Nutrição para a beleza dos cabelos através dos alimentos

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1 Beleza não põe mesa, Ou seja, aparência não é tudo. Mas é na mesa que a beleza começa. Ciência da nutrição visa Melhor aparência física e a saúde do paciente; Trata ou ameniza o envelhecimento cutâneo; Acne Excesso de peso Celulite Flacidez Cabelos e unhas 1

2 A imagem corporal A imagem corporal é a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. A Industria cultural, pelos meios de comunicação, encarrega-se de criar desejos e reforçar a imagem padronizando corpos. Conceito Atualmente: o modelo de beleza corresponde a um corpo magro, sem considerar aspectos relacionados á saúde. Imagem corporal Vive-se em época de lipofobia associada a uma obsessão pela magreza e uma rejeição à obesidade, estigmatizando uma grande parcela da população excluída da imaginário cultura ocidental. Portanto, a cultura ocidental valoriza a magreza nas mulheres e os músculos em evidências nos homens. 2

3 A nutrição e a dietética Alimentação é uma necessidade humana vital, na qual a comida e o ato de se alimentar representam diferentes elementos com conotações simbólicas. A nutrição e a dietética A ciência da nutrição destaca que todo o indivíduo deve ter uma alimentação saudável e equilibrada, tanto em qualidade como em quantidade. Hábitos alimentares inadequados, alto consumo energético e falhas no metabolismo levam à obesidade e à deficiência de nutrientes. Consumo cada vez maior de alimentos industrializados. 3

4 Atuação da nutrição X tratamentos estéticos Através de avaliação física é possível determinar carências nutricionais; Na primeira consulta com o paciente, alguns traços podem ser sugestivos de alguma falta de nutriente. Devendo lembrar que o nutricionista é o profissional habilitado para avaliação nutricional e elaboração de dietas. A composição do cabelo é de 90% proteína, 8% água e 2% minerais. Qualquer fator do organismo que reduza a síntese de proteínas repercutirá sobre o crescimento dos cabelos. Regimes radicais ou estados de desnutrição com falta de proteínas, vitaminas ou óleos essenciais aumentam o número de folículos em fase de repouso, determinando o afinamento, a perda de brilhoe a interrupção do crescimento dos fios. Condições nutricionais também podem interferir na resistência do fio. A integridade da queratina da haste capilar esta intimamente relacionada às condições nutricionais do indivíduo. Deficiências nutricionais podem levar a alterações no ritmo de crescimento, coloração do fio e também em suas propriedades mecânicas, como resistência ao trauma. 4

5 O ressecamento é o principal sinal de que os cabelos estão desnutridos, sendo que a perda da umidade dos fios provoca uma diminuição da coesão entre as células facilitando com que eles se quebrem. Sinais físicos indicativos ou sugestivos 1.Fios crescem muito devagar Deficiência de Manganês: Ácido graxo e ômega 6 Alimentos que suprem: Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura. 5

6 2. Cabelos secos e quebradiços Deficiência: Vitamina A, vitamina C, proteínas Alimentos que suprem a deficiência: Castanha-do-pará, amendoim, frutos do mar, carnes magras, peixes, fígado, frutas cítricas. 3. Queda da raiz (fio tem uma bolinha branca na ponta) Deficiência: Cálcio, ácido pantotênico (B5), biotina (B7), zinco, proteínas, selênio. Alimentos que suprem a deficiência: Gema de ovo, cereais integrais, germe de trigo, castanha-do-pará, leite e derivados, verduras (como couve, espinafre e brócolis), ervilha, tomate, milho, carne magra, fígado, frango, ostra e peixes variados. 4. Fios finos, sem brilho e sem vida Deficiência: Cobre, zinco e proteínas. Alimentos que suprem a deficiência: Carnes magras, fígado, peixes variados, frango, ovo, trigo integral, levedura de cerveja, germe de trigo, castanhado-pará, amendoim e ervilha. 6

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