Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl"

Transcrição

1 Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl

2 A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural. (GI, p.32) Galáxia da Internet (2001)

3 Os Sistemas tecnológicos são socialmente produzidos. A produção social é estruturada culturalmente. A Internet não é exceção. (p34) A cultura da Internet é a cultura (crenças e valores) dos criadores da Internet. (p34) A Rede é formada por dois grandes grupos: produtores/usuários e consumidores/usuários Existem quatro tipos de produtores/usuários: Tecnoelites (cp.01), Hackers (cap.02), Comunidades virtuais (cap. 04)e Empresários (cap. 03)

4 01- As tecnoelites trata-se de uma cultura da crença no bem inerente ao desenvolvimento científico e tecnológico como um elemento decisivo no progresso da humanidade. (p.36) A produção de conhecimento específico aplicado ao artefato técnico/global (Internet). A história de Alan Turing ( )

5 02- Hackers são atores na transição de um ambiente de inovação acadêmica, institucionalmente construído, para o surgimento de redes auto-organizadas que escapam a um controle organizacional. (p.: 38). A ética hacker é a característica cultural da sociedade informacional. A cultura Hacker é um esforço de cooperação coletiva livre e informal. Uma cultura do dom (doação) dar para receber. Hacker x Cracker >> Chaveiro x Arrombador

6

7 03- Comunidades virtuais surgem do vazio deixado pela falência das comunidades alternativas nos anos 70.

8 No inicio o debate sobre a sociabilidade no ciberespaço baseava-se em um restrito número de usuários on-line, o que gerou a falsa impressão de um padrão de comportamento anti-social. A Internet reforça laços sociais que já existem, facilitando a manutenção do contato com pessoas que estão distantes. Mas não torna as pessoas nem mais, nem menos sociáveis.

9 A experimentação identitária na Internet é parte da cultura do jovem contemporâneo. A representação de papéis é uma experiência social válida, mas não constitui uma proporção significativa da interação na Internet hoje (2001).

10

11 No mundo contemporâneo a crise do patriarcalismo, a desestruturação da família nuclear, o fim do moralismo, a ética utilitária, a urbanização, a descrença política, o materialismo simbólico e a velocidade do consumo construíram as bases do individualismo em rede. Na Internet a tendência à selecionar os elos de sua rede de relações a partir de seus interesses imediatos, alimentando laços sociais fracos em detrimento do risco do envolvimento social ilustra o paradoxo da vida social contemporânea entre egoísmo e medo, carência e necessidade.

12 04- Empresários criam dinheiro a partir de ideias, e mercadorias a partir do dinheiro, tornando o capital e a produção dependentes do poder da mente.

13 Os empresários da Internet são, ao mesmo tempo, artistas, profetas e ambiciosos, uma vez que escondem seu autismo social por trás de suas proezas tecnológicas. O fundamento dessa cultura empresarial é a capacidade de transformar know-how tecnológico e visão comercial em valor financeiro, depois embolsar parte desse valor para tornar a visão, de alguma maneira, realidade. Seu ideal é a fabricação do futuro, e não sua troca por poupanças precavidas. Seu objetivo é o consumo imediato, numa proporção nunca vista antes. A regra do individualismo destruição criativa e criação destrutiva.

14 A Internet está transformando a prática das empresas em sua relação com fornecedores e compradores, em sua administração, em seu processo de produção e em sua cooperação com outras firmas, em seu financiamento e na avaliação de ações em mercados financeiros. Ao usar a Internet como um meio fundamental de comunicação e processamento de informação, a empresa adota a rede como sua forma organizacional....que se interconectam no tempo de duração de dado projeto empresarial, reconfigurando suas redes para a implementação de cada projeto. A essência do negócio eletrônico está na conexão em rede, interativa, baseada na Internet, entre produtores, consumidores e prestadores de serviços.

15 Movimentos sociais em rede

16 Os movimentos sociais em rede, ações coletivas deliberadas que visam a transformação de valores e instituições da sociedade, manifestam-se na e pela Internet (p.114). O ciberespaço tornou-se uma ágora eletrônica global em que a diversidade da divergência humana explode numa cacofonia de sotaques (p. 115). O movimento operário (séc. XIX) constitui-se a partir da estrutura social das fábricas e pubs. Os movimentos sociais de hoje adotam a estrutura das redes sociais com a ajuda da Internet. Os movimentos sociais na era da informação são essencialmente mobilizados em torno de valores culturais. Apesar de herdeiros dos movimentos anteriores, atualmente, estes movimentos não se limitam apenas aos interesses de uma classe, nem se estruturam de forma hierarquizada.

17 Os movimentos sociais de hoje, pretendem conquistar poder sobre a mente (noopolitik), não sobre o Estado (realpolitk). (Zapatistas, Falung Gong, MST, Movimento antiglobalização, Cyberpunks, etc.) (p. 117) Hoje, age-se globalmente, pensando localmente. As principais ações são pelos direitos humanos, direitos das mulheres, pelo trabalho, pelo ambiente, pela liberdade religiosa e pela paz. (p.118)

18

19 Movimentos sociais em rede: a) os movimentos sociais em rede são conectados de forma multimodal; b) são simultaneamente globais e locais; c) são espontâneos, derivados de uma centelha de indignação; d) os movimentos sociais em rede são virais; e) deliberam o espaço de autonomia, reduzindo a necessidade de liderança formal; f) são profundamente autorreflexivos, g) raramente são programáticos (suas maiores contribuições ocorrem na mudança de valores da sociedade).

20 Bibliografa CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Refexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

Ética hacker e movimentos sociais em rede

Ética hacker e movimentos sociais em rede ÉTICA E CRÍTICA DA MÍDIA Faculdade de Comunicação e Artes Curso de Jornalismo - Unidade Coração Eucarístico Professor: Andre Stangl Ética hacker e movimentos sociais em rede CASTELLS, Manuel. A Galáxia

Leia mais

Economia das Redes Empreendedorismo Colaborativo

Economia das Redes Empreendedorismo Colaborativo Economia das Redes Empreendedorismo Colaborativo Segundo Manuel Castells, sociedades são organizadas em processos estruturados por relações historicamente determinadas por produção, experiência e poder:

Leia mais

Etnografia Virtual ou Netnografia

Etnografia Virtual ou Netnografia Etnografia Virtual ou Netnografia A etnografia é uma metodologia de pesquisa originária da antropologia cuja origem remonta-se a fins de século XIX; Pode ser definida como estudo cultural através de uma

Leia mais

A Galáxia da Internet (Fichamento)

A Galáxia da Internet (Fichamento) A Galáxia da Internet (Fichamento) Prof. Marcello Gabbay CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Manuel Castells

Leia mais

ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI)

ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) Aula baseada em dois artigos: Comportamento e Estratégias de Organizações em

Leia mais

A reinvenção das maneiras de se comunicar com computadores e por meio deles

A reinvenção das maneiras de se comunicar com computadores e por meio deles A reinvenção das maneiras de se comunicar com computadores e por meio deles Resenha: CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza

Leia mais

9.Gerenciando equipes

9.Gerenciando equipes 9.Gerenciando equipes Curso: Administração e Ciências Contábeis Disciplina: Evolução do Pensamento em Administração Prof.ª Maíra Coêlho Capítulo 10 Gerenciando Equipes ADM Chuck Williams Design e Preparação

Leia mais

Aula 1. Organização da Aula. Gestão Secretarial: Informação e Arquivística. Tema 1: A Informação e a Gestão Secretarial

Aula 1. Organização da Aula. Gestão Secretarial: Informação e Arquivística. Tema 1: A Informação e a Gestão Secretarial Aula 1 Organização da Aula Gestão Secretarial: Informação e Arquivística 2 A e a gestão secretarial Gestão empresarial contemporânea Prof. Me. Rodrigo Müller 3 Informação para a gestão Níveis de Recursos

Leia mais

O Portal do Software Público Brasileiro em primeira análise

O Portal do Software Público Brasileiro em primeira análise Por Christiana Freitas, pesquisadora da Universidade de Brasília Por Corinto Meffe, gerente de inovações tecnológicas, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação-SLTI, Ministério do Planejamento

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS Estudo da relação entre a tecnologia e a comunicação visando a compreensão o fenômeno técnico de forma global.

Leia mais

Estado da Arte na pesquisa sobre Redes Sociais

Estado da Arte na pesquisa sobre Redes Sociais Estado da Arte na pesquisa sobre Redes Sociais Pesquisa nos principais portais de Comunicação Organizacional do Brasil, para levantamento de bibliografia da Dissertação de Mestrado. Trabalho de Mestrado

Leia mais

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Introdução à IHC Definição IHC Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudo dos fenômenos associados ao

Leia mais

Capítulo 1. Introdução à administração e às organizações. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall

Capítulo 1. Introdução à administração e às organizações. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações Conteúdo do capítulo Introdução à administração e às organizações As organizações e a administração O processo de administração As áreas funcionais

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INNOVATION MEETS CIBERSECURITY. THE PUBLIC- PRIVATE COOPERATION CHALLENGE Fundação Calouste Gulbenkian 8-9 Novembro 2017

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INNOVATION MEETS CIBERSECURITY. THE PUBLIC- PRIVATE COOPERATION CHALLENGE Fundação Calouste Gulbenkian 8-9 Novembro 2017 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INNOVATION MEETS CIBERSECURITY. THE PUBLIC- PRIVATE COOPERATION CHALLENGE Fundação Calouste Gulbenkian 8-9 Novembro 2017 Senhora Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa

Leia mais

Unidade: Introdução à Sociologia

Unidade: Introdução à Sociologia Unidade: Introdução à Sociologia Construção do conhecimento em sociologia Senso comum: conjunto de opiniões, recomendações, conselhos, práticas e normas fundamentadas na tradição, nos costumes e vivências

Leia mais

ISSN Página

ISSN Página A GALÁXIA DA INTERNET: REFLEXÕS SOBRE A INTERNET, OS NEGÓCIOS E A Graduado em Direito pelo Centro Universitário Franciscano, Pós-Graduando em Temas Emergentes em Direito e Novas Tecnologias da Informação

Leia mais

EAD-0743 Marketing de Serviços e de Varejo

EAD-0743 Marketing de Serviços e de Varejo EAD-0743 Marketing de Serviços e de Varejo Aula 3 17/08/2017 Cap. 3 - Visão geral de serviços Prof. Dr. Andres Veloso Monitora: Samuely Laurentino 2º Semestre 2017 Classificação de serviços Compreender

Leia mais

ELEMENTOS PARA A REFLEXÃO... e o pensamento de

ELEMENTOS PARA A REFLEXÃO... e o pensamento de ELEMENTOS PARA A REFLEXÃO... GALÁXIA INTERNET e o pensamento de MANUEL CASTELLS O que estas expressões indicam? A Internet é o tecido de nossas vidas ; A rede é a mensagem ;...a tecnologia da informação

Leia mais

Copyright Empreendedorismo

Copyright Empreendedorismo Empreendedorismo Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio, etc.) para persegui-la. O processo

Leia mais

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).

Leia mais

Incorporação no mundo das empresas

Incorporação no mundo das empresas Gestão de Des & Empresa Compreensão e contribuição Compatibilidade d do Des e as outras áreas Incorporação no mundo das empresas Possibilida do Des como ferramenta de Gestão Empresarial e como fator de

Leia mais

Módulo 11 Monitoria de Impactos. Monitoria de Impactos de Projetos de Cadeia de Valor. cadeia e estratégia. Análise da

Módulo 11 Monitoria de Impactos. Monitoria de Impactos de Projetos de Cadeia de Valor. cadeia e estratégia. Análise da Módulo Monitoria de s Monitoria de s de Projetos de Cadeia de Valor Módulos Delimitação do projeto Análise da cadeia e estratégia Implementação Monitoria 0 Decisão sobre engajamento na promoção Seleção

Leia mais

EDUCAÇÃO, NOVAS LINGUAGENS E SOCIABILIDADE.

EDUCAÇÃO, NOVAS LINGUAGENS E SOCIABILIDADE. DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR: novas linguagens e novas abordagens PUCMINAS/ PREPES PROF. SANDRA PEREIRA TOSTA sandra@pucminas.br EDUCAÇÃO, NOVAS LINGUAGENS E SOCIABILIDADE. 1 SOCIALIZAÇÃO, SOCIABILIDADES,

Leia mais

III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural

III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural Roberto Fava Scare Leonardo Silva Antolini A produção agropecuária, sendo uma atividade econômica que visa o processamento de insumos e não

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS: o território da leitura dos graduandos do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

GLOBALIZAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS: o território da leitura dos graduandos do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) GLOBALIZAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS: o território da leitura dos graduandos do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde Johnathan Pereira Alves Diniz (IF Goiano) - johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br

Leia mais

A sociedade da informação. Pierre Levy Manuel Castells

A sociedade da informação. Pierre Levy Manuel Castells A sociedade da informação Pierre Levy Manuel Castells Pierre Levy Nasceu em 1956, na Tunísia, e é professor da Universidade de Ottawa, Canadá Pensador dos complexos movimentos da tecnociência na atualidade.

Leia mais

Fábio Konder Comparato

Fábio Konder Comparato Fábio Konder Comparato Contrato: - Forma Social que se funda a partir do relacionamento entre individuos mediado por objeto-mercadoria (material e/ou imaterial) Sujeito Objeto - Sujeito (decorrente da

Leia mais

Capítulo 4: Mídias sociais Ferramentas da Revolução?

Capítulo 4: Mídias sociais Ferramentas da Revolução? Capítulo 4: Mídias sociais Ferramentas da Revolução? In: LEMOS, André. A comunicação das coisas: Teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013. (COLEÇÃO ATOPOS). p. 159-173 Fonte da imagem:

Leia mais

CURSOS Presenciais e a Distância DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES

CURSOS Presenciais e a Distância DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES CURSOS Presenciais e a Distância DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES FORMAS DOS CURSOS CURSOS PRESENCIAIS CURSOS A DISTÂNCIA LOCAL Dentro ou próximo da empresa, em local mais conveniente LOCAL

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar 21/9/2015 Rosely Gaeta Revisão Fundamentos da Administração Introdução àadministração e às organizações Fonte: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Leia mais

Comércio Eletrônico. Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan

Comércio Eletrônico. Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan Comércio Eletrônico Professores: Carla Plantier Message Marcelo Zorzan e-commerce A utilização de meios eletrônicos para a realização de transações comerciais recebe o nome de Comércio Eletrônico, e-commerce.

Leia mais

Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008

Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008 Empreendedorismo Profa. Ellen Francine Barbosa (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Questão fundamental Quais são seus planos profissionais? Vida Acadêmica Funcionário de Empresa

Leia mais

Introdução à Remuneração

Introdução à Remuneração Gestão de Recursos Humanos Aula Satélite 1 Introdução à Remuneração Administração de Cargos e Salários Prof. Ms. Carlos Ferreira Manaia Contexto Histórico da Remuneração Trabalho nem sempre foi remunerado

Leia mais

DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO. DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO. CAMINHOS PALESTRAS & OFICINAS CURSOS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PALESTRAS & OFICINAS MELHORANDO O REPERTÓRIO DA

Leia mais

, ,88 CUSTO TOTAL ELEGÍVEL APOIO FINANCEIRO DA UE. Data de início: Data de Conclusão: ANETIE

, ,88 CUSTO TOTAL ELEGÍVEL APOIO FINANCEIRO DA UE. Data de início: Data de Conclusão: ANETIE IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES COLETIVAS DE QUALIFICAÇÃO DO SETOR TICE COM IMPACTO NOS SETORES DAS INDÚSTRIAS DAS TECNOLOGIAS DA PRODUÇÃO E DAS INDÚSTRIAS CULTURAL E CRIATIVA DA REGIÃO NORTE PROMOTOR ANETIE PROGRAMA

Leia mais

LAZER E CULTURA DIGITAL

LAZER E CULTURA DIGITAL GESTÃO DESPORTIVA E DO LAZER LAZER E CULTURA DIGITAL Prof. Carlos Café Dias CIBERCULTURA E CIBERESPAÇO A complexidade das mudanças tecnológicas e comunicacionais que vêm afetando de modo significativo,

Leia mais

A arte é a arma: Intervenções artísticas nas Jornadas de Junho. 1. Tema. Intervenções artísticas nas Jornadas de Junho de Delimitação do Tema

A arte é a arma: Intervenções artísticas nas Jornadas de Junho. 1. Tema. Intervenções artísticas nas Jornadas de Junho de Delimitação do Tema A arte é a arma: Intervenções artísticas nas Jornadas de Junho. Nome Professor: do Gabriel Gutierrez Mendes Curso: Comunicação Social Unidade: Botafogo Data: Agosto de 2014 1. Tema Intervenções artísticas

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo Inovação - IE/UFRJ Aula 4 Estrutura da Aula Redes e capital social (Chaminade e Roberts) O papel das redes

Leia mais

O que é cultura digital?

O que é cultura digital? Cap.3 EaD: conceitos, surgimento, evolução e vantagens Professor: Caio Monteiro Melo OBJETIVO DA AULA: O que é cultura digital? REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO E DA CAPACITAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Humanística Parte 2 Prof. Fábio Arruda f) Importância do conteúdo do cargo Mayo e seus colaboradores verificaram que a especialização defendida pela Teoria Clássica não cria

Leia mais

espaço de fluxos [CASTELLS, 1999, p ]

espaço de fluxos [CASTELLS, 1999, p ] espaço de fluxos [CASTELLS, 1999, p.467-521] versatilidade das redes. a cidade não é um lugar, mas um processo. espaço.hierarquia de inovação e fabricação articuladas em redes globais.organizado em torno

Leia mais

Objetivo Duração Aulas Extras: Interação

Objetivo Duração Aulas Extras: Interação O Curso Líder HD é estruturado sobre a Metodologia criada por Michael Oliveira, chamada Liderança Evolutiva. A cada módulo você vai descobrir as camadas que você deve conhecer e dominar para elevar sua

Leia mais

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação 2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação Objectivos de Aprendizagem Identificar várias estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar Tecnologias da Informação para confrontar

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina COM270 Cibercultura

Programa Analítico de Disciplina COM270 Cibercultura 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Comunicação Social - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

AS MANIFESTAÇÕES E AS REDES SOCIAIS

AS MANIFESTAÇÕES E AS REDES SOCIAIS AS MANIFESTAÇÕES E AS REDES SOCIAIS A força do protesto Em 2011 ocorreu um fenômeno que há muito não se via: uma eclosão simultânea e contagiosa de movimentos sociais de protesto com reivindicações peculiares

Leia mais

Variável-Chave: Expressão Mnemônica: FAC FORTALECER O ASSOCIATIVISMO E O COOPERATIVISMO M E M B R O S

Variável-Chave: Expressão Mnemônica: FAC FORTALECER O ASSOCIATIVISMO E O COOPERATIVISMO M E M B R O S Variável-Chave: FORTALECER O ASSOCIATIVISMO E O COOPERATIVISMO Expressão Mnemônica: FAC M E M B R O S 1. Jony Lucio da Costa 2. Fabiany Maria Made e Vellasco 3. Enir Sebastião Mendes 4. Celio Bueno de

Leia mais

Integral Desenvolvimento Humano Ltda.

Integral Desenvolvimento Humano Ltda. Integral Desenvolvimento Humano Ltda. 2019 Princípio Anos 50/60/70 = Fascínio pela fantástica arquitetura do ser humano, genialidade, talentos, potencial..se somos tão incríveis por que tanto sofrimento,

Leia mais

OS DESAFIOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL FERNANDO ABRUCIO PROFESSOR DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (BRASIL)

OS DESAFIOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL FERNANDO ABRUCIO PROFESSOR DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (BRASIL) OS DESAFIOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL FERNANDO ABRUCIO PROFESSOR DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (BRASIL) INTRODUÇÃO O TERRITÓRIO É UM DOS GRANDES TEMAS POLÍTICOS E DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Leia mais

Competitividade Global: Quais são os Problemas para a África e Como Nós Devemos Abordá-los. Charles Muigai

Competitividade Global: Quais são os Problemas para a África e Como Nós Devemos Abordá-los. Charles Muigai Competitividade Global: Quais são os Problemas para a África e Como Nós Devemos Abordá-los Charles Muigai A cooperação do Sul-Sul é essencial: Quase 50% do caju é produzido, somente 10% das castanhas são

Leia mais

Do livro A Sociedade em Rede

Do livro A Sociedade em Rede Resumo do Capítulo 7 O limiar do Eterno: Tempo Intemporal Do livro A Sociedade em Rede Segundo Castells, nós, seres humanos, somos a personificação do tempo, e simultaneamente, nossas sociedades também

Leia mais

Um Mundo em Mudança. Cap. 3 Anthony Giddens

Um Mundo em Mudança. Cap. 3 Anthony Giddens Um Mundo em Mudança Cap. 3 Anthony Giddens Introdução As relações entre o local e o global Os sociólogos usam o termo globalização para referirem-se àqueles processos que estão intensificando as relações

Leia mais

Saúde e serviços públicos. Comunicação, mídia e alta tecnologia. Serviços financeiros. Produtos. Recursos

Saúde e serviços públicos. Comunicação, mídia e alta tecnologia. Serviços financeiros. Produtos. Recursos 2017 Avanade Inc. All Rights Reserved. A Avanade é a consultoria líder em soluções inovadoras de digital e nuvem, soluções de negócios e experiências entregues por meio do poder das nossas pessoas e do

Leia mais

Direito Econômico e a Política Nacional de Nanotecnologia: tentativa de superação do desafio furtadiano

Direito Econômico e a Política Nacional de Nanotecnologia: tentativa de superação do desafio furtadiano Direito Econômico e a Política Nacional de Nanotecnologia: tentativa de superação do desafio furtadiano - 9 de novembro de 2012 Marco Aurelio Cezarino Braga 1 Conteúdo APRESENTAÇÃO A ECONOMIA POLÍTICA

Leia mais

Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl

Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl https://ambientedigitalpuc.wordpress.com/ LIVROS A máquina universo: criação, cognição e cultura informática, 1987. As tecnologias da inteligência:

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

A Globalização como um Processo e Sociedade da Informação. (Molina & Trinca, Caldas)

A Globalização como um Processo e Sociedade da Informação. (Molina & Trinca, Caldas) A Globalização como um Processo e Sociedade da Informação (Molina & Trinca, Caldas) A Visão de Processo (Molina & Trinca, Caldas) A globalização refere-se ao processo da gradual eliminação de barreiras

Leia mais

Sabrinna A. R. Macedo. Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento.

Sabrinna A. R. Macedo. Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento. Sabrinna A. R. Macedo Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento. Educação online: novo paradigma A sociedade do conhecimento tem experimentado de forma crescente nos últimos anos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Deputado JOSÉ STÉDILE)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Deputado JOSÉ STÉDILE) PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Deputado JOSÉ STÉDILE) Dispõe sobre o princípio da universalização das bibliotecas públicas no País. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º O art. 3º da Lei n. 9.394,

Leia mais

Integral Desenvolvimento Humano Ltda.

Integral Desenvolvimento Humano Ltda. Integral Desenvolvimento Humano Ltda. 2019 Princípio Anos 50/60/70 = Fascínio pela fantástica arquitetura do ser humano, genialidade, talentos, potencial..se somos tão incríveis por que tanto sofrimento,

Leia mais

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING Professor Dr. Celso Grisi 2º Semestre 2017 O AMBIENTE DE MARKETING O MICROAMBIENTE DA EMPRESA A tarefa da Administração de Marketing: construir relacionamento com clientes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Profª. Janaina Costa Você acha que a tecnologia faz parte da sua vida diária? Justifique De que maneira os recursos digitais

Leia mais

1. (Uel 2013) Leia o texto a seguir. Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser

1. (Uel 2013) Leia o texto a seguir. Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser 1. (Uel 2013) Leia o texto a seguir. Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser incapaz de ficar sem ele por mais de um dia é a origem da chamada nomofobia, contração de no

Leia mais

Comércio Eletrônico AULA 07. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis

Comércio Eletrônico AULA 07. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis Comércio Eletrônico AULA 07 Professora Ms Karen Reis 2011 Sistemas para Internet 1 APRESENTAÇÃO Modelos de negócios de internet Loja virtual Corretora de informações Corretora de transações e-marketplaces

Leia mais

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento Agenda Contexto O Nordeste Territorial Fórum de Governança da Atividade Econômica Formas de Financiamento Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semi-árido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território

Leia mais

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg Filosofia Iluminista Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p.57-58 Unidade 08. Capítulo 05: pg. 442-446 Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século

Leia mais

A Escola das Relações Humanas. Prof. Fernando Rodrigues

A Escola das Relações Humanas. Prof. Fernando Rodrigues A Escola das Relações Humanas Contexto do surgimento Condições de trabalhos precárias; Crescimento dos sindicatos; Crescimento de doutrinas contestadoras: marxismo; Crescimento das ciências do comportamento;

Leia mais

PALESTRAS DE VENDEDOR DE DOCES A LÍDER DO SEGMENTO DE SURF SHOPS NO PAÍS O FUTURO DO VAREJO É HOJE

PALESTRAS DE VENDEDOR DE DOCES A LÍDER DO SEGMENTO DE SURF SHOPS NO PAÍS O FUTURO DO VAREJO É HOJE GUGA SCHIFINO Guga é simplesmente o realizador o primeiro Marketplace Phigital do Brasil chamado Pier X. Um espaço onde o físico e o digital atuam de forma integrada. Um lugar onde o dinheiro físico é

Leia mais

Grupo MARTIFER Um Case-Study. Iniciativa sobre o Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial CCB,

Grupo MARTIFER Um Case-Study. Iniciativa sobre o Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial CCB, Grupo MARTIFER Um Case-Study Iniciativa sobre o Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial CCB, 23.11.2007 AGENDA 1.Apresentação do Grupo Martifer 2.Motivação 3.Metodologia 4.Resultados / diagnóstico

Leia mais

Gestão Comercial, Qualidade do Atendimento e Satisfação do Usuário.

Gestão Comercial, Qualidade do Atendimento e Satisfação do Usuário. Gestão Comercial, Qualidade do Atendimento e Satisfação do Usuário. Garcia Lima Superintendente do SAAE/Lagoinha Consultor do SAAE/São João do Jaguaribe Consultor do SAAE/Jaguaribe /garcialimaconsultor

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

O DIREITO NA ERA DA MODERNIDADE LÍQUIDA PROFESSOR ANTONIO CELSO BAETA MINHOTO LEGALE /SP 2019

O DIREITO NA ERA DA MODERNIDADE LÍQUIDA PROFESSOR ANTONIO CELSO BAETA MINHOTO LEGALE /SP 2019 O DIREITO NA ERA DA MODERNIDADE LÍQUIDA PROFESSOR ANTONIO CELSO BAETA MINHOTO LEGALE /SP 2019 O Direito gestado e parido na Idade Moderna é voltado para uma sociedade que não mais existe, especialmente

Leia mais

Ciberespaço e cibercultura: um novo tipo de sociedade na contemporaneidade 1. Karol Almeida da Silva ABREU 2 Universidade Federal de Goiás, Goiás, GO

Ciberespaço e cibercultura: um novo tipo de sociedade na contemporaneidade 1. Karol Almeida da Silva ABREU 2 Universidade Federal de Goiás, Goiás, GO Ciberespaço e cibercultura: um novo tipo de sociedade na contemporaneidade 1 Karol Almeida da Silva ABREU 2 Universidade Federal de Goiás, Goiás, GO RESUMO O impacto das tecnologias da informação e comunicação

Leia mais

Arranjos Produtivos Locais de Maracujá

Arranjos Produtivos Locais de Maracujá 30 Arranjos Produtivos Locais de Maracujá Sérgio Agostinho Cenci Daniel Trento do Nascimento André Luis Bonnet Alvarenga 473 O que significa arranjo produtivo local (APL)? O termo arranjo produtivo local

Leia mais

Fil. Semana. Lara Rocha (Debora Andrade)

Fil. Semana. Lara Rocha (Debora Andrade) Fil. Semana 2 Lara Rocha (Debora Andrade) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 17/02

Leia mais

FLUXOS INFORMACIONAIS: Interligações de Processos de Informação e Conhecimento

FLUXOS INFORMACIONAIS: Interligações de Processos de Informação e Conhecimento FLUXOS INFORMACIONAIS: Interligações de Processos de Informação e Conhecimento Maria de Lourdes Ferreira Carvalho Luís Borges Gouveia Julho de 2018 - UFP-Porto-Portugal. INTRODUÇÃO "Quarta Revolução Industrial"

Leia mais

Empresas Hiperconectadas

Empresas Hiperconectadas Empresas Hiperconectadas Claudio Pitassi, DSc. Grarujá, 27 de outubro de 2017 Agenda: 1. O que são empresas hiperconectadas? 2. O paradoxo da inovação 3. Inovações no setor de transporte por fretamento

Leia mais

Aula 8 Logística, estoque e transações monetárias

Aula 8 Logística, estoque e transações monetárias NEGÓCIO E COMÉRCIO ELETÔNICO Prof Me Alan Mazuco Aula 8 Logística, estoque e transações monetárias Objetivos Estudar a logística de produtos no comércio eletrônico. Descrever o processo de atendimento

Leia mais

Definição Compreende-se por o processo de integração e interdependência entre países em seus aspectos comerciais, financeiros, culturais e sociais. A

Definição Compreende-se por o processo de integração e interdependência entre países em seus aspectos comerciais, financeiros, culturais e sociais. A Definição Compreende-se por o processo de integração e interdependência entre países em seus aspectos comerciais, financeiros, culturais e sociais. A globalização surgiu por necessidade primária do e na

Leia mais

EM REDE. Apresentação

EM REDE. Apresentação ESCOL@S EM REDE Olira Saraiva Rodrigues Mary Aurora Marcon Cláudia Helena dos Santos Araújo Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Anápolis-GO Universidade Católica de Goiás Por: Coordenação

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - julho 2006-1ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 SOCIOLOGIA QUESTÃO 51

Processo Seletivo/UFU - julho 2006-1ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 SOCIOLOGIA QUESTÃO 51 SOCIOLOGIA QUESTÃO 51 Quanto ao contexto do surgimento da Sociologia, marque a alternativa correta. A) A Sociologia nasceu como ciência a partir da consolidação da sociedade burguesa urbana-industrial

Leia mais

Sobre esta apresentação

Sobre esta apresentação Produção em Rede Sobre esta apresentação 2008 Vicente Aguiar O Conteúdo desta apresentação está licenciado sob a Licença Creative Atribuição-Uso Não- Comercial Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil

Leia mais

Aula de Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP

Aula de Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP Teoria da Reflexividade de George Soros SOROS, George. A alquimia das finanças: lendo a mente do mercado. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1996. Cap. 1 a 3 Aula de Fernando Nogueira da Costa Professor do

Leia mais

Unidade de Revisão. Responsável pelo conteúdo: Prof. Dra. Vitória Dib

Unidade de Revisão. Responsável pelo conteúdo: Prof. Dra. Vitória Dib Unidade de Revisão Responsável pelo conteúdo: Prof. Dra. Vitória Dib Tecnologia da Informação e Comunicação: fundamentos Qual o significado de Tecnologia da Informação e Comunicação? O termo Tecnologia

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública 01. Com relação às características próprias da administração pública gerencial, considere: I. As decisões tomadas pelo governo devem ser submetidas à aprovação dos beneficiários,

Leia mais

HACKEANDO A EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO HUMANO E JUSTIÇA SOCIAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 1. Alexandre Garcia Aguado 2

HACKEANDO A EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO HUMANO E JUSTIÇA SOCIAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 1. Alexandre Garcia Aguado 2 HACKEANDO A EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO HUMANO E JUSTIÇA SOCIAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 1 Alexandre Garcia Aguado 2 A promoção do desenvolvimento humano e a redução das desigualdades sociais, são grandes

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão estratégica Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Tipos de equipe Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Equipe de trabalho

Leia mais

SUNSHINE significa muito mais do que dispor novos negócios. SUNSHINE SIGNIFICA A ARTE DE TORNAR A SUA FRANQUIA BRILHANTE.

SUNSHINE significa muito mais do que dispor novos negócios. SUNSHINE SIGNIFICA A ARTE DE TORNAR A SUA FRANQUIA BRILHANTE. Somos ESPECIALISTAS EM FRANQUIAS. Nossa meta é fornecer MODELOS DE NEGÓCIOS RENTÁVEIS E ESTRATÉGICOS para empreendedores que buscam RENTABILIDADE e SEGURANÇA em seu investimento. Criamos PROPOSTAS CONSOLIDADAS

Leia mais

PROGRAMA DE FINANCIAMENTO À ECONOMIA CRIATIVA

PROGRAMA DE FINANCIAMENTO À ECONOMIA CRIATIVA PROGRAMA DE FINANCIAMENTO À ECONOMIA CRIATIVA 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas... 5 4.3.

Leia mais

CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS

CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS Rosa do Carmo Lourenço Gianotto Prof. História do CEP Aluna bolsista turma 2 Colégio Estadual do Paraná

Leia mais

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação Os papéis estratégicos dos Parte 3 Aula 6 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr Introdução aos sistemas de informação Os podem alterar a forma como as organizações competem em seus mercados,

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico A Origem do Estratégico Estratégico PUR Luciane Tasca O estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em

Leia mais

Empreendedorismo A Administração da revolução

Empreendedorismo A Administração da revolução EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20 Timmons,

Leia mais

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura ESTRATÉGIA COMPETITVA É a busca de uma posição competitiva favorável e sustentável

Leia mais

Plano de Negócio: Agência Alvo. Daniel Arrieche Guilherme Gazaro Juliana Jezyorny Vinícius Ferreira

Plano de Negócio: Agência Alvo. Daniel Arrieche Guilherme Gazaro Juliana Jezyorny Vinícius Ferreira Empreendedorismo Digital: Criatividade e Inovação MBA em Marketing Digital e Redes Sociais Plano de Negócio: Agência Alvo Implementação de empresa especialista na criação de rótulos para garrafas e/ou

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.  FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

LLM Marketing de serviços jurídicos

LLM Marketing de serviços jurídicos LLM Marketing de serviços jurídicos Planejamento estratégico + Posicionamento de Mercado Aula 02 Wolney Pereira Agenda 1) Projeto de marketing 2) Conceituação de estratégia 3) Processo de planejamento

Leia mais

INTERNET DAS COISAS. Ana Waley Mendonça

INTERNET DAS COISAS. Ana Waley Mendonça INTERNET DAS COISAS Ana Waley Mendonça Conceito Internet das Coisas (IoT) é um conjunto de redes, sensores, atuadores, objetos ligados por sistemas informatizados que ampliam a comunicação entre pessoas

Leia mais

Aprender a observar A memorizar a analisar e sintetizar A orientar-se no espaço A ter noção de dimensões e proporções

Aprender a observar A memorizar a analisar e sintetizar A orientar-se no espaço A ter noção de dimensões e proporções CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7º Ano Disciplina: Comunicação Visual Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação

Leia mais

Associação. Rozangela C. Pedrosa, 21 de janeiro de 2018

Associação. Rozangela C. Pedrosa, 21 de janeiro de 2018 Associação A N FITRIÕES DE FLORIANÓPOLIS Cooperativismo A cooperação está cada vez mais presente nas discussões e debates de alternativas para acelerar o desenvolvimento econômico e social A cooperação

Leia mais