Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : Nutricionista

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1 ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : Nutricionista

2 Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele Corada Cabelos e Unhas Saudáveis

3 O Crescimento adequado Depende de uma alimentação saudável e equilibrada: A infância é a fase em que o hábito alimentar se forma e, portanto, é preciso uma série de cuidados... Faz Bem Saber: Nutrientes são substância presentes no alimentos que beneficiam o nosso corpo, trazendo tudo que ele precisa diariamente. São eles: Carboidratos Proteínas Gorduras Vitaminas Minerais e Água

4 Uma alimentação balanceada na infância é essencial para uma vida saudável. As refeições devem priorizar os diferentes tipos de alimentos, possibilitando assim uma dieta variada e rica em nutrientes. LEITE E DERIVADOS FRUTAS CARNES CEREAIS LEGUMES Favorece o crescimento e o desenvolvimento; Ajuda na saúde dos ossos e dentes; Contribuir para a formação e manutenção dos músculos; Colabora para a proteção e o funcionamento saudável do organismo

5 funcionamento regular do intestino Indica que a ingestão de nutrientes está correta: FAZ BEM SABER: As fibras são importantes para uma boa digestão dos alimentos e para a proteção e o funcionamento saudável do intestino. As frutas, verduras, legumes e cereais integrais são boas fontes de fibras. O consumo de água é outro aspecto importante para auxiliar no funcionamento do intestino, lembrando que sucos e refrigerantes não substituem a água!

6 bom apetite A alimentação deve ser saudável e atraente: O apetite da criança é variável, momentâneo e depende de vários fatores, como idade, condições físicas e psíquicas, atividade física, temperatura ambiente e volume ingerido na refeição anterior. Por isso, é comum que existam alguns caprichos que podem fazer com que o alimento favorito de hoje não seja aceito amanhã, ou que um único alimento seja aceito por muitos dias seguidos.

7 As frutas, legumes e verduras são as principais fontes de vitaminas, minerais e fibras. Normalmente, esses alimentos são pouco aceitos pelas crianças porque, em parte, elas têm maior tendência em preferir os alimentos doces. Por isso, sempre que a criança recusar qualquer tipo de alimento, ofereça-o novamente em outras refeições, em preparações diferentes, para 1,7 estimular a aceitação. A alimentação adequada ajuda a evitar a perda de apetite, já que a crianças com algumas deficiência nutricional perdem a vontade de 9 comer. DICA IMPORTANTE A curiosidade natural das crianças também pode ajudar na alimentação. Oferecer vários vários tipos de alimentos auxilia na descoberta de novos sabores e sensações

8 dentes fortes e saudaveis A saúde dos dentes também indica que a alimentação está equilibrada: O cálcio e a vitamina D auxiliam na formação dos dentes. Eles se unem e formam dentes 11 mais fortes e saudáveis. faz bem lembrar: A alimentação saudável tem início com a prática do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e complementar até, pelo menos, os 2 anos, e se prolonga pela vida 6 com a adoção de bons hábitos alimentares.

9 O cálcio pode ser encontrado principalmente no leite e em produtos preparados a partir do leite, como iorgutes e queijos. Além disso, a forma de consumo do leite também pode variar, através de preparações 6,11 como mingau e vitamina de frutas. Já a vitamina D é formada na pele, quando existe exposição à luz do sol. Por isso, é importante que a criança sempre realize atividades ao ar livre em horários adequados. E vale lembrar que a escovação também é fundamental para manter a saúde dos dentes. Dica importante O Ministério da Saúde recomenda o consumo de 3 porções por dia de leite e derivados. Esses alimentos são a melhor fonte de cálcio na 6 saúde dos ossos e dentes.

10 IMUNIDADE Bem alimentada, a criança fica mais resistente e bem protegida A alimentação, quando adequada e variada, previne as deficiências nutricionais e protege o corpo, porque é rica em nutrientes que podem melhorar o sistema de defesa do 6 organismo. Conheça o poder nutricional dos alimentos pela cor e como eles ajudam a reforçar as 8 defesas do corpo : AMARELO / LARANJA A coloração alaranjada de alimentos como mamão, cenoura, manga, abacaxi, milho, pêssego, batata-doce é dada pelo betacaroteno, que ao ser ingerido se transforma em vitamina A. Além de deixar a pele mais bonita, essa vitamina 6,8,11 também atua no sistema de defesa do corpo. VERMELHO A cor vermelha é causada por um pigmento chamado licopeno. Exemplos: cereja, tomate, caqui, melancia e outros. É considerado um antioxidante natural 16 que protege o corpo.

11 Faz bem lembrar Um único alimento não traz tudo o que precisamos e nenhum é mais importante do que o outro. Quanto mais colorido o prato, melhor. Isso mostra que ele está bem variado e com todos os nutrientes importantes para proteção e manutenção do bom funcionamento do corpo.

12 Peso adequado Comer de tudo na quantidade adequada é um dos segredos para um peso saudável A falta e o excesso de nutrientes são prejudiciais ao corpo. Uma boa alimentação depende da quantidade e da qualidade dos alimentos. O equilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto calórico é fundamental para a manutenção do peso ideal. Sendo assim, o consumo calórico deve ser o suficiente para garantir energia a ser gasta nas atividades diárias:

13 faz bem lembrar: Todos os alimentos são importantes e cada um deles tem a quantidade adequada a ser consumida, garantindo uma alimentação balanceada. Comer de modo saudável e com prazer é a combinação ideal para ter uma alimentação equilibrada. A prática de atividade física é muito importante para alcançar esse equilíbrio. As brincadeiras ao ar livre, a prática de esportes, a dança e a atividades cotidianas como subir escadas e caminhadas, além de contribuir para estimular o gasto calórico, também favorecem a socialização da criança.

14 dorme bem, acorda bem Se a criança estiver alimentada adequadamente, dormir e acordar bem acontece naturalmente: UMA BOA NOITE DE SONO TAMBÉM É UM PODEROSO ENERGIZANTE, POIS DURANTE A NOITE É POSSÍVEL REABASTECER AS ENERGIAS E GARANTIR MAIS DISPOSIÇÃO PARA O DIA SEGUINTE. Para que a criança cresça de forma saudável, além da alimentação balanceada, o sono é fundamental. Durante o sono, o corpo libera importantes substâncias, como os hormônios. E um deles é o hormônio do crescimento. Criança cansada pode não aceitar bem a alimentação de imediato. É importante respeitar o período de descanso e o ritmo natural do organismo para favorecer a boa aceitação da 1 alimentação.

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16 Pele corada A pele corada indica que a alimentação está em dia: Entre as crianças, é muito comum a falta de ferro, que é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas no sangue e no transporte no oxigênio para todas as células do corpo, sendo muito importante nessa fase da vida, para ajudar no crescimento físico e 9.11 desenvolvimento mental. Dai a importância de conhecer os alimentos fonte de ferro e alguns cuidados especiais com a alimentação, que ajudam a aproveitar melhor o ferro dos alimentos.

17 faz bem lembrar Anemia por deficiência de ferro é o problema nutricional mais comum no Brasil, atingindo todas as classes de renda e aproximadamente 50% das crianças brasileiras. Devemos estar sempre atentos à alimentação dos pequenos! Pelo menos uma vez ao dia oferecer, após as refeições salgadas, 100ml de suco de fruta rico em vitamina C, para aumentar a absorção de ferro6,7,11. Oferecer vegetais folhosos verde-escuros 11 em preparações cozidas ;

18 cabelos e unhas saudaveis Dependem de uma alimentação rica em nutrientes: Assim como uma casa é construída de tijolos, nosso corpo é construído por muitas células. Os nutrientes, presentes naturalmente nos alimentos, formam nossas células, que fazem cada parte do corpo funcionar adequadamente. Assim, cada célula deve receber todos os nutrientes de que precisa para que possa construir um corpo saudável. E uma alimentação equilibrada ajuda a garantir isso.

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