DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII"

Transcrição

1 DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII

2 Todos os seres vivos necessitam de energia para viver Os carboidratos são a principal fonte de energia Para os seres humanos.

3 Podem ser encontrados em frutas, vegetais, leguminosas, cereais, leite e mel; Fornecem a maior parte da energia necessária para a pessoa se movimentar, executar trabalhos e viver, contribuindo com um percentual de 50 a 80% das calorias totais da alimentação.

4 Química dos carboidratos Existem três classes principais de carboidratos de interesse na nutrição: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos; Monossacarídeos: glicose, frutose; Oligossacarídeos: sacarose, lactose, maltose; rafinose e estaquiose (presentes na soja); Polissacarídeos: amido, glicogênio e fibras (celuloses,pectinas, hemicelulose, gomas).

5 Glicose A glicose, também chamada de dextrose, é um carboidrato simples, abundante em frutas e hortaliças; As nossas células utilizam a glicose proveniente dos alimentos, onde está presente em sua forma simples ou formas mais complexas como sacarose (molécula formada por glicose + frutose), lactose (molécula formada por glicose + galactose) e amido (mais de unidades de glicoses unidas por ligação glicosídica); Segundo a Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (2006), em um indivíduo adulto, a glicemia normal, após jejum de 8 horas, deve ser inferior a 100 ml/dl.; A presença de fibras reduzem a eficiência da hidrólise de enzimas sacarase, lactase e amilases e tornam mais lenta a velocidade com a qual a glicose entra na corrente sanguínea.

6 Sacarose É formada por uma molécula de glicose + uma molécula de frutose; Açúcar de mesa, oriunda da cana-de-açúcar e da beterraba; Hidrolisada no intestino liberando glicose e frutose; Presentes em frutas, hortaliças e doces em geral.

7

8 Lactose Açúcar do leite; Tem apenas um sexto da doçura da sacarose; Quando hidrolisada, produz glicose e galactose e é digerida mais lentamente que outros dissacarídeos; Na fabricação do queijo e iogurtes, parte da lactose é convertida em ácido lático. A lactose permanece no soro; A ausência da enzima lactase provoca no ser humano, a intolerância à lactose.

9 Intolerância à Lactose

10 Os carboidratos são divididos em carboidratos complexos (amidos, como a farinha, por exemplo) e Carboidratos simples, como açúcares (sacarose, frutose, glicose); Fibras alimentares; Exceto as carnes, os óleos, as gorduras e o sal, todos os alimentos contém carboidratos, sendo diferentes apenas nas quantidades e nos tipos.

11 Principais fontes de carboidratos Cereais Raízes e tubérculos Doces e refrigerantes

12 Cereais Os cereais são as principais fontes de carboidrato na alimentação brasileira; Ex.: arroz, milho, trigo, aveia, entre outros; Os cereais contêm cerca de 70% de carboidratos; Possuem, além dos carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais, ácidos graxos essenciais e fibras alimentares.

13 Cereais integrais são aqueles cuja estrutura não foi alterada e mantêm a integridade de seus nutrientes, sem perda de valores qualitativos e quantitativos; As farinhas de trigo consumidas pela população são refinadas, por isso é obrigatória a reposição do ácido fólico e do ferro; Os alimentos integrais são mais nutritivos do que os refinados, pois contém maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, que são retidos nas estruturas removidas com a refinação; Ajudam a reduzir as concentrações de colesterol no sangue e, com isso, as doenças cardíacas; A presença das fibras ajuda no bom funcionamento do intestino, facilita o trânsito intestinal e dá sensação de saciedade.

14 Arroz integral: O grão de arroz integral é constituído de casca, película, germe e um tecido nutritivo rico em amido chamada endosperma; As vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe; O processo de refinação, para a produção do arroz branco convencional, remove essas estruturas do grão, restando apenas o endosperma, que contém, basicamente, amido; As vitaminas, os minerais, os ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6 ) e as fibras são preservados no arroz e na farinha de trigo integrais; Já o arroz parboilizado apresenta mais óleo e vitaminas do complexo B quando comparado ao arroz branco, porém em menores quantidades do que o arroz integral.

15

16

17 Raízes e tubérculos Batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa (mandioquinha), mandioca, cará e inhame.

18 Doces e refrigerantes Açúcar de mesa (sacarose), refrigerantes, sucos artificiais, doces e guloseimas em geral são fontes de carboidratos simples e devem ter seu consumo restrito; O excesso está relacionado ao aumento de risco de obesidade, doenças cardiovasculares e degenerativas e cáries.

19 Orientações para o seu cliente:

20 Orientações para o seu cliente: Na vontade incontrolável de comer doces: Que tal torradas integrais com geleia sem açúcar (com adoçante)? Que tal banana amassada com aveia? Que tal comer de três em três horas? Comendo nas horas certas você pode evitar aquela vontade incontrolável de comer doces. A privação dos carboidratos complexos (pães, arroz, massas, batata, etc.) pode estimular a vontade de consumir doces. É um modo de o organismo solicitar a forma mais imediata de obtenção de glicose sanguínea: o açúcar dos doces; Procure comer doces COMO SOBREMESA, em pequena quantidade, e NÃO de forma isolada. Pois assim, o nível de glicose aumenta e diminui de forma muito rápida, o que provoca a vontade de comer mais doce.

21 CRONOGRAMA AULAS E PROVAS AULA CONTEÚDO 1º BIMESTRE DATA 01 Apresentação da disciplina: caracterização, objetivos, proposta metodológica e avaliação. UNIDADE I: Histórico e conceitos da nutrição básica UNIDADE I: Histórico e conceitos da nutrição básica UNIDADE I: Histórico e conceitos da nutrição básica Estudo dirigido sobre os conceitos da nutrição básica UNIDADE II: Princípios nutritivos UNIDADE II: Princípios nutritivos UNIDADE II: Princípios nutritivos Avaliação Oficial I 25.09

22 CRONOGRAMA AULAS E PROVAS AULA CONTEÚDO 2º BIMESTRE DATA 09 UNIDADE III: Metabolismo dos Alimentos UNIDADE III: Metabolismo dos Alimentos UNIDADE III: Metabolismo dos Alimentos UNIDADE III: Metabolismo dos Alimentos Seminários sobre Carboidratos, Proteínas, Lipídios e Vitaminas e Minerais UNIDADE IV: Recomendações e Necessidades Energéticas UNIDADE IV: Recomendações e Necessidades Energéticas UNIDADE V: Pirâmide Alimentar e Alimentos Funcionais UNIDADE V: Pirâmide Alimentar e Alimentos Funcionais Avaliação Oficial II/Vista prova Avaliação 2ª chamada/vista prova Exame/Final/vista prova 18.12

23 Receitinha do dia

24 Pesquisa orientada Pesquise os benefícios do arroz preto

25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COSTA, M.B. Nutrição básica e metabolismo. Viçosa (MG): Ed. UFV, DUTRA de OLIVEIRA, J.E.. Ciências Nutricionais. São Paulo: SARVIER, MAHAN, L.K & SCOTT-STUMP, S. KRAUSE. Alimentos Nutrição e Dietoterapia. 11ª Edição. SP: Roca, PHILIPPI,S.T. Pirâmide Alimentar:fundamentos básicos da nutrição. Barueri, SP: Manole, YAMASHITA,C. Alimentação saudável: a sua importância na qualidade de Vida e na prevenção de doença. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes?

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Os Nutrientes Os nutrientes são substâncias indispensáveis ao funcionamento do organismo, e que obtemos

Leia mais

Metabolismo dos Carboidratos

Metabolismo dos Carboidratos Metabolismo dos Carboidratos Disciplina: Nutrição Aplicada a Educação Física Prof ₐ Mda. Vanessa Ribeiro dos Santos Definição O que são carboidratos? Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm:

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II?

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 14 de novembro O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 1. Diabetes é contagioso? 1. Diabetes é contagioso? Sim Você não acertou! O diabetes não é contagioso! O diabetes não passa de pessoa para pessoa,

Leia mais

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Você sabe o que está comendo? Por

Leia mais

O que você precisa saber sobre óleos e gorduras ÓLEOS E GORDURAS

O que você precisa saber sobre óleos e gorduras ÓLEOS E GORDURAS ÓLEOS E GORDURAS Óleos e gorduras comestíveis são fundamentais na alimentação humana, pois, fornecem calorias (9 Kcal/g), auxiliam no transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) para o interior

Leia mais

Para que serve o alimento?

Para que serve o alimento? Alimentação e Saúde saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma

Leia mais

Catálogo de Produtos Biscoitos Integrais

Catálogo de Produtos Biscoitos Integrais Catálogo de Produtos Biscoitos Integrais Mellilotus: Nutrição e Sabor A Mellilotus foi criada para aqueles que se preocupam com a saúde, mas não querem abrir mão do sabor. São receitas balanceadas, que

Leia mais

DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA ÁGUA PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII

DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA ÁGUA PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA ÁGUA PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII A água é o constituinte mais abundante do corpo humano A água responde por cerca de 70% da massa corporal e por funções no

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Nutrição da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso. Ficou

Leia mais

10/10/2012 CARBOIDRATOS CARBOIDRATOS CARBOIDRATOS

10/10/2012 CARBOIDRATOS CARBOIDRATOS CARBOIDRATOS ARBIDRATS ARBIDRATS I Ê N I A S M L E U L A R E S E E L U L A R E S P R F ª. F E R N A N D A. E S T E V E S D E L I V E I R A arboidratos (ou hidratos de carbono ou glicídios ou açúcares) compostos por

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Gastrintestinal - Digestão e Absorção -

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Gastrintestinal - Digestão e Absorção - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fisiologia Gastrintestinal - Digestão e Absorção - Prof. Dr. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias,

Leia mais

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!!

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! M.S 6.6969.0027.001-8 FÓRMULA ESPECIAL : GUARANÁ + 21 VITAMINAS E MINERAIS UMA CÁPSULA AO DIA 1200 MG. ALTO PODER DE CONCENTRAÇÃO NÃO ENGORDA! NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! É um polivitamínico completo

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora

Leia mais

19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos

19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos 19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos Uma das principais causas de morte mundial está relacionada com problemas de coração. Quando as artérias estão entupidas,

Leia mais

catálogo de produtos alimentos

catálogo de produtos alimentos catálogo de produtos alimentos Açúcar Mascavo 153 82 500 g 1000 g 7 898937925243 7 898937925168 O Açúcar Mascavo Fito Alimentos mantém as propriedades nutricionais naturais, pois não passa por nenhum processo

Leia mais

10 dicas. Desvendar Rótulos. A ordem dos ingredientes altera o produto

10 dicas. Desvendar Rótulos. A ordem dos ingredientes altera o produto 10 dicas Desvendar Rótulos 1 A ordem dos ingredientes altera o produto Os ingredientes são apresentados em ordem decrescente de quantidade. Isso significa que o primeiro ingrediente é o de maior quantidade,

Leia mais

UNIDADE 2 Alimentação e Digestão

UNIDADE 2 Alimentação e Digestão UNIDADE 2 Alimentação e Digestão Você sabe a diferença entre comer e se alimentar? Comer ou se alimentar pág. 47 Geralmente comemos porque sentimos fome ou porque desejamos um tipo específico de alimento.

Leia mais

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE Índice Introdução 3 O que é o Semáforo Nutricional? 4 Porquê o Semáforo? 5 Porquê gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sal? 5 O que significam as cores? 8 O que é uma

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

Como transformar o lanche das cinco em um lanche saudável? Nutricionista: Patrícia Souza

Como transformar o lanche das cinco em um lanche saudável? Nutricionista: Patrícia Souza Como transformar o lanche das cinco em um lanche saudável? Nutricionista: Patrícia Souza ALIMENTAÇÃO A alimentação é um processo de seleção de alimentos, fruto das preferências, das disponibilidades e

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

Fibras A U L A 06 - TEÓRICA PROF. DÉBORA CHRISTINA

Fibras A U L A 06 - TEÓRICA PROF. DÉBORA CHRISTINA Fibras A U L A 06 - TEÓRICA 18-09- 17 PROF. DÉBORA CHRISTINA CONCEITO As fibras alimentares são os polissacarídeos vegetais da dieta, como celulose, hemiceluloses, pectinas, gomas, mucilagens e a lignina

Leia mais

PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença?

PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença? PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença? Centro de Ciências da Saúde - UFRJ Rio de Janeiro, 8 de abril de 2002 LEGISLAÇÕES DE 1968-1988 Decreto - Lei 986/69 - Normas Básicas de Alimentos Alimento

Leia mais

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE Índice Introdução 3 O que é o Semáforo Nutricional? 4 Porquê o Semáforo? 5 Porquê gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sal? 5 O que significam as cores? 8 O que é uma

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS E NUTRIENTES ALIMENTOS E NUTRIENTES As necessidades alimentares As necessidades alimentares dependem de vários fatores: estado de saúde; clima; atividade diária; nível de esforço físico; idade. A constituição dos alimentos

Leia mais

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM Profa Dra Milena Baptista Bueno Dietoterapia Dietoterapia: tratamento de indivíduos portadores

Leia mais

É contraditório, mas é tanta coisa a menos, que você tem mais motivos para indicar aos seus pacientes. Simples. Natural. Delicioso. HARTS.COM.

É contraditório, mas é tanta coisa a menos, que você tem mais motivos para indicar aos seus pacientes. Simples. Natural. Delicioso. HARTS.COM. tu na gor dur a Se m açc ú ca r. sal. ras. de fib l. Fonte ra 0% 10 tra ns Menor c. arga glic êmica. É contraditório, mas é tanta coisa a menos, que você tem mais motivos para indicar aos seus pacientes.

Leia mais

A nutrição e os alimentos. Prof. Luis Bruno e Jonas Alves

A nutrição e os alimentos. Prof. Luis Bruno e Jonas Alves A nutrição e os alimentos Prof. Luis Bruno e Jonas Alves A nutrição e os alimentos A nutrição: Conjunto de processos integrados que envolve: SISTEMA DIGESTÓRIO; SISTEMA RESPIRATÓRIO; SISTEMA CIRCULATÓRIO;

Leia mais

Acessulfame K: é um adoçante derivado do potássio, seu poder adoçante é de até 200 vezes maior do que a sacarose. O Acessulfame K

Acessulfame K: é um adoçante derivado do potássio, seu poder adoçante é de até 200 vezes maior do que a sacarose. O Acessulfame K Os prós e contras dos diferentes tipos de adoçantes e açucares A busca por novos tipos de adoçantes é cada vez maior, não apenas por aqueles que necessitam deste produto, como os pacientes diabéticos,

Leia mais

A dieta mediterrânea é conhecida por ter como elementos que a caracterizam o pão, o azeite e vinho. Estes três elementos são a marca desta dieta.

A dieta mediterrânea é conhecida por ter como elementos que a caracterizam o pão, o azeite e vinho. Estes três elementos são a marca desta dieta. A dieta mediterrânea é conhecida por ter como elementos que a caracterizam o pão, o azeite e vinho. Estes três elementos são a marca desta dieta. Desde o final da Idade da Pedra, os cereais, grupo no qual

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

PORTUGUÊS - 2014 ENGSKO. Dinamarca FARINHA INTEGRAL. A campeã de moagem

PORTUGUÊS - 2014 ENGSKO. Dinamarca FARINHA INTEGRAL. A campeã de moagem PORTUGUÊS - 2014 ENGSKO Dinamarca FARINHA INTEGRAL A campeã de moagem ENGSKO United Milling Systems Fundada em 1900 Uma empresa joint venture da: ABC Hansen A/S SKIOLD Sæby A/S A moagem de grãos é possível

Leia mais

Parece novela, mas não é. Com vários mocinhos e vilões, o mundo da alimentação se

Parece novela, mas não é. Com vários mocinhos e vilões, o mundo da alimentação se Entenda por que o açúcar está sendo apontado como novo vilão da alimentação Relação do alimento com aumento de peso e diabetes estão entre principais preocupações Matéria publicada em 12 de Abril de 2015

Leia mais

Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil

Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS / ARTIGOS Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil Por Dr.Marchesini Publicado dia 18/07/2014 às 04h48 A recente recomendação do Conselho Nacional de Segurança

Leia mais

Roteiro de Aula 02 Nutrição e Dietoterapia Profa. Myrthis 1 CARBOIDRATOS

Roteiro de Aula 02 Nutrição e Dietoterapia Profa. Myrthis 1 CARBOIDRATOS Roteiro de Aula 02 Nutrição e Dietoterapia Profa. Myrthis 1 CARBOIDRATOS Os carboidratos são moléculas constituídas por carbono, hidrogênio e oxigênio (C H2O)n considerados fonte primária de energia para

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Este guia É para toda a comunidade acadêmica; Com recomendações gerais para uma alimentação prática e saudável; Contribuindo assim para um estado ótimo de saúde; Prevenindo deficiências nutricionais, obesidade

Leia mais

Lipídios, Proteínas e Vitaminas

Lipídios, Proteínas e Vitaminas Lipídios, Proteínas e Vitaminas Aula ao Vivo Lipídios Substâncias orgânicas insolúveis em água e solúveis em certos solventes orgânicos apolares, álcool, benzina e éter. Proteínas Componentes fundamentais

Leia mais

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OS NUTRIENTES TODA A SUBSTANCIA PRESENTE NA ALIMENTAÇÃO QUE PODE SER APROVEITADA PELO ORGANISMO HUMANO E DE OUTROS ANIMAIS PARA A MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES É DENOMINADA NUTRIENTES. DIGESTÃO É UMPROCESSO

Leia mais

A química da vida Samuel Rutsatz

A química da vida Samuel Rutsatz A química da vida Samuel Rutsatz Água na célula As substâncias que constituem os corpos dos seres vivos possuem em sua constituição entre 75-85% de água. Ou seja, cerca de 80% do corpo de um ser vivo é

Leia mais

Composição Química da Célula

Composição Química da Célula Composição Química da Célula Inorgânicos Caracteriza-se pela pequena complexidade e baixa quantidade de energia. São eles: Água Sais Minerais Orgânicos São complexas e ricas em energia. Podem ser: Proteínas

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Escrito por Vipgospel Qui, 14 de Novembro de 2013 14:45 - Última atualização Qui, 14 de Novembro de 2013 14:50

Escrito por Vipgospel Qui, 14 de Novembro de 2013 14:45 - Última atualização Qui, 14 de Novembro de 2013 14:50 Manter a hidratação é fundamental para segurar o metabolismo em ordem e também para evitar problemas como tontura e pressão e baixa. Quando o clima esquenta, o desafio é maior: água, sucos naturais e outros

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA ALIMENTAÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO

DIAGNÓSTICO DA ALIMENTAÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO DIAGNÓSTICO DA ALIMENTAÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO O trato digestório e glândulas anexas constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

APLICAÇÃO DA FARINHA DE LINHAÇA E AVEIA EM FLOCOS NO PROCESSAMENTO DE PÃES COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS

APLICAÇÃO DA FARINHA DE LINHAÇA E AVEIA EM FLOCOS NO PROCESSAMENTO DE PÃES COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS APLICAÇÃO DA FARINHA DE LINHAÇA E AVEIA EM FLOCOS NO PROCESSAMENTO DE PÃES COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS CRUZ, F.C., TOLEDO, E.A. Resumo: Alimentos funcionais é a nova tendência no mercado alimentício. Este

Leia mais

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS 2 SEMESTRE. Patricia Cintra

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS 2 SEMESTRE. Patricia Cintra BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS 2 SEMESTRE Patricia Cintra Conteúdo Unidade 01 composição química dos alimentos - Carboidratos; - Proteínas; - Lipídeos; - Enzimas; - Vitaminas e minerais; - Substâncias bioativas;

Leia mais

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO MACRONUTRIENTES I INTRODUÇÃO Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior frequência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio

Leia mais

Metabolismo do Exercício -1ª parte

Metabolismo do Exercício -1ª parte Metabolismo do Exercício -1ª parte INTRODUÇÃO Nenhum outro estresse a que o corpo é normalmente exposto, sequer se aproxima dos estresses extremos decorrente do exercício vigoroso. INTRODUÇÃO De fato,

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2016 ANEXO I RETIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DOS ITENS ONDE SE LÊ: Valor unitário. Valor total. Item Produto Qnt

PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2016 ANEXO I RETIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DOS ITENS ONDE SE LÊ: Valor unitário. Valor total. Item Produto Qnt PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2016 ANEXO I RETIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DOS ITENS ONDE SE LÊ: Item Produto Qnt 1. 3. 4. 5. 6. SUPLEMENTO NUTRICIONAL HIPERPROTEICO com densidade calórica de 1kcal/ml. Contendo em

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Germana Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável Pirâmide dos alimentos Pirâmide alimentar é a representação

Leia mais

Indicadores do Estado de Saúde de uma população

Indicadores do Estado de Saúde de uma população Indicadores do Estado de Saúde de uma população O que é a Saúde? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o estado de completo bemestar físico, mental e social e não, apenas, a ausência de

Leia mais

FRENTE III QUÍMICA ORGÂNICA BIOQUÍMICA: CARBOIDRATOS E LIPIDEOS

FRENTE III QUÍMICA ORGÂNICA BIOQUÍMICA: CARBOIDRATOS E LIPIDEOS CARBOIDRATOS Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Estima-se que, por meio da fotossíntese, as plantas produzem 6.000.000 de toneladas do carboidrato celulose por hora no mundo.

Leia mais

Berries, as pequenas notáveis

Berries, as pequenas notáveis Berries, as pequenas notáveis Elas são as frutas da vez: coloridas, podem ser encontradas vermelhas, roxas, rosas, amarelas. Repletas de antioxidantes, oferecem muito sabor e, apesar de pequeninas, carregam

Leia mais

SEMENTES ALIMENTARES PORQUE SÃO TÃO POPULARES?

SEMENTES ALIMENTARES PORQUE SÃO TÃO POPULARES? SEMENTES ALIMENTARES PORQUE SÃO TÃO POPULARES? Os hábitos alimentares estão constantemente a evoluir devido à introdução de novos alimentos na nossa alimentação. Recentemente, tem- se vindo a promover

Leia mais

FARINHAS DE FRUTAS sensação de saciedade Benefícios das farinhas de frutas. emagrecer saudável

FARINHAS DE FRUTAS sensação de saciedade Benefícios das farinhas de frutas. emagrecer saudável FARINHAS DE FRUTAS É sabido que as frutas trazem inúmeros benefícios para quem às consome. Ricas em vitaminas, água, açúcar natural e fibras, elas podem ter o poder de gerar sensação de saciedade ou cessar

Leia mais

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS METABOLISMO DE CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 SISTEMA DIGESTIVO DIGESTÃO DE CARBOIDRATOS BOCA: - Mastigação reduz tamanho das partículas - Secreções

Leia mais

Carboidratos em Alimentos

Carboidratos em Alimentos Carboidratos em Alimentos Introdução Nutricionais, adoçantes naturais (conferir doçura), principal componente dos cereais, responsável pelo escurecimento dos alimentos, altera ou confere higroscopicidade,

Leia mais

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO Para mais informações sobre preparo e unidades que oferecem este exame, entre em contato com o nosso Atendimento ao Cliente ou acesse nosso site. www.labfa.com.br Atendimento ao Cliente: (41) 4004-0103

Leia mais

CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES. Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002

CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES. Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 INTRODUÇÃO -Produzidos pelos vegetais -São importante fonte de energia na dieta -Compreende metade do total de calorias

Leia mais

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes?

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes? Copyright 2014: Todos os direitos reservados Título: Saúde Oral e Alimentação Autores: Ana Lopes Pereira Cristina Sousa Ferreira Pedro Graça Rui Calado Design e Ilustrações: DEBUTSTRASS Lda. Editor: Direção-Geral

Leia mais

CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO

CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO BOLETIM Novembro 2015 CESTA BÁSICA do Município de Catalão-GO Mês de Referência: 11/2015 Mês de Divulgação: 12/2015 Profa. Dra. Michelle da Silva Borges Karen Brina Borges de Deus; Luciene Maria Borges

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 15/A. A substância que converte o pepsinogênio (forma inativa) em pepsina (forma ativa) no estômago é:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 15/A. A substância que converte o pepsinogênio (forma inativa) em pepsina (forma ativa) no estômago é: 9 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 15/A QUESTÃO 16 A sacarase é uma enzima intestinal que hidrolisa sacarose em: a) glicose e frutose. b) lactose e frutose. c) frutose e maltose. d) glicose e maltose.

Leia mais

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância.

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância. Nas sociedades tradicionais, a alimentação é utilizada como componente fundamental da manutenção e recuperação da saúde, através de um código rigoroso de escolha e combinação de alimentos. Nas sociedades

Leia mais

A) Leia o livro texto páginas: 34 a 38 B) Faça as atividades 1,2 e 3 da página 39, em seu caderno.

A) Leia o livro texto páginas: 34 a 38 B) Faça as atividades 1,2 e 3 da página 39, em seu caderno. CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Atividade de estudo dirigido NUTRIENTES 8º anos 2º período - 2012 ATIVIDADES NUTRIÇÃO A) Leia o livro texto páginas: 34 a 38 B) Faça as atividades 1,2 e 3

Leia mais

BIOQUÍMICA DO LEITE. Proteína (%) Minerais (%) dobrar peso corporal

BIOQUÍMICA DO LEITE. Proteína (%) Minerais (%) dobrar peso corporal 1 BIOQUÍMICA DO LEITE O feto recebe os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento via placenta, uma condição interrompida durante o parto. A partir daí, durante os primeiros meses de vida, a criança

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 11/08/2012 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER

LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI UM ALIMENTO ÚNICO LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI SEMPRE QUE A AMAMENTAÇÃO NÃO É POSSÍVEL

Leia mais

DIGESTÃO DOS ALIMENTOS

DIGESTÃO DOS ALIMENTOS ALMENTOS e NUTRENTES O milho é um alimento usado na alimentação humana, cuja composição nutricional está apresentada na figura. Qual é a diferença entre alimento e nutriente? Água (74%) Hidratos de carbono

Leia mais

Dietas veterinárias. Alimentação para carnívoros, sem cereais. Alimentação para carnívoros, baixo conteúdo em cereais ancestrais

Dietas veterinárias. Alimentação para carnívoros, sem cereais. Alimentação para carnívoros, baixo conteúdo em cereais ancestrais OFERTAS JUNHO 2015 Somente em Henry Schein Dietas veterinárias Alimentação para carnívoros, sem cereais Alimentação para carnívoros, baixo conteúdo em cereais ancestrais 800 834 196 Fax: 00800 40 834 064

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015

INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 Prova 02 2015 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento

Leia mais

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero%

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Por Mariana Nacarato, Nutricionista da Equilibrium Consultoria 1. Existe de fato muito ganho nutricional na substituição do pão

Leia mais

Sucos aceleradores de Metabolismo

Sucos aceleradores de Metabolismo Sucos aceleradores de Metabolismo Obs: Receitas, informações e dúvidas, você encontra também em nosso blog. Acesse:https://cafemaritaduquedecaxias.wordpress.co m/ Ingredientes: leite em pó desnatado (

Leia mais

Conheça os principais grupos de alimentos e suas quantidades diárias

Conheça os principais grupos de alimentos e suas quantidades diárias Para garantir que todos os nutrientes essenciais ao organismo estejam presentes na nossa dieta, precisamos saber quais são os alimentos e as porções adequadas para colocarmos no nosso prato, seja ele das

Leia mais

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra Fibra alimentar - definição No Brasil, o Ministério da Saúde, pela portaria 41 de 14 de janeiro de 1998, da Agência Nacional

Leia mais

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR)

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR) 1) (Fuvest-SP) As mitocôndrias são consideradas as casas de força das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias: a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão de alimentos.

Leia mais

4 alimentos importantes para a saúde infantil

4 alimentos importantes para a saúde infantil 4 alimentos importantes para a saúde infantil Enviado por DA REDAÇÃO 07-Out-2015 PQN - O Portal da Comunicação Amantes de fast-foods, hambúrgueres, frituras e doces, a criançada dá trabalho quando o assunto

Leia mais

Guia de emagrecimento saudável

Guia de emagrecimento saudável Guia de emagrecimento saudável Hipertensão, diabetes, artrose, problemas renais, problemas oculares, micoses, apneia do sono, doenças vasculares, doenças de má circulação sanguínea das pernas, doenças

Leia mais

SABES O QUE ESTÁS A COMER?

SABES O QUE ESTÁS A COMER? SABES O QUE ESTÁS A COMER? Interpretar RÓTULOS de produtos alimentares Conhecer os INGREDIENTES dos PRODUTOS ALIMENTARES Descobrir o significado de DDR Saber a diferença entre produto alimentar MAGRO e

Leia mais

QUICHE DE ALHO PORÓ E ALIMENTOS FUNCIONAIS (CHIA, QUINOA E AMARANTO) 1

QUICHE DE ALHO PORÓ E ALIMENTOS FUNCIONAIS (CHIA, QUINOA E AMARANTO) 1 541 QUICHE DE ALHO PORÓ E ALIMENTOS FUNCIONAIS (CHIA, QUINOA E AMARANTO) 1 Tânia Simone Gama Barros 2, Danielli Carvallho 3, Sabrina Córdova 4, Rosilene Cardoso Barbosa Monteiro 5 Resumo: A quinoa e o

Leia mais

Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre

Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre Módulo 2 BIOQUÍMICA 1 - Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim, devem consumir preferencialmente os seguintes tipos

Leia mais

SEMENTES ALIMENTARES PORQUE SÃO TÃO POPULARES? Parte II

SEMENTES ALIMENTARES PORQUE SÃO TÃO POPULARES? Parte II SEMENTES ALIMENTARES PORQUE SÃO TÃO POPULARES? Parte II Vamos então hoje terminar o artigo sobre as sementes alimentares. Boa leitura! SEMENTES DE CÂNHAMO Ainda não são muito usadas em Portugal, mas são

Leia mais

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela.

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. Diabetes Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. diabetes É uma doença crônica, caracterizada por um distúrbio do metabolismo da glicose (açúcar). Consiste no aumento dos níveis de glicose no

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica CARBOIDRATOS

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica CARBOIDRATOS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica CARBOIDRATOS Prof. Raimundo Jr MSc Carboidratos Características gerais: São os compostos mais abundantes Possuem diferentes

Leia mais

O papel das fibras nos alimentos. Mestrando: Joel Pimentel de Abreu

O papel das fibras nos alimentos. Mestrando: Joel Pimentel de Abreu O papel das fibras nos alimentos Mestrando: Joel Pimentel de Abreu O que é fibra alimentar As fibras alimentares são compostos vegetais presentes na dieta, como celulose, hemicelulose, pectinas, gomas,

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica. Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas Parte 1. Prof. Giselle Blois

QUÍMICA. Química Orgânica. Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas Parte 1. Prof. Giselle Blois QUÍMICA Química Orgânica Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas Parte 1 Prof. Giselle Blois GLICÍDIOS Também conhecidos como açúcares, samarídeos, carboidratos ou hidratos de carbono, (do grego glicos,

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

Carboidratos No momento em que você está lendo e procurando entender suas células nervosas estão realizando um trabalho e, para isso, utilizam a

Carboidratos No momento em que você está lendo e procurando entender suas células nervosas estão realizando um trabalho e, para isso, utilizam a A química da Vida A Água A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal. No entanto existem organismos que possuem homeostase (equilíbrio interno) submetida às condições

Leia mais

ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M

ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M ALIMENTAÇÃO e SAÚDE na G.C.M - 2013-2016 Por 1º.TEN.AER. Lang. Em 2004 2013 está chegando! 20 OBJETIVO Apresentar elementos relacionados com alimentação que contribuem para hábitos saudáveis, a serem praticados

Leia mais

Utilização da Análise do Leite como ferramenta de monitoramento e ajustes de dietas em rebanhos de gado de leite

Utilização da Análise do Leite como ferramenta de monitoramento e ajustes de dietas em rebanhos de gado de leite PECNORDESTE 2014 XVIII Seminário Nordestino de Pecuária IV SEMINÁRIO DSM TORTUGA NORDESTE Utilização da Análise do Leite como ferramenta de monitoramento e ajustes de dietas em rebanhos de gado de leite

Leia mais