Unidade I. Desenvolvimento de. Prof. Especialista Fernando J. Lopes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I. Desenvolvimento de. Prof. Especialista Fernando J. Lopes"

Transcrição

1 Unidade I Desenvolvimento de Recursos Humanos Prof. Especialista Fernando J. Lopes

2 Reestruturação produtiva Os recursos humanos são primordiais para o sucesso das empresas; Vivemos em pleno século XXI onde as empresas participam da globalização e para serem diferentes e rápidas de acordo com as transformações, vão depender dos seus recursos humanos; Para isso deverão otimizar seus recursos humanos da melhor forma possível para serem competitivas no mercado.

3 Reestruturação produtiva A globalização causa efeitos sobre a economia e as empresas no Brasil; Mudando as formas de Gestão e de operações com as quais as empresas devem trabalhar para se manterem no mercado; As empresas devem trabalhar melhor suas estratégias, estruturas, programas de qualidade e melhorar de forma contínua.

4 Reestruturação produtiva Com esta intensa mudança nas tendências de mercado causadas pela globalização; As empresa que eram eficientes, são obrigadas mudar suas estratégias para continuar bem, pois as mudanças são constantes; As empresas para serem competitivas neste caso, não basta ter dinheiro, tecnologia e materiais, devem utilizar suas pessoas como diferencial.

5 Reestruturação produtiva: rupturas e turbulências Inserção de novas tecnologias e mudanças rápidas; Globalização e acirramento da competição; Novas demandas de clientes (exigências); Valorização do capital intelectual; Novas formas de se conduzir o trabalho;

6 Reestruturação produtiva: rupturas e turbulências Essas mudanças provocaram grandes transformações no ambiente interno das empresas, bem como, no ambiente externo; Gerando novas oportunidades de negócios; Porém cobrando das pessoas que trabalham nas empresas, agilidade, criatividade, inovação e emprenho, estratégia passa a ser voltada às pessoas.

7 Reestruturação produtiva e a Administração de Recursos Humanos O mercado pede para que as pessoas se reciclem, inovem, criem e sejam diferenciais das empresas; Exige também que surjam novos produtos e serviços para o mercado que está cada vez mais exigente; As empresas devem reestruturar seu RH, para que este seja capaz de oferecer mão de obra capaz para cumprir as exigências cada vez maiores.

8 Reestruturação produtiva e a Administração de Recursos Humanos As Empresas tem filosofias conforme sua formação, políticas e metas para o mercado; Existem três forças emergentes na relação capital x trabalho; Avanços trabalhistas da constituição de 1988; Novas tecnologias para o alcance de produtividade; Globalização do mercado e adaptação da empresa.

9 Reestruturação produtiva e a Administração de Recursos Humanos O RH em meio a este cenário deve estabelecer; Programas que incentivem o trabalhador a estar motivado e com isso produzir melhor; Flexibilização no recrutamento, seleção e avaliação do desempenho; Adequar os cargos e salários ao mercado.

10 Reestruturação produtiva e a Administração de Recursos Humanos Empregadores e empregados devem estar dialogando para estarem de acordo com: Política Salarial (depende dos agentes econômicos); Avanço tecnológico (afeta a relação entre trabalho e capital) Aumento relativo dos custos de admissão e demissão de empregados.

11 Reestruturação produtiva e a Administração de Recursos Humanos Ficar à par do cenário das inseguranças nos investimentos no Brasil; Os Recursos Humanos devem ser eficazes em relação empregado e empregado; Buscando empenho dos trabalhadores, mas dando condições para que estes produzam adequadamente; Mas o modelo das empresas Brasileiras Mas o modelo das empresas Brasileiras ainda restringe a atuação do RH nessas melhorias, aos poucos este modelo está mudando.

12 Interatividade Quais são as rupturas e turbulências no cenário das empresas? a) São, novas tecnologias; globalização, novas demandas, valorização do capital humano, novas formas de conduzir o trabalho; b) São as máquinas e ferramentas que as pessoas utilizam para conseguir resultados; c) São as pessoas que não colaboram com o crescimento da empresa; d) Nenhuma das anteriores.

13 Administração de Recursos Humanos no cenário de mudanças O RH é parte fundamental para a sobrevivência da empresa no mercado; Pois como a empresa sofre grandes mudanças, de acordo com as tendências e exigências do mercado; Deve colaborar para simplificação das tarefas, fusão, terceirização, medir habilidades e competências, treinar, desenvolver e motivar, deve recompensar para tornar a empresa mais competitiva cativando seus talentos.

14 As mudanças e transformações nos Recursos Humanos Administração de recursos Humanos tradicional; Garantir trabalho estável, satisfazer necessidades da empresa, evitar custos, a ideologia é pagar bem e tratar bem que os funcionários trarão lucros; Administração de Recursos Humanos Moderna; Integração organizacional, flexibilidade dos funcionários, comprometimento e qualidade.

15 As mudanças e transformações nos Recursos Humanos No novo cenário de RH alguns pontos devem ser observados; Conhecer o negócio da empresa; Administrar o presente e criar o futuro; Transformar ameaças em oportunidades; Criar paixão por resultados;

16 As mudanças e transformações nos Recursos Humanos Facilitar o aparecimento de novos líderes; Criar equipes integradas e comprometidas; Evoluir sempre de acordo com as tendências e mudanças do mercado, pois as empresas que não mudam e seu RH não se atualiza estarão fora do mercado.

17 As mudanças e transformações nos Recursos Humanos Chiavenato aponta alguns pontos fundamentais para a Administração de Recursos Humanos; Dignificar o ser humano; Tornar estratégica a administração de recursos humanos; Compartilhar a administração com os gerentes e suas equipes.

18 As mudanças e transformações nos Recursos Humanos Mudar e inovar incessantemente; Dignificar e elevar o trabalho; Promover a felicidade e buscar satisfação; Respeitar a individualidade de cada pessoa e sua realização pessoal;

19 As mudanças e transformações nos Recursos Humanos Enriquecer continuamente o capital humano; (Mudando as pessoas, buscando cada vez mais melhores pessoas com capital intelectual renovado) Preparar o futuro e criar o destino; (ter visão e adequar a empresa para alcançar metas e objetivos) Focalizar o essencial e buscar a sinergia.

20 Interatividade Quais os pontos que Chiavenato aponta como fundamentais para Recursos Humanos? a) Aspecto social e tecnológico; b) Não se preocupar com o ser humano, não compartilhar administração; c) Dignificar o ser humano, compartilhar a administração e torná-la estratégica; d) Nenhuma das anteriores.

21 O Atual papel de RH nas Organizações O RH tem a função de promover uma cooperação maior entre as pessoas que fazem parte da organização e ali se encontram, para alcançar objetivos individuais e coletivos; Ainda tem sub-funções, como, treinar, desenvolver, motivar, promover ou manter os talentos nas organizações; O RH deve ter uma função total da empresa, em parceria com os setores e não esperar que o funcionário vá até ele mas propiciar união e respeito pelo seu capital humano.

22 O Atual papel de RH nas Organizações Apesar desta mudança de concepção do RH ainda hoje pequenas e médias empresas utilizam o setor como apenas para admitir e demitir pessoas ou fazer folha de pagamento; Já as grandes empresa valorizam a parte humanitária que é a essência para seu crescimento; A gestão de RH ainda se preocupa em A gestão de RH ainda se preocupa em tornar as empresas lugares agradáveis para se trabalhar, oferecendo clima organizacional agradável.

23 O Atual papel de RH nas Organizações De Para Operacional e burocrático Policiamento e Controle Curto Prazo e imediatismo Administrativo Foco na função Foco interno e introvertido Solucionador de problemas Foco na atividade Estratégico Parceiro e companheiro Longo prazo Consultivo Foco no negócio Foco externo e no cliente Proativo e preventivo Focos nos resultados

24 As novas funções de RH Gerenciar pessoas e considerar estas como parceiros de negócio; Onde exista colaboração mútua; O RH é mediador entre os objetivos empresariais e os pessoais dos colaboradores; Pois, empresa depende do potencial das pessoas para ter um bom desempenho, em troca a empresa oferece condições para a produção técnica e intelectual desses colaboradores.

25 Administração do capital intelectual Gestão da inteligência competitiva; Muitos estudiosos dizem que não basta só administrar, planejar, auditar, contabilizar, organizar, gerenciar e controlar, pois isso é apenas 20% do que pode ser explorado do potencial do ser humano; O intelecto é uma ferramenta poderosa que pode fazer diferença entre as empresas, se estas souberem utilizá-laslas ao seu favor (criatividade, inovação, modernização).

26 Administração do capital intelectual Alguns fatores fortalecem este argumento; Redução do emprego formal; Flexibilização das jornadas de trabalho; Intensificação dos trabalhos em casa; A sociedade dos serviços contribuindo para o PIB.

27 Administração do capital intelectual A intensa competitividade para sobreviver no mercado (empresas); Aprendizados contínuos e constantes; Visão compartilhadas alinhadas a valores e cultura da empresa; Escassez de talentos humanos, que serão disputados pelo mercado intensamente.

28 Conflito entre gestores e RH Falta de sintonia entre as áreas; Os gestores de linha devem passar a gestores de pessoas; O RH como Staff ( suporte) para os outros setores e não como dono do poder de contratar; Consultoria interna em algumas empresas (ajuda os gestores escolherem as melhores alternativas).

29 Conflito entre gestores e RH O foco nas empresas está no processos, nos fins e nos resultados por isso o RH deve ser parceiro dos gestores e não concorrente; Outros parceiros são as pessoas, fornecedores, acionistas e clientes, que são a razão da existência da empresa; As empresas tem um ciclo de vida natural como as pessoas e a longevidade vai depender de todos os fatores e contribuintes para sua existência ser prolongada.

30 Interatividade Do que o intelecto é capaz? a) Despreparar os colaboradores para suas tarefas, causar intrigas entre os pares, evitar a comunicação entre as pessoas; b) Apenas recrutar e selecionar além de fazer a folha de pagamento; c) Fazer diferença entre as empresas, se estas souberem utilizá-laslas ao seu favor (criatividade, inovação, modernização); d) Nenhuma das anteriores.

31 Relação Capital - Trabalho No período pré capitalista a riqueza representava-se pela quantidade de terras; No capitalismo o que denomina a pessoa ter melhores condições é o capital (dinheiro, ações, imóveis, terras); As empresas para conseguir capital burlaram normas, regras ética tudo pelas finanças (explorando mão de obra infantil inclusive para conseguir seus objetivos).

32 Relação Capital - Trabalho Outro fator que podemos observar é a constante guerra entre empregados e empregadores em relação ao aumento de salários; O principal ativo é o ser humano, pois apenas ele é capaz de gerar mais finanças às empresas (com sua inteligência, diferencial competitivo); è natural que com a globalização os è natural que com a globalização os empregos sejam oferecidos a quem mais tenha capital intelectual e com isso diminuíse a oferta de emprego.

33 Relação Capital - Trabalho Investir em capital intelectual é ser competitivo no mercado; Conhecimento, técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade: saber lidar com seus sentimentos, inteligência emocional; Marketing pessoal; Relacionamento, empatia; Capacidade de liderar.

34 Antropologia da cultura organizacional Surge com as experiências e ideais de seus fundadores (princípios); Aspectos relevantes, Responsabilidade e liderança, comprometimento da gerência, valores, atitudes e condutas; Toda cultura organizacional por vir do grupo de donos ou de um fundador é muito difícil de ser mudada, só acontecerá caso o mercado faça exigências bruscas e daí deve mexer em toda a estrutura.

35 A influencia do papel organizacional no papel do RH Schein define cultura organizacional como o produto do aprendizado pela experiência comum de grupo, abrindo perspectivas de poder haver várias culturas diferentes em uma organização; O líder deve ser gestor, capaz de modificála, criá-la e até mesmo destruí-la se quiser.

36 Clima, cultura e comunicação organizacional O clima organizacional contribui para que as pessoas se sintam satisfeitas em trabalhar e produzir na empresa, diferencial competitivo; A cultura deve prover a interação entre o ambiente externo e o interno bem como a relação de suas estratégias de acordo com o que a empresa tem como metas e objetivos; E a comunicação sendo eficiente e eficaz é E a comunicação sendo eficiente e eficaz é fundamental para o crescimento e desenvolvimento tanto das empresas como das pessoas.

37 Questões que podem ser trabalhadas na pesquisa de clima organizacional Atividades desempenhadas (como é, tem segurança, conforto); Melhoria no trabalho (formas de realizar); Salários adequados ao cargo; Formas de liderança; Motivação individual e grupal; Comunicação interna, objetivos individuais e organizacionais.

38 Interatividade Por que as empresas investem fortemente em clima organizacional a) Não é um fator que torna a empresa competitiva; b) Faz parte da obrigação da empresa pois só ela ganha com isso; c) É um direito do empregado e não da empresa; d) Pois é um fator que torna a empresa competitiva.

39 ATÉ A PRÓXIMA!

Nota: Este módulo abordará aspectos relacionados à administração do capital intelectual e a relação entre os gestores de linha e o Recursos Humanos.

Nota: Este módulo abordará aspectos relacionados à administração do capital intelectual e a relação entre os gestores de linha e o Recursos Humanos. MÓDULO V Nota: Este módulo abordará aspectos relacionados à administração do capital intelectual e a relação entre os gestores de linha e o Recursos Humanos. A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE TALENTOS

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

Unidade I. Treinamento e Desenvolvimento. Prof. Especialista Fernando Lopes

Unidade I. Treinamento e Desenvolvimento. Prof. Especialista Fernando Lopes Unidade I Treinamento e Desenvolvimento Prof. Especialista Fernando Lopes O Treinamento como um Meio de Desenvolver Pessoas Treinamento de acordo com a definição dos dicionários quer dizer adestrar; (animais

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

O papel da área de Gestão de Pessoas

O papel da área de Gestão de Pessoas O papel da área de Gestão de Pessoas Introdução Manter o foco na qualidade de vida das pessoas que fazem parte das organizações é a grande tendência do século XXI. A Gestão de Pessoas (ou Gestão de Recursos

Leia mais

Professora: Daniela Moscon UFBA

Professora: Daniela Moscon UFBA Professora: Daniela Moscon UFBA danielamoscon@yahoo.com.br Agenda Visão panorâmica da gestão de pessoas; Evolução das relações entre indivíduo e organização; O papel estratégico da gestão de pessoas; Modelos

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição.

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. 1 Eu sou um cliente interno... Clientes internos são todos aqueles que fazem parte do dia a dia do ambiente de trabalho, como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista entre outros. 2 Eu sou um

Leia mais

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S A E R A D O E N G A J A M E N T O 90% dos profissionais de RH afirmam que

Leia mais

A Força de Trabalho em Janeiro 2015

A Força de Trabalho em Janeiro 2015 A Força de Trabalho em 2020 Janeiro 2015 Pesquisa Global 27 Países 5,400 Pessoas; 2,700 executivos e 2,700 funcionários conduzida por Oxford Economics Oxford Economics, The 2020 Workforce, 2014 Os cinco

Leia mais

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento

Leia mais

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 1 DEPARTAMENTO PESSOAL Algum tempo atrás, somente empresas de grande porte sabiam a importância de manter um departamento pessoal. Mas alguns anos

Leia mais

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS Maria de Lourdes Nogueira Psicóloga, Mestre Administração de Empresas e Pós-Graduada em ADM.RH e Psicologia Organizacional. É professora do curso de Pós - Graduação

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

16/08/2012 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O QUE É GESTÃO DE PESSOAS? GESTÃO DE PESSOAS...

16/08/2012 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O QUE É GESTÃO DE PESSOAS? GESTÃO DE PESSOAS... Muito propagado nos dias de hoje, o termo "RH ESTRATÉGICO Faz parte do vocabulário da maioria das equipes de RH em grandes empresas. Prof. Willian Balla Claro: 27 9276-9457 willian.balla@hotmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias

ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias SUMÁRIO 1. Introdução/ prefácio...9 2. O que faz o Gerente quando administra bem os Recursos Humanos da

Leia mais

O desafio da Gestão de Recursos Humanos. Adriana Cristina Ferreira Caldana

O desafio da Gestão de Recursos Humanos. Adriana Cristina Ferreira Caldana O desafio da Gestão de Recursos Humanos Adriana Cristina Ferreira Caldana Minuto PWC CONCEITO ARH ou DGP? Função gerencial que visa à cooperação das pessoas para o alcance dos objetivos tanto organizacionais

Leia mais

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração CETEC PROVA UFRGS/2013 - Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração 33. A Gestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar as funções de planejar,

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Unidade I. Gerenciamento de Pessoas. Prof. Fernando J. Lopes

Unidade I. Gerenciamento de Pessoas. Prof. Fernando J. Lopes Unidade I Gerenciamento de Pessoas Prof. Fernando J. Lopes Terminologia Gerenciamento de Pessoas (GP) - Gerenciar as pessoas para que os objetivos pessoais e comuns sejam atingidos; Gestão de Pessoas -

Leia mais

A NOVA ECONOMIA E OS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO

A NOVA ECONOMIA E OS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO A NOVA ECONOMIA E OS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO Fernanda Schröder Gonçalves Gerente de Carreiras Adtalem Educacional do Brasil FORMAÇÃO ACADÊMICA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Mestranda em Administração

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal.

APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal. APRESENTAÇÃO Psicóloga especialista em Gestão de Pessoas; Master personal e executive Coaching pela Febracis; Facilitadora do método Coaching Emocional Augusto Cury; Analista Avançado em Inteligência Emocional

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Engajamento uma via de mão dupla

Engajamento uma via de mão dupla Pré-Congresso uma via de mão dupla Agatha Machado Núcleo de Lanakaná Psicológa com especialização em Dinâmica dos Grupos pelo SBDG, pós graduada em Administração de RH pela FAAP e MBA em Gestão de RH,

Leia mais

INSTITUCIONAL CS Terceirização e Trabalho Temporário

INSTITUCIONAL CS Terceirização e Trabalho Temporário CS TERCEIRIZAÇÃO INSTITUCIONAL A CS Terceirização e Trabalho Temporário foi fundada em 2010 por profissionais que acompanham a evolução deste mercado há mais de 20 anos. Toda a experiência adquirida ao

Leia mais

Organização da Disciplina. Auditoria em Recursos Humanos. Aula 1. Contextualização

Organização da Disciplina. Auditoria em Recursos Humanos. Aula 1. Contextualização Auditoria em Recursos Humanos Aula 1 Prof. Me. Elizabeth Franco Organização da Disciplina Aula 01 A administração de recursos humanos área em desenvolvimento Aula 02 A origem e a evolução da auditoria

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking APRESENTAÇÃO DE APOIO Gestão de Pessoas Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking Gestão estratégica de (?) ESTRATÉGICO CONTROLE ANOS 2000 Evolução de RH ANOS 1950 ü Carreiras sem fronteiras ü

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Ementa. Conteúdo Programático. Eduardo Joukhadar. Apresentação. Bibliografia Básica. Printed with FinePrint - purchase at

Ementa. Conteúdo Programático. Eduardo Joukhadar. Apresentação. Bibliografia Básica. Printed with FinePrint - purchase at Ementa O Gestor Organizacional: novos desafios. Tecnologias de Gestão. Ferramentas de Gestão. Novas demandas. 31/01/2009 1 5 Conteúdo Programático. Ciências Contábeis 1. DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

Responsabilidade Social das Organizações

Responsabilidade Social das Organizações Responsabilidade Social das Organizações Introdução A realidade do mercado mundial e das organizações de trabalho sofreu profundas transformações nas últimas décadas. Atualmente, a responsabilidade das

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

Gestão de Recursos 2

Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos RECURSOS HUMANOS Recursos Humanos Situação Problema Montar a equipe Tarefa 1: Definir o Perfil do Profissional Tarefa 2: Selecionar, Capacitar e Treinar Tarefa 3:

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Alguns pressupostos Organização: Interação entre duas ou mais pessoas para alcançar determinados objetivos Universalidade

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 3: Fundamentos do comportamento humano nas organizações 1 Cultura organizacional Molda as relações humanas dentro das organizações Normas, valores e as crenças são componentes

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Recursos Humanos I. Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais

Recursos Humanos I. Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais Recursos Humanos I Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais Administração de Salários Recursos Naturais + Dinheiro Acumulado + Trabalho = Riqueza ou Capital Processo Produtivo = Participação

Leia mais

Gestão escolar: desafios e caminhos para o sucesso

Gestão escolar: desafios e caminhos para o sucesso Gestão escolar: desafios e caminhos para o sucesso Fonte: www.shutterstock.com A gestão escolar Identidade da escola Estratégias Pedagógico Recursos humanos Administrativo-financeiro Marketing Gestão escolar

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

Evolução do conceito de Gestão de Pessoas

Evolução do conceito de Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para cuidar do capital humano da organização, capital este que contribui com seus conhecimentos, habilidades e capacidades

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE Neuza Abouláfia EXERCÍCIO Quais são os principais motivos pelos quais as organizações mudam? MOTIVOS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES alta complexidade, velocidade e quantidade

Leia mais

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini. Gestão de pessoas

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini. Gestão de pessoas Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Gestão de pessoas 2 1 A Gestão de Pessoas ou Equipes, é um item muito importante dentro da Gestão de Projetos, pois não se pode

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Tendências: Voluntariado Empresarial Estratégico. Trabalho em Grupo Encontro de 05/10/2011

Tendências: Voluntariado Empresarial Estratégico. Trabalho em Grupo Encontro de 05/10/2011 Tendências: Voluntariado Empresarial Estratégico Trabalho em Grupo Encontro de 05/10/2011 Resumo Questão 1 Pode a atividade voluntária, facilitar a gestão integrada das comunidades e dos negócios, combinando

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 71114 Na construção de um sistema de mapeamento das competências essenciais, no nível individual, devem ser considerados diversos critérios, EXCETO o de 1) comunicação e conhecimento 2) criatividade

Leia mais

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa.

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa. Tópicos pg 1. Missão, Visão e Valores 2 2. Missão 3 3. Entendendo a Missão 4 4. Pensamentos 6 5. Escrevendo a Missão 7 6. Exemplos de Missão 8 7. Visão 10 8. Visão da Organização 13 9. Exemplos de Visão

Leia mais

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 NOVAS COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA FRENTE AOS DESAFIOS DO METRÔ AUTORES INTRODUÇÃO Este artigo

Leia mais

O PROFISSIONAL DE RH COMO AGENTE DE MUDANÇAS: CONSULTOR EM RECURSOS HUMANOS

O PROFISSIONAL DE RH COMO AGENTE DE MUDANÇAS: CONSULTOR EM RECURSOS HUMANOS O PROFISSIONAL DE RH COMO AGENTE DE MUDANÇAS: CONSULTOR EM RECURSOS HUMANOS Marcelo Rogério Zitta 1 Nas ultimas décadas os modelos de gestão empresarial tem sofrido alterações consideráveis, fato este,

Leia mais

Desenvolvimento de Liderança. Prof. M.e. Fernando Martins Silva

Desenvolvimento de Liderança. Prof. M.e. Fernando Martins Silva Desenvolvimento de Liderança Prof. M.e. Fernando Martins Silva fernando@professorfernandomartins.com.br Fernando Martins Silva Advogado Consultor empresarial Professor universitário Coordenador da pós-graduação

Leia mais

Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH. O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas

Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH. O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas Tecnologias da informação com aplicabilidade ao RH O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas 1 2 3 A nova economia Início do século XX Papéis determinantes para a empresa: Localização; Mão de obra barata;

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

TÉCNICAS DE APOIO À MELHORIA DE PROCESSOS PO AJP

TÉCNICAS DE APOIO À MELHORIA DE PROCESSOS PO AJP TÉCNICAS DE AIO À MELHORIA DE PROCESSOS TÉCNICAS DE AIO À MELHORIA DE PROCESSOS TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING) BENCHMARKING DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ALIANÇAS ESTRATÉGICAS DOWNSIZING TÉCNICAS DE AIO

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas Rev. 00 de Março/2013 1/208 1/ 42 Rodrigo Sousa Atuação: Instrutor de treinamentos Consultor e Auditor em Sistemas de Gestão da Qualidade

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL RH e Administração da Empresa A organização se constitui a partir da somatória de esforços individuais orientados para objetivos grupais pré-determinados.

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Programa A1) Conceito de Cultura Organizacional A2) Características da cultura organizacional A3) Identificação da Cultura

Leia mais

Administração. Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas. Professor Rafael Ravazolo. Administração Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX EVOLUÇÃO, PAPÉIS E PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS Há pouco

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS RELAÇÃO INDIVÍDUO-ORGANIZAÇÃO 1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo O equilíbrio organizacional de uma instituição

Leia mais

CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL

CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL Para ser líder em seu segmento de mercado e garantir vantagem competitiva, as organizações têm que trabalhar com outros recursos valiosos: o conhecimento

Leia mais

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1 Desafios tributários para o crescimento sustentável Page 1 Estratégias de crescimento orgânico e inorgânico / A otimização do footprint das empresas via tributos Page 2 Planejamento Tributário Preventivo:

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

Entrevista Carreira Correio Braziliense

Entrevista Carreira Correio Braziliense Entrevista Carreira Correio Braziliense 1. Por que as habilidades pessoais (ou socioemocionais) são cada vez valorizadas? As pessoas são contratadas por seu currículo, ou seja, pela formação acadêmica

Leia mais

GESTÃO SUSTENTÁVEL IMPACTOS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO GEP BRASIL 2015 RIBEIRÃO PRETO JUNHO 2015

GESTÃO SUSTENTÁVEL IMPACTOS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO GEP BRASIL 2015 RIBEIRÃO PRETO JUNHO 2015 GESTÃO SUSTENTÁVEL IMPACTOS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NA SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO GEP BRASIL 2015 RIBEIRÃO PRETO JUNHO 2015 SUMÁRIO PROBLEMAS LEGISLAÇÃO AMBIENTE SOLUÇÕES PROBLEMAS CULTURA HISTÓRIA

Leia mais

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 Angélica Tamires Gasparin Casalini Zweigle 2, Marisandra Da Silva Casali 3. 1 Trabalho de conclusão de curso realizado no ano de 2014

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Unidade III. Treinamento e Desenvolvimento. Prof. Especialista Fernando Lopes

Unidade III. Treinamento e Desenvolvimento. Prof. Especialista Fernando Lopes Unidade III Treinamento e Desenvolvimento Prof. Especialista Fernando Lopes A influência do Ambiente Organizacional no Desempenho dos Colaboradores O ambiente onde vivemos, quando tem harmonia nos sentimos

Leia mais

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO Prof. Dr. Bernardo Meyer Departamento de Ciências da Administração - CAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - A educação vive um processo

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR 4 INTRODUÇÃO Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, e inexplicável concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios indiscutivelmente

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ SP

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ SP FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ SP Aluna: Josimere de Oliveira Pinto R.A: 1053005801 Psicologia 9º Semestre Período Noturno Sala: A306 Atividade Prática Extra Sala leitura do Capítulo II do

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

Iventys Consultoria em Educação Corporativa

Iventys Consultoria em Educação Corporativa Belém 2010 Apresentação A Iventys - Consultoria em Educação Corporativa é uma empresa especializada em realizar treinamentos e cursos voltados à qualificação e desempenho de profissionais e desenvolvimento

Leia mais

OS DESAFIOS DO RH NA ERA DIGITAL. Leandro Dias

OS DESAFIOS DO RH NA ERA DIGITAL. Leandro Dias OS DESAFIOS DO RH NA ERA DIGITAL Leandro Dias OS NEGÓCIOS ESTÃO MUDANDO AS RELAÇÕES DE TRABALHO TAMBÉM! Equipes projetizadas Trabalho remoto Propósito e cultura Qualidade de vida Informações compartilhadas

Leia mais

MBA EM RECURSOS HUMANOS

MBA EM RECURSOS HUMANOS MBA EM RECURSOS HUMANOS 1. MBA EM RECURSOS HUMANOS O Curso de MBA em Recursos Humanos tem como objetivo capacitar o aluno nas áreas afins de Recursos Humanos como, Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção,

Leia mais

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista.

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista. Gestão de Pessoas EVOLUÇÃO 1) 1900 1950 Relações Industriais Divisão do trabalho Especialização Legal Burocrática Mecanicista Visão Microscópica Reducionista Não considerava a organização informal Fábricas

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

Conjunto de regras entre o que é certo e errado; um modelo ou padrão que define o comportamento das pessoas.

Conjunto de regras entre o que é certo e errado; um modelo ou padrão que define o comportamento das pessoas. disciplina FUNDAMENTOS DE GESTÃO TERCEIRIZAÇÃO Paradigmas - Definições Conjunto de regras entre o que é certo e errado; um modelo ou padrão que define o comportamento das pessoas. Velhos Paradigmas: burocracia,

Leia mais

A COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DE CONFLITOS NAS EMPRESAS FAMILIARES. Manuel Cortez

A COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DE CONFLITOS NAS EMPRESAS FAMILIARES. Manuel Cortez A COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DE CONFLITOS NAS EMPRESAS FAMILIARES Manuel Cortez ... Era do Conhecimento...( anos 80)... Era da Informação...(anos 90)... Era dos Relacionamentos, da Comunicação e da Consciência...(após

Leia mais

A Cultura empresarial como diferencial competitivo. Odino Marcondes

A Cultura empresarial como diferencial competitivo. Odino Marcondes A Cultura empresarial como diferencial competitivo Odino Marcondes Definição: Cultura é como nós fazemos as coisas por aqui As coisas como Cerveja Antarctica Brahma Ambev Normas, crenças idiossincráticas

Leia mais

Estratégia. VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO MISSÃO VALORES

Estratégia. VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO MISSÃO VALORES VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de acionamento

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA. Prof. Marcileide Muniz Cavalcante

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA. Prof. Marcileide Muniz Cavalcante GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA Prof. Marcileide Muniz Cavalcante Responda as questões que orientam o sucesso na disciplina via web Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da

Leia mais