UNIDADE 2 Alimentação e Digestão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIDADE 2 Alimentação e Digestão"

Transcrição

1 UNIDADE 2 Alimentação e Digestão

2 Você sabe a diferença entre comer e se alimentar?

3 Comer ou se alimentar pág. 47 Geralmente comemos porque sentimos fome ou porque desejamos um tipo específico de alimento. Alimentar-se é fornecer ao organismo os nutrientes necessários para sua manutenção e desenvolvimento! Você se alimenta bem?

4 Água A água representa aproximadamente 70% do nosso corpo e é essencial para que nosso organismo funcione adequadamente. Dicas importantes: A quantidade de água a ser ingerida depende de diversos fatores. Geralmente recomenda-se beber 2 litros de água por dia. A maioria dos alimentos que ingerimos também contém água. A água não deve ser tomada de uma vez, a hidratação deve ser contínua ao longo do dia.

5 Os nutrientes pág. 48 Além da água, existem substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais. Essas substâncias são chamadas nutrientes. Mas onde encontramos esses nutrientes?

6 Proteínas São utilizadas na produção de novas células, para o crescimento do organismo ou para reparar alguma estrutura danificada. Podem ser encontradas em carnes, ovos, leites e seus derivados, leguminosas, etc. Algumas proteínas atuam acelerando as transformações químicas ou no processo de digestão: são chamadas de enzimas.

7

8 Lipídeos (gorduras) Fazem parte da composição da célula, mas se consumidos em excesso podem provocar problemas cardiovasculares e obesidade. São encontrados principalmente na carne vermelha, óleos, manteiga, alguns vegetais e etc. Óleos, gorduras e ceras são tipos de lipídeos, e podem ser produzidos por animais ou plantas.

9

10 Carboidratos São os principais fornecedores de energia para as células e também fazem parte da sua estrutura. Os carboidratos, também chamados açúcares, são encontrados em grãos, como arroz e trigo, nas frutas, em raízes e em caules. Formam as farinhas usadas no preparo de pães e bolos.

11

12 Vitaminas Não fazem parte da estrutura das células, mas regulam o funcionamento do corpo humano. Há vitaminas em alimentos de origem vegetal e animal. A ingestão insuficiente de vitaminas pode acarretar problemas de saúde. (Tabela de fontes de vitamina e avitaminoses - pág. 49)

13 Sais Minerais São absorvidos do solo pelas plantas ou consumidos por animais. Estão presentes em nosso corpo em pequenas quantidades, mas são muito importantes para o bom funcionamento do organismo. Exemplos de sais minerais: ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, etc. (Tabela de Fonte de sais minerais e sintomas de deficiência desses sais - pág. 50)

14 A energia dos alimentos Os alimentos são considerados a fonte de energia do corpo humano! A quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos diariamente varia de acordo com vários fatores, como por exemplo, idade, gênero, atividade física que pratica, etc. A energia dos alimentos é determinada em quilocalorias (kcal). (Tabela de consumo de energia pág. 53)

15 Analogia para facilitar o entendimento kcal por dia kcal por dia

16 Pirâmide Alimentar pág. 54

17 Atividade Pirâmide Alimentar No caderno, responda as questões da pág. 54 (Fique de Olho)

18 A digestão pág. 61 Ao ingerir um alimento, algumas substâncias são absorvidas diretamente enquanto outras devem ser digeridas para que possam ser absorvidas no intestino. Os sais minerais e as vitaminas são absorvidos sem que seja necessários digeri-los. Já os carboidratos, lipídeos e proteínas, devem passar pelo processo de digestão para que sejam transformados em moléculas menores, chamadas unidades formadoras.

19 A digestão mecânica (física) É realizada pelos dentes, pela deglutição e pelos movimentos peristálticos, que empurram o alimento pelo tubo digestório. Dentro da boca, o alimento é partido em pedaços menores, para facilitar a ação das enzimas. (Vídeo Deglutição)

20 A digestão química A digestão química consiste na alteração do alimento realizada pelas enzimas, que aceleram a quebra dos alimentos para facilitar a absorção no intestino. Existem enzimas diferentes para a digestão de cada nutriente.

21 O caminho do alimento pág. 62 O Sistema Digestório humano é formado pelos seguintes órgãos: boca; faringe; esôfago; estômago; intestino delgado; intestino grosso; reto e ânus. Embora não façam parte do caminho percorrido pelo alimento, as glândulas salivares, o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar atuam no processo digestivo, e são chamados de órgãos anexos.

22

23 Boca É onde começa tanto a digestão mecânica como química. A mastigação parte os alimentos em pedaços menores, facilitando a ação das enzimas. A saliva contém enzimas que iniciam a digestão química. Os dentes possuem função importante neste processo. Da boca o alimento segue para a faringe.

24 Faringe Pela faringe passam o ar e o alimento, por isso dizemos que é um órgão comum aos Sistemas respiratório e digestório. Quando engolimos, a epiglote fecha a entrada que levo o ar para os pulmões para que o alimento deslize em direção ao esôfago. Se a comida entra no lugar errado, a pessoa engasga.

25 Esôfago A faringe e o esôfago juntos medem 25 cm de comprimento. É por meio dele que o alimento é empurrado para o estômago. No final do esôfago existe uma válvula que previne o refluxo de comida e de suco gástrico.

26 Estômago No estômago é liberado suco gástrico, que ajuda a quebrar em partes menores os alimentos que ainda permanecem grandes. Além da digestão química, há também a digestão mecânica, que é feita pelos movimentos de contração da musculatura que mistura o alimento com o suco gástrico e empurra-o na direção do intestino delgado.

27 Intestino Delgado O alimento já é transformado em um líquido pastoso chamado quimo. O intestino têm aproximadamente 7 metros. É nesta fase que acontece uma etapa muito importante: a absorção dos nutrientes liberados pela digestão.

28 Intestino Grosso No intestino grosso chegam os restos de alimentos que não puderam ser digeridos ou que não foram absorvidos no intestino delgado. Tem aproximadamente 1,5m de comprimento. Nesta passagem, o excesso de água é absorvido e volta à corrente sanguínea, formando um bolo fecal (fezes) mais consistente que será eliminado pelo ânus.

29 Órgãos anexos do Sistema Digestório pág. 66 Apesar de não participarem recebendo diretamente o alimento, o pâncreas, a vesícula biliar e as glândulas salivares possuem um papel fundamental na digestão. Glândulas salivares: Produzem saliva, que umedece o alimento facilitando sua digestão e seu deslocamento. Ela é liberada continuamente na boca.

30 Pâncreas: É uma glândula localizada perto do estômago. Ele produz insulina, glucagon e suco pancreático. Fígado: É a maior glândula do corpo humano. Fica localizado no lado direito do corpo. Possui diversas funções, dentre elas: Remoção de substâncias do sangue, como o álcool por exemplo; produção de componentes do sangue; produção de bile e; armazenamento de vitaminas e sais minerais.

31 Doenças do Sistema Digestório e órgão anexos pág. 68 Cirrose hepática: lesões sérias no fígado provocadas pela ingestão (em grande quantidade e por longo período) de álcool ou determinados medicamentos. Hepatite viral: inflamação do fígado provocada por diferentes vírus. Úlcera: ferida na parede do estômago ou duodeno. Causas: uso prolongado de alguns medicamentos e infecção por bactérias.

32 Gastrite: Inflamação da parede do estômago. Causas: Uso prolongado de certos medicamentos, estresse causado por trauma físico, ingestão excessiva de bebida alcóolica, ataque de bactérias ou outros tipos de parasitas. Cálculo biliar: Também conhecido com pedra na vesícula, que são cristalizações de substâncias da bile.

33 Em ação! Distúrbios Alimentares Ler o texto da pág. 72 e 73 Anote casos de pessoas que você conhece ou já ouviu falar para compartilhar com a turma

Porque nos alimentamos?

Porque nos alimentamos? Sistema digestivo Porque nos alimentamos? Todos os seres vivos necessitam de obter matéria e energia permitem realizar as funções vitais Obtemos energia e matéria de que necessitamos através Nutrição Porque

Leia mais

Para que serve o alimento?

Para que serve o alimento? Alimentação e Saúde saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma

Leia mais

Lista de exercícios de Biologia - Prof. João Paulo. Sistema Digestório

Lista de exercícios de Biologia - Prof. João Paulo. Sistema Digestório Lista de exercícios de Biologia - Prof. João Paulo Sistema Digestório 01) (UNIFESP/200) No tubo 1 existe uma solução contendo células de fígado de boi. Em 2, há uma solução de células extraídas de folhas

Leia mais

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes?

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Os Nutrientes Os nutrientes são substâncias indispensáveis ao funcionamento do organismo, e que obtemos

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 21 SISTEMA HUMANA

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 21 SISTEMA HUMANA BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 21 SISTEMA HUMANA esmalte dentina cavidade da polpa gengiva cemento nervos e vasos sanguíneos mucosa epitélio serosa camada muscular submucosa Esquema do corte transversal do

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

Metabolismo dos Carboidratos

Metabolismo dos Carboidratos Metabolismo dos Carboidratos Disciplina: Nutrição Aplicada a Educação Física Prof ₐ Mda. Vanessa Ribeiro dos Santos Definição O que são carboidratos? Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm:

Leia mais

Digestão intra e extracelular

Digestão intra e extracelular Digestão intra e extracelular 1.1 Heterotrofia Consumo de matéria orgânica pelos seres heterotróficos Ingestão O alimento é digerido no interior do organismo, isto é, intracorporal. Absorção O alimento

Leia mais

Como escolher os nossos alimentos?

Como escolher os nossos alimentos? Como escolher os nossos alimentos? Os animais possuem regimes alimentares diferentes mas, independentemente dos mesmos, todos necessitam de ingerir alimentos para sobreviverem! 1 Importância da alimentação

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS E NUTRIENTES ALIMENTOS E NUTRIENTES As necessidades alimentares As necessidades alimentares dependem de vários fatores: estado de saúde; clima; atividade diária; nível de esforço físico; idade. A constituição dos alimentos

Leia mais

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ 1) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA ALIMENTAÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO

DIAGNÓSTICO DA ALIMENTAÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO DIAGNÓSTICO DA ALIMENTAÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO O trato digestório e glândulas anexas constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 SISTEMA DIGESTÓRIO 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 Tubo Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares

Leia mais

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!!

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! M.S 6.6969.0027.001-8 FÓRMULA ESPECIAL : GUARANÁ + 21 VITAMINAS E MINERAIS UMA CÁPSULA AO DIA 1200 MG. ALTO PODER DE CONCENTRAÇÃO NÃO ENGORDA! NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! É um polivitamínico completo

Leia mais

A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo.

A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo. Science Photo Library/Latinstock A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo. O que acontece com o amido de um sanduíche de queijo na boca? E

Leia mais

Sistema digestório. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: SISTEMA DIGESTÓRIO. Msc. Bruno Aleixo Venturi

Sistema digestório. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível:   SISTEMA DIGESTÓRIO. Msc. Bruno Aleixo Venturi Sistema digestório Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: www.portaldoaluno.bdodonto.com.br SISTEMA DIGESTÓRIO Msc. Bruno Aleixo Venturi ? A digestão começa pela boca Funções Mecânica Transporte

Leia mais

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA DIGESTÓRIO Constituído pelo trato digestório e os órgãos anexos. O trato digestório é um tubo oco, longo e sinuoso de 10 a

Leia mais

Sistema Respiratório Humano

Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Os alimentos contêm a energia necessária para nossas atividades. Essa energia é liberada por meio de uma transformação química conhecida como respiração

Leia mais

Caderno de Aprendizagem

Caderno de Aprendizagem Caderno de Aprendizagem Módulo I Unidade 7 Nome tutor data de entrega / / Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Professor(a) Cursista, Após uma quinzena de estudos e

Leia mais

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea Sistema Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea A maioria dos mamíferos mastiga o alimento

Leia mais

DIVISÕES DA FISIOLOGIA

DIVISÕES DA FISIOLOGIA INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA CMF-1 Professores: Clarissa, Lillian, Lucinda e Ricardo O QUE É FISIOLOGIA HUMANA? Estudo do funcionamento dos órgãos e sistemas que constituem o organismo humano. ANATOMIA

Leia mais

Quanto ao sistema digestório humano, analise as afirmações abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

Quanto ao sistema digestório humano, analise as afirmações abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso): 1. (Fuvest 2016) Alimentos de origem vegetal e animal fornecem nutrientes utilizados pelo nosso organismo para a obtenção de energia e para a síntese de moléculas. Após determinada refeição, completadas

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 11/08/2012 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano Leitura, compreensão e interpretação de um texto 1- VOCABULÁRIO Um texto é composto de palavras e para podermos compreender um trecho do texto

Leia mais

APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Digestório

APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Digestório APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Digestório Desempenha a função de mastigação, insalivação e deglutição; digestão; absorção de nutrientes e água; e defecação. Compreende

Leia mais

Dr. Ruy Emílio Dornelles Dias

Dr. Ruy Emílio Dornelles Dias Colelitíase Pedras na Vesícula Biliar O QUE É A VESÍCULA BILIAR E O QUE ELA FAZ? A vesícula é uma pequena saculação (como uma bexiga murcha) que se encontra junto ao fígado e sua função é armazenar bile,

Leia mais

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Você sabe o que está comendo? Por

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

A nutrição e os alimentos. Prof. Luis Bruno e Jonas Alves

A nutrição e os alimentos. Prof. Luis Bruno e Jonas Alves A nutrição e os alimentos Prof. Luis Bruno e Jonas Alves A nutrição e os alimentos A nutrição: Conjunto de processos integrados que envolve: SISTEMA DIGESTÓRIO; SISTEMA RESPIRATÓRIO; SISTEMA CIRCULATÓRIO;

Leia mais

29/03/2012. Introdução

29/03/2012. Introdução Biologia Tema: Nutrição e Sistema Digestório - Órgãos e movimentos Peristálticos; -Fisiologia da digestão: ação de enzimas e dos hormônios; -Doenças do sistema digestório. Introdução É um conjunto de órgãos

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO

SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO ALUNO (A): Nº: TURMA: DATA: / / PROFESSOR (A): Graziela Costa DISCIPLINA: Ciências SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO 1. (FEI-SP) Popularmente se diz que o sistema digestório é responsável pela digestão dos

Leia mais

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM Profa Dra Milena Baptista Bueno Dietoterapia Dietoterapia: tratamento de indivíduos portadores

Leia mais

Sistema Digestório. Prof. Jair Nogueira

Sistema Digestório. Prof. Jair Nogueira Sistema Digestório Função sistema digestivo Constituição sistema digestivo Digestão Deglutição Movimentos Peristálticos Absorção Disfunções do sistema digestivo Prof. Jair Nogueira Sistema Digestivo -

Leia mais

Escrito por Vipgospel Qui, 14 de Novembro de 2013 14:45 - Última atualização Qui, 14 de Novembro de 2013 14:50

Escrito por Vipgospel Qui, 14 de Novembro de 2013 14:45 - Última atualização Qui, 14 de Novembro de 2013 14:50 Manter a hidratação é fundamental para segurar o metabolismo em ordem e também para evitar problemas como tontura e pressão e baixa. Quando o clima esquenta, o desafio é maior: água, sucos naturais e outros

Leia mais

Sangue Professor: Fernando Stuchi

Sangue Professor: Fernando Stuchi Zoologia e Histologia Animal Sangue Professor: Fernando Stuchi Sangue Em animais invertebrados o líquido circulante no interior do sistema cardiovascular é a hemolinfa. Nos vertebrados esse liquido é o

Leia mais

2.3. Sistema Digestivo

2.3. Sistema Digestivo Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Sistemas de Órgãos e Metabolismo Celular Nutrientes Energia CÉLULA Dióxido de Carbono Oxigénio Água Água Mitocôndria Os sistemas de órgãos

Leia mais

Ciências da Natureza

Ciências da Natureza Ciências da Natureza Os alimentos como veículo de nutrientes Trabalho realizado por: Ana Moreira nº2 6ºD Disciplina de: Ciências da Natureza Professora: Sandra Freitas Fajões, Dezembro,2011 Introdução

Leia mais

A) Leia o livro texto páginas: 34 a 38 B) Faça as atividades 1,2 e 3 da página 39, em seu caderno.

A) Leia o livro texto páginas: 34 a 38 B) Faça as atividades 1,2 e 3 da página 39, em seu caderno. CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Atividade de estudo dirigido NUTRIENTES 8º anos 2º período - 2012 ATIVIDADES NUTRIÇÃO A) Leia o livro texto páginas: 34 a 38 B) Faça as atividades 1,2 e 3

Leia mais

Lipídios, Proteínas e Vitaminas

Lipídios, Proteínas e Vitaminas Lipídios, Proteínas e Vitaminas Aula ao Vivo Lipídios Substâncias orgânicas insolúveis em água e solúveis em certos solventes orgânicos apolares, álcool, benzina e éter. Proteínas Componentes fundamentais

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO DENTES INTRODUCÃO. A dentição de um adulto é composta por 32 dentes, 16 para os maxilares e 16 para a mandíbula, sendo:

SISTEMA DIGESTÓRIO DENTES INTRODUCÃO. A dentição de um adulto é composta por 32 dentes, 16 para os maxilares e 16 para a mandíbula, sendo: INTRODUCÃO O alimento contém grande variedade de nutrientes que servem para construir novos tecidos, reparar tecidos danificados e sustentar as reações químicas necessárias para o corpo, é também fonte

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

O sistema digestivo. É composto pelo tubo digestivo e pelas glândulas anexas. Boca. Glândulas salivares. Faringe. Fígado. Esófago.

O sistema digestivo. É composto pelo tubo digestivo e pelas glândulas anexas. Boca. Glândulas salivares. Faringe. Fígado. Esófago. Sistema digestivo O sistema digestivo É composto pelo tubo digestivo e pelas glândulas anexas. Tubo digestivo Boca Faringe Esófago Estômago Intestino delgado Glândulas anexas Glândulas salivares Fígado

Leia mais

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido.

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. O importante é ter em mente que deixar de se alimentar é

Leia mais

Qual é a função do cólon e do reto?

Qual é a função do cólon e do reto? Câncer de Cólon Qual é a função do cólon e do reto? O cólon e o reto constituem o intestino grosso, que possui um importante papel na capacidade do organismo de processar os alimentos. O intestino grosso

Leia mais

O que você precisa saber sobre óleos e gorduras ÓLEOS E GORDURAS

O que você precisa saber sobre óleos e gorduras ÓLEOS E GORDURAS ÓLEOS E GORDURAS Óleos e gorduras comestíveis são fundamentais na alimentação humana, pois, fornecem calorias (9 Kcal/g), auxiliam no transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) para o interior

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Nome N º Ano/Turma 1. Leia atentamente a lista seguinte: pão, proteínas, arroz, alface, laranja, vitaminas e glícidos. a) Indique os que

Leia mais

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II?

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 14 de novembro O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 1. Diabetes é contagioso? 1. Diabetes é contagioso? Sim Você não acertou! O diabetes não é contagioso! O diabetes não passa de pessoa para pessoa,

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A organização

Leia mais

Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I. Tema 1: Conhecendo deu corpo. Fisiologia

Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I. Tema 1: Conhecendo deu corpo. Fisiologia Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Conhecendo deu corpo Fisiologia Digestão e Respiração Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br

Leia mais

Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil

Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS / ARTIGOS Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil Por Dr.Marchesini Publicado dia 18/07/2014 às 04h48 A recente recomendação do Conselho Nacional de Segurança

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios. Recuperação

TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios. Recuperação TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Ciências Data: Professor(a): Carlos Eduardo Nota: 01 Leia o texto e responda às questões. VITAMINAS

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Sistema Digestório Humano Parte 1 Prof.ª Daniele Duó Função O organismo recebe os nutrientes através dos alimentos. Estes alimentos têm de ser transformados em substâncias

Leia mais

Sistema Digestivo. Prof a : Telma de Lima. Licenciatura em Biologia. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Sistema Digestivo. Prof a : Telma de Lima. Licenciatura em Biologia. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Sistema Digestivo Prof a : Telma de Lima Licenciatura em Biologia Função O Sistema Digestivo é um conjunto de vários órgãos que têm como

Leia mais

Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana.

Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana. Sistema digestivo Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana http://isidrodafonseca.wordpress.com Porque nos alimentamos? Todos os seres vivos necessitam de obter matéria e energia permitem

Leia mais

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 CIÊNCIAS

Leia mais

7ª série Ciências Naturais

7ª série Ciências Naturais 7ª série Ciências Naturais Lista de exercícios O homem vive em sociedade e dependem do ambiente para supri todas as suas necessidades. As grandes funções vitais são desempenhadas por sistemas orgânicos,

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos

19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos 19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos Uma das principais causas de morte mundial está relacionada com problemas de coração. Quando as artérias estão entupidas,

Leia mais

Sistema Circulatório: O Sangue

Sistema Circulatório: O Sangue Sistema Circulatório: O Sangue A composição do sangue Embora o sangue tenha uma aparência homogênea, se observado ao microscópio, logo se notará sua composição heterogênea. Isto significa que o sangue

Leia mais

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo Nutrição, digestão e sistema digestório Profª Janaina Q. B. Matsuo 1 2 3 4 Nutrição Nutrição: conjunto de processos que vão desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células. Animais: nutrição

Leia mais

Catálogo de Produtos Biscoitos Integrais

Catálogo de Produtos Biscoitos Integrais Catálogo de Produtos Biscoitos Integrais Mellilotus: Nutrição e Sabor A Mellilotus foi criada para aqueles que se preocupam com a saúde, mas não querem abrir mão do sabor. São receitas balanceadas, que

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO Sistema Circulatório O que é o Sistema Circulatório? É um conjunto de órgãos que tem como função realizar a circulação do sangue por todo o corpo. É constituído pelo coração e vasos

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Definição Nutrição Alimentos Anatomia Fisiologia www.infopedia.pt/$sistema-digestivo,2 Digestão É o conjunto de transformações

Leia mais

a) A digestão enzimática de carboidratos só se inicia no duodeno. b) O meio ácido do estômago inativa todas as enzimas digestivas.

a) A digestão enzimática de carboidratos só se inicia no duodeno. b) O meio ácido do estômago inativa todas as enzimas digestivas. Nome: Nº Ano: 8º Turma: Ensino Fundamental II 2ª Etapa Data: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO - CIÊNCIAS Profª.: Luciana Cardinali QUESTÃO 1 (MACK - adaptada) Assinale a alternativa correta a respeito do processo

Leia mais

Confira quais sao as Frutas Tipicas da Primavera e os beneficios que elas oferecem para a Saude.

Confira quais sao as Frutas Tipicas da Primavera e os beneficios que elas oferecem para a Saude. Frutas Tipicas da Primavera e seus Benefícios Confira quais sao as Frutas Tipicas da Primavera e os beneficios que elas oferecem para a Saude. Falta pouco menos de um mês para o início da primavera, temporada

Leia mais

Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens.

Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens. Avaliação: Professor(a): Cleudinaldo Guimarães Aluno(a): Nº: Turma: Data: NOTA Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens. Questão 1 - CIÊNCIAS 30

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório, responsável pela quebra dos alimentos e absorção dos nutrientes, é composto pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas.

Leia mais

O que é anemia? Glóbulos vermelhos normais: possuem tamanho, forma e cor normais. Globulos Vermelhos com alterações do tamanho, forma, e cor.

O que é anemia? Glóbulos vermelhos normais: possuem tamanho, forma e cor normais. Globulos Vermelhos com alterações do tamanho, forma, e cor. O que é anemia? A Anemia é a diminuição de hemoglobina no organismo, uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos, também denominados de hemácias ou eritrócitos. A hemoglobina é um pigmento vermelho

Leia mais

Sistema Digestivo. Sistema digestivo 28/10/2016. Franciele Guimarães de Brito

Sistema Digestivo. Sistema digestivo 28/10/2016. Franciele Guimarães de Brito Sistema Digestivo Franciele Guimarães de Brito Sistema digestivo O trato digestório: é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus. As estruturas do trato digestório incluem: Boca, Faringe, Esôfago,

Leia mais

Sistema Urinário. 2º ano 2013 Profa. Rose Lopes

Sistema Urinário. 2º ano 2013 Profa. Rose Lopes Sistema Urinário 2º ano 2013 Profa. Rose Lopes Considerações iniciais Excretas Produto indesejável do metabolismo celular Excretas nitrogenadas Produtos indesejáveis do metabolismo de proteínas ou ácidos

Leia mais

catálogo de produtos alimentos

catálogo de produtos alimentos catálogo de produtos alimentos Açúcar Mascavo 153 82 500 g 1000 g 7 898937925243 7 898937925168 O Açúcar Mascavo Fito Alimentos mantém as propriedades nutricionais naturais, pois não passa por nenhum processo

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. intestino grosso glândulas salivares fígado. estômago esófago boca

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. intestino grosso glândulas salivares fígado. estômago esófago boca Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares fígado estômago esófago boca faringe intestino delgado pâncreas O sistema digestivo humano é constituído

Leia mais

A dieta mediterrânea é conhecida por ter como elementos que a caracterizam o pão, o azeite e vinho. Estes três elementos são a marca desta dieta.

A dieta mediterrânea é conhecida por ter como elementos que a caracterizam o pão, o azeite e vinho. Estes três elementos são a marca desta dieta. A dieta mediterrânea é conhecida por ter como elementos que a caracterizam o pão, o azeite e vinho. Estes três elementos são a marca desta dieta. Desde o final da Idade da Pedra, os cereais, grupo no qual

Leia mais

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA NUTRIÇÃO E DIETETICA

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA NUTRIÇÃO E DIETETICA MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA NUTRIÇÃO E DIETETICA SISTEMA DIGESTORIO TÉCNICA DIETETICA E GASTRONOMIA CONTEÚDO ACUMULADO ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 NUTRIÇÃO - Campus Mossoró) 3ª série Introdução

Leia mais

Sangue Eritrócitos. Fisiologia Molecular BCT 2S/2011. Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP

Sangue Eritrócitos. Fisiologia Molecular BCT 2S/2011. Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP Sangue Eritrócitos Fisiologia Molecular BCT 2S/2011 Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP FUNÇÕES DO SANGUE 1) Respiratória: transporte dos gases O 2 e CO 2 2) Nutritiva: transporte dos diversos

Leia mais

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Completa o texto com os termos:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Completa o texto com os termos: Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares fígado Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares

Leia mais

Texto de apoio ao professor

Texto de apoio ao professor Texto de apoio ao professor T1 Introdução: O sistema cárdio-respiratório, é composto pelos sistemas circulatório e respiratório. Este permite que todas as células do corpo recebam os elementos necessários

Leia mais

Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos.

Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos. Fisiologia Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos. A fisiologia humana compreende os estudos sobre os principais sistemas presentes no organismo humano. Sistema Digestório

Leia mais

Lição 01 O CORPO HUMANO

Lição 01 O CORPO HUMANO Lição 01 O CORPO HUMANO OBJETIVOS: Ao final desta lição, os participantes serão capazes de: 1. Explicar o conceito de posição anatômica. 2. Citar a localização de uma lesão utilizando referências anatômicas.

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Gastrintestinal - Digestão e Absorção -

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Gastrintestinal - Digestão e Absorção - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fisiologia Gastrintestinal - Digestão e Absorção - Prof. Dr. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências

Leia mais

VII O QUE É NUTRIÇÃO E POR QUE COMEMOS?

VII O QUE É NUTRIÇÃO E POR QUE COMEMOS? VII O QUE É NUTRIÇÃO E POR QUE COMEMOS? Imagine que você tem uma planta muito especial, e quer, por esse motivo, dar a ela todas as condições para que possa viver mais, com melhor aparência, sendo mais

Leia mais

DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII

DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII Todos os seres vivos necessitam de energia para viver Os carboidratos são a principal fonte de energia Para os seres

Leia mais

Definição: Catalisadores biológicos; Longas cadeias de pequenas moléculas chamadas aminoácidos.

Definição: Catalisadores biológicos; Longas cadeias de pequenas moléculas chamadas aminoácidos. Enzimas baraobiologia.com Definição: Catalisadores biológicos; Longas cadeias de pequenas moléculas chamadas aminoácidos. Função: Viabilizar a atividade das células, quebrando moléculas ou juntando-as

Leia mais

M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia.

M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia. M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia. EL - Onde ocorre a absorção de água e sais minerais? V - Por que

Leia mais

10 dicas. Desvendar Rótulos. A ordem dos ingredientes altera o produto

10 dicas. Desvendar Rótulos. A ordem dos ingredientes altera o produto 10 dicas Desvendar Rótulos 1 A ordem dos ingredientes altera o produto Os ingredientes são apresentados em ordem decrescente de quantidade. Isso significa que o primeiro ingrediente é o de maior quantidade,

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira

SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA DIGESTÓRIO Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA DIGESTÓRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Conjunto de órgãos que realizam a ingestão dos alimentos, sua digestão e a absorção dos produtos resultantes;

Leia mais

Nutrição e metabolismo celular

Nutrição e metabolismo celular Nutrição e metabolismo celular Nutrição - Conjunto de processos que fornecem ao organismo os nutrientes necessários à sua sobrevivência. Ocorre desde a entrada do alimento no corpo até à passagem dos nutrientes

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) Dispõe sobre a mineralização dos solos e a segurança alimentar e nutricional. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A segurança

Leia mais

SEMENTES ALIMENTARES PORQUE SÃO TÃO POPULARES? Parte II

SEMENTES ALIMENTARES PORQUE SÃO TÃO POPULARES? Parte II SEMENTES ALIMENTARES PORQUE SÃO TÃO POPULARES? Parte II Vamos então hoje terminar o artigo sobre as sementes alimentares. Boa leitura! SEMENTES DE CÂNHAMO Ainda não são muito usadas em Portugal, mas são

Leia mais

TIPOS DE ALIMENTOS E FORMAS DE PRODUÇÃO

TIPOS DE ALIMENTOS E FORMAS DE PRODUÇÃO E FORMAS DE PRODUÇÃO Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Que tipo de alimento você é? Que tipo de alimento você quer ser? CONCEITO (ALIMENTOS) Alimento é toda substância ou mistura de

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Intestino delgado é um tubo muscular de cerca de 5 a 6 metros de comprimento, revestido de mucosa e mantido em sua posição na cavidade abdominal

Leia mais

Digestão Comparada. Biologia Alexandre Bandeira e Rubens Oda Aula ao Vivo

Digestão Comparada. Biologia Alexandre Bandeira e Rubens Oda Aula ao Vivo Digestão Comparada Digestão Humana Digestão do tipo extracelular Ações mecânicas e químicas-enzimáticas; O aparelho digestório humano é formado pelo tubo digestivo - Boca, faringe, esôfago,, intestino

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA

CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA Ano Lectivo 2009/2010 FUNÇÕES DOS NUTRIENTES Nutrientes Energéticos Plásticos Reguladores Funções

Leia mais

Acessulfame K: é um adoçante derivado do potássio, seu poder adoçante é de até 200 vezes maior do que a sacarose. O Acessulfame K

Acessulfame K: é um adoçante derivado do potássio, seu poder adoçante é de até 200 vezes maior do que a sacarose. O Acessulfame K Os prós e contras dos diferentes tipos de adoçantes e açucares A busca por novos tipos de adoçantes é cada vez maior, não apenas por aqueles que necessitam deste produto, como os pacientes diabéticos,

Leia mais

CÁLCIO - Ca CARACTERÍSTICAS: ESTUDADO CONJUNTAMENTE COM O FÓSFORO (P) 99% ESTÁ NOS OSSOS E DENTES 1% EM TECIDOS MOLES E FLUIDOS ENCONTRA-SE NOS FUIDOS

CÁLCIO - Ca CARACTERÍSTICAS: ESTUDADO CONJUNTAMENTE COM O FÓSFORO (P) 99% ESTÁ NOS OSSOS E DENTES 1% EM TECIDOS MOLES E FLUIDOS ENCONTRA-SE NOS FUIDOS MACROMINERAIS Ca, P, Mg, S, Na, Cl e K CÁLCIO - Ca CARACTERÍSTICAS: ESTUDADO CONJUNTAMENTE COM O FÓSFORO (P) 99% ESTÁ NOS OSSOS E DENTES 1% EM TECIDOS MOLES E FLUIDOS ENCONTRA-SE NOS FUIDOS EXTRACELULARES

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 15/A. A substância que converte o pepsinogênio (forma inativa) em pepsina (forma ativa) no estômago é:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 15/A. A substância que converte o pepsinogênio (forma inativa) em pepsina (forma ativa) no estômago é: 9 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 15/A QUESTÃO 16 A sacarase é uma enzima intestinal que hidrolisa sacarose em: a) glicose e frutose. b) lactose e frutose. c) frutose e maltose. d) glicose e maltose.

Leia mais