Relações de Trabalho, Mudança e Subjetividade Operária na História do Setor Siderúrgico de Cubatão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relações de Trabalho, Mudança e Subjetividade Operária na História do Setor Siderúrgico de Cubatão"

Transcrição

1 João Carlos Gomes Relações de Trabalho, Mudança e Subjetividade Operária na História do Setor Siderúrgico de Cubatão Docente. Doutor em História - Universidade Católica de Santos Pesquisador RESUMO Este estudo, parte de minha tese de Doutorado, analisa a partir das ressignificação de valores constituídos pela tradição e pelos costumes, os impactos da reestruturação produtiva na vida dos trabalhadores de duas siderúrgicas brasileiras, a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (USIMINAS) e a Companhia Siderúrgica Paulista (COSIPA), empresas que nascem e permanecem sob a administração direta do Estado, por cerca de 35 anos, e quando privatizadas, vivenciam experiências comuns contraditórias, dado que, a primeira, ao se tornar proprietária da segunda, inicia a implementação de mudanças requeridas pela reestruturação, em ambiente de grande turbulência. O tema, no interior da reestruturação produtiva, põe em destaque a heterogeneidade das experiências de proletarização de dois coletivos de trabalhadores que não se apresenta a partir de processo de trabalhos distintos mas sim de formas de disciplinamento e organização do trabalho historicamente constituídas. Palavras chave : reestruturação produtiva, subjetividade, trabalho, siderurgia.

2 Este estudo, analisa a partir das ressignificação de valores constituídos pela tradição e pelos costumes, os impactos da reestruturação produtiva na vida dos trabalhadores de duas siderúrgicas brasileiras, a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (USIMINAS) e a Companhia Siderúrgica Paulista (COSIPA), empresas que nascem e permanecem sob a administração direta do Estado, por cerca de 35 anos, e quando privatizadas, vivenciam experiências comuns contraditórias, dado que, a primeira, ao se tornar proprietária da segunda, inicia a implementação de mudanças requeridas pela reestruturação, em ambiente de grande turbulência Trata-se de colocar frente a frente à diversidade de experiências vividas no interior de relações sociais historicamente constituídas, que apontam para distintas formas de se viver situações concretas de dominação. Privilegia-se o cultural como central ao entendimento da dominação, iluminando as diferenças inter e intraclasses sociais que não são mais pensadas a partir de um paradigma unitário. Coloca-se em evidência neste trabalho, as diferenças de ações e reações produzidas por sujeitos históricos que têm emoções,experiências, tradições e valores próprios que os colocam numa relação consigo mesmo, se projetando no tempo. Desta forma, é que se pensa as ações desses dois coletivos de trabalhadores, na medida em que eles desenvolveram práticas próprias e diferentes de reivindicação, agiram politicamente por caminhos diferentes redescobrindo as suas representações simbólicas vividas em sociedade e que se repõe no interior de uma unificação pretendida pelo processo de fusão. A questão específica a ser enfrentada é a da utilização desta perspectiva na reinterpretação histórica das condições de vida e das práticas sociais e políticas desse coletivo de trabalhadores, que se fundem num novo processo de sua proletarização: a reestruturação produtiva. O tema, inserido na problemática das novas determinações estruturais do mundo do trabalho e do capital, no capitalismo global, e suas conseqüências para a vida dos trabalhadores, tem se constituído numa das ocupações mais estimulantes da produção acadêmica mundial e nacional. A transformação siderúrgica, para ser entendida é preciso ser vista como fazendo parte de um processo, que se desenvolve em função da necessidade mundial de diversificação de novos produtos, num contexto de diminuição do consumo, proveniente do decréscimo relativo da participação de bens de fabricação dependente do

3 aço e da mudança do perfil de demanda nos países de renda percapita elevada. Entre 1945 e 1979, a taxa média de crescimento da produção de aço bruto, no mundo, foi de 5%, contudo, a partir de , a produção siderúrgica estabiliza-se de forma permanente gerando um elevado grau de capacidade produtiva ociosa, obrigando a inovações de processos e racionalização das atividades produtivas. Oliveira,(2000). Usinas foram fechadas nos países desenvolvidos, EUA principalmente, e mecanismos de proteção à indústria nacional proliferaram. Na Europa, em 1986, empresas estatais controlavam mais de 50% da produção de aço em dez países: Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia. Em 1997, restava como estatal somente a belga Cockrill-Sambre, que foi adquirida pelo grupo francês Usinor em (BNDES, 1999). Flexibilizar ao máximo a produção, através de novas tecnologias que induziram a racionalização do trabalho pelos novos modelos de gestão, é uma das principais estratégias adotadas pelas siderúrgicas, em nível mundial, para enfrentar a crise, o que redundou num ajustamento gerencial, culminando com uma redução de trabalhadores, pois dos empregos que existiam nos 21 países maiores produtores de aço do mundo em 1974, restaram somente em (Oliveira, 2000, p.24). O Brasil, ao manter-se incorporado no sistema de produção e de financiamento das nações capitalistas hegemônicas acompanha o processo. O ajuste ocorre num ambiente de estagnação econômica e ampliação das desigualdades sociais, onde precarização e empobrecimento se ampliam. Dos trabalhadores empregados no setor brasileiro em 1974 restaram 56827, em 2004.(IBS, 2003, p.23). É nesse contexto que ocorre a aquisição da COSIPA pela USIMINAS. A cultura mineira e japonesa 2, desenvolvida na experiência USIMINAS, tinha como método de dominação o corporativismo e o senso de responsabilidades associados a princípios de lealdade à empresa e foram fortemente internalizados pela experiência da fábrica com vila operária. 1 A produção mundial de aço estabilizou em 732,9 toneladas/ano entre 1978 e 1998 e nesses vinte anos de desaceleração do crescimento, os preços foram deprimidos e os lucros reduzidos proporcionando o acirramento da competitividade entre países e empresas. 2 A USIMINAS,em 1957, junta-se ao capital japonês. É a primeira joint venture da indústria japonesa no mundo ocidental, após a II Guerra Mundial, representada pelo grupo Nippon- USIMINAS Kabushiki Kaisha que, em troca de 40% de participação no capital da USIMINAS, fornece a maior parte dos equipamentos vindos do Japão, além de supervisão na construção da usina.

4 A USIMINAS surge em 1959, estrategicamente no Aglomerado Urbano do Vale do Aço (AUVA), o principal pólo siderúrgico do Estado de Minas Gerais, no município de Ipatinga onde a divisão técnica do trabalho se reflete diretamente na divisão social e na conformação espacial da cidade. Os bairros funcionando separados bairros para profissionais graduados, engenheiros e direção, bairro para chefias, bairro para operadores, bairro para operários não especializados fisicamente distanciados e dotados de padrões diferenciados de moradia, e isso tudo deixa bem claro o lugar de cada qual. (Braga, 2000, p.6). Marcada pela condição de fábrica com vila operária, onde as formas de dominação vão além dos limites fabris, perpassando os lares tanto na tutela do Estado, como na burocracia empresarial, com sua lógica própria de dominação no nível individual, tudo isso tem peso significativo no desenvolvimento das práticas sociais em movimento. Marco Antonio Patrício Carvalho, técnico em eletrônica, 43 anos de idade, 25 anos de USIMINAS, e a serviço na COSIPA em 2005, assim relata: Fui criado numa típica Vila Operária. Havia a rua dos engenheiros (chefes) e as demais ruas dos operários (subalternos).entretanto considero que tive uma infância muito feliz. As relações humanas eram muito intensas, no sentido de que todos se ajudavam,se conheciam, freqüentavam a igreja e o clube. A dinâmica da vida era mais lenta, porém mais consistente. Íamos aprendendo as coisas e absorvendo informações à mediada em que eram necessárias. Era como se a vida desse tempo para que aprendêssemos as lições. O tempo passava mais devagar, ou então, nós não estávamos preocupados com ele. Eu escrevia cartas... Hoje a dinâmica da vida é muito rápida e são tantas informações ao mesmo tempo em que duvido que alguém consiga absorvê-las. Para a gestão atual, a tecnologia é um lugar comum (DVD, , Vídeo game). E acaba se tornando um fim não um meio. Mas acompanhar a velocidade das transformações do mundo é uma questão de sobrevivência no mercado de trabalho. Hoje somos obrigados a decorar normas ISO para atingir as metas estabelecidas pela empresa, sejam elas factíveis ou não. Dizem que é coisa de siderurgia moderna. Observa-se que as relações pessoais e sociais são apropriadas pela lógica da dominação que põe, lado a lado, de forma positiva e ambígua, vantagens e restrições. (Heloani, 2003). Vantagens que a vila operária proporciona aos olhos do trabalhador no sentido de que todos se ajudavam, se conheciam, frenquetavam a igreja e o clube Restrições, expressas na forma de dominação da tecnologia onde: Hoje somos obrigados a decorar normas ISO para atingir as metas estabelecidas pela empresa, sejam elas factíveis ou não.

5 A transformação se apresenta como algo externo ao sujeito, o que lhe permite a crítica, porém ao mesmo tempo a aceitação; dizem que é coisa de siderurgia moderna. A cultura da vila operária pode ser identificada através do poder de mando das gerencias, postos mais altos da organização, sobre seus subordinados. A entrevista realizada com Valdemir Ribeiro Pinto, aposentado da USIMINAS, onde trabalhou de , transferindo-se para a COSIPA como Gerente de automação industrial, desde 1996, esclarece : Havia muito planejamento e metas a cumprir e isso era do conhecimento de todos. O processo de supervisionar e ser supervisionado era intenso e todos se sentiam confortáveis nessa situação.quem trabalhava na USIMINAS era visto como bem sucedido".o uniforme era um símbolo de orgulho. Observa-se que o exercício da autoridade, reflete a personalidade moldada de acordo com a vontade da empresa, o que favorece a formação de identidades autocontroladas. A COSIPA, diferentemente, não tinha vila operária, seus trabalhadores residiam em Cubatão, e Santos, cidades, cuja tradição do movimento operário combativo era muito forte. Na origem estava o sindicato dos metalúrgicos de Santos e suas fortes ligações com o Partido Comunista Brasileiro. Arnaldo Gonçalves 68, presidente do sindicato no período de , esclarece como havia entrado para o partido comunista :...(..), eu comecei a ler alguma coisa do partido, eu era garoto, o meu pai não era do partido, ele era do PTB, mas ele tinha muitos amigos do partido, em 1948 houve uma perseguição muito grande ao pessoal do partido, e ele guardou bastante material do partido em casa, ele escondia em casa para não ser perseguido, aí eu comecei a ler alguma coisa do partido, revistas, jornais eu não me lembro quando entrei para o partido, mas eu era muito novo. (Arnaldo Gonçalves, entrevista em 24/3/2005) Falando dos modos de resistência adotados pelo sindicato, acrescenta: Foi em 68, final de 68 começo de 69, nós criamos o personagem Zé Protesto, foi uma forma de nós darmos um recado para o pessoal porque tinha uma censura muito grande aos jornais do sindicato, então nós criamos aquele personagem na base da brincadeira e nós transmitíamos aos trabalhadores aquilo que nós queríamos dizer porque o editorial, as matérias de fundo do sindicato, dificilmente passariam, nós tínhamos censura grande, o jornal era obrigado a ser apresentado

6 aqui no quartel general do exército e tinha um coronel lá que lia o jornal, censurava, e o Zé Protesto eu acho, que ele não dava muita atenção, achava que era uma brincadeira e passava as coisas do Zé Protesto. (Arnaldo Gonçalves, entrevista em 24/3/2005) O Zé Protesto era um personagem que recebia, transmitia criticava e comentava denúncias, que eram enviadas pelos trabalhadores, em panfletos, no período da revolução de 1964, quando da invasão das tropas do exercito na usina. Se a ação política do sindicato orientava a resistência, dando sentido à identidade desse coletivo, a ação política do Estado objetivada na gestão da empresa, significava um tipo específico de dominação que era vista como negativa, comparativamente à gestão da USIMINAS, pós privatização. Quando me tornei Cosipano em 1988 encontrei uma empresa regada à política. Deputados estaduais mudavam de partido e os chefes de departamento (às vezes até diretores) e tudo abaixo deles também mudava. Esforços de bons relacionamentos cultivados sob uma gestão, de repente, evaporavam-se pois antecipadamente sabia-se que fulano ia rodar e não pegava bem conversar com alguém que era de gerência dele...(...) Quando entrei éramos 13600, as vésperas da privatização éramos Hoje somos O que mudou? Hoje temos um rumo, uma diretriz comum não vulnerável às marés políticas. (Eletricista, 16 anos de empresa, 43 anos, entrevista em 2004) Contraposta a essa cultura, encontramos no depoimento de Valdemir Ribeiro Pinto, trabalhador aposentado da USIMINAS e gerente de automação industrial da COSIPA, desde 1996, subsídios marcantes sobre a cultura da USIMINAS: Essa cultura é muito forte na USIMINAS!! Havia pouca influência política na gestão da empresa, ou seja, os Diretores e Presidentes não eram trocados quando mudava o governo.isso dava estabilidade na vida da empresa. Aqui na COSIPA isso foi diferente por isso eu julgo que o sindicato aqui se tornou muito forte, na USIMINAS não havia greves. (Entrevista em 6 de março de 2003) A introdução da inovação tecnológica no processo produtivo da Cosipa, comandada pelas gerências vindas da Usiminas, implicou em novas demandas para a organização do trabalho, conforme depoimento:: Hoje podemos observar a tensão entre os operadores quando um equipamento será modernizado, podemos observar também o número de empregados com relação a equipamentos automatizados. Com esse aumento de processos automatizados, as solicitações de melhorias e manutenção aumentaram, sendo atendidas por prioridade ou emergência.

7 (entrevista de técnica da área de automação industrial com 3 anos de empresa, dezembro de 2004) A precarização da vida advinda das novas determinações do trabalho é evidente e se constata no depoimento. As ressignificações se desenvolvem num ambiente onde as diferenças culturais se manifestam no interior do processo produtivo, conforme o depoimento: A vinda do pessoal da USIMINAS, parece-me que todos estudaram na mesma escola, o que diferencia é que os novos administradores são mais objetivos; não existe mais o lado político...noto ainda que em momentos de crise na área onde há atrasos na produção, ainda são corriqueiros as terríveis reuniões de passagem de turno, esquema de plantão e outras medidas não tão eficientes..., talvez até pelo próprio processo envolvido, onde o comprometimento de todos deva ser total, assim a cobrança ao funcionário deva ser intensiva, creio que pensem assim. (Trabalhador da laminação 45anos de idade e 27 anos de empresa, entrevista em dezembro de 2004) As diferenças culturais orientam também as resistências: Bom! Eu gosto muito do que faço no alto forno. Sou engenheiro elétrico, porém faço de tudo, mecânica. civil, processo operacional, organizo festas, grêmios, cipeiro, tenho muitos amigos, muita gente gosta de mim devido eu ser do jeito que sou. De 1993 a 2004 muitas mudanças ocorreram, muitos chefes passaram e nós temos que nos moldar ao momento, que nem camaleão. (Engenheiro elétrico, 29 anos de empresa e 45 anos de idade, dezembro de 2004) Não adianta lutar contra a realidade em que estamos inseridos. Adaptar-se e manter-se atualizado tanto técnica quanto socialmente é o segredo para sobreviver. Com isso o primeiro a ser afetado é o trabalhador que para não perder seu emprego, onde para o seu lugar existem pelo menos 3 pessoas desempregadas querendo o seu lugar, se submete a fazer o trabalho daqueles que foram mandados embora ou forçados a se aposentar. Em termos de mudança de relação social na família em função das transformações do trabalho, meu objetivo tem sido sempre desvincular totalmente esses mundos. Ou seja, em casa, eu sou quem sou e no trabalho sou o que preciso ser para manter-me competitivo nesse mundo de valorização do lucro acima de tudo. Na concretude da vida, é essa a forma que utilizo para atingir a almejada felicidade.(engenheiro automação, entrevista em dezembro de 2004) No que se refere às relações de poder os depoimentos mostram que as formas de autoridade e dominação põem às claras a questão cultural. A cultura mineira e japonesa, desenvolvida na experiência USIMINAS, tinha como método de dominação o corporativismo e o senso de responsabilidades associados a princípios de lealdade à

8 empresa e foram fortemente internalizados pela experiência da fábrica com vila operária. No processo de incorporação da COSIPA pela USIMINAS essas relações se tornaram complexas pela diferença de experiências vividas, e mostram que os processos de ressignificação das novas condições materiais de vida estão alterando os antigos costumes e sendo reelaborados no plano das necessidades e interesses, orientando de forma defensiva as suas ações. Os relatos dos trabalhadores das duas empresas, no âmbito da experiência, mostram que a adesão e resistência se desenvolvem a partir das identidades forjadas no período em que elas eram estatais, e que, fundidas no processo de reestruturação, elucidam as distintas formas de significação dos trabalhadores em relação ao modelo autocrático da empresa taylorista em processo de reestruturação produtiva. Embora a percepção dos ritmos acelerados e as demandas por participação no processo de trabalho sejam igualmente sentidas como estressantes, o padrão de dominação implementado a partir da fábrica com vila operária, ao eliminar formas de oposição à maneira de compreender a gestão empresarial e de implementar a inovação, possibilitou resultados satisfatórios pois ela vem sendo internalizada pelos trabalhadores da USIMINAS sob a forma de coisa da siderurgia moderna e percebida pelos trabalhadores da COSIPA como gestão de maior objetividade e de condutas homogêneas, constatadas nos depoimentos; parece que todos estudaram na mesma escola e são mais objetivos. Além disso, contrapostas à politização da gestão da COSIPA pelo Estado, a gestão USIMINAS é percebida como condição de estabilidade:...hoje temos um rumo, uma diretriz comum não vulnerável às marés políticas. Essas experiências, vividas como sentimentos e lidadas na cultura como relações familiares e pessoais, põem em evidência a precarização como categoria que, além de ser intrinsecamente histórico-concreta, é multidimensional, uma vez que precariedade não é só apenas do trabalho, mas dos modos de vida e da reprodução social.os valores não são pensados, nem chamados; são vividos, e surgem dentro do mesmo vínculo com a vida material e as relações materiais em que surgem as idéias. As expectativas são aprendidas no hábito de viver e, em primeiro lugar, na família, no trabalho e na comunidade imediata. (Thompson,1981, p ) O que se constata é a força histórica das diferentes culturas que, em contextos concretos, promoveram o reconhecimento, a submissão a obediência e também a

9 resistência que se apresentaram através de critérios de inteligibilidade dados pelas condições e pelo trajeto da própria vida desses trabalhadores. A presença do cotidiano, das condições de vida e trabalho que reintroduz o simbólico como representação e significado, puseram em evidência como ato vivo, a heterogeneidade nas experiências de proletarização desse especifico coletivo de trabalhadores que não é vinda de processos de trabalho distintos, mas sim de formas de disciplinamento e organização distintas, que se juntaram às noções específicas de hierarquia da própria noção de trabalho. Heterogeneidade, vinda do caráter regional e particular da criação de cada empreendimento industrial, cuja dominação dependia da forma como proletarizavam seus trabalhadores incluindo a exploração da força de trabalho familiar, que se proletariza em conjunto, no modelo com fábrica de vila operária. Essa experiência de luta, não se organiza dentro de associações, ligas ou sindicatos que no passado estruturavam as reivindicações, mas apenas na unidade fabril onde formam uma prática política que tenta ser a expressão do existir cotidiano e propõem,simultaneamente, a dimensão do próprio significado das experiências comuns, isto é, propõem a interpretação da sua própria dominação. Bibliografia BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Alguns Aspectos no Processo de Privatização de Empresas Siderúrgicas: versão preliminar. Rio de Janeiro BRAGA, Tânia Moreira. Política Ambiental, Conflito e Produção Social do Espaço Sob o Signo da Mono Indústria: Um Estudo de Caso sobre Ipatinga (MG). Diamantina: IX Congresso sobre Economia Mineira HELOANI, Roberto. Gestão e Organização no Capitalismo Globalizado. São Paulo: Atlas IBS, Instituto Brasileiro de Siderurgia. Princípios e Políticas. Rio de Janeiro, 2001/2003 OLIVEIRA, Vanessa C.Parreiras de. Reconfiguração da Indústria Siderúrgica no Estado de Minas Gerais nos anos 90 e a Evolução do nível de Emprego e das Relações de Trabalho no Setor. São Paulo: Relatório Setorial DIEESE/CESIT n THOMPSON,E.P. Tradición, Revuelta Y Consciência de Classe. Barcelona: Crítica,1979.

10 .A Miséria da Teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro Zahar A Formação da Classe Operária Inglesa.v.II. Comunidade. Lazer e Relações Pessoais. Rio de Janeiro: Paz e Terra Costumes em Comum - estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras Entrevistas Valdemir Ribeiro Pinto, brasileiro, 55anos, Gerente de automação, entrevista em 6 de março de Arnaldo Gonçalves, brasileiro, 68 anos, sindicalista, aposentado, entrevista em março de Trabalhadores, técnicos e engenheiros: (2) da laminação, (3) da aciaria, (5) do alto forno, (5) da coqueria, brasileiros, idades entre 25 e 45 anos, entrevistas entre 2003 e 2004.

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração à Teoria Geral da Administração Disciplina: Modelo de Gestão Página: 1 Aula: 01 Página: 2 O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

FIB- Faculdades Integradas de Bauru DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA. Profº MS. Carlos Henrique Carobino

FIB- Faculdades Integradas de Bauru DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA. Profº MS. Carlos Henrique Carobino FIB- Faculdades Integradas de Bauru DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Profº MS. Carlos Henrique Carobino E-mail: carobino@bol.com.br 1 Pressões Externas MEGATENDÊNCIAS Competição

Leia mais

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Resumo: O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro há mais

Leia mais

OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO.

OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO. OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO. José Alberto Couto Maciel Da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Não me parece que com o tempo deverá perdurar na relação de emprego o atual contrato de trabalho,

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer multiplicar parcerias internacionais entrevista novo mba do norte [ JORGE FARINHA COORDENADOR DO MAGELLAN MBA] "É provinciano pensar que temos que estar na sombra

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

ESTRUTURA E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

ESTRUTURA E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO ESTRUTURA E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO Colombo, 06 de abril de 2010. Instrutora: Amanda G. Gagliastri Formação: Administradora de Empresas O momento em que vivemos Processo acelerado de mudanças

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Carlos Nuno Castel-Branco carlos.castel-branco@iese.ac.mz Associação dos Estudantes da Universidade Pedagógica Maputo, 21 de Outubro

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

FLUXO DE CAIXA: Módulo BI (Business Intelligence)

FLUXO DE CAIXA: Módulo BI (Business Intelligence) RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Tânia Cristina Leite RA: 046567 Orientador: Prof. Dr. Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira FLUXO DE CAIXA: Módulo BI (Business Intelligence) Universidade Estadual de Campinas Instituto

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Fábrica de Software 29/04/2015

Fábrica de Software 29/04/2015 Fábrica de Software 29/04/2015 Crise do Software Fábrica de Software Analogias costumam ser usadas para tentar entender melhor algo ou alguma coisa. A idéia é simples: compara-se o conceito que não se

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

Case 5 Diagnóstico sobre a percepção das mulheres na empresa no tema Conciliação entre Trabalho e Família. Líder em soluções de TI para governo

Case 5 Diagnóstico sobre a percepção das mulheres na empresa no tema Conciliação entre Trabalho e Família. Líder em soluções de TI para governo Case 5 Diagnóstico sobre a percepção das mulheres na empresa no tema Conciliação entre Trabalho e Família Líder em soluções de TI para governo MOTIVAÇÃO A ação constou do Plano de Ação da 5ª Edição do

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Plano e Orçamento para 2015. Políticas de Promoção de Emprego e Empregabilidade

Plano e Orçamento para 2015. Políticas de Promoção de Emprego e Empregabilidade 1 Plano e Orçamento para 2015 Políticas de Promoção de Emprego e Empregabilidade Senhora Presidente da ALRAA Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo

Leia mais

Extração de Requisitos

Extração de Requisitos Extração de Requisitos Extração de requisitos é o processo de transformação das idéias que estão na mente dos usuários (a entrada) em um documento formal (saída). Pode se entender também como o processo

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

11. Abordagem Comportamental

11. Abordagem Comportamental 11. Abordagem Comportamental Conteúdo 1. Behaviorismo 2. Novas Proposições sobre a Motivação Humana 3. Teoria da Hierarquia das de Maslow 4. Teoria dos dois fatores 5. Teoria X & Y de McGregor 6. Outros

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Entrevista com i2s. Luís Paupério. Presidente. www.i2s.pt. (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com i2s. Luís Paupério. Presidente. www.i2s.pt. (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com i2s Luís Paupério Presidente www.i2s.pt (Basada en oporto) Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

Motivando sua Empresa para o Sucesso

Motivando sua Empresa para o Sucesso Motivando sua Empresa para o Sucesso rev. 06/06 Trabalhando com um time de sucesso Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO EVOLUÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA Maria de Fátima Soares Ribeiro Monografia apresentada para a conclusão do Curso de Gestão Empresarial para a Indústria Química GETIQ pela Escola de Química da

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

componentes e fatores condicionantes Modelo de Gestão de Pessoas: definição, elementos Glaucia Falcone Fonseca

componentes e fatores condicionantes Modelo de Gestão de Pessoas: definição, elementos Glaucia Falcone Fonseca Modelo de Gestão de Pessoas: definição, elementos componentes e fatores condicionantes Glaucia Falcone Fonseca Nos dias de hoje, em todas as organizações, seja ela voltada para serviços, ramo industrial

Leia mais

EMPREENDEDORISMO DE. Professor Victor Sotero

EMPREENDEDORISMO DE. Professor Victor Sotero EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS COM INFORMÁTICA Professor Victor Sotero 1 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Esta disciplina apresenta uma metodologia para formação de empreendedores. Aberta e flexível, baseada em princípios

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

Uma empresa especializada em empresas.

Uma empresa especializada em empresas. Sua equipe tem colaborado para que a empresa seja uma das mais competitivas i no mercado? Para avaliar quanto a sua equipe atual está dimensionada, preparada e motivada para os desafios do mercado, você

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS 45º SEMINÁRIO DE ACIARIA -ABM PRIMARIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS Cléverson Stocco Moreira PORTO ALEGRE - MAIO/2014 CONCEITO DE MANUTENÇÃO: INTRODUÇÃO Garantir a confiabilidade e a disponibilidade

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Novatec CAPÍTULO 1 Afinal, o que são ações? Este capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais para as primeiras de muitas decisões requeridas de um investidor,

Leia mais

CONCEITO DE ESTRATEGIA

CONCEITO DE ESTRATEGIA CONCEITO DE ESTRATEGIA O termo estratégia deriva do grego stratos (exército) e agein (conduzir). O strategos era o que conduzia o exercito, isto é, o general, o comandante-chefe, o responsável pela defesa

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

Desvendando os segredos da concorrência

Desvendando os segredos da concorrência Desvendando os segredos da concorrência Inteligência Competitiva Sady Ivo Pezzi Júnior 1 A sociedade do conhecimento é a primeira sociedade humana onde o crescimento é potencialmente ilimitado. O Conhecimento

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

QUALIDADE Noções iniciais

QUALIDADE Noções iniciais Este segmento do curso é baseado no livro: JURAN, J.M. A qualidade desde o projeto. São Paulo: Thomson, 1992. QUALIDADE Noções iniciais Questões de qualidade e gerenciamento de qualidade são preocupações

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP A Secretaria Municipal da Habitação de Limeira realizou entre os dias 29/04 e 10/05/2014 uma série de encontros com

Leia mais

Tradução e mercado de trabalho

Tradução e mercado de trabalho Tradução e mercado de trabalho Entrevista com Maria Franca Zucarello, presidente do Sindicato Nacional de Tradutores Angélica Karim Garcia Simão 1 Para o número sobre tradução da revista abehache, julgamos

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia Descrição do Sistema de Franquia Franquia é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Neste sistema uma empresa detentora de know-how de produção e/ou distribuição de certo produto

Leia mais