Introdução à Gestão de Operações AULA 16

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Gestão de Operações AULA 16"

Transcrição

1 1 Introdução à Gestão de Operações AULA 16 LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES Prof.ª Claire Gomes dos Santos Data: 18/11/2016

2 2 Eurodisney: o que deu errado? Ver p. 397 e 398.

3 3 Importância das Decisões sobre Localização Localização de instalação é o processo que determina os locais geográficos para as operações de uma empresa; Localizar significa determinar o local onde será a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços, e/ou onde se fará a administração do empreendimento. Lembram da central de distribuição do McDonald s em São Paulo (FOOD TOWN), que vimos em aula?

4 4 Importância das Decisões sobre Localização Algumas companhias ou empreendimentos considerarão mais importante ficar próximas aos clientes como (supermercados, delegacias, bombeiros ou um hospital); Outras serão atraídas pela proximidade das matérias-primas e/ou dos componentes (como uma olaria ou fábrica de cimento).

5 5 Importância das Decisões sobre Localização Outras empresas, ainda, irão se dirigir para locais onde a mão-de-obra seja abundante e/ou bem treinada. As localizações e natureza das fontes de suprimento e as localizações e natureza dos produtos e clientes, deverão ter papel essencial na definição de localização, de forma que a eficiência e a eficácia geral da rede de suprimentos sejam maximizadas.

6 6 Importância das Decisões sobre Localização Localizar mal um quartel de bombeiros pode aumentar o tempo médio de viagem para os mesmos chegarem aos locais de incêndios; Localizar uma fábrica onde é difícil atrair mão-de-obra com as qualificações adequadas afetará a eficácia de sua produção (Em cidades maiores, pode-se exigir mais qualificação); As decisões de localização normalmente terão efeito nos custos de produção (custo do transporte), e também no acesso aos clientes (e, portanto, em suas receitas). => Vale mais a pena centralizar ou deslocar do centro da cidade/país/mundo minha produção? Logística.

7 7 Importância das Decisões sobre Localização As decisões de localização, uma vez tomadas, são difíceis de reverter. Os custos de mudança de uma operação de um local para outro podem ser extremamente altos.

8 8

9 Razões para decisões de localização As decisões sobre localização são estratégicas e fazem parte integral do processo de planejamento. 9 Dois estímulos geralmente levam organizações a mudarem de localização: Alterações na demanda de seus bens e serviços e; Alterações na oferta de insumos (matériasprimas) para a operação.

10 Razões para decisões de localização: alteração na demanda Mudança de localização pode ser causada por alterações na demanda de consumidores; 10 Alterações no volume da demanda também podem causar realocações; Para atender à demanda maior, uma operação pode expandir seu local atual ou escolher um local maior em outra região, ou ainda manter a fábrica existente e encontrar uma segunda localização para uma fábrica adicional (Exemplo: origem e crescimento da Cacau Show).

11 Razões para decisões de localização: alteração no suprimento Outro estímulo para a realocação são alterações no custo, ou disponibilidade, do suprimento de insumos para a operação; 11 Exemplos são empresas de mineração e exploração de petróleo que precisam se deslocar quando sua fonte de matéria-prima se esgota (Exemplo: filme Sangue Negro ASSISTIR AO TRAILER -

12 Razões para decisões de localização: alteração no suprimento Uma empresa de manufatura pode escolher realocar sua produção para uma parte do mundo onde os custos de mão-de-obra são baixos (Exemplo: documentário China Blue ); 12 Uma empresa também pode decidir por outra localização para liberar fundos se o valor do terreno que ocupa vale mais que uma localização alternativa igualmente boa.

13 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização Razões que justificam a Localização próxima das Matérias rias-primas (MPs): Perecibilidade da MP (fábrica de processamento de alimentos); 13 MP pode demandar condições muito especiais e custosas de transporte; Custos de transporte ocorrem quando as MPs são muito mais volumosas, caras ou difíceis de transportar do que os produtos derivados delas Ex: fábricas de papel (troncos de madeira); mineração (rochas).

14 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização Razões que justificam a Localização próxima da Mão-de de-obra (MO): Fontes amplas de MO qualificada ou de preço mais baixo em operações que são intensivas em MO; 14 Nível geral salarial; A atitude da MO (pontualidade, absenteísmo, rotatividade); (Discussão: empresas calçadistas do RS para BA). Um fator contra seria localizar uma instalação próxima a um sindicato forte; Disponibilidade e custo da mão-de-obra (Ex: Call centers na Índia).

15 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização Razões que justificam a Localização próxima dos Clientes: 15 Transporte do produto é mais volumoso, caro ou difícil que o transporte dos suprimentos (insumos da operação); Perecibilidade dos produtos (Ex: floricultura); Operações que necessitam da presença do cliente (Ex: hospital, bombeiros e varejo em geral);

16 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização: Considerações Referentes ao Ambiente Físico e de Negócios Preço, qualidade e disponibilidade de espaço físico (terreno) (inclusive considerando necessidades futuras de expansão); 16 Custos de energia (operações que usam grandes quantidades de energia podem ser influenciadas em suas decisões de localização pela disponibilidade de energia relativamente barata); Disponibilidade de serviços de: água, telecomunicações, coleta de lixo, segurança;

17 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização: Considerações Referentes ao Ambiente Físico e de Negócios Acesso à infra-estrutura de transporte (rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo e aéreo) Incentivos fiscais oferecidos devem ser analisados; Zonas de livre comércio (Mercosul; União Européia => Mercado Comum Europeu); Verificação de legislação sobre meioambiente, isto é, impactos ambientais; Verificação das condições do solo e climáticas também devem ser consideradas (Ex.: Caso da Eurodisney). 17

18 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização: Considerações Referentes À Qualidade de Vida dos Colaboradores Capital humano é visto como um fator crucial na obtenção de vantagens competitivas; 18 Devem ser analisadas a presença ou ausência, na região considerada para a localização, de: Boas escolas; Moradia; Transporte público; Comércio variado etc.

19 19 Algumas Técnicas de Localização de Instalações 1. Método do Centro de Gravidade; 2. Método da Ponderação de Fatores;

20 Técnicas de Localização: Método do centro de gravidade uma técnica para localização de uma unidade operacional que leva em consideração: É 20 As localizações existentes de suas principais fontes de insumos e clientes e; Os volumes a serem transportados entre esses locais.

21 Técnicas de Localização: Método do centro de gravidade muitas vezes utilizada para localizar armazéns intermediários ou de distribuição, dadas a localizações, por exemplo das fábricas e dos clientes. É 21 O método procura encontrar o centro de gravidade dos pontos que representam os locais existentes, levando em conta os pesos, os volumes transportados, ou a densidade populacional; Esse método calcula as coordenadas do centro de gravidade.

22 Técnicas de Localização: Método de Ponderação de Fatores É um método racional (talvez o mais usado) de confrontar e avaliar alternativas de macrolocalização, que pondera vários fatores locacionais. 22

23 23 Técnicas de Localização: Método de Ponderação de Fatores Avaliação de Fatores: Exemplo: Uma empresa está avaliando quatro alternativas para a localização de nova instalação. Segundo a gerência, os fatores determinantes na localização estão relacionados abaixo, com os respectivos pesos e notas (de 1 a 5, onde o 5 é o mais favorável): NOTAS Fator Peso A B C D Restrições ambientais Disp. de mão de obra Sist. de transporte Prox. de mercados Qualidade de vida Prox. Matérias primas Fonte: Martins e Laugeni (2009)

24 24 Técnicas de Localização: Método de Ponderação de Fatores NOTAS FATOR Peso(%) A B C D Restrições ambientais Disponibilidade de mão de obra Sistema de transportes Proximidade a mercados Qualidade de vida Proximidade de matérias primas ,18 3,23 3,70 3,51 Escolher C Fonte: Martins e Laugeni (2009)

25 25 Bibliografia CORREA, Henrique L. ; CORREA, Carlos, A. Administração de Produção e Operações. Segunda Edição. São Paulo: Atlas, KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN, Larry; MALHOTRA, Manoj. Administração de Produção e Operações. São Paulo: Prentice Hall, MOREIRA, Daniel, A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage Learning, MARTINS, Petronio, G; LAUGENI, Fernando, P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS Capítulo 5 Planejamento da localização O próximo passo entre as decisões estratégicas do sistema de operações é o planejamento da localização da capacidade. O planejamento

Leia mais

Prof. Clovis Alvarenga Netto

Prof. Clovis Alvarenga Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Materiais e processos de produção IV Maio/200 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 11 Rede física: Localização de unidades da rede de operações

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO LOGÍSTICA. Estratégia de Localização

GESTÃO DA PRODUÇÃO LOGÍSTICA. Estratégia de Localização GESTÃO DA PRODUÇÃO LOGÍSTICA Estratégia de Localização Objetivos Compreender: A localização como decisão estratégica em Logística; A importância da localização em Logística; Os fatores que afetam a decisão

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Josiane Rowiechi Especialização - Gestão Empresarial 10 anos

PLANO DE ENSINO. Josiane Rowiechi Especialização - Gestão Empresarial 10 anos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Prof. Fernando Augusto Silva Marins www.feg.unesp.br/~fmarins fmarins@feg.unesp.br 1 Este material é baseado no livro Administração da Produção de autoria de Petrônio G. Martins & Fernando P. Laugeni publicado

Leia mais

Capítulo 1. Localização Industrial e Projeto da Rede de Operações. Administração da Produção II. Antonio Martins Lima Filho

Capítulo 1. Localização Industrial e Projeto da Rede de Operações. Administração da Produção II. Antonio Martins Lima Filho Capítulo 1 Localização Industrial e Projeto da Rede de Operações Conteúdo deste Resumo: Cap. 1 - Localização Industrial e Projeto da Rede de Operações Indicações Bibliográficas Introdução 1.1 Perspectiva

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES

LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES LEITURA: GALTHER & FRASER 2005 Cap 6 APOIO: SLACK et al. (2002) Cap. 6 CORRÊA & CORRÊA (2005) Cap. 13 Prof. Dr. Paulo Tromboni Nascimento Localização Exemplos Disneylândia Europa.

Leia mais

LOCALIZAÇAO DE INSTALAÇÕES. Importância das Decisões sobre Localização.

LOCALIZAÇAO DE INSTALAÇÕES. Importância das Decisões sobre Localização. LOCALIZAÇAO DE INSTALAÇÕES. Importância das Decisões sobre Localização. Qualquer que seja o tipo de negócio em que esteja envolvida a empresa considerada, mas principalmente se ela for uma indústria, as

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer o que são estratégias de posicionamento logístico Compreender as políticas

Leia mais

Localização. Introdução à Engenharia de Produção

Localização. Introdução à Engenharia de Produção Localização Introdução à Engenharia de Produção 1 Estratégias de Localização Localização das empresas: Localização + arranjo físico: impacto significativo sobre os custos operacionais, preço cobrado por

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Professor(es) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Sistemas Produtivos 1

Leia mais

DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção CÓDIGO: ENG24

DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção CÓDIGO: ENG24 DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção CÓDIGO: ENG24 Período Letivo: 1º Semestre / 2018 Carga Horária: Total: 30 H/A 25 Horas Semanal: 02 aulas Créditos: 02 Modalidade: Teórico-prática Classificação

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO Administração da Produção e Produtividade O que é Administração? Administração é o ato ou efeito de administrar, ou seja, interpretar e obter os objetivos propostos para

Leia mais

Tempos, Métodos e Arranjos Físicos

Tempos, Métodos e Arranjos Físicos Tempos, Métodos e Arranjos Físicos Produtividade, capacidade e eficiência da produção Prof. Me. Fernando Santos de Oliveira Medidas de Desempenho Segundo Moreira (2008), a medida de desempenho é o processo

Leia mais

Gestão da Produção I SUMÁRIO 18/02/ Método de Trabalho e Avaliação; 2. Conteúdo da disciplina; 3. Introdução à Gestão da Produção;

Gestão da Produção I SUMÁRIO 18/02/ Método de Trabalho e Avaliação; 2. Conteúdo da disciplina; 3. Introdução à Gestão da Produção; Gestão da Produção I Prof. MSc. Hugo J. Ribeiro Junior Engenharia de Produção - 9º período Janeiro de 2011 SUMÁRIO 1. Método de Trabalho e Avaliação; 2. Conteúdo da disciplina; 3. Introdução à Gestão da

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Aula 5 Projeto da Rede de Suprimentos

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Aula 5 Projeto da Rede de Suprimentos GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA Aula 5 Projeto da Rede de Suprimentos Modelo Geral da Gestão de Operações RECURSOS A SEREM TRANSFORMADOS MATERIAIS INFORMAÇÕES CONSUMIDORES AMBIENTE ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO

Leia mais

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Fundamentos da adm. de operações A administração de operações pode ser definida como o campo da administração responsável

Leia mais

Planejamento de Transportes: Introdução à Logística

Planejamento de Transportes: Introdução à Logística UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Planejamento de Transportes: Introdução à Logística ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO Profª. Daniane F. Vicentini Atividades com a maior parcela do custo total de logística: Transportes:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Fóruns e Bibliografia Considerações Finais Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente,

Leia mais

Aula 11: Teoria da Localização. Prof. Eduardo A. Haddad

Aula 11: Teoria da Localização. Prof. Eduardo A. Haddad Aula 11: Teoria da Localização Prof. Eduardo A. Haddad Implantação de uma usina siderúrgica integrada para produção de 4,1 milhões de toneladas de placas de aço por ano, utilizando minério de ferro proveniente

Leia mais

Classificação das indústrias. IFMG Campus Betim Outubro de 2015

Classificação das indústrias. IFMG Campus Betim Outubro de 2015 Classificação das indústrias IFMG Campus Betim Outubro de 2015 O IBGE propõe a CNAE Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Existem 21 categorias de atividades: http://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html

Leia mais

Gestão de Produção Aula 4: Localização das Instalações. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula 4: Localização das Instalações. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula 4: Localização das Instalações Prof. Valdir Tavares de Lucena O que faz uma empresa estar localizada em determinado endereço? Trata-se de uma decisão estratégico com fortíssimo

Leia mais

Componente Curricular: Exclusivo de curso ( x) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Etapa: 3ª

Componente Curricular: Exclusivo de curso ( x) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Etapa: 3ª Nome do Componente Curricular: Introdução à Logística Conhecimento dos conceitos básicos de logística. Entendimento das atividades logística e seus inter-relacionamentos com as demais atividades empresariais.

Leia mais

DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção

DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção CÓDIGO: ENG2 Período Letivo: 1º Semestre / 2018 Carga Horária: Total: 30 H/A 25 Horas Semanal: 02 aulas Créditos: 02 Modalidade: Teórico-prática Classificação

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Administração da Produção Código: Professor: Me. Daiany Macieira Varjão e-mail: Daiany.varjao@fasete.edu.br

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Os Recursos

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Os Recursos ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos Compreender: Os tipos de recursos de uma organização; Conceitos de administração e recurso; O conceito de recursos materiais e sua sequência de operações; O conceito

Leia mais

Mauro Osaki. Fone: Fax: Input Recursos a serem transformados

Mauro Osaki. Fone: Fax: Input Recursos a serem transformados Objetivos desta apresentação Definição de PCC; Planejamento e Controle de Capacidade Aula 7 Parte 1 Mauro Osaki TES/ESALQ-USP Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Cepea/ESALQ/USP

Leia mais

Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira

Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Manufatura é um sistema de fabricação

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DE INDÚSTRIA RESUMO

LOCALIZAÇÃO DE INDÚSTRIA RESUMO LOCALIZAÇÃO DE INDÚSTRIA RESUMO Nos dias atuais a determinação do local específico da instalação da indústria é um fator fundamental. Sem dúvida o mais importante, pois um lugar que possa dificultar o

Leia mais

Gestão da Produção Logística

Gestão da Produção Logística UNIESP Campus Butantã Gestão da Produção Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL SUPPLY CHAIN MANAGEMENT FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS DE SÃO PAULO Rubens Vieira da Silva LOGÍSTICA EMPRESARIAL LOGÍSTICA

Leia mais

REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES. Professor: Dr. Regina Meyer Branski

REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES. Professor: Dr. Regina Meyer Branski REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES Professor: Dr. Regina Meyer Branski Variáveis nas decisões logísticas Estratégias de estoque Previsão Níveis de estoque Decisões de compra e programação de abastecimento

Leia mais

APOSTILA GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE

APOSTILA GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE APOSTILA GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE AULA 3 ANÁLISE E MENSURAÇÃO DE PROCESSOS Como primeiro passo para o entendimento das características importantes de processos na área de produção, vamos definir

Leia mais

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;

Leia mais

PLANEJAMENTO E AGREGAÇÃO DE VALOR EM EMPREENDIMENTOS RURAIS

PLANEJAMENTO E AGREGAÇÃO DE VALOR EM EMPREENDIMENTOS RURAIS PLANEJAMENTO E AGREGAÇÃO DE VALOR EM EMPREENDIMENTOS RURAIS Profª Caroline P. Spanhol CONTEXTUALIZAÇÃO Necessidade de eficiência e eficácia; Competitividade A gerência do negócio assume grande importância,

Leia mais

Código: 6734 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Período 8 Carga Horária: 75 H C.H. Teórica: Créditos H C.H.

Código: 6734 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Período 8 Carga Horária: 75 H C.H. Teórica: Créditos H C.H. Código: 6734 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Período 8 Carga Horária: 75 H C.H. Teórica: 75 H C.H. Prática: Créditos 05 Ementa: Uma Apresentação da Administração da Produção e Operações;

Leia mais

Arezzo&Co s Investor Day

Arezzo&Co s Investor Day Arezzo&Co s Investor Day Gestão de cadeia de suprimentos Alexandre Birman CEO Total domínio da cadeia de valor A Arezzo&Co adiciona valor em toda sua cadeia de produção, desde a criação de seus produtos

Leia mais

Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações

Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas

Leia mais

Prof. Msc. Marco Aurélio

Prof. Msc. Marco Aurélio Curso: Administração Disciplina: Administração da Produção Prof. Msc. Marco Aurélio Data: 06/02/2012 Plano de Ensino Ementa: Estudos dos aspectos de curto, médio e longo prazo da administração da produção;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CCJE DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CCJE DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: GOIABEIRAS Curso: ADMINISTRAÇÃO Departamento Responsável: Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E TECNOLOGIA Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E TECNOLOGIA Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: São Mateus Curso: Engenharia de Produção Departamento Responsável: Departamento de Engenharias e Tecnologia Data de Aprovação (Art. nº 91):

Leia mais

O Produto da cadeia de suprimento/logística

O Produto da cadeia de suprimento/logística O Produto da cadeia de suprimento/logística Administração de Logística e da Cadeia de Suprimento Profa. Márcia Mazzeo Grande 1 O Produto Logístico Um produto é o fruto, ou resultado, de qualquer atividade

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Serviço Público Federal Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências da Administração Coordenadoria do Curso de Graduação em Administração Fone/Fax: 3721-9374

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Gestão de Compras

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Gestão de Compras ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos Compreender: A função Compras; Algumas formas de Comprar; Estratégias de Aquisição de Recursos Materiais e Patrimoniais; Ética em Compras. 2 1º semestre de 2018 Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 2

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 2 Hierarquia do sistema de produção A maioria das áreas de produção é formada por várias unidades ou departamentos que funcionam como partes da operação global da organização. Todas as macro-operações são

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Administração da Produção Código: Professor: Me. Daiany Macieira Varjão e-mail: CH Teórica: 60h Prática:

Leia mais

ROTEIRO DA AULA: junho de 18. Engenharia de Produção UNIVASF Disciplina: PCP I. Elaborado por: Profª Ana Castro 1

ROTEIRO DA AULA: junho de 18. Engenharia de Produção UNIVASF Disciplina: PCP I. Elaborado por: Profª Ana Castro 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO DRCA COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Professora:

Leia mais

ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO ADMINSTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Professor: Luis Guilherme Magalhães professor@luisguiherme.adm.br www.luisguilherme.adm.br (62) 9607-2031 ARRANJO FÍSICO E FLUXO (LAYOUT) O QUE É ARRANJO FÍSICO Como seus recursos

Leia mais

Brochura - Panorama ILOS Condomínios Logísticos no Brasil A visão dos operadores logísticos

Brochura - Panorama ILOS Condomínios Logísticos no Brasil A visão dos operadores logísticos Brochura - Panorama ILOS Condomínios Logísticos no Brasil A visão dos operadores logísticos - 2013 - Apresentação Impulsionado pelo aumento do consumo e pela necessidade das empresas em investirem na atividade

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

Planejamento e localização do lugar

Planejamento e localização do lugar Planejamento e localização do lugar Planejamento do nível global Tarefa enfrentada ocasionalmente ao longo da carreira do engenheiro industrial Contudo, decisões de localização têm impacto de longo prazo,

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA Departamento de Administração

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA Departamento de Administração EDITAL INTERNO Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO O Vice Chefe do da Universidade Federal da Bahia UFBA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 2: Introdução Histórico Definição Logística Integrada Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Introdução O conceito de Logística tem sido bastante

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: ENGENHARIA SANITÁRIA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO

Leia mais

UN U I N VE V RS R IDA D D A E D FE F DE D RA R L A DO D ESPÍ P RI R TO SAN A T N O

UN U I N VE V RS R IDA D D A E D FE F DE D RA R L A DO D ESPÍ P RI R TO SAN A T N O UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

Organização do espaço Urbano

Organização do espaço Urbano Organização do espaço Urbano 1. Nomeie o espaço representado no vídeo e caracterize-o. 2. Informe quais são os principais setores econômicos desenvolvidos na cidade? Características do espaço Urbano Urbanização

Leia mais

PROJETO DE FÁBRICA E LAYOUT

PROJETO DE FÁBRICA E LAYOUT PROJETO DE FÁBRICA E LAYOUT Ricardo A. Cassel Escopo da disciplina Foco no planejamento de instalações de manufatura Contudo, os princípios e práticas valem para instalações tão variadas quanto um hospital,

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

na área, através de temas não contemplados em outras disciplinas.

na área, através de temas não contemplados em outras disciplinas. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Engenharia, Tamanho e Localização Professor: Roberto César ENGENHARIA DO PROJETO Tem por objetivo definir e especificar os elementos que compõe os sistemas que constituem

Leia mais

Introdução à Gestão da Produção e Operações. Profº Ricardo Mânica (41) whatsapp

Introdução à Gestão da Produção e Operações. Profº Ricardo Mânica (41) whatsapp Introdução à Gestão da Produção e Operações Profº Ricardo Mânica ricardomanica@utfpr.edu.br (41) 9198-1332 whatsapp Conteúdo Programático ITEM EMENTA ITEM EMENTA 1 Introdução à Administração da Produção

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

PPCP: Um estudo de caso em uma micro empresa de alimentos Artigo de Iniciação Científica

PPCP: Um estudo de caso em uma micro empresa de alimentos Artigo de Iniciação Científica PPCP: Um estudo de caso em uma micro empresa de alimentos Artigo de Iniciação Científica Carlos Augusto Dal Bosco carlosaugustodb @hotmail.com João Paulo Cechinel jp.cechinel@hot mail.com Reinaldo F. Guerra

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES. Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes

DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES. Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES Mayara Condé Rocha Murça TRA-53 Logística e Transportes Outubro/2013 Introdução Estratégia de estoque Previsão Fundamentos de estocagem Decisões de estocagem Decisões

Leia mais

3 Decisões de Localização de Instalações

3 Decisões de Localização de Instalações 3 Decisões de Localização de Instalações Historicamente, o estudo contemporâneo dos problemas de localização foi iniciado por Alfred Weber, que estudou a localização de uma fábrica com o objetivo de minimizar

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção Métodos para Tomada de Decisão ( 4 ) Sala de Aula ( 0 ) Laboratório ENEX50703 Técnicas e métodos para a tomada de decisão, análise de decisão; processo de Decisão com diversos métodos como AHP; Electre;

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Noções básicas de Administração da Produção. Noções básicas sobre a evolução do Pensamento Administrativo. Papel estratégico e objetivos da produção. Estratégia de produção. Projeto em gestão

Leia mais

Sistema de Produção. Administração da Produção e Operações. Sistemas de Produção. Tipos de Sistema de Produção. Output Input

Sistema de Produção. Administração da Produção e Operações. Sistemas de Produção. Tipos de Sistema de Produção. Output Input Sistema de Produção INFLUÊNCIAS E RESTRICÕES Administração da Produção e Operações Introdução à Administração da Produção Aula 02 INSUMOS (input) PROCESSO DE CONVERSÃO PRODUTOS E/OU SERVIÇOS (output) SUBSISTEMA

Leia mais

Escopo do Sistema e Modais de Transporte. Identificar os principais benefícios e modos de transporte

Escopo do Sistema e Modais de Transporte. Identificar os principais benefícios e modos de transporte Escopo do Sistema e Modais de Transporte Me. Edvin Kalil Freitas Granville julho de 2010 OBJETIVOS Identificar os principais benefícios e modos de transporte Conhecer os critérios mais utilizados para

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM OPERAÇÕES

FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM OPERAÇÕES FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM OPERAÇÕES Prof. Dr. Paulo Tromboni de Souza Nascimento Prof. Dr. Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes 08/08/2016 Prof. Dr. Paulo Tromboni Nascimento 0 Objetivos da disciplina

Leia mais

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS Capítulo 1 Conceitos fundamentais Antes de tratar das questões de gestão, principal papel de um administrador de empresas, faz-se necessário a compreensão de um conjunto

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS. Profª. Evelise Czerepuszko

CUSTOS LOGÍSTICOS. Profª. Evelise Czerepuszko CUSTOS LOGÍSTICOS Profª. Evelise Czerepuszko MISSÃO: O produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível. Quais são as consequências da falta do produto? CONCEITO

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Aspectos qualitativos. Profª MSc. Patrícia Tavares

LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Aspectos qualitativos. Profª MSc. Patrícia Tavares LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Aspectos qualitativos Profª MSc. Patrícia Tavares LOCALIZAÇÃO É o processo que determina os locais geográficos para as operações de uma empresa; Localizar significa determinar o

Leia mais

TÉCNICO EM LOGÍSTICA SUBSEQUENTE CAMPUS ALTA FLORESTA PLANOS DE ENSINO 3º SEMESTRE 2017/1

TÉCNICO EM LOGÍSTICA SUBSEQUENTE CAMPUS ALTA FLORESTA PLANOS DE ENSINO 3º SEMESTRE 2017/1 TÉCNICO EM LOGÍSTICA SUBSEQUENTE PLANOS DE ENSINO 3º SEMESTRE 2017/1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Plano de Ensino. Disciplina: Gestão de Operações II Código: ADM Pré-requisito:Gestão de Operações I (ADM 10387)

Plano de Ensino. Disciplina: Gestão de Operações II Código: ADM Pré-requisito:Gestão de Operações I (ADM 10387) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-910 - ES Brasil -

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção Exclusivo de Curso ( ) Núcleo Comum (X) Núcleo Universal ( ) Núcleo Temático: Administração Comportamento Organizacional ( 4 ) Sala de Aula ENEC50145 A relação do indivíduo com o ambiente empresarial e

Leia mais

1. ESCOLA/INSTITUTO/CENTRO/CAMPUS/FACULDADE, ÁREA/SUBÁREA, CARGA HORÁRIA, CLASSE E DURAÇÃO PREVISTA DO CONTRATO: Nº DE VAGAS CARGA HORÁRIA

1. ESCOLA/INSTITUTO/CENTRO/CAMPUS/FACULDADE, ÁREA/SUBÁREA, CARGA HORÁRIA, CLASSE E DURAÇÃO PREVISTA DO CONTRATO: Nº DE VAGAS CARGA HORÁRIA EDITAL Nº. 05, DE 21 DE MARÇO DE 2016. FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO E GEOGRAFIA COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO A COMISSÃO

Leia mais

EXERCÍCOS PO SEGUNDO BIMESTRE. Prof. Me. Carlos Guimarães. Administração de Empresas 7º e 8º semestre.

EXERCÍCOS PO SEGUNDO BIMESTRE. Prof. Me. Carlos Guimarães. Administração de Empresas 7º e 8º semestre. EXERCÍCOS PO SEGUNDO BIMESTRE Prof. Me. Carlos Guimarães Administração de Empresas 7º e 8º semestre. Unidade 4 Exercícios PO 215 Exercício 1 Objetivo Exercitar a construção do modelo quantitativo de um

Leia mais

TÍTULO: APLICAÇÃO DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS NATURAIS PARA INSTALAÇÃO DE UMA FILIAL.

TÍTULO: APLICAÇÃO DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS NATURAIS PARA INSTALAÇÃO DE UMA FILIAL. 16 TÍTULO: APLICAÇÃO DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS NATURAIS PARA INSTALAÇÃO DE UMA FILIAL. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida INDUSTRIALIZAÇÃO O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO Agricultura Pecuária extrativismo Indústria Comércio Serviços

Leia mais

Evolução dos processos produtivos Vamos começar do começo

Evolução dos processos produtivos Vamos começar do começo Logística Empresarial Fernando Arbache fernando@arbache.com Evolução dos processos produtivos Vamos começar do começo 2 Revolução Industrial Transição de produção artesanal èmassa (entre 1760~1780) 3 Evolução

Leia mais

ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006

ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006 TRANSACTION ADVISORY SERVICES Outubro 2006 ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006 Índice Ernst & Young European Attractiveness Survey 2006 Ernst & Young Portuguese Attractiveness

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES CAPÍTULO 1 Gestão da produção: história, papel estratégico e objetivos 1 1.1 Gestão da produção: apresentação Produção é a transformação de alguma coisa em outra com maior valor. Todos estamos envolvidos

Leia mais

2. Análise de Mercado

2. Análise de Mercado 22 2. Análise de Mercado 2.1. Estudo dos clientes O que é e como fazer Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas

Leia mais

IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS);

IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS); INTRODUÇÃO A GESTÃO DA QUALIDADE IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS); Pós-graduação Gestão Empresarial

Leia mais

CAPÍTULO 2 Ambiente do Problema

CAPÍTULO 2 Ambiente do Problema CAPÍTULO 2 Ambiente do Problema 2.1. A indústria de calçados na região nordeste e na Paraíba. A manufatura de calçados na Paraíba foi surgindo de forma espontânea ao longo dos anos, à medida que as empresas

Leia mais

O planejamento e o controle da qualidade preocupa-se com os sistemas e procedimentos que governam a qualidade dos bens

O planejamento e o controle da qualidade preocupa-se com os sistemas e procedimentos que governam a qualidade dos bens 07 Fornecimento de produtos e serviços Planejamento e Controle da Qualidade Demanda de produtos e serviços Recursos de produção A qualidade dos produtos e serviços que a operação produz Consumidores da

Leia mais

Unidade IV CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, Prof. Altair da Silva

Unidade IV CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, Prof. Altair da Silva Unidade IV CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, ESTRATÉGIAS E LOCALIZAÇÃO Prof. Altair da Silva transporte na distribuição de produtos Modos de transporte e flexibilidade Em alguns países da Europa bem como nos Estados

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: WANESSA PAZINI

GESTÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: WANESSA PAZINI GESTÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: WANESSA PAZINI A Função de Operações A função de operações de uma organização é responsável por produzir seus produtos ou serviços. Um sistema de operações de uma empresa,

Leia mais

DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE

DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS AULA 6 ASSUNTO: PLANO DE NEGÓCIOS ( ANÁLISE DE MERCADO) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela

Leia mais

TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO

TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO Curso Técnico em Logística Professor Adm. Walter Martins Júnior 1 TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO INTERMODAL MULTIMODAL 2 Composição de Modais Os tipos de modais usados no transporte

Leia mais

3 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

INFRAESTRUTURA URBANA. Prof.ª Danielle Ferraz

INFRAESTRUTURA URBANA. Prof.ª Danielle Ferraz INFRAESTRUTURA URBANA Prof.ª Danielle Ferraz Sistema de transportes Transportes Sistema de transportes O transporte é responsável por todo e qualquer atividade econômica, sem ele, não há desenvolvimento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES NA ATUALIDADE

A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES NA ATUALIDADE A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES NA ATUALIDADE Os transportes evoluíram com o processo de desenvolvimento económico e a sua utilização é fundamental para a economia mundial, para o desenvolvimento de todas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes AEROPORTOS Introdução Localização e plano geral de um aeroporto Profª. Daniane F. Vicentini A escolha do local onde um novo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS. ENG. ELÉTRICA - 8 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS. ENG. ELÉTRICA - 8 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1 ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS mauren.pomalis@unir.br ENG. ELÉTRICA - 8 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1 Aula 7 Localização Industrial Layout Nesta aula estudaremos sobre LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL,

Leia mais

www.professoravanucia.blogspot.com A importância da Indústria A Indústria é um dos três setores de atividade da economia. Os outros dois são os serviços e a agropecuária. As atividades agrícolas, o comércio

Leia mais

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-910 - ES Brasil -

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina TAL451 Gerência de Indústrias de Alimentos

Programa Analítico de Disciplina TAL451 Gerência de Indústrias de Alimentos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Tecnologia de Alimentos - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais