Cálculo de Taxas e Ajuste por Idade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cálculo de Taxas e Ajuste por Idade"

Transcrição

1 Cálculo de Taxas e Ajuste por Idade Introdução Este exercício enfoca o uso de taxas no estudo de características da doença em populações. Na primeira seção, as taxas de mortalidade ajustadas por idade para doenças coronariana (DC) são comparadas segundo diferentes valores de colesterolemia e pressão sangüínea diastólica (PSD) para homens fumantes e não fumantes. São enfatizadas a importância e utilidade de taxas específicas segundo diferentes categorias e sua associação com as taxas da população total. Quando se suspeita que diferenças entre taxas brutas em duas ou mais populações possam ser atribuídas a um fator que não está diretamente relacionado à causa da doença ou condição, um mecanismo para investigar o possível fator de confusão é o ajuste. Na segunda seção do exercício, serão calculadas taxas ajustadas para idade para câncer de mama para mulheres brancas e negras utilizando o método direto. Na terceira seção, será utilizado o método indireto para a obtenção da Razão de Mortalidade Padronizada ( Standard Mortality Ratio [SMR]) para a mortalidade geral do condado da Flórida comparado com a população total dos EUA. Serão discutidos vantagens, limitações e o uso apropriado das taxas ajustadas. Investigação de taxas pelo fator de risco O Ensaio de Intervenção para Múltiplos Fatores de Risco (EMFR) foi a primeira experiência para avaliar o efeito de diversas intervenções (incluindo hábitos alimentares e exercício) na prevenção de doença caronariana. No período de 97 a 97, homens de idades entre e 7 anos sem evidência de doenças caronariana (DC) foram selecionados e, em seguida, obtidas medidas de colesterol sérico e pressão sangüínea (entre outras medidas). As condições vitais dos selecionados foram acompanhadas por seis anos. A tabela seguinte foi extraída de um artigo sobre a associação entre colesterol sérico e o risco de mortalidade por doenças caroronariana entre selecionados para participar do EMFR, segundo Stamler, et al, in JAMA, 26 (20):282, 986.

2 2 Tabela Quintis de colesterol sérico, pressão sangüínea diastólica, tabagismo e taxas de mortalidade por DC (por 000) em seis anos de seguimento entre indivíduos. Selecionados para EIFRM Quintis 2 4 Colesterolemia mg/dl (mmol/l) 8 ( 4.68) ( ) (.2-.69) (.72-6.) 24 ( 6.4) óbitos PSD <90 mm Hg PSD> 90mm Hg Total homens Taxa por 000 óbitos Não Fumantes () (2) homens Taxa por 000 (4) óbitos homens Taxa por 000 Total Fumantes 2 8 ( 4.68) ( ) () (.2-.69) (.72-6.) 24 ( 6.4) Total ( 4.68) ( ) (.2-.69) (.72-6.) 24 ( 6.4) Todos homens Total PSD: pressão sangüínea diastólica; DC: Doença caronariana; EIFRM: Ensaio de Intervenção em Fator de Risco Múltiplo. Análise padronizada por idade.. Indique na tabela quais valores você poderia comparar para descrever os efeitos isolados do colesterol, tabagismo, e nível de pressão sangüínea diastólica no risco de óbito atribuído à DC. () Valor de referência: taxa de mortalidade entre indivíduos não fumantes, com níveis normais de colesterol e de pressão arterial (2) Efeito do colesterol entre indivíduos com não fumantes e com pressão arterial normal. () Efeito do tabagismo entre indivíduos com níveis normais de colesterol e de pressão arterial. (4) Efeito da hipertensão entre indivíduos não fumantes com níveis de colesterol normais.

3 2. Quais conclusões você poderia obter desses dados a respeito de diferenças no risco de óbito devido a DC, segundo nível de colesterol sérico, tabagismo e nível de pressão sangüínea diastólica? a) O tabagismo, a hipertensão e o nível sérico de colesterol alto, são fatores de risco para DCV. b) O nível de colesterol sérico, como fator de risco para mortalidade por DCV, apresenta efeito dose resposta, ou seja, quanto maior o nível de colesterol sérico, maior o risco de mortalidade por DCV. c) mortalidade por DCV entre não fumantes, com pressão arterial normal, mas com altos níveis de colesterol sérico: 48/2.99 =,9/000 d) mortalidade por DCV entre não fumantes com altos níveis de colesterol sérico e hipertensão: 42/.680 =7,6/000 e) mortalidade por DCV entre fumantes com altos níveis de colesterol sérico e hipertensão: 47/290 = 6,/000 Observar que existe interação entre os fatores de risco:,2 (fumantes)+,7(hipertensão)+,9(colesterol alto) = 2,8/000 < 6,/000. Seriam possíveis tais conclusões conhecendo apenas o número de óbitos em cada categoria? Em caso negativo, Porquê? Não, porque precisamos conhecer o número de pessoas expostas à morte, ou seja, o denominador em cada grupo, para calcularmos o risco ou a probabilidade de morrer entre pessoas expostas a diferentes fatores de risco Ajuste por Idade Direto Abaixo são apresentadas estatísticas de câncer de mama para mulheres brancas e negras nos Estados Unidos para um período de cinco anos de 97 a 977, obtidas da Surveillance, Epidemiology and End Results (SEER) programa do Instituto Nacional do Câncer (98). Descrição do SEER em anexo.

4 4 Tabela 2: Incidência de Câncer de mama em mulheres negras e brancas, Estados Unidos, SEER, Mulheres brancas Mulheres negras Taxa bruta de cinco anos (por ) Taxa bruta de cinco anos (por ) Todas idades , ,4 4. Utilizando as informações da tabela acima, calcule as taxas brutas de incidência de câncer de mama em cinco anos (por ) para mulheres brancas e negras. Compare as duas taxas de incidência e discuta possíveis razões para a diferença entre elas. Taxas: Raça Taxa/ Mulheres brancas 9, Mulheres negras 7,4 Risco Relativo= 9,/7,4 =,6 )As mulheres brancas têm maior acesso a serviços de saúde e a programas de triagem que as negras, e conseqüentemente, menores taxas de sub-notificação de câncer de mama. 2)Existe diferença na estrutura etária das duas populações. Para comparação da incidência de câncer de mama nestas populações, seria necessário um ajuste por idade. )Existem diferenças de exposições para fatores de risco, como por exemplo, tratamento de reposição hormonal. 4)Existem diferenças no risco de apresentar câncer de mama, associadas a características genéticas. O número de novos de câncer de mama ao longo do período, a população em risco e as taxas por habitantes são fornecidas na tabela, segundo faixas etárias e grupo racial.

5 Tabela : Incidência de câncer de mama em mulheres negras e brancas, segundo idade, Estados Unidos, SEER, Mulheres brancas Mulheres negras Faixas etárias (anos) ( X 000 ) 4.7 Total da população (%) incidência em cinco anos por ,06 0 ( X 000 ) 2.22 Total da população (%) 4 incidência em cinco anos por , , , , , , , , , , , , , , ,6 Todas idades Taxa bruta de incidência para cinco anos por hab. (tabela 2) 9, 7,4. Calcule as taxas para anos de incidência de câncer de mama específicas por idade e para todas as idades, por habitantes, para mulheres brancas e negras na Tabela.

6 6 Tabela 4: Incidência de câncer de mama em mulheres negras e brancas, segundo idade, Estados Unidos, SEER, Mulheres brancas Mulheres negras Faixas etárias -9 Padrão (em.000 s) 649 cinco anos por Número esperado de utilizando a taxa em mulheres brancas 7 cinco anos por Número esperado de utilizando a taxa em mulheres negras Total Taxas ajustadas por idade, por , em cinco anos 90, 8,/ano 7,,/ano 6. Na Tabela 4, calcule as taxas ajustadas por idade e para todas as idades, para os dois grupos raciais, utilizando as populações de mulheres brancas e negras juntas como a população padrão. RR ajustado = branca/negras = 90,/7, =,20 RR bruto = branca/negras = 9,/7,4 =,6 7. A taxas de incidências brutas e ajustadas por idade para câncer de mama que você calculou são taxas de cinco anos. No entanto, incidência é geralmente expressa como uma taxa anual. Converta as taxas de incidências brutas e ajustadas por idade de câncer de mama em cinco anos para uma taxa de incidência média anual.

7 7 Podemos assumir que as taxas de incidência apresentaram pequena diferença durante o período de cinco anos com dados brutos e a taxa de incidência de câncer de mama ajustada por idade, para taxas anuais de incidência. 8. Utilizando a informação nas tabelas e 4, como você explica a diferença menor, referente as raças, entre as taxas ajustadas por idade comparadas com as taxas brutas? A população branca tem estrutura etária diferente das negras,ou seja,é mais velha As mulheres brancas são submetidas a uma melhor triagem, ou seja, tem melhor acesso aos serviços de saúde. As mulheres brancas têm filhos mais tardiamente Existem diferenças genéticas e sócio-econômicas entre as duas populações. 9. Qual medida (bruta ou ajustada) é mais apropriada para comparações inter populacionais e porquê? A medida ajustada é mais apropriada para comparação, pois a distribuição etária difere em cada população.já o risco rela é obtido pela taxa bruta. 0. A escolha de uma população padrão para o ajuste por idade é arbitrária. Para esses dados, alguém poderia obter uma resposta diferente se outra população padrão fosse utilizada? Quais aspectos alguém poderia considerar para a seleção de uma população padrão? Sim. A população padrão deve ser representativa da população em estudo. Observar que ela pode estar sob risco de desenvolver a doença em questão.. Qual é o propósito das taxas ajustadas por idade apresentadas? Em quais circunstâncias, ou nenhuma, alguém pode escolher apresentar as taxas brutas ou específicas por idade? Se o propósito é fazer comparações, usar taxas ajustadas. Se for importante avaliar o risco real na população, usar taxas brutas.

Cálculo de Taxas e Ajuste por Idade

Cálculo de Taxas e Ajuste por Idade 1 Cálculo de Taxas e Ajuste por Idade 17/09/07 Introdução Este exercício enfoca o uso de taxas no estudo de características da doença em populações. Na primeira seção, são comparadas as taxas de mortalidade

Leia mais

Cálculo de Taxas e Ajuste por Idade. Este exercício enfoca o uso de taxas no estudo de características da doença

Cálculo de Taxas e Ajuste por Idade. Este exercício enfoca o uso de taxas no estudo de características da doença 1 Cálculo de Taxas e Ajuste por Idade Introdução Este exercício enfoca o uso de taxas no estudo de características da doença em populações. Na primeira seção, as taxas de mortalidade ajustadas por idade

Leia mais

12/03/2012. Risco Relativo ou razão de incidências acumuladas. Razão de taxas de incidências RR= exposta NÃO DESENVOLVE DOENÇA PESSOAS-TEMPO

12/03/2012. Risco Relativo ou razão de incidências acumuladas. Razão de taxas de incidências RR= exposta NÃO DESENVOLVE DOENÇA PESSOAS-TEMPO // RISCO RELATIVO: INCIDÊNCIA Risco absoluto, indica a magnitude de risco em um grupo de pessoas com uma certa exposição leva em consideração o risco que existe nas pessoas não expostas RISCO RELATIVO:

Leia mais

Medir saúde e doença II. Medidas de Mortalidade Indicadores de Saúde Padronização

Medir saúde e doença II. Medidas de Mortalidade Indicadores de Saúde Padronização Medir saúde e doença II Medidas de Mortalidade Indicadores de Saúde Padronização Prevalência Risco Taxa incidência O que é medido Unidades Percentagem de população com doença Sem Probabilidade de doença

Leia mais

DISCIPLINA ERM-0202 EPIDEMIOLOGIA (2016) Docentes: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio. Exercícios 2 Medidas de Ocorrência da doença: Mortalidade

DISCIPLINA ERM-0202 EPIDEMIOLOGIA (2016) Docentes: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio. Exercícios 2 Medidas de Ocorrência da doença: Mortalidade 1 DISCIPLINA ERM-0202 EPIDEMIOLOGIA (2016) Docentes: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio Exercícios 2 Medidas de Ocorrência da doença: Mortalidade 1. Em um país asiático com uma população de 6 milhões

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ MESTRADO EM BIOESTÍSTICA. Princípios de Bioestatística Taxas e Padronização. Alunos de Bioestatística

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ MESTRADO EM BIOESTÍSTICA. Princípios de Bioestatística Taxas e Padronização. Alunos de Bioestatística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ MESTRADO EM BIOESTÍSTICA Princípios de Bioestatística Taxas e Padronização Alunos de Bioestatística Algumas Definições... Dados demográficos: tamanho da população e sua

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel EPIDEMIOLOGIA Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel O QUE É EPIDEMIOLOGIA? Compreende: Estudo dos determinantes de saúdedoença: contribuindo para o avanço no conhecimento etiológico-clínico Análise das

Leia mais

Padronização de Indicadores de Saúde

Padronização de Indicadores de Saúde Padronização de Indicadores de Saúde Faculdade de Saúde Publica Zilda Pereira da Silva 2012 A padronização de indicadores (ou ajustamento de dados) é uma técnica empregada para possibilitar a comparação

Leia mais

Conceitos básicos em epidemiologia

Conceitos básicos em epidemiologia Conceitos básicos em epidemiologia ETMOLOGICAMENTE: EPI=SOBRE DEMOS= POPULAÇÃO LOGOS = TRATADO Epidemiologia é portanto, o estudo de alguma coisa que aflige (afeta) a população. - epidemiologia clássica:

Leia mais

METODOLOGIA EPIDEMIOLOGICA

METODOLOGIA EPIDEMIOLOGICA METODOLOGIA EPIDEMIOLOGICA CLASSIFICAÇÃO DOS ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS: ESTUDOS DESCRITIVOS Os estudos descritivos objetivam informar sobre a distribuição de um evento, na população, em termos quantitativos.

Leia mais

Exercícios de fixação de conhecimentos

Exercícios de fixação de conhecimentos Exercícios de fixação de conhecimentos Curso de Medicina Baseada em Evidências Prof. Robespierre Queiroz da Costa Ribeiro MBE Exercícios DESENHOS & VIÉSES Questões 1 a 4: Para cada situação descrita abaixo

Leia mais

Estrutura, Vantagens e Limitações dos. Principais Métodos

Estrutura, Vantagens e Limitações dos. Principais Métodos Estrutura, Vantagens e Limitações dos Principais Métodos 1) Ensaio clínico Randomizado 2) Estudo de coorte 3) Estudo de caso controle 4) Estudo transversal 5) Estudo ecológico 1) Ensaio clínico Randomizado

Leia mais

Princípios de Bioestatística

Princípios de Bioestatística Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Estatística Princípios de Bioestatística Aula 3: Medidas de Associação entre Variáveis Qualitativas: Risco Relativo Razão

Leia mais

Gabarito: Letra B. I é falso porque fumo é uma causa contributiva (componente) e III é falso porque o RR seria igual a 1.

Gabarito: Letra B. I é falso porque fumo é uma causa contributiva (componente) e III é falso porque o RR seria igual a 1. Questão 1 (0,5 ponto): Com base nas seguintes afirmações, responda: I) Fumar aumenta o risco de câncer de pulmão. Entretanto, nem todos os fumantes desenvolvem câncer e alguns não-fumantes o desenvolvem.

Leia mais

VALIDADE EM ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS

VALIDADE EM ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA -DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA DISCIPLINA DE EPIDEMIOLOGIA 1º semestre

Leia mais

Resolução de exercícios LISTA 1 TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA MEDIDAS DE MORBIDADE

Resolução de exercícios LISTA 1 TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA MEDIDAS DE MORBIDADE Resolução de exercícios LISTA 1 TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA MEDIDAS DE MORBIDADE Exercício 1 DICA Importante descrever o que se observa nos gráficos, trazer os conceitos de transição demográfica

Leia mais

Medidas de Associação-Efeito. Teste de significância

Medidas de Associação-Efeito. Teste de significância Medidas de Associação-Efeito Teste de significância 1 O método Epidemiológico estudos descritivos Epidemiologia descritiva: Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença

Leia mais

O Risco de morrer por doença crónica em Portugal de 1980 a 2012: tendência e padrões de sazonalidade

O Risco de morrer por doença crónica em Portugal de 1980 a 2012: tendência e padrões de sazonalidade O Risco de morrer por doença crónica em Portugal de 198 a 212: tendência e padrões de sazonalidade Baltazar Nunes Departamento de Epidemiologia Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge IV Congresso

Leia mais

ATIVIDADE DE REVISÃO AULA 10 EXERCÍCIOS DE REVISÃO

ATIVIDADE DE REVISÃO AULA 10 EXERCÍCIOS DE REVISÃO ATIVIDADE DE REVISÃO AULA 10 EXERCÍCIOS DE REVISÃO Caro(a) aluno(a), os exercícios abaixo foram feitos para ajudá- lo a estudar nesta última semana. Eles não vão valer nota e não precisam ser entregues.

Leia mais

Estatística Médica Silvia Shimakura

Estatística Médica Silvia Shimakura Estatística Médica Silvia Shimakura silvia.shimakura@ufpr.br Laboratório de Estatística e Geoinformação Introdução Avanços na medicina são primeiramente relatados em artigos publicados em periódicos de

Leia mais

ESTUDOS SECCIONAIS. Não Doentes Expostos. Doentes Expostos. Doentes Não Expostos. Não Doentes Não Expostos

ESTUDOS SECCIONAIS. Não Doentes Expostos. Doentes Expostos. Doentes Não Expostos. Não Doentes Não Expostos ESTUDOS SECCIONAIS ESTUDOS SECCIONAIS Doentes Expostos Doentes Não Expostos Não Doentes Expostos Não Doentes Não Expostos Frequencias de doença e exposição observadas em um estudo seccional Frequencias

Leia mais

REVISÃO. Conceitos, fórmulas, passo a passo e dicas!

REVISÃO. Conceitos, fórmulas, passo a passo e dicas! REVISÃO Conceitos, fórmulas, passo a passo e dicas! Incidência e Prevalência Taxas que quantificam o número de pessoas afetadas e descrevem como uma doença ocorre em determinado local em um determinado

Leia mais

Indicadores de saúde Morbidade e mortalidade

Indicadores de saúde Morbidade e mortalidade Indicadores de saúde Morbidade e mortalidade Milene ZS Vosgerau Indicadores epidemiológicos A construção de indicadores de saúde é necessária para: analisar a situação atual de saúde; fazer comparações;

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE I

INDICADORES DE SAÚDE I Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Faculdade de Medicina / Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - IESC Departamento Medicina Preventiva Disciplina de Epidemiologia INDICADORES

Leia mais

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. Profa. Carla Viotto Belli Maio 2019

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. Profa. Carla Viotto Belli Maio 2019 TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS Profa. Carla Viotto Belli Maio 2019 ESTUDOS DE CASO Características: Primeira abordagem Avaliação inicial de problemas mal conhecidos Formulação da hipóteses Enfoque em

Leia mais

Métodos Empregados em Epidemiologia

Métodos Empregados em Epidemiologia Métodos Empregados em Epidemiologia Para avaliar: conhecimento da saúde da população, fatores que determinam a saúde, a evolução do processo da doença, impacto das ações propostas para alterar o seu curso.

Leia mais

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. CÂNCER DE MAMA O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Também acomete homens,

Leia mais

UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico. 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade.

UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico. 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade. UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade. 2. Exercícios gerais. 2.1 Estudos epidemiológicos coletivos.

Leia mais

RPP ESTUDOS DE COORTE. FMRP USP Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Estudos observacionais

RPP ESTUDOS DE COORTE. FMRP USP Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Estudos observacionais RPP 5722 2013 42 FMRP USP Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente ESTUDOS DE COORTE Heloisa Bettiol 2012 Modelos de estudos de investigação científica em clínica e epidemiologia

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Módulo 3 - Epidemiologia

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Módulo 3 - Epidemiologia Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Módulo 3 - Epidemiologia Prevalência e Incidência MEDIDAS DE FREQUÊNCIA Prevalência e Incidência Ao contrário da incidência, que se refere

Leia mais

Estudos Caso-Controle

Estudos Caso-Controle Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Faculdade de Medicina / Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - IESC Departamento Medicina Preventiva Disciplina de Epidemiologia Caso-controle

Leia mais

09/03/2012. Razão, Proporção e Taxas = 5 / 2 = 2,5 / 1. Qual é o denominador???? Razão (Exemplos) = 0.5 = 50% 4

09/03/2012. Razão, Proporção e Taxas = 5 / 2 = 2,5 / 1. Qual é o denominador???? Razão (Exemplos) = 0.5 = 50% 4 Razão, Proporção e Taxas Razão Proporção Taxa Razão Quociente de duas quantidades O numerador não é necessariamente incluído no denominador Permite comparar quantidades de diferentes naturezas Qual é o

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE I

INDICADORES DE SAÚDE I Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Faculdade de Medicina / Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - IESC Departamento Medicina Preventiva Disciplina de Epidemiologia INDICADORES

Leia mais

Aspectos Socio-Econômicos do Câncer no Brasil

Aspectos Socio-Econômicos do Câncer no Brasil segunda-feira, outubro 03, 2016 Aspectos Socio-Econômicos do Câncer no Brasil André Medici Kaizô Beltrão Introdução Este artigo é a revisão de parte de um documento mais amplo escrito no ano de 2013 (Aspectos

Leia mais

TABAGISMO E CÂNCER DE PULMÃO * Manual do Instrutor

TABAGISMO E CÂNCER DE PULMÃO * Manual do Instrutor 1 05/06 TABAGISMO E CÂNCER DE PULMÃO * Manual do Instrutor OBJETIVOS discutir os elementos do delineamento da pesquisa e as vantagens e desvantagens de estudos tipo caso-controle versus estudos prospectivos

Leia mais

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015 A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015 INTRODUÇÃO Câncer de mama: resultante de proliferação incontrolável de células anormais. Origem:

Leia mais

QUANTOS ADOECEM E MORREM?

QUANTOS ADOECEM E MORREM? QUANTOS ADOECEM E MORREM? Indicadores epidemiológicos de mortalidade e de serviços de saúde. Indicadores de Saúde Recordar! São medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos

Leia mais

Validade em Estudos Epidemiológicos II

Validade em Estudos Epidemiológicos II Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós P s Graduação em Saúde Coletiva Validade em Estudos Epidemiológicos II - Confundimento e Interação - Confundimento ou situação de confusão ocorre

Leia mais

UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico. 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade.

UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico. 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade. UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade. 2. Exercícios gerais. 2.1 Estudos epidemiológicos coletivos.

Leia mais

5. MORTALIDADE E MORBILIDADE GERAL

5. MORTALIDADE E MORBILIDADE GERAL 5. MORTALIDADE E MORBILIDADE GERAL 5.1. Introdução A criação de sistemas de informação que permitam a recolha sistemática de dados de morbilidade e mortalidade é indispensável para o estudo e vigilância

Leia mais

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES Dra Fabrícia de Oliveira Assis Cantadori Cardiologista do HUJM Cuiabá, maio de 2015 UFMT PREVENÇÃO É procurar e utilizar métodos para prevenir doenças e/ou suas complicações,

Leia mais

Exercícios complementares

Exercícios complementares UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA - FACULDADE DE MEDICINA PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DISCIPLINA:

Leia mais

Registro Brasileiros Cardiovasculares. REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica

Registro Brasileiros Cardiovasculares. REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica Registro Brasileiros Cardiovasculares REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Julho de 2011 Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Agosto

Leia mais

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população.

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população. Mortalidade Mortalidade é uma propriedade natural das comunidades dos seres vivos. Refere-se ao conjunto dos indivíduos que morrem em um dado intervalo de tempo e em certo espaço. A taxa ou coeficiente

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos CONCEITOS BÁSICOS Variável

Leia mais

Concurso Público 2016

Concurso Público 2016 Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Concurso Público 2016 Epidemiologia em Saúde Pública Prova Discursiva Questão 01 Para avaliar o efeito da cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF)

Leia mais

ENFERMAGEM EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Medidas de Frequência de Doenças Risco É o conceito epidemiológico do conceito matemático de probabilidade. É

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos Coleta de dados Há várias maneiras

Leia mais

Tabagismo e Câncer de Pulmão

Tabagismo e Câncer de Pulmão FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 1 Série Vigilância em Saúde Pública EXERCÍCIO Nº 3 Tabagismo e Câncer de Pulmão Exercício e Manual do Instrutor Tradução:

Leia mais

Seqüência comum dos estudos

Seqüência comum dos estudos FMRP - USP Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente Seqüência comum dos estudos Relatos de casos Reconhecem o problema ESTUDOS DE CASO-CONTROLE Masirisa Mus 2017 Estudos descritivos

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

Epidemiologia de Doenças Transmissíveis Aulas Práticas

Epidemiologia de Doenças Transmissíveis Aulas Práticas Epidemiologia de Doenças Transmissíveis Aulas Práticas Módulo 18 Regressão Logística 1. A tabela seguinte classifica 100 homens hospitalizados quanto à idade ( 55 anos=0; >55 anos=1) e quanto a evidência

Leia mais

Medidas de ocorrência de doença

Medidas de ocorrência de doença Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia Medidas de ocorrência de doença ANA PAULA SAYURI SATO Companhia Pop. 1851 HISTÓRICO Mortes por cólera Coef. Mort /1000

Leia mais

1.1 Analise e interprete o efeito da cobertura da ESF na razão de taxa de mortalidade infantil bruta e ajustada.

1.1 Analise e interprete o efeito da cobertura da ESF na razão de taxa de mortalidade infantil bruta e ajustada. CONCURSO PÚBLICO DA FIOCRUZ - 2016 GABARITO DA DISCURSIVA CARGO: Pesquisador em Saúde Pública (PE 4004) PERFIL: PE 4004 Epidemiologia em Saúde Pública 1ª QUESTÃO 1.1 Analise e interprete o efeito da cobertura

Leia mais

Risco de morrer em Portugal

Risco de morrer em Portugal Risco de morrer em Portugal Direcção de Serviços de Informação e Análise Divisão de Epidemiologia DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE Lisboa 2001 Risco de Morrer em Portugal, / Direcção-Geral da Saúde. DSIA. Divisão

Leia mais

RESPONDA AS PERGUNTAS 1 E 2, UTILIZANDO AS OPÇÕES APRESENTADAS A SEGUIR.

RESPONDA AS PERGUNTAS 1 E 2, UTILIZANDO AS OPÇÕES APRESENTADAS A SEGUIR. RESPONDA AS PERGUNTAS 1 E 2, UTILIZANDO AS OPÇÕES APRESENTADAS A SEGUIR. (a) Incidência cumulativa (b) Densidade de incidência (c) Prevalência (d) Odds ratio (e) Risco relativo Qual é a medida de ocorrência

Leia mais

aula 12: estudos de coorte estudos de caso-controle

aula 12: estudos de coorte estudos de caso-controle ACH-1043 Epidemiologia e Microbiologia aula 12: estudos de coorte estudos de caso-controle Helene Mariko Ueno papoula@usp.br Estudo epidemiológico observacional experimental dados agregados dados individuais

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia. Estudos Observacionais transversais

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia. Estudos Observacionais transversais Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia Estudos Observacionais transversais Estudos Transversais Estudos Transversais - Os estudos transversais ou de prevalência

Leia mais

Tipos de Estudos Clínicos: Classificação da Epidemiologia. Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli

Tipos de Estudos Clínicos: Classificação da Epidemiologia. Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli Tipos de Estudos Clínicos: Classificação da Epidemiologia Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli Roteiro da Apresentação 1. Estrutura da Pesquisa Científica 2. Classificação dos estudos epidemiológicos 3.

Leia mais

Indicadores de Saúde Prevalência e incidência

Indicadores de Saúde Prevalência e incidência PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Escola de Ciências Agrárias e Biológicas Epidemiologia e Saúde Pública Indicadores de Saúde Prevalência e incidência Prof. Msc. Macks Wendhell a) Calcule a taxa

Leia mais

UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico. 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade.

UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico. 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade. UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade. 2. Exercícios gerais. 2.1 Estudos epidemiológicos coletivos.

Leia mais

Risco de Morrer em Portugal 2001

Risco de Morrer em Portugal 2001 Risco de Morrer em Portugal Direcção de Serviços de Informação e Análise Divisão de Epidemiologia Direcção-Geral da Saúde Lisboa 2003 2 ESTATISTICAS Risco de Morrer em Portugal, Risco de Morrer em Portugal,

Leia mais

FATORES DE RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES NO BRASIL

FATORES DE RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES NO BRASIL Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. FATORES DE RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADOLESCENTES NO BRASIL Naiany Gonçalves

Leia mais

ENFERMAGEM EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Aula 7. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Aula 7. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Aula 7 Profª. Tatianeda Silva Campos Coeficientes de Mortalidade Coeficiente de Mortalidade Geral (CMG) Um dos indicadores mais utilizados em saúde

Leia mais

Síndrome Metabólica no adulto jovem. Origina-se no nascimento ou na infância?

Síndrome Metabólica no adulto jovem. Origina-se no nascimento ou na infância? Síndrome Metabólica no adulto jovem Origina-se no nascimento ou na infância? Viviane Cunha Cardoso, Cristiane Santos, Antônio Augusto Moura da Silva, Heloísa Bettiol, Marco Antonio Barbieri FMRP/USP, UFMA

Leia mais

PECULIARIDADES DA HIPERTENSÃO NA MULHER CELSO AMODEO

PECULIARIDADES DA HIPERTENSÃO NA MULHER CELSO AMODEO PECULIARIDADES DA HIPERTENSÃO NA MULHER CELSO AMODEO PECULIARIDADES DA HIPERTENSÃO NA MULHER Hipertensão é o maior fator de risco para acidente vascular cerebral tanto em homens como em mulheres. Mulheres

Leia mais

Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006.

Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006. O Boletim de Novembro/2018 apresentou dados referentes ao capítulo IV do CID-10 (Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas), no tocante à obesidade por excesso de calorias, na região de saúde de Ribeirão

Leia mais

Estatística descritiva básica: Porcentagens, proporções, razões e taxas. ACH2021 Tratamento e Análise de Dados e Informações

Estatística descritiva básica: Porcentagens, proporções, razões e taxas. ACH2021 Tratamento e Análise de Dados e Informações Estatística descritiva básica: Porcentagens, proporções, razões e taxas. ACH2021 Tratamento e Análise de Dados e Informações Marcelo de Souza Lauretto marcelolauretto@usp.br www.each.usp.br/lauretto Porcentagens

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Carla Lourenço Tavares de Andrade (ENSP) Célia Landmann Szwarcwald

Leia mais

A RELAÇÃO DA RAÇA/COR EM VÍTIMAS DE HOMICÍDIO EM SERGIPE NO ANO DE 2015 RESUMO

A RELAÇÃO DA RAÇA/COR EM VÍTIMAS DE HOMICÍDIO EM SERGIPE NO ANO DE 2015 RESUMO A RELAÇÃO DA RAÇA/COR EM VÍTIMAS DE HOMICÍDIO EM SERGIPE NO ANO DE 2015 José Hunaldo de Oliveira Júnior (Discente, Universidade Tiradentes) Ana Caroline Almeida do Nascimento (Discente, Universidade Tiradentes)*

Leia mais

Tipos de Estudos Epidemiológicos

Tipos de Estudos Epidemiológicos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Agrárias e Biológicas Epidemiologia e Saúde Pública Tipos de Estudos Epidemiológicos Prof. Macks Wendhell Gonçalves Msc. Quando recorrer às

Leia mais

Cardiovascular and Cancer Mortality in Brazil

Cardiovascular and Cancer Mortality in Brazil Universidade de Sao Paulo From the SelectedWorks of Paulo A Lotufo May 1, 2010 Cardiovascular and Cancer Mortality in Brazil Paulo A Lotufo, Universidade de São Paulo Available at: http://works.bepress.com/paulo_lotufo/47/

Leia mais

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Mortalidade e Esperança de Vida

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Mortalidade e Esperança de Vida Martin Handford, Where s Wally? População, Espaço e Ambiente Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Mortalidade

Leia mais

Metodologia Científica I Roumayne Andrade

Metodologia Científica I Roumayne Andrade Metodologia Científica I 2018.1 Roumayne Andrade 1- Qual das alternativas a seguir NÃO é um dos elementos geralmente utilizados para definir uma questão clínica específica que pode ser estudada por meio

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3 EXTRA)

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3 EXTRA) INDICADORES SOCIAIS (AULA 3 EXTRA) Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia 1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE INDICADORES

Leia mais

CAPES Interdisciplinar sub área Saúde e Biologia

CAPES Interdisciplinar sub área Saúde e Biologia ESTUDO ECOLÓGICO DOS ATENDIMENTOS DE CÂNCER DE MAMA FEMININO NO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍODO DE 2008 A 2014. Felipe Eduardo Colombo (PIBIC/CNPq), Isolde Previdelli (Orientadora), e-mail: felipeec100@hotmail.com

Leia mais

Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança

Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança Fábio Hideto Oki 1 1 Introdução O câncer é uma doença de proporção mundial, atingindo só no Brasil cerca de 350 mil pessoas por ano e é caracterizado pela mutação

Leia mais

Instituto de Saúde Coletiva (ISC) Depto. Epidemiologia e Bioestatística Disciplina: Epidemiologia II

Instituto de Saúde Coletiva (ISC) Depto. Epidemiologia e Bioestatística Disciplina: Epidemiologia II Instituto de Saúde Coletiva (ISC) Depto. Epidemiologia e Bioestatística Disciplina: Epidemiologia II AULA 3 Medindo e descrevendo a ocorrência das doenças 2017-1 1 Medindo a ocorrência das doenças 1: Contagem,

Leia mais

PERFIL E ESTRATIFICAÇÃO DE USUÁRIOS HIPERTENSOS DA UNIDADE DE SAUDE DA FAMÍLIA

PERFIL E ESTRATIFICAÇÃO DE USUÁRIOS HIPERTENSOS DA UNIDADE DE SAUDE DA FAMÍLIA PÓLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO ESPÍRITO SANTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA PERFIL E ESTRATIFICAÇÃO

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA E O CONCEITO DE RISCO

EPIDEMIOLOGIA E O CONCEITO DE RISCO EPIDEMIOLOGIA E O CONCEITO DE RISCO Socorro Castelo Branco Esta unidade apresentará: histórico referente ao surgimento da Ciência Epidemiológica e sua utilização no campo da saúde; o conceito de risco;

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: Validade em estudos epidemiológicos observacionais

EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: Validade em estudos epidemiológicos observacionais UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: Validade em estudos epidemiológicos observacionais 2018 - I www.epi.uff.br Prof Cynthia Boschi Validade

Leia mais

UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico. 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade.

UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico. 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade. UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade. 2. Exercícios gerais. 2.1 Estudos epidemiológicos coletivos.

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 26. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 26. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 26 Profª. Lívia Bahia Estratégias para o cuidado ao paciente com doença crônica na atenção básica Hipertensão A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é

Leia mais

ANÁLISE DOS DADOS DE MORTALIDADE DE 2001

ANÁLISE DOS DADOS DE MORTALIDADE DE 2001 ANÁLISE DOS DADOS DE MORTALIDADE DE 2001 Coordenação Geral de Informações e Análise Epidemiológica Departamento de Análise da Situação de Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde Janeiro

Leia mais

ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. Lúcio Botelho Sérgio Freitas

ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. Lúcio Botelho Sérgio Freitas ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS Lúcio Botelho Sérgio Freitas ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO CONCEITO: Todo aquele que focaliza a ocorrência de um fenômeno numa população ou amostra representativa. Se baseia na observação

Leia mais

INDICADORES DE MORTALIDADE

INDICADORES DE MORTALIDADE INDICADORES DE MORTALIDADE Usualmente a análise dos dados de mortalidade na população baseia-se na enumeração total de sua ocorrência e na distribuição pelas características demográficas e epidemiológicas

Leia mais

QUANTOS ADOECEM E MORREM?

QUANTOS ADOECEM E MORREM? QUANTOS ADOECEM E MORREM? Medidas de frequência de doenças Razão, proporções, índice. Indicadores epidemiológicos de morbidade: Conceitos e exemplos de incidência e prevalência. O Enfoque epidemiológico

Leia mais

Estudos de Coorte. Estudos de Coorte: Definição. São conduzidos para: Programa de Pós P

Estudos de Coorte. Estudos de Coorte: Definição. São conduzidos para: Programa de Pós P Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós P s Graduação em Saúde Coletiva Estudos de Coorte Estudos de Coorte: Definição São estudos observacionais onde os indivíduos são classificados (ou

Leia mais

Desenhos de Estudo do Método Epidemiológico de Pesquisa MEP

Desenhos de Estudo do Método Epidemiológico de Pesquisa MEP Desenhos de Estudo do Método Epidemiológico de Pesquisa MEP Descritivos MEP (não testam hipóteses) Experimentais Analíticos (testam hipóteses) Observacionais Transversais (seccionais) Coorte (exposição

Leia mais

A Saúde dos Portugueses. Perspetiva DE JULHO DE 2015

A Saúde dos Portugueses. Perspetiva DE JULHO DE 2015 A Saúde dos Portugueses. Perspetiva 2015 7 DE JULHO DE 2015 ÍNDICE DE VIDA MELHOR (Better Life Index) OCDE 1º SATISFAÇÃO PESSOAL 2º SAÚDE 3º SEGURANÇA PESSOAL 2 QUANTOS SOMOS: 10,3 MILHÕES Índice sintético

Leia mais

Comparação entre os Inquéritos. Diferença estatisticamente significativa (com tendência de aumento) p<0,001

Comparação entre os Inquéritos. Diferença estatisticamente significativa (com tendência de aumento) p<0,001 Comparação entre os Inquéritos Diferença estatisticamente significativa (com tendência de aumento) p

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À EPIDEMIOLOGIA. Cássia Maria Buchalla Maria Regina Alves Cardoso

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À EPIDEMIOLOGIA. Cássia Maria Buchalla Maria Regina Alves Cardoso CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À EPIDEMIOLOGIA Cássia Maria Buchalla Maria Regina Alves Cardoso Considerando o excessivo número de publicações científicas, os profissionais de saúde têm se deparado com uma carga

Leia mais

MEDIDAS DE FREQUÊNCIA DE EVENTOS Aula 6

MEDIDAS DE FREQUÊNCIA DE EVENTOS Aula 6 MEDIDAS DE FREQUÊNCIA DE EVENTOS Aula 6 MEDIDA DA OCORRÊNCIA DE EVENTOS COMO DOENÇAS, AGRAVOS À SAÚDE (ACIDENTES, VIOLÊNCIAS) E MORTES. Exemplo: número de pessoas que apresentaram uma dada doença num certo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Estudos epidemiológicos: Estudos de Caso-Controle Graduação em nutrição 2017 TIPOS PRINCIPAIS DE DESENHOS DE ESTUDO Estudos Epidemiológicos Não Experimental Experimental Dados

Leia mais

Framingham score for cardiovascular diseases among civil servantes,sao Paulo, 1998.[Portuguese]

Framingham score for cardiovascular diseases among civil servantes,sao Paulo, 1998.[Portuguese] Universidade de Sao Paulo From the SelectedWorks of Paulo A Lotufo August 2, 24 Framingham score for cardiovascular diseases among civil servantes,sao Paulo, 998.[Portuguese] Paulo A Lotufo, Universidade

Leia mais

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula Revisão Sistemática e Metaanálise Aula 10 2016 Revisão tradicional x revisão sistemática Abrangente (vários enfoques) superficial Busca bibliográfica segundo critério do autor Seleção dos artigos segundo

Leia mais

Risco de Morrer em Portugal 2000

Risco de Morrer em Portugal 2000 Risco de Morrer em Portugal Direcção de Serviços de Informação e Análise Divisão de Epidemiologia Direcção-Geral da Saúde Lisboa 2002 2 Risco de Morrer em Portugal, /Direcção-Geral da Saúde. DSIA. Divisão

Leia mais

Pesquisa inédita releva como a brasileira cuida do coração

Pesquisa inédita releva como a brasileira cuida do coração Informação à imprensa Pesquisa inédita releva como a brasileira cuida do coração Sociedade Brasileira de Clínica Médica mapeia histórico da saúde de mulheres e seus hábitos, a partir de levantamento com

Leia mais

Medidas de efeito e impacto em Epidemiologia Nutricional

Medidas de efeito e impacto em Epidemiologia Nutricional Medidas de efeito e impacto em Epidemiologia Nutricional Profª. Drª Marly Augusto Cardoso Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, USP e-maile mail: marlyac@usp usp.br Delineamento dos Estudos

Leia mais