ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES"

Transcrição

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

2 Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Fóruns e Bibliografia Considerações Finais

3 Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente, o aluno trabalhará com o professor, tirando dúvida dos alunos e auxiliando-o em outras atividades acadêmicas. Entre em contato com o professor da disciplina que você está interessado em fazer monitoria ou então com o Gestor do curso. A monitoria, além de dar horas complementares, também é bastante valorizada no currículo.

4 Monitoria Sobre o meu monitor (para quem quiser ser monitor de alguma das minhas disciplinas): Tirar dúvida de alunos via Central de Mensagens (ou então pedir para criar um canal no YouTube para gravar a resolução da questão e disponibilizar o link no ambiente do aluno). Me ajudar a preparar material das disciplinas (por exemplo, para os Fóruns e/ou Material de Apoio). Podemos trabalhar ainda com algum Projeto de Pesquisa ou de Extensão.

5 Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Recomendações para a A1: Unidade 1: Introdução à Administração da Produção e Operações; Leitura do Artigo do Fórum I (já vão marcando as partes mais importantes); Unidade 2: Localização de Empresas; Unidade 3: Layout.

6 Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Recomendações para a A1: Nessa prova, estarão presentes apenas os conteúdos das Unidades 1 a 3 e do Artigo do Fórum I. Lembrem-se de estudarem os conceitos abordados ao longo das Unidades e também de realizarem os exercícios no final de cada Unidade.

7 Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Recomendações para a A1: Vocês podem assistir às vídeo aulas recomendadas no Material de Apoio para as Unidades 1, 2 e 3 (elas serão de grande ajuda para dar uma visão mais completa da disciplina). Recomendo também a leitura do livro do MARTINS: Administração da Produção. 3 a Edição Acessado via Minha Biblioteca. Leiam os Capítulos 1, 2 e 5. Link:

8 Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Recomendações para a A2: Unidade 4: Sistema PCP no chão de fábrica; Unidade 5: Técnicas japonesas; Realização do Fórum II; Unidade 6: Estudo de Tempos e Métodos; Unidade 7: Introdução à teoria das filas.

9 Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Recomendações para a A2: Nessa prova, estarão presentes apenas os conteúdos das Unidades 4 a 7. Lembrem-se de estudarem os conceitos abordados ao longo das Unidades e também de realizarem os exercícios no final de cada Unidade.

10 Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Recomendações para a A2: Vocês podem assistir às vídeo aulas recomendadas no Material de Apoio para as Unidades 4, 5, 6 e 7 (elas serão de grande ajuda para dar uma visão mais completa da disciplina). Recomendo também a leitura do livro do MARTINS: Administração da Produção. 3 a Edição Acessado via Minha Biblioteca. Leiam os Capítulos 12, 15 e 4. Link:

11 Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Recomendações para a A3: Nessa prova, vocês deverão estudar TODAS as 7 Unidades do livro de Administração da Produção e Operações (Unidades 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7). Lembrem-se de estudarem todos os conceitos, definições, exercícios resolvidos e exercícios no final de cada Unidade. Vocês podem também assistir às vídeo aulas do Material de Apoio e consultar os livros indicados na última página do Plano de Ensino.

12 Fóruns e Bibliografia Fórum I: Fazer um resumo do texto Fórum I - Administração de Produção e Operações: Evolução, Conceito e Interdisciplinaridade com as demais Áreas Funcionais. Explicar cada conceito presente ao longo das seções do Artigo com as próprias palavras (NÃO PODE COPIAR).

13 Fóruns e Bibliografia Fórum I: Para aprofundar a sua explicação, você pode SE BASEAR em conceitos pesquisados na INTERNET. Uma dica é CONSULTAR também esses conceitos presentes nos livros da bibliografia básica e complementar (mostrados na última página do Plano de Ensino). Lembrem-se de identificar as referências no final de sua postagem (os links e/ou livros).

14 Fóruns e Bibliografia Fórum II (Provável): Leitura dos seguintes três livros: -MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. 3a ed. São Paulo: Saraiva PG 461 ATÉ 477. Acesso via Minha Biblioteca. -KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN, Larry; MALHORA, Manoj. Administração da Produção e Operações. 8 a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall PG 286 ATÉ 294. Acesso via Biblioteca Pearson. -MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. 2 a ed. São Paulo: Cengage Learning PG 505 ATÉ 514. Acesso via Minha Biblioteca.

15 Fóruns e Bibliografia Fórum II Opção 1: O aluno pode fazer um resumo, COM SUAS PALAVRAS, sobre os conceitos abordados nos três livros. Encontre a melhor forma de apresentar esse conteúdo, utilizando figuras, gráficos e tabelas, que estejam presentes nos livros (ou trazidos de outras referências). Faça a postagem desse resumo no Fórum. Aplique algum desses conceitos (técnica ou filosofia) que você apresentou no seu resumo, no seu dia-a-dia, seja na sua empresa ou nos seus afazeres diários. Relate no Fórum a sua experiência (o que você fez? Qual foi o resultado? E etc...).

16 Fóruns e Bibliografia Fórum II Opção 2: Em vez de fazer um resumo, o aluno pode optar em preparar uma APRESENTAÇÃO (slide) em Power Point que resuma o conteúdo tratado nos três livros. Encontre a melhor forma de apresentar esse conteúdo, utilizando figuras, gráficos e tabelas, que estejam presentes nos livros (ou trazidos de outras referências). Em seguida, o aluno deverá gravar (filmar) a sua apresentação. Postar essa apresentação ( upar o vídeo) para o seu canal do YouTube. E disponibilizar o link para o seu vídeo no Fórum.

17 Considerações Finais Vamos introduzir de forma sistemática os livros que temos a nossa disposição como material para estudo. O objetivo é que a Apostila da Disciplina se torne um material de APRENDIZADO (introdução) do conteúdo, enquanto os livros sejam um material de CONSULTA (para agregar mais conhecimento). A tendência é de alternarmos entre uma Unidade da Apostila e uma unidade de um livro.

18 Considerações Finais Os Fóruns têm dois objetivos principais. O primeiro é de estimular vocês a utilizarem os livros como material de consulta. O segundo é incentivar a PUBLICAÇÃO na forma de relato (Opção 1) ou apresentação (Opção 2). Lembrando que as publicações também são importantes no currículo. Qualquer dúvida ou SUGESTÃO me avisem! É muito importante que vocês participem desse processo de melhoria contínua para que possamos juntos alinhar os nossos objetivos!

19

CONFIABILIDADE INDUSTRIAL

CONFIABILIDADE INDUSTRIAL CONFIABILIDADE INDUSTRIAL Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Fóruns e Bibliografia Considerações Finais Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente, o aluno

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE II

ENGENHARIA DA QUALIDADE II ENGENHARIA DA QUALIDADE II Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Fóruns e Bibliografia Considerações Finais Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente, o aluno

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL II

PESQUISA OPERACIONAL II PESQUISA OPERACIONAL II Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Fóruns e Bibliografia Considerações Finais Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente, o aluno trabalhará

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE II

ENGENHARIA DA QUALIDADE II ENGENHARIA DA QUALIDADE II Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Fóruns e Bibliografia Considerações Finais Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente, o aluno

Leia mais

MATERIAL DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

MATERIAL DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAL DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Fóruns e Bibliografia Considerações Finais Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente, o

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Fóruns e Bibliografia Considerações Finais Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente, o aluno trabalhará

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE II

ENGENHARIA DA QUALIDADE II ENGENHARIA DA QUALIDADE II Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Fóruns e Bibliografia Considerações Finais Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente, o aluno

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA ROTEIRO Apresentação Estrutura do Curso Monitoria Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Disciplinas Ciclo Básico (Provável!) SEM ENGENHEIROS ELETRÔNICOS SEM ENGENHEIROS

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA ROTEIRO Apresentação Estrutura do Curso Monitoria Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Disciplinas Ciclo Básico (Provável!) SEM ENGENHEIROS ELETRÔNICOS SEM ENGENHEIROS

Leia mais

SIMULAÇÃO DE PROJETOS

SIMULAÇÃO DE PROJETOS SIMULAÇÃO DE PROJETOS Monitoria ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Contextualização e Fundamentos Dúvidas Monitoria Implantamos um sistema de monitoria! Basicamente, o aluno trabalhará

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Josiane Rowiechi Especialização - Gestão Empresarial 10 anos

PLANO DE ENSINO. Josiane Rowiechi Especialização - Gestão Empresarial 10 anos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Código: 6734 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Período 8 Carga Horária: 75 H C.H. Teórica: Créditos H C.H.

Código: 6734 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Período 8 Carga Horária: 75 H C.H. Teórica: Créditos H C.H. Código: 6734 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Período 8 Carga Horária: 75 H C.H. Teórica: 75 H C.H. Prática: Créditos 05 Ementa: Uma Apresentação da Administração da Produção e Operações;

Leia mais

SIMULAÇÃO DE PROJETOS

SIMULAÇÃO DE PROJETOS SIMULAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO Plano da Disciplina e Orientações para Estudo Contextualização e Fundamentos Dúvidas Unidade 1: Modelagem e Simulação de Projetos Sistemas Computacionais Modelagem e Simulação

Leia mais

Introdução à Gestão de Operações AULA 16

Introdução à Gestão de Operações AULA 16 1 Introdução à Gestão de Operações AULA 16 LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES Prof.ª Claire Gomes dos Santos Data: 18/11/2016 2 Eurodisney: o que deu errado? Ver p. 397 e 398. 3 Importância das Decisões sobre

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA Departamento de Administração

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA Departamento de Administração EDITAL INTERNO Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO O Vice Chefe do da Universidade Federal da Bahia UFBA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Administração da Produção Código: Professor: Me. Daiany Macieira Varjão e-mail: CH Teórica: 60h Prática:

Leia mais

Plano de Ensino. Disciplina: Gestão de Operações II Código: ADM Pré-requisito:Gestão de Operações I (ADM 10387)

Plano de Ensino. Disciplina: Gestão de Operações II Código: ADM Pré-requisito:Gestão de Operações I (ADM 10387) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-910 - ES Brasil -

Leia mais

1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack?

1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack? APOSTILA AULA 4 PERGUNTAS FREQUENTES 1 - Qual a melhor forma de iniciar ou me aprofundar os estudos sobre OpenStack? O melhor caminho para ter os primeiros contatos e começar a fazer os primeiros testes

Leia mais

TUTORIAL DAS DISCIPLINAS ON-LINE

TUTORIAL DAS DISCIPLINAS ON-LINE TUTORIAL DAS DISCIPLINAS ON-LINE CONSELHEIRO LAFAIETE 2016 2º Semestre 1 Caro aluno, Seja bem-vindo às disciplinas do NÚCLEO DE ESTUDOS ON-LINE (NEO) da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO OPERAÇÕES BÁSICAS DISCIPLINAS ONLINE BARBACENA 2014 2º Semestre 1 Sumário Acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA... 4 Utilizando o Portal Acadêmico... 6 Avaliação de Desempenho...

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO Administração da Produção e Produtividade O que é Administração? Administração é o ato ou efeito de administrar, ou seja, interpretar e obter os objetivos propostos para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Professor(es) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Sistemas Produtivos 1

Leia mais

DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção CÓDIGO: ENG24

DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção CÓDIGO: ENG24 DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção CÓDIGO: ENG24 Período Letivo: 1º Semestre / 2018 Carga Horária: Total: 30 H/A 25 Horas Semanal: 02 aulas Créditos: 02 Modalidade: Teórico-prática Classificação

Leia mais

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-910 - ES Brasil -

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart Sumário 5 passos para você fazer a primeira venda no hotmart... 3 1º passo: Escolha o produto... 4 2º passo: Faça um canal no youtube... 5 3º passo: Crie um blog... 7 4º passo: Construa sua lista de e-mails...

Leia mais

TJ MG Direto ao Ponto/sem rodeios CONSULPLAN 2016 Oficial de Justiça Resumo + Exercícios/Provas comentadas Aula On-line

TJ MG Direto ao Ponto/sem rodeios CONSULPLAN 2016 Oficial de Justiça Resumo + Exercícios/Provas comentadas Aula On-line Aula Demonstrativa Pulo do Gato para o TJ MG Professores: Marco Antonio Macarrão Paulo França Júnia Andrade Aurélio Casali Thamiris Felizardo Ítalo Orsine Danny Martins Aline Moreira Português gramática

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO DO CENTRO DE RECURSOS

OPERACIONALIZAÇÃO DO CENTRO DE RECURSOS OPERACIONALIZAÇÃO DO CENTRO DE RECURSOS GUIA PARA OS PROFESSORES O PORQUÊ DO CENTRO DE RECURSOS Ao longo dos últimos anos a GesEntrepreneur tem desenvolvido e criado centenas de atividades pedagógicas

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS IV

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS IV Código: 7141 Disciplina: PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS IV Período: 8 Carga Horária: 60h C.H. Teórica: 0h C.H. Prática: 60h Créditos: 4 Ementa: Implementação dos conceitos fundamentais da orientação a

Leia mais

INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS

INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS http://www.portaleadbrasil.com.br portaleadbrasil@gmail.com 1 Sumário Informações de Organização do Curso...

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais III Bimestre / 2017 Projeto de Robótica Professor: Jean Tárcito. TEMA: TRANSMISSORES SEM FIO. 8º ANO (TRANSMISSORES SEM FIO) Conteúdo: Conceitos

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: PlataformAbERTA Unidade curricular: S1 Estruturas de Dados e Algoritmos Avançados 2016 01 Livro: Plano da Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CCJE DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CCJE DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: GOIABEIRAS Curso: ADMINISTRAÇÃO Departamento Responsável: Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA

Leia mais

ROTEIRO DA AULA: junho de 18. Engenharia de Produção UNIVASF Disciplina: PCP I. Elaborado por: Profª Ana Castro 1

ROTEIRO DA AULA: junho de 18. Engenharia de Produção UNIVASF Disciplina: PCP I. Elaborado por: Profª Ana Castro 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO DRCA COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Professora:

Leia mais

Contagem 2: permutação e resolução de exercícios de contagem. - Assuntos a serem abordados: Contagem permutação e resolução de exercícios de contagem

Contagem 2: permutação e resolução de exercícios de contagem. - Assuntos a serem abordados: Contagem permutação e resolução de exercícios de contagem Contagem 2: permutação e resolução de exercícios de contagem - Assuntos a serem abordados: Contagem permutação e resolução de exercícios de contagem - Textos: Apresentado neste roteiro da aula Apostila

Leia mais

Unidade temática: Organização dos elementos químicos como resposta à diversidade em química.

Unidade temática: Organização dos elementos químicos como resposta à diversidade em química. Aula nº 1 e 2 (90 minutos) Unidade temática: Organização dos elementos químicos como resposta à diversidade em química. Sumário: Estudo da Tabela Periódica, através da Internet. Conteúdos programáticos:

Leia mais

Introdução à Gestão da Produção e Operações. Profº Ricardo Mânica (41) whatsapp

Introdução à Gestão da Produção e Operações. Profº Ricardo Mânica (41) whatsapp Introdução à Gestão da Produção e Operações Profº Ricardo Mânica ricardomanica@utfpr.edu.br (41) 9198-1332 whatsapp Conteúdo Programático ITEM EMENTA ITEM EMENTA 1 Introdução à Administração da Produção

Leia mais

UN U I N VE V RS R IDA D D A E D FE F DE D RA R L A DO D ESPÍ P RI R TO SAN A T N O

UN U I N VE V RS R IDA D D A E D FE F DE D RA R L A DO D ESPÍ P RI R TO SAN A T N O UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

Programa de Coaching do Estratégia Concursos Plano de Estudos Projeto INSS

Programa de Coaching do Estratégia Concursos Plano de Estudos Projeto INSS Como utilizar este para o INSS: https://youtu.be/g17xglicybm Equipe do Coaching www.estrategiaconcursos.com.br 1 de 10 ] Equipe do Coaching www.estrategiaconcursos.com.br 2 de 10 Equipe do Coaching www.estrategiaconcursos.com.br

Leia mais

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas.

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas. FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 4º semestre Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Reflexão

Leia mais

DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção

DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção DISCIPLINA: Planejamento e Controle da Produção CÓDIGO: ENG2 Período Letivo: 1º Semestre / 2018 Carga Horária: Total: 30 H/A 25 Horas Semanal: 02 aulas Créditos: 02 Modalidade: Teórico-prática Classificação

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas

Leia mais

Dicas para uma boa apresentação

Dicas para uma boa apresentação Dicas para uma boa apresentação Profa. Angela M Belloni Cuenca Faculdade de Saúde Pública da USP 2016 Conteúdo Como se preparar para uma apresentação Como preparar o material Como preparar a apresentação

Leia mais

Tutorial. Realize seu Login

Tutorial. Realize seu Login Tutorial Caro aluno, todas as suas rotinas acadêmicas serão realizadas no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. Abaixo segue as principais funções do AVA e os recursos que ele lhe oferece. Realize seu

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

O que é o business plan

O que é o business plan O que é o business plan O business plan nada mais é do que o termo em inglês referente ao nosso tão famoso plano de. Essa é uma das melhores ferramentas para te ajudar a ter uma visão completa do seu negócio.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO ANEXO I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO ANEXO I. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Ciências Contábeis Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Juliana

Leia mais

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos 8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos A internet cada vez mais tem se mostrado o lugar ideal para ver e ser visto, e conquistar mais inscritos em perfis de redes

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Engenharia de Software Aula 01 Apresentação da Disciplina Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@dcc.ufmg.br 1 Agosto 2016 Bibliografia Principal Ian Sommerville. Engenharia de Software,

Leia mais

ALBERT? Albert IBFE Instituto Brasileiro de Formação de Educadores Albert Albert Albert Albert Albert,

ALBERT? Albert IBFE Instituto Brasileiro de Formação de Educadores Albert Albert Albert Albert Albert, QUEM É ALBERT? Albert é a sua plataforma de Educação continuada do IBFE Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Com ele, você ficará atualizado continuamente sobre tudo o que há de mais fundamental

Leia mais

Aprenda como ganhar dinheiro pelo celular

Aprenda como ganhar dinheiro pelo celular Seja Bem-Vindo! Liberdade Financeira Oficial @liberdadefinanceira_oficial Meu nome é Vitor Cerqueira, sou empreendedor online, trabalho em casa com diversos modelos de negócios online (Mercado Livre, Marketing

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Serviço Público Federal Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências da Administração Coordenadoria do Curso de Graduação em Administração Fone/Fax: 3721-9374

Leia mais

www.coc.com.br Agora basta acessar seu segmento O Gerador de Avaliações é um produto complementar ao conteúdo escolar, que busca apoiar professores e alunos dentro e fora da

Leia mais

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual:

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual: 0 PREZADO USUÁRIO, O Manual do Usuário do Ambiente Virtual de Aprendizado - ISPED EAD tem por finalidade oferecer informações essenciais para o manuseio da ferramenta Moodle em nossa plataforma de ensino

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS FACULDADES UNIFICADAS DIREÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS FACULDADES UNIFICADAS DIREÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS FACULDADES UNIFICADAS DIREÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO 1. Identificação Disciplina: Diagnose e Consultoria Empresarial Curso: Administração Período: 8º Centro: Ciências

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Jogos de Empresas SIGLA: JEP PROFESSOR:

Leia mais

Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides

Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides Sobre o trabalho Elabore uma apresentação.ppt, considerando essas recomendações, sobre o tema definido pela sua equipe (1 artigo; 2 artigos;

Leia mais

Tutorial para o uso do Ning Networking. Tutorial para o uso das ferramentas de interação na rede Ning

Tutorial para o uso do Ning Networking. Tutorial para o uso das ferramentas de interação na rede Ning Tutorial para o uso das ferramentas de interação na rede Ning Este tutorial ensina os passos para associação e utilização das ferramentas disponíveis em qualquer rede dentro do Ning. Estaremos usando como

Leia mais

Bibliografia Principal. Apresentação da Disciplina. Site da Disciplina. Estagiário da Disciplina. Método de Avaliação. Prova Substitutiva

Bibliografia Principal. Apresentação da Disciplina. Site da Disciplina. Estagiário da Disciplina. Método de Avaliação. Prova Substitutiva Engenharia de Software Aula 01 Apresentação da Disciplina Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 05 Agosto 2013 Bibliografia Principal Software, 9a. Edição. 2011. Software,

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Soluções para universidades corporativas Módulos Funcionalidades EDITOR E-LEARNING TREINAMENTO PRESENCIAL VÍDEOS BASE DE CONHECIMENTO FÓRUM VISÃO EMPRESA VISÃO ALUNO VIDEOCONFERÊNCIA CHAT WEBINAR SCORM

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROJETO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: NOME DOS NÚMEROS DIEGO DA SILVA NANTES

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROJETO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: NOME DOS NÚMEROS DIEGO DA SILVA NANTES ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROJETO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: NOME DOS NÚMEROS DIEGO DA SILVA NANTES Angélica/MS Abril/2012 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROJETO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA:

Leia mais

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2 Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Sumário 1. Introdução 2 2. Objetivos 2 3. AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem 2 4. Navegue pelo AVA e conheça suas funcionalidades 3 5. Conheça os

Leia mais

IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS);

IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS); INTRODUÇÃO A GESTÃO DA QUALIDADE IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS); Pós-graduação Gestão Empresarial

Leia mais

AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS ALUNOS GRADUAÇÃO - EAD

AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS ALUNOS GRADUAÇÃO - EAD AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS ALUNOS GRADUAÇÃO - EAD Ler o informe da sua modalidade é uma ótima forma de começar a entender o funcionamento do seu curso! Nele você vai encontrar um resumo dos principais procedimentos

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 03 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Elaborar uma apresentação no formato slides; Microsoft Office Power Point 2007 O Microsoft

Leia mais

Sobre a Agência Multifocal

Sobre a Agência Multifocal WhatsApp Marketing Sobre a Agência Multifocal Somos uma Agência de Marketing Digital com foco na área da Saúde. Elaboramos, planejamos e direcionamos ações de divulgação da sua Clínica para melhorar seus

Leia mais

GRAVANDO VÍDEOS COM TRANQUILIDADE. Tenha um propósito e desperte o interesse da audiência! Paulo Oliveira

GRAVANDO VÍDEOS COM TRANQUILIDADE. Tenha um propósito e desperte o interesse da audiência! Paulo Oliveira GRAVANDO VÍDEOS COM TRANQUILIDADE Tenha um propósito e desperte o interesse da audiência! Paulo Oliveira SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1 DEFINIR OBJETIVO 2 QUAL O TEMA? 3 TÍTULO 4 TÓPICOS 5 TEMPO DE GRAVAÇÃO 6 ROTEIRO

Leia mais

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO Gabriela Ribeiro gabriela.candidor@gmail.com Matheus Noberto sorriso.matheus@hotmail.com Clodoaldo Valverde valverde@ueg.br RESUMO: Com o objetivo

Leia mais

Portanto, a atividade de monitoria visa fornecer elementos que colaborem na formação de profissionais na área de Gastronomia.

Portanto, a atividade de monitoria visa fornecer elementos que colaborem na formação de profissionais na área de Gastronomia. PROJETO DE MONITORIA 2014 Centro Universitário SENAC: Águas de São Pedro Curso: Gastronomia Disciplina: Cozinha fria Professor responsável: Fabio Stoco Período letivo: 2 Período 1. Justificativa A monitoria

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: PlataformAbERTA Unidade curricular: Elementos de Estatística Multivariada 2016 Livro: Plano da Unidade Curricular Impresso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL Guia Didático da Disciplina Mercado de Capitais José Thadeu Paulo Henriques

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Administração da Produção Código: Professor: Me. Daiany Macieira Varjão e-mail: Daiany.varjao@fasete.edu.br

Leia mais

Bloco 2 - Radiações Corpusculares

Bloco 2 - Radiações Corpusculares QUADRO SINTÉTICO Bloco 2 - Radiações Corpusculares ATIVIDADE(S) MOMENTOS TEMPO Bloco 2 - Radiações Corpusculares 7. Visualizando o átomo e a sua estrutura. 8. Estabilidade Nuclear. 9. Vídeo: "A descoberta

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: PlataformAbERTA Unidade curricular: S2 Sistemas Operativos 2017 02 Livro: Plano da Unidade Curricular Impresso por: Victor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA

Leia mais

Módulo de Ensino Inovador produzido por: Maria Melo da Conceição Silva Rafael Leite Rubim Raphael Mejias Dias Renata Naporano Bicev, para a Matéria

Módulo de Ensino Inovador produzido por: Maria Melo da Conceição Silva Rafael Leite Rubim Raphael Mejias Dias Renata Naporano Bicev, para a Matéria Módulo de Ensino Inovador produzido por: Maria Melo da Conceição Silva Rafael Leite Rubim Raphael Mejias Dias Renata Naporano Bicev, para a Matéria de Metodologia do Ensino de Física, ministrada pelo professor

Leia mais

Apresentação de resultados em power point: qual conteúdo utilizar

Apresentação de resultados em power point: qual conteúdo utilizar Se você tem uma empresa séria e minimamente organizada, se preocupa em saber se está alcançando seus objetivos. Uma das melhores forma de fazer isso é com uma apresentação de resultados em power point

Leia mais

Seu negócio no Facebook

Seu negócio no Facebook Seu negócio no Facebook Objetivo Demonstrar como o Facebook é uma poderosa ferramenta para atrair mais clientes e gerar vendas. 2 Estratégia O que podemos traçar como objetivos de negócio com o Facebook?

Leia mais

CURSOS EAD DIRETRIZES: METODOLOGIA DA PESQUISA

CURSOS EAD DIRETRIZES: METODOLOGIA DA PESQUISA CURSOS EAD DIRETRIZES: METODOLOGIA DA PESQUISA Este é um documento que visa oferecer algumas orientações básicas sobre a disciplina de Metodologia da Pesquisa / Métodos e Técnicas de Pesquisa e sobre a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso: Bacharelado em Administração Pública 1.2 Ano: 2 1.3 Módulo: 3 1.4 Disciplina: Seminário Temático II 1.5 Carga Horária: 30h 1.6 Caráter: Obrigatória

Leia mais

1 INTRODUÇA- O 2 COMO ESTUDAR? EAD CONEXOS. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ON-LINE ERP CONEXOS rev..02

1 INTRODUÇA- O 2 COMO ESTUDAR? EAD CONEXOS. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ON-LINE ERP CONEXOS rev..02 1 INTRODUÇA- O Neste manual o aluno terá instruções gerais de acesso ao portal e também as instruções de utilização do mesmo. Este manual tem caráter orientativo para os alunos que estão fazendo cursos

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos DCC 064 Ana Paula Couto 2 o. período de 2009 DCC - UFJF Professora Ana Paula Couto anapaula.silva at ufjf dot edu dot br Informações Website http://www.fisiocomp.ufjf.br/anapaula/sd/cursosd.html

Leia mais

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Pós-Graduação em Gestão de Negócios

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Pós-Graduação em Gestão de Negócios Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ Power Point Carlos Alberto Lidizia

Leia mais

Quero passear: roteiros para aprender e se divertir

Quero passear: roteiros para aprender e se divertir Quero passear: roteiros para aprender e se divertir Porfª. Ms. Maria Cecília Nóbrega de Almeida Augusto Aula 4 Passeando pela NOSSA AULA: 1.A importância dos passeios; 2.Preparando essas aventuras com

Leia mais

educação e tecnologia MANUAL DO ALUNO FEAPAES - MG Federação das Apaes do Estado feapaesmg-ead.org.br

educação e tecnologia MANUAL DO ALUNO FEAPAES - MG Federação das Apaes do Estado feapaesmg-ead.org.br educação e tecnologia MANUAL DO ALUNO FEAPAES - MG Federação das Apaes do Estado 1 Índice Apresentação... Dicas Para Estudar a Distância... Função do Professor e do Tutor... Acesso ao Curso... Ferramentas

Leia mais

Apresentação SCC0204 Programação Orientada a Objetos

Apresentação SCC0204 Programação Orientada a Objetos Apresentação SCC0204 Programação Orientada a Objetos Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 28 de fevereiro de 2012 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP)

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Dr. Daniel Caetano 2018-1 Objetivos Conhecer o professor e o curso Importância da RM Equilíbrio Estático Tensão e Deformação Apresentação Quem

Leia mais

Desafios na educação: foco no apoio extraclasse

Desafios na educação: foco no apoio extraclasse Desafios na educação: foco no apoio extraclasse Angeolino José Pontes D Araújo (Bolsista) Antonio Bezerra de Carvalho (Professor/orientador) Claudia de Oliveira Cunha (Coordenadora) Cosme Rafael Martínez

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM AGÊNCIA DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA - AGITTEC EDITAL Nº

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM AGÊNCIA DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA - AGITTEC EDITAL Nº UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM AGÊNCIA DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA - AGITTEC EDITAL Nº. 02/2017 DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTO PARA O PROGRAMA DE PRÉ-INCUBAÇÃO O Programa

Leia mais

CPA - Instrumentos de Avaliação

CPA - Instrumentos de Avaliação CPA / Inicial Cadastros Listar chaves Relatórios Alterar senha Sair Usuário: Edimilson Porto / Campus Ibirubá CPA - Instrumentos de Avaliação Relatórios Filtros Instrumento AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO Campus

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Page 1 of 18 Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: Universidade Aberta Unidade curricular: Tópicos de Informática - Turma D2 Livro: Plano da Unidade Curricular

Leia mais

Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição!

Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição! Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição! O tutorial a seguir irá lhe instruir da melhor forma para que você possa iniciar seu acesso pelo mundo do conhecimento FCV-EAD.

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 6ª série Administração da Produção e Operações A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido

Leia mais

Prof. Neckel. FÍSICA 1 PROF. NECKEL ensino APRESENTAÇÃO PROF. LEANDRO NECKEL

Prof. Neckel. FÍSICA 1 PROF. NECKEL ensino APRESENTAÇÃO PROF. LEANDRO NECKEL Apresentação do plano de FÍSICA 1 PROF. NECKEL ensino APRESENTAÇÃO PROF. LEANDRO NECKEL Graduação em Física Licenciatura UFSC - 2010 Mestrado em Engenharia de Materiais TUHH (Alemanha) e UFSC 2012 Doutorado

Leia mais

Iluminando a sua vida MANUAL DO SITE

Iluminando a sua vida MANUAL DO SITE Iluminando a sua vida MANUAL DO SITE 2018 www.glight.com.br Uma rápida introdução A cada ano, nos reinventamos. Nos adaptamos. Nos transformamos. Tudo isso para entregar o melhor aos melhores. Nosso website

Leia mais

Coloque o Título da sua Apresentação AQUI! DEPOIS CLIQUE AQUI!

Coloque o Título da sua Apresentação AQUI! DEPOIS CLIQUE AQUI! Coloque o Título da sua Apresentação AQUI! DEPOIS CLIQUE AQUI! PREENCHA OS DADOS DEPOIS CLIQUE AQUI! Este será o link da divulgação a ser publicado para os interessados assistirem Aqui, clicando em gerenciar

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Dr. Daniel Caetano 2018-2 Objetivos Conhecer o professor Conhecer o curso Importância da RM Equilíbrio Estático Tensão e Deformação Apresentação

Leia mais

Objetivo geral Compreender os mecanismos espaciais utilizados nas línguas de sinais e o processo de transcrição de dados em língua de sinais.

Objetivo geral Compreender os mecanismos espaciais utilizados nas línguas de sinais e o processo de transcrição de dados em língua de sinais. Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Libras Letras Libras EAD Pólos FUNDAMAS/Joinville; IFRG/Santa Rosa e UFMA/São Luiz Turmas bacharelado Turmas licenciatura Plano de Ensino Libras IV

Leia mais