Sumário 04 SOBRE O AUTOR 15 GORDURAS 05 INTRODUÇÃO 06 NUTRIENTES 17 VITAMINAS 19 MINERAIS 07 CALORIAS 21 HIDRATAÇÃO 09 PROTEÍNAS 12 CARBOIDRATOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sumário 04 SOBRE O AUTOR 15 GORDURAS 05 INTRODUÇÃO 06 NUTRIENTES 17 VITAMINAS 19 MINERAIS 07 CALORIAS 21 HIDRATAÇÃO 09 PROTEÍNAS 12 CARBOIDRATOS"

Transcrição

1

2 Sumário 04 SOBRE O AUTOR 15 GORDURAS 05 INTRODUÇÃO 06 NUTRIENTES 17 VITAMINAS 19 MINERAIS 07 CALORIAS 21 HIDRATAÇÃO 09 PROTEÍNAS 22 PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA 12 CARBOIDRATOS 23 METABOLISMO

3 Parabéns! Você está no caminho certo ao aceitar O Desafio do Round12. Este foi um importante passo rumo aos seus objetivos físicos para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, força, equilíbrio, coordenação, definição muscular e emagrecimento. Contudo, lendo estas recomendações nutricionais sobre proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e hidratação, você estará avançando ainda mais para o sucesso, pois o entendimento básico do que se come será fundamental para a continuidade dos seus resultados, e garantia da segurança e saúde durante o treinamento. Você precisará de combustível para treinar na intensidade certa do Round12, e é improvável conquistar tudo o que se espera com a ausência de uma estratégia nutricional adequada em paralelo. Lembre-se, o estilo de vida deve ser saudável em todos os sentidos.

4 Wagner Xavier Sou o criador do Round12 e de todo o seu sistema de treinamento no segmento esportivo e da área da Saúde. Para o seu sucesso pleno no programa, pode ser apropriado o ajuste de planos de refeições (cardápios) prescritos por um nutricionista. Por lei e conhecimento, este profissional montará uma dieta que atenda suas necessidades otimizando os resultados. Nesta conexão tão próxima entre o profissional da área de Educação Física com o nutricionista para contemplar o melhor treino e alimentação, venho no meu escopo da atividade prática como fisiologista e especialista em nutrição esportiva, trazer apenas orientações e fundamentos básicos segundo as recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte que relaciona o exercício físico com a nutrição. Também cito contribuições do Guia Alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde.

5 Estas informações lhe ajudarão a compreender as funções dos nutrientes encontrados nos alimentos para a saúde, e a melhorar o desempenho e resultado do treino. Lembrando que a maioria das recomendações das quantidades de alimentos que serão apresentadas, são direcionadas a quem deseja ofertar substratos nutricionais para poder treinar e garantir as mudanças no corpo com maior segurança e garantia. O entendimento e orientação sobre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hidratação, são fundamentais para manter o equilíbrio energético no que se relaciona ao controle do peso corporal, composição corporal (relação entre massa isenta de gordura e massa gorda) e desempenho físico.

6 NUTRIENTES Existem seis classes de nutrientes: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e água. Equilíbrio é a palavra certa no balanceamento destes nutrientes. Todos são importantes e devem ser administrados corretamente para a saúde e o bom desempenho físico. O ideal é ingerir todos os nutrientes nas quantidades corretas, e isso exige grande variedade de alimentos, visto que não existe nenhum isolado que contenha todas as substâncias necessárias para o organismo. ORIENTAÇÕES DO MASTER A seguir, te encaminharei as recomendações corretas segundo o ACSM e Ministério da Saúde. Tenho o dever moral de orientá-lo para que consiga atingir os melhores resultados com O Desafio do Round12 com segurança. Existem diversas informações erradas sendo divulgadas em revistas populares, programas de televisão, blogs, entre outros, que confundem e dificultam a conduta correta na escolha dos alimentos. Outro problema acontece quando celebridades recomendam determinado alimento ou suplemento, e seus admiradores acreditam e aceitam sem verificar se existem realmente evidências cientificas confiáveis para aquilo que está sendo informado. Cabe ao bom profissional obedecer as diretrizes apresentadas por revistas cientificas que comprovem realmente o que está sendo dito e traga a melhor fonte de informação. E é isso o que farei aqui.

7 Caloria é a forma como a energia é armazenada. Na nutrição é designada como quilocalorias (Kcal), mas aqui a representarei apenas como Caloria ( C maiúsculo). Os macronutrientes carregam esta energia que se refere ao combustível utilizado para produção de energia no nosso corpo, e o exercício aumenta a velocidade de queima dessa energia no corpo. Apenas 40% gera o movimento, os outros 60% são eliminados na forma de calor, elevando a temperatura corporal. Por isso, devemos identificar a quantidade de energia extra para os exercícios e a maneira de proporcionar líquido suficiente para hidratação, repondo o líquido perdido no suor. DISTRIBUIÇÃO IDEAL DE CALORIAS O ACSM sugere aproximadamente esta distribuição como ideal da energia (Calorias) para adultos que treinam e atletas.

8 Existem exceções especiais que devem ser auxiliadas por especialistas, e se encontram em outros modelos de gráfico de divisão. Por exemplo: Discutiremos a seguir esta questão das exceções que aumentam a ingestão de proteínas desde as consequências até benefícios Todos os nutrientes citados abaixo são encontrados nos alimentos; Nada deve ser evitado ou eliminado da dieta, mas sim ingerido na quantidade correta para o bom funcionamento do organismo; 3. Algumas estratégias restritivas ou de compensação são adotadas de acordo com o objetivo, mas neste caso, as recomendações abaixo se destinarão às pessoas que querem vencer O Desafio do Round12. Todos os participantes do desafio precisarão dos substratos energéticos provenientes da alimentação para que consigam concluir todos os rounds e conquistar todos os benefícios (sem exceção) que esta edição traz.

9 MACRONUTRIENTES Proteínas Com a função vital de síntese proteica na célula (construção constante de novas proteínas musculares, teciduais, hormonais, etc), a proteína é uma macromolécula formada por aminoácidos, por isso é tão importante sua ingestão na quantidade correta para oferecer matéria prima inclusive para a construção do que se busca com o treinamento, e assim melhorar a composição corporal. Embora sua principal ação seja esta descrita, quando a construção proteica não for mais requerida, o excesso pode ser oxidado numa reação um pouco mais lenta e colaborar também com o processo de obtenção e geração de energia para os movimentos corporais. A proteína proporciona 4 Calorias por grama.

10 Do total da alimentação ingerida no dia, reserva-se 15% para proteína. Em algumas estratégias nutricionais, alguns esportistas aumentam esse percentual na relação do carboidrato e gordura de acordo com os objetivos, mas as evidências cientificas apontam que 15% é o suficiente para a principal função proteica (construção), além de ser mais saudável para o organismo já que apesar do excesso de proteína utilizado para gerar energia, principalmente quando se há um déficit dos outros macronutrientes (estratégia utilizada também em dietas que reduzem carboidratos buscando emagrecimento), existem discussões sobre o processo de sobrecarga renal para algumas pessoas na eliminação do nitrogênio (um dos elementos da proteína) não utilizado. A abordagem nestas recomendações é servir a principal função do substrato e garantir o necessário para quem treina e quer conseguir os resultados com as condições ideais para se gastar Calorias e repor nutrientes. Diante disso, segundo o ACSM a quantidade indicada é: 1,2 a 2 gramas de proteína por quilograma de peso corporal do indivíduo que treina (por dia). Exemplo: Um homem de 80 quilos que treina bem, irá multiplicar seu peso corporal pela quantidade de gramas dentro desta margem. Se utilizar hipoteticamente 1,5 gramas x seu peso, terá que consumir 120 gramas de proteína durante o dia, então bastará fracionar isso em porções. Vale ressaltar que os alimentos não são compostos exclusivamente por este nutriente. Verifique quantas gramas de proteínas existem no que comerá.

11 Divida a quantidade total de proteínas encontradas em refeições (porções) com 0,3 a 0,4 gramas de proteína por peso corporal a cada 3 a 5 horas. Seguindo o mesmo exemplo anterior: Em um homem de 80 quilos, isso trará a necessidade de 24 gramas de proteína por porção. Desta forma, em cinco refeições com esta ingestão, será alcançado a recomendação total (café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta, por exemplo). Algumas Fontes Comuns de Alimentos Ricos em Proteínas:

12 Carboidratos Com várias funções importantíssimas (substrato para o sistema nervoso, preservação de proteínas, contração muscular, funções biológicas e ativador metabólico), o carboidrato participa na via principal de geração de energia para o movimento humano, sustentando a alta intensidade do praticante durante o exercício. Formado basicamente por glicose, galactose e frutose, denominados monossacarídeos, entre suas reações, originam-se os dissacarídeos, oligassarídeos e polissacarídeos. Neste contexto, temos desde açúcares simples a complexos, alguns digeríveis e outros não, como as fibras. É importante observar o índice glicêmico dos alimentos (Impacto que define o que determinado alimento causa aos níveis de açúcar no sangue), mas sobretudo a carga glicêmica (relação do índice glicêmico com a quantidade de carboidrato do alimento ingerido, desencadeando reações da insulina com a glicose). O carboidrato proporciona 4 Calorias por grama.

13 Do total da alimentação ingerida no dia, se reserva 60% ao Carboidrato. Diversas estratégias aqui também são adotadas de acordo com o objetivo do praticante. Na busca por emagrecimento, é diminuído um pouco desse percentual e elevado a participação de outro substrato. No entanto, são estratégias por curto período determinadas e prescritas por profissionais para não prejudicar a saúde e o desempenho. Emagrecer é perder (metabolizar) a gordura estocada, assim, o carboidrato é fundamental para produzir elementos no ciclo desta queima. Praticantes ativos de exercícios físicos e atletas até aumentam a ingestão de carboidrato em dias de treinos e ações de maiores intensidades. Segundo o ACSM a quantidade indicada é: 5 a 8 gramas de carboidrato por quilograma de peso corporal do indivíduo que treina (por dia). Entre atletas, se pode chegar a até 10 gramas de carboidrato por quilograma de peso corporal para garantir alta intensidade na performance. Como mencionado, encontram-se dietas com diminuição do carboidrato para emagrecimento, e dentro de uma atitude saudável mínima, especulam-se 3 gramas por quilograma corporal no total do dia (no entanto, se encontrará abaixo da recomendação para quem treina bem).

14 Algumas Fontes Comuns de Alimentos Ricos em Carboidratos:

15 Gorduras São grandes fontes de energia participando na via principal de obtenção que proporciona 9 Calorias por grama. Confere mais sabor aos alimentos, por isso estão tão presentes. Se apresentam na forma de gorduras e óleos em graus como saturados e insaturados (mono e poli). RECOMENDAÇÕES Do total da alimentação ingerida no dia, se reserva no máximo 25% a 30% de gordura. Por exemplo, 30% se refere à pessoa que ingere Calorias por dia, que corresponde a 750 Calorias provenientes da gordura, e que são aproximadamente 83 gramas (cada grama tem 9 Calorias). Mas o limite saudável aceito que oferece mais espaço para os outros macronutrientes numa dieta são 25%. Assim subdivide-se: Saturado 10% do valor energético total diário (7% se o indivíduo apresentar triglicérides alto ou colesterol elevado - desequilíbrio entre LDL e HDL); Monoinsaturado 15% do valor energético total diário; Poli-insaturado 5% a 10% do valor energético total diário.

16 Diferentemente dos carboidratos e proteínas, não existe recomendação maior da quantidade de ingestão para praticantes de exercício físico ou atletas. Algumas Fontes Comuns de Alimentos Ricos em Gorduras: MICRONUTRIENTES São fundamentais para tudo que acontece em nosso metabolismo. As recomendações dos micronutrientes são menores e não fornecem Calorias. Nesta categoria temos as vitaminas e minerais.

17 Vitaminas Antes de tudo, você deve saber que para que as reações aconteçam em nosso corpo, contamos com as Enzimas, que são catalizadores biológicos que controlam, catalisam, aceleram e permitem que as reações químicas ocorram. Diante disto, temos as vitaminas sendo essenciais para que as enzimas atuem, ou seja, quase todas as vitaminas trabalham em nosso corpo como coenzimas. Uma outra função importante das vitaminas é a ação antioxidante, que também apresenta uma ação hormonal, pois embora as vitaminas sejam encontradas nos alimentos, numa dependência da dieta e fatores ambientais (Sol), nosso corpo pode fabricar vitamina D. Denominando as vitaminas temos: A, D, E, K, C e Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12). É importante destacar que da mesma forma que não podemos ficar em baixa de vitaminas, também não podemos exagerar no consumo pois os danos ocorrem da mesma forma. O ideal é seguir as recomendações diárias adequadas (RDA) e saber que todas podem ser encontradas nos alimentos.

18 Alimentos que contém vitaminas: Vitamina A: leite, manteiga, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, batata doce, tomate, mandioca, mamão; Vitamina D: óleo de fígado de peixe, peixe gordo (salmão, atum, sardinha, cavala); Vitamina E: germe de trigo, óleo de girassol, nozes, carne, amendoim, gema de ovo; Vitamina K: fígado, verdura, ovo, folhas verdes; Vitamina C: laranja, limão, abacaxi, goiaba, morango, mamão, cenoura, espinafre; Vitamina B1: carne de porco, cereais integrais, soja, nozes, lentilha, gema do ovo; Vitamina B2: fígado, rim, espinafre, berinjela, levedo de cerveja; Vitamina B3: carne magra, peixe, ave, cereais integrais e feijão; Vitamina B5: carne magra, fígado, leite, ovo, leguminosas e cereais integrais; Vitamina B6: carne de boi, fígado, batata, banana, cereais integrais; Vitamina B9: carne e fígado, espinafre, rúcula, agrião, brócolis, feijão; Vitamina B12: mais encontrado em carnes, fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia

19 MINERAIS Presentes na natureza, são elementos inorgânicos responsáveis por funções básicas em nosso organismo. Entre tantas funções, determinados minerais estão relacionados à contração muscular, transporte de oxigênio, equilíbrio hidroeletrolítico, impulso nervoso, manutenção do ritmo cardíaco, e constituintes de diversos tecidos corporais (músculos, ossos, entre outros). Destaco a atuação dos minerais como cofatores na relação das reações das enzimas com as vitaminas.

20 Alimentos que contém minerais: Cálcio: leite e derivados (laticínios), vegetais verde-escuro; Fósforo: germe de trigo, carnes, laticínios, feijão; Magnésio: cereais integrais, sementes, legumes, gergelim, castanhas, feijão, banana; Ferro: carnes, aves, peixes, gema do ovo, vegetais de coloração verdeescura; Zinco: frutos do mar, carne, carne de vísceras, fermento e alimentos de origem vegetal; Cobre: miúdos bovinos, mariscos, castanhas; Manganês: feijões, vegetais folhosos, cereais integrais; Selênio: castanhas, miúdos bovinos; Cromo: miúdos bovinos, ostras, cereais integrais Iodo: sal iodado, frutos do mar, vegetais

21 HIDRATAÇÃO A água compõe aproximadamente 70% do corpo. A hidratação é essencial para a reposição de água em nosso organismo, já que perdemos água durante respiração, urina, fezes, entre outras formas, sendo importante consumir líquidos suficientes para repor as reservas corporais de água. Todos deveriam aprender a consumir líquidos em intervalos de tempo fixos ao invés de esperar pela sensação tardia de sede (na maior parte das vezes quando sente sede a pessoa já perdeu bastante líquido). Resumindo, quando nos movimentamos, 40% da energia é utilizada neste trabalho, os outros 60% são dissipados na forma de calor quando a temperatura corporal se eleva buscando o equilíbrio, daí vem o suor. Se a transpiração não é compensada com a ingestão de líquidos, o desempenho físico é afetado (ainda existem questões ambientais e climáticas). O desempenho físico é prejudicado por uma perda de 2%. Temos que ter muito cuidado com a desidratação, pois quando se desidrata, a perda de peso é quase 100% de água e as consequências são crescentes como tonturas, fraqueza, câimbras e danos maiores como choque térmico, coma ou até o pior. Portanto, a hidratação é fundamental na garantia da segurança, saúde e desempenho físico. O Colégio Americano de medicina do Esporte recomenda a ingestão de aproximadamente 500 ml de fluidos aproximadamente 2 horas antes do exercício. Se sabe que conseguimos absorver de 1000 a 1500 ml (média de 1200 ml) de água por hora. Diante disso, um bom método será fracionar essa ingesta entre 200 a 300 ml a cada 15 minutos.

22 PIRÂMIDE alimentar BRASILEIRA Alimentos Energéticos: São alimentos que estão na base da pirâmide representados pelo arroz, pão, massa, batata e mandioca. Os alimentos energéticos devem estar presentes em todas as refeições do dia. Alimentos Reguladores: Frutas, legumes e verduras. Seu consumo ideal são 3 porções diárias variadas de cada item. Alimentos Construtores: Representados pelo leite, queijo, iogurte, carnes, ovos, feijões e leguminosas. De acordo com pirâmide alimentar brasileira, devem ser consumidas 3 porções de leite e derivados, e 1 porção dos demais alimentos. Alimentos Energéticos Extras: Ocupam o topo da pirâmide alimentar e devem ser consumidos com moderação. Fazem parte deste grupo os óleos, gorduras, açúcares e doces.

23 E O SEU METABOLISMO? Como discutido, a energia química que é retirada dos alimentos passa posteriormente por um conjunto de reações químicas para gerar ATP (moeda energética para gerar movimento e calor). Este conjunto de reações químicas é chamado de Metabolismo, e neste processo você pode estar catabolizando quando quebra reservas que estavam estocadas em seu corpo para disponibilizar energia para determinada ação, ou anabolizando quando se está armazenando para construir reservas. Falando em metabolismo, você tem uma Taxa metabólica Basal (TMB), ou seja, a quantidade de energia necessária para a manutenção das funções vitais do organismo (respiração, circulação sanguínea, temperatura, entre outras), medidas em jejum, parado, em repouso físico e mental, e logo após acordar de uma noite de sono, enquanto sua Taxa Metabólica de Repouso (TMR), que na maior parte das vezes é usada como sinônimo da taxa anterior, tem como única diferença o fato da pessoa não estar em jejum a mais de 4 horas e apresentar um estado de repouso de apenas 30 minutos com exceção do efeito do que está sendo digerido, que também é a quantidade de energia para as funções vitais. Contudo, evidencia-se que você tem uma Taxa Metabólica e um gasto energético (Calórico) mínimo para se manter vivo. Tudo que for executado além disso terá um gasto adicional. Diante disso, falamos de balanço energético positivo quando se ingere mais do que se gasta, e negativo quando se gasta mais do que se ingere. Embora muitas pessoas utilizem essa estratégia simples para emagrecer, alguns dados evidenciam que nosso corpo se adapta, e na busca de equilíbrio para garantir o necessário para as ações vitais, diminui a quantidade necessária mínima de energia que precisa, trabalhando em situações desfavoráveis reduzindo sua taxa metabólica e interrompendo o processo de emagrecimento. Por isso, a melhor alternativa é trabalhar oposto, ou seja, o aumento da taxa metabólica. Desta forma se gastará mais Calorias e o treinamento físico é fundamental nessa perspectiva.

24 VAMOS TREINAR A partir de agora você entenderá melhor a importância dos alimentos para a sua saúde e desempenho físico para conquistar seus resultados. Utilize este artigo como orientação durante suas escolhas alimentares, mas para a elaboração de um cardápio direcionado, busque um profissional que prescreva uma dieta exclusiva para você. Enfim, agora respire fundo... Alimentado? Hidratado? Preparado? O Desafio será iniciado! Os 12 minutos começam agora!

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela ALIMENTOS E NUTRIENTES 8º ano Profª Daniela Os alimentos como veículos de nutrientes É Importante sabermos diferenciar o significado de alimento do nutriente. Alimentos são os produtos que ingerimos. Nutrientes

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias,

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos 2018-06-06 17:06:52 O consumo de vitaminas é crucial à sobrevivência, uma vez que auxiliam vários processos do nosso corpo e são fundamentais

Leia mais

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação NUTRIÇÃO ESPORTIVA A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação pós-treino, melhora do desempenho

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida.

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Com o corre-corre diário, comemos sem prestar muita atenção ao que compõe o nosso prato, ao longo das diversas

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Minerais vitais para o corpo. DIETAS Cálcio: + abundante no corpo. Aparece em combinação com fosfatos.

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Palavra-chave: Ganhar massa muscular Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Quando inicia os treinos e toma a decisão de começar uma rotina saudável que visa a melhoria do corpo, sempre

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água.

ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água. Abiogênese ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água. É essencial para dissolver e transportar

Leia mais

Água. A importância da água para a vida.

Água. A importância da água para a vida. Bioquímica Celular Água A importância da água para a vida. A água é principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água. É essencial para dissolver e transportar

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio Problemas nutricionais associados à hábitos alimentares inadequados: Dislipdemias / Anemia / Obesidade

Leia mais

Nutrição e Fisiologia Humana

Nutrição e Fisiologia Humana Nutrição e Fisiologia Humana Definição de saúde: Organização Mundial da Saúde Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Seis Nutrientes Básicos

Leia mais

Vitaminas e Sais minerais

Vitaminas e Sais minerais Vitaminas e Sais minerais Vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o corpo não é capaz de sintetizar

Leia mais

VITAMINAS NOS ALIMENTOS

VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS NOS ALIMENTOS VITAMINAS FONTES ALIMENTARES FUNÇÕES ORGÂNICAS VITAMINA B1 (TIAMINA) Grãos ou cereais integrais, arroz integral, frutos do mar, vísceras ou miúdos, pescados,

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero%

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Por Mariana Nacarato, Nutricionista da Equilibrium Consultoria 1. Existe de fato muito ganho nutricional na substituição do pão

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco.

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. PROTEÍNAS São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. Classificação: Proteínas simples e Proteínas conjugadas. - Proteínas simples

Leia mais

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO RECOMENDAÇÃO - AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE ATLETA 60-70% CHO ENDURANCE - 1,2 1,4g/ kg PTN FORÇA -

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período - 2012 1) Segundo documento da Unicef, 250 mil crianças por ano perdem a visão por falta de uma vitamina;

Leia mais

Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos

Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos Beleza não põe mesa, Ou seja, aparência não é tudo. Mas é na mesa que a beleza começa. Ciência da nutrição visa Melhor aparência física e a saúde do paciente; Trata ou ameniza o envelhecimento cutâneo;

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO (a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR (a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão está relacionada aos seguintes conteúdos: Capítulo 02 Os tecidos do corpo humano

Leia mais

Aviso Legal. Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar.

Aviso Legal. Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar. Aviso Legal Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar. Este livro foi disponibilizado com esse único objetivo e não tem intenção nenhuma de servir como

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO

GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO Este guia prático visa uma busca rápida, para você saber qual a alimentação correta antes, durante e após um treino. O tipo de atividade, a duração e a intensidade

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

Boas fontes alimentares: - leite e lacticínios, vegetais de folha verde, ovos, ervilhas e feijão secos, nozes, ostras e camarão, citrinos.

Boas fontes alimentares: - leite e lacticínios, vegetais de folha verde, ovos, ervilhas e feijão secos, nozes, ostras e camarão, citrinos. Minerais Os minerais são elementos químicos inorgânicos e são necessários ao nosso organismo em pequenas quantidades, devendo ser obtidos a partir dos alimentos. Enquanto que o carbono, hidrogénio, oxigénio

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano A Alimentação e os nutrientes 02/10/2017 Millene Crocciari: R.A. 201505064 Aline Zago: R.A. 201505002 Ana Júlia Moro: R.A.

Leia mais

Suplementação. Introdução

Suplementação. Introdução Introdução Suplementação Suplemento alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como, vitaminas e minerais e, sais minerais. Mas o que são Suplementos Alimentares?

Leia mais

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Este guia É para toda a comunidade acadêmica; Com recomendações gerais para uma alimentação prática e saudável; Contribuindo assim para um estado ótimo de saúde; Prevenindo deficiências nutricionais, obesidade

Leia mais

Composição química. Profª Maristela. da célula

Composição química. Profª Maristela. da célula Composição química Profª Maristela da célula Compostos inorgânicos Água Sais minerais Compostos orgânicos Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos nucleicos Vitaminas Água Solvente universal Atua no transporte

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

Nutricionista Bruna Maria Vieira

Nutricionista Bruna Maria Vieira Suporte Nutricional à Pacientes Neurológicos Nutricionista Bruna Maria Vieira Alimentação Saudável É o equilíbrio entre a ingestão dos nutrientes necessários ao crescimento, desenvolvimento e manutenção

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M

ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M - 2013-2016 Por 1º.TEN.AER. Lang. Em 2004 2013 está chegando! 20 OBJETIVO Apresentar elementos relacionados com alimentação que contribuem para hábitos saudáveis, a serem praticados

Leia mais

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OS NUTRIENTES TODA A SUBSTANCIA PRESENTE NA ALIMENTAÇÃO QUE PODE SER APROVEITADA PELO ORGANISMO HUMANO E DE OUTROS ANIMAIS PARA A MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES É DENOMINADA NUTRIENTES. DIGESTÃO É UMPROCESSO

Leia mais

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO)

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos x Nutrientes? Água Minerais Carboidratos Alimentos Vitaminas?Compostos

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

Alimentação de atletas de aventura

Alimentação de atletas de aventura Alimentação de atletas de aventura A alimentação de um atleta de aventura acontece dia-a-dia e não só durante a prova. Cada etapa da dieta é responsável diretamente pela performance do atleta. E pode fazer

Leia mais

12 maneiras para perder peso sem ir à academia

12 maneiras para perder peso sem ir à academia 12 maneiras para perder peso sem ir à academia Nem todo mundo tem tempo de ir à academia e isso pode desanimar muita gente que deseja perder peso. É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos

Leia mais

- Cataliza o metabolismo dos aminoácidos contendo enxofre, que são importantes para o sistema nervoso e cérebro

- Cataliza o metabolismo dos aminoácidos contendo enxofre, que são importantes para o sistema nervoso e cérebro MOLIBDENO O MOLIBDENO É UM OLIGO-ELEMENTO ESSENCIAL. FAZ PARTE DAS 3 ENZIMAS QUE PERMITEM DESENCADEAR IMPORTANTES REACÇÕES QUÍMICAS. O ORGANISMO HUMANO REQUER APENAS QUANTIDADES MUITO REDUZIDAS DE MOLIBDENO

Leia mais

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Matéria publicada em 19 de Novembro de 2014 O diabetes é

Leia mais

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N :

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : Ficha técnica SEMENTE DE CHIA REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171286346. EMBALAGEM: Plástica, metálica e papel. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

Mônica Lemos de Moraes

Mônica Lemos de Moraes 2 Dieta Para Perder 3 Quilos em 5 Dias! 3 4 Nutricionista e Especialista em Pisicologia do Emagrecimento Dieta Para Perder 3 Quilos em 5 Dias! Método perfeito para quem deseja ver resultados rápidos Edição

Leia mais

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Principais substâncias presentes na matéria viva Carboidratos 1 a 2% Sais minerais 1% Proteínas 10 a 15% Lipídios 2 a 3% Água 75 a 85% Composição

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

Como o organismo perde água? No corpo humano, 71% do nosso peso é água. Contém 85% de água no nosso sangue, 80% no cérebro, 70% na pele e 30% nos

Como o organismo perde água? No corpo humano, 71% do nosso peso é água. Contém 85% de água no nosso sangue, 80% no cérebro, 70% na pele e 30% nos Bioquímica Celular Água A importância da água na vida do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Estamos tão habituados à

Leia mais

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO MACRONUTRIENTES I INTRODUÇÃO Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior frequência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio

Leia mais

Colesterol e triglicerídeos

Colesterol e triglicerídeos Colesterol e triglicerídeos Colesterol e triglicerídeos O organismo precisa do colesterol, tanto que o fabrica. Ele exerce funções importantes como a produção de hormônios sexuais e de vitamina D. Contudo,

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais,

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, as alterações no organismo, os critérios para janelas

Leia mais

ideias simples para inserir na sua rotina

ideias simples para inserir na sua rotina 14 ideias simples para inserir na sua rotina Alcançar o peso ideal pode ser um grande desafio, independente de quantos quilos você gostaria de perder. No entanto, tomar um passo de cada vez e fazer algumas

Leia mais

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS NO EXERCÍCIO Profa. Raquel Simões Reserva de CHO Principal fonte de energia Estoques corporais 200-300g de glicogênio muscular (cerca 15 g/kg de músculo) Glicogênio i hepático

Leia mais

O que são nutrientes?

O que são nutrientes? Os nutrientes O que são nutrientes? São substâncias utilizadas pelo metabolismo do organismo essenciais ao seu funcionamento; Os alimentos contêm nutrientes que o organismo não consegue sintetizar, assim

Leia mais

C A R T I L H A ALIMENTAR IMPORTANTE

C A R T I L H A ALIMENTAR IMPORTANTE ! C A R T I L H A ALIMENTAR IMPORTANTE As idéias, as sugestões, os conceitos e as opiniões retratadas nesta cartilha alimentar tem como único objetivo informar e educar. A intenção da cartilha alimentar

Leia mais

Orientações gerais para começar a perder peso

Orientações gerais para começar a perder peso Orientações gerais para começar a perder peso 1. Cardápio variado saúde; Refeições variadas garantem o consumo de todos os nutrientes necessários à boa As refeições principais devem conter, em quantidades

Leia mais

Composição Química das Células: Água

Composição Química das Células: Água A Química da Vida Composição Química das Células: Água As substâncias que constituem os corpos dos seres vivos possuem em sua constituição cerca de 75/85% de água. Ou seja, cerca de 80% do corpo de um

Leia mais

Teste de Capacidade Física Instruções Gerais Polícia Federal 2008

Teste de Capacidade Física Instruções Gerais Polícia Federal 2008 Teste de Capacidade Física Instruções Gerais Polícia Federal 2008 BRUCCE COTA Educador Físico UFMG Esp. Treinamento Desportivo - UGF Preparador Físico Cref 04898 G / MG Teste físico reprova até 40% em

Leia mais

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates * Exemplos de Cardápios Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates Café da manhã típico de quatro brasileiros que consomem alimentos in natura ou minimamente processados Repare

Leia mais

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde.

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde. 10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde 1-Abacate Ele é riquíssimo em gorduras saudáveis, possui carboidratos de alta qualidade e é fonte de muuuuita fibra! A gordura saudável do abacate

Leia mais

Alimentação e Exercício Físico

Alimentação e Exercício Físico II Workshop Alimentação e Exercício Físico 12 de Dezembro de 2016 Nutricionista: Dra. Mariana Santos Costa Apresentação Dra. Mariana Santos Costa Licenciada em Ciências da Nutrição Mestrado em Exercício

Leia mais

Dieta para vegetarianos

Dieta para vegetarianos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dieta para vegetarianos Monique de Barros Elias Campos Nutricionista

Leia mais

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas,

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas, Alface, rúcula, agrião e acelga são aliados da dieta e ricos em nutrientes Essas folhas devem fazer parte da alimentação de todas as pessoas e fornecem vitaminas, minerais e outros componentes importantes

Leia mais

CABOIDRATOS, FIBRAS, LIPÍDEOS, PROTEÍNAS E ÁGUA

CABOIDRATOS, FIBRAS, LIPÍDEOS, PROTEÍNAS E ÁGUA CABOIDRATOS, FIBRAS, LIPÍDEOS, PROTEÍNAS E ÁGUA ÁGUA É o componente majoritário dos seres vivos; Na carne pode chegar a 70% e nas verduras até 95%; É o solvente universal; Desempenha diversas funções:

Leia mais

ESTUDO DOS NUTRIENTES. Nutrientes. São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo, são eles:

ESTUDO DOS NUTRIENTES. Nutrientes. São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo, são eles: NECESSIDADES NUTRICIONAIS TURMA 34 PASTA 12 PROF. Natália Drago Azevedo ESTUDO DOS NUTRIENTES Nutrientes São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo, são eles:

Leia mais

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A Bioquímica Da Célula Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A importância da água em nossa vida A água é indispensável para o nosso planeta. Foi através dela que surgiram as primeiras

Leia mais

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR HIPERCOLESTEROLÉMIA FAMILIAR INFORMAÇÃO PARA O UTENTE, PAIS OU ACOMPANHANTES NOME DO MEDICO DE REFERÊNCIA: CONTATO: NOME DO ENFERMEIRO DE REFERÊNCIA: CONTATO: HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR DIETOTERAPIA

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

Descobre tudo sobre um...

Descobre tudo sobre um... Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010 Descobre tudo sobre um... PEQUENO-ALMOÇO PORQUÊ? Porque, após uma noite de sono, em que estivemos várias horas

Leia mais

Receitas Para Suplementa

Receitas Para Suplementa Receitas Para Suplementa Os melhores suplementos para ganhar massa não são exóticos, novos ou caros. Eles já existem há anos para quem quer ganhar massa, e são vendidos como milagrosos, únicos, cada um

Leia mais

BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR

BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR PROFª.:ANA LAURA DIAS Conceitos ALIMENTO: toda substância que, ingerida por um ser vivo, o alimenta ou nutre. (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira,

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS VEJA O VÍDEO ORIGINAL Ter um bumbum bem grande, torneado e redondinho faz com que qualquer roupa

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR. Água, Sais Minerais, Glicídios e Lipídios. Biologia Frente A Laís Oya

BIOLOGIA MOLECULAR. Água, Sais Minerais, Glicídios e Lipídios. Biologia Frente A Laís Oya BIOLOGIA MOLECULAR Água, Sais Minerais, Glicídios e Lipídios Biologia Frente A Laís Oya E-mail: laisfernandabio@gmail.com Composição dos seres vivos: 99% da massa corporal dos seres vivos é composta por

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE FENILCETONÚRIA SAÚDE

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE FENILCETONÚRIA SAÚDE INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE SAÚDE A inclusão da Triagem Neonatal para Fenilcetonúria no Programa Nacional de Triagem Neonatal é uma iniciativa do Ministério da Saúde pela Portaria 22

Leia mais

Escrito por Administrator Qua, 16 de Abril de :38 - Última atualização Qua, 16 de Abril de :42

Escrito por Administrator Qua, 16 de Abril de :38 - Última atualização Qua, 16 de Abril de :42 Dieta Comer bem, sem sal e com a quantidade de água ajustada, é o grande trunfo do paciente em hemodiálise. Quem consegue isso é um felizardo. Por isso, informe-se com seu médico o que pode e o que não

Leia mais

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Orientações nutricionais Serviço de Nutrição e Dietética Este manual contou com a colaboração das nutricionistas: Tatiana Maraschin, Claudine Lacerda de Oliveira, Cristina

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dra. Helena Maia Nutricionista OBJECTIVOS Obesidade: Riscos, prevalências e tipos Nutrição / Nutrientes Roda dos Alimentos Alimentação Mediterrânica IMC Conclusão RISCOS RELACIONADOS

Leia mais

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

Glicinatos, porque usa-los?

Glicinatos, porque usa-los? Glicinatos, porque usa-los? Benefícios da Glicina Sendo um dos aminoácidos mais versáteis, a glicina é indispensável para uma série de processos metabólicos; níveis adequados do aminoácido estão associados

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras coisas, que os atletas precisam manter uma alimentação

Leia mais

Sumário. Escolha Consciente dos Alimentos 1

Sumário. Escolha Consciente dos Alimentos 1 Sumário Apresentação Prefácio vii XVII Capítulo 1 Escolha Consciente dos Alimentos 1 1.1 O que comer? 1 1.2 Bases para a escolha 2 1.2.1 Busque o equilíbrio 2 1.2.2 Escolha consciente dos alimentos 3 1.3

Leia mais