4 alimentos importantes para a saúde infantil

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1 4 alimentos importantes para a saúde infantil Enviado por DA REDAÇÃO 07-Out-2015 PQN - O Portal da Comunicação Amantes de fast-foods, hambúrgueres, frituras e doces, a criançada dá trabalho quando o assunto é alimentação saudável. Incluir no cardápio frutas, legumes e verduras essenciais para a saúde e bom desenvolvimento da criança - pode ser uma batalha para os pais. Frutas ricas em vitamina C e fibras, além de vegetais verde escuro e alimentos ricos em carboidratos estão entre os mais importantes e precisam estar na alimentação dos pequenos. A nutricionista do Oba Hortifruti, Salucha Dainez, explica como os pais podem inserir esses alimentos no cardápio das crianças. Procure adaptar pratos que geralmente elas gostam como nhoque, macarrão e bolos, acrescentando legumes e verduras nas receitas. Outra dica é preparar pratos bem coloridos, com formato de desenhos e nomes associados a personagens que atraem o interesse das crianças, além de convidá-las para ajudar no preparo, orienta a nutricionista. A profissional aponta quais alimentos não podem faltar no cardápio dos pequenos: Frutas ricas em vitamina C - laranja, morango e kiwi contêm boas quantidades desse nutriente, que melhora absorção de ferro e ajuda na prevenção da anemia. Além disso, ele contribui para a resistência do organismo. Frutas ricas em fibras mamão, ameixa, goiaba e abacate são ótimas fontes desse nutriente que contribui para o bom funcionamento intestinal. Tente sempre consumi-las com as cascas, sempre que possível e desde que bem lavadas, pois concentram maiores quantidades de fibras. Vegetais verde escuros - espinafre, brócolis e couve manteiga são ricos em ferro, cálcio e vitamina A. Esses nutrientes contribuem para a manutenção da saúde dos ossos e dentes, além dos olhos e da pele. Alimentos ricos em carboidratos - batata, batata doce e mandioca, além de serem ótimas fontes de vitaminas e

2 PQN - O Portal da Comunicação minerais, elas contém carboidratos de ótima qualidade, que fornecem energia ao corpo e garantem a disposição dos pequenos. Confira as receitas saudáveis e gostosas indicadas pela nutricionista: Nhoque verde 1 maço de espinafre (só as folhas) 2 batatas grandes Farinha de trigo até dar o ponto da massa Sal a gosto Modo de preparo Coloque as batatas, o espinafre e o sal em uma panela e leve ao fogo para cozinhar. Depois de cozidos, bata as folhas de espinafre no liquidificador até obter uma massa mole. Amasse bem as batatas e misture o espinafre com as batatas amassadas. Aos poucos, adicione a farinha de trigo até obter uma massa homogênea. Faça rolinhos com a massa e corte os nhoques. Coloque-os para cozinhar em água fervendo e quando subirem estão prontos. Retire-os da água e sirva com molho de sua preferência. Sorvete da Penélope Charmosa 02 bananas 12 morangos Modo de preparo

3 PQN - O Portal da Comunicação Corte as bananas em cubos. Coloque as bananas e os morangos em um saquinho e congele. Quando estiverem congelados bata as frutas no liquidificador ou processador de alimentos até virar um sorvete. Sirva imediatamente. Caso perca a consistência, leve ao congelador por alguns minutos. Bolo do Hulk 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 3/4 xícara (chá) de óleo vegetal 1 xícara (chá) de água 6 folhas de couve manteiga 2 xícaras (chá) de açúcar de coco 2 colheres (sopa) de fermento em pó Chocolate meio amargo Modo de Preparo Bata no liquidificador o óleo, a água e a couve manteiga até formar uma mistura homogênea. Na batedeira, misture os ingredientes secos com a mistura de couve manteiga. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno pré -aquecido médio de 35 a 40 minutos. Derreta o chocolate em banho maria e coloque por cima do bolo. Suco de melancia com morango 2 xícaras (chá) de melancia

4 PQN - O Portal da Comunicação 1 xícara (chá) de morango Modo de preparo Corte a melancia em cubos e retire as sementes. Em um liquidificador, coloque a melancia e os morangos. Bata com alguns cubinhos de gelo. Sirva em seguida. Bolinho de brócolis assado 2 xícaras (chá) de brócolis 1 ovo 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem 3/4 de xícara (chá) de farinha de quinoa 1 colher (chá) de fermento em pó 1 dente de alho Sal a gosto Modo de preparo Pique o brócolis bem pequeno e refogue em uma panela com azeite e alho. Misture todos os ingredientes em um recipiente, faça bolinhas com a massa e, se necessário, acrescente mais farinha. Coloque-as em forma untada com azeite e leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam assados.

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