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1 Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010 Descobre tudo sobre um...

2 PEQUENO-ALMOÇO PORQUÊ? Porque, após uma noite de sono, em que estivemos várias horas sem comer, é essencial dar ao organismo a energia e nutrientes necessários ao começo de um novo dia. E ainda porque Evita a fraqueza e quebra de rendimento físico e intelectual no final da manhã; Reduz o apetite para o almoço, contribuindo para a distribuição alimentar mais saudável e equilibrada ao longo do dia, prevenindo a obesidade.

3 As crianças e adolescentes por se encontrarem em fase de crescimento e desenvolvimento nunca devem esquecer esta importante refeição!

4 CUIDADO! NÃO TOMAR O PEQUENO-ALMOÇO PODE TER VÁRIAS CONSEQUÊNCIAS: Hipoglicémia (descida da glicose no sangue) pode ter como consequências: suores frios, falta de forças, desfalecimento, desmaio; Diminuição da concentração; Impaciência e agressividade; Quebra de rendimento físico e intelectual; Diminuição da capacidade de resposta e de reflexos; Dores de cabeça.

5 NÃO TENS TEMPO?? O pequeno-almoço são só 5 minutos! Tenta acordar 5 a 10 minutos mais cedo; Podes preparar a mesa na noite anterior; Leva alguns alimentos contigo e come-os pelo caminho ou quando chegares à escola.

6 NÃO TENS APETITE?? Se não consegues comer logo após o acordar não deves forçar: Começa por comer um alimento leve (iogurte, fruta fresca, bolacha simples), e passados alguns dias adiciona um segundo alimento e depois um terceiro. Varia os sabores do leite (chocolate, morango, baunilha) Experimenta fazer batidos de leite com fruta.

7 O QUE ESCOLHER AO PEQUENO-ALMOÇO? Para obter o máximo de benefícios desta refeição, esta deve ser completa, variada e equilibrada, combinando todos os nutrientes necessários ao nosso organismo.

8 TODOS OS NUTRIENTES DEVEM ESTAR PRESENTES!

9 HIDRATOS DE CARBONO OU GLÍCIDOS Essenciais para te dar ENERGIA, para as actividades matinais. Estão presentes no pão, flocos de cereais e na fruta.

10 O leite e seus derivados são excelentes fontes de proteínas de alto valor biológico, essenciais para a construção dos teus órgãos e músculos. PROTEÍNAS

11 GORDURAS OU LÍPIDOS A manteiga, ou a gordura do queijo ou do fiambre podem ser consumidas com moderação ao pequeno-almoço. A gordura é importante para manter a temperatura corporal e faz parte da constituição de muitas células. No entanto, não são necessárias grandes quantidades.

12 MINERAIS O leite e derivados são ricos em cálcio, fundamental para os ossos e para os dentes. Os frutos também são excelentes fontes de minerais.

13 VITAMINAS Defendem a nossa saúde e encontram-se em vários alimentos: Vitaminas hidrossolúveis: vitaminas do complexo B e vitamina C, existem em abundância na fruta. Vitaminas Lipossolúveis: vitaminas A, D, E e K. Existem nos frutos secos, no leite e derivados (meio-gordos ou gordos), na manteiga, margarina e azeite.

14 FIBRAS As fibras são fundamentais para: Bom funcionamento do tubo digestivo; Redução da absorção de gorduras e colesterol no intestino. Importante papel na prevenção de alguns tipos de cancro e da obesidade. As fibras existem no pão (se for escuro), em alguns cereais de pequeno-almoço e na fruta.

15 A RECEITA É SIMPLES: Um pequeno-almoço completo deve conter alimentos dos 3 grupos seguintes : LEITE OU DERIVADOS CEREAIS OU DERIVADOS FRUTA

16 BOAS COMBINAÇÕES! Leite Pão com queijo Pêra Pão com queijo fresco Sumo de laranja natural Iogurte com fruta picada 3 bolachas maria Iogurte Pão com fiambre Maçã Batido de leite com 1 peça de fruta Pão Cereais ricos em fibra com leite Banana Nota: A quantidade dos alimentos depende das necessidades nutricionais do indivíduo.

17 PEQUENO-ALMOÇO SAUDÁVEL? Com tantos benefícios... Vale a pena o esforço!

18 Diverte-te com o pequeno vídeo Combate ao Pequeno-Almoço

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