Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl"

Transcrição

1 Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl

2 LIVROS A máquina universo: criação, cognição e cultura informática, As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, A ideografa dinâmica: rumo a uma imaginação artifcial, As árvores de conhecimentos (com Michel Authier), A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço, O que é o virtual? Cibercultura, A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência, Ciberdemocracia, O Fogo Liberador, O Futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. (com André Lemos), A Esfera Semântica: tomo I, computação, cognição, economia da informação. São Paulo: Annablume, 2014.

3

4 A Inteligência Coletiva pode ser entendida como a partilha das funções cognitivas. E o que é inteligência? É a memória, o aprendizado, a percepção, as funções cognitivas.

5 A partir do momento em que essas funções são transformadas por sistemas técnicos - algo de objetivo, externo ao organismo humano elas poderão ser mais facilmente partilhadas. Se alguma coisa é escrita, ela já não faz parte da memória pessoal, mas faz parte da memória da comunidade.

6 A informática é uma tecnologia intelectual. E a Internet permite o compartilhamento de nossa memória. Mas só pode existir desenvolvimento da inteligência coletiva se houver cooperação competitiva ou competição cooperativa. É a partir do equilíbrio entre competição e cooperação que nasce a inteligência coletiva. O desafo é inventarmos todos juntos formas de organização que não sejam nem anárquicas onde não haveria nenhuma forma de cooperação nem demasiadamente rígidas, mas sim as que permitam otimizar a capacidade de invenção das pessoas, suas competências, suas experiências, suas memórias.

7 Não se deve confundir a cibercultura com uma subcultura particular, a cultura de uma ou algumas "tribos". Ao contrário, a cibercultura é a nova forma da cultura. Entramos hoje na cibercultura como penetramos na cultura alfabética há alguns séculos. Entretanto, a cibercultura não é uma negação da oralidade ou da escrita, ela é o prolongamento destas.

8 Acompanhando o progresso das mídias, os espaços culturais multiplicaram-se e enriqueceram-se: novas formas artísticas, divinas, técnicas, revoluções industriais, revoluções políticas. O ciberespaço representa o mais recente desenvolvimento da evolução da linguagem. Os signos da cultura, textos, música, imagens, mundos virtuais, simulações, softwares, moedas, atingem o último estágio da digitalização. Eles tornam-se ubiqüitários na rede no momento em que eles estão em algum lugar, eles estão em toda parte e interconectam-se em um único tecido multicor, fractal, volátil, infacionista, que é, de toda forma, o metatexto englobante da cultura humana.

9 Um dos grandes méritos da cibercultura é de nos confrontar à nossa própria liberdade, à nossa própria responsabilidade.

10 O que é esse caos que reina no ciberespaço como na humanidade contemporânea? Onde se encontra a ordem? Aí está o que nós gostaríamos de saber. Procuramos e corremos em todos os sentidos, nos reunimos em clãs, nos opomos, nos distanciamos, brigamos... Denunciamos o "mal" à direita e à esquerda. Cada um aponta o dedo sobre os outros.

11 a internet vai nos fazer descobrir a verdadeira hierarquia do bem: uma hierarquia complexa, hipertextual, emaranhada, viva, móvel, abundante, turbilhante como uma biosfera.

12 através do ciberespaço, qualquer que seja o lugar onde nos encontrarmos, dirigiremos nós mesmos nossos olhos a distância em direção à zona da realidade que escolheremos para observar, e a intensidade dos nossos olhares, como a força de nossas questões, fará nascer ao infnito novos detalhes.

13 A cibercultura encarna a forma horizontal, simultânea, puramente espacial da transmissão. Para ela, o tempo é uma decorrência. Sua principal operação é conectar no espaço, construir e estender os rizomas do sentido. Essa universalidade desprovida de signifcado central, esse sistema da desordem, essa transparência labiríntica, é a universalidade sem totalidade. O que é o Universal? É a presença (virtual) para si da humanidade. Quanto à totalidade, podemos defni-la como o agrupamento estabilizado do sentido de uma pluralidade.

14 Face ao futuro que nos espera, nenhuma referência, nenhuma autoridade, nenhum dogma e nenhuma certeza se mantêm. Descobrimos que a realidade é uma criação compartilhada. Estamos todos pensando na mesma rede. Tal é nossa condição desde sempre, mas o ciberespaço a apresenta diante de nossos olhos com tamanha força que não podemos mais dissimulá-la. É chegado o tempo da responsabilidade.

15 A palavra "virtual" pode ser entendida em ao menos três sentidos: o primeiro, técnico, ligado à informática, um segundo corrente e um terceiro flosófco. O fascínio suscitado pela "realidade virtual" decorre em boa parte da confusão entre esses três sentidos. Na acepção flosófca, é virtual aquilo que existe apenas em potência e não em ato, o campo de forças e de problemas que tende a resolver-se em uma atualização. O virtual encontra-se antes da concretização efetiva ou formal (a árvore está virtualmente presente no grão). No uso corrente, a palavra virtual é muitas vezes empregada para signifcar a irrealidade enquanto a "realidade" pressupõe uma efetivação material, uma presença tangível. A expressão "realidade virtual" soa então como um oxímoro, um passe de mágica misterioso. Em geral acredita-se que uma coisa deva ser ou real ou virtual, que ela não pode, portanto, possuir as duas qualidades ao mesmo tempo.

16 Contudo, a rigor, em flosofa o virtual não se opõe ao real mas sim ao atual: virtualidade e atualidade são apenas dois modos diferentes da realidade. Se a produção da árvore está na essência do grão, então a virtualidade da árvore é bastante real (sem que seja, ainda, atual). É virtual toda entidade "desterritorializada", capaz de gerar diversas manifestações concretas em diferentes momentos e locais determinados, sem contudo estar ela mesma presa a um lugar ou tempo em particular. Para usar um exemplo fora da esfera técnica, uma palavra é uma entidade virtual. ainda que não possamos fxá-lo em nenhuma coordenada espaçotemporal, o virtual é real. Pierre Lèvy - Cibercultura, p. 47-8

17 Bibliografa LEVY, Pierre. Internet e desenvolvimento humano. Cad. psicopedag., São Paulo, v.5, n.9, LEVY, Pierre. Uma perspectiva vitalista sobre a cibercultura. In: LEMOS, Andre. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual. Unidade I:

Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual. Unidade I: Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual Unidade I: 0 Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual A distância

Leia mais

Unidade de Revisão. Responsável pelo conteúdo: Prof. Dra. Vitória Dib

Unidade de Revisão. Responsável pelo conteúdo: Prof. Dra. Vitória Dib Unidade de Revisão Responsável pelo conteúdo: Prof. Dra. Vitória Dib Tecnologia da Informação e Comunicação: fundamentos Qual o significado de Tecnologia da Informação e Comunicação? O termo Tecnologia

Leia mais

AS POTENCIALIDADES DE PROCESSOS DE AUTORIA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO ESCOLAR DOS INDIVÍDUOS: APROFUNDANDO UMA FACETA DO CONCEITO DE INCLUSÃO DIGITAL

AS POTENCIALIDADES DE PROCESSOS DE AUTORIA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO ESCOLAR DOS INDIVÍDUOS: APROFUNDANDO UMA FACETA DO CONCEITO DE INCLUSÃO DIGITAL VIII CICLO DE PALESTRAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO AS POTENCIALIDADES DE PROCESSOS DE AUTORIA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO ESCOLAR DOS INDIVÍDUOS: APROFUNDANDO UMA FACETA DO Andressa Foresti 9610@lci.upf.br

Leia mais

LAZER E CULTURA DIGITAL

LAZER E CULTURA DIGITAL GESTÃO DESPORTIVA E DO LAZER LAZER E CULTURA DIGITAL Prof. Carlos Café Dias CIBERCULTURA E CIBERESPAÇO A complexidade das mudanças tecnológicas e comunicacionais que vêm afetando de modo significativo,

Leia mais

Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências ISSN: Universidade Federal de Minas Gerais Brasil

Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências ISSN: Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências ISSN: 1415-2150 ensaio@fae.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ZENHA, Luciana LÉVY, Pierre. The Semantic Sphere 1. Computation, Cognition and Information

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Profª. Janaina Costa Você acha que a tecnologia faz parte da sua vida diária? Justifique De que maneira os recursos digitais

Leia mais

Processos Educativos

Processos Educativos Processos Educativos e Tecnologias de rede Adriano Canabarro Teixeira CONTEXTUALIZANDO Em torno da Linha de pesquisa Processos educativos e linguagem, aglutinam-se, portanto, pesquisadores, com seus grupos

Leia mais

Cibercultura. Pierre Lévy FEITO POR DONIZETE SARAIVA

Cibercultura. Pierre Lévy FEITO POR DONIZETE SARAIVA Cibercultura Pierre Lévy FEITO POR DONIZETE SARAIVA No futuro, a grande maioria dos livros será lida nos tablets ou em periféricos como o Kindle, muito pela possibilidade de interatividade. Os livros passarão

Leia mais

Aula 1 Apresentação do programa da disciplina e discussão dos critérios de avaliação. Apresentação dos alunos

Aula 1 Apresentação do programa da disciplina e discussão dos critérios de avaliação. Apresentação dos alunos Disciplina: Portal P01070/2586 A - Teorias Avançadas na Aprendizagem em Ambientes Virtuais (TAAV) Nível: Mestrado e Doutorado Módulo 2 Área de Concentração: Processos Cognitivos e Ambientes Digitais Linha

Leia mais

CIBERDEMOCRACIA: POSSIBILIDADE OU UTOPIA?

CIBERDEMOCRACIA: POSSIBILIDADE OU UTOPIA? PONTO DE VISTA CIBERDEMOCRACIA: POSSIBILIDADE OU UTOPIA? Moema Gomes Moraes 1 A presentamos aqui o nosso ponto de vista sobre o livro O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária (LEMOS;

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS SOCIEDADE EM REDE E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS SOCIEDADE EM REDE E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS SOCIEDADE EM REDE E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO A Sociedade em Rede O que seria uma Sociedade em Rede? O que isso tem a ver

Leia mais

A VIRTUALIZAÇÃO COMO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA REFLEXIVA E COMUNICATIVA DE PIERRE LEVY

A VIRTUALIZAÇÃO COMO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA REFLEXIVA E COMUNICATIVA DE PIERRE LEVY A VIRTUALIZAÇÃO COMO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA REFLEXIVA E COMUNICATIVA DE PIERRE LEVY Autor (1) Alex Martins; Co-autor (1) Rizzardo Roderico P.Q.

Leia mais

REDES SOCIAIS VIRTUAIS: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa

REDES SOCIAIS VIRTUAIS: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO REDES SOCIAIS VIRTUAIS: um espaço para efetivação da

Leia mais

Cultura das Mídias. Unisalesiano - aula 1-2º semestre 2017

Cultura das Mídias. Unisalesiano - aula 1-2º semestre 2017 Cultura das Mídias Unisalesiano - aula 1-2º semestre 2017 Fonte: Slideshare Conceito De acordo com Santaella, podemos definir a cultura das mídias como uma cultura intermediária entre a cultura das massas

Leia mais

A indissociabilidade entre Inclusão Digital e Software Livre na Sociedade Contemporânea: a experiência do Mutirão pela Inclusão Digital

A indissociabilidade entre Inclusão Digital e Software Livre na Sociedade Contemporânea: a experiência do Mutirão pela Inclusão Digital VI CICLO DE PALESTRAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A indissociabilidade entre Inclusão Digital e Software Livre na Sociedade Contemporânea: a experiência do Mutirão pela Inclusão Digital Adriano Canabarro

Leia mais

Ambiente Hipermídia de Autoria Colaborativa: Construindo Alternativas de Inclusão Digital

Ambiente Hipermídia de Autoria Colaborativa: Construindo Alternativas de Inclusão Digital Ambiente Hipermídia de Autoria Colaborativa: Construindo Alternativas de Inclusão Digital por Aline de Campos Orientador: Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira 1/16 ROTEIRO Fundamentação Teórica Concepção

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 1 CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 2 1.- A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR Os computadores são produtos de ponta de uma tecnologia inteligente, isto é, uma tecnologia que se desenvolve e

Leia mais

INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO/RS

INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO/RS INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO/RS Karina Marcon Adriano Canabarro Teixeira Marco Trentin 1 Tecnologias e Inclusão

Leia mais

CIBERCULTURA RESUMO. Este artigo tem por objetivo descrever um pouco sobre a forma como a

CIBERCULTURA RESUMO. Este artigo tem por objetivo descrever um pouco sobre a forma como a CIBERCULTURA Marcelo Bresolin 1 RESUMO Este artigo tem por objetivo descrever um pouco sobre a forma como a informação é constituída(bits) e os meios utilizados para a sua transmissão, armazenamento e

Leia mais

Sumário. Nota do Editor... xv Introdução: O quarto quadrante do círculo de Álvaro Vieira Pinto... 1

Sumário. Nota do Editor... xv Introdução: O quarto quadrante do círculo de Álvaro Vieira Pinto... 1 Sumário VOLUME I Nota do Editor.................................................. xv Introdução: O quarto quadrante do círculo de Álvaro Vieira Pinto............. 1 Parte Um Análise de algumas noções fundamentais

Leia mais

Culturgest. António Dias de Figueiredo CIÊNCIA E QUOTIDIANO Departamento de Engenharia Informática UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Culturgest. António Dias de Figueiredo CIÊNCIA E QUOTIDIANO Departamento de Engenharia Informática UNIVERSIDADE DE COIMBRA Culturgest OS MAPAS DO CIBERESPAÇO António Dias de Figueiredo Departamento de Engenharia Informática UNIVERSIDADE DE COIMBRA adf@dei.uc.pt http://www.dei.uc.pt/~adf CIÊNCIA E QUOTIDIANO - 1999 OS MAPAS

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE. 20/02/2019 Professor: BARROS 1

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE. 20/02/2019 Professor: BARROS 1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE 20/02/2019 Professor: BARROS 1 A informação é necessária para qualquer decisão que tomemos em nossa vida, sem termos elementos para nossas ações ficamos totalmente sem

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

PRODUÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA QUESTÃO DIALÓGICA

PRODUÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA QUESTÃO DIALÓGICA PRODUÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA QUESTÃO DIALÓGICA LUCIENE FONTÃO UFSC DOUTORANDA EM TEORIA LITERÁRIA MESTRE EM LINGÜÍSTICA APLICADA AO TEXTO E ENSINO PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA E METODOLOGIA DE ENSINO

Leia mais

Notas sobre a Universidade e a Sociedade do Conhecimento Digital

Notas sobre a Universidade e a Sociedade do Conhecimento Digital Notas sobre a Universidade e a Sociedade do Conhecimento Digital Prof. Celso Candido Em uma sociedade na qual o conhecimento se renova, se expande e complexifica intensa e incessantemente; em uma economia

Leia mais

BEMBEM, Ângela Halem Claro. A Ciência da Informação e os Espaços Antropológicos: Uma aproximação possível? São Paulo: Cultura Acadêmica, p.

BEMBEM, Ângela Halem Claro. A Ciência da Informação e os Espaços Antropológicos: Uma aproximação possível? São Paulo: Cultura Acadêmica, p. BEMBEM, Ângela Halem Claro. A Ciência da Informação e os Espaços Antropológicos: Uma aproximação possível? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. 137p. Renato CRIVELLI A obra em questão é o resultado dos

Leia mais

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador Carla Simone Bittencourt 1, Daiane Grassi 1, Fernanda Arusievicz 1, Iara Tonidandel 1 1 Alunas do curso de Pedagogia Multimeios Informática Educativa -

Leia mais

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA QUARTA ONDA

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA QUARTA ONDA NE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA QUARTA ONDA MÁRIO AGUILAR 1 ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS? ERAS E REVOLUÇÕES IDENTIFICANDO O CENÁRIO 1º onda: 2º onda: 3º onda: 4º onda: Revolução Revolução Era do Era

Leia mais

Ensinar e Aprender com Dispositivos Móveis

Ensinar e Aprender com Dispositivos Móveis Ensinar e Aprender com Dispositivos Móveis INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EAD) tem levado para seu contexto o uso dos mais variados dispositivos de comunicação, indo da formação por correspondência,

Leia mais

Resenha. O Futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária (LEMOS, André; Lévy, Pierre. São Paulo: Paulos

Resenha. O Futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária (LEMOS, André; Lévy, Pierre. São Paulo: Paulos Resenha O Futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária (LEMOS, André; Lévy, Pierre. São Paulo: Paulos. 2010. 258p) Alan MASCARENHAS 1 A obra O futuro da internet: Em direção a uma ciberdemocracia

Leia mais

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: MUITO ALÉM DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, UM REPENSAR METODOLÓGICO

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: MUITO ALÉM DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, UM REPENSAR METODOLÓGICO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: MUITO ALÉM DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, UM REPENSAR METODOLÓGICO Milena Ferreira Hygino Nunes* - Doutoranda em Cognição e Linguagem (UENF). Talita da Silva Ernesto**- Mestranda

Leia mais

Construindo a Audioesfera: as tecnologias da informação e da comunicação e a nova arquitetura da cadeia de produção musical

Construindo a Audioesfera: as tecnologias da informação e da comunicação e a nova arquitetura da cadeia de produção musical UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Comunicação Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas MESSIAS GUIMARÃES BANDEIRA Construindo a Audioesfera: as tecnologias da informação

Leia mais

O DIGITAL e a VIRTUALIZAÇÃO do SABER

O DIGITAL e a VIRTUALIZAÇÃO do SABER UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Centro de Educação a Distância CEAD Curso de Capacitação em Educação a Distância Disciplina: Professores-Tutores: Gestão em EAD Claudete Freire

Leia mais

O que é cultura digital?

O que é cultura digital? Cap.3 EaD: conceitos, surgimento, evolução e vantagens Professor: Caio Monteiro Melo OBJETIVO DA AULA: O que é cultura digital? REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO E DA CAPACITAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR

Leia mais

OFICINAS CULTURAIS. Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em:

OFICINAS CULTURAIS. Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em: OFICINAS CULTURAIS Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em: www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 Afinal, o que é cultura? 2 A cultura de todos nós Este povo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN (Vigência a partir do segundo semestre de 2007) Fase Cód. Disciplinas Pré- Requisito Créditos Carga Horária 01 Integração ao Ensino Superior 1 18 02 Oficinas de Integração

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

ATUALIDADES PROFESSOR NELSON FONSECA SÓ EU SEI O QUE VAI CAIR NA PROVA!

ATUALIDADES PROFESSOR NELSON FONSECA SÓ EU SEI O QUE VAI CAIR NA PROVA! ATUALIDADES PROFESSOR NELSON FONSECA "Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade,

Leia mais

Profa. Sheila Morais de Almeida. março

Profa. Sheila Morais de Almeida. março Classificação das Ciências Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março - 2019 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Classificação das Ciências março - 2019 1 / 23 Este material é preparado usando como

Leia mais

NOVAS TECNOLOGIAS E O TRABALHO DOCENTE. Profa. Benilda Silva

NOVAS TECNOLOGIAS E O TRABALHO DOCENTE. Profa. Benilda Silva NOVAS TECNOLOGIAS E O TRABALHO DOCENTE Profa. Benilda Silva Obra analisada: Autora: VANI MOREIRA KENSKI Doutora e Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia e Geografia. Professora do Programa de Pós-

Leia mais

Programação Estruturada

Programação Estruturada Programação Estruturada Organização de um ambiente computacional Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 2018.Q3 Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC

Leia mais

EDUCAÇÃO, NOVAS LINGUAGENS E SOCIABILIDADE.

EDUCAÇÃO, NOVAS LINGUAGENS E SOCIABILIDADE. DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR: novas linguagens e novas abordagens PUCMINAS/ PREPES PROF. SANDRA PEREIRA TOSTA sandra@pucminas.br EDUCAÇÃO, NOVAS LINGUAGENS E SOCIABILIDADE. 1 SOCIALIZAÇÃO, SOCIABILIDADES,

Leia mais

Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl

Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl Comunicação Digital / Cibercultura Prof. Dr. Andre Stangl https://ambientedigitalpuc.wordpress.com/ A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural. (GI, p.32) Galáxia da Internet (2001) Os Sistemas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO 1º Período Código Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos Dados I 40 40 80 - Cálculo I 80-80 - Fundamentos da Computação 40-40 - Fundamentos

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

Manual de Identidade Visual INDEORUM

Manual de Identidade Visual INDEORUM Manual de Identidade Visual INDEORUM ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 APLICAÇÃO PRINCIPAL... 4 APLICAÇÃO PRINCIPAL (Horizontal)... 5 APLICAÇÃO PRINCIPAL (Tons de Cinza)...6 APLICAÇÃO PRINCIPAL (Tons de Cinza)...

Leia mais

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Disciplina: Metodologia do ensino de português: a alfabetização

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Disciplina: Metodologia do ensino de português: a alfabetização Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP Disciplina: Metodologia do ensino de português: a alfabetização Professora: Doutora Nilce da Silva Aluna: Cecilia Palazetti Carvalho Numero USP:

Leia mais

CONHEÇA AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS MAIS EXIGIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO ATÉ 2020

CONHEÇA AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS MAIS EXIGIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO ATÉ 2020 CONHEÇA AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS MAIS EXIGIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO ATÉ 2020 ÍNDICE 3 Introdução 4 Como o mundo mudou e criou demandas para o mercado de trabalho Mudanças no mercado de trabalho

Leia mais

TELEBRASIL Inclusão Social

TELEBRASIL Inclusão Social TELEBRASIL Inclusão Social O que é Inclusão Social?? O que as TIC podem fazer pelo Social?? Cidadania Saúde Educação Serviços Públicos Inclusão Digital CÚPULA MUNDIAL DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - GENEBRA

Leia mais

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC)

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) Aula 2 BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTERFACE HUMANO COMPUTADOR Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA

Leia mais

Tecnologia na Educação: da

Tecnologia na Educação: da Tecnologia na Educação: da informática as TIC e TAC Profa Dra. Maria de los Dolores J Peña Tecnologia na educação [ Recurso] Caderno e lapis Computador e software Software educacionais 1990 Lab Informática

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

Oferta de disciplinas para o período 2014/2

Oferta de disciplinas para o período 2014/2 PINF-6000 Projeto e Análise de Algoritmos 14:00-18:00 PINF-6013 Elementos Finitos PINF-6020 Otimização em Grafos PINF-6038 Tópicos Especiais em Informática: Computação Natural - PINF-6038 Tópicos Especiais

Leia mais

@Roseana2010 Dino 1 O uso do Twitter nas Eleições Maranhense de 2010

@Roseana2010 Dino 1 O uso do Twitter nas Eleições Maranhense de 2010 @Roseana2010 e @Flavio Dino 1 O uso do Twitter nas Eleições Maranhense de 2010 Raíla Maciel 2 Márcio Carneiro dos Santos 3 Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA PALAVRAS-CHAVE: twitter, internet,

Leia mais

ago-18 Aldeia global SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (será?)

ago-18 Aldeia global SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (será?) SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO É um estágio de desenvolvimento social caracterizado pela capacidade de seus membros (cidadãos, empresas e administração pública) de OBTER e COMPARTILHAR qualquer informação e da

Leia mais

Cidadania e redes digitais março primeiro encontro CIDADANIA E COMUNICAÇÃO. sergio amadeu seeder

Cidadania e redes digitais março primeiro encontro CIDADANIA E COMUNICAÇÃO. sergio amadeu seeder primeiro encontro CIDADANIA E COMUNICAÇÃO sergio amadeu seeder Cidadania não é uma definição estanque, mas um conceito histórico, o que significa que seu sentido varia no tempo e no espaço. JAIME PINSKY

Leia mais

Convergência Midiática e o Potencial Pedagógico do Ciberespaço 1

Convergência Midiática e o Potencial Pedagógico do Ciberespaço 1 Convergência Midiática e o Potencial Pedagógico do Ciberespaço 1 Gabriela Arícia Ferreira MATOS 2 Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB RESUMO O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão

Leia mais

Teoria da Comunicação Unisalesiano. Aula 8: A Teoria da Comunicação na era digital

Teoria da Comunicação Unisalesiano. Aula 8: A Teoria da Comunicação na era digital Teoria da Comunicação Unisalesiano Aula 8: A Teoria da Comunicação na era digital O espaço público em escala planetária A multiplicação das comunicações promovidas por ONGs e associações da sociedade civil

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC UNIDADE 02 UNIDADE 02

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC UNIDADE 02 UNIDADE 02 ASSUNTO DESTA AULA UNIDADE 02 Apostila Estácio Sociedade da Informação de Adalton M. Ozaki, 1ª Edição/2007 Capítulo Sociedade da informação: Iniciando o debate. 1 ASSUNTO DESTA AULA ANTES VAMOS DEBATER

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

PROFESSORES-ORIENTADORES

PROFESSORES-ORIENTADORES ICI 222 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE (Arquivologia) Aida Varela Varela Redes e Educação a distância Teorias cognitivas e sua aplicabilidade na CI, em Biblioteconomia e Arquivologia Teorias de aprendizagem

Leia mais

Comunicação O ENSINO DE ARTE DIANTE DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E DAS NOVAS MÍDIAS

Comunicação O ENSINO DE ARTE DIANTE DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E DAS NOVAS MÍDIAS Comunicação O ENSINO DE ARTE DIANTE DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E DAS NOVAS MÍDIAS MAIO, Ana Zeferina Ferreira 1 Palavras-chave: Ensino de arte, Ambiente virtual de aprendizagem, Novas tecnologias de informação

Leia mais

CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO

CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO 1 Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores CINELLI, Ana Paula Massotti 1 SILVA, Janice Mendes da 2 DAVID, Mônica Cristiane David 3 OLIVEIRA, Rafaela Chaves 4 OLIVEIRA, Sandra Maria 5

Leia mais

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E OS RISCOS EMERGENTES

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E OS RISCOS EMERGENTES A Internet / O Ciberespaço Os novos modelos de negócio A Inteligência artificial Oportunidades e Riscos para a SST 15/maio/2019 Fernando Nunes FATORES ESSENCIAIS DO FENÓMENO DA DIGITALIZAÇÃO: Internet

Leia mais

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica 1 Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica Thaís Cristina Rodrigues Tezani Universidade Estadual Paulista (UNESP) thais@fc.unesp.br Pôster

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: Aula N : 03 Tema: Questões éticas e sociais

Leia mais

Como a família pode ajudar a escola? Maria Izabel de Oliveira Massoni

Como a família pode ajudar a escola? Maria Izabel de Oliveira Massoni Como a família pode ajudar a escola? Maria Izabel de Oliveira Massoni O que é da escola? O que é da família? No que a escola pode ajudar a família? No que a família pode ajudar a escola? De que família

Leia mais

Seminário de Interação Mediada por Computador - SIMC 2013 De 15 a 17 de Abril Porto Alegre, RS Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO UFRGS *** Anais de Resumos ISSN: 2317-4250 www.ufrgs.br/simc2013

Leia mais

Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Comunidades Virtuais de Aprendizagem Comunidades Virtuais de Aprendizagem Carlos Henrique Medeiros de Souza Doutor em Comunicação UFRJ Mestre em Educação CES/JF Professor Associado LEEL/UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense Rio de

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014 Lev Semenovitch VYGOTSKY Paula Freire 2014 Bielo-Rússia. 17 de novembro de 1896. 11 de junho de 1934. Bacharel em Direito (1918). Psicologia sóciohistórica. enfatizava o processo histórico-social e o papel

Leia mais

Letramento Digital - Comunicação. Profa. Reane Franco Goulart

Letramento Digital - Comunicação. Profa. Reane Franco Goulart Letramento Digital - Comunicação Profa. Reane Franco Goulart reane@iftm.edu.br www.profareane.wordpress.com O poder da aproximação Hoje é possível olharmos para o mundo todo, sem sequer ir à janela de

Leia mais

A pesquisa no ensino de computação. Práticas de ensino de algoritmos (Hazzan, Cap. 4) Péricles Miranda

A pesquisa no ensino de computação. Práticas de ensino de algoritmos (Hazzan, Cap. 4) Péricles Miranda A pesquisa no ensino de computação Práticas de ensino de algoritmos (Hazzan, Cap. 4) Péricles Miranda Existe pesquisa na área de ensino? Existe uma variedade de tópicos Conhecimento de novatos Investiga

Leia mais

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS UMA ABORDAGEM A PARTIR DE TRÊS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE REGIONAL DE ENSINO DE SAMAMBAIA DF

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS UMA ABORDAGEM A PARTIR DE TRÊS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE REGIONAL DE ENSINO DE SAMAMBAIA DF EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS UMA ABORDAGEM A PARTIR DE TRÊS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE REGIONAL DE ENSINO DE SAMAMBAIA DF Jorge Manoel Adão 1 - jorgeadao@yahoo.com.br João Costa Lima 2 profcostajoao@gmail.com

Leia mais

24/07/2014. As origens da Sociologia. A questão do conhecimento

24/07/2014. As origens da Sociologia. A questão do conhecimento Tema 1: O enfoque do Positivismo para a Educação Professora Ma. Mariciane Mores Nunes As origens da Sociologia Sociologia: ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas. Envolve: herança

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

DE OLHO NA BNCC. Volume 1

DE OLHO NA BNCC. Volume 1 DE OLHO NA BNCC Volume 1 Afinal, o que é a BNCC? Linha do tempo A importância de ter uma Base Comum Orientação por competências Base Comum Parte diversificada MATERIAL DE ACORDO Base Nacional Comum Curricular

Leia mais

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO. Resumo

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO. Resumo FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO Carolina Vivian da Cunha-UNISC GE: Memórias, Trajetórias e Experiência na Educação. Resumo A formação dos trabalhadores é um assunto a ser

Leia mais

Capítulo 10- Cultura: Nossa Herança Social

Capítulo 10- Cultura: Nossa Herança Social Capítulo 10- Cultura: Nossa Herança Social Cultura material - consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade- ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, habitação, etc.-

Leia mais

INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação

INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação Modelagem conceitual para sistemas de hipertexto INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação Profa. glima@eci.ufmg.br A Tradição Oral A fala enunciada pela voz humana é rica em informações

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciência da Computação BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciência da Computação BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Ciência da Computação BACHARELADO 1 Graduação em _ Ciência da Computação A experiência de aprendizagem no curso de Ciência da Computação da Unisinos é marcada pelo incentivo a utilização

Leia mais

O cibercidadão por Helena Prieto UC de Recursos e materiais para o E-Learning Mestrado em Pedagogia do E-learning. Página2

O cibercidadão por Helena Prieto UC de Recursos e materiais para o E-Learning Mestrado em Pedagogia do E-learning. Página2 O cibercidadão é. Página2 Página3 Para mim é um cidadão que utiliza a Net como forma de estar na sociedade, em geral, e da sociedade da informação, em particular. Não utiliza somente a Internet e as Tecnologias

Leia mais

Agrupamento de Escolas Lima de Faria. Escola EB Carlos de Oliveira. Ano Letivo: 2017/2018. Critérios de Avaliação

Agrupamento de Escolas Lima de Faria. Escola EB Carlos de Oliveira. Ano Letivo: 2017/2018. Critérios de Avaliação Agrupamento de Escolas Lima de Faria Escola EB Carlos de Oliveira Ano Letivo: 2017/2018 Departamento: Matemática e Ciências Experimentais Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação 2º Ciclo (5º

Leia mais

O Desenvolvimento é um Processo Culturalmente Organizado

O Desenvolvimento é um Processo Culturalmente Organizado O Desenvolvimento é um Processo Culturalmente Organizado Lei genética geral do desenvolvimento cultural ou lei de dupla formação No desenvolvimento da criança, qualquer função aparece duas vezes, primeiro

Leia mais

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais;

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; Design e Percepção -Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; -É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; -O Design trabalha

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS ÁREAS DE COMPUTAÇÃO PROF. ANDRÉ MONTEVECCHI PROFA. ANNA TOSTES 28/08/2011 Prof. André Montevecchi / Profa. Anna Tostes 2 SUMÁRIO Os Pilares da Computação Algoritmos Teoria

Leia mais

Formatos de informação Especialização em Gestão Estratégica da Informação. Novembro / 2013

Formatos de informação Especialização em Gestão Estratégica da Informação. Novembro / 2013 Formatos de informação Especialização em Gestão Estratégica da Informação Novembro / 2013 OBJETIVO Destacar e apresentar as peculiaridades relacionadas aos formatos de informação disponíveis na web como

Leia mais

ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS

ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome: Telefone: e-mail: 1. Sexo: a.( ) Masculino b. ( ) Feminino 2. Idade: a. ( ) 21 30 anos b. ( ) 31 40 anos c. ( ) 41 50 anos d. ( ) Mais de 50 anos FORMAÇÃO. Obs.: Caso

Leia mais

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz O Que é Inovação na Prática Psicopedagógica??????? Inovar é: acreditar na mudança do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV) EDITAL N. 02/2019

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV) EDITAL N. 02/2019 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV) EDITAL N. 02/2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS/AS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS PARA OS CURSOS DE MESTRADO

Leia mais

O Ensino mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. Juliane Corrêa Setembro de 2010

O Ensino mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. Juliane Corrêa Setembro de 2010 O Ensino mediado pelas tecnologias de informação e comunicação Juliane Corrêa Setembro de 2010 Inquietações Como se tornar docente? Como se manter docente? Com que referenciais? Em que contextos? Profissional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº40, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº40, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 MINISTÉRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº40, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO DA UFPR, no uso de suas atribuições conferidas pelo Artigo 20 da resolução

Leia mais

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Desdobramentos da Escola de Relações Humanas o Kurt Lewin Dinâmica de grupo (1935) o Chester Barnard As funções do executivo (1938) o George Homans Sociologia funcional de grupo

Leia mais

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. Maria Lúcia Santaella Braga (Catanduva, 13 de agosto de 1944). Pesquisadora brasileira e professora titular

Leia mais

Computação Bioinspirada. Prof. Eduardo R. Hruschka (Slides baseados nos originais do Prof. André C. P. L. F. de Carvalho)

Computação Bioinspirada. Prof. Eduardo R. Hruschka (Slides baseados nos originais do Prof. André C. P. L. F. de Carvalho) Computação Bioinspirada Prof. Eduardo R. Hruschka (Slides baseados nos originais do Prof. André C. P. L. F. de Carvalho) 1 Principais tópicos Computação Bioinspirada Computação Biológica Biologia Computacional

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação Currículo 6 Criado pelo CDI em 30/05/2016 - Núcleo Básico - NB 019 - Cálculo I CH Teórica 160 CH Prática 00 CH Total 160 cr 8 Funções. Limites.

Leia mais

Comércio Eletrônico AULA 07. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis

Comércio Eletrônico AULA 07. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis Comércio Eletrônico AULA 07 Professora Ms Karen Reis 2011 Sistemas para Internet 1 APRESENTAÇÃO Modelos de negócios de internet Loja virtual Corretora de informações Corretora de transações e-marketplaces

Leia mais

... Cultura. Em busca de conceitos

... Cultura. Em busca de conceitos Cultura Em busca de conceitos Cultura Clifford Geertz Ernst Cassirer. EUA, 1926 2006 Texto: 1973 Polônia, 1874 EUA, 1945 Texto: 1944 A ciência na busca da definição do Homem Ciência na busca de leis gerais

Leia mais