajudam a prevenir o cancro do intestino. do organismo de doenças, desempenhada pelas Nos alimentos encontramos as substâncias, os funções gerais:, que, no organismo humano, desempenham as (1) - 55 a 66% da energia é obtida dos, 30 a 35% dos e 12 a 15% das ; (2). Os prótidos, as gorduras, a água e alguns minerais são usados como matéria-prima na renovação e construção de novas células; (3) do funcionamento das células e vitaminas, minerais, água e fibras vegetais. As ajudam a prevenir o cancro do intestino. do organismo de doenças, desempenhada pelas

2 Conteúdo: Glícidos: Função Geral e Fontes Alimentares FICHA DE TRABALHO 2A cereais energética tubérculos Conteúdo: Glícidos: Função Geral e Fontes Alimentares FICHA DE TRABALHO 2A cereais energética tubérculos doces leguminosas açúcares doces leguminosas açúcares feijão batata leite feijão batata leite Os hidratos de carbono ou glícidos ou glicídeos ou têm, no nosso organismo, unicamente uma função. As principais fontes alimentares de glícidos são: (1) os, alimentos ricos em amido, como o milho, o trigo, o centeio, a aveia, dos quais se obtém a farinha usada no fabrico do pão, e o arroz; (2) os, como a e a mandioca; (3) as, como o e o grão-debico; (4) o e seus derivados, alimentos ricos em lactose; (4) os, ricos em sacarose, e os frutos, em frutose. Os hidratos de carbono ou glícidos ou glicídeos ou têm, no nosso organismo, unicamente uma função. As principais fontes alimentares de glícidos são: (1) os, alimentos ricos em amido, como o milho, o trigo, o centeio, a aveia, dos quais se obtém a farinha usada no fabrico do pão, e o arroz; (2) os, como a e a mandioca; (3) as, como o e o grão-debico; (4) o e seus derivados, alimentos ricos em lactose; (4) os, ricos em sacarose, e os frutos, em frutose.

3 Conteúdo: Açúcares: Classificação FICHA DE TRABALHO 2B dissacarídeos simples frutose Conteúdo: Açúcares: Classificação FICHA DE TRABALHO 2B dissacarídeos simples frutose amido lactose polissacarídeos amido lactose polissacarídeos sacarose glicose monossacarídeos sacarose glicose monossacarídeos Os açúcares classificam-se em: (1). São os hidratos de carbono mais. Exemplos: a, principal fonte de energia para o nosso organismo, e a, presente nas frutas e no mel. (2), formados por dois monossacarídeos ligados. Exemplos: a, famoso açúcar de mesa, a, açúcar do leite, e a maltose, presente nos grãos de cevada. (3), formados por um grande números de monossacarídeos. Exemplo: o, presente nos cereais e na batata. Os açúcares classificam-se em: (1). São os hidratos de carbono mais. Exemplos: a, principal fonte de energia para o nosso organismo, e a, presente nas frutas e no mel. (2), formados por dois monossacarídeos ligados. Exemplos: a, famoso açúcar de mesa, a, açúcar do leite, e a maltose, presente nos grãos de cevada. (3), formados por um grande números de monossacarídeos. Exemplo: o, presente nos cereais e na batata.

4 Conteúdo: Lípidos: Função Geral e Fontes Alimentares FICHA DE TRABALHO 3A colesterol vitaminas vegetal Conteúdo: Lípidos: Função Geral e Fontes Alimentares FICHA DE TRABALHO 3A colesterol vitaminas vegetal plástica reguladora e protetora insaturados plástica reguladora e protetora insaturados função saturados energética animal Os lípidos, ou gorduras, têm as funções: (1) fazem parte das células células função, (2) são usados como combustível pelas e (3) as vitaminas lipídicas têm função. As principais fontes alimentares de gordura são alimentos: (1) de origem, como o azeite, os óleos de soja e de girassol e os frutos secos, alimentos ricos em ácidos gordos. (2) de origem, ricas em gorduras e lipídicas (A, D, E e K). Os peixes contêm ácidos gordos polinsaturados; as carnes, o leite e seus derivados, ácidos gordos e.. função saturados energética animal Os lípidos, ou gorduras, têm as funções: (1) fazem parte das células células função, (2) são usados como combustível pelas e (3) as vitaminas lipídicas têm função. As principais fontes alimentares de gordura são alimentos: (1) de origem, como o azeite, os óleos de soja e de girassol e os frutos secos, alimentos ricos em ácidos gordos. (2) de origem, ricas em gorduras e lipídicas (A, D, E e K). Os peixes contêm ácidos gordos polinsaturados; as carnes, o leite e seus derivados, ácidos gordos e..

5 Conteúdo: Lípidos: Classificação FICHA DE TRABALHO 3B indústria animal vegetal Conteúdo: Lípidos: Classificação FICHA DE TRABALHO 3B indústria animal vegetal insaturada trans saturada insaturada trans saturada cardíacos obesidade aterosclerose cardíacos obesidade aterosclerose As gorduras podem ser classificadas gordura: -, presente nos alimentos de origem, (1) favorecem o aumento de peso - a, (2) fazem aumentar o colesterol do sangue e (3) causam, dado serem acumuladas na parede da artérias, (4) podendo causar problemas. -, presente nos alimentos de origem, são mais benéficas para as artérias e para o coração. -, muito prejudicial à saúde, produzida de gordura vegetal pela indústria para aumentar o prazo de validade dos alimentos. As gorduras podem ser classificadas gordura: -, presente nos alimentos de origem, (1) favorecem o aumento de peso - a, (2) fazem aumentar o colesterol do sangue e (3) causam, dado serem acumuladas na parede da artérias, (4) podendo causar problemas. -, presente nos alimentos de origem, são mais benéficas para as artérias e para o coração. -, muito prejudicial à saúde, produzida de gordura vegetal pela indústria para aumentar o prazo de validade dos alimentos.

6 Conteúdo: Prótidos: Função Geral e Fontes Alimentares FICHA DE TRABALHO 4 aminoácidos proteínas prótidos Conteúdo: Prótidos: Função Geral e Fontes Alimentares FICHA DE TRABALHO 4 aminoácidos proteínas prótidos vegetal plástica fontes vegetal plástica fontes animal energética leguminosas animal energética leguminosas Os, ou proteínas, (1) fornecem a matériaprima usada no restauro e na formação de novas células - função e (2) são usadas na produção de energia pelas células função. As principais de proteínas são alimentos: - de origem, como carnes, peixes, ovos, leite, queijos e iogurtes, fornecem todos os vinte essenciais à produção pelas células das que o nosso corpo precisa; - de origem, designadamente, tais como ervilhas, feijões e soja. Os, ou proteínas, (1) fornecem a matériaprima usada no restauro e na formação de novas células - função e (2) são usadas na produção de energia pelas células função. As principais de proteínas são alimentos: - de origem, como carnes, peixes, ovos, leite, queijos e iogurtes, fornecem todos os vinte essenciais à produção pelas células das que o nosso corpo precisa; - de origem, designadamente, tais como ervilhas, feijões e soja.

7 Conteúdo: Vitaminas: Função Geral e Fontes Alimentares FICHA DE TRABALHO 5A cereais integrais protetora carnes Conteúdo: Vitaminas: Função Geral e Fontes Alimentares FICHA DE TRABALHO 5A cereais integrais protetora carnes ovos reguladora leite ovos reguladora leite hortícolas leguminosas frutas hortícolas leguminosas frutas As vitaminas desempenham no nosso corpo a função da atividade celular e alterações. As principais fontes alimentares de vitaminas são: de doenças, de (1) os produtos, como a couve, a cenoura, o tomate, o alho, ; (2) as, como a maçã, a laranja, a uva, a amêndoa, a noz, ; (3) as, como a ervilha, o feijão, a soja, o grão-de-bico, ; (4) os, e derivados, como o pão, as massas, os flocos, ; (5) as, os peixes e os ; (6) o e seus derivados, como o queijo, o iogurte,. As vitaminas desempenham no nosso corpo a função da atividade celular e alterações. As principais fontes alimentares de vitaminas são: de doenças, de (1) os produtos, como a couve, a cenoura, o tomate, o alho, ; (2) as, como a maçã, a laranja, a uva, a amêndoa, a noz, ; (3) as, como a ervilha, o feijão, a soja, o grão-de-bico, ; (4) os, e derivados, como o pão, as massas, os flocos, ; (5) as, os peixes e os ; (6) o e seus derivados, como o queijo, o iogurte,.

8 Conteúdo: Vitaminas: Classificação FICHA DE TRABALHO 5B complexo B vitamina E vitamina D Conteúdo: Vitaminas: Classificação FICHA DE TRABALHO 5B complexo B vitamina E vitamina D vitamina A vitamina K lipossolúveis vitamina A vitamina K lipossolúveis água gordura hidrossolúveis água gordura hidrossolúveis As vitaminas classificam-se em: (1) vitaminas, por serem solúveis na fígado, gema de ovo, cenoura, manga; a a óleos vegetais; a como nos espinafres e nos brócolos.. Exemplos: a, abundante no, nos peixes;, nos cereais integrais, sementes, frutos secos e, nos vegetais de folha verde-escura, (2) vitaminas, por serem solúveis na. Exemplos: as vitaminas do (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12), conhecidas como as vitaminas da energia, e a vitamina C, abundante nos citrinos. As vitaminas classificam-se em: (1) vitaminas, por serem solúveis na fígado, gema de ovo, cenoura, manga; a a óleos vegetais; a como nos espinafres e nos brócolos.. Exemplos: a, abundante no, nos peixes;, nos cereais integrais, sementes, frutos secos e, nos vegetais de folha verde-escura, (2) vitaminas, por serem solúveis na. Exemplos: as vitaminas do (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12), conhecidas como as vitaminas da energia, e a vitamina C, abundante nos citrinos.

9 Conteúdo: Minerais: Função Geral, Classificação e Fontes Alimentares FICHA DE TRABALHO 6 protetora iodo cálcio Conteúdo: Minerais: Função Geral, Classificação e Fontes Alimentares FICHA DE TRABALHO 6 protetora iodo cálcio potássio ferro microelementos potássio ferro microelementos macroelementos fósforo reguladora macroelementos fósforo reguladora Os minerais desempenham no nosso corpo a função Os minerais desempenham no nosso corpo a função da atividade celular e doenças, de alterações. Os minerais classificam-se em: de da atividade celular e doenças, de alterações. Os minerais classificam-se em: de (1) (cálcio, sódio, potássio e fósforo). (1) (cálcio, sódio, potássio e fósforo). O abunda no leite, ovos, hortaliças; O abunda no leite, ovos, hortaliças; o no leite, peixe, ovos, fígado, feijão; o no leite, peixe, ovos, fígado, feijão; o nas frutas, vegetais folhosos, batata. o nas frutas, vegetais folhosos, batata. (2) (ferro, cobre, iodo, zinco, manganês, cromo, (2) (ferro, cobre, iodo, zinco, manganês, cromo, selénio e flúor). O abunda no ovo, fígado, carnes selénio e flúor). O abunda no ovo, fígado, carnes vermelhas, leguminosas, vegetais folhosos; o peixe, crustáceos, leite, vegetais. no vermelhas, leguminosas, vegetais folhosos; o peixe, crustáceos, leite, vegetais. no

10 Conteúdo: Fibras Vegetais: Funções FICHA DE TRABALHO 7 bactérias reguladora fezes Conteúdo: Fibras Vegetais: Funções FICHA DE TRABALHO 7 bactérias reguladora fezes obstipação dos intestinos polissacarídeos obstipação dos intestinos polissacarídeos cancro protetora peristálticos cancro protetora peristálticos As fibras são que não são digeridos nem absorvidos. As fibras vegetais desempenham as funções: - do funcionamento ao estimularem os movimentos dos alimentos e. - de doenças tais como: (1) a, promovendo o trânsito dado amolecerem as, ao absorverem água, e aceleram o trânsito das fezes ao longo dos intestinos; (2) o, fazendo diminuir o tempo de contacto de substâncias cancerígenas com as células dos intestinos; (3) promoverem a proliferação nos intestinos de benéficas. As fibras são que não são digeridos nem absorvidos. As fibras vegetais desempenham as funções: - do funcionamento ao estimularem os movimentos dos alimentos e. - de doenças tais como: (1) a, promovendo o trânsito dado amolecerem as, ao absorverem água, e aceleram o trânsito das fezes ao longo dos intestinos; (2) o, fazendo diminuir o tempo de contacto de substâncias cancerígenas com as células dos intestinos; (3) promoverem a proliferação nos intestinos de benéficas.

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias,

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

O que são nutrientes?

O que são nutrientes? Os nutrientes O que são nutrientes? São substâncias utilizadas pelo metabolismo do organismo essenciais ao seu funcionamento; Os alimentos contêm nutrientes que o organismo não consegue sintetizar, assim

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

28/03/2016. Substâncias inorgânicas Substâncias orgânicas. Substâncias inorgânicas : água e sais minerais;

28/03/2016. Substâncias inorgânicas Substâncias orgânicas. Substâncias inorgânicas : água e sais minerais; Substâncias inorgânicas : água e sais minerais; Substâncias inorgânicas Substâncias orgânicas Substâncias orgânicas: lipídios, carboidratos, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos ( DNA e RNA); Propriedades

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Uma dieta alimentar variada é capaz de fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento do nosso organismo

Uma dieta alimentar variada é capaz de fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento do nosso organismo Nutrientes e suas funções Uma dieta alimentar variada é capaz de fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento do nosso organismo NUTRIENTE Substância absorvida e utilizada pelo organismo para

Leia mais

Aluno(a): Data: / / Turma: Proteínas

Aluno(a): Data: / / Turma: Proteínas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO Departamento de Ciências Exatas e da Natureza Disciplina: Ciências Professor: Felipe Lohmann Arend Aluno(a): Data: / / Turma: Proteínas Nutriente

Leia mais

BIOQUÍMICA. Profª Renata 9º ano / 2018

BIOQUÍMICA. Profª Renata 9º ano / 2018 BIOQUÍMICA Profª Renata 9º ano / 2018 Sais minerais Proteínas Estão presentes em pequenas quantidades nas células. Substâncias inorgânicas. São essenciais para o metabolismo. A carência de sais minerais

Leia mais

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OS NUTRIENTES TODA A SUBSTANCIA PRESENTE NA ALIMENTAÇÃO QUE PODE SER APROVEITADA PELO ORGANISMO HUMANO E DE OUTROS ANIMAIS PARA A MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES É DENOMINADA NUTRIENTES. DIGESTÃO É UMPROCESSO

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela ALIMENTOS E NUTRIENTES 8º ano Profª Daniela Os alimentos como veículos de nutrientes É Importante sabermos diferenciar o significado de alimento do nutriente. Alimentos são os produtos que ingerimos. Nutrientes

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Sopa Feriado 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Prato 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 ada 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sobremesa 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sopa Sopa de abóbora

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Almoço Semana de 2 a 6 de outubro de 2017 Sopa Sopa camponesa 1,3,5,6,7,8,12 718 171 5,3 29,5 1,7 3,2 0,5 0,4 Hambúrguer no forno c/ massa fusilli e salada mista 1,3,6,12 1466 350 16,1 29,3 1,8 18,7 8,0 0,8 Sopa

Leia mais

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes?

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes? Copyright 2014: Todos os direitos reservados Título: Saúde Oral e Alimentação Autores: Ana Lopes Pereira Cristina Sousa Ferreira Pedro Graça Rui Calado Design e Ilustrações: DEBUTSTRASS Lda. Editor: Direção-Geral

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dra. Helena Maia Nutricionista OBJECTIVOS Obesidade: Riscos, prevalências e tipos Nutrição / Nutrientes Roda dos Alimentos Alimentação Mediterrânica IMC Conclusão RISCOS RELACIONADOS

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Sopa Sopa de alho-francês 1,3,5,6,7,8,12 207 49 2,1 0,4 6,6 0,9 0,9 0,3 Bolonhesa de cavala 1,3,4,5,6 1038 246 7,7 0,4 26,7 1,1 17,0 0,4 ada ada de cenoura raspada 12

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Principais constituintes dos alimentos Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Nutrientes e seus constituintes GLÍCIDOS ou HIDRATOS DE CARBONO Função: O seu papel principal é fornecer a

Leia mais

Monômero. Dímero O P S. Polímero

Monômero. Dímero O P S. Polímero C H Monômero Dímero N O P S Polímero H 2 O Reação de síntese + H 2 O Síntese por desidratação Carboidratos São moléculas orgânicas ligadas ao fornecimento imediato de energia. Participam da composição

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj)

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj) Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 769 183 6,2 1,8 20,6 1,1 10,5 1,0 ada ada de cenoura

Leia mais

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO MACRONUTRIENTES I INTRODUÇÃO Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior frequência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio

Leia mais

ESCOLA C/ PE 1º CICLO REFEITÓRIO Semana de 3 a 6 de janeiro de 2017 Lanche

ESCOLA C/ PE 1º CICLO REFEITÓRIO Semana de 3 a 6 de janeiro de 2017 Lanche Semana de 3 a 6 de janeiro de 2017 2 Pão com banana 1 659 157 0,8 0,2 33,2 4,2 0,5 12,6 1 Cereais com leite 1,7,8 375 89 1,5 0,8 15,2 3,7 0,4 4,3 2 Pão com queijo e leite 1,3,7 448 107 3,7 0,7 12,5 5,9

Leia mais

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida.

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Com o corre-corre diário, comemos sem prestar muita atenção ao que compõe o nosso prato, ao longo das diversas

Leia mais

Suplementação. Introdução

Suplementação. Introdução Introdução Suplementação Suplemento alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como, vitaminas e minerais e, sais minerais. Mas o que são Suplementos Alimentares?

Leia mais

Tabela de Nutrientes do Centro Vegetariano

Tabela de Nutrientes do Centro Vegetariano Tabela de Nutrientes do Centro Vegetariano Composição média dos alimentos por 100 g de parte edível PRINCÍPIOS ENERGÉTICOS VITAMINAS MINERAIS Nutrientes Parte edível Calorias Proteínas Lípidos Glícidos

Leia mais

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos)

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos) Semana 1 com pão com bolacha Sopa de feijão-verde Massa à lavrador (c/vitela, tronchuda e feijão vermelho) Sopa de feijão branco e Tintureira/cação de cebolada (tomate e pimento) e batata cozida Pão (1/2)

Leia mais

Município de Valongo Semana de 26 a 30 de junho de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 26 a 30 de junho de 2017 Almoço Semana de 26 a 30 de junho de 2017 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 209 50 2,2 0,3 6,6 0,8 0,9 0,3 Esparguete à Bolonhesa com soja 1,3,6,12 1126 266 4,5 1,1 40,9 1,4 14,6 0,8 ada ada de tomate 12 428

Leia mais

Composição química. Profª Maristela. da célula

Composição química. Profª Maristela. da célula Composição química Profª Maristela da célula Compostos inorgânicos Água Sais minerais Compostos orgânicos Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos nucleicos Vitaminas Água Solvente universal Atua no transporte

Leia mais

Carboidrato. Curso: Farmácia 3º período Prof. Helder Braz Maia

Carboidrato. Curso: Farmácia 3º período Prof. Helder Braz Maia Carboidrato Curso: Farmácia 3º período Prof. Helder Braz Maia Introdução O que são os carboidratos? Conhecidos como hidratos de carbono, sacarídeos ou açúcares; São as biomoléculas mais abundantes na natureza.

Leia mais

Valor nutricional do mel na dieta mediterrânica

Valor nutricional do mel na dieta mediterrânica VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS APÍCOLAS Valor nutricional do mel na dieta mediterrânica Duarte Torres Caramulo 16 de Junho 2012 dupamato@fcna.up.pt dieta do gredo diaita regime alimentar modo de vida Todas as

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Sopa Sopa de nabiças 1,3,5,6,7,8,12 144 34 1,8 0,3 3,5 0,8 0,7 0,2 Febras de porco estufadas c/ arroz de ervilhas e salada de 765 182 5,2 1,2 20,9 0,3 12,6 0,3 alface

Leia mais

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos 2018-06-06 17:06:52 O consumo de vitaminas é crucial à sobrevivência, uma vez que auxiliam vários processos do nosso corpo e são fundamentais

Leia mais

Almoço pão de mistura com queijo fiambre de aves (leite, soja); pão Sopa creme de legumes [alho francês, couve flor, feijão verde e cenoura]

Almoço pão de mistura com queijo fiambre de aves (leite, soja); pão Sopa creme de legumes [alho francês, couve flor, feijão verde e cenoura] Escolas EB 1 e Jardins-de-Infância 3 Semana de 1 a 5 de Abril de 2019 ; pão Sopa creme de legumes [alho francês, couve flor, feijão verde e cenoura] 3,5 14,5 5,2 1,3 0,2 0,2 84,0 alface, cenoura e tomate

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO Ciências Naturais, 6º Ano Escola: Nome: Turma: N.º: Aula n.º: Conteúdo: Alimentação Saudável Data: / / FICHA DE TRABALHO Para cada questão, assinala a ou as opções corretas. ❶ A alimentação é saudável

Leia mais

ESTUDO DOS NUTRIENTES. Nutrientes. São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo, são eles:

ESTUDO DOS NUTRIENTES. Nutrientes. São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo, são eles: NECESSIDADES NUTRICIONAIS TURMA 34 PASTA 12 PROF. Natália Drago Azevedo ESTUDO DOS NUTRIENTES Nutrientes São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo, são eles:

Leia mais

13 Alimentos para Controlar o Colesterol

13 Alimentos para Controlar o Colesterol Introdução Capitulo 1 Legumes Capítulo 2 Abacates Capítulo 3 Nozes e Amêndoas Capítulo 4 Peixes Capítulo 5 Grãos Integrais Capítulo 6 Frutas e Bagas Capítulo 7 Chocolate escuro e Cacau Capítulo 8 Alho

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Município de Valongo Ovolactovegetariana Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Ovolactovegetariana Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Sopa Sopa de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Bolonhesa de soja 1,3,6 Arroz com feijão encarnado, cogumelos, brócolos e abóbora Salada Salada de alface Sopa Sopa

Leia mais

Boas fontes alimentares: - leite e lacticínios, vegetais de folha verde, ovos, ervilhas e feijão secos, nozes, ostras e camarão, citrinos.

Boas fontes alimentares: - leite e lacticínios, vegetais de folha verde, ovos, ervilhas e feijão secos, nozes, ostras e camarão, citrinos. Minerais Os minerais são elementos químicos inorgânicos e são necessários ao nosso organismo em pequenas quantidades, devendo ser obtidos a partir dos alimentos. Enquanto que o carbono, hidrogénio, oxigénio

Leia mais

Município de Valongo Semana de 10 a 14 de setembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 10 a 14 de setembro de 2018 Almoço Semana de 10 a 14 de setembro de 2018 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 769 183 6,2 1,8 20,6 1,1 10,5 1,0 ada ada de

Leia mais

Fundação CEBI Intolerantes ao glúten Semana de 2 a 6 de julho de 2018

Fundação CEBI Intolerantes ao glúten Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Sopa Creme ervilhas 367 127 30,3 4,4 10,7 2,4 0,0 0,9 Prato Arroz de aves 1095 262 13,7 2,4 22,1 11,9 0,1 0,0 Sopa Sopa de couve-flor 557 420 42,1 6,0 8,8 1,3 0,0 0,5 Prato

Leia mais

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância.

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância. Nas sociedades tradicionais, a alimentação é utilizada como componente fundamental da manutenção e recuperação da saúde, através de um código rigoroso de escolha e combinação de alimentos. Nas sociedades

Leia mais

CABOIDRATOS, FIBRAS, LIPÍDEOS, PROTEÍNAS E ÁGUA

CABOIDRATOS, FIBRAS, LIPÍDEOS, PROTEÍNAS E ÁGUA CABOIDRATOS, FIBRAS, LIPÍDEOS, PROTEÍNAS E ÁGUA ÁGUA É o componente majoritário dos seres vivos; Na carne pode chegar a 70% e nas verduras até 95%; É o solvente universal; Desempenha diversas funções:

Leia mais

ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M

ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M - 2013-2016 Por 1º.TEN.AER. Lang. Em 2004 2013 está chegando! 20 OBJETIVO Apresentar elementos relacionados com alimentação que contribuem para hábitos saudáveis, a serem praticados

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF BIOQUÍMICA Profª Renata 9º ano / 2019 Estão presentes em pequenas quantidades nas células. Substâncias inorgânicas.

Leia mais

Descobre tudo sobre um...

Descobre tudo sobre um... Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010 Descobre tudo sobre um... PEQUENO-ALMOÇO PORQUÊ? Porque, após uma noite de sono, em que estivemos várias horas

Leia mais

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram.

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram. A RODA DOS ALIMENTOS VARIAR OS PRAZERES Se não é completamente verdade que as cenouras fazem os olhos bonitos, também não é completamente mentira As cenouras contêm um tipo de (pró)-vitamina que faz muito

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 5 a 9 de março de Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 5 a 9 de março de Almoço Semana de 5 a 9 de março de 2018 Sopa Sopa de espinafres 1,3,5,6,7,8,12 167 40 0,8 4,0 0,8 2,2 0,3 0,3 Chili de carne de vaca feijão, tomate e pimento c/ arroz 2465 588 27,3 76,8 1,4 18,5 4,9 0,6 e salada

Leia mais

SABES O QUE ESTÁS A COMER?

SABES O QUE ESTÁS A COMER? SABES O QUE ESTÁS A COMER? Interpretar RÓTULOS de produtos alimentares Conhecer os INGREDIENTES dos PRODUTOS ALIMENTARES Descobrir o significado de DDR Saber a diferença entre produto alimentar MAGRO e

Leia mais

EBS TOMÁS DE BORBA 1º Ciclo Semana de 14 a 15 de setembro de 2017 Almoço

EBS TOMÁS DE BORBA 1º Ciclo Semana de 14 a 15 de setembro de 2017 Almoço Semana de 14 a 15 de setembro de 2017 Sopa Cenoura com lentilhas 615 232 5 0 24 5 0.3 1.7 Hamburguers estufadas com cenoura + esparguete cozido 1,3,6,7,10,12 503 245 12 3 8 26 0.4 0.6 Sexta Sopa Creme

Leia mais

CENTRO ESCOLAR DE NISA REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de maio de 2017 Almoço

CENTRO ESCOLAR DE NISA REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de maio de 2017 Almoço Semana de 8 a 12 de maio de 2017 Figurinhas de peixe c/ arroz de cenoura e brócoloa cozidos 1,2,3,4,5,6,7,9,12,14 1133 271 12,0 1,5 34,2 1,1 5,8 1,0 Sopa Creme cenoura 1,3,5,6,7,8,12 227 54 1,7 0,3 8,6

Leia mais

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO)

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos x Nutrientes? Água Minerais Carboidratos Alimentos Vitaminas?Compostos

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

NUTRIENTES. Classificam-se em: Orgânicos & Inorgânicos

NUTRIENTES. Classificam-se em: Orgânicos & Inorgânicos NUTRIENTES NUTRIENTES Classificam-se em: Orgânicos & Inorgânicos ORGÂNICOS >>> CARBOIDRATOS Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio e estão relacionados

Leia mais

1. A importância da alimentação

1. A importância da alimentação Manual Projeto Desafios Ed. Santillana Página 17 Alimentos como veículo de nutrientes 1. A importância da alimentação O organismo humano é constituído por diferentes materiais. Esses materiais são fornecidos

Leia mais

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Sopa Creme de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,9,12 Prato Hambúrguer de aves com esparguete e salada de cenoura raspada 1,2,3,4,6,7,9,10,12 Sobremesa Frutas da

Leia mais

Município de Valongo Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Sopa Sopa de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,12 167 40 1,8 0,3 4,7 0,6 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 806 191 5,7 1,7 24,2 1,6 10,0 0,9

Leia mais

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Macedónia de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Esparguete à bolonhesa com salada de alface, cenoura e milho 1,3 Bolonhesa de soja 1,3,6 camponesa 1,3,5,6,7,8,12 Salmão lascado com

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período - 2012 1) Segundo documento da Unicef, 250 mil crianças por ano perdem a visão por falta de uma vitamina;

Leia mais

ESCOLAS C.M.ODIVELAS REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço

ESCOLAS C.M.ODIVELAS REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço ESCOLAS C.M.ODILAS Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 - Segunda Líp. AG Sat. (kcal) Leite simples, pão de sementes com queijo flamengo 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 508 121 3,7 1,8 14,8 3,3 6,0 0,2

Leia mais

MUNICIPIO DA LOUSÃ ALMOÇO Semana de 1 a 2 de dezembro de 2016

MUNICIPIO DA LOUSÃ ALMOÇO Semana de 1 a 2 de dezembro de 2016 Semana de 1 a 2 de dezembro de 2016 Sopa 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Feriado 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sobremesa 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sopa Couve portuguesa e grão 1,3,5,6,7,8,12 836 200 12,3 1,8

Leia mais

ESCOLA C/ PE 1º CICLO REFEITÓRIO Semana de 3 a 6 de janeiro de 2017 Almoço

ESCOLA C/ PE 1º CICLO REFEITÓRIO Semana de 3 a 6 de janeiro de 2017 Almoço Semana de 3 a 6 de janeiro de 2017 Sopa Sopa legumes 1,3,5,6,7,8,12 187 45 1,1 0,2 7,3 1,2 0,1 1,2 Massada de atum 1,3,4,5,6 883 211 9,5 0,8 14,0 17,1 0,8 0,3 Sopa Sopa espinafres c/ grão 1,3,5,6,7,8,12

Leia mais

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL A rotulagem dos alimentos é obrigatória e essencial para que o consumidor possa fazer as melhores escolhas. Dada a entrada de novas marcas

Leia mais

Município de Valongo Semana de 18 a 22 de dezembro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 18 a 22 de dezembro de 2017 Almoço Semana de 18 a 22 de dezembro de 2017 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Prato Hambúrguer de vaca no forno com esparguete 1,3,6,12 742 176 5,2 2,0 15,6 0,8 16,4 0,5 ada ada

Leia mais

Menu Semanal - Berçário e 1 ano 28/8 a 1 de Setembro

Menu Semanal - Berçário e 1 ano 28/8 a 1 de Setembro 28/8 a 1 de Setembro Sopa de Introdução /1º Grupo Espinafres Massada de peixe (pescada) com cenoura ao natural Massada de peixe (pescada, abrótea e maruca) com cenoura e feijão-verde ao natural Pão com

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano A Alimentação e os nutrientes 02/10/2017 Millene Crocciari: R.A. 201505064 Aline Zago: R.A. 201505002 Ana Júlia Moro: R.A.

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica. Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas Parte 1. Prof. Giselle Blois

QUÍMICA. Química Orgânica. Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas Parte 1. Prof. Giselle Blois QUÍMICA Química Orgânica Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas Parte 1 Prof. Giselle Blois GLICÍDIOS Também conhecidos como açúcares, samarídeos, carboidratos ou hidratos de carbono, (do grego glicos,

Leia mais

Menu Semanal - Pré escolar 2 a 6 de Outubro

Menu Semanal - Pré escolar 2 a 6 de Outubro 2 a 6 de Outubro (kj) Saturados Açúcares Sopa Sopa de espinafres e grão de bico 448 107 2,5 0,3 2,0 0,2 Paellha à CNM 466 111 1,0 0,2 3,4 0,3 da Tarde Pão com queijo e fruta (banana) 670 160 1,7 0,8 16,2

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DA LOUSÃ. Semana de 1 a 2 de junho de 2017 Almoço

CÂMARA MUNICIPAL DA LOUSÃ. Semana de 1 a 2 de junho de 2017 Almoço Semana de 1 a 2 de junho de 2017 Sopa Canja galinha 1,3 981 234 2,2 0,5 35,6 0,0 17,0 0,6 Hamburguer c/ batata frita e salada 1,5,6,7,12 597 143 6,8 0,4 12,4 0,3 7,9 0,0 Sobremesa Mousse chocolate 3,7,8,12

Leia mais

A Química da Vida. Gabriela Eckel

A Química da Vida. Gabriela Eckel A Química da Vida Gabriela Eckel Água A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por

Leia mais

Manual Projeto Desafios Ed. Santillana. Revista em 3 /10/2013. Página 17. Alimentos como veículo de nutrientes

Manual Projeto Desafios Ed. Santillana. Revista em 3 /10/2013. Página 17. Alimentos como veículo de nutrientes Manual Projeto Desafios Ed. Santillana Revista em 3 /10/2013 Página 17 Alimentos como veículo de nutrientes 1. A importância da alimentação O organismo humano é constituído por diferentes materiais. Esses

Leia mais

MUNICIPIO DA LOUSÃ. Semana de 1 a 1 de abril de 2016 Almoço

MUNICIPIO DA LOUSÃ. Semana de 1 a 1 de abril de 2016 Almoço Semana de 1 a 1 de abril de 2016 Sopa Lombarda 1,3,5,6,7,8,9,12 737 176 11,4 1,7 15,6 2,4 0,6 2,1 Ranchinho ( carne, grão, massa e couve branca) 1,3,6,7,9,10,12 836 200 9,0 2,4 16,1 13,2 0,7 1,3 A sua

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL ODIVELAS - VEGETARIANA REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço

CÂMARA MUNICIPAL ODIVELAS - VEGETARIANA REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço CÂMARA MUNICIPAL ODILAS - GETARIANA Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 - Segunda (kcal) Bebida vegetal, pão sementes com creme vegetal 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 467 111 3,5 0,9 14,7 4,3 4,0 0,1

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Almoço De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Segunda Sopa Sopa de repolho 1,3,5,6,7,8,9,12 151 36 1,6 0,3 4,6 0,3 0,7 0,2 Almôndegas de aves estufadas com molho

Leia mais

*.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 8,* *.(./(.*,& -&, "!% "!% "!% "!% "#$%"#&% "!% "!% 0 2/ /4 0/ 1/ /0 0/ -&, "!% "!% "!% "!% 02 0 / / 1/ / /1 /4

*.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 8,* *.(./(.*,& -&, !% !% !% !% #$%#&% !% !% 0 2/ /4 0/ 1/ /0 0/ -&, !% !% !% !% 02 0 / / 1/ / /1 /4 ! 5, 8 8* 9* *.(.(.*,& *! ///0/1//2/3/4/////0 *.(.(6.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 *&&*.(./(.*,& *! ///0/1//2/3/4/////0 *.(./(.*,& & ///0/1//2/3/4/////0 *.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 0 2/ /4 0/ 1/

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

Sopa Creme de legumes ,2 12,1 1,7 3,5 2,6 FT. Segunda-Feira

Sopa Creme de legumes ,2 12,1 1,7 3,5 2,6 FT. Segunda-Feira Segunda-Feira Semana 09/11/2015 a 13/11/2015 Sopa Creme de legumes 533 127 8 1,2 12,1 1,7 3,5 2,6 Filetes de pescada crocantes no forno com arroz de ervilhas ervilhas, beterraba e Feijão Verde Sobremesa

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 9,12 196 47 1,3 0,2 7,5 0,6 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3,5,6 923 221 9,7 3,1 19,8

Leia mais

Ficha Técnica ARROZ DE PATO. Ingredientes

Ficha Técnica ARROZ DE PATO. Ingredientes ARROZ DE PATO Arroz (67%), pato desfiado (27%), água,cebola, azeite, vinho branco (SULFITOS), chouriço [carne e gordura de suíno, vinho (SULFITOS), pimentão, sal, alho, dextrose, dextrina, fécula de batata,

Leia mais

FUNDAÇÃO CEBI Intolerantes ao glúten Semana de 3 a 7 de dezembro de 2018

FUNDAÇÃO CEBI Intolerantes ao glúten Semana de 3 a 7 de dezembro de 2018 Semana de 3 a 7 de dezembro de 2018 Sopa Sopa juliana 275 66 2,2 0,3 9,7 1,6 0,2 2,4 Cozido simples 559 132 2,1 0,4 10,8 7,5 0,2 0,9 Sopa Sopa cenoura com grão 584 139 3,1 0,4 21,3 6,0 0,2 2,4 Arroz de

Leia mais

FLORINHAS DO VOUGA Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Almoço

FLORINHAS DO VOUGA Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Almoço Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Sopa Sopa de abóbora com peru 4 Peru assado com esparguete e salada 1,3,12 Dieta Peru assado ao natural com esparguete e salada 1,3,5,6,12 Sopa Juliana de legumes com

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Almoço Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 12 196 47 1,3 0,2 7,5 1,0 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3 898 215 8,9 3,0 20,0 1,6 13,1

Leia mais

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco.

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. PROTEÍNAS São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. Classificação: Proteínas simples e Proteínas conjugadas. - Proteínas simples

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DAS CAPELAS EMENTA VEGETARIANA Semana 1 Almoço

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DAS CAPELAS EMENTA VEGETARIANA Semana 1 Almoço Semana 1 Sopa Creme de cenoura e lentilhas 137,8 6,8 3,6 0, 19,3 2,9 5,7 Bolonhesa de soja com cogumelos, esparguete e salada de legumes 1,3,6 766,3 2,5 33,1,2 7,6 7, 17, Sopa Juliana de legumes 95,1 2,

Leia mais

Biblioteca da Universidade de Coimbra

Biblioteca da Universidade de Coimbra Escolas EB 1 e Jardins-de-Infância 8 Semana de 1 a 5 de Julho de 2019 Sopa de cenoura pão (glúten); manteiga 2,1 14,1 5,3 1,1 0,2 0,3 75,5 almôndegas estufadas [carne de vaca] com massa esparguete (aipo);

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Almoço Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Sopa Sopa de repolho 1,3,5,6,7,8,9,12 151 36 1,6 0,3 4,6 0,3 0,7 0,2 Almôndegas de vaca estufadas com molho de tomate e esparguete salteado 1,3,6,9,12 715 171 5,3 1,5

Leia mais

Município de Valongo Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Sopa Sopa de abóbora 1,3,5,6,7,8,12 229 55 1,7 0,3 6,8 0,5 2,8 0,3 Sonhos de bacalhau com arroz branco 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13,14 1651 396 24,2 2,9 39,6 0,6 4,2 1,1

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

Sopa Couve branca ,2 1,2 12 2,1 3,7 2,1 FT. Segunda-Feira. Empadão de atum com arroz e crosta de ovo. Prato e Vegetais

Sopa Couve branca ,2 1,2 12 2,1 3,7 2,1 FT. Segunda-Feira. Empadão de atum com arroz e crosta de ovo. Prato e Vegetais Semana 04/01/2016 a 08/01/2016 Segunda-Feira Sopa Couve branca 550 131 8,2 1,2 12 2,1 3,7 2,1 Empadão de atum com arroz e crosta de ovo Feijão verde, pimento e cenoura 749 179 6 Sobremesa Fruta da época

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Creche Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Creche Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 9,12 163 39 1,6 0,2 5,1 0,7 0,9 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3 811 194 8,6 2,7 17,4 1,7

Leia mais

/belan.biologia. /fbelan. Carboidratos. Prof. Fernando Belan - CMCG

/belan.biologia. /fbelan. Carboidratos. Prof. Fernando Belan - CMCG /belan.biologia /fbelan Carboidratos Prof. Fernando Belan - CMCG Carboidratos Também chamados de glicídios, glucídios, açúcares e hidratos de carbono. São compostos por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Sopa Sopa de nabiças 1,3,5,6,7,8,12 144 34 1,8 0,3 3,5 0,8 0,7 0,2 Febras de porco estufadas c/ arroz de ervilhas e salada 765 182 5,2 1,2 20,9 0,3 12,6 0,3 de alface

Leia mais