1ª Letícia Gontijo de Carvalho. Formação Humana e Cristã

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1ª Letícia Gontijo de Carvalho. Formação Humana e Cristã"

Transcrição

1 Formação Humana e Cristã 1ª Letícia Gontijo de Carvalho 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 Compreender o processo de construção do sujeito, que pressupõe o conhecimento de si, do outro, do mundo e do transcendente. Competência 3 Compreender o processo da busca da espiritualidade e de valores humanos e cristãos, como forma de abertura ao transcendente e ao diálogo com o diferente, fundamentados na fé. Competência 5 Compreender o processo de construção das relações sociais como forma de expressão do ser solidário, fraterno e amigo, sustentado por uma postura ética e consciente. 1.1 O exercício de estar sempre em construção. 1.2 Entendendo a mudança do mundo e como devo me posicionar. 1.3 A importância de conviver em grupo. 3. A liberdade é uma busca Cristã. 3.1 A empatia pode ser construída ou conquistada? 3.2 A relação intrínseca entre a fé e a liberdade no cristianismo. 3.3 Relação entre escolha e responsabilidade na concepção cristã. 5. Diversidade e tolerância nas relações e questões humanas. 5.1 Questões de gênero. 5.2 Questões políticas e jurídicas. 5.3 Questões éticas. 5.4 Questões sociais. H1. Reconhecer a existência do outro em uma relação baseada no diálogo e na valorização das diferenças existentes. H2. Refletir sobre situações do dia a dia que favoreçam a construção da identidade, reconhecendo seus limites e suas potencialidades. H6. Ter um sentimento de simpatia ou piedade para com o sofrimento alheio associado à vontade ou ao desejo de auxiliar de alguma forma. H14. Trabalhar com uma ou mais pessoas de forma cooperativa. H15. Identificar-se em relação ao sofrimento dos outros, ato de ajudar, confortar, consolar ou oferecer ajuda a pessoas desamparadas. H16. Atribuir conscientemente a cada um aquilo que é seu por direito ou por merecimento. H17. Respeitar a opinião alheia como fonte de referência da análise das atitudes e posicionamentos dos outros.

2 Competência 6 Reconhecer na cultura escolar a presença dos valores agostinianos, tendo como fundamentos básicos a inquietude, a amizade, a solidariedade e a interioridade. Competência 7 Compreender os princípios da moral cristã como fonte de libertação e transcendência, rumo a uma sociedade fundamentada na cultura do amor e do respeito. 6. Corrente do Bem 6.1 Gentileza gera gentileza. 6.2 Campanha para um mundo melhor: se não puder fazer tudo, faça tudo que puder. 7. Caridade: o verdadeiro amor de Cristo. 7.1 As várias formas de amar. 7.2 Caritas: o amor cristão na dimensão agostiniana. H18. Criar, inventar, inovar, no campo artístico, científico ou esportivo, com inteligência e talento. H19. Agir de forma nobre, delicada, amável e cordial, percebendo a necessidade de alguém e/ou retribuindo algo que lhe foi feito de maneira espontânea. H20. Vivenciar os valores agostinianos da amizade, verdade e liberdade. H21. Identificar-se em relação ao sofrimento dos outros, ato de ajudar, confortar, consolar ou oferecer ajuda a pessoas desamparadas. Distribuição de pontos O aluno será avaliado durante a Etapa, considerando: Participação nas aulas, debates e atividades propostas. Disciplina em sala de aula e nos espaços externos, avaliando a conversa, brincadeiras e respeito aos colegas, professor e funcionários da escola. Comprometimento com a proposta de FHC e realização dos trabalhos. Organização da sala e do material. Pontualidade na entrega das atividades. Envolvimento nas discussões, trabalhos e atividades. Observação do empenho e concentração do aluno durante as aulas. Distribuição de conceitos O Ótimo MB Muito Bom B BOM R Regular I Insuficiente

3 Dicas de aprofundamento Texto: Os valores humanos na escola Site da Campanha por uma vida melhor Filmes: A Rede Social ABC do Amor Simplesmente Amor 10 Coisas que eu odeio em você Sites: Roteiro do Trabalho 1 da Etapa Assunto/tema A Corrente do Bem H18. Criar, inventar, inovar, no campo artístico, científico ou esportivo, com inteligência e talento. Habilidade H19. Agir de forma nobre, delicada, amável e cordial, percebendo a necessidade de alguém e/ou retribuindo algo que lhe foi feito de maneira espontânea. H20. Vivenciar os valores agostinianos da amizade, verdade e liberdade. Objetivos Refletir sobre as boas ações que estão presentes em nosso dia a dia e que muitas vezes não são notadas. Perceber que cada um pode ser um agente transformador do mundo em que vivemos, através da gentileza. Desenvolvimento Cada turma escolherá boas ações que deverão ser realizadas no dia 27 de abril (última quinta-feira do mês), Dia Mundial da Corrente do Bem. Durante esse mês, os alunos discutirão sobre vídeos, textos e reportagens sobre a importância de se fazer o bem ao outro. Participação das discussões. Disciplina durante as aulas. Disponibilidade de trabalhar e ajudar a turma. Respeitar as escolhas dos colegas. Cronograma do trabalho Durante os meses de março e abril.

4 Roteiro do Trabalho 2 da Etapa: TRABALHO INTERDISCIPLINAR (FILOSOFIA E FORMAÇÃO HUMANA E CRISTÃ) Assunto/tema REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL H14. Trabalhar com uma ou mais pessoas de forma cooperativa. H15. Identificar-se em relação ao sofrimento dos outros, ato de ajudar, confortar, consolar ou oferecer ajuda a pessoas desamparadas. Habilidade H16. Atribuir conscientemente a cada um aquilo que é seu por direito ou por merecimento. H17. Respeitar a opinião alheia como fonte de referência da análise das atitudes e posicionamentos dos outros. Objetivos Compreender os diversos pontos de vista presentes na sociedade brasileira em relação ao tema proposto. Debater a respeito do tema proposto, a partir de uma atitude filosófica e de fomação inclusiva, desenvolvendo uma atitude de tolerância e respeito com as opiniões diversas ao longo do processo do trabalho. Desenvolver capacidade de argumentação em torno do tema proposto, a partir do senso crítico e de informações coletadas de fontes confiáveis. Apresentar soluções práticas e mensuráveis a respeito do tema, com a finalidade de determinar a melhor postura para a sociedade brasileira assumir o assunto. Desenvolvimento de empatia, autonomia e cooperação. Cada turma será dividida em cinco grupos: 1. Redução da maioridade penal (visão jurídica: Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituição Federal). 2. Redução da maioridade penal (visão dos Direitos Humanos). 3. Redução da maioridade penal (visão da sociedade brasileira). 4. Redução da maioridade penal (visão das famílias do menor infrator). 5. Redução da maioridade penal (visão das famílias das vítimas). Desenvolvimento 1ª parte: Distribuição dos grupos (em sala de aula). 2ª parte: Orientação dos professores aos alunos sobre o tema e o trabalho. 3ª parte: Coleta de dados e informações. (Para ser feita em casa, em forma de registro, individual.) 4ª parte: Compartilhamento dos dados e informações em grupo (sala de aula): o aluno deverá trazer sua pesquisa a respeito do tema, registrada em caderno, para que, com os demais membros do seu grupo, possa construir o trabalho em grupo. 5ª parte: Apresentação da visão do grupo a respeito da redução da maioridade penal (em sala de aula, de forma oral, utilização de powerpoint e afins). 6ª parte: Debate (TRIBUNAL) entre os grupos a respeito da redução da maioridade penal. Cada grupo terá a oportunidade de confrontar a visão dos outros grupos a respeito da redução da maioridade penal, realizando um debate focado em perguntas e respostas, com a finalidade de chegar-se à conclusão de qual postura a sociedade brasieira deve assumir sobre o tema.

5 Coleta de dados e informações e compartilhamento das mesmas em sala de aula com o grupo (1,0 ponto)- 3ª (em casa) e 4ª parte do trabalho (em sala de aula): Pesquisa impressa em folha A4, letra Arial, Tamanho 11, alinhamento das linhas justificado, mínimo de duas folhas, citação de fonte das informações. A pesquisa deve ser feita baseada na visão que o grupo está defendendo sobre o tema. No cabeçalho, deve ser colocado o nome completo e a turma do aluno, além da visão defendida por seu grupo a respeito do tema. Em sala de aula, os alunos deverão socializar as informações coletadas de forma individual e construir juntos a 5ª parte, a partir dessas informações. Apresentação da visão do grupo a respeito do tema (forma oral, em sala de aula com utilização de powerpoint e afins) 5ª parte (1,0 ponto). O powerpoint deve ter no mínimo cinco slides e no máximo 10 slides (além do inicial com nome e turma do grupo, tema e visão defendida pelo grupo). Cada slide deve ser feito em letra arial tamanho 12, deve conter 8 linhas no máximo e uma imagem no máximo. Alinhamento das linhas justificado. Debate (TRIBUNAL) entre os grupos a respeito do tema (forma oral, em sala de aula) 6ª parte (2,0 pontos). A turma será dividida em grupos e cada grupo terá dois advogados que atuarão de forma a defender a visão que representam no Tribunal. Os advogados serão auxiliados pelos outros membros do grupo. A argumentação deve ser desenvolvida a partir de dados, estatísticas e informações que tenham fonte comprovável e que foram pesquisadas nas partes 3 e 4 do trabalho. Comportamento em sala e participação ativa durante todo o processo de confeccção do trabalho: 1,0 ponto. Cronograma do trabalho Fevereiro e março.

6 Roteiro do Trabalho 3 da Etapa: Trabalho Interdisciplinar (Inglês e Formação Humana e Cristã) Assunto/tema Prejudice / Diversity (Preconceito/ Diversidade) H1. Reconhecer a existência do outro em uma relação baseada no diálogo e na valorização das diferenças existentes. H2. Refletir sobre situações do dia a dia que favoreçam a construção da identidade, reconhecendo seus limites e suas potencialidades. Habilidade H6. Ter um sentimento de simpatia ou piedade para com o sofrimento alheio, associado à vontade ou ao desejo de auxiliar de alguma forma. H15. Identificar-se em relação ao sofrimento dos outros, ato de ajudar, confortar, consolar ou oferecer ajuda a pessoas desamparadas. Objetivo Promover a discussão sobre diversidade e maneiras de lidar com a acessibilidade. Desenvolvimento Os alunos serão desafiados a colocar-se no lugar de pessoas com algum tipo de deficiência e pensar em maneiras como lidar com as mesmas, promovendo a discussão sobre acessibilidade e aceitação das diferenças. Os grupos terão que produzir e apresentar um encarte que aborde deficiências tais como surdez, paraplegia, cegueira, mudez e como elas podem ter seus impactos amenizados. Participação das discussões; Disciplina durante as aulas; Disponibilidade de trabalhar e ajudar a turma; Respeitar a fala do colega. Cronograma do trabalho Durante os meses de abril e maio. OBSERVAÇÃO: Este planejamento poderá sofrer alterações para se adaptar às circunstâncias do momento e de fatos ocorridos em sala, na mídia, na política e na sociedade como um todo.

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

3ª Geralda Helena. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Geralda Helena. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Filosofia 3ª Geralda Helena 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 teoria do conhecimento sobre os quais se compôs a produção filosófica, elaboradas a partir dos diferentes

Leia mais

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE A construção da Base 2014 Setembro de 2015 Maio de 2016 Abril de 2017 I n í c i o elaboração Versão 1: 12 milhões contribuições Versão 2: 9 mil Educadores Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE A Base Define

Leia mais

História. Maria Raquel. 7º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

História. Maria Raquel. 7º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade História 2ª Maria Raquel 7º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1 Apropriar-se de conhecimentos, articulando-os e aplicando-os para a elaboração de propostas que possam intervir

Leia mais

PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO

PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO O direito fundamental à educação inclui receber, na formação integral, a capacitação necessária ao exercício da cidadania. O Ensino religioso tem

Leia mais

A BNCC e o Direito de Aprender

A BNCC e o Direito de Aprender A BNCC e o Direito de Aprender 2 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis Nível 1 Regista uma aquisição de conhecimentos muito fraca ou nula. Não desenvolve competências mínimas essenciais. Revela muitas

Leia mais

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade.

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade. PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 7.º ANO E.M.R.C. Ano Letivo 2012 / 2013 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal - Avaliação Diagnóstica 1. Interpretar produções culturais cujo tema

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: MAIRIPORÃ Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

3ª Priscila Marra. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Priscila Marra. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade História 3ª Priscila Marra 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Hebreus e fenícios Hebreus e fenícios H6 - Identificar e/ou comparar os modos de vida e as práticas culturais das sociedades

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado com sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado com sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado com sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Planificação anual Curso Vocacional Disciplina de Português - Módulos 6,

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Rosemeire Meinicke/Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H47- Resolver problemas que envolvam potenciação de números naturais. 1. Números naturais (N) 1.4-

Leia mais

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ATITUDES O aluno deve ficar capaz de: Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/2019 Critérios de avaliação e programação Educação

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED 26 de fevereiro de 2018 A Área no Ensino Médio: Consolidar e ampliar as aprendizagens previstas

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

2ª ELIANE VIVAS. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª ELIANE VIVAS. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade CIÊNCIAS 2ª ELIANE VIVAS 7º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H36. Reconhecer em textos ou ilustrações etapas do ciclo vital de vegetais com sementes: germinação, crescimento, florescência,

Leia mais

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO AMNT ND 1 O AL F NSINO RLIGIOSO 1 ANO 2 VIVO u vivo u vivo com os outros u cuido do outro 3 u tenho um nome que me identifica. u gosto de... u desejo e sonho com... SO M SR HMANO COM NOM IDNTIDAD M CORPO

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES

PLANEJAMENTO Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES O homem e sua relação com o Transcendente LIDERANÇA CHAMADOS PARA FORMAR UMA NAÇÃO Favorecer

Leia mais

1. ATIVIDADE A SER REALIZADA 2. CITAR QUAIS COMPETÊNCIAS E HABILI- DADES SERÃO VISLUMBRADAS 3. OBJETIVO DA ATIVIDADE

1. ATIVIDADE A SER REALIZADA 2. CITAR QUAIS COMPETÊNCIAS E HABILI- DADES SERÃO VISLUMBRADAS 3. OBJETIVO DA ATIVIDADE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO 6 ANO MATUTINO/VESPERTINO 1 TRIMESTRE PROFESSOR (A): Paulo Sergio Tempone COMPONENTE CURRICULAR: Introdução à Filosofia CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 1. ATIVIDADE A SER REALIZADA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC: Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Leia mais

DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 6.º ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Acolhimento

DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 6.º ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Acolhimento ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 6.º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Leia mais

Orientações para os primeiros dias letivos

Orientações para os primeiros dias letivos Orientações para os primeiros dias letivos Com foco na Aprendizagem Matemática Ensino Fundamental Anos Finais Ensino Médio O pressuposto tanto biológico quanto filosófico de que o homem é um ser inacabado,

Leia mais

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 1 INTRODUÇÃO 1.3. Os fundamentos pedagógicos da BNCC Compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global (dimensões

Leia mais

3ª Ramon Finelli. 9º Ano E.F. Geografia. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: 1. AMÉRICA LATINA 2. ÁFRICA 3.

3ª Ramon Finelli. 9º Ano E.F. Geografia. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: 1. AMÉRICA LATINA 2. ÁFRICA 3. Geografia 3ª Ramon Finelli 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender as representações e as diferentes linguagens que auxiliam a leitura da organização do espaço

Leia mais

Projeto: Conhecer, Cuidar e Amar Todos contra o Bullying

Projeto: Conhecer, Cuidar e Amar Todos contra o Bullying Projeto: Conhecer, Cuidar e Amar Todos contra o Bullying O Instituto Baroneza de Rezende (IBR) tem como princípio oferecer uma educação de qualidade, favorecendo à criança e ao adolescente a oportunidade

Leia mais

Educação Moral e Religiosa Católica

Educação Moral e Religiosa Católica Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto Ano letivo: 06/7 Educação Moral e Religiosa Católica Planos de Unidade do 6º ano de escolaridade Unidade letiva : A Pessoa Humana Metas: B. Construir uma chave

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Decreto-Lei N.º 55/2018 de 6 de julho. - Conhecimentos - Capacidades - Atitudes. Aplicação de.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Decreto-Lei N.º 55/2018 de 6 de julho. - Conhecimentos - Capacidades - Atitudes. Aplicação de. e PORTUGUÊS INGLÊS 5 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL A - ORALIDADE Compreensão oral 2, Expressão oral 2, B - LEITURA Leitura (expressiva/dramatizada) C - EDUCAÇÃO LITERÁRIA Compreensão Escrita D - EXPRESSÃO

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: Ensino

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Thatianny Alves de Lima Silva e Mariana de Senzi Zancul volume 9, 2014 14 UNIVERSIDADE

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 7º ANO

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 7º ANO 1º PERÍODO UL1 - As origens ÉTICA E MORAL Calendarização - 26 aulas A. Construir uma chave de leitura religiosa Os dados da ciência sobre a origem do Diálogo com os alunos, relacionado da pessoa, da vida

Leia mais

Ensino Religioso área de conhecimento: uma proposta metodológica

Ensino Religioso área de conhecimento: uma proposta metodológica Ensino Religioso área de conhecimento: uma proposta metodológica O ENSINO RELIGIOSO como área do conhecimento pressupõe: clareza com relação a função social da escola; diálogo com as ciências; definição

Leia mais

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN 2016/2017 Português Leitura/ Educação Literária Componente escrita: Compreensão de textos escritos

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta.

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Com sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Com sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO Ano letivo 2015/2016 Competências Transversais Disciplina de Português 11º Ano Promoção da educação para a cidadania A língua materna enquanto dimensão transversal Utilização

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

2º Ciclo do Ensino Básico

2º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico a cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade

Leia mais

Inclusão Escolar. A Inclusão escolar: um fato; uma realidade!

Inclusão Escolar. A Inclusão escolar: um fato; uma realidade! Inclusão Escolar A Inclusão escolar: um fato; uma realidade! Amparo legal. LDB - Lei nº 9.394 de 20/12/1996 - Cap. I art. 9º: Disposições comuns do ensino de primeiro e segundo graus. LDB - Lei nº 9.394

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos /Conceitos Actividades/Estratégias Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação

Metas de aprendizagem Conteúdos /Conceitos Actividades/Estratégias Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação Planificação anual AREA DISCIPLINAR: Educação Moral e religiosa católica ANO DE ESCOLARIDADE: 7º Metas de aprendizagem Conteúdos /Conceitos Actividades/Estratégias Critérios de avaliação Instrumentos de

Leia mais

3ª Priscila Marra. 1ª Série E.M.

3ª Priscila Marra. 1ª Série E.M. Artes 3ª Priscila Marra 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1 Compreender que a arte é uma linguagem que propicia o desenvolvimento da expressão, do senso crítico, estético,

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA - 2º ano 2017/2018 1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo 1.Reconhecer o valor da amizade. N. Promover o bem comum e o cuidado do outro. G. Identificar

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 EXTRACLASSE ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 Dança No Marista São Francisco, o estudante desenvolve habilidades dentro e fora da sala de aula, com atividades

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas º Ciclo ENSINO BÁSICO Planificação Anual de EMRC 5 º Ano º Periodo Unidade Letiva - Viver juntos Competências chave Metas Curriculares B. Construir

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO GOVER DE PORTUGAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016-2017 Agrupamento de Escolas de Loureiro AGRUPAMENTO ESCOLAS LOUREIRO151609 Escola Sede EB Loureiro330188 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA. 1º ano 2017/2018. Vivemos uns com os outros. Ter um coração bondoso faz a nossa vida melhor.

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA. 1º ano 2017/2018. Vivemos uns com os outros. Ter um coração bondoso faz a nossa vida melhor. 1º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 - Ter um Coração Bondoso PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 1º ano 2017/2018 RECURSOS DIDÁTICOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

e análise de textos;.visualização de vídeos ou excertos de filmes;.projeção de diapositivos

e análise de textos;.visualização de vídeos ou excertos de filmes;.projeção de diapositivos PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 6º ano 2017/2018 6 º ANO 1ºPeríodo:Unidade Letiva 1 - A partilha do Pão OBJETIVOS CONTEÚDOS Experiências de aprendizagem 1.Descobrir a A alimentação:

Leia mais

APRENDIZAGENS ESPERADAS

APRENDIZAGENS ESPERADAS 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO /TURMA: 7ºB 35 aulas /60 min APRENDIZAGENS ESPERADAS Conceção de cidadania ativa Identificação de competências essenciais de formação cidadã (Competências para uma Cultura

Leia mais

Apresentação do programa (1)

Apresentação do programa (1) SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS 7º ANO 2014/2015 Apresentação do programa (1) Inspira-te! é um programa de intervenção para a Promoção de Competências Sociais,

Leia mais

3ª Douglas Santarelli

3ª Douglas Santarelli CIÊNCIAS HUMANAS 3ª Douglas Santarelli 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1 Questionar todas as possibilidades dos significados dados pela cultura, considerando as dimensões e perspectivas

Leia mais

BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO

BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO O bullying é o responsável pelo estabelecimento de um clima de medo e perplexidade em torno das vítimas, bem como dos demais membros da comunidade educativa que, indiretamente,

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1) CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1) Prof. Silvana Maia Borges Contatos: silvanamborges@gmail.com www.silborges.com CRONOGRAMA DAS AULAS Mês

Leia mais

O papel do professor mediador escolar e comunitário

O papel do professor mediador escolar e comunitário Mediação Escolar e Comunitária O papel do professor mediador escolar e comunitário Edson Felix de Pontes Setembro de 2016 PMEC Quem sou? Onde estou? Para onde vou? PMEC Quem sou? Para entender o papel

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia Série: 3ª C.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 2016/2017 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO «É importante que sejam proporcionados aos alunos vários momentos de avaliação, multiplicando as suas oportunidades

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias Componente Curricular: EDUCAÇÃO PARA

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF).

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF). A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF). Principais Características Alunos do ensino fundamental I e II; Desenvolvido

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MACEIRA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MACEIRA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MACEIRA Critérios de Avaliação de EMRC 2009 / 2010 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS A base dos critérios de avaliação para o Segundo, Terceiro Ciclos do Ensino Básico e para o Ensino

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento: LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. José Fernandes Machado Professor Supervisor: Ladmires Carvalho Bolsistas:

Leia mais

Caderno de Orientação Curricular - Ensino Religioso/Educação em Valores - 3º Bimestre

Caderno de Orientação Curricular - Ensino Religioso/Educação em Valores - 3º Bimestre EIXOS EXTRUTURANTES Caderno de Orientação Curricular - Ensino Religioso/Educação em Valores - 3º Bimestre OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM AÇÕES E CONTEÚDOS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO Ser humano Refletir

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

AULA 08 Profª Matilde Flório Concurso PMSP- 2011 Reflexões Gerais para as dissertativas (recorte...) PARTE 02

AULA 08 Profª Matilde Flório Concurso PMSP- 2011 Reflexões Gerais para as dissertativas (recorte...) PARTE 02 AULA 08 Profª Matilde Flório Concurso PMSP- 2011 Reflexões Gerais para as dissertativas (recorte...) PARTE 02 DISSERTATIVA - 07 Na reunião pedagógica, os professores do Ensino Fundamental II foram desafiados

Leia mais

DE OLHO NA BNCC. Volume 1

DE OLHO NA BNCC. Volume 1 DE OLHO NA BNCC Volume 1 Afinal, o que é a BNCC? Linha do tempo A importância de ter uma Base Comum Orientação por competências Base Comum Parte diversificada MATERIAL DE ACORDO Base Nacional Comum Curricular

Leia mais

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO_ALCATEIA

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO_ALCATEIA 1 - Analisar cada um dos Objectivos Educativos Finais. JUNTA REGIONAL DE LEIRIA COMO UTILIZAR ESTA GRELHA? 2 - Identificar qual o local ou locais de recolha de informações para a validação de cada Objectivo:

Leia mais

O desafio de ser VOLUNTÁRIO!!!!!

O desafio de ser VOLUNTÁRIO!!!!! O desafio de ser VOLUNTÁRIO!!!!! VOLUNTÁRIO, segundo a mais recente definição da Organização das Nações Unidas, é o indivíduo que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte de

Leia mais

Programa de inclusão de PCD

Programa de inclusão de PCD O Programa tem por princípio a inclusão e valorização da diversidade, sem adotar uma postura paternalista. Assim, prevê a efetivação apenas dos capacitandos que realmente se integrarem ao perfil de atuação

Leia mais

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 6º ano Ano letivo 2016/2017 Unidade Letiva 1 - A Pessoa

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos FEVEREIRO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AVALIAÇÃO DE REAÇÃO TREINAMENTO IN COMPANY v.14.10.2014 Curso: Inteligência Emocional e Influências Instrutor: José Eduardo Pinto Ribeiro Empresa: Integração Local: Campus Santo André Bloco B S. 407 Turma

Leia mais

SER + UMA APOSTA COM FUTURO UM PROJETO COM SENTIDO

SER + UMA APOSTA COM FUTURO UM PROJETO COM SENTIDO SER + UMA APOSTA COM FUTURO UM PROJETO COM SENTIDO CONTEXTUALIZAÇÃO O projeto educativo do CIC tem por base dois eixos fundamentais: A promoção e desenvolvimento de COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS A promoção

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) Revisado em 10.07.2015 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades

Leia mais

Espanhol 3º ano. Recursos

Espanhol 3º ano. Recursos Espanhol 3º ano 1º bimestre Unidad 1 Conéctate con la innovación: a reflexionar sobre los desarrollos tecnológicos Capítulo 1 Tecnologías: a usarlas conscientemente Capítulo 2 Información y comunicación:

Leia mais

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Após passar pela a etapa da Educação Infantil estruturada pelas interações e brincadeiras, as crianças iniciam a etapa do Ensino Fundamental, a qual introduz uma nova estrutura em sua vida escolar baseada

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 5 º ANO 1 º Período: Unidade Letiva 1 - Viver juntos OBJETIVOS CONTEÚDOS Experiências de aprendizagem Recursos 1.Valorizar a mudança

Leia mais

1ª Daniella / Marcelo

1ª Daniella / Marcelo Química 1ª Daniella / Marcelo 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade conhecimento químico, incluindo Reagentes, produtos e suas propriedades H1. Identificar uma substância, mistura,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 10º ANO -2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 10º ANO -2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 10º ANO -2017/2018 10º ano Unidade Letiva 2 Valores e Ética Cristã METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM RECURSOS DIDÁTICOS AVALIAÇÃO

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado com sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado com sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado com sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Planificação anual Curso profissional 3º ano de formação Disciplina de Português

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação do 1º Ciclo ANO LETIVO

Critérios Gerais de Avaliação do 1º Ciclo ANO LETIVO Critérios Gerais de Avaliação do 1º Ciclo ANO LETIVO 2015-2016 Avaliação (Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho; Despacho Normativo nº 17-A/2015 de 22 de Setembro e Despacho Normativo nº 13/2014 de 15

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor :Airton José Müller Componente Curricular: Educação Religiosa

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor :Airton José Müller Componente Curricular: Educação Religiosa LIST DE CONTEÚDOS PR RECUPERÇÃO FINL - 2015 Professor :irton José Müller Componente Curricular: Educação Religiosa CONTEÚDOS DO EXME 6º no 16 C e D Quem sou eu? mizade, cooperação, respeito... Convivência

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: História Série: 1 Eixo Tecnológico:

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 LUCIANA DE SALES ANTIQUEIRA PLANEJAMENTO ANUAL 2018 ILHA SOLTEIRA SP PLANEJAMENTO ANUAL Objetivos do CCI para 2018: Valorizar na criança o desenvolvimento de sua identidade e aceitação das diferenças (étnicas,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 3º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Inglês

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSOR (A): Alair Matilde Naves DISCIPLINA: Filosofia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais