MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN"

Transcrição

1 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN (Vigência a partir do segundo semestre de 2007) Fase Cód. Disciplinas Pré- Requisito Créditos Carga Horária 01 Integração ao Ensino Superior Oficinas de Integração Criativa Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo 3 54 I 04 Antropologia Linguagem Oral e Escrita Desenho de Observação Informática: Cultura Digital Projeto Integrador: Desconstrução História da Arte Seminários: Conceitos e Práticas do Design 4 72 II 11 Informática: Desenho e Expressão Desenho de Expressão e Representação Metodologia do Trabalho Acadêmico Projeto Integrador: Participação Teoria da Comunicação Desenho Técnico I 4 72 III 17 Modelos e Protótipos I História do Design Informática: Imagem Projeto Integrador: Corpo Semiótica Desenho Técnico II 4 72 IV 23 Modelos e Protótipos II Ilustração Informática: 3D Projeto Integrador: Espaço Pessoal Marketing: Básico Ergonomia I 4 72 V 29 Materiais e Processos Produtivos I Sociologia Informática: Combinação de Ferramentas Projeto Integrador: Espaço Social Marketing: Posicionamento Estágio Supervisionado: Elaboração 2 36 VI 35 Ergonomia II Biônica Estruturas e Mecanismos Projeto Integrador: Espaço Público Trabalho de Conclusão de Curso I Estágio Supervisionado: Prospecção 2 36 VII 41 Fotografia Ambientalismo Propriedade Industrial Pesquisa de Novos Materiais Sustentáveis 4 72

2 VIII 45 Trabalho de Conclusão de Curso II 5 90 Subtotal Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório¹ Subtotal Total Geral do Curso ¹ O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório terá a duração de 180 horas aula, 10 créditos acadêmicos, e poderá ser realizado a partir da 6ª Fase ou até um ano após a conclusão dos créditos, respeitado o período de integralização do curso.

3 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE DESIGN 1ª FASE 1. Integração ao Ensino Superior Ementa: A Universidade. Ética da educação. Estrutura do campus e do curso. Papel do acadêmico. 2.Oficinas de Criação Coletiva Ementa: O método criativo e as Ferramentas de criação. Laboratório de criatividade. Experimentação. 3.Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo Ementa: Documentos internacionais, políticas preservacionistas, formas de cooperativismo. Ciclo sustentável da produtividade 4. Antropologia EMENTA: O ser humano. As culturas humanas. Formas de pensar, sentir, agir como caráter distintivo do ser humano.o pensamento, o trabalho e a produção. 5. Linguagem Oral e Escrita Ementa: Leitura e interpretação de textos. Gêneros textuais: resumo, resenha. Oratória. Tópicos de gramática normativa. 6. Desenho de Observação Ementa: Traçado a mão livre, representação de sólidos de revolução, representação de luz e sombra, elaboração de texturas gráficas. 7. Informática: Cultura Digital Ementa: Introdução a informática. A internet. Informática como ferramenta de comunicação e expressão. 8. Projeto integrador: Desconstrução Ementa: Metodologia de projeto Sistema de primeira geração. Pesquisa e análise de produtos Exercício do processo criativo coletivo. Memorial descritivo.

4 2ª FASE 9. História da Arte Ementa: Fundamentos de História da arte. Os movimentos artísticos. A arte contemporânea. 10. Seminários: Conceitos e Práticas do Design Ementa: Conceitos e fundamentos de design. O design e as diferentes áreas da criação. Métodos e Técnicas de Design. 11. Informática: Desenho e Expressão Ementa: Softwares gráficos. A representação da forma e das estruturas bidimensionais, representação de luz e sombra. Desenho em vetores e ilustrações. Tratamento de desenhos e ilustrações. Texturas gráficas em vetores 12. Desenho de Expressão e Representação Ementa: Técnicas de representação de produtos. Perspectivas. Desenho da forma humana proporção, anatomia e movimento. 13. Metodologia do Trabalho Acadêmico Ementa: Metodologia de projeto. Processos e ferramentas de criação. Metodologia científica, normas do trabalho acadêmico. 14. Projeto Integrador: Participação. Ementa: Desenvolvimento de produto, objetos nas múltiplas dimensões. (ética, estética, ergonômica, etc.) Metodologia da Macro Estrutura. Pesquisa, análise e desenvolvimento. Memorial descritivo 3ª FASE 15. Teoria da Comunicação Ementa: Linguagem visual. Comunicação e percepção. Elementos da forma e estruturas gráficas. Diagrama de comunicação. Ferramentas de criação visual. 16. Desenho Técnico I Ementa: Representação de pontos, retas e planos. Sólidos geométricos. Elaboração de esboços e desenhos técnicos. Perspectivas.

5 17. Modelos e Protótipos I Ementa: Equipamentos de proteção. Ferramentas manuais. Técnicas de modelagem com papel e gesso, construção e acabamento de modelos. 18. Historia do Design Ementa: Fundamentos da História do Design. As escolas e os movimentos do Design.O Design como ferramenta da tecnologia. O design como processo de intervenção. 19. Informática: Imagem Ementa: Ferramentas gráficas digitais de desenho e ilustração. Tratamento de imagens e sketches. Apresentação de softwares livres. 20. Projeto Integrador: Corpo Ementa: Desenvolvimento de produtos e gráficos. Metodologia da Macro Estrutura. Pesquisa, análise e desenvolvimento. Memorial descritivo. 4ª FASE 21. Semiótica Ementa: Fundamentos de semiótica. O signo Peirciano e as tricotomias. A relação entre semiótica e cognição. O consumo e o marketing. 22. Desenho Técnico II Ementa: Desenho técnico com suporte digital. Escalas, cortes e elevação. Representação de produtos industriais de acordo às normas técnicas vigentes. 23. Modelos e Protótipos II Ementa: Ferramentas e máquinas. Técnicas de modelagem com polímeros e madeira construção e acabamento de modelos. 24. Ilustração Ementa: Linguagens e contextos. Equipamentos e técnicas de ilustração manual. Ilustração e aplicabilidade. 25. Informática: 3D Ementa: Softwares de modelagem e renderização digital. Softwares de projetação.

6 26.Projeto Integrador: Espaço Pessoal Ementa: Desenvolvimento de elementos visuais e ou produtos. Metodologia. Pesquisa, análise e desenvolvimento. Memorial descritivo 5ª FASE 27. Marketing Básico. Ementa: Conceitos básicos de marketing. Conceitos básicos de identidade visual. Criação da Marca. 28. Ergonomia I Ementa: Fundamentos da Ergonomia. Análise ergonômica situacional. Antropometria estática e dinâmica. Diagnóstico e análise ergonômica do uso de produtos e da atividade funcional. 29. Materiais e Processos Produtivos I Ementa: Características dos materiais e processos industriais. Madeiras, metais, plásticos e vidro. Processos de transformação e acabamento. 30.Sociologia Ementa: Ser humano como ser biológico e ecológico. Formas de pensar, sentir, agir como caráter distintivo do ser humano. Ser Humano, Trabalho e Cultura. Ser Humano como ser político. 31. Informática Combinação de Ferramentas Ementa: Ferramentas gráficas digitais. Diagramação de materiais gráficos, papelarias, banners, outdoors, folders e catálogos. 32.Projeto Integrador: Espaço Social Ementa: Projeto e desenvolvimento de produtos ou gráficos focados no espaço social. Métodos e ferramentas de criação aplicados na conceituação e desenvolvimento. Memorial descritivo.

7 6ª FASE 33. Marketing: Posicionamento Ementa: Ética e Legislação. Estudo de mercado, posicionamento, nicho, novas oportunidades. 34. Estágio Supervisionado - Elaboração Ementa: Orientação metodológica para o desenvolvimento: de projeto e de relatório de estágio. 35. Ergonomia II Ementa: Princípios da cognição. Ergonomia relacionando respostas. Interação entre usuário e o produto. 36. Biônica Ementa: A natureza como fonte de informação estética e funcional para a inovação. 37. Estruturas e Mecanismos. Ementa: Estudos de materiais e processos utilizados na Indústria. 38.Projeto Integrador: Espaço Público Ementa: Criação e desenvolvimento de produtos para o espaço público. Painel Semântico. Relatório final. 7ª FASE 39.Trabalho de Conclusão de Curso I Ementa: Apresentação do Regulamento de TCC. Elaboração do projeto de TCC. 40. Estágio Supervisionado Prospecção Ementa: Apresentação do Regulamento de Estágio. Pesquisa observatória. Elaboração do projeto de estágio. Pesquisa e desenvolvimento. Relatório de Estágio. 41. Fotografia. Ementa: História da fotografia. Princípios e aplicações da máquina fotográfica. Linguagem Fotográfica. Técnicas fotográficas.

8 42. Ambientalismo Ementa: Conceitos de eco design. Estudo de conseqüências ambientais das decisões quanto a materiais e processos. Ciclo de vida e produtos. 43. Propriedade Industrial Ementa: Design contemporâneo nacional e internacional. Propriedade industrial e legislação. Uso e registro da propriedade intelectual. 44. Pesquisa de Novos Materiais Sustentáveis Ementa: Estudo e experimentação de novos materiais aplicados ao design. Experimentação e reutilização de materiais. Desenvolvimento sustentável. 8ª FASE 45. Trabalho de Conclusão de Curso II Ementa: Pesquisa e desenvolvimento do trabalho de conclusão e curso. Relatório de TCC. 46. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN Matriz Curricular do Curso de Design Fase Cód. Disciplina Créditos Carga Horária 01

Leia mais

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz 2011.1 Disciplina: INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA (60h) Terminologias e conceitos da área. Descrição dos conceitos da área. Contextualização e processo de moda.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN. Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior

MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN. Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior 1 18 2 Oficinas de Integração Criativa 3 54 3 Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo 3 54

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Curso Desenho Industrial - Reconhecido pelo Decreto nº 70.956 de 09/08/ Turno: NOT_ART - Artes Noite Padrão Regime: Semestral Prazo Máximo: 14 Série: 1-1º Semestre 5DB127 DESENHO DE OBSERVAÇÃO I 2.0 5DB123

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN HABILITAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 75/2000 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 5495/2002 renovado pelo Decreto Estadual nº 2285/2014 PERÍODO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA CURSO DE DESIGN Disciplina / Ementa

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA CURSO DE DESIGN Disciplina / Ementa Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior 1 18 2 Oficinas de Integração Criativa 3 Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo 4 Antropologia I 5 Linguagem Oral e Escrita

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Design de Moda - Bacharelado Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura de moda, aptos

Leia mais

Curso: DESIGN Curriculo: /15 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: DESIGN Curriculo: /15 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO GR01161 GR01176 GR02894 GR02590 GR03199 GR03200 GR02593 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Desenho Técnico 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 História da Arte 72.00 Não ofertada no 2º semestre de

Leia mais

CURSO DE DESIGN - BACHARELADO

CURSO DE DESIGN - BACHARELADO CURSO DE - BACHARELADO Currículo Novo - 2009/01 Duração: 2 800 horas - 174 créditos - 8 semestres ICET INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS 04334 FILOSOFIA HISTÓRIA DA ARTE E DA TECNOLOGIA I 25094

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir

Leia mais

UM CURSO ÚNICO DESENHADO POR E PARA VOCÊ.

UM CURSO ÚNICO DESENHADO POR E PARA VOCÊ. CURSO DE DESIGN UM CURSO ÚNICO DESENHADO POR E PARA VOCÊ. Um profissional de Design é alguém que busca criar trabalhos com identidade própria. E é muito lógico que essa identidade também deva fazer parte

Leia mais

Curso: DESENHO INDUSTRIAL Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: DESENHO INDUSTRIAL Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO GR01161 GR01176 GR02894 GR02590 GR02591 GR02592 GR02593 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Desenho Técnico 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 História da Arte 72.00 Não ofertada no 2º semestre de

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Petrópolis Missão O CST em Design de Moda tem como missão formar profissionais para a indústria da moda, levando em consideração

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 12/CGRAD/2015 de 09/09/2015 Fornecer meios para formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos plurais, atendendo necessidades

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo:

Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo: ! Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo: 392009 12.2 DETALHAMENTO DA COMPOSIÇÃO CURRICULAR [ Portaria PRG/G/n 035/2016] 1. Conteúdos Básicos Profissionais 1.1

Leia mais

Curso: DESIGN Curriculo: /15 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: DESIGN Curriculo: /15 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO GR01161 GR01176 GR02894 GR02590 GR03199 GR03200 GR02593 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Desenho Técnico 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2017 História da Arte 72.00 Não ofertada no 2º semestre de

Leia mais

FAM - FACULDADE METROLITANA DE PETROLINA MATRIZ CURRICULAR DE SERVIÇO SOCIAL /

FAM - FACULDADE METROLITANA DE PETROLINA MATRIZ CURRICULAR DE SERVIÇO SOCIAL / FAM - FACULDADE METROLITANA DE PETROLINA MATRIZ CURRICULAR DE SERVIÇO SOCIAL / 2016.2 COMPONENTE CURRICULAR TEÓRICA PRÁTICA CRÉDITOS Ciência Política 30 0 2 Leitura e Produção de textos 60 0 4 Metodologia

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda

Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda CÂMPUS ARARANGUÁ MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 0h PROCESSOS CRIATIVOS DESENHO DA FIGURA HUMANA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL SISTEMA

Leia mais

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda 1º Período Código Conteúdos T S PD LB CP ES OR HH3 História Contemporânea OC4 Economia Política da OC6 Leituras em Filosofia OC2 Sonora

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM BELAS ARTES. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 30.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM BELAS ARTES. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 30. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:25:29 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

DISCIPLINAS MÓDULO 01

DISCIPLINAS MÓDULO 01 Matriz Curricular do Curso Subsequente Técnico em Edificações Educação Profissional Técnica de Nível Médio IFBA - Campus Ilhéus Período de Vigência: 2012.2 ao atual S MÓDULO 01 1º MÓDULO: FUNDAMENTOS Pré-requisito:

Leia mais

Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus EC Matriz Curricular do Curso de Letras - Licenciatura

Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus EC Matriz Curricular do Curso de Letras - Licenciatura Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus EC Matriz Curricular do Curso de Letras - Licenciatura Início: 2013 - CONSU 2012-41 de 29/11/2012 I Ano, I Semestre I Ano, II Semestre Teoria e Prática

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Direito 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Fundamentos da Administração

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Niterói Missão O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores busca a formação de profissionais generalistas, críticos,

Leia mais

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I ANEXO I QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I Desemho básico Desemho intermediário Desemho básico de observação Desenho de observação Fotografia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN Introdução ao Design Conceitos históricos da evolução do design, conceitos de inovação e criatividade aplicadas à prática profissional do designer,

Leia mais

EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO

EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO Introdução ao Design de Produtos História do Desenho Industrial. O Design como solução de problemas do cotidiano. O Design como solução estética. Os diferentes tipos

Leia mais

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1º SEMESTRE MATEMÁTICA I, 75H EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. LÓGICA, 60H EMENTA: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 015/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 015/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 015/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência na matriz curricular do curso Superior de Pintura do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII

Leia mais

Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração

Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração 1º Teorias da Administração 60 60 1º Estudos Socioantropológicos 60 60 1º Economia 60 60 1º Matemática Básica 60 60 1º Leitura e Interpretação

Leia mais

IV- PERFIL DO CURSO E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

IV- PERFIL DO CURSO E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA IV- PERFIL DO CURSO E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA A concepção de educação pautada numa visão crítica, de forma que a articulação da dimensão profissional com a dimensão sócio-política vai se concretizando em

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/ ESTRUTURA CURRICULAR DO 1º CICLO Bacharelado interdisciplinar em Artes e Design 3 anos Componentes curriculares

Leia mais

RESOLUÇÃO N 095/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 35/2016-CONSUNI)

RESOLUÇÃO N 095/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 35/2016-CONSUNI) RESOLUÇÃO N 095/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 35/2016-CONSUNI) Aprova Reforma Curricular do Curso de Bacharelado em Habilitação: Design de, do Centro de Artes CEART, da Fundação Universidade

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC Unidade de Barão de Cocais MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC Unidade de Barão de Cocais MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2012 1º PERÍODO Pré Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 4 Introdução ao Cálculo 4 Introdução à Engenharia de Produção Introdução à Programação para Engenharia

Leia mais

GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h. C/H Semestral Docente/Titulação(Esp., Ms., Dr.

GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h. C/H Semestral Docente/Titulação(Esp., Ms., Dr. Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Instrumentos Regulatórios (Resolução CEPE e CONSUP ou Portaria de reconhecimento do curso pelo MEC): Portaria de reconhecimento: Portaria

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE Análise Crítica da Mídia 1932 1 C 1932 2 A 1932 3 A 1932 4 A 1932 5 C Animação 1937 1 E 1937 2 B 1937 3 C 1937 4 D 1937 5 C 1937 6 D Comunicação e Sociedade 1949

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular do Curso de Graduação em Administração (Vigência a partir de 2017/1) Fase Cód

Leia mais

SEMESTRE 360 HORAS CÓDIGO ATIVIDADES/COMPONENTES CURRICULARES C.H

SEMESTRE 360 HORAS CÓDIGO ATIVIDADES/COMPONENTES CURRICULARES C.H Universidade Estadual da Paraíba UEPB - Campus I Campina Grande Curso de Graduação em Química Industrial Resolução de Aprovação do Projeto Pedagógico UEPB/CONSEPE/006/2008 -TURNO DIURNO COMPOSIÇÃO CURRICULAR

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM MÓDULO III Habilitação Profissional do Técnico em Enfermagem MÓDULO II Sem terminalidade MÓDULO I Sem terminalidade MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DISCIPLINAS Língua Portuguesa Anatomia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018)

MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018) MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018) 1 Período DISCIPLINA CHS CARGA Teoria Geral da Administração 04 72 Tópicos de Matemática 04 72 Contabilidade Geral 04 72

Leia mais

EMITIDO EM 29/05/ :30

EMITIDO EM 29/05/ :30 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS EMITIDO EM 29/05/2017 17:30 Portal do Coordenador 0º Semestre Código: 602016 DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR Matriz

Leia mais

1ª Série. 6DGN130 NARRATIVAS GRÁFICAS Desenvolvimento de narrativas gráficas: história em quadrinhos e storyboard.

1ª Série. 6DGN130 NARRATIVAS GRÁFICAS Desenvolvimento de narrativas gráficas: história em quadrinhos e storyboard. 1ª Série 6ART051 DESENHO DE OBSERVAÇÃO E EXPRESSÃO Estudo perceptivo do objeto tridimensional, sua estrutura, relações e proporções na representação bidimensional. Leis da perspectiva e as leis que a regem.

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR /1º semestre (Aprovada pela Resolução nº 04 CONSEPE, de 09/02/2012).

ESTRUTURA CURRICULAR /1º semestre (Aprovada pela Resolução nº 04 CONSEPE, de 09/02/2012). MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM HISTÓRIA ESTRUTURA CURRICULAR 2012/1º semestre

Leia mais

Estrutura Curricular 2012/1º semestre (Resolução CONSEPE nº 11, de 09/02/12)

Estrutura Curricular 2012/1º semestre (Resolução CONSEPE nº 11, de 09/02/12) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI CAMPUS DIAMANTINA FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS Curso de Graduação em Turismo (THU) Bacharelado 1 Estrutura

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) MÓDULO 1 67-102 Teoria Geral da Administração I 81-101 Língua Portuguesa 10-105 Matemática Básica 73.227 Sociologia 30 0 30 2 60.582

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 31/ 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Design, na modalidade

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h Pedagogia 1º Semestre Biologia Educacional EDC602/ 60h Ementa: Identificar os processos biológicos fundamentais diretamente relacionados à situação ensino-aprendizagem. Análise dos fatores genéticos e

Leia mais

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. História da Arte e Design 40 História da Indumentária

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. História da Arte e Design 40 História da Indumentária Curso Técnico Subsequente em Produção e Design de Moda CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 360h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito História da Indumentária

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 22 DE JUNHO DE 2009

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 22 DE JUNHO DE 2009 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.866 DE 22 DE JUNHO DE 2009 Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência da matriz curricular do curso Superior de Escultura do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos I, II e

Leia mais

Design de Produto - Curso de Graduação

Design de Produto - Curso de Graduação SOBRE O CURSO A formação do senso crítico e o espírito realizador guiam a graduação em Design de Produto no IED São Paulo. Os novos materiais e de processos fabricação, as novas indústrias e as mudanças

Leia mais

FACULDADE DA AMAZÔNIA ROD. BR 316, KM 07 N 590 FONE: ::

FACULDADE DA AMAZÔNIA ROD. BR 316, KM 07 N 590 FONE: :: MATRIZ CURRICULAR DE ADMINISTRAÇÃO APROVADA PELA PORTARIA DE RECONHECIMENTO DO CURSO PORTARIA NO. 408, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. 1º Economia I 40 Filosofia e Ética 40 Teoria da Administração I 80 Matemática

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Série: 1-1 Semestre 7AQ110 ANTROPOMETRIA 2.0 0 7AQ104 DESENHO ARQUITETÔNICO I 4.0 0 7AQ101 DESENHO DE OBSERVAÇÃO 4.0 0 7AQ102 DESENHO GEOMÉTRICO 4.0 0 7AQ106 HISTÓRIA DA ARTE ANTIGA 2.0 0 7AQ103 LINGUAGEM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO GERAL OU CICLO BÁSICO DE011- DESENHO A MAO LIVRE 1 OBRIGATÓRIO 1 0 60 60 2 DESENVOLVIMENTO DO TRAÇADO INDIVIDUAL, SEM UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTO DE DESENHO, EM PRÁTICAS EXECUTADAS A LÁPIS NO PAPEL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 011/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Nome da disciplina CrT CrP. Teorias e estéticas da arte Oficina de roteiro Oficina de produção Oficina de som 1 3 4

Nome da disciplina CrT CrP. Teorias e estéticas da arte Oficina de roteiro Oficina de produção Oficina de som 1 3 4 MATRIZ CURRICULAR Disciplinas Obrigatórias Nome da disciplina CrT CrP Total de créditos SEMESTRE I Teorias e estéticas da arte Teorias e estéticas clássicas do cinema e Teorias e estéticas contemporâneas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS

ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS 1ª Série 6NIC204 ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS Escolas da administração. Processo de administração. Enfoque comportamental na administração. Pensamento sistêmico. Modelos das organizações. Habilidades

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 1º Semestre de 2017 - Noturno EC2014 0096 - Economia Industrial 0094 - Economia Internacional II 0094 - Economia Internacional II 0093 - Econometria 0093 - Econometria 0097 - Trabalho

Leia mais

Fundamentos de Fundamentos de Sistemas de Geometria Analítica. Comunicação e Expressão I

Fundamentos de Fundamentos de Sistemas de Geometria Analítica. Comunicação e Expressão I 4.7.2 Representação Gráfica do Perfil de Formação Quadro I dos núcleos de formação do Curso de Sistemas de Informação para ingressantes a partir do 2º semestre de 2014 Período 1º 2º 3º Algoritmos e Programação

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV ECONOMIA DOMÉSTICA. COORDENADORA Cristiane Natalício de Souza

Currículos dos Cursos UFV ECONOMIA DOMÉSTICA. COORDENADORA Cristiane Natalício de Souza 136 Currículos dos Cursos UFV ECONOMIA DOMÉSTICA COORDENADORA Cristiane Natalício de Souza cristiane.souza@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 137 Bacharelado ATUAÇÃO A formação do Economista Doméstico

Leia mais

1º PERÍODO. Carga Horária e Creditação. Total (50') Física I 80 66, Laboratório de Física I 40 33,

1º PERÍODO. Carga Horária e Creditação. Total (50') Física I 80 66, Laboratório de Física I 40 33, 1º PERÍODO Física I 80 66,67 4 4 0 Laboratório de Física I 40 33,33 2 1 1 Laboratório de Computação 40 33,33 2 0 2 Introdução a Engenharia de Produção 60 50 3 3 0 Geometria Analítica 60 50 3 3 0 Química

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR 2012/1º SEMESTRE (Aprovada pela Resolução CONSEPE nº 09, de 09 de fevereiro de 2012)

ESTRUTURA CURRICULAR 2012/1º SEMESTRE (Aprovada pela Resolução CONSEPE nº 09, de 09 de fevereiro de 2012) UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE INTERDISICPLINAR DE HUMANIDADES CURSO DE GRADUAÇÃO: PEDAGOGIA ESTRUTURA CURRICULAR 2012/1º SEMESTRE (Aprovada pela Resolução CONSEPE nº

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. COORDENADORA Mariana Lopes Bretas

Currículos dos Cursos UFV COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. COORDENADORA Mariana Lopes Bretas 108 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO COORDENADORA Mariana Lopes Bretas marianabretas@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 109 Bacharelado ATUAÇÃO O jornalista é um profissional com qualificação técnica

Leia mais

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CURSO DE ARTES CÊNICAS 2007/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CR CHS AULAS PR ART501 Jogos Teatrais I - 3 60 2 2 1º ART503 Expressão Vocal I - 3 60 2 2 1º ART507

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL MATRIZ CURRICULAR NOTURNO Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas 1. Leitura e produção textual I 4 60 2. Introdução a informática 4

Leia mais

PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009

PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009 Página 1 de 6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Arquitetura e Urbanismo Campus: Niterói Missão Formar o arquiteto e urbanista capaz de atuar no planejamento de espaços internos e externos, traduzindo as necessidades

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO

FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO ESW200 Introdução à Engenharia de Software 2 36 30 - ESW201 Prática de Programação I

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Álgebra Linear 02 0 02 40 Cálculo Diferencial e Integral I 04 0 04 80 Cálculo Vetorial e Geometria Analítica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA Campus de Chapecó Turno Noturno Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Pré Requisito 1. GLA001

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO CONCOMITANTE/SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO CAMPUS: RESENDE OBJETIVO DO CURSO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO CONCOMITANTE/SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO CAMPUS: RESENDE OBJETIVO DO CURSO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Direção de Ensino Campus Avançado Resende

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA

CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA ICHLA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA Currículo Novo - 2010/02 - Noturno. RECONHECIMENTO RENOVADO PELA PORTARIA Nº 1.657, DE 07/10/2010 - D.O.U. DE 08/10/2010

Leia mais

EDITAL N 002/ 2013 CH SEM SEMT N DE VAGAS CRITÉRIOS DISCIPLINA TURNO BLOCO

EDITAL N 002/ 2013 CH SEM SEMT N DE VAGAS CRITÉRIOS DISCIPLINA TURNO BLOCO EDITAL PARA O PROCESSO EXTERNO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA OS CURSOS DE FARMÁCIA, SERVIÇO SOCIAL, SISTEMAS PARA INTERNET, TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TI, DESIGN GRÁFICO, PILOTAGEM DE AERONAVE E DIREITO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES ICA/UFPA Mestrado & Doutorado DESENHO CURRICULAR PERCURSO ACADÊMICO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES ICA/UFPA Mestrado & Doutorado DESENHO CURRICULAR PERCURSO ACADÊMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES ICA/UFPA Mestrado & Doutorado DESENHO CURRICULAR PERCURSO ACADÊMICO SEMESTRE MESTRADO 24 créditos obrigatórios DOUTORADO 32 créditos obrigatórios 1º SEM Agosto-dezembro

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES/DESENHO

LICENCIATURA EM ARTES/DESENHO LICENCIATURA EM ARTES/DESENHO Despacho n.º 15385/2007 - Diário da República, 2.ª série, n.º 134, de 13 de julho de 2007. Alterado em 22 de janeiro de 2015 com o registo n.º R/A-Ef 77/2011/AL01, publicado

Leia mais

ALTERAÇÃO DE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA

ALTERAÇÃO DE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA ALTERAÇÃO DE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA 1) Solicitante Curso de: Tecnologia em Design de Moda. 2) Solicitação: Alteração da matriz curricular n. 02, aprovada pela Resolução

Leia mais

UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CCH - CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DCM - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PROPOSTA DA MATRIZ CURRICULAR 1. Disciplinas obrigatórias A Matriz Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE DA MADEIRA DEPARTAMENTO DE ARTE E DESIGN

UNIVERSIDADE DA MADEIRA DEPARTAMENTO DE ARTE E DESIGN UNIVERSIDADE DA MADEIRA DEPARTAMENTO DE ARTE E DESIGN REGULAMENTO DA TRANSIÇÃO CURRICULAR ENTRE O CURSO DE LICENCIATURA EM DESIGN / PROJECTAÇÃO (Publicado no Diário da República II Série, nº159 1 de Julho

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. 1º Período FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO Campus: NITERÓI Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 267 aprovado pela portaria Cetec nº 182 de 26/09/2013 Etec Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais

Técnico Design de Equipamento. Plano de curso Curso Profissional. Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas

Técnico Design de Equipamento. Plano de curso Curso Profissional. Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas Curso Profissional Técnico Design de Equipamento Plano de curso - 2016-2019 Plano de curso - 2016-2019 Página 1 de 10 Plano Curricular Carga horária (horas)

Leia mais

Curso: ARQUITETURA E URBANISMO Curriculo: /16 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de MATUTINO

Curso: ARQUITETURA E URBANISMO Curriculo: /16 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de MATUTINO GR03413 GR03407 GR02559 GR01285 GR03408 GR03411 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Ateliê de Composição e Plástica Básica 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2017 Ateliê de Expressão e Representação 72.00

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 1º Semestre de 2017 - Noturno EC2014 0096 - Economia Industrial 0094 - Economia Internacional II 0094 - Economia Internacional II 0093 - Econometria 0093 - Econometria 0097 - Trabalho

Leia mais

Filosofia - Licenciatura

Filosofia - Licenciatura Filosofia - Licenciatura Unidade de Ensino: Lorena Regime Letivo: Semestral Duração: 8 semestres Para ingressantes a partir de: 2017 Disciplinas Carga horária Antropologia Filosófica 80 Antropologia Teológica

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM FILOSOFIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 140 Optativos: 20.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM FILOSOFIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 140 Optativos: 20. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:23:01 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

DESIGN GRÁFICO. Criação Desenho Industrial:Resolução n.º 3007, de , alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 98, de

DESIGN GRÁFICO. Criação Desenho Industrial:Resolução n.º 3007, de , alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 98, de DESIGN GRÁFICO Criação Desenho Industrial:Resolução n.º 3007, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 98, de 18.08.04. Implantação do Curso na UEL 24.02.97 Reconhecimento Decreto

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. CURSO: Bacharelado em Biblioteconomia - Manhã e Noite VALIDADE: a partir do 2º semestre de 2010 CARGA HORÁRIA

MATRIZ CURRICULAR. CURSO: Bacharelado em Biblioteconomia - Manhã e Noite VALIDADE: a partir do 2º semestre de 2010 CARGA HORÁRIA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) ESCOLA DE BIBLIOTECONÔMIA Curso de Bacharelado MATRIZ CURRICULAR APÊNDICE A CURSO: Bacharelado em Biblioteconomia - Manhã e Noite VALIDADE: a partir do 2º semestre

Leia mais

Carga Horária Semestral 60 min. Teoria Prática Total

Carga Horária Semestral 60 min. Teoria Prática Total CRÉDITOS Nº 1º Período 01 Anatomia Humana 60 30 90 6-02 Histologia e Embriologia 45 30 75 5-03 Biologia Celular e 45 15 60 4 - Molecular 04 Antropologia 30 30 2-05 Seminário de Introdução 15 15 1 - ao

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 1- BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Informática

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Cálculo Diferencial 06 0 06 120 Desenho Técnico 0 02 02 40 Física I Mecânica da Partícula 04 02 06 120 Projeto

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES/BD/ILUSTRAÇÃO

LICENCIATURA EM ARTES/BD/ILUSTRAÇÃO LICENCIATURA EM ARTES/BD/ILUSTRAÇÃO Despacho n.º 15385/2007 - Diário da República, 2.ª série, n.º 134, de 13 de julho de 2007. Alterado em 25 de junho de 2014 com o registo n.º R/A-Ef 76/2011/AL01, publicado

Leia mais