EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari"

Transcrição

1 EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

2 Ao planejar um experimento, o pesquisador deve utilizar alguns princípios básicos para que os dados a serem obtidos permitam uma análise correta e levem a conclusões válidas em relação ao problema em estudo.

3 Os princípios que norteiam a experimentação visam: Garantir a estimativa da variação individual evitando outros fatores que possam infiltrar durante a condução do experimento. São eles, com igual importância: 1. Princípio da repetição 2. Princípio da casualização 3. Princípio do controle local A observação desses princípios básicos definirá um ensaio mais eficiente e sensível por resultar em valor mais realístico da variação individual.

4 1. Princípio da repetição

5 1. Princípio da repetição Este princípio consiste em terem várias parcelas com o mesmo tratamento. Assim, procura-se confirmar a resposta que o indivíduo (animal) dá a um determinado tratamento. Exemplo. Um experimento realizado no setor de avicultura do CEFET-Bambuí, no período 12/04/2008 a 04/07/2008 utilizando 300 poedeiras da linhagem comercial Isa Brown com 26 semanas de idade. Foram utilizados 5 tratamentos, 6 repetições 10 aves por repetição totalizando 30 parcelas. É preciso deixar claro que na experimentação animal, geralmente cada indivíduo ou um conjunto de indivíduos semelhantes é uma repetição.

6 Tratamento I Tratamento II Tratamento III Tratamento IV Tratamento V Repetição 1 Tratamento I Tratamento I Tratamento I Tratamento I Tratamento I Repetição 2 Tratamento II Tratamento II Tratamento II Tratamento II Tratamento II Repetição 3 Tratamento III Tratamento III Tratamento III Tratamento III Tratamento III Repetição 4 Tratamento IV Tratamento IV Tratamento IV Tratamento IV Tratamento IV Repetição 5 Tratamento V Tratamento V Tratamento V Tratamento V Tratamento V Repetição 6 Tratamento V Tratamento V Tratamento V Tratamento V Tratamento V Apenas este princípio não é o suficiente, pois todas as repetições devem receber todos os tratamentos para que o resultado obtido não seja influenciando por efeito de fatores não controlados. Note que todos os cinco tratamentos formam repetidos 6 vezes. Assim, procura-se: Estimar o Erro Experimental Aumentar a precisão das estimativas (ex: erro e médias), elevando o poder dos testes estatísticos (caso haja diferenças reais) Aumentar o alcance das inferências.

7 Observação. Avaliações concomitantes de um mesmo animal por Ao exemplo, planejar um duas experimento, ou três o alíquotas pesquisador de deve seu utilizar soro, não fornecerão alguns duas princípios ou três básicos repetições para que da os dados resposta a serem estudada, e sim obtidos duas ou permitam três réplicas uma análise (sem correta valor e levem algum a como repetições conclusões experimentais) válidas em relação cuja ao média problema definirá em estudo. a resposta única daquele animal. As réplicas são utilizadas quando a mensuração de uma resposta está sujeita a erros de manipulação (laboratorial ou humana), justificando que o seu valor médio retrataria melhor aquela resposta para um animal.

8 2. Princípio da casualização

9 2. Princípio da casualização Amostra total disponível UNIFORME O princípio da casualização consiste na distribuição ao acaso Ao planejar um experimento, o pesquisador deve utilizar dos tratamentos às parcelas. alguns princípios básicos para que os dados a serem Assim, estaremos oferecendo a mesma chance a todos os obtidos permitam uma análise correta e levem a tratamentos de ocuparem determinada posição ou parcela conclusões válidas em relação ao problema em estudo. na área experimental Elimina-se assim a intuição ou desejo involuntário de priorizar determinado(s) tratamento(s). Tanto o princípio da repetição quanto o princípio da casualização são obrigatórios em todos os experimentos.

10 Assim, cada animal deve ser direcionado a um TRATAMENTO POR SORTEIO. Não Ao planejar se deve escolher um experimento, os que se o deixam pesquisador capturar deve mais utilizar facilmente, pois alguns pode-se princípios comprometer básicos para o que estudo os dados confundindo a serem o temperamento obtidos permitam deles à alguma uma análise patologia, correta por e exemplo. levem a As respostas biológicas são variáveis em magnitude, conclusões válidas em relação ao problema em estudo. dependendo dos indivíduos onde foram colhidas essa respostas. É preciso dar a cada grupo experimental a mesma chance de arrebanhar indivíduos com variações semelhantes (ou não). Isto apenas será obtido através da casualização.

11 Assim, o princípio da casualização consiste na distribuição dos tratamentos pelas parcelas através de sorteio (ao acaso), para se evitar que um tratamento venha a ser beneficiado por sucessivas repetições. Ao planejar um experimento, o pesquisador deve utilizar Exemplo. No exemplo anterior teríamos: alguns princípios básicos para que os dados a serem Um experimento realizado no setor de avicultura do CEFET-Bambuí, no obtidos permitam uma análise correta e levem a período 12/04/2008 a 04/07/2008 utilizando 300 poedeiras da linhagem conclusões válidas em relação ao problema em estudo. comercial Isa B rown com 26 semanas de idade. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com 5 tratamentos, 6 repetições e 10 aves por repetição, totalizando 30 parcelas. Assim poderíamos ter o seguinte delineamento experimental Repetição 1 Tratamento I Tratamento II Tratamento III Tratamento IV Tratamento V Repetição 2 Tratamento V Tratamento I Tratamento II Tratamento III Tratamento IV Repetição 3 Tratamento IV Tratamento V Tratamento I Tratamento II Tratamento III Repetição 4 Tratamento III Tratamento IV Tratamento V Tratamento I Tratamento II Repetição 5 Tratamento II Tratamento III Tratamento IV Tratamento V Tratamento I Repetição 6 Tratamento I Tratamento II Tratamento III Tratamento IV Tratamento V

12 3. Princípio do controle local

13 3. Princípio do controle local O controle local consiste na formação de grupos de parcelas o mais homogêneo possível, com o objetivo de reduzir o erro experimental. Ao planejar um experimento, o pesquisador deve utilizar Cada grupo constitui um bloco, sendo que os tratamentos devem alguns princípios básicos para que os dados a serem ser sorteados dentro de cada bloco. Exemplo. Existem dois galpões com 10 boxes cada onde cinco linhagens de corte obtidos permitam uma análise correta e levem a (sexados, machos) serão testados. Cada box é uma unidade experimental, da qual conclusões válidas em relação ao problema em estudo. será tirado o peso médio das aves com 38 dias de idade. Três boxes do segundo galpão estão ocupados com a ração que manterá as aves durante o ensaio. Galpão 1 L1 L5 L3 L2 L4 L3 L5 L1 L4 L2 Galpão 2 L5 L1 L3 L4 L2 R R R X X

14 Exemplo. Existem dois galpões com 10 boxes cada onde cinco linhagens de corte (sexados, machos) serão testados. Cada box é uma unidade experimental, da qual será tirado o peso médio das aves com 38 dias de idade. Três boxes do segundo Ao planejar um experimento, o pesquisador deve utilizar galpão estão ocupados com a ração que manterá as aves durante o ensaio. Galpão 1 L1 L5 L3 L2 L4 L3 L5 L1 L4 L2 alguns princípios básicos para que os dados a serem Galpão 2 L5 L1 L3 L4 L2 R R R X X obtidos permitam uma análise correta e levem a conclusões válidas em relação ao problema em estudo. Designe a linhagem por sorteio, sendo: dois boxes para cada uma das cinco linhagens no 1º Galpão e apenas um box por linhagem no 2º Galpão. Note que 2 boxes do 2º Galpão ficarão vazios!!! Dessa maneira, as linhagens poderão ser comparadas entre si por terem sido criadas sob as mesmas condições, ainda que não uniformes.

15 Outras Considerações Importantes

16 Uniformidade dos animais experimental Cada fator presente no lote disponível, então heterogêneo, implica em um EFEITO adicional sobre a resposta medida, superestimando a variação individual, já que atuam independente sobre cada indivíduo. Como corrigir esta influência para manter o princípio da uniformidade? Controle desses fatores pela escolha de um delineamento adequado pode ser a solução. Para isso, cada tratamento deverá reunir uma amostra equivalente, ainda que não uniforme. Exemplo: Se em um grupo experimental tiver 6 machos e 4 fêmeas, todos os demais grupos deverão ser igualmente constituídos. Este procedimento garantirá uma comparação justa de médias e possibilitará a estimativa da variação individual, uma vez que o efeito dos fatores circunstanciais (no caso, sexo) poderá ser controlado pela análise.

17 Uniformidade na aplicação dos tratamentos Às vezes parece que um tratamento pode ser aplicado sem maiores problemas e que os animais irão desfrutá-lo igualmente. Ao planejar um experimento, o pesquisador deve utilizar É preciso um pouco de experiência para verificar que nem sempre isto é alguns princípios básicos para que os dados a serem alcançado, face a algum tipo de problema técnico ou de infraestrutura. obtidos permitam uma análise correta e levem a Exemplo: Em uma baia com 16 leitões (onde cada um conclusões válidas em relação ao problema em estudo. será uma repetição). Um comedouro mal projetado não proporcionará a mesma facilidade de alimentação a todos os animais da baia. Logo, a variação individual será superestimada por conter o efeito individual que normalmente existiria acrescido da hierarquia observada entre eles.

18 Uniformidade na aplicação dos tratamentos Se os tratamentos são impostos por injeções, o grupo controle precisa receber de igual volume, de material inerte Ao planejar um experimento, o pesquisador deve utilizar (soro fisiológico). Assim todos os animais sofrerão o mesmo estresse, sem que haja o confundimento deste com o efeito alguns princípios básicos para que os dados a serem de cada tratamento. obtidos permitam uma análise correta e levem a Os diferentes anestésicos testados em um ensaio, precisam guardar a conclusões válidas em relação ao problema em estudo. devida proporção dose/peso do animal para cada indivíduo. Obedecer à mesma quantidade de anestésico para animais de pesos distintos dentro do mesmo tratamento superestimará a variação individual onde, por definição, o tratamento é aplicado por unidade de peso vivo. Este princípio visa garantir as mesmas condições do agente causador de resposta sobre cada animal (O não atendimento deste princípio não pode ser corrigido por estratégia alguma porque o fator externo atuante confunde-se com cada tratamento)

19 Uniformidade do meio Pode-se ocorrer problemas de infraestrutura ou temporais para a instalação de um ensaio. Ao planejar um experimento, o pesquisador deve utilizar Todas as repetições podem não caber em um mesmo recinto alguns princípios básicos para que os dados a serem As repetições podem não estão totalmente disponíveis ao mesmo tempo. O problema poderá ser resolvido se todos os tratamentos testados estiverem sempre obtidos permitam uma análise correta e levem a sob as diversas condições de meio ou temporais. conclusões válidas em relação ao problema em estudo. Cada tratamento deverá estar igualmente representado em cada recinto ou em cada tempo. Assim, as comparações de suas médias serão justas já que os mesmos estiveram sob as mesmas condições. Através de um delineamento adequado, os efeitos de recinto ou temporais poderão ser medidos e as estimativas da variação individual será obtida sem o curso dos mesmos.

20 Relação entre os princípios básicos da experimentação e os delineamentos experimentais

21 PRINCÍPIOS BÁSICOS VS. DELINEAMENTOS A análise de variância consiste na: Ao decomposição planejar um experimento, da variância o pesquisador total de deve um utilizar material alguns princípios básicos para que os dados a serem heterogêneo em partes atribuídas a causas conhecidas e obtidos permitam uma análise correta e levem a independentes conclusões válidas em relação ao problema em estudo. e a uma porção residual de origem desconhecida e de natureza aleatória.

22 PRINCÍPIOS BÁSICOS VS. DELINEAMENTOS Quando planejamos um experimento utilizando apenas os princípios da repetição e da casualização, temos o Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) ou Delineamento Inteiramente ao acaso. Ao planejar um experimento, o pesquisador deve utilizar Neste delineamento, as causas conhecidas são representadas pelo efeito de tratamentos e as causas de origem desconhecidas e de natureza aleatória são alguns princípios básicos para que os dados a serem representadas pelo resíduo da análise de variância. obtidos permitam uma análise correta e levem a Só devemos utilizar esse delineamento, quando temos certeza da conclusões válidas em relação ao problema em estudo. homogeneidade das condições experimentais. Ele é frequentemente utilizado em experimentos de laboratório, onde as condições experimentais podem ser facilmente controladas. Em um experimento inteiramente casualizado, com 6 tratamentos e cada um dos quais foi repetido 5 vezes, teremos o seguinte esquema de análise de variância. Causas de Variação Graus de Liberdade (GL) Tratamento n tratamento 1 = 6 1 = 5 Resíduo GL total GL tratamento = 29 5 = 24 Total n tratamento n repetições 1 = = 30 1 = 29

23 PRINCÍPIOS BÁSICOS VS. DELINEAMENTOS Quando não há homogeneidade entre as parcelas, devemos utilizar o princípio do controle local, estabelecendo os blocos (grupos de parcelas homogêneas. Neste caso, o delineamento a ser utilizado é o Delineamento em Blocos Casualizados (DBC). O esquema da análise de variância de um experimento em blocos casualizados com 6 tratamentos e 5 blocos é dado por: Causas de Variação Graus de Liberdade (GL) Tratamento n tratamento 1 = 6 1 = 5 Bloco n bloco 1 = 5 1 = 4 Resíduo GL total GL tratamento + GL bloco = = = 20 Total n tratamento n blocos 1 = = = 30 1 = 29

24 PRINCÍPIOS BÁSICOS VS. DELINEAMENTOS Quando necessitamos controlar 2 tipos de heterogeneidade, devemos utilizar o Delineamento em Quadrado Latino (DQL). Neste delineamento utiliza-se um duplo controle local, sendo os tratamentos dispostos em linhas e colunas. Para um experimento em quadrado latino com 6 tratamentos, o esquema da análise de variância será: Causas de Variação Graus de Liberdade (GL) Tratamento n tratamento 1 = 6 1 = 5 Linhas n linhas 1 = 6 1 = 5 Colunas n colunas 1 = 6 1 = 5 Resíduo GL total GL tratamento + GL linha + GL coluna = = = 20 Total n tratamento n repetições 1 = = = 36 1 = 35

25 Exercício

26 ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS Exercícios Exercício 1. Para um ensaio de nutrição que testará quatro formulações proteicas para suínos, a amostragem disponível era de 24 leitões de mesma idade, desmamados no mesmo dia. Desses animais 15 são machos e os demais são fêmeas. Obedecendo o princípio de casualização, o pesquisador sorteou seis animais para cada grupo experimental. Note que por este procedimento, um tratamento poderá, eventualmente, ter mais animais de um só sexo, violando assim o princípio de uniformidade amostral. Qual seria então o procedimento correto para a distribuição dos animais aos tratamentos?

27 RESOLUÇÃO EXERCÍCIO 1 Estruturação do E1: Teste de quatro formulações proteicas para suínos Amostra: 24 leitões de mesma idade desmamados no mesmo dia. 15 são machos e 09 são fêmeas Obedecendo o princípio de casualização sorteio seis animais para cada grupo experimental. Neste procedimento, um tratamento poderá eventualmente mais animais de um só sexo (15 e 09 não são múltiplos de 4) Violação do princípio de uniformidade amostral. Qual seria então o procedimento correto para a distribuição dos animais aos tratamentos?

28 RESOLUÇÃO EXERCÍCIO 1 Resolução do E1: Procedimento correto: Separar 2 subuniversos amostrais 15 machos e 9 fêmeas Dentro de cada um deles efetuar o sorteio dos animais para cada um dos quatro tratamento. Serão utilizados 12 dos 15 machos e 8 das 9 fêmeas, pois existirão apenas 3 machos e 2 fêmeas para cada tratamento os demais serão desprezados. Cada grupo experimental, embora sem uniformidade amostral, será composto de 5 animais (3 machos e 2 fêmeas) Possibilitando retirar da análise estatística o EFEITO sexo sobre a variação da resposta observada Sexo passa a ser um efeito igualmente distribuído em cada grupo experimental.

29 ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS Exercícios Exercício 2. Três concentrações de um extrato vegetal com reconhecimento poder de ação sobre a proliferação celular irão ser testadas sobre placas de cultura de tecido animal em metástase. Para cada concentração serão preparadas cinco placas obtidas de uma única cultura mãe. Critique esta técnica de preparação das amostras.

30 RESOLUÇÃO EXERCÍCIO Estrutura do Exercício. Três concentrações de um extrato vegetal testadas sobre placas de cultura de tecido animal em metástase. Para cada concentração serão preparadas cinco placas obtidas de uma única cultura mãe. Critique esta técnica de preparação das amostras.

31 RESOLUÇÃO EXERCÍCIO Solução do Exercício. Principio de uniformidade está aparentemente sendo aplicado, o princípio de repetições está sendo VIOLADO. Entende-se como variação entre repetições a variação entre indivíduos. Não há indivíduos neste ensaio e sim réplicas do mesmo indivíduo, o que subestimará o valor da instabilidade amostral O procedimento correto seria obter várias culturas mães de diferentes origens (seis ou mais), replicá-las em três placas e sobre cada uma delas aplicar uma concentração do extrato vegetal. Então teríamos seis condições de meio e três tratamentos aplicados sobre indivíduos idênticos (réplicas).

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br UNIDADE EXPERIMENTAL OU PARCELA Unidade Experimental (ou Parcela) são os indivíduos (plantas ou animais)

Leia mais

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Introdução O principal objetivo da Experimentação Zootécnica é o estudo de experimentos, seu planejamento,

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br CARACTERIZAÇÃO o Em alguns experimentos pode-se ter fatores que estão interferindo na variável resposta,

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. Delineamento experimental. Aula 04

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. Delineamento experimental. Aula 04 ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL Delineamento experimental. Aula 04 Conceito Delineamento experimental É o plano utilizado para realizar o experimento. Esse plano implica na maneira como os diferentes tratamentos

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br CARACTERIZAÇÃO o Em alguns experimentos pode-se ter fatores que estão interferindo na variável resposta,

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Introdução o Os ensaios em quadrados latinos levam em conta o controle local, aplicado em dois destinos:

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Caracterização o O delineamento inteiramente casualizado (DIC) é o mais simples de todos os delineamentos

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br INTRODUÇÃO Um dos principais objetivos da estatística é a tomada de decisões a respeito da população,

Leia mais

Experimentos em Quadrado Latino. Estatística Experimental

Experimentos em Quadrado Latino. Estatística Experimental Experimentos em Quadrado Latino Estatística Experimental Características gerais O Quadrado Latino é um delineamento apropriado para ambientes experimentais heterogêneos. Foi proposto com a finalidade de

Leia mais

Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL

Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Experimentos (testes) são realizados por pesquisadores em todos os campos de investigação, usualmente para descobrir

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda.perticarrari@unesp.br INTRODUÇÃO Um dos principais objetivos da estatística é a tomada de decisões a respeito da população,

Leia mais

Lucas Santana da Cunha 27 de novembro de 2017

Lucas Santana da Cunha  27 de novembro de 2017 EXPERIMENTAÇÃO E ANÁLISE DE VARIÂNCIA Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 27 de novembro de 2017 Experimentação A experimentação se difundiu como

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br INTRODUÇÃO Muitas vezes, embora se tenha cuidado no planejamento e Ao planejar um experimento, o pesquisador

Leia mais

Delineamento em Quadrado Latino (DQL)

Delineamento em Quadrado Latino (DQL) Delineamento em Quadrado Latino () Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha 14 de março de 2019 Londrina Na Seção anterior introduziu-se o delineamento em blocos ao acaso como um delineamento

Leia mais

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística 01 de julho de 2017 Planejamento de Experimentos A experimentação

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. Controle experimental e Princípios básicos da experimentação. Aula 02 e 03

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. Controle experimental e Princípios básicos da experimentação. Aula 02 e 03 ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL Controle experimental e Princípios básicos da experimentação. Aula 02 e 03 Introdução A Estatística Experimental tem por objetivo o estudo dos experimentos, incluindo: Planejamento

Leia mais

Delineamento e Análise Experimental Aula 5

Delineamento e Análise Experimental Aula 5 Aula 5 Castro Soares de Oliveira Delineamentos Experimentais Delineamento experimental ou desenhos experimentais é o plano utilizado para realizar o experimento. Esse plano implica na maneira como os diferentes

Leia mais

Planejamento Experimental

Planejamento Experimental Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha 22 de setembro de 2018 Londrina Um pesquisador científico resolve problemas de interesse da sociedade de forma direta ou indireta, pela aplicação

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br TESTES PARA COMPARAÇÃO DE MÉDIAS O teste F permite tirar conclusões muito gerais relacionadas com os

Leia mais

DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL)

DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL) DQL DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL) Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística 08 de julho de 2017 DQL Na Seção anterior

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC) Eng. Agrônomo: Francisco Bruno Ferreira de Sousa Bruno.uno2011@hotmail.com/ fbfsagro@gmail.com Contato: (99) 99199460 Objetivos: Estudar

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EXPERIMENTAÇÃO. Profª. Sheila Regina Oro

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EXPERIMENTAÇÃO. Profª. Sheila Regina Oro PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EXPERIMENTAÇÃO Livro: Curso de estatística experimental Autor: Frederico PIMENTEL-GOMES Capítulo: 2 Livro: Estatística experimental Autor: Sonia VIEIRA Capítulo: 1 Profª. Sheila Regina

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br TESTE DE DUNCAN TESTE DE DUNCAN O teste de Duncan também pode ser usado como um complemento do Teste

Leia mais

Lucas Santana da Cunha de outubro de 2018 Londrina

Lucas Santana da Cunha de outubro de 2018 Londrina e Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 17 de outubro de 2018 Londrina 1 / 31 Obtenção de uma amostra Há basicamente duas formas de se obter dados para uma pesquisa

Leia mais

Planejamento de Experimentos

Planejamento de Experimentos Planejamento de Experimentos FISHER, matemático e estatístico, desenvolveu: tipos de experimentos (Delineamento de Experimentos) métodos estatísticos para analisar os experimentos (Análise de Variância)

Leia mais

Qual o delineamento e quantas observações devo considerar em meu projeto? Ivan Barbosa Machado Sampaio Professor Emérito Escola de Veterinária - UFMG

Qual o delineamento e quantas observações devo considerar em meu projeto? Ivan Barbosa Machado Sampaio Professor Emérito Escola de Veterinária - UFMG Qual o delineamento e quantas observações devo considerar em meu projeto? Ivan Barbosa Machado Sampaio Professor Emérito Escola de Veterinária - UFMG Após 45 dias sob mesmo manejo... Foram selecionados

Leia mais

Planejamento de Experimentos. Como designar os tratamentos às unidades experimentais? Quantas vezes deve-se repetir os diferentes tratamentos?

Planejamento de Experimentos. Como designar os tratamentos às unidades experimentais? Quantas vezes deve-se repetir os diferentes tratamentos? Planejamento de Experimentos Como designar os tratamentos às unidades experimentais? Quantas vezes deve-se repetir os diferentes tratamentos? FISHER, matemático e estatístico, desenvolveu: tipos de experimentos

Leia mais

Lucas Santana da Cunha de outubro de 2018 Londrina

Lucas Santana da Cunha de outubro de 2018 Londrina e Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 22 de outubro de 2018 Londrina 1 / 24 Obtenção de uma amostra Princípios básicos da experimentação Há basicamente duas

Leia mais

DIC com número diferente de repetições por tratamento

DIC com número diferente de repetições por tratamento DIC com número diferente de repetições por tratamento Introdução Muitas vezes, embora se tenha cuidado no planejamento e Ao planejar um experimento, o pesquisador deve utilizar na execução do experimento,

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Experimentação INTRODUÇÃO Parte da Estatística que estuda: o planejamento, a execução, a coleta de dados,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE V

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE V MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE V DELINEAMENTO EM BLOCOS CASUALIZADOS (DBC) Profª Railene Hérica Carlos Rocha 1. Introdução

Leia mais

Aula 13 Análise de Variância (ANOVA)

Aula 13 Análise de Variância (ANOVA) Aula 13 Análise de Variância (ANOVA) 1 Exemplo: Com o objetivo de avaliar o efeito no ganho de peso da utilização do farelo bruto na alimentação de frangos da linhagem Ross com um dia de idade, foi realizado

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br INTRODUÇÃO Um dos principais objetivos da estatística é a tomada de decisões a respeito da população, com

Leia mais

DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO. Profª. Sheila Regina Oro

DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO. Profª. Sheila Regina Oro DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO Profª. Sheila Regina Oro Delineamento experimental Para planejar um experimento é preciso definir os tratamentos em comparação e a maneira de designar os tratamentos

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL DQL Delineamento em Quadrado Latino Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. INTRODUÇÃO [1] Além dos princípios da casualização e repetição, é utilizado duas vezes o princípio de controle

Leia mais

DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO

DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO DELINEAMENTO EM BLOCOS AO ACASO Sempre que não houver condições experimentais homogêneas, devemos utilizar o principio do controle local, instalando Blocos, casualizando os tratamentos, igualmente repetidos.

Leia mais

2 a. aula - PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EXPERIMENTAÇÃO Experimentação Agrícola Banzato e Kronka (1992)

2 a. aula - PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EXPERIMENTAÇÃO Experimentação Agrícola Banzato e Kronka (1992) 2 a. aula - PRINCÍPIOS ÁSICOS D EXPERIMENTÇÃO Experimentação grícola anzato e Kronka (1992) 1. INTRODUÇÃO: pesquisa científica está constantemente utilizando experimentos para provar suas hipóteses. Eles

Leia mais

Planejamento de instalação de experimentos no campo

Planejamento de instalação de experimentos no campo Planejamento de instalação de experimentos no campo Antonio Williams Moita Embrapa Hortaliças Goiânia, 28 de novembro de 2012 Experimentação Agrícola Histórico John Bennet Lawes - após prolongadas experimentações

Leia mais

DELINEAMENTO EM BLOCOS CASUALIZADOS (DBC)

DELINEAMENTO EM BLOCOS CASUALIZADOS (DBC) DELINEAMENTO EM BLOCOS CASUALIZADOS (DBC) Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística 08 de julho de 2017 DBC O delineamento em

Leia mais

EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS

EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 06 de julho de 2016 Nos experimentos fatoriais, todas

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br TESTE DE TUKEY O teste de Tukey também pode ser usado como um complemento do Teste F da análise de variância.

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Planejamento de Experimentos

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Planejamento de Experimentos Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Planejamento de Experimentos Piracicaba Agosto 2016 Estatística Experimental 11 de Agosto de 2016 1 / 24 Definições importante Planejamento

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÁRIA

EXPERIMENTAÇÃO AGRÁRIA EXPERIMENTAÇÃO AGRÁRIA Tema 1: Princípios básicos de agrária. Conceitos básicos na Experimento - inquérito planeado para obtenção de novos factos ou para confirmar resultados de estudos prévios e para

Leia mais

Roteiro de Aula Delineamentos Fatoriais 05/06/2018

Roteiro de Aula Delineamentos Fatoriais 05/06/2018 Roteiro de Aula Delineamentos Fatoriais 05/06/2018 Hipóteses: As seguintes hipóteses podem ser testadas nos experimentos fatoriais 2x2: Fator A: { [ ] Fator B: { [ ] Interação A x B: { ( ) [ ] [ ] ( )

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. Blocos ao acaso.

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. Blocos ao acaso. ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL Blocos ao acaso. Introdução O delineamento casualizado em blocos leva em consideração os três princípios básicos da experimentação: repetição casualização controle local Reparte-se

Leia mais

Experimentos em Parcelas Subdivididas

Experimentos em Parcelas Subdivididas Experimentos em Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha 08 de novembro de 2018 Londrina Tal como no caso de fatorial, o termo parcelas subdivididas não se refere a um tipo de delineamento

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Introdução Um dos principais objetivos da estatística é a tomada de decisões a respeito da população,

Leia mais

AMOSTRAGEM. É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas.

AMOSTRAGEM. É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas. AMOSTRAGEM É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas. Nos planejamentos amostrais, a coleta dos dados deve ser realizada

Leia mais

EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS

EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS EXPERIMENTOS EM PARCELAS SUBDIVIDIDAS Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha Universidade Estadual de Londrina Departamento de Estatística 29 de julho de 2017 Parcelas Subdivididas Tal

Leia mais

Conceitosintrodutórios Planejamentode Experimentos. Prof. Dr. Fernando Luiz Pereira de Oliveira Sala1 ICEB I DEMAT

Conceitosintrodutórios Planejamentode Experimentos. Prof. Dr. Fernando Luiz Pereira de Oliveira Sala1 ICEB I DEMAT Conceitosintrodutórios Planejamentode Experimentos Prof. Dr. Fernando Luiz Pereira de Oliveira Sala1 ICEB I DEMAT Email: fernandoest@ig.com.br Um planejamento de experimentos consiste em um teste ou umas

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL Delineamento Inteiramente Casualizado - DIC Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. INTRODUÇÃO No DIC a distribuição dos tratamentos às unidades experimentais é feita inteiramente ao

Leia mais

18/04/2017. Experimentação em Genética e Melhoramento. Experimentação em Genética e Melhoramento. Introdução

18/04/2017. Experimentação em Genética e Melhoramento. Experimentação em Genética e Melhoramento. Introdução 18/04/017 ula 03 Introdução O objetivo do melhoramento genético é obter Experimentação em enética e Melhoramento genótipos superiores. Entretanto, o ambiente influencia na expressão de grande número de

Leia mais

ANÁLISE DE VARIÂNCIA DE DOIS CRITÉRIOS (DBC)

ANÁLISE DE VARIÂNCIA DE DOIS CRITÉRIOS (DBC) ANÁLISE DE VARIÂNCIA DE DOIS CRITÉRIOS (DBC) Lucas Santana da Cunha http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 13 de dezembro de 2017 ANAVA dois critérios A análise de variância

Leia mais

DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO e CASUALIZADOS

DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO e CASUALIZADOS DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO e DELINEAMENTO EM BLOCOS CASUALIZADOS Prof. Anderson Rodrigo da Silva anderson.silva@ifgoiano.edu.br 1. Objetivos Estudar o procedimento de instalação e análise de

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL ESTUDO DE VARIABILIDADE DOS DADOS EXPERIMENTAIS Prof. Miguel Toledo del Pino, Eng. Agrícola (Dr.) INTRODUÇÃO Realizamos experimentos para compararmos os efeitos de tratamentos

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO. Apostila de Bioestatística Experimentação Página 1 de 15

EXPERIMENTAÇÃO. Apostila de Bioestatística Experimentação Página 1 de 15 UNVERSDADE ESADUAL DE ALAGOAS UNEAL Campus Santana do panema CURSO: Zootecnia DSCPLNA: Bioestatística Professor: Wellyngton Chaves Monteiro da Silva EXPERMENAÇÃO É um modo de comprovar uma hipótese a partir

Leia mais

Introdução. O objetivo do melhoramento genético é obter genótipos superiores. Entretanto, o ambiente influencia na expressão de grande número de

Introdução. O objetivo do melhoramento genético é obter genótipos superiores. Entretanto, o ambiente influencia na expressão de grande número de ula 03 Introdução O objetivo do melhoramento genético é obter genótipos superiores. Entretanto, o ambiente influencia na expressão de grande número de caracteres, podendo mascarar genótipos. os efeitos

Leia mais

Questão 1: Questão 2: Defina tratamentos, fator, nível, parcela, subparcela, coeficiente de variação e interação entre fatores.

Questão 1: Questão 2: Defina tratamentos, fator, nível, parcela, subparcela, coeficiente de variação e interação entre fatores. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR DISCIPLINA: ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 3 a AVALIAÇÃO PROFESSOR: ROBERTO QUEIROGA Questão 1: Faça um croqui (disposição

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Delineamento Casualizado em Blocos

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Delineamento Casualizado em Blocos Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Delineamento Casualizado em Blocos Estatística Experimental 5 de Outubro de 2016 1 / 20 DBC: Introdução Parcelas similares Delineamento

Leia mais

CURSO DE EXPERIMENTAÇÃO

CURSO DE EXPERIMENTAÇÃO CURSO DE EXPERIMENTAÇÃO Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística - PPGEP - PPGEMQ - UFSM - A imaginação é mais importante que o conhecimento Albert Einstein Experimentação?!? É uma

Leia mais

Introdução à Experimentação

Introdução à Experimentação Introdução à Experimentação Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Experimentação A experimentação tem por objetivo o estudo dos experimentos, isto é, seu planejamento, execução,

Leia mais

UNIDADE I IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL

UNIDADE I IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL UNIDADE I IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL Profª Railene Hérica Carlos Rocha Araújo 1. Introdução > Primeiras tentativas de pesquisa agrícola (há três séculos): Johoan Baptista Van Helmont Muda

Leia mais

Delineamento e Análise Experimental Aula 3

Delineamento e Análise Experimental Aula 3 Aula 3 Castro Soares de Oliveira Teste de hipótese Teste de hipótese é uma metodologia estatística que permite tomar decisões sobre uma ou mais populações baseando-se no conhecimento de informações da

Leia mais

TEAZ Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia PLANO DE ENSINO

TEAZ Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia PLANO DE ENSINO TEAZ Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia PLANO DE ENSINO II EMENTA Principais delineamentos experimentais usados em pesquisas zootécnicas. Condução de pesquisas e análises estatísticas mais utilizadas.

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO AGRÁRIA

EXPERIMENTAÇÃO AGRÁRIA EXPERIMENTAÇÃO AGRÁRIA Tema : Delineamentos experimentais básicos (DCC/DBCC/DQL) Delineamento de Blocos Completos Casualizados (DBCC) Quando usar? Quando as unidades experimentais não apresentam características

Leia mais

Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) Delineamento Casualizado em Blocos (DBC) Delineamento em Quadrado Latino (DQL)

Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) Delineamento Casualizado em Blocos (DBC) Delineamento em Quadrado Latino (DQL) Principais delineamentos: Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC) Delineamento Casualizado em Blocos (DBC) Delineamento em Quadrado Latino (DQL) Os delineamentos podem ser: Balanceados Não balanceados

Leia mais

ANOVA - parte I Conceitos Básicos

ANOVA - parte I Conceitos Básicos ANOVA - parte I Conceitos Básicos Erica Castilho Rodrigues 9 de Agosto de 2011 Referências: Noções de Probabilidade e Estatística - Pedroso e Lima (Capítulo 11). Textos avulsos. Introdução 3 Introdução

Leia mais

Experimentos em parcelas subdivididas e procedimentos para a aplicação dos testes de comparação de médias

Experimentos em parcelas subdivididas e procedimentos para a aplicação dos testes de comparação de médias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DISCIPLINA: ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL Experimentos em parcelas subdivididas e procedimentos para a aplicação

Leia mais

AULA 4 DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL)

AULA 4 DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL) AULA 4 DELINEAMENTO EM QUADRADO LATINO (DQL) Características Utiliza-se de três princípios básicos da experimentação: repetição, casualização e controle local. Possui um controle local mais eficiente que

Leia mais

PESQUISA CAUSAL: Experimentação

PESQUISA CAUSAL: Experimentação RAD 1404 Pesquisa de Marketing PESQUISA CAUSAL: Experimentação Cap. 7 Pesquisa de Marketing Naresh K. Malhotra Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Qual o Conceito de Causalidade? Pesquisa Causal Quando a

Leia mais

Amostragem e Distribuição Amostral. Tipos de amostragem, distribuição amostral de média, proporção e variância

Amostragem e Distribuição Amostral. Tipos de amostragem, distribuição amostral de média, proporção e variância Amostragem e Distribuição Amostral Tipos de amostragem, distribuição amostral de média, proporção e variância 1 AMOSTRAGEM Amostragem Probabilística ou Aleatória Amostragem Não Probabilística Amostragem

Leia mais

Cap 3 Introdução à Experimentação

Cap 3 Introdução à Experimentação 3.5. Exercícios 3.1. Um experimento deve conter no mínimo o(s) seguinte(s) princípio(s) básico(s) da experimentação: a) repetição b) casualização c) controle local d) repetição e controle local e) repetição

Leia mais

Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Docentes

Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Docentes Questão 01 Os dados, a seguir, são referentes às notas de cinco alunos de uma turma para as provas P 1 e P 2. P 1 = {2, 3, 4, 5, 6} P 2 = {2, 2, 4, 5, 7} Analisando os resultados, é possível afirmar que:

Leia mais

MINISTE RIO DA EDUCAÇA O UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE CIE NCIAS EXATAS

MINISTE RIO DA EDUCAÇA O UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE CIE NCIAS EXATAS MINISTE RIO DA EDUCAÇA O UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE CIE NCIAS EXATAS Programa de Pós-Graduação em Estatística e Eperimentação Agropecuária Prova do Processo Seletivo para o Mestrado

Leia mais

Profa Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva TRATAMENTO CONTROLE

Profa Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva TRATAMENTO CONTROLE Profa Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva FCAA/FISMA - FEA TRATAMENTO CONTROLE Conjunto das características: Especificação da unidade experimental (u. e.) Definição da variável em análise e como será

Leia mais

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Projetos de Experimento e Confiabilidade de Sistemas da Produção Prof. Claudio Luis C. Frankenberg 1ª parte Introdução PPE - Parte da

Leia mais

Estatística Experimental

Estatística Experimental Estatística Experimental Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman CRONOGRAMA 1. Distinção entre estudo observacional e experimental 2. Conceitos importantes em experimentação 3. Planejamento

Leia mais

Planejamento da pesquisa científica: incerteza e estatística. Edilson Batista de Oliveira Embrapa Florestas

Planejamento da pesquisa científica: incerteza e estatística. Edilson Batista de Oliveira Embrapa Florestas Planejamento da pesquisa científica: incerteza e estatística Edilson Batista de Oliveira Embrapa Florestas Pesquisa em laboratórios na Embrapa Anos 70 Anos 80 Anos 90 Século 21 Precisão em Laboratórios:

Leia mais

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

MATEMÁTICA II. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari MATEMÁTICA II Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br PARTE 1: INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES RACIONAIS FRACIONÁRIAS A integração das funções racionais fracionárias poderá recair

Leia mais

LGN 313 Melhoramento Genético

LGN 313 Melhoramento Genético LGN 313 Melhoramento Genético Professores: Antonio Augusto Franco Garcia José Baldin Pinheiro Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Genética - ESALQ/USP Segundo semestre - 010

Leia mais

Departamento de Genética LGN 313 Melhoramento Genético Tema 6 Experimentação e Interação entre Genótipos e Ambientes

Departamento de Genética LGN 313 Melhoramento Genético Tema 6 Experimentação e Interação entre Genótipos e Ambientes Departamento de Genética LGN 313 Melhoramento Genético Tema 6 Experimentação e Interação entre Genótipos e Ambientes Prof. Natal Vello natal.vello@usp.br LITERATURA RECOMENDADA LIVRO: PIMENTEL GOMES. Curso

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Noções de Amostragem Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2017.1 Passos de um Planejamento Identificar

Leia mais

Fator - é a variável cujo efeito se deseja conhecer e avaliar no experimento.

Fator - é a variável cujo efeito se deseja conhecer e avaliar no experimento. SUMÁRIO 1 Introdução 1 1.1 Experimentação - Conceitos Básicos....................... 3 1.1.1 Princípios Básicos da Experimentação................... 3 1.2 Planejamento de Experimentos..........................

Leia mais

ESCOLHA DO TESTE ESTATÍSTICO

ESCOLHA DO TESTE ESTATÍSTICO Curso de Medicina Veterinária ECOLHA DO TETE ETATÍTICO Prof. Adjunto Paulo César Ciarlini ciarlini@fmva.unesp.br inutilidadeson.blogspot.com UEP CICLO DO MÉTODO CIETÍFICO UEP Observação crítica de fatos

Leia mais

Bioexperimentação. Prof. Dr. Iron Macêdo Dantas

Bioexperimentação. Prof. Dr. Iron Macêdo Dantas Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO

Leia mais

Ensaios Fatoriais. Universidade Estadual de Santa Cruz. Ivan Bezerra Allaman

Ensaios Fatoriais. Universidade Estadual de Santa Cruz. Ivan Bezerra Allaman Ensaios Fatoriais Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman INTRODUÇÃO As estruturas fatorias são utilizadas quando se tem interesse em avaliar a relação entre dois ou mais fatores no estudo.

Leia mais

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO 1 TÉCNICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS EM CIÊNCIA DO SOLO Mario de Andrade Lira Junior lira.pro.br/wordpress os direitos autorais. ANÁLISE DA VARIÂNCIA Desdobramento da variância total em seus componentes

Leia mais

Estatística Experimental. Profa. Simone Gisele de Oliveira Universidade Federal do Paraná

Estatística Experimental. Profa. Simone Gisele de Oliveira Universidade Federal do Paraná Profa. Simone Gisele de Oliveira sgoliveira@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Pontos importantes: - Por quê? - Quando? - Como? Parte I: - Importância - Definições gerais - Amostragem (probabilista

Leia mais

Delineamento Experimental Aula 1

Delineamento Experimental Aula 1 Aula 1 Castro Soares de Oliveira Apresentação do Curso Os conteúdos estarão disponíveis no site www.andersoncso.webnode.com.br Serão realizadas 4 avaliações: duas avaliações escritas, um seminário e exercicios,

Leia mais

Delineamento em quadrado latino (DQL)

Delineamento em quadrado latino (DQL) Delineamento em quadrado latino (DQL) Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman INTRODUÇÃO É utilizado quando se tem duas condições experimentais (física ou biológica) heterogêneas o suficiente

Leia mais

Mario de Andrade Lira Junior

Mario de Andrade Lira Junior Mario de Andrade Lira Junior http:\\lira.pro.br\wordpress 1 Item da avaliação 2010-1 Média avaliações semanais 2 Condução e análise do trabalho prático 2 Apresentação e artigo do trabalho prático 3 Prova

Leia mais

ESTATÍSTICA APLICADA A EXPERIMENTOS

ESTATÍSTICA APLICADA A EXPERIMENTOS ESTATÍSTICA APLICADA A EXPERIMENTOS Introdução à Estatística Experimental PROFª SHEILA REGINA ORO Experimento Ensaio ou série de ensaios nos quais são feitas mudanças propositais nas variáveis da entrada

Leia mais

Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira

Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira Éder David Borges da Silva Renato Gonçalves de Oliveira Conteúdo abordado: Revisão de Estatística Experimental Princípios básicos de experimentação Delineamento inteiramente casualizado (DIC) Delineamento

Leia mais

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem)

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem) Amostragem: Em pesquisas científicas, quando se deseja conhecer características de uma população, é comum se observar apenas uma amostra de seus elementos e, a partir dos resultados dessa amostra, obter

Leia mais

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS Professor Dr. Moeses Andrigo Danner UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos Experimentação é uma parte da estatística probabilística que estuda o planejamento, execução, coleta de dados,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Experimentação Agrícola Código da Disciplina: AGR 283 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 4 P Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência a partir

Leia mais

Sérgio Domingos SIMÃO¹; Adriano GERALDO²; Angélica Santana CAMARGOS³; Luiz Carlos MACHADO 4 ; Tiago Antonio SANTOS³.

Sérgio Domingos SIMÃO¹; Adriano GERALDO²; Angélica Santana CAMARGOS³; Luiz Carlos MACHADO 4 ; Tiago Antonio SANTOS³. Inclusão de enzimas em rações de poedeiras semipesadas para diminuição dos custos de produção e seus efeitos sobre o desempenho. Sérgio Domingos SIMÃO¹; Adriano GERALDO²; Angélica Santana CAMARGOS³; Luiz

Leia mais

Capacitação de Alunos do IFSULDEMINAS Campus Machado Para Realização de Planejamento e Análise Estatística

Capacitação de Alunos do IFSULDEMINAS Campus Machado Para Realização de Planejamento e Análise Estatística 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Capacitação de Alunos do IFSULDEMINAS Campus Machado Para Realização de

Leia mais

SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DECB

SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DECB Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO

Leia mais