O Ensino da Leitura. A aprendizagem de estratégias de compreensão e de interpretações textuais. Formador Residente, Maurício Ferreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Ensino da Leitura. A aprendizagem de estratégias de compreensão e de interpretações textuais. Formador Residente, Maurício Ferreira"

Transcrição

1 O Ensino da Leitura A aprendizagem de estratégias de compreensão e de interpretações textuais. Formador Residente, Maurício Ferreira

2 Compreensão da leitura Ler é compreender, obter informação, aceder ao significado do texto. A primeira condição para uma boa leitura é realizar com, destreza, a tarefa de reconhecer palavras escritas (decifração). A seguir, tal como na oralidade, é realizar a tarefa de extrair o significado da mensagem (compreensão).

3 Aprendizagem da leitura De acordo com a investigação das últimas décadas, a eficácia da aprendizagem da leitura depende: 1. Ensino eficiente da decifração; 2. Ensino explícito de estratégias para a compreensão de textos e 3. Contacto frequente com boa literatura.

4 Ensino da compreensão de textos Determinantes na fluência na compreensão de textos Fluência na leitura de textos Compreensão da leitura Reconhecime nto automático da palavra Conhecimen to da língua Experiência individual de Leitura Experiência e conheciment o do Mundo consciência Fonológica Correspondência som / letra (princípio alfabético) reconhecimento global das palavras desenvolviment o linguístico: estrutura da língua; léxico reflexão sobre a língua conhecimento do tema estratégias de abordagem do texto (automonitorizaç ão da compreensão) riqueza de experiências interiorizadas Elaboração verbal do vivenciado Domínios de intervenção do ensino

5 Factores que determinam a fluência na compreensão de textos. Compreensão da leitura Reconhecimento automático da palavra Conhecimento da língua Experiência da leitura Experiência e Conhecimento do Mundo. Consciência fonológica. Correspondência Som/letra. Reconhecimento global de palavras. Conhecimento linguístico: léxico e estrutura. Reflexão sobre a língua: consciência sintáctica, morfológica, lexical, discursiva Conhecimento do tema. Estratégias de abordagem do texto (auto - monitorização da compreensão) Riqueza de experiências interiorizadas. Elaboração verbal do vivenciado.

6 Domínios de intervenção do ensino: o reconhecimento automático da palavra Reconhecimento Automático da palavra Consciência fonológica Correspondência som/letra Reconhecimento global de palavras

7 Domínios de intervenção do ensino: conhecimento da língua. O conhecimento da língua Desenvolvimento Linguístico: Estrutura da língua léxico Reflexão sobre a Língua (consciências diversas)

8 Domínios de intervenção do ensino: experiência individual de leitura Experiência individual de leitura Conhecimento do tema Estratégias de Abordagem do texto (auto monitorização da compreensão)

9 Domínios de intervenção do ensino. Experiência e conhecimento do Mundo. Experiência e Conhecimento Mundo Riqueza de experiências interiorizadas Elaboração verbal do vivenciado.

10 Descritores de leitura no final do 1º. ciclo. Apreender o sentido global de um texto; Identificar o tema central e aspectos acessórios; Distinguir entre ficção/não ficção; causa/efeito; Facto/opinião Localizar informações específicas e usá-las para cumprir instruções; Sintetizar partes de um texto; Reconhecer os objectivos do escritor; Compreender inferências, mobilizando informações textuais implícitas e explícitas e conhecimentos exteriores ao texto. Relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto.

11 Descritores de leitura no final do 1º. ciclo. Extrair conclusões do que foi lido; Seguir instruções escritas para realizar uma acção; Inferir o significado de uma palavra desconhecida com base na estrutura interna e no contexto; Utilizar estratégias de monitorização da compreensão; Ler autonomamente pequenas obras integrais adequadas ao interesse da faixa etária em questão.

12 Tipos de Textos Tipos de textos Informativos (artigos temáticos, notícias ). Ficção narrativa (histórias, textos de teatro ). Poesia Textos com instruções (receitas, instruções para acção ). Biografias Objectivos intencionais de compreensão da leitura Obter informação sobre a vida e sobre o mundo natural e social Usufruir do prazer da leitura recreativa. Usufruir prazer, alimentar o gosto pela sonoridade e poder da linguagem poética e simbólica. Realizar algo de acordo com procedimentos sequenciais enunciados. Aprender sobre a vida de alguém. Textos epistolares (cartas pessoais, recados, s ). Listagens (texto não compositivo). Estabelecer contacto com alguém, partilhar acontecimentos e emoções. Aceder a informação organizada por categorias.

13 Estratégias de automonitorização da leitura. O ensino da compreensão de textos implica que as crianças sejam familiarizadas com tipos variados de textos e lhe sejam ensinadas estratégias gerais de automonitorização da leitura e específicas para abordagem de cada tipo textual.

14 O ensino da compreensão de textos. Ensinar a compreender é ensinar explicitamente estratégias para abordar um texto. Estas estratégias ocorrem antes, durante e após a leitura de textos.

15 Antes da leitura: o que o professor deve fazer. Explicitar o objectivo da leitura do texto; Activar o conhecimento anterior sobre o tema; Antecipar conteúdos com base no título, nas imagens, no índice do livro, isto é, naquilo que possa ser relevante para a curiosidade e compreensão do aluno.

16 Antes da leitura: o que o professor deve fazer. Filtrar o texto para encontrar chaves contextuais (indícios gráficos e marcas tipográficas). Em presença destes estímulos o aluno poderá questionar-se e preencher a seguinte lista de verificação:

17 Roteiro possível, antes da leitura Para que vou ler este texto? - Para aprender sobre - Para fazer O que já sei sobre isto? O que é que o título e/ou as imagens me fazem lembrar? Que informações posso retirar do índice?

18 Roteiro possível, antes da leitura Que pistas posso encontrar no texto? Parece uma receita? uma peça de teatro? uma história divertida

19 Lista de autoverificação para antes da leitura. Sim Não Sei para que vou ler? Percebi, pelo título, qual é o assunto do texto? Revi o que já sei sobre o assunto?

20 Durante a Leitura Fazer uma leitura selectiva; Criar uma imagem (mapa mental) do que foi lido (associações, experiências sensoriais cheiros, sabores sentimentos ); Sintetizar à medida que se avança na leitura do texto.

21 Durante a leitura Adivinhar o significado de palavras desconhecidas. Se necessitar, usar materiais de referência (dicionários, enciclopédias ); Sublinhar e tomar notas durante a leitura; Parafrasear partes do texto.

22 Roteiro possível, durante a leitura O que tenho de ler devagar e com muita atenção? O que posso ler mais depressa? O que não preciso de ler? O que tenho de reler? Ex.: Texto Programação da TV

23 Roteiro possível, durante a leitura De que imagens me lembro quando leio o texto? Do sabor doce amargo. Do calor do Verão do frio do Inverno. o Qual a informação mais importante deste parágrafo? Como posso dizer a informação importante em poucas palavras.

24 Roteiro possível, durante a leitura Como é que descubro o significado da palavra? O que é que a palavra me faz lembrar (associação de ideias)? Que pistas posso encontrar, se ler o que está antes e depois da palavra? Não percebo bem esta palavra, onde posso procurar o seu significado?

25 Roteiro possível, durante a leitura Quero saber mais sobre este assunto, onde posso procurar mais informação? Como posso dizer o mesmo que o autor, usando outras palavras? Exemplo: Veio a noite e quando o Sol nasceu o grão-vizir olhou em redor e não foi capaz de descobrir um único dos quatrocentos camelos. De manhã, o grão-vizir não viu nenhum camelo.

26 Roteiro possível, durante a leitura Que informação devo salientar (sublinhando ou colocando notas ao lado do texto) para mais facilmente me lembrar ou localizar mais tarde?

27 Depois da leitura Formular questões sobre o lido e tentar responder; Confrontar as previsões feitas com o conteúdo do texto; Discutir com os colegas o lido; Reler.

28 Roteiro possível, depois da leitura O que aprendi com o texto? Quais são as ideias mais importantes do texto? Exemplo : Texto, A conservação do panda gigante - Existem poucos pandas vivos - Os pandas tiveram de fugir das florestas porque os homens cortaram as árvores Como posso dizer em poucas palavras a mensagem do texto?

29 Roteiro possível, depois da leitura. É preciso ter cuidado e proteger os pandas para não desaparecerem. As minhas previsões sobre o conteúdo do texto estavam correctas? Não, porque eu pensava que o panda vivia na neve dos pólos. O que acho importante perguntar aos meus colegas sobre o texto?

30 Roteiro possível, depois da leitura. O que acho importante dizer aos meus colegas sobre o texto? Que partes do texto devo voltar a ler para tentar perceber melhor? O segundo parágrafo. Que partes do texto devo voltar a ler porque são importantes? O terceiro parágrafo.

31 Roteiro possível, depois da leitura Juntando a informação do texto com o que já sabia, o que sei agora sobre o assunto? Que os pandas são animais que é preciso proteger Que os pandas são animais que é preciso proteger porque estão em vias de extinção.

32 Rotinas de auto-questionamento A interiorização de rotinas de autoquestionamento torna mais eficaz a auto-verificação da compreensão da leitura. Desta forma, elaborou-se uma lista de auto-verificação para depois da leitura, que não ambiciona ser modelo, apenas sugestão.

33 Lista de autoverificação para depois da leitura Compreendi o sentido global do texto? Sim Não Consigo dizer o que aprendi com este texto? Percebi todas as palavras do Texto? Aprendi palavras novas com o texto? Tomei notas sobre algumas partes do texto? Já reli o texto? Fiquei com vontade de saber mais sobre o assunto do texto? Apetece-me falar do texto que li a alguém?

Unidade Didáctica de Língua Portuguesa

Unidade Didáctica de Língua Portuguesa Unidade Didáctica de Língua Portuguesa Sentidos e Sentimentos A Ovelhinha que Veio Para o Jantar. Unidade Didáctica EB S. Tiago 2010 Unidades Disciplinares UNIDADES DISCIPLINARES Esta UD durará uma semana

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS Planificação Anual / Mensal 2º ANO 2014/2015 Agrupamento PARA O de Escolas Piscinas - Olivais PLANIFICAÇÃO ANUAL / MENSAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1.º PERÍODO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO COMPREENSÃO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

Planificação 1º e 2º anos

Planificação 1º e 2º anos Planificação 1º e 2º anos 1º e 2º anos Compreensão do oral Descritores de Desempenho Escutar para aprender e construir conhecimento(s) Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se

Leia mais

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos

Português. 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Português 1º Período Mês Competência Descritores de Desempenho Conteúdos Setembro Prestar atenção ao que ouve de modo a cumprir instruções. Manifestar sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS* 4º Ano de escolaridade Domínios Descritores de desempenho Meses ORALIDADE COMPREENSÃO DO ORAL Escutar

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º Ano Turmas A e B

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º Ano Turmas A e B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º Ano Turmas A e B COMPETÊNCIAS GERAIS CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS - 2º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Português

Leia mais

Promover a Velocidade de Leitura e a Compreensão Leitora em Alunos do 4º Ano

Promover a Velocidade de Leitura e a Compreensão Leitora em Alunos do 4º Ano 1754 Promover a Velocidade de Leitura e a Compreensão Leitora em Alunos do 4º Ano Célia Silva 1 & Sara Almeida 1 1 Divisão de Educação e Formação Câmara Municipal de Matosinhos No 1º ciclo do ensino básico

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/2010 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Conhecimento Explícito da Língua. Escrita EXPRESSÃO ORAL. Compreensão do Oral. Leitura. Elaborado por: Filomena Lemos

Conhecimento Explícito da Língua. Escrita EXPRESSÃO ORAL. Compreensão do Oral. Leitura. Elaborado por: Filomena Lemos EXPRESSÃO ORAL Conhecimento Explícito da Língua Compreensão do Oral Elaborado por: Filomena Lemos 18-06 - 2010 1 APRESENTAÇÃO 1. Nome da Sequência: Um escritor na escola 2. Contexto/projecto: Visita à

Leia mais

Sumário. 1. Compreensão da leitura. 2. Ensino da Escrita

Sumário. 1. Compreensão da leitura. 2. Ensino da Escrita Fátima Santos Lúcia Lopes Marisa Costa 10 de julho de 2013 Sumário 1. Compreensão da leitura Componentes da compreensão leitora Determinantes da fluência na compreensão de textos Condicionantes da compreensão

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º Ano 2011/2012. Compreensão do oral. Expressão oral. Leitura

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º Ano 2011/2012. Compreensão do oral. Expressão oral. Leitura 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º Ano 2011/2012 COMPETÊNCIAS GERAIS CG1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais Português 1º Ano Página 1 de 18 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora COMPETÊNCIAS GERAIS Relacionar as dimensões da aprendizagem e os princípios éticos que regulam o saber e a interação com os outros. Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar oralmente e por

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Língua Portuguesa do 1ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

2º ano Planificação do 1º período Português

2º ano Planificação do 1º período Português Unidade 1 - Setembro 2º ano Planificação do 1º período Português Domínio Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Leitura 1. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Conhecer

Leia mais

Março 2010 Filomena Lemos

Março 2010 Filomena Lemos Março 2010 Filomena Lemos Entende-se por leitura o processo interactivo que se estabelece entre o leitor e o texto, em que o primeiro apreende e reconstrói o significado ou os significados do segundo.

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

Planificação Modular de Português

Planificação Modular de Português /Competências transversais a diversos módulos a abordar ao longo do ano: Mobilizar conhecimentos prévios. Compreender enunciados orais e escritos Expressar-se oralmente e por escrito com correcção e clareza,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA PLANIFICAÇÃO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA PLANIFICAÇÃO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA PLANIFICAÇÃO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano - CEF Ano Letivo de 2012/2013 Módulo 15 Textos de Teatro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente Competências transversais: Duração

Leia mais

Escola Básica da Senhora da Hora. 5º ano Sequência Didáctica Língua Portuguesa Ano lectivo 2011/2012. Tipologia Textual - O Texto Poético.

Escola Básica da Senhora da Hora. 5º ano Sequência Didáctica Língua Portuguesa Ano lectivo 2011/2012. Tipologia Textual - O Texto Poético. Escola Básica da Senhora da Hora 5º ano Sequência Didáctica Língua Portuguesa Ano lectivo 2011/2012 ipologia extual - O exto Poético explícito da língua Compreensão do oral Leitura Escrita Expressão oral

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 JOSÉ CARDOSO PIRES. Cursos de Educação e Formação

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 JOSÉ CARDOSO PIRES. Cursos de Educação e Formação Conteúdos temáticos ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 JOSÉ CARDOSO PIRES Cursos de Educação e Formação PORTUGUÊS Tipo 2 - PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 128 blocos (2 anos) Ano letivo 2014/2015 Competências e Procedimentos

Leia mais

Jardim-Escola João de Deus 1.º Ano [PLANIFICAÇÃO ANUAL Metas Curriculares] Planificação: Metas Curriculares do Português

Jardim-Escola João de Deus 1.º Ano [PLANIFICAÇÃO ANUAL Metas Curriculares] Planificação: Metas Curriculares do Português Planificação: Metas Curriculares do Português Domínio Objetivos gerais Descritores de Desempenho Conteúdos programáticos Oralidade 1. Respeitar regras da interação discursiva. 2. Escutar discursos breves

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018)

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação incidirá no desempenho

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014/2015 DISCIPLINA: PORTUGUÊS CURSOS PROFISSIONAIS ANO: 12º Competências Gerais Professoras: Fátima

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017 Nº de aulas/horas previstas: 1º período: 104h 2º período: 104h 3º período: 80h Nº de dias previstos: 1º período: 63 dias 2º período:

Leia mais

Novo Programa de Português do Ensino Básico SD2_ANOS1/2. Quando for grande quero ser... 1.º ano

Novo Programa de Português do Ensino Básico SD2_ANOS1/2. Quando for grande quero ser... 1.º ano Quando for grande quero ser... 1.º ano 1 Apresentação 1. Nome da sequência: Quando for grande quero ser... 2. Ano de escolaridade: 1.º ano/ 2.º ano 3. Duração estimada: 1 semana 4. Competências: (Cf. Roteiro)

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 PORTUGUÊS- 2ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 PORTUGUÊS- 2ºANO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 PORTUGUÊS-

Leia mais

Programa de Português do Ensino Básico

Programa de Português do Ensino Básico Programa de Português do Ensino Básico António Marcelino Fernandes Abraveses, 6 e 7 de setembro de 2011 Sumário: 2 Aprofundamento de conhecimentos sobre cada uma das 5 competências linguístico-comunicativas,

Leia mais

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016-2017 PORTUGUÊS - 1 º ANO Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho Oralidade Interação discursiva Compreensão e expressão 1. Respeitar regras da interação

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Português 6º Ano 1º Período Domínios de Referência. Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Português 6º Ano 1º Período Domínios de Referência. Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Português 6º Ano 1º Período Domínios de Referência Objetivos Descritores de Desempenho Conteúdos Oralidade O6 1. Interpretar discursos orais breves. 1. Distinguir a informação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 3º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA CEF - INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es):

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade 1º Período 1/13 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Ano Lectivo

Leia mais

Plano Curricular de Português 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017

Plano Curricular de Português 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 Plano Curricular de Português 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Identificar informação essencial.

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Informação-Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Informação-Prova de Equivalência à Frequência Exame de Equivalência à Frequência Espanhol 11º Ano Nível de Iniciação Prova 375 2017 Ensino Secundário I Introdução

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita - PARTE 2

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita - PARTE 2 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita - PARTE 2 Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Abril/2018 1 Compreender os processos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas

PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1ºAno Aulas (horas) previstas 1º PERÍODO Meses Domínios / Subdomínios Horas Previstas setembro : 14h. Utilizar a linha de base como suporte da escrita. : Pelo muro acima Luísa

Leia mais

2º ANO DE ESCOLARIDADE

2º ANO DE ESCOLARIDADE Escola Básica de Escola Básica da Quinta do Conventinho (LONGO / MÉDIO PRAZO) DO 1º CICLO 2º ANO DE ESCOLARIDADE Este documento tem como finalidade fixar o desenvolvimento curricular para o 1º ciclo, particularmente,

Leia mais

(REFORMULAÇÃO) Elaborado por: Filomena Lemos

(REFORMULAÇÃO) Elaborado por: Filomena Lemos (REFORMULAÇÃO) Elaborado por: Filomena Lemos 19-03 - 2011 1 APRESENTAÇÃO 1. Nome da Sequência: É Carnaval e ninguém leva a mal. 2. Contexto/projecto: Representação do bailinho na Mostra Talentos 3. Ano

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 2º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Português Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2º

Leia mais

Expectativas de Aprendizagem dos Cursos oferecidos pelo INCO

Expectativas de Aprendizagem dos Cursos oferecidos pelo INCO Level 1 Ao final do Nível 1, você será capaz de: Usar linguagem de sala de aula Apresentar-se em diferentes registros Formular e responder perguntas de forma simples Compreender e usar expressões do dia-a-dia

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS setembro

PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS setembro 1.º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS setembro O3.1 Escutar para aprender e O3.1.2 Identificar informação essencial. construir conhecimentos. Texto

Leia mais

ESCOLA EB 2/3 DE JOVIM E FOZ DO SOUSA 2015 / º ANO DE ESCOLARIDADE INFORMAÇÃO - PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

ESCOLA EB 2/3 DE JOVIM E FOZ DO SOUSA 2015 / º ANO DE ESCOLARIDADE INFORMAÇÃO - PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ESCOLA EB 2/3 DE JOVIM E FOZ DO SOUSA 2015 / 2016 6º ANO DE ESCOLARIDADE INFORMAÇÃO - PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 2º CICLO DE PORTUGUÊS Tipo de Prova:

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2014/2015 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Português Prova/Código: 139 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução O presente

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE LÌNGUA PORTUGUESA UNIDADE DE FORMAÇÃO: 14 TEXTOS NARRATIVOS / DESCRITIVOS

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE LÌNGUA PORTUGUESA UNIDADE DE FORMAÇÃO: 14 TEXTOS NARRATIVOS / DESCRITIVOS PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE LÌNGUA PORTUGUESA UNIDADE DE FORMAÇÃO: 14 TEXTOS NARRATIVOS / DESCRITIVOS SUB-UNIDADE/ MÓDULO Textos narrativos / descritivos Literatura de viagens/aventuras CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora PLANIFICAÇÃO ANUAL /2015 DISCIPLINA: Português CURSO: PROFISSIONAL

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora PLANIFICAÇÃO ANUAL /2015 DISCIPLINA: Português CURSO: PROFISSIONAL COMPETÊNCIAS GERAIS Compreensão oral / Leitura o Antecipar significados o Distinguir diferentes tipos de texto o Apreender sentidos explícitos o Inferir sentidos implícitos o Distinguir factos de opiniões

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Português ANO DE ESCOLARIDADE: 6º Ano 2016/2017 DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA Oralidade METAS CURRICULARES PROGRAMA OBJETIVOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1. Interpretar discursos orais breves.

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

Planificação Anual GR Disciplina Português (Ensino Profissional) 3.º

Planificação Anual GR Disciplina Português (Ensino Profissional) 3.º Planificação Anual GR 300 - Disciplina Português (Ensino Profissional) 3.º Módulo 9: Textos Líricos (Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos) 30 horas (40 aulas) Objectivos de Aprendizagem -Distinguir a

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 Formação pessoal e social Gramática Escrita Leitura / Educação Literária Oralidade ENSINO BÁSICO 5º ANO Domínios Objetivos e Descritores

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Informação-Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Informação-Prova de Equivalência à Frequência Exame de Equivalência à Frequência Espanhol 11º Ano Nível de Continuação Prova 368 2017 Ensino Secundário I Introdução

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Instrumentos de Comunicação oral Observação direta

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Línguas Disciplina: Português 10º ano Profissional

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Línguas Disciplina: Português 10º ano Profissional CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Línguas Disciplina: Português 10º ano Profissional Domínios Domínios específicos Aprendizagens Essenciais (AE): conhecimentos, capacidades e atitudes

Leia mais

Colégio Internato dos Carvalhos

Colégio Internato dos Carvalhos Grupo Disciplinar de Línguas Românicas aøväxé wé XÇá ÇÉ fxvâçwöü É Matriz do Teste Intermédio de Português do 12.º ano Ano letivo 2016-2017 Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-TESTE de Português 12.º ano (a

Leia mais

Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo do Ensino Básico. Programação do ano lectivo de 2009/2010

Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo do Ensino Básico. Programação do ano lectivo de 2009/2010 ProgramaNacionaldeEnsinodoPortuguês(PNEP) 1.ºCiclodoEnsinoBásico Programaçãodoanolectivode2009/2010 No ano lectivo de 2009/2010 as acções A e B terão lugar nos núcleos que contratualizaram formação com

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA ANUALIZAÇÃO 1º CICLO

PLANIFICAÇÃO DA ANUALIZAÇÃO 1º CICLO COMPETÊNCIA: Expressão oral Falar de forma clara e audível. Esperar a sua vez, saber pedir a palavra. Formular pedidos e perguntas tendo em conta a situação e o interlocutor. Narrar situações vividas e

Leia mais

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 C UNIDADE: TEXTOS NARRATIVOS DOMÍNIOS OUVIR/FALAR: Participar em situações

Leia mais

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano. Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Português 2º ano Capítulo 1 Descobrir o mundo com palavras Compreender a importância de valores, como o respeito, a cortesia e a tolerância, nos processos de interlocução (comunicação

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE INGLÊS ANO LETIVO 2018/2019

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE INGLÊS ANO LETIVO 2018/2019 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE INGLÊS ANO LETIVO 2018/2019 CÓDIGO DA PROVA: 21 MODALIDADE DA PROVA: ESCRITA E ORAL DURAÇÃO DA PROVA: 90 minutos + 15 minutos OBJETO DE AVALIAÇÃO Prova

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Metas Curriculares: Domínios/Objetivos 6º Ano Disciplina: Português Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Oralidade

Leia mais

PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/ º Ano

PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/ º Ano ÁREA CURRICULAR DE ESTUDO ACOMPANHADO PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/2010 8º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANIFICAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS PLANIFICAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 8.º ANO PARA O ANO LECTIVO 2010-2011 Conteúdos leccionados ao longo do ano lectivo: COMPETÊNCIAS NÍVEIS DE DESEMPENHO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO 1.º Período Vocabulário Ideia principal Informação essencial e acessória Informação implícita e explícita Inferências Descrição, diálogo, recriação de lengalengas, entrevista Texto narrativo, poesia criativa

Leia mais

METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS 3.º CICLO 8.º ANO

METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS 3.º CICLO 8.º ANO METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS 3.º CICLO 8.º ANO Domínios de Referência, Objetivos e Descritores de Desempenho Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade são obrigatórios. Sempre

Leia mais

Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães

Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DESP. CONJ. Nº 453/2004 P l a n i f i c a ç ã o A n u a l d e P o r t u g u ê s A n o L e t i v o 2 0 1 6 / 2 0 1 7 Turma: Cozinha

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 - ESTREMOZ Competências Gerais PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA 2018-2019 - 10º Ano COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Leitura / Oralidade Seguir

Leia mais

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo Área: Língua Portuguesa Programa de Recuperação de Escolaridade 2º/3º ANO Blocos/Conteúdos Objectivos Avaliação Comunicação Oral - Comunica oralmente, com progressiva

Leia mais

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA OBJETIVOS ATIVIDADES/ RECURSOS AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos TEMPO / CALENDARIZAÇÃO 1.Domínio Intercultural; Domínio intercultural: Entender o desenvolvimento da educação e da cultura

Leia mais

Planificação Trimestral de Língua Portuguesa. 3º ano. Ano letivo 2011/2012-3º período

Planificação Trimestral de Língua Portuguesa. 3º ano. Ano letivo 2011/2012-3º período Planificação Trimestral de Língua Portuguesa 3º ano Ano letivo 2011/2012-3º período Tema Tópicos/subtópicos Competências Tarefas /atividades Avaliação Compreensão Oral: -Compreensão de discursos orais

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Thaciana LÍNGUA PORTUGUESA A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho. CONTEÚDOS: Livros: 1. Português Linguagens 2

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Português Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro/outubro Domínio/ Objetivos / Descritores Oralidade Compreensão do

Leia mais

Plano Anual - Pré - Escolar II. (4 anos de idade)

Plano Anual - Pré - Escolar II. (4 anos de idade) Plano Anual - Pré - Escolar II (4 anos de idade) Conhecimento do Mundo. Aquisição de noções espaciais (Ex: em cima/em baixo, dentro/fora, perto/longe, atrás/à frente).. Conhecimento de elementos dos seus

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE ATIVIDADES SALA 1 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE ATIVIDADES SALA 1 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS SOCIO-AFETIVO PSICO-MOTOR Estabelecer uma relação afetiva com base no seu desenvolvimento global; Favorecer a compreensão da sua relação com os outros;

Leia mais

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização?

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Aprender a aprender Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Por que essa é uma questão

Leia mais

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO-1.º CICLO ANO LETIVO 2015 / 2016 Disciplina: Português 1.º Ano Introdução: A avaliação incide sobre as aprendizagens e capacidades definidas

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Português Prova/Código: 139 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução O presente

Leia mais