PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença?"

Transcrição

1 PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença? Centro de Ciências da Saúde - UFRJ Rio de Janeiro, 8 de abril de 2002

2 LEGISLAÇÕES DE Decreto - Lei 986/69 - Normas Básicas de Alimentos Alimento dietético todo alimento elaborado para regimes alimentares especiais destinado a ser ingerido por pessoas sãs. Lei n.º 5.991, de 17 de dezembro de 1973 Controle Sanitário de Produtos Produto dietéticos produto tecnicamente elaborado para atender à necessidades dietéticas de pessoas em condições fisiológicas especiais.

3 LEGISLAÇÕES DE Lei n.º 6.360, de 23 de setembro de 1976, regulamentada pelo Decreto n.º de 1977 Produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Produtos dietéticos - aqueles com finalidade de suprir necessidades dietéticas especiais; suplementar a alimentação com vitaminas,aminoácidos, minerais e outros elementos; e substituir os alimentos habituais nas dietas de restrição. Portaria n.º 01/SNVS/MS de 07 de janeiro de o registro de produtos para dietas especiais e edulcorantes passa a ser competência da área alimentos.

4 LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL CODEX ALIMENTARIUS Programa Conjunto FAO/OMS sobre Normas Alimentares com objetivo de: Proteger a saúde dos consumidores e Assegurar práticas eqüitativas no comércio dos alimentos. Norma Geral de Alimentos para Regimes Especiais (1985) Alimentos para regimes especiais alimentos elaborados ou preparados especialmente para satisfazer necessidades particulares de alimentação determinadas por condições físicas ou fisiológicas particulares e ou enfermidades ou transtornos específicos e que se apresentem como tal. A composição deve ser diferente da composição de alimentos tradicionais de natureza análoga. Pode ser usada a designação para regimes especiais ou uma expressão equivalente adequada.

5 LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL Diretrizes para Uso de Declarações de Propriedades Nutricionais (1997) Declaração de Propriedades Nutricionais Qualquer representação que afirme, sugira ou implique que um alimento possua propriedades nutritivas particulares especiais, não só em relação com seu valor energético e conteúdo de proteínas, gorduras e carboidratos como também em relação ao seu conteúdo de vitaminas e minerais. Expressões a serem utilizadas: Reduzido, Menos, Aumentado, Mais que, Alto conteúdo, Baixo conteúdo, etc.

6 REFLEXOS NA REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA Ministério da Saúde Portaria n.º 27, de 13 de janeiro de 1998 Regulamento Técnico referente à Informação Nutricional Complementar Portaria n.º 29, de 13 de janeiro de 1998 Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Alimentos para Fins Especiais Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Instrução Normativa n.º 29, de 27 de setembro de 1999 Regulamenta a Bebida Dietética e de Baixa Caloria Bebida Dietética teor de açúcar menor que 0,5 g/100ml. Este limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos quando proveniente da adição de suco de fruta. Permitido o uso do termo Diet. Bebida de baixa caloria - o conteúdo de açúcares substituído por edulcorante natural ou artificial e cujo teor calórico não ultrapasse 20 kcal/100ml. Permitido o uso do temo Light.

7 INFORMAÇÃO NUTRICIONAL COMPLEMENTAR:CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUE É INFORMAÇÃO NUTRICIONAL COMPLEMENTAR? Qualquer representação que afirme, sugira ou implique que um alimento possui uma ou mais propriedades nutricionais particulares, relativas ao seu valor energético e ou seu conteúdo de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras alimentares, vitaminas e ou minerais. COMO PODE SER DECLARADA A INFORMAÇÃO NUTRICIONAL COMPLEMENTAR? De forma absoluta - descrevendo o nível e ou quantidade de nutriente contido no alimento; De forma comparativa - comparando os níveis de nutrientes de dois ou mais alimentos.

8 INFORMAÇÃO NUTRICIONAL COMPLEMENTAR:CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL COMPLEMENTAR? Opcional; Alimento pronto para consumo; Expressa em 100g ou 100 ml; Não levar a erro ou engano do consumidor; Esclarecer que todos os alimentos daquele tipo possuem essa característica. (característica inerente ) A diferença na quantidade de nutrientes deve ser expressa em percentagem, fração ou quantidade absoluta.(comparativa)

9 INFORMAÇÃO NUTRICIONAL COMPLEMENTAR:CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUAIS SÃO OS TERMOS UTILIZADOS? Atributo Conteúdo Absoluto Termos Estrangeiros Baixo Baixo, pobre, leve Light, lite, low. Não contém Não contém, livre, Free, No, Without... Alto teor Alto teor, rico em High... Rich... Alto conteúdo Fonte de Fonte de... Source... Muito Baixo Muito baixo Very low Sem adição Sem adição de No...added Atributo Conteúdo Comparativo Termos Estrangeiros Reduzido Reduzido... leve Light... Lite Aumentado Aumentado Increased

10 CONDIÇÕES PARA DECLARAÇÕES RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE NUTRIENTES E VALOR ENERGÉTICO CALORIAS Baixo ou Light Máximo de 40 kcal/100g ou 20 kcal/100ml. Reduzido No mínimo 25% de calorias a menos do que o alimento de referência e diferença maior que 40 kcal/100g ou 20 kcal/100ml. AÇÚCAR Baixo ou Light Máximo de 5 g de açúcar em 100 g ou 100 ml e máximo de 40 kcal/100g ou 20 kcal/100 ml. Se não houver redução de calorias, usar a frase: Este não é um alimento com valor energético reduzido. Sem Adição de Açúcar Açúcares não foram adicionados durante a produção ou embalagem do produto e não contém ingredientes que açúcares foram adicionados. Se o alimento não atender a condição de baixo ou reduzido em calorias, usar a frase: Este não é um alimento com valor energético reduzido.

11 CONDIÇÕES PARA DECLARAÇÕES RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE NUTRIENTES E VALOR ENERGÉTICO GORDURAS TOTAIS Baixo ou Light Máximo de 3 g de gordura em 100 g ou 1,5 g de gordura em 100 ml. Reduzido No mínimo 25% a menos de gordura do que o alimento de referência. A diferença deve ser maior que 3g de gordura em 100g ou 1,5g em 100 ml. GORDURAS SATURADAS Baixo ou Light Máximo de 1,5 g de gordura saturada em 100g ou 0,75 g em 100 ml. A energia fornecida por gordura deve ser no máximo 10% do Valor Energético. Reduzido No mínimo 25% a menos de colesterol que o alimento de referência. A diferença deve ser maior que 1,5g/100g ou 0,75g/100 ml.

12 CONDIÇÕES PARA DECLARAÇÕES RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE NUTRIENTES E VALOR ENERGÉTICO COLESTEROL Baixo ou Light Máximo de 20mg de colesterol em 100 g ou 10 mg de colesterol em 100 ml e máximo de 1,5 g de gordura saturada em 100 g ou 0,75 em 100 ml. A energia fornecida por gordura saturada deve ser no máximo 10% do Valor Energético. Reduzido No mínimo 25% a menos de colesterol que o alimento de referência. A diferença deve ser maior que 20 mg colesterol/100g ou 10 mg de colesterol em 100 ml.

13 ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS: CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUE SÃO ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS? Alimentos especialmente formulados ou processados adequados à utilização em dietas diferenciadas e ou opcionais, atendendo às necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas. QUAIS ALIMENTOS NÃO SE ENQUADRAM NESTA DEFINIÇÃO? Alimentos Adicionados de Nutrientes Essenciais /Bebidas Dietéticas e de Baixa Caloria/Suplementos Vitamínicos e Minerais/Aminoácidos/ Produtos com substâncias medicamentosas ou indicações terapêuticas. COMO SÃO CLASSIFICADOS OS ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS? Alimentos para dietas com restrição de nutrientes; Alimentos para ingestão controlada de nutrientes; Alimentos para grupos populacionais específicos.

14 ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS: CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE PODEM USAR A EXPRESSÃO DIET? Alimentos para dietas com restrição de carboidratos - devem conter no máximo 0,5 g do dissacarídio de referência /100g ou 100 ml no produto final a ser consumido. Alimentos para dietas com restrição de gorduras devem conter no máximo 0,5g de gordura total/100g ou 100 ml no produto final a ser consumido. Alimentos para dietas com restrição de proteínas devem ser totalmente isentos do componente associado ao distúrbio para ao qual se destina.

15 ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS: CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE PODEM USAR A EXPRESSÃO DIET? Alimentos para dietas com restrição de sódio apresentam redução de sódio e são elaborados para pessoas que necessitem de dietas hipossódicas, cujo valor dietético especial é o resultado da redução ou restrição de sódio. Alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares - especialmente formulados para atender às necessidades de pessoas que apresentem distúrbios no metabolismo de açúcar, não devendo ser adicionado de açúcares. Alimentos para controle de peso - aqueles que substituem ou são acrescidos às refeições para a finalidade específica de propiciar a redução, manutenção ou ganho de peso.

16 ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS: CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES ADICIONAIS QUE DEVEM CONSTAR DO RÓTULO DESSES ALIMENTOS? Os alimentos para dietas com restrição de nutrientes e para ingestão controlada de nutrientes devem conter no rótulo as seguintes frases e orientações: Diabéticos: contém (especificar o mono ou dissacarídio), quando contiverem glicose, frutose e ou sacarose. Contém fenilalanina: quando houver adição de aspartame. Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico.

17 LIGHT x DIET : PRINCIPAIS DIFERENÇAS GRUPOS POPULACIONAIS LIGHT: grupos populacionais saudáveis. DIET: grupos populacionais com necessidades específicas. CONTEÚDO DE NUTRIENTES LIGHT: redução de nutrientes em limites mais toleráveis. DIET: presença de até O,5 g do nutriente ou total isenção. PRESENÇA DE ORIENTAÇÃO ADICIONAL NA ROTULAGEM LIGHT: não é exigida. DIET: exigida: Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico. OBRIGATORIEDADE LIGHT: não obrigatória. DIET: obrigatória.

18

19

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Você sabe o que está comendo? Por

Leia mais

10 dicas. Desvendar Rótulos. A ordem dos ingredientes altera o produto

10 dicas. Desvendar Rótulos. A ordem dos ingredientes altera o produto 10 dicas Desvendar Rótulos 1 A ordem dos ingredientes altera o produto Os ingredientes são apresentados em ordem decrescente de quantidade. Isso significa que o primeiro ingrediente é o de maior quantidade,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação.

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. LEI Nº 14.242, DE 29 DE JULHO DE 2002. Dispõe sobre o controle e a venda de alimentos nos estabelecimentos farmacêuticos

Leia mais

Art. 2º As empresas têm o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da publicação deste Regulamento, para se adequarem ao mesmo.

Art. 2º As empresas têm o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da publicação deste Regulamento, para se adequarem ao mesmo. SECRETARIA DE VIGÊNCIA SANITÁRIA PORTARIA Nº 29, DE 13 DE JANEIRO DE 1998 (*) A Secretária de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições legais, considerando a necessidade

Leia mais

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária Perguntas e Respostas sobre Informação Nutricional Complementar Gerência de Produtos Especiais Gerência Geral de Alimentos www.anvisa.gov.br Brasília/DF

Leia mais

Compromisso da Kraft Foods Brasil

Compromisso da Kraft Foods Brasil Compromisso da Kraft Foods Brasil Compromisso da empresa A Kraft Foods adota, mundialmente, regras para dirigir a publicidade de seus produtos a crianças de forma responsável. De acordo com tais regras,

Leia mais

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE DOURADOS-SIMD. Resolução nº 07/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 04 /2015/SIMD

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE DOURADOS-SIMD. Resolução nº 07/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 04 /2015/SIMD SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE DOURADOS-SIMD Resolução nº 07/2015. (Diário Oficial nº 4.070 de 09/10/2015). Obs. Todos os textos de Leis, Decretos e normativas aqui descritos não substituem os originais

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2016 ANEXO I RETIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DOS ITENS ONDE SE LÊ: Valor unitário. Valor total. Item Produto Qnt

PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2016 ANEXO I RETIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DOS ITENS ONDE SE LÊ: Valor unitário. Valor total. Item Produto Qnt PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2016 ANEXO I RETIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DOS ITENS ONDE SE LÊ: Item Produto Qnt 1. 3. 4. 5. 6. SUPLEMENTO NUTRICIONAL HIPERPROTEICO com densidade calórica de 1kcal/ml. Contendo em

Leia mais

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE Índice Introdução 3 O que é o Semáforo Nutricional? 4 Porquê o Semáforo? 5 Porquê gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sal? 5 O que significam as cores? 8 O que é uma

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 27 DE SETEMBRO DE 1999

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 27 DE SETEMBRO DE 1999 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 27 DE SETEMBRO DE 1999 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO

Leia mais

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE Índice Introdução 3 O que é o Semáforo Nutricional? 4 Porquê o Semáforo? 5 Porquê gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sal? 5 O que significam as cores? 8 O que é uma

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) Dispõe sobre a mineralização dos solos e a segurança alimentar e nutricional. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A segurança

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 271, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 271, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 271, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do

Leia mais

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A ANEXO H ALIMENTOS, REFRIGERANTES, SUCOS, ACHOCOLATADOS E BEBIDAS ISENTAS DE ÁLCOOL. Os anúncios deverão adotar terminologia para designar qualidades como diet, light, não contém açúcar, não contém glúten.

Leia mais

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE BARRAS DE CEREAIS E GRANOLAS

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE BARRAS DE CEREAIS E GRANOLAS ANÁLISE DA OULAGEM NUICIONAL DE BAS DE CEEAIS E GNOLAS C.. Storck 1, A. P. de Oliveira 2 1 - Curso de Nutrição - Centro Universitário Franciscano - CEP: 97010-491 - Santa Maria - S - Brasil, elefone: (55

Leia mais

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II?

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 14 de novembro O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 1. Diabetes é contagioso? 1. Diabetes é contagioso? Sim Você não acertou! O diabetes não é contagioso! O diabetes não passa de pessoa para pessoa,

Leia mais

Informe Técnico n. 72, de 1 de agosto de 2016. Resultados do monitoramento do teor de sódio nos alimentos processados - Terceiro termo de compromisso.

Informe Técnico n. 72, de 1 de agosto de 2016. Resultados do monitoramento do teor de sódio nos alimentos processados - Terceiro termo de compromisso. Informe Técnico n. 72, de 1 de agosto de 2016 Assunto: Resultados do monitoramento do teor de sódio nos alimentos processados - Terceiro termo de compromisso. 1. Introdução Em 13 de dezembro de 2011 o

Leia mais

Base de dados de Suplementos Alimentares. Paulo Fernandes

Base de dados de Suplementos Alimentares. Paulo Fernandes Base de dados de Suplementos Alimentares Paulo Fernandes Suplementos Alimentares Definição: DL nº136/2003 de 28 de Junho - Géneros alimentícios - Destinam-se a complementar e ou suplementar o regime alimentar

Leia mais

Instrução Normativa nº 28 de 12/06/2007 / MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (D.O.U. 14/06/2007)

Instrução Normativa nº 28 de 12/06/2007 / MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (D.O.U. 14/06/2007) Instrução Normativa nº 28 de 12/06/2007 / MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (D.O.U. 14/06/2007) Composto lácteo. Aprovar o regulamento técnico para fixação de identidade e qualidade

Leia mais

PERFIL DO CONSUMIDOR DIABÉTICO TIPO I E II E SEU CONHECIMENTO SOBRE PRODUTOS DIET

PERFIL DO CONSUMIDOR DIABÉTICO TIPO I E II E SEU CONHECIMENTO SOBRE PRODUTOS DIET 1 PERFIL DO CONSUMIDOR DIABÉTICO TIPO I E II E SEU CONHECIMENTO SOBRE PRODUTOS DIET CÉSAR, Iva Maria de Oliveira (Unitri) iva.mocesar@gmail.com ARAÚJO, Ana Cristina Tomaz (Unitri) anacrisnutricao@yahoo.com.br

Leia mais

LEGISLAÇÃO SANITÁRIA FEDERAL DE LEITE E DERIVADOS

LEGISLAÇÃO SANITÁRIA FEDERAL DE LEITE E DERIVADOS MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL SERVIÇO DE INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS LEGISLAÇÃO SANITÁRIA

Leia mais

Projeto de Lei do Senado nº., de 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Projeto de Lei do Senado nº., de 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: 1 Projeto de Lei do Senado nº., de 2005 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Obriga os estabelecimentos que especifica a fornecerem informações nutricionais dos alimentos e bebidas preparados. Art. 1º Os serviços

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 4 DE SETEMBRO DE 2003

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 4 DE SETEMBRO DE 2003 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 4 DE SETEMBRO DE 2003 Aprova o Regulamento Técnico para Fixação dos Padrões de Identidade e Qualidade Gerais para Suco Tropical; os Padrões de Identidade e Qualidade dos Sucos

Leia mais

AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS ALIMENTOS DIET E LIGHT UM ALERTA PARA OS CONSUMIDORES DIABÉTICOS E HIPERTENSOS

AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS ALIMENTOS DIET E LIGHT UM ALERTA PARA OS CONSUMIDORES DIABÉTICOS E HIPERTENSOS 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ MILENA LIDIANE BOMFIM DE MELO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS ALIMENTOS DIET E LIGHT UM ALERTA PARA OS CONSUMIDORES DIABÉTICOS E HIPERTENSOS FORTALEZA/CEARÁ 2007 Livros Grátis

Leia mais

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Dra. Maria Carolina Batista Campos von Atzingen Doutora e Mestre pela Faculdade de Saúde Pública USP Nutricionista FSP/USP 2018 1 EMBALAGEM X RÓTULO Embalagem: recipiente

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015

INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 Prova 02 2015 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento

Leia mais

Acessulfame K: é um adoçante derivado do potássio, seu poder adoçante é de até 200 vezes maior do que a sacarose. O Acessulfame K

Acessulfame K: é um adoçante derivado do potássio, seu poder adoçante é de até 200 vezes maior do que a sacarose. O Acessulfame K Os prós e contras dos diferentes tipos de adoçantes e açucares A busca por novos tipos de adoçantes é cada vez maior, não apenas por aqueles que necessitam deste produto, como os pacientes diabéticos,

Leia mais

Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil

Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS / ARTIGOS Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil Por Dr.Marchesini Publicado dia 18/07/2014 às 04h48 A recente recomendação do Conselho Nacional de Segurança

Leia mais

24 centros de distribuição do Brasil em unidades produzidas. 40 mil. Mais de 200 indústria farmacêutica. 270 milhões unidades produzidas por ano

24 centros de distribuição do Brasil em unidades produzidas. 40 mil. Mais de 200 indústria farmacêutica. 270 milhões unidades produzidas por ano ENTRE AS MAIORES INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL E COM O MAIOR CRESCIMENTO DO MERCADO. 9 empresas 24 centros de distribuição do Brasil em unidades produzidas Mais de O Grupo Cimed é assim: medicamentos,

Leia mais

PREPARATIVOS PARA A NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE EFICIÊNCIA E ROTULAGEM ENERGÉTICAS

PREPARATIVOS PARA A NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE EFICIÊNCIA E ROTULAGEM ENERGÉTICAS PREPARATIVOS PARA A NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE EFICIÊNCIA E ROTULAGEM ENERGÉTICAS ATLANTIC E A NOVA NORMATIVA ENERGÉTICA Há mais de 40 anos que a Atlantic investiga e desenvolve, diariamente, soluções para

Leia mais

Portaria Inmetro nº 15, de 05 de janeiro de 2011.

Portaria Inmetro nº 15, de 05 de janeiro de 2011. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria Inmetro nº 15, de 05 de janeiro de 2011. O PRESIDENTE

Leia mais

Título em inglês Consumer s knowledge about diet and light foods in supermarkets in Bragança Paulista, São Paulo.

Título em inglês Consumer s knowledge about diet and light foods in supermarkets in Bragança Paulista, São Paulo. Título: Avaliação do grau de conhecimento do consumidor sobre alimentos diet e light em supermercados de Bragança Paulista, São Paulo. Título em inglês Consumer s knowledge about diet and light foods in

Leia mais

ROTULAGEM DE ALIMENTOS

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ROTULAGEM DE ALIMENTOS Profª Ana Paula F. Bernardes Silva A QUEM COMPETE MINISTÉRIO DA SAÚDE: Produtos de origem animal; Vegetais e cereais (grãos) in natura; Bebidas e vinagre; Mel. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA:

Leia mais

Lei nº 5.146, de 19 de agosto de 2013 Decreto nº 36.900, de 23 de novembro de 2015

Lei nº 5.146, de 19 de agosto de 2013 Decreto nº 36.900, de 23 de novembro de 2015 Lei nº 5.146, de 19 de agosto de 2013 Decreto nº 36.900, de 23 de novembro de 2015 Estabelece diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas da rede de ensino do Distrito Federal. O GOVERNADOR

Leia mais

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio.

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter.

Leia mais

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Perguntas e Respostas sobre Fórmulas Infantis.

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Perguntas e Respostas sobre Fórmulas Infantis. ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária Perguntas e Respostas sobre Fórmulas Infantis Gerência de Produtos Especiais Gerência Geral de Alimentos www.anvisa.gov.br Brasília/DF Fevereiro de 2014

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS E NUTRIENTES ALIMENTOS E NUTRIENTES As necessidades alimentares As necessidades alimentares dependem de vários fatores: estado de saúde; clima; atividade diária; nível de esforço físico; idade. A constituição dos alimentos

Leia mais

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO SUSTEMIL KIDS CHOCOLATE

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO SUSTEMIL KIDS CHOCOLATE FICHA DE ESPECIFICAÇÃO SUSTEMIL KIDS CHOCOLATE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA NOME DA EMPRESA: NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Endereço: Rua Pitangui, n 77 B. Concórdia. Belo Horizonte MG CNPJ. 04.040.657/0001-33

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 260, DE 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 260, DE 2013 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 260, DE 2013 Altera o Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, que institui normas básicas sobre alimentos, para determinar que os alimentos que contenham lactose indiquem,

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 263, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 263, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 263, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do

Leia mais

Prof. Eduardo Purgatto Faculdade de Saúde Pública/USP Departamento de Nutrição 2016 Objetivos Definições Usos e Aplicações

Prof. Eduardo Purgatto Faculdade de Saúde Pública/USP Departamento de Nutrição 2016 Objetivos Definições Usos e Aplicações Rotulagem Nutricional de Alimentos Prof. Eduardo Purgatto Faculdade de Saúde Pública/USP Departamento de Nutrição 2016 Objetivos Definições Usos e Aplicações O que é rotulagem nutricional? Toda inscrição

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ABIA E MINISTÉRIO DA SAÚDE

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ABIA E MINISTÉRIO DA SAÚDE I SEMINÁRIO ESTADUAL DA REDE-SANS DESAFIO E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADEQUADA E SOLIDÁRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ABIA E MINISTÉRIO DA SAÚDE São Paulo,

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação Ministério da Educação Participantes do PNAE FNDE Assistência financeira, normatização, coordenação, acompanhamento, monitoramento e fiscalização. Entidade executora. SEDUC estadual

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Saúde Alimentar 2 Alegações Nutricionais e de Saúde 1 Para ajudar e facilitar as escolhas alimentares o mercado alimentar fornece informações adicionais que simplificam a seleção dos alimentos em função

Leia mais

Indicadores do Estado de Saúde de uma população

Indicadores do Estado de Saúde de uma população Indicadores do Estado de Saúde de uma população O que é a Saúde? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o estado de completo bemestar físico, mental e social e não, apenas, a ausência de

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO SUCO E POLPA DE FRUTAS ARTESANAIS. Audiência Pública

REGULAMENTAÇÃO DO SUCO E POLPA DE FRUTAS ARTESANAIS. Audiência Pública REGULAMENTAÇÃO DO SUCO E POLPA DE FRUTAS ARTESANAIS Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados Audiência Pública Brasília, 10 de dezembro de 2013 Polpa

Leia mais

NPT 034 HIDRANTE URBANO

NPT 034 HIDRANTE URBANO Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 034 Hidrante Urbano CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 9páginas SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências Normativas e Bibliográficas

Leia mais

GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES

GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES GUIA PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS SANEANTES A estabilidade de produtos saneantes depende de fatores ambientais como temperatura, umidade e luz, e de outros inerentes ao produto

Leia mais

É contraditório, mas é tanta coisa a menos, que você tem mais motivos para indicar aos seus pacientes. Simples. Natural. Delicioso. HARTS.COM.

É contraditório, mas é tanta coisa a menos, que você tem mais motivos para indicar aos seus pacientes. Simples. Natural. Delicioso. HARTS.COM. tu na gor dur a Se m açc ú ca r. sal. ras. de fib l. Fonte ra 0% 10 tra ns Menor c. arga glic êmica. É contraditório, mas é tanta coisa a menos, que você tem mais motivos para indicar aos seus pacientes.

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012 RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012 A pesquisa comparativa de preços de medicamentos foi realizada por funcionários do Núcleo Regional Campinas (Fundação Procon/SP)

Leia mais

Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 43, de 19 de setembro de 2011.

Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 43, de 19 de setembro de 2011. 1 Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 43, de 19 de setembro de 2011. Dispõe sobre o regulamento técnico para fórmulas infantis para lactentes. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

Dietas veterinárias. Alimentação para carnívoros, sem cereais. Alimentação para carnívoros, baixo conteúdo em cereais ancestrais

Dietas veterinárias. Alimentação para carnívoros, sem cereais. Alimentação para carnívoros, baixo conteúdo em cereais ancestrais OFERTAS JUNHO 2015 Somente em Henry Schein Dietas veterinárias Alimentação para carnívoros, sem cereais Alimentação para carnívoros, baixo conteúdo em cereais ancestrais 800 834 196 Fax: 00800 40 834 064

Leia mais

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido.

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. O importante é ter em mente que deixar de se alimentar é

Leia mais

BOLO DE CHOCOLATE COM FARINHA DE SOJA: ANÁLISE SENSORIAL E INTENÇÃO DE COMPRA DO PRODUTO.

BOLO DE CHOCOLATE COM FARINHA DE SOJA: ANÁLISE SENSORIAL E INTENÇÃO DE COMPRA DO PRODUTO. BOLO DE CHOCOLATE COM FARINHA DE SOJA: ANÁLISE SENSORIAL E INTENÇÃO DE COMPRA DO PRODUTO. Ingrid Icety Insfran¹, Thaise Maria Tobal ². ¹ Acadêmica do Curso de Nutrição, ² Orientadora. Docente na Graduação

Leia mais

Vigilância Alimentar e Nutricional

Vigilância Alimentar e Nutricional Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição Vigilância Alimentar e Nutricional Conceito de Segurança Alimentar

Leia mais

DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII

DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII Todos os seres vivos necessitam de energia para viver Os carboidratos são a principal fonte de energia Para os seres

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Introdução A presente Nota Técnica apresenta as diretrizes para a implementação

Leia mais

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação: Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública nº 85, de 13 de dezembro de 2004. D.O.U de 17/12/2004 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

TIPOS DE ALIMENTOS E FORMAS DE PRODUÇÃO

TIPOS DE ALIMENTOS E FORMAS DE PRODUÇÃO E FORMAS DE PRODUÇÃO Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Que tipo de alimento você é? Que tipo de alimento você quer ser? CONCEITO (ALIMENTOS) Alimento é toda substância ou mistura de

Leia mais

TABELA NUTRICIONAL BOLO DE CHOCOLATE TRADICIONAL SUPERCONGELADO

TABELA NUTRICIONAL BOLO DE CHOCOLATE TRADICIONAL SUPERCONGELADO TABELA NUTRICIONAL BOLO DE CHOCOLATE TRADICIONAL SUPERCONGELADO Ingredientes: Água, açúcar cristal, chocolate (53% cacau), manteiga, açúcar confeiteiro, gema de ovo pasteurizada, cacau em pó, clara de

Leia mais

Obesidade: panorama brasileiro

Obesidade: panorama brasileiro Mesa Redonda Publicidade de alimentos dirigida ao público infantil IDEC e Instituto Alana São Paulo, 10 de março de 2009 Obesidade: panorama brasileiro Carlos A. Monteiro carlosam@usp.br Departamento de

Leia mais

Como transformar o lanche das cinco em um lanche saudável? Nutricionista: Patrícia Souza

Como transformar o lanche das cinco em um lanche saudável? Nutricionista: Patrícia Souza Como transformar o lanche das cinco em um lanche saudável? Nutricionista: Patrícia Souza ALIMENTAÇÃO A alimentação é um processo de seleção de alimentos, fruto das preferências, das disponibilidades e

Leia mais

NORMA TÉCNICA 34/2014

NORMA TÉCNICA 34/2014 ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 34/2014 Hidrante Urbano SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5

Leia mais

Unidade V Desnutrição e Obesidade NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno

Unidade V Desnutrição e Obesidade NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno Unidade V Desnutrição e Obesidade NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM Profa Dra Milena Baptista Bueno Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) SAN é a garantia do acesso regular e permanente a alimentos de qualidade,

Leia mais

ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 06/2001

ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 06/2001 ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 06/2001 Tipos de PJ s: HOSPITAIS E CLÍNICAS A Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região, no uso de suas atribuições legais que lhe confere a Lei 6.583/78; Considerando

Leia mais

DOCUMENTO 2 CONTRIBUIÇÕES INCORPORADAS AO REGULAMENTO PROVENIENTES DA CONSULTA PÚBLICA Nº. 71/2006

DOCUMENTO 2 CONTRIBUIÇÕES INCORPORADAS AO REGULAMENTO PROVENIENTES DA CONSULTA PÚBLICA Nº. 71/2006 14 DOCUMENTO 2 CONTRIBUIÇÕES INCORPORADAS AO REGULAMENTO PROVENIENTES DA CONSULTA PÚBLICA Nº. 71/2006 15 164 167 159 RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO (INSERIDO NA ANTIGA RESOLUÇÃO INICIAL) considerando a necessidade

Leia mais

Informação Voluntária do Produto baseada no formato da ficha de dados de segurança para abrasivos flexíveis

Informação Voluntária do Produto baseada no formato da ficha de dados de segurança para abrasivos flexíveis Página 1 de 6 Informação Voluntária do Produto baseada no formato da ficha de dados de segurança para abrasivos flexíveis 1. Identificação do produto e da sociedade/empresa: 1.1 Identificação do Produto:

Leia mais

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM Profa Dra Milena Baptista Bueno Dietoterapia Dietoterapia: tratamento de indivíduos portadores

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE A COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DOS RÓTULOS E AS ANÁLISES LABORATORIAIS DE QUEIJOS MINAS FRESCAL (TRADICIONAL E LIGHT)

COMPARAÇÃO ENTRE A COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DOS RÓTULOS E AS ANÁLISES LABORATORIAIS DE QUEIJOS MINAS FRESCAL (TRADICIONAL E LIGHT) 280 Artigo DOI: 10.14295/2238-6416.v69i4.330 COMPARAÇÃO ENTRE A COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DOS RÓTULOS E AS ANÁLISES LABORATORIAIS DE QUEIJOS MINAS FRESCAL (TRADICIONAL E LIGHT) Comparison between the nutritional

Leia mais

Como escolher os nossos alimentos?

Como escolher os nossos alimentos? Como escolher os nossos alimentos? Os animais possuem regimes alimentares diferentes mas, independentemente dos mesmos, todos necessitam de ingerir alimentos para sobreviverem! 1 Importância da alimentação

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/13 CAMPINAS

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/13 CAMPINAS RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/13 CAMPINAS A pesquisa comparativa de preços de medicamentos foi realizada por funcionários do Núcleo Regional Campinas (Fundação Procon/SP)

Leia mais

Mitos e verdades sobre os adoçantes

Mitos e verdades sobre os adoçantes Mitos e verdades sobre os adoçantes Thaíze de Araújo Mestranda em Alimentos e Nutrição Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN Ciclo de Palestras Alimentação e Saúde Para começar... O que

Leia mais

REGRAS BÁSICAS: OBESIDADE, UM PROBLEMA A RESOLVER GUIA PRÁTICO

REGRAS BÁSICAS: OBESIDADE, UM PROBLEMA A RESOLVER GUIA PRÁTICO GUIA PRÁTICO DO CONSUMIDOR JANEIRO 2 GUIA PRÁTICO OBESIDADE, UM PROBLEMA A RESOLVER O estilo de vida levou a que as refeições tradicionais fossem substituídas por snacks (refeições ligeiras e apressadas

Leia mais

Acesso à informação sobre alimentação no Brasil: Obstáculos para o consumo alimentar saudável Ana Paula Bortoletto Martins

Acesso à informação sobre alimentação no Brasil: Obstáculos para o consumo alimentar saudável Ana Paula Bortoletto Martins Acesso à informação sobre alimentação no Brasil: Obstáculos para o consumo alimentar saudável Ana Paula Bortoletto Martins Plenária do CONSEA, Outubro de 2013. Sobre o Idec Organização não governamental

Leia mais

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE ALMÔNDEGA

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE ALMÔNDEGA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 20, DE 31 DE JULHO DE 2000 (*) O SECRETÁRIO-SUBSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes?

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Os Nutrientes Os nutrientes são substâncias indispensáveis ao funcionamento do organismo, e que obtemos

Leia mais

Pirenópolis Goiás Brasil

Pirenópolis Goiás Brasil AVALIAÇÃO DA QUANTIDADE DE SÓDIO EM ALIMENTOS DIET E LIGHT EM COMPARAÇÃO COM PRODUTOS CONVENCIONAIS Flávia Risse de Mattos Barretto 1, Iana Cândido Cunha 2 1 Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia,

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 27 de fevereiro de 2013 (27.02) (OR. en) 6875/13 DENLEG 18 AGRI 121

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 27 de fevereiro de 2013 (27.02) (OR. en) 6875/13 DENLEG 18 AGRI 121 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 27 de fevereiro de 2013 (27.02) (OR. en) 6875/13 DENLEG 18 AGRI 121 NOTA DE ENVIO de: Comissão Europeia data de receção: 22 de fevereiro de 2013 para: Secretariado-Geral

Leia mais

PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO PARA FORNOS E FOGÕES A GÁS. Portaria Inmetro 18/2008 - (CÓDIGOS: 3285 E 3286)

PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO PARA FORNOS E FOGÕES A GÁS. Portaria Inmetro 18/2008 - (CÓDIGOS: 3285 E 3286) MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA- INMETRO Diretoria da Qualidade Dqual Divisão de Fiscalização e Verificação

Leia mais

Importação de Produtos Vegetais pelo Brasil

Importação de Produtos Vegetais pelo Brasil Importação de Produtos Vegetais pelo Brasil Normas e Procedimentos Cósam Coutinho Departamento de Sanidade Vegetal DSV (ONPF) Estrutura MAPA e DSV Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA

Leia mais

INTRODUÇÃO À DIETOTERAPIA

INTRODUÇÃO À DIETOTERAPIA INTRODUÇÃO À DIETOTERAPIA Profª: Haracelli Leite da Costa Objetivo da Aula Conhecer afinalidade da dietoterapia; Conhecer termos específicos da dietoterapia; Conhecer os caminhos para se trabalhar adietoterapia

Leia mais

QTDE FREQUENCI A DE ENTREGA ITEM UNID

QTDE FREQUENCI A DE ENTREGA ITEM UNID ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS PRODUTOS ITEM 1 2 3 DESCRIÇÃO DO PRODUTO ABOBORA CABOCHA PROCESSADA (DESCASCADA CORTADA EM PEDAÇOS E HIGIENIZADA) - A VACUO EMBALAGEM SACO PLASTICO TRANSPARENTE. REFRIGERADO:

Leia mais

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS TEMA 1 ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊTICOS TENDO EM CONSIDERAÇÃO A

Leia mais

ARTIGO ORIGINAL ADEQUAÇÃO DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS DIET E LIGHT ANTE A LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

ARTIGO ORIGINAL ADEQUAÇÃO DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS DIET E LIGHT ANTE A LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA Revista Baiana de Saúde Pública ARTIGO ORIGINAL ADEQUAÇÃO DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS DIET E LIGHT ANTE A LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA Alexandra de Jesus Paiva a Patrícia Henriques b Resumo Uma das formas de o

Leia mais

LANCHE DA MANHÃ: DICAS E SUGESTÕES PARA ACERTAR NESSA IMPORTANTE REFEIÇÃO. Dora Behar Ana Fornari Nutricionistas

LANCHE DA MANHÃ: DICAS E SUGESTÕES PARA ACERTAR NESSA IMPORTANTE REFEIÇÃO. Dora Behar Ana Fornari Nutricionistas LANCHE DA MANHÃ: DICAS E SUGESTÕES PARA ACERTAR NESSA IMPORTANTE REFEIÇÃO Dora Behar Ana Fornari Nutricionistas A IMPORTÂNCIA DO LANCHE DA MANHÃ Suprir necessidades nutricionais da criança; Garantir qualidade

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. título: Resolução RDC nº 270, de 22 de setembro de 2005 ementa não oficial: Aprova o "REGULAMENTO TÉCNICO PARA ÓLEOS VEGETAIS, GORDURAS VEGETAIS E CREME VEGETAL". publicação: D.O.U. - Diário Oficial da

Leia mais

Simples Nacional 2010

Simples Nacional 2010 Simples Nacional 2010 ISS LC 123/2006 e Alterações SEFAZ Salvador Salvador, 19/08/2010 Simples Nacional 2010 ESTA APRESENTAÇÃO RETRATA ALGUNS DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DO SIMPLES NACIONAL RELACIONADOS AOS

Leia mais

Secretaria de Saúde do Estado Agência Estadual de Vigilância Sanitária AGEVISA - PB. Resolução RDC AGEVISA nº. 006, 11 de dezembro de 2002.

Secretaria de Saúde do Estado Agência Estadual de Vigilância Sanitária AGEVISA - PB. Resolução RDC AGEVISA nº. 006, 11 de dezembro de 2002. Secretaria de Saúde do Estado Agência Estadual de Vigilância Sanitária AGEVISA - PB Resolução RDC AGEVISA nº. 006, 11 de dezembro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para transporte, distribuição,

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

DOSSIER DE ACREDITAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SIV

DOSSIER DE ACREDITAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SIV Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. DOSSIER DE ACREDITAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM SIV Maio de 2012 Departamento de Formação em Emergência Médica Rua Almirante Barroso, n.º 36, 4º Piso 1000-013 Lisboa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante Lote LOTE 01 00001 00025038 Lote LOTE 02 CARNE BOVINA EM CUBOS CHA DE FORA CONGELADA - COM NO MÁXIMO 4% DE GORDURA E 3% DE APONEVROSE, ISENTA DE CARTILAGENS E OSSOS, MANIPULADA EM BOAS CONDIÇÕES HIGIÊNICAS

Leia mais

AVALIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO APLICADA A ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS NO BRASIL E NA NOVA ZELÂNDIA 1

AVALIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO APLICADA A ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS NO BRASIL E NA NOVA ZELÂNDIA 1 AVALIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO APLICADA A ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS NO BRASIL E NA NOVA ZELÂNDIA 1 Fernanda Floriani Peyerl BrasilFoods SA, e-mail: fernandafpeyerl@gmail.com Katherine Helena Oliveira de

Leia mais

INFARMED Gabinete Jurídico e Contencioso

INFARMED Gabinete Jurídico e Contencioso Aprova o regulamento sobre os aspectos da publicidade de medicamentos previstos nos artigos 154., 162., n.º 2, 164.º e 202., n.º 1, j), do Decreto-Lei n.º 176/2006, de 30 de Agosto, que constitui o anexo

Leia mais

INSTRUÇÃO N.º 27/2012 - (BO N.º 9, 17.09.2012)

INSTRUÇÃO N.º 27/2012 - (BO N.º 9, 17.09.2012) INSTRUÇÃO N.º 27/2012 - (BO N.º 9, 17.09.2012) Temas ESTATÍSTICAS Estatísticas das Operações com o Exterior ASSUNTO: Estatísticas de Operações e Posições com o Exterior No uso das competências atribuídas

Leia mais

INDICAÇÃO DE PREÇOS. Regime jurídico relativo à indicação de preços dos bens vendidos a retalho. Decreto-Lei nº 138/90 de 26 de Abril

INDICAÇÃO DE PREÇOS. Regime jurídico relativo à indicação de preços dos bens vendidos a retalho. Decreto-Lei nº 138/90 de 26 de Abril INDICAÇÃO DE PREÇOS Regime jurídico relativo à indicação de preços dos bens vendidos a retalho Decreto-Lei nº 138/90 de 26 de Abril Texto atualizado, após as alterações operadas no DL 138/90 pelos seguintes

Leia mais

Ficha de segurança para resíduos químicos FDSR

Ficha de segurança para resíduos químicos FDSR Ficha de segurança para resíduos químicos FDSR O que é a FDSR? É a ficha com dados de segurança de resíduos químicos (FDSR) com o seu respectivo rótulo. Foi criada pela ABNT NBR 16725: Resíduo químico

Leia mais

Palavras Chave: Suplementos Nutricionais, Atividade Física, Performance atlética

Palavras Chave: Suplementos Nutricionais, Atividade Física, Performance atlética AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM ESTUDANTES DO 1º E 7º SEMESTRE, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE - UNIFIA Mari Uyeda Aira Pagan Zogaib RESUMO

Leia mais

Unidade: Planejamento de Dietas. Unidade I:

Unidade: Planejamento de Dietas. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: Planejamento de Dietas Introdução Nesse módulo é o momento de elaborar dietas balanceadas, ou seja, é chegada a hora de combinar as substâncias alimentares (fontes de nutrientes),

Leia mais