A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE"

Transcrição

1

2 A construção da Base 2014 Setembro de 2015 Maio de 2016 Abril de 2017 I n í c i o elaboração Versão 1: 12 milhões contribuições Versão 2: 9 mil Educadores Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE

3 A Base Define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica. É um compromisso do Estado brasileiro para favorecer as aprendizagens de todos os alunos. Fortalece a colaboração entre União, Estados e Municípios.

4 A Base e o pacto interfederativo igualdade equidade

5 A Base não é currículo Os currículos são os caminhos A Base é o rumo. É aonde queremos chegar

6 A Base é um instrumento de melhoria das aprendizagens que respeita as especificidades regionais diversidade contextualização

7 A Base orienta as políticas educacionais nacionais formação de professores regime de colaboração matrizes de avaliação materiais didáticos

8 Fundamentos pedagógicos Os conteúdos curriculares a serviço do desenvolvimento de competências. O compromisso com a educação integral.

9 Competências gerais 1 Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.

10 Competências gerais 2 Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

11 Competências gerais 3 Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

12 Competências gerais 4 Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ou verbo-visual (como Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

13 Competências gerais 5 Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.

14 Competências gerais 6 Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

15 Competências gerais 7 Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

16 Competências gerais 8 Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.

17 Competências gerais 9 Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.

18 Competências gerais 10 Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

19 Estrutura da Base

20

21

22 Estrutura da Base

23 Estrutura da Base

24 Estrutura da Base

25 Estrutura da Base

26 DAS COMPETÊNCIAS GERAIS ÀS HABILIDADES um recorte COMPETÊNCIA GERAL DA BNCC COMPETÊNCIA ESPECÍFICA - ÁREA DE LINGUAGENS

27 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE ARTE HABILIDADE DE ARTE

28 Reflexão 1 O QUE SÃO COMPETÊNCIAS? Mobilização e aplicação dos conhecimentos escolares (conceitos, procedimentos, valores e atitudes).

29 Reflexão 2 O QUE SIGNIFICA SER COMPETENTE? Ser capaz de, ao se defrontar com um problema, ativar e utilizar o conhecimento construído.

30 Reflexão 3 - O QUE É UMA HABILIDADE? Verbo indica o processo cognitivo Objeto de conhecimento (conhecimento/conteúdo) Modificadores - explicitam o contexto e/ou uma maior especificac a o da aprendizagem esperada

31 Reflexão 3 - O QUE É UMA HABILIDADE? Supõe a aplicação dos conhecimentos escolares (conceitos, procedimentos, valores e atitudes).

32 DA BNCC AO PP DAS ESCOLAS

33 A BNCC é um pacto educacional Um projeto de nação. Unidade nos fins, nos resultados, nas aprendizagens finais. Diferentes visões de como, mas o resultado é o mais importante. Repactuar em cada espaço e tempo. Concretamente, no detalhe do dia a dia, o que estamos pactuando?

34 Engenharia reversa: Língua Portuguesa EF01LP02) Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, acordos e combinados que organizam a convivência em sala de aula. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. Reconhecer as linguagens como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais, e sua representação simbólica como forma de expressão dos sentidos, das emoções e das experiências do ser humano na vida social.

35 Engenharia reversa: Ciências (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico avaliando seus impactos socioambientais. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e da tecnologia e propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. Selecionar e construir argumentos com base em evidências, modelos e/ou conhecimentos científicos.

36 Objetos de conhecimento: Ciências Misturas homogêneas e heterogêneas Separação de materiais Materiais sintéticos Transformações químicas

37 Engenharia reversa: Geografia (EF09GE10) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização econômica do espaço mundial. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosaou de qualquer outro tipo. Reconhecer a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural.

38 Objeto de conhecimento: Geografia Os diferentes contextos geográficos regionais

39 Engenharia reversa: História (EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afrobrasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira. Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

40 Objetos de conhecimento: História Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960

41 Engenharia reversa: Matemática (EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

42 Objeto de conhecimento: Matemática Sequências recursivas: observação de regras usadas utilizadas em seriações numéricas (mais 1, mais 2, menos 1, menos 2, por exemplo)

43 O consenso pelo resultado Progressão, seleção: divergências quanto aos conteúdos Didático pedagógicos: divergências quanto aos métodos.

44

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 1 INTRODUÇÃO 1.3. Os fundamentos pedagógicos da BNCC Compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global (dimensões

Leia mais

A BNCC e o Direito de Aprender

A BNCC e o Direito de Aprender A BNCC e o Direito de Aprender 2 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Após passar pela a etapa da Educação Infantil estruturada pelas interações e brincadeiras, as crianças iniciam a etapa do Ensino Fundamental, a qual introduz uma nova estrutura em sua vida escolar baseada

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

A BNCC E A NOSSA ESCOLA

A BNCC E A NOSSA ESCOLA A BNCC E A NOSSA ESCOLA 40 min DURAÇÃO SUGERIDA O QUE QUEREMOS COM ESSA ATIVIDADE? Contextualizar todos os participantes e esclarecer dúvidas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino

Leia mais

RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL Gestão de conteúdo Carlos Eduardo Lavor (Caê) Revisão Fernanda Silva Pinto Vernier Gustavo Furniel Márcio Miranda Pablo López Silva Philippe Spitaleri Kaufmann (PH) Raphael

Leia mais

DE OLHO NA BNCC. Volume 1

DE OLHO NA BNCC. Volume 1 DE OLHO NA BNCC Volume 1 Afinal, o que é a BNCC? Linha do tempo A importância de ter uma Base Comum Orientação por competências Base Comum Parte diversificada MATERIAL DE ACORDO Base Nacional Comum Curricular

Leia mais

E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO

E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO INTRODUÇÃO Do que um indivíduo precisa para viver bem no século XXI? Em meio a uma realidade de transformações rápidas e constantes, é reconhecido

Leia mais

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular A Lei de Diretrizes e Bases Educacionais já teve importantes alterações em sua estrutura, o que levantou alguns questionamentos sobre o novo direcionamento

Leia mais

RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL Gestão de conteúdo Carlos Eduardo Lavor (Caê) Revisão Fernanda Silva Pinto Vernier Gustavo Furniel Márcio Miranda Pablo López Silva Philippe Spitaleri Kaufmann (PH) Raphael

Leia mais

CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) Belo Horizonte, Reunião ANEC 23/04/2018

CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) Belo Horizonte, Reunião ANEC 23/04/2018 CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BNCC José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) Belo Horizonte, Reunião ANEC 23/04/2018 Em que consiste a BNCC? A BNCC define o que todos os alunos têm o direito

Leia mais

O Guia da Base Nacional Comum Curricular

O Guia da Base Nacional Comum Curricular O Guia da Base Nacional Comum Curricular Introdução 01 04 Índice Qual é o papel de O Líder em Mim? 02 05 O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? 03 06 O que está por vir? O que são competências

Leia mais

Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias

Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias Introdução e orientações Professores e professoras, Nesta atividade, vamos examinar a proposta da Base Nacional Comum

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

GESTÃO PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - GEM Estrutura da secretaria e práticas pedagógicas

GESTÃO PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - GEM Estrutura da secretaria e práticas pedagógicas GESTÃO PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - GEM Estrutura da secretaria e práticas pedagógicas Apresentação: Regina Shudo Projetado por Pressfoto - Freepik.com COMO MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA? O

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED

Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED Base Nacional Comum Curricular ENSINO MÉDIO Área de Linguagens e Suas Tecnologias Apresentação para CONSED 26 de fevereiro de 2018 A Área no Ensino Médio: Consolidar e ampliar as aprendizagens previstas

Leia mais

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E INOVAÇÃO EDUCACIONAL. Elder Sidney Saggioro 1 ; Thaís Benetti de Oliveira 2

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E INOVAÇÃO EDUCACIONAL. Elder Sidney Saggioro 1 ; Thaís Benetti de Oliveira 2 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E INOVAÇÃO EDUCACIONAL Elder Sidney Saggioro 1 ; Thaís Benetti de Oliveira 2 1 Discente do Curso de Pedagogia, elder.saggioro@gmail.com; 2 Docente do Centro de Ciências

Leia mais

O Desenvolvimento Integral na Base Nacional Comum Curricular: Recomendações sobre a Terceira Versão em análise no CNE

O Desenvolvimento Integral na Base Nacional Comum Curricular: Recomendações sobre a Terceira Versão em análise no CNE O Desenvolvimento Integral na Base Nacional Comum Curricular: Recomendações sobre a Terceira Versão em análise no CNE Centro de Referências em Educação Integral Agosto de 2017 Sumário Resumo... 2 Apresentação...

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR e AVALIAÇÃO

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR e AVALIAÇÃO Pearson BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR e AVALIAÇÃO BNCC BNCC Prevista na Constituição de 1988, na LDB de 1996 e no Plano Nacional de Educação de 2014; Preparada por especialistas de cada área do conhecimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (*)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (*) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (*) Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada

Leia mais

COLÉGIO MADRE DE DEUS

COLÉGIO MADRE DE DEUS Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra, mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar do desconhecido.

Leia mais

Orientações para os primeiros dias letivos

Orientações para os primeiros dias letivos Orientações para os primeiros dias letivos Com foco na Aprendizagem Matemática Ensino Fundamental Anos Finais Ensino Médio O pressuposto tanto biológico quanto filosófico de que o homem é um ser inacabado,

Leia mais

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações Prof. - Outubro/2018 BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

A Inteligência Relacional e a BNCC. A Inteligência Relacional e a BNCC

A Inteligência Relacional e a BNCC. A Inteligência Relacional e a BNCC A Inteligência Relacional e a BNCC 1 O texto da BNCC leva em conta que, no novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo,

Leia mais

INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação COLEGIADO: CNE/CP

INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação COLEGIADO: CNE/CP INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação UF: DF ASSUNTO: Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), em complementação

Leia mais

COLÉGIO MADRE DE DEUS

COLÉGIO MADRE DE DEUS Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra, mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar do desconhecido.

Leia mais

Material complementar para reelaboração dos currículos Educação Especial/Inclusiva

Material complementar para reelaboração dos currículos Educação Especial/Inclusiva Material complementar para reelaboração dos currículos Educação Especial/Inclusiva Sobre o IRM O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 1994,

Leia mais

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF).

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF). A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF). Principais Características Alunos do ensino fundamental I e II; Desenvolvido

Leia mais

Guia de Leitura da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EDUCAÇÃO É A BASE

Guia de Leitura da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EDUCAÇÃO É A BASE Guia de Leitura da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EDUCAÇÃO É A BASE GUIA DE LEITURA Apresentação Com o objetivo de facilitar a leitura da Base Nacional Comum Curricular, este guia oferece representações

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Público-alvo Rede Municipal Professores Coordenadores Rede Particular Professores Coordenadores ou representante indicado pela escola Rede Estadual Professores Coordenadores

Leia mais

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo Entrevista com Jorge Cascardo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as aprendizagens consideradas essenciais para os alunos brasileiros.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando

Leia mais

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER

PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER PÉ COM PÉ, O JOGO DE RIMAS DA ESTHER Conto infantil de Simão de Miranda MANUAL DE APOIO AO PROFESOR PARA O TRABALHO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) Livro Indicado para a Educação Infantil (Creche

Leia mais

AGENDA atividades extras

AGENDA atividades extras GEND atividades extras TIVIDDE Estrutura do documento: Educação Infantil e os componentes curriculares do Ensino Fundamental D U R Ç Ã O S U G E R I D 2h20 TIVIDDE B Sala de aula: Planejamento à luz das

Leia mais

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min.

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min. Sebastião Gomes Ferreira Competências Gerais da BNCC 06/02 10:00h 30min. COMPETÊNCIAS GERAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Sebastião Gomes Ferreira Prof. Esp. Em educação Articulador ProBNCC do Conselho

Leia mais

O ENSINO DE FILOSOFIA NOS PRÓXIMOS ANOS: uma leitura da BNCC

O ENSINO DE FILOSOFIA NOS PRÓXIMOS ANOS: uma leitura da BNCC Página1 O ENSINO DE FILOSOFIA NOS PRÓXIMOS ANOS: uma leitura da BNCC EMENTA O curso lida com conteúdos que visam aprendizagens relativas aos conhecimentos sobre o ensino de Filosofia e busca contribuir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes.

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais

ENTENDENDO A BNCC. Vamos entender melhor cada uma delas!

ENTENDENDO A BNCC. Vamos entender melhor cada uma delas! ENTENDENDO A BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil foi aprovada no final de 2017. Os estados e municípios tem até o fim de 2019 para realizar a implementação

Leia mais

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de

Leia mais

Guia da Base. Como entender e interpretar o documento que vai ser referência para a Educação pública e privada do Brasil

Guia da Base. Como entender e interpretar o documento que vai ser referência para a Educação pública e privada do Brasil Como entender e interpretar o documento que vai ser referência para a Educação pública e privada do Brasil Introdução A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece o conjunto de habilidades e conhecimentos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão Histórica: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo: 2018/2019 Departamento de Ciências Sociais e Humanas Grupo Disciplinar: História DISCIPLINA(S) DE: HISTÓRIA

Leia mais

Orientações para os primeiros dias letivos

Orientações para os primeiros dias letivos Orientações para os primeiros dias letivos Com foco na Aprendizagem Ciências Humanas Ensino Fundamental Anos Finais Ensino Médio O pressuposto tanto biológico quanto filosófico de que o homem é um ser

Leia mais

Apresentação. Para as crianças, podemos dizer:

Apresentação. Para as crianças, podemos dizer: ! Apresentação Para as crianças, podemos dizer: "De criança para criança é algo muito divertido! Trata-se de uma plataforma, em que você fará várias coisas muito interessantes como: inventar histórias

Leia mais

Análise da proposta da BNCC do Ensino Médio - Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Análise da proposta da BNCC do Ensino Médio - Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Análise da proposta da BNCC do Ensino Médio - Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Introdução e orientações Professores e professoras, Nesta atividade, iremos discutir e analisar a proposta da

Leia mais

RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Este documento é referente à conclusão dos grupos de trabalho do 3º turno do Seminário Estadual de GOIÁS, no dia 03/08/2016, com aproximadamente

Leia mais

E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Ensino Fundamental Anos Iniciais 3ª versão entregue ao Conselho Nacional de Educação (Versão preliminar) MATERIAL PARA O PROFESSOR E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular (BNC) PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

Base Nacional Comum Curricular (BNC) PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO Base Nacional Comum Curricular (BNC) PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO Em atendimento ao Plano Nacional de Educação e em conformidade com as Diretrizes

Leia mais

1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos. LDB (Lei 9394/1996) - BNCC PCN. Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 1ª CONAE

1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos. LDB (Lei 9394/1996) - BNCC PCN. Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 1ª CONAE LINHA DO TEMPO 1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos 1996 LDB (Lei 9394/1996) - BNCC 1997 a 2000 PCN 2008 a 2010 Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 2010 1ª CONAE 2002 a 2012 Diretrizes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 1ª

Leia mais

APRENDIZAGENS ESPERADAS

APRENDIZAGENS ESPERADAS 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO /TURMA: 7ºB 35 aulas /60 min APRENDIZAGENS ESPERADAS Conceção de cidadania ativa Identificação de competências essenciais de formação cidadã (Competências para uma Cultura

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O SURDO NA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL

UM OLHAR SOBRE O SURDO NA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL RESUMO Nosso objetivo nesse trabalho é realizar um resgate histórico da construção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular. A nova Base Nacional

Leia mais

PROPOSTA EDUCACIONAL CVSJA. Colégio Valenciano São José de Aplicação

PROPOSTA EDUCACIONAL CVSJA. Colégio Valenciano São José de Aplicação PROPOSTA EDUCACIONAL CVSJA Colégio Valenciano São José de Aplicação A Educação Básica é uma etapa importante na formação para um futuro promissor. É nesta fase que a criança e depois o jovem devem experimentar

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

ESTRUTURA 2. ESTRUTURA DA BNCC

ESTRUTURA 2. ESTRUTURA DA BNCC 2. ESTRUTURA DA BNCC Em conformidade com os fundamentos pedagógicos apresentados na Introdução deste documento, a BNCC está estruturada de modo a explicitar as competências que os alunos devem desenvolver

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN PLANO DE CURSO 2019 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A):

Leia mais

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019 A formação geral comum São Paulo, junho de 2019 BNCC A formação comum Objetivo: compreender o sentido de formação geral comum e aplica-la na estruturação dos tópicos que devem estar contidos para a redação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2010

Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2010 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Médio

Leia mais

Prefeitura Municipal de Irajuba publica:

Prefeitura Municipal de Irajuba publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 938 Prefeitura Municipal de publica: Resolução CME nº 01./2016 - Solicitação Aprovação da Proposta Pedagógica para os Ciclos de Alfabetização I (1º ao 3º anos) e II (4º

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Competências gerais. Princípios e valores orientadores do currículo. Competências gerais

Competências gerais. Princípios e valores orientadores do currículo. Competências gerais Currículo Nacional do Ensino Básico Competências Essenciais Competências gerais Princípios e valores orientadores do currículo A clarificação das competências a alcançar no final da educação básica toma

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

PCNs ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5ºANO

PCNs ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5ºANO PCNs ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5ºANO PCNs ENSINO FUNDAMENTAL O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

Visão global do grupo

Visão global do grupo Rodinei Balbinot Visão global do grupo Acesso www.menti.com Insira o Código 637413 Insira 4 Palavras que traduzem as principais características de uma escola em pastoral PROGRAMA Mar Manancial PlanícieMontanha

Leia mais

ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA. Introdução

ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA. Introdução ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA Introdução A criação da Prova integrada ABRIL EDUCAÇÃO teve por objetivo oferecer subsídios para avaliação interdisciplinar das estruturas de inteligência,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN PLANO DE CURSO 2019 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A):

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ANO LETIVO DE 2016/2017

Leia mais

Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Introdução e orientações Professores e professoras, Nesta atividade, iremos discutir e analisar a proposta

Leia mais

BNCC e a CULTURA DIGITAL

BNCC e a CULTURA DIGITAL BNCC e a CULTURA DIGITAL Lidiana Osmundo Instituto Singularidades out/18 QUEM SOMOS? O CIEB Centro de Inovação para a Educação Brasileira é uma organização sem fins lucrativos criada para promover a cultura

Leia mais

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE - 2017 CPA - 2017 PEDAGOGIA Portaria nº 510 COMPOSIÇÃO DO EXAME Prova (40 questões) Componente de Formação Geral 10 questões (25% da nota final) prova objetiva (8 questões) (60%)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 Disciplina: Matemática Nível: Ensino Fundamental Série: 2º Ano

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Áreas de competência A Linguagens e textos B Informação e comunicação C Raciocínio e resolução de problemas Descritores Usa linguagem verbal adequada para construir

Leia mais

Plano Geral - Pré - Escolar -

Plano Geral - Pré - Escolar - Plano Geral - Pré - Escolar - - Linguagem Oral e Abordagem à Escrita -. Ser capaz de participar/manter um diálogo;. Ser capaz de se expressar em diferentes contextos;. Ser capaz de negociar a distribuição

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril - Ano Letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação - 1º ciclo do ensino básico

Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril - Ano Letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação - 1º ciclo do ensino básico Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril - Ano Letivo 2018/2019 Critérios de Avaliação - 1º ciclo do ensino básico Os critérios de avaliação aplicam-se às Aprendizagens Essenciais que se definem como

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Comunicação Científica ENSINO DE MATEMÁTICA POR COMPETÊNCIAS E A BASE NACIONAL

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO São Paulo janeiro de 2017 BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM Base Nacional Comum prevista: FLEXIBILIDADE

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2017/2018 PORTUGUÊS Leitura, Escrita, Educação Literária, Gramática 70% Oralidade 10% Cumprimento

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO. Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó)

ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO. Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó) ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó) Constituição Federal de 1988 Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação

Leia mais

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano Disciplina: Português Oralidade Leitura e Escrita Educação Literária Gramática e autonomia Desenvolver a interação com adequação ao contexto e a diversas finalidades Desenvolver o domínio progressivamente

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 2ª versão A ÁREA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 2ª versão A ÁREA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 2ª versão A ÁREA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Professor fabriciolassi@gmail.com MATEMÁTICA na BNCC COMPLEXIDADE crescente Resolução de Problemas Situações desafiadoras

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral

Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral 1. Conceito A Educação Integral (EI) é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais