FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ SP"

Transcrição

1 FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ SP Aluna: Josimere de Oliveira Pinto R.A: Psicologia 9º Semestre Período Noturno Sala: A306 Atividade Prática Extra Sala leitura do Capítulo II do livro Gestão de Pessoas do Autor: Idalberto Chiavenatto. I Objetivo do capítulo: Descrever as características predominantes nas Eras da Industrialização Clássica, Industrialização Neoclássica e da Informação. Santo André SP Fevereiro/ 2014.

2 Introdução A leitura e resumo do capítulo II do livro citado visa estabelecer entre os alunos do 9º semestre maior conhecimento prático dos conceitos na obra de Idalberto Chiavenatto, pois através do ato de ler e buscar interpretar o assunto necessário, cada aluno possui a chance de assimilação e aprendizagem mais rápida e eficaz do conteúdo. Nesta etapa fora observado o primeiro objetivo do capítulo dois da obra de Chiavenatto (Gestão de Pessoas).

3 Era da Industrialização Clássica. Após a Revolução Industrial muitas mudanças ocorreram quanto ao conceito de trabalho e até hoje podemos verificar modificações neste conceito. A Era da Industrialização Clássica foi marcada por algumas características bem específicas quanto ao trabalho e a visão do ser humano enquanto mão de obra nas fábricas e demais organizações. Antes de mais nada é importante notar que foi uma época em que o processo de industrialização estava em grande crescimento mundialmente falando e com isso surgiram os países desenvolvidos ou industrializados, ou seja, com maior potencial econômico e de desenvolvimento contínuo, a partir daí temos a classificação entre países subdesenvolvidos como o Brasil e os demais. Com esse grande movimento industrial nesta época houve muitas crises, porém muita prosperidade, e com essa prosperidade surge a necessidade de um sistema Burocrático nas indústrias, para que houvesse ordem, disciplina, organização e maiores lucros. Onde um individuo exercia o papel de poder (Chefes, donos, presidentes) dentro de um determinado grupo e os demais subordinados as ordens implantadas (classe operária), não tinham o direito de voz ativa, voto ou sugestões, apenas acatar aos novos procedimentos e desenvolvê-los melhor forma possível, sujeito a penalidades. O maior objetivo era a organização dentro das fábricas, neste período não havia grandes problemas a se preocupar externamente (no mercado), então toda atenção estava concentrada no ambiente interno das fábricas, e com aqueles que ali trabalhavam, portanto a busca pela eficiência, a manutenção das regras estipuladas o cumprimento dos padrões impostos e o maior conceito de todos produzir mais com qualidade e gastar menos era o foco, pessoas eram consideradas parte das máquinas de propriedade das indústrias, não eram vistos com seres humanos apenas recursos industriais, e a partir daí se dá o nascimento do DRI Departamento de Relações Industriais, que visava apenas cuidar desta relação entre empregado e empregador, o empregado deveria se adaptar as mudanças e padrões caso quisesse continuar, não lhes era dado o poder de escolha, apenas aceitação ou desemprego.

4 Era da Industrialização Neoclássica. Neo vem da palavra Novo, então um novo período nas indústrias e mercado iniciava, com grandes modificações e melhorias. Este período se estende entre 1950 e 1990 se iniciou logo após a segunda guerra mundial onde as mudanças começaram a ser mais rápidas no mundo todo. As empresas começaram a vivenciar um ambiente de competição e com isso precisavam buscar inovações para se destacarem, a questão de relação humana começou a mudar de forma para uma teoria comportamental. Houve a necessidade de modificações de regras e padrões, o método clássico era rígido demais para conseguir de manter, pois o mercado estava em constante movimento de crescimento e havia necessidade de melhorias, agilidade, flexibilidade e inovações, o poder que antes era de um só individuo, começou a ser dividido, obrigações delegadas no quesito de supervisão, e cargos de confiança, surge o método lateral visando cuidar dos serviços e produtos as pessoas não apenas eram parte das máquinas, mas sim necessárias para o produto fim de qualquer industria, e a qualidade em serviços no mercado, responsáveis por colocar,permanecer ou tirar grandes fábricas desta grande disputa. Como plano de ação imediata, grandes empresas foram dividas a fim de melhor desenvolvimento, agilidade, dinamismo e maior supervisão, esta estratégia funcionou muito fazendo com que grandes empresas ganhassem espaço nesta disputa lucrativa capitalista. A visão do ser humano mudou radicalmente, de uma questão concreta para seres possuidores de inteligência, vivos e independentes, necessários a partir deste conceito. O DRI passa a se chamar DRH Departamento de Recursos Humanos, o relacionamento entre empregado e empregador torna-se uma relação onde há possibilidade de escolhas, voz e utilização do potencial intelectual dentro das empresas.

5 Era da Informação. A partir de 1990 inicia-se um novo período em todo o mundo, quanto a questões de trabalho e mercado comercial. A disputa ficou cada vez mais estreita e esse período vivenciamos até os dias de hoje, onde há mudanças constantes, e até podemos dizer mais, a palavra que caracteriza a era da informação é MUDANÇAS, as vezes turbulentas e rápidas demais. Todos tem acesso a informação nos dias de hoje, desde a classe mais baixa até a mais alta, a redes de comunicação estão em toda parte, informações do outro lado do mundo chega a nós em questão de milésimos de segundos através da internet, todos os mecanismos de comunicação são meios de informação e quem não se adéqua está fora do jogo, assim nas organizações nada mais pode ser extremamente rígido, pois há necessidade de flexibilidade nas ações, estratégias e meios em lidar com as pessoas, principalmente com clientes. O cliente está cada vez mais exigente, todos se tornaram clientes, pois o consumismo gera o capital necessário para o funcionamento de um país, mas os clientes das empresas fornecedoras de produtos ou serviços precisam sempre estar um passo adiante das mudanças que podem ocorrer no mercado, pois podem comprometer todo um negócio se não estiverem atentos ao mundo comercial e em constante movimento. Os cargos antes pré-definidos agora dá espaço ao auto desenvolvimento, ao trabalho de equipe, a comunicação aberta, e espaços antes separados por paredes e portas dão lugar a mesas em que todos podem se ver, se comunicar mais rapidamente e onde proporciona um ambiente mais dinâmico e pró ativo, a concentração do poder em uma só pessoa, dá lugar a parceria entre pessoas tornando- as colaboradoras e não mais apenas funcionários, equipes multidisciplinares se reúnem a fim de resolver questões dentro das empresas, com maior estratégia e eficácia das soluções, a visão está macro dos negócios, o ambiente dos negócios não caminha corre, e as empresas devem correr contra o tempo e fazer do seu tempo o melhor, mais produtivo e com maior qualidade para todos, empresários e colaboradores, pois todos tem o potencial empreendedor dentro de uma empresa, estes papéis exercem valor imensurável para o país e para o mundo corporativo.

6 Pessoas não são mais recursos humanos dentro das empresas, mas sim capital intelectual capaz de contribuir para o crescimento da mesma. O DRH ganha nova cara GP Gestão de Pessoas, pessoas essas que buscam realizações pessoais e profissionais, e as empresas possuem a necessidade deste capital aplicador do seu potencial, habilidades técnicas e pessoais para se relacionar entre equipe, desenvolver novos projetos, resolver problemas, sugerir, inovar, trazer mudanças necessárias e lucrativas proporcionando aos mesmos sucesso em suas carreiras, a política do ganha ganha, empresas e pessoas, pessoas que tornam as empresas capazes de estarem nesta disputa constante e mutável do mercado mundial, gerador de lucros e desenvolvimento para um país. Conclusão Nos últimos tempos muitas mudanças surgiram tanto com as empresas quanto a visão das pessoas dentro destas empresas, a visão do ser humano passa a ser modificada de acordo com a necessidade das organizações do potencial humano, fica exposto neste primeiro objetivo para que hoje o mercado comercial, as grandes empresas pudessem estar ainda em crescimento, houveram muitas modificações, de pensamentos e ações a fim de se manterem dentro da disputa comercial mundial, pois a economia de um país depende destas modificações e as pessoas dependem para sobreviverem, realizarem seus objetivos e ganhar espaço dentro do ambiente profissional, não mais é medido a quantidade mas a qualidade das sugestões aplicadas, soluções eficazes e estratégias capazes de colocar os grandes nomes em destaque. O ponto mais importante é a visão humana, como no decorrer do tempo isso foi modificado para que hoje pudéssemos ter a valorização necessária dentro das empresas, é claro que ainda não são todas as empresas que possuem este método, mas grandes parte das principais e responsáveis pelo crescimento financeiro aplicam sim, dentro do ambiente corporativo pois para o crescimento é necessário a inovação, acompanhar as mudanças mundiais, pois o movimento rápido e constante desta grande competição entre potencias econômicas de cada país.

7 Bibliografia. CHIAVENATTO, Idalberto Gestão de Pessoas: O novo papel dos Recursos Humanos nas Organizações Rio de Janeiro: Elsevier, ª Reimpressão.

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Competência SABER FAZER ACONTECER Alcançar metas Conhecimento Habilidade SABER SABER FAZER Aprender a aprender Aplicar o Aprender Agregar valor continuadamente Aumentar o

Leia mais

O papel da área de Gestão de Pessoas

O papel da área de Gestão de Pessoas O papel da área de Gestão de Pessoas Introdução Manter o foco na qualidade de vida das pessoas que fazem parte das organizações é a grande tendência do século XXI. A Gestão de Pessoas (ou Gestão de Recursos

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Curso: ADMINISTRAÇÃO / CONTÁBEIS INICIO: 1º. SEMESTRE - 2011 Disciplina:FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 Turma: 1º. A - Carga Horária

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS CAPÍTULO 02 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo As Mudanças e Transformações no Cenário Mundial. As Mudanças e Transformações na Função

Leia mais

Planejamento e propósito são essenciais para uma carreira bemsucedida

Planejamento e propósito são essenciais para uma carreira bemsucedida Planejamento e propósito são essenciais para uma carreira bemsucedida Especialista do Ibmec dá 10 dicas para quem deseja ser protagonista de sua história profissional 14/06/2017 8:21 / ATUALIZADO 14/06/2017

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo.

Resumo Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo. Resumo Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo. A aula-tema 1 inclui os Capítulos 1 e 2 do livro-texto, Tecnologias e ferramentas de gestão 1 (PLT). Esses capítulos tratam da evolução histórica

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

Entendimento do Ser Humano nas Organizações,

Entendimento do Ser Humano nas Organizações, Avaliação de Desempenho Nossa Agenda Fundamentos e conceitos sobre a evolução histórica do homem na área industrial e social, Compreensão da formação profissional, identidade organizacional, aspectos organizacionais:

Leia mais

Qual a sua importância para as organizações?

Qual a sua importância para as organizações? Qual a sua importância para as organizações? Cargo Surgiu na Administração científica, onde o trabalho passou a exigir especializações.para se criar o cargo, é necessário descrever e analisar estes cargos.

Leia mais

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS Maria de Lourdes Nogueira Psicóloga, Mestre Administração de Empresas e Pós-Graduada em ADM.RH e Psicologia Organizacional. É professora do curso de Pós - Graduação

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução à Administração Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br 1. Introdução e antecedentes históricos da administração 2. Abordagem clássica da administração 3. Administração e o ambiente

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS Conhecer as características do comportamento empreendedor. Temas da Aula de

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EDUCAÇÃO CORPORATIVA GERENCIAMENTO DE CONFLITOS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EDUCAÇÃO CORPORATIVA GERENCIAMENTO DE CONFLITOS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EDUCAÇÃO CORPORATIVA GERENCIAMENTO DE CONFLITOS Tema 12 Novembro 2016 Gerenciando Conflitos Conflito significa existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses

Leia mais

EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO Análise contemporânea Dr. Margarete Boteon Cepea/Esalq maboteon@esalq.usp.br As Principais Teorias da Administração: Anos: Teorias: 1903 Administração

Leia mais

O mundo do trabalho ontem e hoje

O mundo do trabalho ontem e hoje O mundo do trabalho ontem e hoje 1 O Mundo do Trabalho Ontem Décadas de 1940-70 Hoje A partir de meados da década de 80 1 Relações empresa-empregado Ontem Antigo contrato de trabalho Hoje Novo contrato

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado;

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS 1 Atividade Industrial É a base do desenvolvimento econômico mundial desde o século XVIII; Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; Séc.

Leia mais

Ementa. Conteúdo Programático. Eduardo Joukhadar. Apresentação. Bibliografia Básica. Printed with FinePrint - purchase at

Ementa. Conteúdo Programático. Eduardo Joukhadar. Apresentação. Bibliografia Básica. Printed with FinePrint - purchase at Ementa O Gestor Organizacional: novos desafios. Tecnologias de Gestão. Ferramentas de Gestão. Novas demandas. 31/01/2009 1 5 Conteúdo Programático. Ciências Contábeis 1. DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

Leia mais

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade.

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade. OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: um caminho para a transformação digital em sua empresa 1 www.simpress.com.br SUMÁRIO Introdução 3 O panorama atual do outsourcing 4 Vantagens para gestão 6 Confiabilidade e parceria

Leia mais

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR 4 INTRODUÇÃO Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, e inexplicável concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios indiscutivelmente

Leia mais

OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO OS PRIMÓRDIOS DA ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA O esforço cooperativo do homem é a base da sociedade; Terminologia: Administração (latin) Ad (direção) e minister (subordinação ou obediência) Aquele que presta

Leia mais

OFICINA COM OS DISCENTES SOBRE A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE- CAMPUS PORTO VELHO RELATÓRIO

OFICINA COM OS DISCENTES SOBRE A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE- CAMPUS PORTO VELHO RELATÓRIO OFICINA COM OS DISCENTES SOBRE A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE- CAMPUS PORTO VELHO RELATÓRIO UNIR, 2016 OFICINA COM OS DISCENTES SOBRE A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE- CAMPUS PORTO VELHO RELATÓRIO

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Aula 2 Parte 1 Professor Douglas Pereira da Silva. DPS aula 2 Tópicos avançados em RH

Aula 2 Parte 1 Professor Douglas Pereira da Silva. DPS aula 2 Tópicos avançados em RH Resizing Aula 2 Parte 1 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Resizing significa Redefinição de Tamanho Esse termo foi criado pelo argentino Rodolfo Eduardo Biasca (1995) professor e consultor de empresas,

Leia mais

A REMUNERAÇÃO E SEU IMPORTANTE PAPEL MOTIVACIONAL

A REMUNERAÇÃO E SEU IMPORTANTE PAPEL MOTIVACIONAL A REMUNERAÇÃO E SEU IMPORTANTE PAPEL MOTIVACIONAL CERVELIN, Carina Mattos COLOMBINI, Mauricio Beckedorff MELO, Michel Rudá de Castro MOREIRA, Naira Carolina ROMAGNOLO, Rafael Rodrigues KAULFUSS, Marco

Leia mais

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini. Gestão de pessoas

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini. Gestão de pessoas Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Gestão de pessoas 2 1 A Gestão de Pessoas ou Equipes, é um item muito importante dentro da Gestão de Projetos, pois não se pode

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas Introdução à Administração Unidade 02 Conteúdo e Estudo da Administração O Estado Atual da Teoria Geral da Administração A Administração na Sociedade Moderna Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas

Leia mais

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing Curso do Superior de Tecnologia em Objetivos do curso 1.5.1 Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em na modalidade EaD da universidade Unigranrio, tem por objetivos gerais capacitar o profissional

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO A industrialização é baseada numa economia de mercado e numa sociedade de classes. ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISTA) O mercado consiste

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Em 1924, especialistas em eficiência da empresa Western Electric Company, em Hawthorne, Estados Unidos, iniciaram uma pesquisa que tinha por objetivo estudar os efeitos das

Leia mais

Projeto Primeiro Emprego

Projeto Primeiro Emprego Projeto Primeiro Emprego Objetivo Preparar os jovens alunos para as possibilidades que o mercado oferece como primeiro Emprego. Temas Identificação de Possibilidade de Emprego Elaboração de currículo Entrevista

Leia mais

Conteúdo programático

Conteúdo programático Parte I - Processo Decisório Unidade 3 - Quem decide? Conteúdo programático 3.1-Níveis hierárquicos de decisão. 3.2-Centralização versus descentralização 3.3-Questão do empowerment Empowerment Revolução

Leia mais

Formação pelo Método Ione Cortese TURMA 2018

Formação pelo Método Ione Cortese TURMA 2018 Formação pelo Método Ione Cortese TURMA 2018 Olá, Sou Ione Cortese, Palestrante, Consultora e Coach de Alta Performance. Sou mãe, casada, empresária e apaixonada por pessoas. Dedico minha vida para Fazer

Leia mais

Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm horários rígidos e vivem com

Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm horários rígidos e vivem com As revoluções inglesas e o capitalismo industrial. A origem da sociedade industrial Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho

Qualidade de Vida no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Alunas: Mireli Basilio R.A: 198019 Pâmela Oliveira 204015 Jhuenner Guareis 203006 Profª: Gisele Sailler A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

Uma parceria que gerou um crescimento anual de 20%.

Uma parceria que gerou um crescimento anual de 20%. Uma parceria que gerou um crescimento anual de 20%. Cliente: SBrio Publicação: Março 2018 Segmento: Embelezamento automotivo Solução: Plataforma responsiva e integrada De um lava-jato para o e-commerce:

Leia mais

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões PLANEJAMENTO INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões Busca determinar fins Torna presentes valores e crenças Explicita nossa compreensão (mundo, vida, sociedade,

Leia mais

Gestão de Negócios OBJETIVO NESTA AULA. A Pirâmide das Finanças Pessoais - AULA 01

Gestão de Negócios OBJETIVO NESTA AULA. A Pirâmide das Finanças Pessoais - AULA 01 A Pirâmide das Finanças Pessoais - OBJETIVO Formar profissionais com atuação eficaz nas empresas, apresentando uma visão holística das diversas atividades e processos que interagem nos ambientes interno

Leia mais

Teoria da Contingência. Prof. Me. Wesley Vieira Borges

Teoria da Contingência. Prof. Me. Wesley Vieira Borges Teoria da Contingência Prof. Me. Wesley Vieira Borges Teoria da Contingência Não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. Há uma relação funcional

Leia mais

Planejamento Estratégico Análise: Externa, Variáveis Ambientais. Unidade 05 Material Complementar

Planejamento Estratégico Análise: Externa, Variáveis Ambientais. Unidade 05 Material Complementar O Ambiente Organizacional O ambiente organizacional é composto de fatores ou elementos externos e internos que lhe influencia, o funcionamento. Tipos de Ambiente Basicamente, há três subambientes que compõem

Leia mais

elementos do sucesso financeiro.

elementos do sucesso financeiro. 7 elementos do sucesso financeiro. Adriano Fabri elementos do 7sucesso financeiro. O propósito desse ebook. Este ebook tem como propósito ajudar as pessoas a buscar o equilíbrio e o sucesso financeiro

Leia mais

se recuperar perante a adversidade Resiliência

se recuperar perante a adversidade Resiliência AULA 4: A resiliência é a capacidade que tem uma pessoa ou um grupo de se recuperar perante a adversidade e ultrapassá-la para continuar a seguir com a sua vida. Em certas ocasiões, as circunstâncias difíceis

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA A estrutura do currículo está organizada em um Núcleo Comum e um Perfil Profissionalizante de Formação do Psicólogo, que se desdobra em duas Ênfases Curriculares a serem

Leia mais

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes.

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes. O Gestor Escolar Histórias de um Construtor de Pontes robson@professorrobsonsantos.com.br Imagens do Gestor O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente

Leia mais

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Empreendedorismo no Mercado de Seguros Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Novos Desafios do Corretor O conceito de venda mudou! - Empoderamento do Cliente - Maior Concorrência - Mercado em Mudança

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS AULA 02 1 Professora Ms Karen Reis 2012 JOGOS DIGITAIS Atividade em sala de Aula Globalização e a Evolução Tecnológica Mitos e Verdades SWOT Tecnologias de Visualização

Leia mais

Pesquisa sobre os impactos dos serviços de Inovação do Portfólio do Sebrae/RJ nos pequenos negócios

Pesquisa sobre os impactos dos serviços de Inovação do Portfólio do Sebrae/RJ nos pequenos negócios Pesquisa sobre os impactos dos serviços de Inovação do Portfólio do Sebrae/RJ nos pequenos negócios Doris Ziegler Gerência de Soluções e Inovação Coordenação de Monitoramento e Avaliação Metodologia Elaboração

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fábio Arruda A nova lógica das organizações A velocidade das mudanças e os desafios do mundo globalizado estão conduzindo a um sentido de emergência quanto à adaptabilidade das

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração

Leia mais

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE Introdução 03 Importância de um bom atendimento ao cliente 05 Como melhorar esse processo 07 Ferramentas importantes

Leia mais

O INCENTIVO A LEITURA: A IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O INCENTIVO A LEITURA: A IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL O INCENTIVO A LEITURA: A IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: Carolina de Oliveira Carvalho; Co-autor: Tatiele Pereira da Silva; Co-autor: Leonardo Mendes Bezerra; Co-autor: Milena Sousa

Leia mais

Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação

Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação ANEXO I CAMPUS AUTO AVALIAÇÃO DO SERVIDOR 2016 Nome do Servidor: Cargo: Classe: Nível: Padrão: Período de Avaliação: / / a / / Lotação: Função

Leia mais

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor)

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) . 1 Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) Não gerencie seus negócios no terceiro milênio com um sistema de contabilidade de custos dos

Leia mais

TÍTULO: O FIM DOS EMPREGOS: UM ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS PARA A INDÚSTRIA 4.0 SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS

TÍTULO: O FIM DOS EMPREGOS: UM ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS PARA A INDÚSTRIA 4.0 SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS TÍTULO: O FIM DOS EMPREGOS: UM ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS PARA A INDÚSTRIA 4.0 SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DE EQUIPES PARA EXECUÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA: DO DESENHO A CAPACITAÇÃO

ESTRUTURAÇÃO DE EQUIPES PARA EXECUÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA: DO DESENHO A CAPACITAÇÃO 1 ESTRUTURAÇÃO DE EQUIPES PARA EXECUÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA: DO DESENHO A CAPACITAÇÃO Goiânia GO Abril de 2013 Ariana Ramos Massensini - SENAI - Departamento Regional de Goiás ariana.senai@sistemafieg.org.br

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Ferramentas para Gestão da Inovação. Prof. Robson Almeida

Ferramentas para Gestão da Inovação. Prof. Robson Almeida Ferramentas para Gestão da Inovação Prof. Robson Almeida Radar da Inovação Radar da Inovação O Radar da Inovação é uma ferramenta desenvolvida por Mohanbir Sawhney, da Kellogg School of Managemente (EUA),

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

Ferramentas para Gestão da Inovação. Prof. Robson Almeida

Ferramentas para Gestão da Inovação. Prof. Robson Almeida Ferramentas para Gestão da Inovação Prof. Robson Almeida Radar da Inovação Radar da Inovação O Radar da Inovação é uma ferramenta desenvolvida por Mohanbir Sawhney, da Kellogg School of Managemente (EUA),

Leia mais

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor)

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) . 1 Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) Não gerencie seus negócios no terceiro milênio com um sistema de contabilidade de custos dos

Leia mais

Diferencial competitivo pelo uso de metodologias de aprendizagem. Milena Mascarenhas

Diferencial competitivo pelo uso de metodologias de aprendizagem. Milena Mascarenhas Diferencial competitivo pelo uso de metodologias de aprendizagem Milena Mascarenhas Objetivos Uso estratégico de metodologias de ensino e aprendizagem. A gestão da escolha de modelos de metodologias ativas

Leia mais

Mercado e Empregabilidade - NUPEEC - Lucas De Carli Meneghello Gerente de Marke7ng

Mercado e Empregabilidade - NUPEEC - Lucas De Carli Meneghello Gerente de Marke7ng - NUPEEC - Lucas De Carli Meneghello Gerente de Marke7ng 54-9905- 3051 lucas@resolpec.com.br Trajetória Universidades - Clínico - Pouco Empreendedor - Números/Cálculos - Habilidade em SE Vender - Desalinhamento

Leia mais

Autores: Roberto Krieck, presidente e Márcio Belli, gerente comercial da Operacional Solution, fornecedora de software ERP e MES

Autores: Roberto Krieck, presidente e Márcio Belli, gerente comercial da Operacional Solution, fornecedora de software ERP e MES Autores: Roberto Krieck, presidente e Márcio Belli, gerente comercial da Operacional Solution, fornecedora de software ERP e MES Atualmente, muito se fala sobre indústria 4.0 e como a informatização e

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA. Prof. Marcileide Muniz Cavalcante

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA. Prof. Marcileide Muniz Cavalcante GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA Prof. Marcileide Muniz Cavalcante Responda as questões que orientam o sucesso na disciplina via web Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE AULA 1 Introdução à Engenharia de Software 05/02/2014 Sobre o professor... Geovani Sajorato Engenheiro de Software Pleno na IOB Folhamatic S.A (Sage Group Brazil). 5 anos de experiência

Leia mais

Manual de Bolso do Estagiário

Manual de Bolso do Estagiário Manual de Bolso do Estagiário NENO NÚCLEO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO MISÃO NENO Proporcionar às pessoas uma educação de qualidade desenvolvendo competências, habilidades e a cidadania para serem agentes

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal Desenvolvimento de Carreira Aula - 04 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Área de atuação profissional: Visão macro da área de atuação do curso. Papel do

Leia mais

o papel do conselheiro em face do novo cenário corporativo Fernando Lohmann

o papel do conselheiro em face do novo cenário corporativo Fernando Lohmann o papel do conselheiro em face do novo cenário corporativo Fernando Lohmann A roupa nova do rei A roupa nova do rei A roupa nova do rei crise não mudou o papel do conselho, mas expôs a fragilidade da

Leia mais

OBJECTIVOS + MEIOS RESULTADOS (intenções) (recursos) Uma decisão / comportamento diz-se EFICIENTE quando:

OBJECTIVOS + MEIOS RESULTADOS (intenções) (recursos) Uma decisão / comportamento diz-se EFICIENTE quando: M3-1 PROCESSO ECONÓMICO: Resposta organizada e institucionalizada à escassez OBJECTIVOS + MEIOS RESULTADOS (intenções) (recursos) escassez = problema fundamental Uma decisão / comportamento diz-se EFICIENTE

Leia mais

AUTOR DONIZETE SARAIVA

AUTOR DONIZETE SARAIVA O livro se baseia nos resultados de duas pesquisas sobre o aprimoramento e reforma do ensino médio. Essas pesquisas foram realizadas em 8 escolas localizadas no Canadá e EUA. Essa obra focaliza fundamentalmente

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

Como antever a necessidade de reestruturar sua empresa

Como antever a necessidade de reestruturar sua empresa Como antever a necessidade de reestruturar sua empresa 2016 Como antever a necessidade de reestruturar sua empresa Toda empresa, ao longo de seu ciclo de vida, que engloba da concepção à maturidade, experimentam

Leia mais

CAPÍTULO 1 ESPÍRITO EMPREENDEDOR

CAPÍTULO 1 ESPÍRITO EMPREENDEDOR CAPÍTULO 1 ESPÍRITO EMPREENDEDOR OBJETIVOS Empreendedorismo Empresa Indicadores de Desempenho de uma empresa de sucesso. PAPEL DO EMPREENDEDOR COMO ADMINISTRADOR GERAL DA EMPRESA ADvidades de alta alavancagem.

Leia mais

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego 9 passos para criar um negócio sem largar o emprego Antes de mais nada gostaria de deixar claro uma coisa: Em um determinado momento você vai precisar escolher entre trabalhar para alguém e trabalhar para

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 6ª Série Administração de Recursos Humanos A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

Unidade I. Desenvolvimento de. Prof. Especialista Fernando J. Lopes

Unidade I. Desenvolvimento de. Prof. Especialista Fernando J. Lopes Unidade I Desenvolvimento de Recursos Humanos Prof. Especialista Fernando J. Lopes Reestruturação produtiva Os recursos humanos são primordiais para o sucesso das empresas; Vivemos em pleno século XXI

Leia mais

USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari

USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Prof.: Jiyan Yari Fazer uso da tecnologia na educação é uma necessidade inadiável... Pergunta: De que a forma

Leia mais

ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola

ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola Av. Leonardo Villas Boas, 351 Botucatu SP CEP 18.608-901 Fone/fax (0xx14) 3815-2500 ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola aceito a realização de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Código: 262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Empresarial e Empreendedorismo Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar 21/9/2015 Rosely Gaeta Revisão Fundamentos da Administração Introdução àadministração e às organizações Fonte: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Leia mais

A DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA E A ECONOMIA SOLIDÁRIA 1

A DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA E A ECONOMIA SOLIDÁRIA 1 A DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA E A ECONOMIA SOLIDÁRIA 1 1 - Introdução Edson Trajano Vieira 2 No Brasil, a década de 90, foi marcada pelo aumento do desemprego e mudanças nas relações trabalhistas provocando

Leia mais

TÍTULO: ROVER FERRARI CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA

TÍTULO: ROVER FERRARI CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ROVER FERRARI CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Centro de Empreendedorismo e Inovação Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2019

Centro de Empreendedorismo e Inovação Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2019 Centro de Empreendedorismo e Inovação Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2019 O Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação do Centro Universitário

Leia mais

RELATÓRIO DE OUVIDORIA. 1º Semestre 2018

RELATÓRIO DE OUVIDORIA. 1º Semestre 2018 RELATÓRIO DE OUVIDORIA 1º Semestre 2018 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 3 MENSAGEM DA OUVIDORIA 4 NOSSOS NÚMEROS 6 PRAZOS E SOLUÇÕES 8 CANAIS DE ATENDIMENTO 9 APRESENTAÇÃO Este relatório tem como objetivo tornar

Leia mais

TÍTULO: MONTADORA DE IOIÔ COM AUXILIO DE UM ROBO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: MONTADORA DE IOIÔ COM AUXILIO DE UM ROBO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MONTADORA DE IOIÔ COM AUXILIO DE UM ROBO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

Leia mais

Ética não é programa de empresa, mas é a vida da empresa, CONSCIÊNCIA ÉTICA se inicia pela ética vivida, a ética APLICADA. 2-19

Ética não é programa de empresa, mas é a vida da empresa, CONSCIÊNCIA ÉTICA se inicia pela ética vivida, a ética APLICADA. 2-19 Ética não é programa de empresa, mas é a vida da empresa, CONSCIÊNCIA ÉTICA se inicia pela ética vivida, a ética APLICADA. 2-19 Ética aplicada exige dois tipos de atitude : 1ª De Gestão: Relacionadas com

Leia mais

SE VC FOSSE O GERENTE DE UM SETOR E ENCONTRASSE SEUS SUBORDINADOS RECLAMANDO POR ESTAREM SOBRECARREGADOS DE TRABALHOS DIVERSOS, COMO FARIA PARA

SE VC FOSSE O GERENTE DE UM SETOR E ENCONTRASSE SEUS SUBORDINADOS RECLAMANDO POR ESTAREM SOBRECARREGADOS DE TRABALHOS DIVERSOS, COMO FARIA PARA SE VC FOSSE O GERENTE DE UM SETOR E ENCONTRASSE SEUS SUBORDINADOS RECLAMANDO POR ESTAREM SOBRECARREGADOS DE TRABALHOS DIVERSOS, COMO FARIA PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA???? Disciplina: OS&M AULA 9 Assunto:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Nota: Professor: Piero/ Thales 1 o semestre a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1 Desafios tributários para o crescimento sustentável Page 1 Estratégias de crescimento orgânico e inorgânico / A otimização do footprint das empresas via tributos Page 2 Planejamento Tributário Preventivo:

Leia mais

Concurso: EPPGG MPOG Aula 4. Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA

Concurso: EPPGG MPOG Aula 4. Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA Concurso: EPPGG MPOG Aula 4 Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA Conteúdo Programático Evolução dos modelos/paradigmas de gestão a nova gestão pública. Teoria das organizações aplicadas à Administração Pública.

Leia mais