CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO"

Transcrição

1 CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS Estudo da relação entre a tecnologia e a comunicação visando a compreensão o fenômeno técnico de forma global. Caracterização das suas particularidades no âmbito da comunicação e da cultura contemporânea. DISCIPLINA: ESTUDOS DA LINGUAGEM MIDIÁTICA I Panorama geral dos fenômenos da linguagem e suas abordagens científicas. As concepções de linguagem. Língua, linguagem, texto e discurso. A qualidade nos processos e produtos do jornalismo. Análise de textos jornalísticos. DISCIPLINA: FOTOJORNALISMO II Apresentação de conceitos sobre a mensagem fotográfica. Uso de técnicas fotográficas e linguagem para jornalismo e Fotodocumentalismo. Técnica de registro fotográfico com flash incorporado e externo. Recursos técnicos para reportagem fotográfica. DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL II Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades jornalísticas a partir da realização de projetos editoriais nas áreas de jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e mídias sociais.

2 DISCIPLINA: TÉCNICA DE PRODUÇÃO JORNALÍSTICA Técnicas jornalísticas. Métodos de investigação e de entrevista. Redação, atribuições administrativas. Áreas de atuação. Tendências na área jornalística: assessoria, consultoria, novas mídias e organizações sociais. DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA Conceito de Ciência Política. Ciência Política e Teoria do Estado. Evolução Histórica do Pensamento Político. Formas de Estado. Organização Política do Estado. Função Social do Estado Contemporâneo. Regimes Políticos. Partidos Políticos. Princípios e Sistemas Eleitorais. Formação do Estado Brasileiro. DISCIPLINA: ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA Noção de história da arte. Arte e cultura. O que é cultura de massa. Estética e Estilo na indústria cultural. A estética nas novas tecnologias de comunicação. DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL A relação entre as sociedades humanas e o meio ambiente como campo de reflexão crítica para além das ciências biológicas. As transformações enfrentadas pelo mundo moderno e a chamada crise ambiental. As principais correntes e abordagens sobre a questão ambiental. A noção de socioambientalismo e as principais implicações sobre a responsabilidade socioambiental. DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Introdução aos estudos dos Direitos Humanos e da Cidadania. Desenvolvimento do raciocínio crítico com relação ao exercício da cidadania. Relação da cidadania com a alteridade, tolerância e pluralismo. A cultura da paz como estratégia política para a transformação da realidade social.

3 4º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos eletrônicos. Internet, intranet e redes sociais. Públicos interno e externo. Assessoria de imprensa X de comunicação. Importante papel das assessorias como elemento gerador de espaço e de imagem para as organizações. Comunicação em organizações públicas X organizações privadas. Comunicação no Terceiro Setor. O papel do jornalista na Comunicação Organizacional. Ética na Comunicação Organizacional. Gestão de Organizações Jornalísticas. DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL II Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades jornalísticas a partir da realização de projetos editoriais nas áreas de jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e mídias sociais. DISCIPLINA: PLANEJAMENTO GRÁFICO E EDITORAÇÃO II Técnicas de planejamento gráfico para veículos digitais. Design de interação. Design do conteúdo. Usabilidade e layout do site para usuários e arquitetura de informação. Estruturação de conteúdo. DISCIPLINA: POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO Análise das transformações contemporâneas da sociedade brasileira e suas múltiplas e complexas determinações históricas. Identificação da comunicação social como processo determinado - determinante nas transformações históricas da sociedade brasileira. Tematização da dimensão político-ideológica da comunicação social na sociedade urbanoindustrial brasileira. Políticas nacionais de comunicação: instituições, marco regulatório e sistemas de financiamento. Papel do Estado, dos organismos privados e do Terceiro Setor e a democratização da comunicação. O papel da sociedade civil. Conceitos essenciais em políticas de mídia.

4 DISCIPLINA: RADIOJORNALISMO I As especificidades do rádio como veículo de informação. O imediatismo, a síntese, a mobilidade e a audiência rotativa. As técnicas de redação e locução da notícia de rádio Estrutura do universo comunicacional radiofônico analisado através de sua linguagem e intervenções práticas. Produção em rádio com utilização de diferentes estilos de noticiário. Programas gravados e ao vivo. DISCIPLINA: REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL II A utilização da língua de acordo com as expectativas dialógicas. Técnicas de produção de textos orais e escritos em diferentes meios gêneros textuais no jornalismo. Produção de textos. DISCIPLINA: TÉCNICA DE PRODUÇÃO EM MEIOS DIGITAIS Mídia digital on-line e off-line: conceitos, técnicas, produção de conteúdo, experiências e tendências. Tecnologias digitais de comunicação e suas dimensões social, cultural, política e econômica. A comunicação mediada por computador e as novas formas de sociabilidade. Mídias digitais, mídia social e rede social. Uso do aplicativo na comunicação. Viralização. As práticas e técnicas de produção para mídias digitais. DISCIPLINA: CONJUNTURA ECONÔMICA Apresentação de um panorama econômico do Brasil, a partir da redemocratização até a implementação do Plano Real, em diversas dimensões política, econômica e social.

5 DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA Aspectos teóricos referentes aos temas liderança e formação de equipes. Exercício da liderança criativa. Desenvolvimento das características empreendedoras estimulando as práticas do auto-aprendizado, da criatividade e da inovação, como ferramenta do planejamento, da criação de redes de relacionamentos, bases do processo visionário para o desenvolvimento de um novo negócio ou carreira e identificação de oportunidades. O comprometimento organizacional com as questões ambientais. 6º PERÍODO DISCIPLINA: EDIÇÃO Análise, planejamento e utilização de técnicas de edição para veículos impressos, audiovisuais e digitais, com foco nos produtos híbridos jornalísticos contemporâneos. Reflexão da produção jornalística e do papel do editor profissional de jornalismo, a partir da nova configuração de produtos midiáticos na atualidade. Estratégias de edição de texto para as novas mídias. DISCIPLINA: ÉTICA E LEGISLAÇÃO APLICADA AO JORNALISMO Estudo da legislação regulamentadora das diferentes habilidades dos profissionais de comunicação. O papel ético do profissional de comunicação, como formador de opinião e como agente influenciador dessa formação. O direito à informação. Leis que regem a Comunicação e o Jornalismo. Direitos e deveres do profissional de Comunicação, sua responsabilidade social e o seu papel histórico. Legislação específica. O comportamento ético dos meios de Comunicação. Conceito de verdade. Ética profissional.

6 DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Estudo e exercício de técnicas de estudo para o conhecimento como forma de compreensão e transformação da realidade. Busca de compreensão das regras para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. Busca de compreensão das partes de um projeto para produção de pesquisas científicas na área de Comunicação e de Jornalismo. DISCIPLINA: TÉCNICAS DE REPORTAGEM E ENTREVISTA II Estudo, análise e técnicas de entrevistas e pesquisas empregadas em Jornalismo. Análise do comportamento do repórter nas atividades jornalísticas. DISCIPLINA: TELEJORNALISMO I Revisão da história do telejornalismo. As múltiplas atividades na produção de um telejornal: pauta, redação, edição. A reportagem na TV e o trabalho de campo do jornalista. Surgimento e evolução da televisão por assinatura e o jornalismo nela praticado. A segmentação segundo o público. As tendências e produções interativas na televisão brasileira. O profissional multimídia e o campo de trabalho televisivo. O telejornalismo na Internet. DISCIPLINA: WEBJORNALISMO A utilização das tecnologias digitais na produção jornalística contemporânea: pauta, apuração, redação e distribuição de notícias. Evolução do jornalismo na Internet. Características e gêneros jornalísticos no ciberespaço: linguagem e narratividade. O impacto das mídias móveis no jornalismo.

7 8º PERÍODO DISCIPLINA: PLANEJAMENTO DE COBERTURA JORNALÍSTICA Planejamento da cobertura de eventos. Elaboração da pauta. Pesquisa jornalística. Definição dos recursos técnicos, materiais, financeiros e humanos necessários à cobertura jornalística. As diversas pautas: esportes, desastres, crimes, saúde, educação, ambiente. As etapas da reportagem. Tipos e planejamento de entrevistas. Interdisciplinaridade entre as diversas plataformas e mídias jornalísticas. A ética e a responsabilidade social do repórter. DISCIPLINA: PRÁTICAS DE JORNALISMO MULTIMÍDIA Conceituação de hipermídia. Definição de hipertexto e multimídia. Características da multimídia. Delimitações e possibilidades. Princípios: representação visual da informação e visualização de dados. Formatos do jornalismo multimídia: infografia, reportagem multimídia, mapas. Jornalismo móvel. Multimídia e Convergência de Mídias. Desenvolvimento de produto multimídia. Técnicas de pesquisa para avaliação de produtos. DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Acompanhamento do processo de Orientação. Planejamento e Execução da Apresentação e Defesa do TCC.

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL II Desenvolvimento da percepção dos elementos da organização musical, através de atividades práticas; utilização de elementos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II Teoria e Percepção Musical II. Desenvolvimento da leitura musical em quatro claves de referência:

Leia mais

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS 1 Semestre INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO COM086, 60H EMENTA: Discute a comunicação humana e etapas da sua evolução. Comunicação, linguagem, meios e processos de significação:

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: BIOQUÍMICA CELULAR Componentes responsáveis pelo funcionamento bioquímico dos seres vivos, em especial o ser humano, manifestos

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE JORNALISMO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE JORNALISMO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE JORNALISMO (Currículo iniciado em 2015) APURAÇÃO E REDAÇÃO PARA JORNALISMO IMPRESSO 3329 102 h/a Técnicas de captação e seleção de informação. Pauta. Entrevista: tipos

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-JORNALISMO (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-JORNALISMO (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-JORNALISMO (Currículo iniciado em 2009) ANÁLISE DO DISCURSO/J (2067) C/H 68 Discurso, sujeito e ideologia: conceitos chaves para AD. Gestos de interpretação.

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação GRADE DE HORÁRIOS 2017/1 08/12/ :04

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação GRADE DE HORÁRIOS 2017/1 08/12/ :04 Curso: 1 Ciências Sociais (Noturno) Licenciatura ADM.515..1-8 ADM.516..1-1 ADM.518..1-9 ADM.5..1- EDU.1..1-3 EDU.16..1-1 HIS.77.1.1-8 1 LET.135.1.3-1 1 SOC.3.1.1-6 1 SOC.35.1.1-1 SOC.16..1-1 SOC.18.1.1-6

Leia mais

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz 2011.1 Disciplina: INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA (60h) Terminologias e conceitos da área. Descrição dos conceitos da área. Contextualização e processo de moda.

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM JORNALISMO Currículo nº 6 Até 2014

CURSO DE BACHARELADO EM JORNALISMO Currículo nº 6 Até 2014 CURSO DE BACHARELADO EM JORNALISMO Turno: INTEGRAL Currículo nº 6 Até 2014 Reconhecido pela Portaria Ministerial n.º 1.017, de 24.10.90, D.O.U. nº 205 de 25.10.90. Renovação de Reconhecimento Decreto Est.

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo:

Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo: ! Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo: 392009 12.2 DETALHAMENTO DA COMPOSIÇÃO CURRICULAR [ Portaria PRG/G/n 035/2016] 1. Conteúdos Básicos Profissionais 1.1

Leia mais

ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO

ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO 1ª Série 6NIC153 ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO O fenômeno da comunicação e sua natureza antropológica e social. A dimensão comunicacional do corpo e seus desdobramentos em técnicas e aparatos midiáticos. Conceitos

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. COORDENADORA Mariana Lopes Bretas

Currículos dos Cursos UFV COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. COORDENADORA Mariana Lopes Bretas 108 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO COORDENADORA Mariana Lopes Bretas marianabretas@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 109 Bacharelado ATUAÇÃO O jornalista é um profissional com qualificação técnica

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM JORNALISMO 1 PERÍODO. Disciplina: 1901 Ciência Política Carga Horária: 30 h

CURSO DE BACHARELADO EM JORNALISMO 1 PERÍODO. Disciplina: 1901 Ciência Política Carga Horária: 30 h 1 PERÍODO Disciplina: 1901 Ciência Política Carga Horária: 30 h Ementa: Origens e fundamentos da Ciência Política. Política, poder e sociedade. Advento da Política Moderna e seus desdobramentos na contemporaneidade.

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE BACHARELADO EM JORNALISMO Turno: INTEGRAL Currículo nº 6 Reconhecido pela Portaria Ministerial n.º 1.017, de 24.10.90, D.O.U. nº 205 de 25.10.90. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº2658

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO: JORNALISMO Turno: INTEGRAL Currículo nº 6

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO: JORNALISMO Turno: INTEGRAL Currículo nº 6 CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO: JORNALISMO Turno: INTEGRAL Currículo nº 6 Reconhecido pela Portaria Ministerial n.º 1.017, de 24.10.90, D.O.U. de 25.10.90. Para completar o currículo pleno do

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS

ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS 1ª Série 6NIC204 ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS Escolas da administração. Processo de administração. Enfoque comportamental na administração. Pensamento sistêmico. Modelos das organizações. Habilidades

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR)

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Ementário - Doutorado Eixo de Disciplinas Comuns Metodologia de Pesquisa em Jornalismo M e D Obrigatória 60 horas 04 Conhecimento e campo científico. Campo

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL Introdução ao Serviço Social A prática profissional no Serviço Social na atualidade: o espaço sócioocupacional que a particulariza e identifica;

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas

Leia mais

UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CCH - CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DCM - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PROPOSTA DA MATRIZ CURRICULAR 1. Disciplinas obrigatórias A Matriz Curricular

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 120/2013

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 120/2013 O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, de acordo com a Lei Estadual nº. 7.176/97, publicada no D.O.E. de 11 de setembro de 1997, combinada

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

Comunicação no Banco Central

Comunicação no Banco Central Comunicação no Banco Central Nossa pauta Por que se comunicar Comunicação corporativa como campo de trabalho Produtos e veículos de comunicação no Banco Central Bons produtos e bons resultados Dificuldades

Leia mais

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS COMUNS ÀS MATRIZES LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes

Leia mais

1ª Série. 6NIC088 FOTOGRAFIA Conceitos de fotografia analógica e digital e sua aplicação nos meios de comunicação de massa e na comunicação dirigida.

1ª Série. 6NIC088 FOTOGRAFIA Conceitos de fotografia analógica e digital e sua aplicação nos meios de comunicação de massa e na comunicação dirigida. 1ª Série 6NIC091 ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS Conceitos básicos de administração geral. Organizações e grupos formais e informais. Estrutura organizacional. Funções organizacionais da administração.

Leia mais

2º Semestre de GRADUAÇÃO

2º Semestre de GRADUAÇÃO 2º Semestre de 2015 - GRADUAÇÃO DISCIPLINAS DE JORNALISMO E EDITORAÇÃO SEGUNDA-FEIRA / MATUTINO CJE0506 Fundamentos de Economia EUN 02 08h00/09h45 2º 38 CJE0532 Projetos em Rádio MALULY 04 08h00/11h45

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação GRADE DE HORÁRIOS 2017/2. Período do Regime Concentrado: 25/08/ :12

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação GRADE DE HORÁRIOS 2017/2. Período do Regime Concentrado: 25/08/ :12 urso: 1 iências Sociais (Noturno) /8/17 1:1 GRADE DE HORÁRIOS 17/ ADM.515..1- ADM.516..1-6 ADM.518..1-3 ADM.5..1-7 EDU.161..-8 Pesquisa em Educação - EAL 1/13 FIL.57.1.1- Filosofia e Teoria do onhecimento

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Introdução ao Jornalismo

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Introdução ao Jornalismo Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003000A - Introdução ao Jornalismo Docente(s) Antonio Francisco Magnoni Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3411.2 AUDIOJORNALISMO 4ª 04 68 1º/2011 PROFESSOR (A) LENIZE VILLAÇA / ALBERTO CHAMMAS NÚCLEO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina COM382 Assessoria de Comunicação e Imprensa

Programa Analítico de Disciplina COM382 Assessoria de Comunicação e Imprensa 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Comunicação Social - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina COM350 Jornalismo Esportivo

Programa Analítico de Disciplina COM350 Jornalismo Esportivo Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Comunicação Social - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

CURSO: ADMINITRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINITRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINITRAÇÃO EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMATICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Telejornalismo I

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Telejornalismo I Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003033A - Telejornalismo I Docente(s) Mayra Fernanda Ferreira Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

Comunicação Social Relações Públicas

Comunicação Social Relações Públicas Comunicação Social Relações Públicas 1 º Semestre Filosofia 75h Ementa: Análise dos grandes sistemas de ideias com ênfase nas principais correntes do pensamento do mundo contemporâneo. Realidade Socio-Econômica

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Telejornalismo II

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Telejornalismo II Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003038A - Telejornalismo II Docente(s) Mayra Fernanda Ferreira Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE Cultura Religiosa O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade. As principais

Leia mais

Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação

Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação Instituto de Ciência da Informação Biblioteconomia e Documentação Disciplinas Obrigatórias CÓDIGO ICI 014 TÌTULO Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação Ementa: Biblioteconomia, Documentação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN (Vigência a partir do segundo semestre de 2007) Fase Cód. Disciplinas Pré- Requisito Créditos Carga Horária 01 Integração ao Ensino Superior 1 18 02 Oficinas de Integração

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda 1º Período Código Conteúdos T S PD LB CP ES OR HH3 História Contemporânea OC4 Economia Política da OC6 Leituras em Filosofia OC2 Sonora

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Jornalismo

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Jornalismo Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de PLANO DE ENSINO JORNALISMO ONLINE Semestre 2017/01 Professor: Raquel Ritter Longhi raqlonghi@gmail.com e Rita de

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN HABILITAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 75/2000 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 5495/2002 renovado pelo Decreto Estadual nº 2285/2014 PERÍODO

Leia mais

Considerando a proposta do Colegiado do Curso de Jornalismo, encaminhada pelo ofício ,

Considerando a proposta do Colegiado do Curso de Jornalismo, encaminhada pelo ofício , Aprova alteração curricular para o Curso de Jornalismo. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, em sua 347a reunião ordinária, realizada em 18 de junho de 2015,

Leia mais

Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO MULTIMÍDIA Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de NOTURNO

Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO MULTIMÍDIA Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de NOTURNO Curriculo: 100-250/13 GR02754 GR02745 GR02350 GR02549 GR02374 GR02391 GR02410 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Empreendedorismo - Tecnologia 72.00 A Definir Estudo do Homem Contemporâneo - Tecnologia

Leia mais

Educação Saúde e Segurança do Trabalho Esporte e Lazer Meio Ambiente Responsabilidade Social

Educação Saúde e Segurança do Trabalho Esporte e Lazer Meio Ambiente Responsabilidade Social PRÊMIO SISTEMA FIEG DE COMUNICAÇÃO 2016 - Regulamento 1. OBJETIVO O PRÊMIO SISTEMA FIEG DE COMUNICAÇÃO visa incentivar a produção de reportagens e a divulgação de informações sobre o desenvolvimento industrial

Leia mais

Portal De Notícias Unimep Jornal 1

Portal De Notícias Unimep Jornal 1 Portal De Notícias Unimep Jornal 1 Camila Floriano DUARTE 2 Cynthia Regina da Rocha SILVA 3 Fernanda Cristina PEREIRA 4 Karla Gigo MORATO 5 Vanessa Tavares GONÇALVES 6 Paulo Roberto BOTAO 7 Universidade

Leia mais

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD:

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: ANEXO I DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: DISCIPLINAS Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais Análise de Imagens (30h) Análise da Informação (30h) Bases Teóricas da Administração de Ambientes

Leia mais

proposta de serviços

proposta de serviços proposta de serviços comunicação marketing político mídia digital www.empirecomunicacao.com.br Apresentação A EMPIRE COMUNICAÇÃO nasceu da junção de parceiros, atuando no mercado de forma socialmente responsável,

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO CONTROLE DE CONTEÚDO SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PORTUGUÊS 1 Leitura, compreensão e análise de textos. Inferência (informações explícitas e implícitas). Tipologia textual:

Leia mais

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Esta linha de pesquisa objetiva o exame dos processos de construção do conhecimento docente do professor de línguas, com ênfase no papel da linguagem

Leia mais

Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS

Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS Curso PROEJA FIC ENSINO FUNDAMENTAL BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COM PROFISSIONALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total:

Leia mais

CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal

CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal Primeira 1/6 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal Marcelo de Sousa Monteiro Michelle Borges C. Cunha HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES EDIÇÃO

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PPC GESTÃO DA QUALIDADE

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PPC GESTÃO DA QUALIDADE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PPC GESTÃO DA QUALIDADE Nome do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Objetivo: Formar capital humano com qualificação adequada para atender à demanda

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 1º PERÍODO ECI240 - Introdução à Arquivologia História dos arquivos e da arquivologia e a evolução do pensamento arquivístico na cultura

Leia mais

Ensino do Telejornalismo: uma experiência pedagógica laboratorial 1Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

Ensino do Telejornalismo: uma experiência pedagógica laboratorial 1Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira 1 FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO X CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência GRUPO DE

Leia mais

MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu

MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu Introdução à Educação a Distância (EAD); Inovação e Empreendedorismo; Políticas Públicas em Educação; Gestão de Processos; Gestão Estratégica;

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS MULTIMÍDIA NO JO. a cobertura do G1 sobre o Tsunami no Japão. Liana Vidigal Rocha Universidade Federal do Tocantins

A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS MULTIMÍDIA NO JO. a cobertura do G1 sobre o Tsunami no Japão. Liana Vidigal Rocha Universidade Federal do Tocantins A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS MULTIMÍDIA NO JO Comunicação Social Jornalismo a cobertura do G1 sobre o Tsunami no Japão Liana Vidigal Rocha Universidade Federal do Tocantins Objetivo do artigo Identificar

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnologia de Mídias

Leia mais

Recepção para os calouros do Curso de Jornalismo 2016

Recepção para os calouros do Curso de Jornalismo 2016 Recepção para os calouros do Curso de Jornalismo 2016 Projeto de Evento Acadêmico de Graduação Recepção para os calouros do Curso de Jornalismo 2016 Coordenação do Projeto Prof. Alfredo Lanari de Aragão

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Design de Moda - Bacharelado Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura de moda, aptos

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003006A - Produção Jornalística: Técnicas de Reportagem e Entrevista Docente(s) Juliana Cristina Gobbi Betti Unidade Faculdade

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Márcio Matias

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Márcio Matias Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Documentação: Criação - Resolução nº 06/2015/CGRAD. de 08/07/2015 Formar profissionais empreendedores capazes de identificar, desenvolvimento e implantar

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Natureza e função do jornalismo

Natureza e função do jornalismo Redação IV Natureza e função do jornalismo Prof. Dr. Rogério Christofoletti O jornalismo e o mundo atual Google: 100 milhões de consultas/dia 1 trilhão de páginas na web 1,6 bilhão de leitores de jornais

Leia mais

Modalidade 1: Estágio em impressos ou internet

Modalidade 1: Estágio em impressos ou internet MODALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Modalidade 1: internet internet: planejamento Estágio 1 8º/10 90h 06h editorial adequado ao público-alvo. Pré-produção e produção de notícias e reportagens, considerando

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO O Prêmio OAB-GO de Jornalismo é um concurso jornalístico instituído pela Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil para premiar matérias

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3604.2 TELEJORNALISMO I 6ª 04 60 1 2011 PROFESSOR (A) VANDERLEI DIAS OBJETIVOS Geral: Possibilitar

Leia mais

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANOROMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Objetivo: apresentar trabalhos realizados pela Assessoria de Comunicação da ANAFE Meta: Colher orientações para elaboração do Plano

Leia mais

O blog como ferramenta didática no ensino do jornalismo

O blog como ferramenta didática no ensino do jornalismo O blog como ferramenta didática no ensino do jornalismo Ariane Holzbach Gama Filho / UERJ Resumo: O trabalho vai narrar a experiência desenvolvida no curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho

Leia mais

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2016/1 - PÓSCOM/UFES RETIFICADO EM 17/02/2016

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2016/1 - PÓSCOM/UFES RETIFICADO EM 17/02/2016 EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2016/1 - PÓSCOM/UFES RETIFICADO EM 17/02/2016 O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades PÓSCOM/UFES torna público o Processo Seletivo

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003202A - História da Comunicação Docente(s) Maria Cristina Gobbi Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CINF0012- FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO OBRIG 60 0 60 4.0 CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO. CINF0013- INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO OBRIG 60 0 60 4.0 FUNDAMENTOS

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM JORNALISMO ESPORTIVO: REPORTAGEM E ENTREVISTAS EAD

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM JORNALISMO ESPORTIVO: REPORTAGEM E ENTREVISTAS EAD S DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM JORNALISMO ESPORTIVO: REPORTAGEM E ENTREVISTAS EAD DISCIPLINA: JORNALISMO ESPORTIVO, HISTÓRIA E MODALIDADES O conceito de esporte e a origem das práticas esportivas;

Leia mais

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE Análise Crítica da Mídia 1932 1 C 1932 2 A 1932 3 A 1932 4 A 1932 5 C Animação 1937 1 E 1937 2 B 1937 3 C 1937 4 D 1937 5 C 1937 6 D Comunicação e Sociedade 1949

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Seminários Avançados

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Seminários Avançados Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003049A - Seminários Avançados Docente(s) Francisco Machado Filho Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA D0041/I 68 H Introdução ao estudo da anatomia humana.

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2009) ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR (1432) - 68 h/a Práticas do Comércio Internacional. Características e processamento

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO

Leia mais

Mídias Sociais na Comunicação do Município/Saúde

Mídias Sociais na Comunicação do Município/Saúde Cíntia Cury Março/2017 Acabou a época da comunicação de única via: De um emissor para milhares de receptores Do redator ao leitor Do apresentador ao telespectador Do radialista ao ouvinte Do assessor de

Leia mais

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo fundamental desenvolver competências para atuar de acordo com as tecnologias de informação

Leia mais

Gêneros Jornalísticos

Gêneros Jornalísticos Texto Jornalístico Narrando o cotidiano Gêneros Jornalísticos Obrigatoriedade de serem interessantes e motivadoras para o leitor, ou seja, definidas por sua forma mais vendável Há também uma corrente que

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/11/2016 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA Seja bem-vindo ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA 1 - Para que serve a assessoria de imprensa? Basicamente para fortalecer a imagem e divulgar o nome de empresas, associações, nomes, marcas, produtos,

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO (PARTE I - Teoria)

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO (PARTE I - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO (PARTE I - Teoria) EQUIPE: TC_045 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROFESSORA: ELAINE SOUZA MARINHO

Leia mais

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Definição: Planejamento é um processo que exige organização, sistematização,

Leia mais

Projeto Interdisciplinar

Projeto Interdisciplinar 0 Plano de Trabalho Docente 2014 Projeto Interdisciplinar ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Ensino Médio x Ensino Técnico Série/Módulo: 3º A,B,C,D Título Educação para Cidadania Professor(es)

Leia mais

1351/MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES Informática/Manutenção e Montagem de Equipamentos

1351/MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES Informática/Manutenção e Montagem de Equipamentos ESTRUTURA CURRICULAR DO PLANO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial 1351/MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES Informática/Manutenção e Montagem de Equipamentos Módulo: MÓDULO II - MONTADOR E REPARADOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CS004- FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: CS001 CS001- SOCIOLOGIA 1 A SOCIOLOGIA E OUTRAS CIÊNCIAS. MODELOS DE ANÁLISE SOCIOLÓGICA. O SOCIAL E A SOCIEDADE. CONCEITOS SOCIOLÓGICOS

Leia mais

Design de sites web e software

Design de sites web e software Design de sites web e software para jornalismo digital Apontamentos do Livro Notícias e Mobilidade de João Canavilhas Introdução Explosão Mobile e Web na última década; Novas práticas de consumo e produção

Leia mais