BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR"

Transcrição

1 BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR PROFª.:ANA LAURA DIAS

2 Conceitos ALIMENTO: toda substância que, ingerida por um ser vivo, o alimenta ou nutre. (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 2006). Substância que, introduzida no organismo (via oral, enteral ou parenteral) preenche a função de Nutrição (ORNELLAS, 2001). NUTRIENTES: são substâncias que estão inseridas nos alimentos e têm funções variadas no organismo, tais como carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, minerais, fibras e água. Esses nutrientes se dividem em: 1. Essenciais: organismo não consegue sintetizar devendo estar presentes na dieta. 2. Condicionalmente essenciais: o corpo normalmente produz durante o metabolismo, mas que em situações especiais o organismo não o produz ou o faz em quantidade insuficiente. 3. Nutrientes Limitantes: dieteticamente indispensáveis e que aparecem em concentrações e proporções abaixo do necessário para que um determinado alimento manifeste elevado valor biológico. 4. Nutrientes biologicamente disponíveis: frações ou partes de nutrientes que o organismo não consegue utilizar no seu metabolismo.

3 PRINCÍPIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A promoção de hábitos e práticas alimentares tem início na infância com o aleitamento materno, e no decorrer da vida, consolida-se em busca de uma qualidade de vida saudável. A alimentação saudável = faz bem/ promove saúde Os alimentos são a única fonte de energia e nutrientes, e devem ser recomendados para o atendimento às necessidades nutricionais dos indivíduos, exceto em situações onde há necessidade de nutrição especializada e suplementação.

4 Guias alimentares

5 Guias alimentares Esses guias tiveram início nos países desenvolvidos especialmente à partir da 2ª Guerra Mundial, mas foi Atwater pioneiro na investigação nutricional, em 1894, quando publicou tabelas de composição de alimentos e padrões dietéticos para população norte americana. Os guias alimentares são instrumentos que fornecem informações à população, visando promover saúde e hábitos alimentares saudáveis. Devem ser representados por grupos de alimentos e são baseados principalmente na relação existente entre os alimentos e a saúde dos indivíduos (FAO/WHO, 1996).

6 Guias alimentares Os Guias Alimentares são as diretrizes formuladas em políticas de alimentação e nutrição, visando promover a saúde em um melhor estado nutricional das populações de cada país. Devem respeitar os hábitos alimentares, a disponibilidade de alimentos locais, com incentivo de medidas necessárias para atingir pleno potencial de crescimento e desenvolvimento humano, por meio de uma alimentação adequada.

7 ALIMENTAÇÃO DEVE ESTAR EM SINTONIA COM SEU TEMPO Padrões de alimentação estão mudando rapidamente As principais mudanças envolvem a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo. Determinam, entre outras consequências, o desequilíbrio na oferta de nutrientes e a ingestão excessiva de calorias.

8 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTABILIDADE Em relação ao impacto ambiental de diferentes formas de produção e distribuição dos alimentos, há de se considerar aspectos como: - Técnicas empregadas para conservação do solo; - Uso de fertilizantes - Orgânicos ou sintéticos; - Plantio de sementes convencionais ou transgênicas; - Controle biológico ou químico de pragas e doenças; - Formas intensivas ou extensivas de criação de animais; - Uso de antibióticos; - Produção e tratamento de dejetos e resíduos; - Distância entre produtores e consumidores; - Meios de transporte; - Agua e a energia consumidas ao longo de toda a cadeia alimentar.

9 ALIMENTAÇÃO COMER COM REGULARIDADE E COM ATENÇÃO Procure fazer suas refeições diárias em horários semelhantes. Evite beliscar nos intervalos entre as refeições. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.

10 COMER EM AMBIENTES APROPRIADOS Procure comer sempre em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimentos.

11 COMER EM COMPANHIA Sempre que possível, prefira comer em companhia, com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou escola. Procure compartilhar também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições.

12 Resumo

13 INFORMAÇÃO Há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis É crescente a quantidade de matérias na televisão, rádio, revistas e internet com informações e recomendações sobre alimentação e saúde. Entretanto, a utilidade da maioria dessas matérias é questionável. Não raro alimentação saudável é confundida com dietas para emagrecer.

14 OFERTA. Alimentos ultraprocessados são encontrados em toda parte, sempre acompanhados de muita propaganda, descontos e promoções, enquanto alimentos in natura ou minimamente processados nem sempre são comercializados em locais próximos às casas das pessoas.

15 CUSTO. Embora legumes, verduras e frutas possam ter preço superior ao de alguns alimentos ultraprocessados, o custo total de uma alimentação baseada em alimentos in natura ou minimamente processados ainda é menor no Brasil do que o custo de uma alimentação baseada em alimentos ultraprocessados.

16 HABILIDADES CULINÁRIAS O enfraquecimento da transmissão de habilidades culinárias entre gerações favorece o consumo de alimentos ultraprocessados.

17

18

19 Autonomia nas escolhas alimentares. A constituição da autonomia para escolhas mais saudáveis no campo da alimentação depende do próprio sujeito, mas também do ambiente onde ele vive. Ou seja, depende da capacidade individual de fazer escolhas de governar e produzir a própria vida e também de condições externas ao sujeito, incluindo a forma de organização da sociedade e suas leis, os valores culturais e o acesso à educação e a serviços de saúde.

20 Uma alimentação saudável é aquela que contempla todos os grupos de alimentos, respeitando as necessidades individuais. É importante destacar a função de cada nutriente no organismo e saber como eles estão distribuídos nos alimentos, para se fazer um bom planejamento dietético.

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30 Em 2013, a pirâmide foi adaptada e passou a contar com novos alimentos, essa inserção foi feita para melhor adaptação à dieta e aos hábitos culturais dos brasileiros. A nova pirâmide também conta com a redução do valor energético diário para Kcal, fracionamento da dieta em seis porções diárias e o incentivo à prática de atividades físicas

31

32 PIRÂMIDE ALIMENTAR Grupo do arroz, pão, massa, batata, mandioca: destacou-se a presença do arroz integral, pão de forma integral, pão francês integral, farinha integral, biscoito integral, aveia, além da inclusão da quinoa e do cereal tipo matinal. Grupo das frutas: deu-se ênfase para os itens regionais, como caju, goiaba, graviola e a inclusão de sucos e salada de frutas. Grupo das verduras e legumes: foram incluídas as folhas verdes escuras, repolho, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, couve flor, cenoura com folhas e a salada com diferentes tipos de vegetais. Grupo do leite, queijo e iogurte: promoveu-se maior ênfase aos produtos desnatados e maior visibilidade ao iogurte. Grupo das carnes e ovos: deu-se destaque para os peixes do tipo salmão e sardinha, peixes regionais, cortes mais magros e grelhados, frango sem pele e os ovos. Grupo dos feijões e oleaginosas: além do feijão, incluiu-se a soja como preparação culinária; aparecem a lentilha, o grão de bico e as oleaginosas (castanha do Brasil e castanha de caju). Grupo dos óleos e gorduras: destacou-se o azeite de oliva. Grupo de açúcares e doces: foram inseridas sobremesas doces e o açúcar. Além da alimentação não se esqueça de praticar atividades físicas.

33 Faça você mesmo Precisamos pensar agora no que pode acontecer quando restringimos ou reduzimos drasticamente o consumo de alimentos de um grupo da pirâmide alimentar. Como deveríamos nos alimentar diariamente? Imagine-se como um profissional, faça a análise da situação e procure indicar uma solução adequada.

34

35 Exemplo Hora Refeição Alimentos Quantidade g (medidas caseiras) Preparo 7h30 Café da manhã Leite com café c/ açúcar 1 copo americano (200 ml) - Bolacha água e sal 4 unidades - Batata inglesa 100 g (1 porção) Frito Carne de panela (músculo) 4 pedaços médios (105 g) Frito e cozido Mandioca 1 col. de sopa (25g) Cozida 12h 15h30 Almoço Merenda Arroz 5 col de sopa (150g) Cozido Feijão 3 col ½ de sopa (75g) Cozido Suco de uva pó (Marca) 1 cop. Amer. (200ml) - Sanduíche de presunto: Pão francês 1 unidade (50g) - Requeijão 3 pontas de faca (15g) - Presunto 1 fatia grossa (20 g) - Refrigerante ½ copo amer. (100ml) - 22h Jantar Macarrão alho e óleo 4 pegadores (120g) Coz/ref. Suco de Uva pó (Marca) Cocada 1 cop. Amer. (200ml) 1 unidade pequena (15g)

36 REFERENCIAS Guia alimentar para a população brasileira

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

DESAFIOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

DESAFIOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DESAFIOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA SEMINÁRIO DE ENFRENTAMENTO DO EXCESSO DE PESO E OBESIDADE NA SAÚDE SUPLEMENTAR Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição

Leia mais

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates * Exemplos de Cardápios Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates Café da manhã típico de quatro brasileiros que consomem alimentos in natura ou minimamente processados Repare

Leia mais

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL GISELE ANE BORTOLINI Coordenação-Geral de Alimentação

Leia mais

Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia Alimentar para a População Brasileira Guia Alimentar para a População Brasileira O que é um Guia Alimentar? Guias alimentares no Brasil http://dab.saude.gov.br/portaldab/cgan Ministério da Saúde, 2014 Guia Alimentar para a População Brasileira

Leia mais

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Este guia É para toda a comunidade acadêmica; Com recomendações gerais para uma alimentação prática e saudável; Contribuindo assim para um estado ótimo de saúde; Prevenindo deficiências nutricionais, obesidade

Leia mais

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Orientações nutricionais Serviço de Nutrição e Dietética Este manual contou com a colaboração das nutricionistas: Tatiana Maraschin, Claudine Lacerda de Oliveira, Cristina

Leia mais

Novo Guia Alimentar para a População Brasileira

Novo Guia Alimentar para a População Brasileira Novo Guia Alimentar para a População Brasileira Prof Ms. Lovaine Rodrigues/CRN2 4956 Esp. Nutrição Infantil- UNIFESP MSc. Pediatria UFRGS Docente - UNISINOS Guia Alimentar Conjunto de informações, análises,

Leia mais

Conheça a dieta DC Liliane Oppermann

Conheça a dieta DC Liliane Oppermann Conheça a dieta DC Liliane Oppermann A maioria das dietas diminui o metabolismo basal, ou seja, a pessoa queima menos calorias em repouso quando faz uma dieta. Já a Dieta DC estimula a manutenção deste

Leia mais

Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar Reeducação Alimentar Cardápio Diário! Ingredientes Para Montar Seu Cardápio. Montar Cardápio Diário 1 - Beber 2 litros de água pordia A hidratação com água é muito importante porque a água não tem calorias

Leia mais

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN4 04101236 AVALIE SUA ALIMENTAÇÃO Este teste é sobre a sua alimentação, isto é, aquilo que você come. Se você tiver alguma dificuldade para responder

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

PLANO ALIMENTAR. Paciente: Jéssica de Souza

PLANO ALIMENTAR. Paciente: Jéssica de Souza PLANO ALIMENTAR Paciente: Jéssica de Souza Idade: 29 anos Peso atual: 69,2 kg Altura: 1,61m IMC: 26,7 Percentual de Gordura: 41,6% Percentual de Músculo: 24,7% Percentual de gordura Visceral: 6% Idade:

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 06 MESES

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 06 MESES ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 06 MESES Os alimentos devem ser cozidos em pouca água e amassados com o garfo, nunca liquidificados ou peneirados; Peixes e ovos (que devem ser muito

Leia mais

O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA PRECONIZA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMPOSTA POR ALIMENTOS ESSENCIALMENTE NATURAIS

O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA PRECONIZA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMPOSTA POR ALIMENTOS ESSENCIALMENTE NATURAIS 2 ALIMENTAÇÃO CARDIOPROTETORA O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA PRECONIZA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMPOSTA POR ALIMENTOS ESSENCIALMENTE NATURAIS Os alimentos são divididos de acordo com o grau

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Ao montar o seu prato, comece pela salada ou caso você utilize um único prato: divida o seu prato ao meio metade dele deve

Leia mais

Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável

Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável CARTILHA TÉCNICA Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável Helen Mara dos Santos Gomes Mestranda em Ciências e Tecnologia de Alimentos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo

Leia mais

CARTILHA_Pacientes_Dica_BR_15x21-VF6.indd 1

CARTILHA_Pacientes_Dica_BR_15x21-VF6.indd 1 CARTILHA_Pacientes_Dica_BR_15x21-VF6.indd 1 04/09/2018 09:34 MINISTÉRIO DA SAÚDE O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA PRECONIZA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMPOSTA POR ALIMENTOS ESSENCIALMENTE NATURAIS

Leia mais

Crianças até o Segundo Ano de Vida Serviço de Nutrição e Dietética

Crianças até o Segundo Ano de Vida Serviço de Nutrição e Dietética saudável para Crianças até o Segundo Ano de Vida Serviço de Nutrição e Dietética Sumário APRESENTAÇÃO 5 Os dez passos para uma alimentação 7 saudável para crianças menores de dois anos Introdução da alimentação

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

A introdução da alimentação infantil

A introdução da alimentação infantil A introdução da alimentação infantil Turma do Giz de Cera O leite materno deve alimentar exclusivamente a criança até o 6 mês de vida, depois disso as necessidades nutricionais são outras e devemos introduzir

Leia mais

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Principais substâncias presentes na matéria viva Carboidratos 1 a 2% Sais minerais 1% Proteínas 10 a 15% Lipídios 2 a 3% Água 75 a 85% Composição

Leia mais

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida.

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Com o corre-corre diário, comemos sem prestar muita atenção ao que compõe o nosso prato, ao longo das diversas

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

Cardápio para coletividade

Cardápio para coletividade Cardápio para coletividade Café da manhã: Grupo do leite (de preferência desnatado) + 1 colher (sobremesa) de cacau em pó 70% Grupo do pão (sempre preferir a versão integral) Grupo das Gorduras (margarina

Leia mais

Cardápio abril/ Berçário Mon Petit -Menores de 24 meses

Cardápio abril/ Berçário Mon Petit -Menores de 24 meses Cardápio abril/2018 - Berçário Mon Petit -Menores de 24 meses Segunda-feira (02.04) Terça-feira (03.04) Quarta-feira (04.04) Quinta-feira (05.04) Sexta-feira (06.04) < 24 meses Abacate amassado Purê de

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável ALIMENTOS IN NATURA Devem ser a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Alimentos in natura são

Leia mais

Alimentação nos 2 primeiros anos de vida

Alimentação nos 2 primeiros anos de vida Alimentação nos 2 primeiros anos de vida Alimentação da criança nos primeiros 06 meses de vida: Leite Materno sob livre demanda (sem horários fixos). No primeiro mês de vida, é importante amamentar no

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04

Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04 Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04 MANHÃ CUSCUZ com Becel Leite com chocolate Alérgicos: Bolo mesclado uva Alérgicos: sem lactose Misto

Leia mais

Relatório Gratuito para Perda de Peso

Relatório Gratuito para Perda de Peso Relatório Gratuito para Perda de Peso - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Aprenda como pode começar a Perder Peso de forma super fácil e prática Parte 3 Comer de Forma Saudável A perda

Leia mais

Índice. Introdução Capítulo 1 - Por que nós indicamos você preparar em potes de vidro? Capítulo 2 - Molhos Capítulo 3 - Receitas

Índice. Introdução Capítulo 1 - Por que nós indicamos você preparar em potes de vidro? Capítulo 2 - Molhos Capítulo 3 - Receitas Índice Introdução Capítulo 1 - Por que nós indicamos você preparar em potes de vidro? Capítulo 2 - Molhos Capítulo 3 - Receitas 04 05 07 11 Material exclusivo da FlexNutri Reprodução proibida. 2 #flexnutrinacozinha

Leia mais

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança Recomendações para a prática dietética do pré-escolar: Intervalo

Leia mais

Princípios da Alimentação e Saúde

Princípios da Alimentação e Saúde Princípios da Alimentação e Saúde Alimentação é mais que ingestão de nutrientes Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo Alimentação saudável deriva de sistema alimentar socialmente

Leia mais

Ganhando saúde a partir de boas escolhas. Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO

Ganhando saúde a partir de boas escolhas. Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO Ganhando saúde a partir de boas escolhas Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO O que é Saúde? Ser magro é ter saúde? Estar acima do peso é sinal de

Leia mais

Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia Alimentar para a População Brasileira Guia Alimentar para a População Brasileira Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição Departamento de Atenção Básica Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Marcos políticos que potencializam

Leia mais

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS Para saber tudo o que é preciso fazer e mais as receitas da dieta estão! CLIQUE AQUI! SEGUNDA FEIRA Café da manhã 7:30min 1/2 mamão papaia médio 1 colher

Leia mais

Suco de Uva e Bolo de Laranja caseiro

Suco de Uva e Bolo de Laranja caseiro 1 semana (04/01 até 06/01) Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Banana ( Melão Pera (bem madura / raspada ou com Espinafre(bem cozido) Abóbora (picadinha) Melancia (picadinha) Aleitamento Materno ou Fórmula

Leia mais

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 MANHÃ RECESSO FERIADO FERIADO CUSCUZ com Becel Leite com chocolate Alérgicos: Bolo mesclado TARDE RECESSO

Leia mais

Cardápio Agosto/ semana (01/08 até 04/08)

Cardápio Agosto/ semana (01/08 até 04/08) Cardápio Agosto/2017 1 semana (01/08 até 04/08) Melancia ( Purê de Maçã Banana ( Purê de Goiaba Mandioquinha (bem cozida) Brócolis (cozido e picado) Purê de Pera com Espinafre branco Beterraba (picadinha)

Leia mais

Suco de Uva e Bolo de Laranja caseiro

Suco de Uva e Bolo de Laranja caseiro 1 semana (01/03 até 03/03) Mamão (amassado e raspadinho) Purê de Goiaba NÃO HAVERÁ AULA Macarrão ( Cenoura (picadinha) Couve Refogada Abacate com Espinafre (bem Peixe (picadinho e sem espinhos) Abobrinha

Leia mais

6 a 12 meses Obs. Frutas: amassadas ou raspadas; Comida: amassada com o garfo.

6 a 12 meses Obs. Frutas: amassadas ou raspadas; Comida: amassada com o garfo. 1 semana (01/09 até 02/09) Quinta Sexta Jantar: fruta Abacate Chuchu e Brócolis refogados Manga ( Aleitamento materno ou fórmula infantil Acima de 12 meses Obs. Frutas: cortadas; Comida: normal. ACIMA

Leia mais

Cardápio da SEMANA 29/04 a 03/05/19 DATA SEGUNDA 29/04 TERÇA 30/04 QUARTA 01/05 QUINTA 02/05 SEXTA 03/05

Cardápio da SEMANA 29/04 a 03/05/19 DATA SEGUNDA 29/04 TERÇA 30/04 QUARTA 01/05 QUINTA 02/05 SEXTA 03/05 Cardápio da SEMANA 29/04 a 03/05/19 DATA SEGUNDA 29/04 TERÇA 30/04 QUARTA 01/05 QUINTA 02/05 SEXTA 03/05 MANHÃ CUSCUZ com Becel Bolo mesclado Misto quente com queijo maracujá Alérgicos: Misto com queijo

Leia mais

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples!

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Você está querendo saber como ganhar peso? Siga esta dieta para engordar e conquiste o corpo que deseja! Embora existam centenas de pessoas com sobrepeso

Leia mais

Prato base Prato principal Guarnição Salada Sobremesa. Coxa com sobrecoxa assada. Salada de batata. Frango desfiado.

Prato base Prato principal Guarnição Salada Sobremesa. Coxa com sobrecoxa assada. Salada de batata. Frango desfiado. 1ª. Semana Prato base Prato principal Guarnição Salada Sobremesa Dia 01 Arroz + feijão Coxa com sobrecoxa assada batata Alface + tomate Gelatina Dia 02 Dia 03 Arroz + feijão Frango desfiado Repolho refogado

Leia mais

Cardápios Hipertrofia

Cardápios Hipertrofia Cardápios Hipertrofia Estas informações são meramente educativas e deve sempre procurar um profissional qualificado para fazer um acompanhamento personalizado às suas necessidades. Os cardápios podem ser

Leia mais

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram.

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram. A RODA DOS ALIMENTOS VARIAR OS PRAZERES Se não é completamente verdade que as cenouras fazem os olhos bonitos, também não é completamente mentira As cenouras contêm um tipo de (pró)-vitamina que faz muito

Leia mais

Cardápio novembro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quarta-feira (01.11) Quinta-feira (02.11) Sexta-feira (03.11)

Cardápio novembro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quarta-feira (01.11) Quinta-feira (02.11) Sexta-feira (03.11) Cardápio novembro/2017 - Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quarta-feira (01.11) Quinta-feira (02.11) Sexta-feira (03.11) < 18 meses Manga picadinha Ameixa cozida Cereal/tubérculo Arroz branco com

Leia mais

CRCC01. Lista de Substituições. Lista de Substituição de Alimentos para Contagem de Carboidratos (1:15g)

CRCC01. Lista de Substituições. Lista de Substituição de Alimentos para Contagem de Carboidratos (1:15g) Lista de Substituição de Alimentos para Contagem de Carboidratos (1:15g) Grupo VERDURAS (fibras, vitaminas e minerais) 1 porção 7 Kcal Equivale a um pires de chá: não conta Acelga Bertalha Cebola Rabanete

Leia mais

Apresentação. Dra Janice Sepúlveda Reis

Apresentação. Dra Janice Sepúlveda Reis Apresentação Este material foi desenvolvido para colaborar com os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde - principalmente na Atenção Primária - com pessoas com analfabetismo, para as quais a

Leia mais

< 24 meses Banana com aveia Purê de goiaba Mamão Pêra

< 24 meses Banana com aveia Purê de goiaba Mamão Pêra Cardápio maio/2018 - Berçário Mon Petit -Menores de 24 meses Segunda-feira (30.04) Terça-feira (01-05) Quarta-feira ( 02-05) Quinta-feira(03-05) Sexta-feira ( 04-05) < 24 meses Banana com aveia Purê de

Leia mais

CARDÁPIO DIETA QUEBRA GORDURA SECAR 8 KG MÊS

CARDÁPIO DIETA QUEBRA GORDURA SECAR 8 KG MÊS CARDÁPIO DIETA QUEBRA GORDURA SECAR 8 KG MÊS Esse é o cardápio da Dieta Quebra Gordura para emagrecer até 8 quilos em um mês! Se você quiser saber todas as dicas sobre a dieta está aqui DIETA QUEBRA GORDURA

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/08/ /08/ /08/ /08/ /08/2016

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/08/ /08/ /08/ /08/ /08/2016 01/08/2016 02/08/2016 03/08/2016 04/08/2016 05/08/2016 Pão francês com queijo branco Suco de maracujá Bisnaguinha com geléia de morango Tostex (queijo e peito de peru) Banana Torrada com Leite com chocolate

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS

CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS . ESTADO DE SANTA CATARINA ESTADO DE SANTA CATARINA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS Florianópolis, 2013 SED/DIAE/GEALI. 1 ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO Conteúdo 1.INTRODUÇÃO...

Leia mais

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança Recomendações para a prática dietética do pré-escolar: Intervalo

Leia mais

Terminologias e conceitos básicos em alimentação e Nutrição. Profª Patrícia Ceolin

Terminologias e conceitos básicos em alimentação e Nutrição. Profª Patrícia Ceolin Terminologias e conceitos básicos em alimentação e Nutrição. Profª Patrícia Ceolin NUTRIÇÃO??? A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo,

Leia mais

Arroz Integral com Espinafre (bem cozido) Feijão Preto (amassado) Frango Desfiado Abóbora Refogada (picadinha) Melão (amassado)

Arroz Integral com Espinafre (bem cozido) Feijão Preto (amassado) Frango Desfiado Abóbora Refogada (picadinha) Melão (amassado) 1 semana (01/05 até 05/05) da manhã FERIADO Pera ( Maçã (raspada) Mamão (amassado e raspadinho) Jantar: Fruta Purê de Mandioquinha Carne Moída Repolho Roxo refogado Integral com (bem Preto (picadinha)

Leia mais

CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO VOLANI) PERÍODO PARCIAL 4 à 5 anos - 20 % das necessidades nutricionais diárias - uma refeição

CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO VOLANI) PERÍODO PARCIAL 4 à 5 anos - 20 % das necessidades nutricionais diárias - uma refeição Vit. Vit. *Este cardápio poderá sofrer alterações devido a eventos pré-agendados; sazonalidade de hortifrutis e/ou atrasos nas entregas pelos fornecedores. CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO

Leia mais

Per capita e Porção. Disciplina: Planejamento de Cardápios

Per capita e Porção. Disciplina: Planejamento de Cardápios Per capita e Porção Disciplina: Planejamento de Cardápios 1 OBJETIVOS DA AULA: Conceituar per capita e porção; Diferenciar per capita de porção; Utilizar adequadamente os termos; Conhecer o per capita

Leia mais

Cardápio setembro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses

Cardápio setembro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Almoço e jantar Segunda-feira (02.10) Terça-feira (03.10) Quarta-feira (04.10) Quinta-feira (05.10) Sexta-feira (06.10) < 18 meses Manga Ameixa Mamão amassado com aveia Banana Maçã cozida Cereal/tubérculo

Leia mais

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA 04.fev 05.fev 06.fev 07.fev. Mini pão francês com requeijão Suco de fruta natural Fruta da época

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA 04.fev 05.fev 06.fev 07.fev. Mini pão francês com requeijão Suco de fruta natural Fruta da época Lucimara L. Costa Nutricionista - CRN3ª:.7289 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA 04.fev 05.fev 06.fev 07.fev Lanche da Manhã Iogurte / Biscoito Cereal Mini pão francês com requeijão Pão

Leia mais

Cardápio. Dezembro. Frutas Secas. Dica do Mês Dezembro. Feliz Natal! Receita de Brigadeiro com frutas secas e oleaginosas

Cardápio. Dezembro. Frutas Secas. Dica do Mês Dezembro. Feliz Natal! Receita de Brigadeiro com frutas secas e oleaginosas Dica do Mês Dezembro s Secas As frutas secas e as sementes oleaginosas estão sempre presentes nas ceias de Natal e assim como as frutas frescas são ricas em fibras e nutrientes. O hábito de consumir frutas

Leia mais

Questionário de Frequência Alimentar

Questionário de Frequência Alimentar 1 Instruções de Preenchimento QFA 2013 QUANTAS VEZES VOCÊ COME? Unidade D= dia S= semana M= mês A= ano 1. O(a) Sr(a) costuma consumir leite? (SE SIM) 1.2 Este consumo é por dia, semana, mês ou ano? 1.3.

Leia mais

Dieta e Dicas para Emagrecimento Saudável Vol.01 Para mulheres

Dieta e Dicas para Emagrecimento Saudável Vol.01 Para mulheres Dieta e Dicas para Emagrecimento Saudável Vol.01 Para mulheres Seu Biotipo Emagrecer não deve requerer sacrifícios e sim disciplina. O emagrecimento deve respeitar o seu biotipo para que seja benéfico.

Leia mais

CARDÁPIO DIETA DOS SHAKES PARA EMAGRECER 4KG EM 15 DIAS

CARDÁPIO DIETA DOS SHAKES PARA EMAGRECER 4KG EM 15 DIAS CARDÁPIO DIETA DOS SHAKES PARA EMAGRECER 4KG EM 15 DIAS Em primeiro quero que você saiba que, todas as dicas para você ter sucesso na sua dieta, encontra-se bem AQUI. Primeira fase da dieta: Substituir

Leia mais

Elaboração de Cardápio

Elaboração de Cardápio FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU UNIDADE ALIANÇA DISCIPLINA: TÉCNICA E DIETÉTICA II PROFESSORA MSC: CARLA CRISTINA CARVALHO FONSECA Elaboração de Cardápio Cardápio é definido como lista de preparação culinária

Leia mais

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016 Incentivo à Alimentação Saudável Julho de 2016 Como é o hábito alimentar do brasileiro PERFIL ALIMENTAR DO ADULTO Apesar de incluir mais frutas e hortaliças na rotina, os brasileiros consomem doces e refrigerantes

Leia mais

Marmitas e Lanches Saudáveis. Elaborado por: Karla Renata P. Pires Nutricionista CRN IFSP Campus Capivari

Marmitas e Lanches Saudáveis. Elaborado por: Karla Renata P. Pires Nutricionista CRN IFSP Campus Capivari . Elaborado por: Karla Renata P. Pires Nutricionista CRN3 33703 IFSP Campus Capivari Uma alimentação saudável e adequada para suas atividades, farão com que você tenha mais energia e disposição durante

Leia mais

Alimentação no 1º ano de vida

Alimentação no 1º ano de vida Alimentação no 1º ano de vida O aleitamento materno além de prover todas as necessidades nutricionais do lactente nos meses de vida, proporciona pelo contato físico mais intenso entre mãe e filho, interações

Leia mais

CARDÁPIO PARA GESTANTE. Valor Energé co Total (VET): Kcal

CARDÁPIO PARA GESTANTE. Valor Energé co Total (VET): Kcal CARDÁPIO PARA GESTANTE Valor Energé co Total (VET): 2.000 Kcal 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira Café para acompanhar o leite ½ pão francês integral ½ papaia médio 1 xícara (pequena) de café 1 torrada média 4

Leia mais

Sucos naturais e sobremesas são servidos diariamente, durante o almoço.

Sucos naturais e sobremesas são servidos diariamente, durante o almoço. 1ª Semana Café da Manhã Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Bisnaguinha Bolo de Cenoura, Pão de Queijo, Pão de Milho, Pão de forma Requeijão, Leite Suco Natural de Margarina,

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

Lucimara L. Costa Nutricionista - CRN3ª: 7289

Lucimara L. Costa Nutricionista - CRN3ª: 7289 Lucimara L. Costa Nutricionista - CRN3ª: 7289 Lanche da Manhã Almoço SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA 04.fev 05.fev 06.fev 07.fev Mini pão francês com Biscoito salgado com Iogurte Cereal

Leia mais

C A R T I L H A ALIMENTAR IMPORTANTE

C A R T I L H A ALIMENTAR IMPORTANTE ! C A R T I L H A ALIMENTAR IMPORTANTE As idéias, as sugestões, os conceitos e as opiniões retratadas nesta cartilha alimentar tem como único objetivo informar e educar. A intenção da cartilha alimentar

Leia mais

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Princípios norteadores 1. Alimentação é mais que ingestão de nutrientes 2. Recomendações sobre

Leia mais

Cardápio janeiro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quinta-feira (04.01) Sexta-feira (05.01)

Cardápio janeiro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quinta-feira (04.01) Sexta-feira (05.01) Cardápio janeiro/2018 - Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quinta-feira (04.01) Sexta-feira (05.01) < 18 meses Banana amassada Mamão com aveia Cereal/tubérculo Arroz branco com cenoura Arroz branco

Leia mais

Cardápio. A Verdadeira Escola da Vida

Cardápio. A Verdadeira Escola da Vida Cardápio 2019 A Verdadeira Escola da Vida Hábitos alimentares para garantir uma boa saúde Distribua os tipos de alimentos pelo menos, em cinco refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço, lanche e

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 MANHÃ RECESSO FERIADO FERIADO CUSCUZ com Becel Bolo mesclado TARDE Brócolis e couve flor Carne assada

Leia mais

ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS

ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS ITEM ESPECIFICAÇÃO PREÇO (R$) BEBIDAS 1 Água mineral sem gás garrafa com 500ml R$ 2,33 3 Água de coco Copo com 300ml R$ 2,50 4 Bebida láctea a base de chocolate

Leia mais

Exemplo de cardápio da Dieta South Beach Fase 1

Exemplo de cardápio da Dieta South Beach Fase 1 Exemplo de cardápio da Dieta South Beach Fase 1 Dia 1 Café da manhã * Café puro ou com leite com adoçante (1 xícara) ou suco de tomate (1 copo) * Ovo mexido com ervas e azeitonas (1 unidade) * Mussarela

Leia mais

Sumário. Escolha Consciente dos Alimentos 1

Sumário. Escolha Consciente dos Alimentos 1 Sumário Apresentação Prefácio vii XVII Capítulo 1 Escolha Consciente dos Alimentos 1 1.1 O que comer? 1 1.2 Bases para a escolha 2 1.2.1 Busque o equilíbrio 2 1.2.2 Escolha consciente dos alimentos 3 1.3

Leia mais

Receitas para Emagrecer 2kg em uma Semana

Receitas para Emagrecer 2kg em uma Semana 2017 Receitas para Emagrecer 2kg em uma Semana http://suadietafacil.com 2017 Receitas Para Emagrecer 2Kg Em Uma Semana Perder peso 2kg em 5 dias para Quem tem problemas em Perder peso, basta um final de

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/08/ /08/ /08/ /08/ /08/2016

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/08/ /08/ /08/ /08/ /08/2016 01/08/2016 02/08/2016 03/08/2016 04/08/2016 05/08/2016 Pão francês com queijo branco Suco de maracujá Bisnaguinha com geléia de morango Tostex (queijo e peito de peru) Banana Torrada com Leite com chocolate

Leia mais

Alimentação Complementar apartir do 6º mês de vida. Marcelo Soares de Moraes Doutorando em Alimentos e Nutrição - UNIRIO

Alimentação Complementar apartir do 6º mês de vida. Marcelo Soares de Moraes Doutorando em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Alimentação Complementar apartir do 6º mês de vida Marcelo Soares de Moraes Doutorando em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Quando o bebê pode comer outros alimentos, além do leite materno? A partir dos 6

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL Isento de Leite e Derivados

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL Isento de Leite e Derivados MARÇO 2019 - SEMANA 1 SEXTA (01) Pãozinho com Patê de Cenoura Suco de Carne Assada ao Molho Rústico de Tomates Vagem Refogada Maracujá Suco de Moqueca de Frango Almeirão Refogado MARÇO 2019 - SEMANA 2

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

BERCÁRIO I LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE. Sopa com cenoura, abobrinha, vagem, arroz e carne. Suco de laranja lima

BERCÁRIO I LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE. Sopa com cenoura, abobrinha, vagem, arroz e carne. Suco de laranja lima BERCÁRIO I LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE Papinha de e Ameixa Preta Sopa com cenoura, abobrinha, vagem, arroz e carne. lima Papinha de e Laranja Suco de com menta Papinha de e Laranja Sopa com

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

1ºDia Café da manhã 1 xícara (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês integral com 1 colher (café) de margarina 1 mamão

1ºDia Café da manhã 1 xícara (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês integral com 1 colher (café) de margarina 1 mamão 1 Cardápio Dieta Dash para 7 dias. Isto é uma sugestão para iniciarmos a dieta, você deve procurar o profissional especializado que é o nutricionista para avaliação e dieta individualizada. 1ºDia 1 xícara

Leia mais

Todas as refeições oferecidas na escola são cuidadosamente elaboradas pela nossa nutricionista e preparadas pelas nossas cozinheiras.

Todas as refeições oferecidas na escola são cuidadosamente elaboradas pela nossa nutricionista e preparadas pelas nossas cozinheiras. Cardápio Todas as refeições oferecidas na escola são cuidadosamente elaboradas pela nossa nutricionista e preparadas pelas nossas cozinheiras. O cardápio dos alunos do Berçário é elaborado de acordo com

Leia mais

Sandra Figueiredo ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: O QUE É BOM E O QUE NÃO É

Sandra Figueiredo ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: O QUE É BOM E O QUE NÃO É Sandra Figueiredo ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: O QUE É BOM E O QUE NÃO É Belém Pará 2015 APRESENTAÇÃO A ideia de elaborar esta cartilha surgiu a partir da minha vivência profissional como nutricionista e das

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #5 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Na sobremesa, prefira as frutas. Se der vontade de consumir doce, opte pelos doces de frutas ou gelatina. Uma dica: use a

Leia mais