MODERNIZAÇÃO DA MARINHA BRASILEIRA 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MODERNIZAÇÃO DA MARINHA BRASILEIRA 2011"

Transcrição

1 MODERNIZAÇÃO DA MARINHA BRASILEIRA 2011 Nota do Editor: No decorrer deste artigo há menção de diversos navios, submarinos e viaturas blindadas. Para se conhecer melhor cada um dos navios comentados, clique nos nomes destas embarcações para serem direcionados para o artigo que trata de cada uma delas. Seguindo a seqüência de artigos sobre modernização das forças armadas brasileiras, segue agora, a ultima atualização que faltava para concluir este trabalho. A primeira abordagem sobre as necessidades da capacidade de combate da marinha brasileira com sugestões minhas foi publicado em junho de 2006 e de lá para cá, algumas idéias sobre equipamentos que poderiam ser adquiridos mudaram, e é lamentável que as mudanças tenham se limitado apenas nas minhas idéias, uma vez que a situação de obsolescência dos meios de combate da força se mantiveram inalterados. A marinha brasileira tem uma enorme responsabilidade nas mãos. Esta responsabilidade corresponde a 9198 km de extensão litorânea e 3,5 milhões de km2 em área que poderão ser aumentadas caso seja reconhecida pela ONU o direito brasileiro sobre a extensão da plataforma marítima que o Brasil pleiteia, O tamanho desta responsabilidade reflete nas dimensões necessárias das capacidades de combate da marinha brasileira que hoje, está muito aquém do necessário para a garantia da soberania brasileira e da imposição dissuasória que pudesse evitar que uma nação hostil nos enfrentasse. Muitas pessoas podem pensar que basta colocar dúzias de navios de guerra em volta do litoral brasileiro que o assunto estará encerrado. As coisas não são assim. Manter uma força de navios de guerra numerosa e moderna é caro demais para o orçamento liberado para a marinha pelo governo. O melhor a fazer é manter uma força de superfície como item secundário e focar em uma esquadra de submarinos numerosa e moderna. A partir das próximas linhas vou descrever a composição que considero ideal para que a marinha brasileira tivesse capacidade de combate relevante a um custo aceitável para o orçamento limitado destinado para as forças armadas brasileiras.

2 NAVIOS DE SUPERFÍCIE Acima: A fragata classe Greenhalgh foi adquirida de segunda mão da marinha inglesa. Seu armamento e capacidades são limitados frente as novas fragatas que estão sendo incorporadas nas marinhas do mundo. Fragatas: As fragatas correspondem aos maiores navios de escolta que a marinha brasileira (e muitas outras) opera. Ao todo temos 9 fragatas sendo 6 da classe Niterói e 3 da classe Greenhalgh. As fragatas Niterói foram modernizadas recentemente e receberam novos sistemas de armas e de gerenciamento de combate. Porém, mesmo assim, sua capacidade de combate é inferior as fragatas modernas que estão entrando em serviço em muitas marinhas. As Greenhalgh são, também, fracas como escoltas, principalmente no âmbito da guerra antiaérea. Nenhum navio brasileiro tem capacidade de defesa antiaérea de área, o que limita, muito, sua eficácia como um navio de escolta. A manutenção de um grande numero de navios modernos de superfície é alto e, se considerarmos que a política de defesa brasileira não tem, absolutamente, nenhuma intenção de projeção de poder, ficando apenas no campo do território nacional, não faz sentido desperdiçar grandes somas com muitos navios de superfície que poderiam ser, facilmente, destruídos por submarinos inimigos e mesmo por outros meios como a a aviação de combate ou navios inimigos. A força de superfície da marinha deve, em minha opinião, possuir 10 navios do porte de fragatas que sejam capazes de defesa de área e ainda, serem bons caçadores de submarinos. Esta quantidade de navios não é grande, se considerarmos o tamanho da extensão e importância de nosso litoral. Não se trata de um numero que o Estado brasileiro não possa manter, além de que, com o navio certo, esses 10 navios seriam capazes de fazer o mesmo que 20 navios das classes que estamos usando hoje. Depois dessa exposição muitos de vocês podem perguntar: E qual é o melhor navio para preencher estes quesitos? Existem modernos navios no mercado e com diversos preços também. Quando escrevi a primeira vez esta matéria. Em 2006, eu indiquei dois modelos de navios: A MEKO 200 SAN usada pela marinha sul africana ou a moderna fragata de Singapura da classe Formidable. Hoje minha opinião mudou. Vejo a versão francesa da fragata FREMM como a mais interessante por preencher bem esses quesitos. Este navio já foi apresentado nas paginas deste blog e podem acessar o link da matéria para conhece-la melhor. O navio em si é caro para o padrão fragata, mas este custo é, ainda menor que a de um moderno destróier. Fora isso, ainda vale lembrar que a França e o Brasil possuem um acordo

3 estratégico de defesa que beneficiou os planos de desenvolvimento do primeiro submarino nuclear brasileiro, do qual tratarei mais a frente. O governo brasileiro andou flertando com a Itália a possibilidade de adquirir as fragatas FREMM da versão local, que são menos capazes que as francesas, mas mais baratas também. Porém, os sérios desentendimentos sobre o caso do ex-ativista italiano Cesare Battisti, interromperam esta paquera. Acima: A moderna fragata francesa da classe FREMM já está em testes no mar. A escolha deste modelo para substituir os atuais e cansados navios de escolta brasileiros traria um forte incremento na capacidade de combate de superfície à marinha brasileira. Navios de patrulha marítima e Corvetas: A Marinha do Brasil pretende dispor de navios de patrulha oceânica (NaPO) para garantir a soberania sobre as reservas de petróleo do pré sal, recentemente descobertas. Eu vou além disso. Do meu ponto de vista, seria importante juntar a missão de patrulha das áreas do pré-sal com a patrulha litorânea e que os navios fossem mais que meros patrulheiros armados com metralhadoras ou um canhão leve. Seguindo este raciocínio, minha idéia contempla equipar a Marinha do Brasil com uma grande quantidade (umas 20 unidades) de lanchas de patrulha armadas com um canhão de médio calibre e mísseis antinavio. Nesse ponto, minha idéia se manteve a mesma de quando escrevi a primeira edição deste artigo, em A lancha de patrulha que considero ideal é a moderníssima Skjold P-960. Trata-se de uma embarcação com altíssima velocidade e muito bem armada.

4 Acima: A lancha de patrulha Skjold P-960 possui um desempenho em velocidade que supera com grande margem qualquer navio de guerra moderno. Além de patrulhar, ela seria capaz de interceptar com agilidade uma embarcação invasora e se necessário, afunda-la. Em apoio a estas 20 lanchas rápidas de patrulhas deveríamos ter mais 15 corvetas modernas que seriam responsáveis por executar uma patrulha de maior autonomia sobre o litoral brasileiro, não só na área do pré-sal. As 4 corvetas da classe Inhaúma e a única da classe Barroso não são capazes de cumprir esta tarefa. Na verdade as corvetas da classe Inhaúma são navios com desempenho pobre. O ideal seria corvetas novas, no mínimo da classe Barroso ou mais moderna ainda. O mercado tem bons navios desse tipo. O navio mais moderno deste tipo é a corveta sueca classe Visby. A Visby foi projetada com um desenho de extrema furtividade e é, sem duvida, uma referência de projetistas de navios de guerra que estejam trabalhando em novos projetos. Este navio, além de bem armado é muito rápido, chegando a 35 nós (64 km/h) e consegue, ainda, uma autonomia de 4259 km. Acima: A corveta sueca da classe Visby seria uma escolha muito interessante para a patrulha do litoral brasileiro. Sua maior autonomia que um barco patrulha e seu armamento e desempenho colocariam muito risco para uma marinha invasora.

5 SUBMARINOS A força de submarinos do Brasil, atualmente, conta com 5 submarinos, sendo 4 da classe Tupi, e 1 da classe Tikuna. Os Tupi são submarinos IKL-209, de projeto alemão. Esses submarinos estão armados apenas com torpedos que são lançados de 8 tubos. O Tikuna é um desenvolvimento nacional, mas baseado no Tupi. É um submarino mais moderno e mais bem armado e futuramente terá o seu torpedo Tigefish substituído pelos pesado torpedos americanos MK-48 ADCAP 6. Recentemente, em dezembro de 2008, a França e o Brasil assinaram um acordo estratégico abrangendo varias áreas. Para a marinha do Brasil, este acordo rendeu um contrato de construção de mais 4 modernos submarinos Scorpene, modificados para um padrão brasileiro e a construção do casco do submarino nuclear brasileiro. Partindo do princípio de que os novos Scorpene navegarão juntos com os IKL-209 e o Tikuna, a Marinha brasileira terá 9 submarinos convencionais e um nuclear. Eu considero o submarino convencional como a arma de relação custo benefício mais eficiente que uma nação com recursos limitados pode ter. Não são embarcações caras, mas são capazes de afundar navios de grande valor militar. Esta capacidade já foi demonstrada em inúmeros exercícios e está claro que mesmo uma marinha mais bem equipada teria muita dificuldade de lidar com uma frota de submarinos convencionais modernos. Por isso, cheguei a conclusão de que este é o principal sistema de armas que a Marinha do Brasil precisa investir. Penso que o ideal seriam ter 15 submarinos convencionais para defesa litorânea e uns 3 submarinos nucleares de ataque para poder enfrentar um grupo de batalha no meio do oceano. Os submarinos convencionais poderiam ser da classe Scorpene mesmo, pois tratase de um moderno submarino, porém seria necessário a substituição dos torpedos MK-48 por um mais adequado ao emprego em águas litorâneas e a capacidade de todos os submarinos de lançar mísseis antinavio como o míssil UGM-84 Harpoon ou o míssil europeu MBDA SM-39 Exocet. Acima: A força de submarinos da classe Tupi (U-209) se mostra muito capaz em exercícios militares multinacionais. Porém a frota de submarinos brasileiros precisa de, no minimo, 15 submarinos convencionais para poder impor uma dissuasão e capacidade de bloquear o uso naval de nossas águas jurisdicionais. Falando agora sobre o interesse da marinha em possuir submarinos nucleares e que muita gente da imprensa leiga, mas que adora dar opinião sobre o que não entende. Os submarinos nucleares são muito mais velozes que um submarino

6 convencional e sua maior autonomia e capacidade de permanecer submerso por períodos indefinido o tornam um caçador nato. Para operar mais distante do litoral, em águas azuis, como se fala na marinha, o submarino nuclear é muito mais adequado e sua importância para a marinha do Brasil se dá pela enorme capacidade de dissuasão que este tipo de sistema de armas proporciona. Um eventual inimigo vai considerar, antes de partir para a hostilidade, que o alvo dele pode contra atacar com um submarino nuclear que este pode contra-atacar bem distante da zona de batalha. Com certeza, o primeiro submarino nuclear brasileiro vai demorar muitos anos ainda para ser uma realidade e é certo que quando for, será um navio com limitações normais a sua condição de primeiro submarino da nação. Certamente não será muito silencioso e provavelmente não será capaz como um submarino nuclear das nações que já operam esta excelente arma de guerra. Mas a iniciativa é boa e merece os nossos aplausos. Falta, apenas, um maior aporte de recursos financeiros para acelerar o lento e complicado desenvolvimento do reator que precisa ser diminuído para poder caber dentro do casco resistente do novo SSN brasileiro. Acima: O novo submarino Scorpene adquiridos pela marinha brasileira são modernos e diminuirá a lacuna no numero de submarinos da frota. O acordo com os franceses incluiu, ainda, a transferência de tecnologia para a construção do casco do submarino nuclear brasileiro. AVIAÇÃO DE COMBATE NAVAL A Marinha do Brasil é uma tradicional operadora de porta aviões, e depois de muitos anos operando o saudoso Minas Gerais A-11, o substituiu em 2000, pelo Porta- Aviões Foch, que foi rebatizado de São Paulo A-12. Também foram adquiridos 20 aviões de ataque A-4KU mais 3 TA-4 KU da Kuwait em Esses aviões deveriam dar uma capacidade de ataque para a Marinha do Brasil e deveriam ser usados para defesa aérea também. Na pratica, porém, não há mais que 5 aeronaves em condição de vôo. Embora o valor militar de tais aeronaves seja altamente questionável, a Marinha diz que elas são essenciais para se criar uma doutrina para operação de aeronaves de combate e asas fixa dentro da força.

7 Acima: O avião de patrulha naval P-3AM Orion adquirido pela força aérea brasileira poderia ser adquirido pela marinha para que ela própria possa dar conta da patrulha naval aérea. Para a modernização da capacidade de combate da marinha do Brasil, o porta aviões São Paulo e seus 23 A-4 seriam aposentados. A marinha do Brasil precisa concentrar seus recursos num objetivo; a defesa das águas de nosso litoral. Com o orçamento disponível, isso se consegue investindo em submarinos. Se o Brasil tivesse uma cultura de orçamentos maiores com a defesa e uma cultura de respeito as suas forças armadas, a configuração de uma modernização seria diferente e eu incluiria mais um porta-aviões para ser operado junto com o A-12, além de procurar comprar dos Estados Unidos caças de segunda mão F/A-18 A ou C. É uma ilusão querer manter um porta-aviões que não tem sistema de defesa, aeronaves de combate válidas e mesmo, um sentido militar real e eficaz, pois qualquer submarino meia boca de uma nação latina afunda este navio facilmente. Uma ótima forma da marinha brasileira ter uma capacidade de apoio a suas atividades navais usando o meio aéreo seria ela própria, possuir aeronaves de patrulha marítima e de interdição naval baseadas em terra. Eu citei esta capacidade no artigo sobre a modernização da capacidade de combate da Força Aérea Brasileira. Porém, seria interessante que a marinha tivesses os aviões apropriados para a execução destas tarefas que operariam em apoio aos meios navais incorporados. Os modelo são o P-3 Orion e os caça bombardeiro pesado Sukhoi Su-34 Fullback. Infelizmente, porém, existe uma espécie de vaidades excessivas entre as forças armadas brasileiras, amparadas em regras retrogradas que dificultam muito o uso de aeronaves por outras forças do Estado. Na minha concepção, a marinha do Brasil poderia operar dois esquadrões com 12 de caças bombardeiros Su-34 Fullback em missões de interdição naval. Seu fortíssimo armamento anti-superfície e sua autonomia associado com uma capacidade de auto defesa eficaz, o tornaria uma séria preocupação de um grupo de batalha inimigo. O P-3 Orion faria a patrulha marítima de longo alcance, armado com torpedos e mísseis AGM-84 Harpoon. Deveria haver, pelo menos, 20 aviões deste modelo que seriam deslocados com regularidade para diversas cidades litorâneas brasileiras para cumprir patrulha pelo litoral brasileiro.

8 Acima: Se a marinha adquirisse, pelo menos, 24 caça bombardeiros Su-34 Fullback russos, já teria capacidade de impor interdição naval avançada, diminuindo a necessidade de apoio da força aérea para esta tarefa. CAPACIDADE DE COMBATE FLUVIAL O Brasil possui muitos rios, e na verdade é a maior bacia hidrográfica do mundo e por isso sua marinha atua através de pequenas embarcações nos principais rios do Norte. Porém muitas dessas embarcações são mais para marcar presença do que para patrulhar eficientemente esses rios devido a sua alta idade e poucos armamentos. Fora isso, o transporte de tropas por esses rios é feito, por botes ou pelas cansadas embarcações de patrulha fluviais como as da classe Roraima. O Exército Brasileiro testou o barco de combate CB-90H da sueca Dockstavarvet AB que é uma lancha com capacidade de transporte de até 20 soldados equipados de forma protegida em seu casco com blindagem de nível 4 (agüenta impactos de 7,62 mm). Ainda por cima, esta lancha é armada com uma metralhadora.50 controlada remotamente de dentro na lancha, e equipada com câmeras de TV e infravermelha. Esse reparo pode ter no lugar da metralhadora, um lança granadas automático de 40 mm. Mais duas metralhadoras.50 germinadas que são montadas a frente do casco. Essas metralhadoras podem se movimentar em altura. A lancha pode, ainda, ser equipada com lançadores de mísseis antitanque e morteiros de 120 mm no sistema AMOS. Essas lanchas não implicariam em um custo elevado podendo ser adquiridas, pelo menos, 40 unidades para serem usadas em patrulhas e transporte de forças de combate pelos rios da bacia amazônica. Outra boa alternativa seria a aquisição de 10 unidades de uma versão modificada do barco de patrulha da classe Hamina e sem os mísseis antinavio que estão instalados na versão original. O barco receberia mudanças que aumentassem sua autonomia que hoje está em 925 km para que chegasse a, pelo menos, uns 1500 km. Este barco faria a patrulha de longo alcance dentro dos maiores rios amazônicos.

9 Acima: A lancha de combate CB-90H traria poder de fogo e mobilidade sem precedentes para as atividades de combate fluviais da marinha do Brasil. CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS BRASILEIROS O corpo de fuzileiros navais do Brasil (CFN) é uma força de elite com soldados bem treinados e bem equipados. É interessante poder falar bem de algumas tropas do Brasil, uma vez que as forças armadas, como um todo, são mal equipadas. Com um efetivo de cerca de homens o corpo de fuzileiros navais do Brasil deveriam receber mais soldados para suas fileiras. Uma força de fuzileiros com cerca de soldados seria um aumento na capacidade de combate bastante significativo. Os fuzileiros, dada a suas responsabilidade possuem seus meios de combate próprios. Por isso tem seus carros de combate e veículos blindados de transporte de tropas. Falta, porém uma quantidade destes veículos que possa, efetivamente, dar aos soldados uma mobilidade maior e uma maior independência de apoio de recursos de outras forças como o exército ou força aérea. Atualmente nossos fuzileiros não contam com helicópteros de transporte próprios e por isso dependem de ajuda de helicópteros da marinha ou outras forças. Com a recente aquisição de 16 helicópteros EC-725, poderiam ser adquiridos mais 10 unidades dedicadas ao apoio de transporte aos fuzileiros brasileiros. Entendo que exista uma polemica sobre o uso deste helicóptero, e para mim, tenho preferência por outro modelo, mas como já existe uma encomenda de 50 unidade do modelo EC-725 faz sentido manter este modelo por motivo de facilidade logística.

10 Acima: Mais um dos frutos do acordo com os franceses o novo helicóptero de transporte Helibras EC-725 Super Cougar. Uma aquisição de um lote de mais 10 unidades para serem usadas pelos fuzileiros navais do Brasil seria uma solução importante para dar a esta tropa uma independência maior em relação as outras forças. Outro ponto que seria desejável é a capacidade da instituição poder contar com meios próprios para prestar apoio aéreo. Para isso uma aviação de combate com helicópteros de ataque como o AH-1W Cobra ou o Agusta/Westland A-129 seria adequado. Pelo menos um esquadrão com 12 helicópteros de qualquer um destes modelos já daria esta capacidade. Outra possibilidade bem interessante seria contar com alguns excelentes aviões AT-29 Super Tucano para esta função. Além de serem relativamente baratos de operar, sua capacidade de ataque já foi bem testada e ele faz muito bem este papel de apoio aéreo. Acima: O Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil não possui, ainda, uma aeronave dedicada para ataque e apoio aéreo. A aquisição de algumas unidades do helicóptero AH-1W Super Cobra daria esta capacidade a nossos fuzileiros. Com relação aos veículos de transporte de tropas, atualmente, os veículos disponíveis são os bons carros MOWAG Piranha III, dos quais foram adquiridos 30 unidades. A aquisição de um lote de mais 20 unidades deste modelo, porém

11 armados com um canhão de 30 mm seria bem vinda. Outra opção para transporte de tropas disponível nos fuzileiros brasileiros são 26 unidades do AAV-7 A1 Clanf, um blindado anfíbio sobre lagartas. È um excelente blindado e poderíamos adquirir mais umas 20 unidades de segunda mão dos fuzileiros navais norte americanos. Acima: O veículo de transporte de tropas sobre rodas MOWAG Piranha III dos fuzileiros representa uma moderna e eficiente solução para esta missão. Seria importante a compra de mais algumas unidades deste bom veículo para melhorar ainda mais a mobilidade da tropa. O modelo M-113, outro blindado de transporte de tropas sobre lagartas usado pelos fuzileiros, já é um veiculo antiquado, cuja proteção balística é bastante limitada. O ideal seria substituir ele por uma nova viatura, da qual poderia ser, até mesmo, o próprio Piranha III sobre rodas. Entendo que não são o mesmo tipo de viaturas, mas de acordo com a evolução dos cenários de guerra moderna, as viaturas sobre rodas estão tomando uma importância muito maior do que os blindados sobre lagartas. Com relação ao apoio de fogo, os CFN usa o carro de combate SK 105 Kurassier, armado com um canhão de 105 mm que é usado para destruir carros de combate inimigos. Este veículo, embora útil, possui resistência fraca dado a sua blindagem leve. Por isso, um blindado sobre rodas com um canhão de 105 mm poderia apoiar os SK-105 em suas operações, e eventualmente, até substituir ele. Existem vários modelos de blindados sobre rodas adaptados com esse tipo de armamento e um que julgo interessante é o MGS M 1128 norte americano, uma versão de caça tanques do Piranha III já usado pelo CFN.

12 Acima: Aqui podemos ver um MGS M-1128 do exército dos Estados Unidos. Este poderoso veículo de combate, baseado no Piranha III poderia dar aos fuzileiros uma capacidade aumentada de combate no campo de batalha, principalmente no ambiente urbano, onde este tipo de blindado se sai melhor que os veículos sobre lagartas. Um dos poucos pontos onde a situação pode ser descrita como critica no corpo de fuzileiros navais é a sua artilharia, composta por apenas 30 canhões e alguns morteiros leves e pesados. O canhão de 155 mm é um antiquado M-114, cuja granada atinge menos de 15 km e o canhão mais moderno é o britânico L-118 de 105 mm que são operados junto com alguns poucos M-101, do mesmo calibre. Um canhão de alto desempenho adequado para substituir o M-114 seria o M-777 americano, cujo alcance da granada pode atingir os 40 km. Lógico que este equipamento é top de linha, no que diz respeito a essa classe de arma. Como alternativa mais em conta, pode-se comprar canhões M-198 de segunda mão, do exército dos Estados Unidos. Estes canhões podem atingir 22 km com munição standard e já daria uma significativa melhoria na capacidade de artilharia. CONCLUSÃO Olhando este texto atentamente será observado que uma força naval montada desta forma descrita aqui seria maior e certamente mais cara de operar que a a força disponível na marinha brasileira hoje. Porém vale lembrar que hoje nossa marinha não tem meios válidos de executar a patrulha e a imposição da soberania brasileira no nosso mar. Navios velhos e mal armados, um porta aviões caro de manter e com nenhuma capacidade militar real, são motivo de pouca credibilidade a qualquer nação que tenha conflito de interesses com Brasil. É uma vergonha que uma nação rica como o Brasil se perca em desvios milionários (as vezes bilionários) para a promoção do bem estar de uns poucos enquanto as forças armadas sejam deixadas no abandono como foram por muitos anos. Os recentes movimentos em favor das forças armadas foram uma mudança no curso dos acontecimentos, porém, é obvio que foram movimentos tímidos frente a gravidade da situação.

13 Acima: O barco de patrulha Hamina poderia apoiar as operações nos extensos rios amazônicos, junto com a CB-90H.

TRATOR ARTICULADO BV-206D O MAIS ESTRANHO VEÍCULO DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

TRATOR ARTICULADO BV-206D O MAIS ESTRANHO VEÍCULO DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS TRATOR ARTICULADO BV-206D O MAIS ESTRANHO VEÍCULO DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS Sem sombra de dúvida o trator articulado BV-206D é o veículo mais estranho atualmente em uso pelo Corpo de Fuzileiros Navais

Leia mais

VEÍCULO FORÇAS ESPECIAIS 4x4 PARA O EB UMA SOLUÇÃO CASEIRA É POSSÍVEL

VEÍCULO FORÇAS ESPECIAIS 4x4 PARA O EB UMA SOLUÇÃO CASEIRA É POSSÍVEL VEÍCULO FORÇAS ESPECIAIS 4x4 PARA O EB UMA SOLUÇÃO CASEIRA É POSSÍVEL Na recente edição da EUROSATORY 2004 ocorrida em Paris, no mês passado, foi anunciado que o novo veículo leve de emprego rápido para

Leia mais

A Guerra é a continuação da política por outros meios (Carl Von Clausewitz (1780-1831) Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.

A Guerra é a continuação da política por outros meios (Carl Von Clausewitz (1780-1831) Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria. A Guerra é a continuação da política por outros meios (Carl Von Clausewitz (1780-1831) Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Termos comuns: SOFT POWER O Poder Suave: situação na qual um

Leia mais

Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi

Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi Cinco novos submarinos, que estão sendo construídos na costa fluminense, deverão ser entregues até 2023, segundo a Marinha brasileira Proteger

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Exército adquire Gepard 1A2 Antiaéreo

Exército adquire Gepard 1A2 Antiaéreo Exército adquire Gepard 1A2 Antiaéreo Mais uma compra de ocasião e outro erro estratégico Conforme publicado no Boletim do Exército 11/2013, de 15 de março de 2013, o Exército Brasileiro através da Portaria

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Princípios Básicos de Operações Militares

Princípios Básicos de Operações Militares de Operações Militares TEMAS 8 Conteúdo Princípios de Estratégia Princípios Gerais Guerra Terrestre Guerra Naval Guerra Aérea A Guerra Moderna Comando e Controle Armas Combinadas Logística Conduta O APP-6A

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional

Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional Inaugurado em julho deste ano, o Laboratório de Tecnologia Sonar (LabSonar) do Instituto de Pós- Graduação e Pesquisa de Engenharia

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud CAPA Comparamos os melhores serviços de Cloud Computing do Brasil em três categorias de ofertas. Leia e descubra qual é o mais adequado para suas necessidades.

Leia mais

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS O termo metodologia não possui uma definição amplamente aceita, sendo entendido na maioria das vezes como um conjunto de passos e procedimentos que

Leia mais

CARROS DE COMBATE LEOPARD 2 E LECLERC PARA LUTA URBANA

CARROS DE COMBATE LEOPARD 2 E LECLERC PARA LUTA URBANA CARROS DE COMBATE LEOPARD 2 E LECLERC PARA LUTA URBANA A doutrina de emprego do Carro de Combate vem se modificando com os recentes conflitos ocorridos no Iraque, Palestina, e da terrível experiência Russa

Leia mais

A AMAZÔNIA NA INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA Convergências e Divergências

A AMAZÔNIA NA INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA Convergências e Divergências A AMAZÔNIA NA INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA Convergências e Divergências Principais Biomas Sul-Americanos Amazônia: mais de 40% da América do Sul Vegetação da Grandeá Regiões Amazônicas dos países sul-americanos

Leia mais

VEÍCULOS BLINDADOS DO MUSEU MILITAR DO C. M. S.

VEÍCULOS BLINDADOS DO MUSEU MILITAR DO C. M. S. VEÍCULOS BLINDADOS DO MUSEU MILITAR DO C. M. S. Criado em 1999 na cidade de Porto Alegre, RS, o Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS) ocupa a sede do antigo Arsenal de Guerra da Província, num

Leia mais

Artigo Opinião AEP /Novembro 2010 Por: Agostinho Costa

Artigo Opinião AEP /Novembro 2010 Por: Agostinho Costa Artigo Opinião AEP /Novembro 2010 Por: Agostinho Costa COMO ESTIMULAR A MUDANÇA NA SUA EMPRESA Parte II «O novo líder é aquele que envolve as pessoas na acção, que transforma seguidores em líderes, e que

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Consórcio quer 'popularizar' compra de helicóptero e avião

Consórcio quer 'popularizar' compra de helicóptero e avião 17/05/2011 09h06 - Atualizado em 17/05/2011 09h06 Consórcio quer 'popularizar' compra de helicóptero e avião Grupo lançado no fim do ano passado já tem 240 cotas vendidas. Financiamento livre de juros

Leia mais

Dinheiro Opções Elvis Pfützenreuter

Dinheiro Opções Elvis Pfützenreuter Ganhando Dinheiro com Opções Conheça as estratégias vencedoras para ter sucesso em operações com derivativos na Bolsa de Valores Elvis Pfützenreuter Novatec capítulo 1 Olha eu aqui de novo! É incrível

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Eric Duarte Campos Objetivos da aula: O objetivo dessa aula é apresentar Noções de tipos básicos de tomadas de decisões; Objetivos da Administração Financeira.

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

DUKW - CAMINHÃO ANFÍBIO DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS O PATINHO FEIO GIGANTE

DUKW - CAMINHÃO ANFÍBIO DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS O PATINHO FEIO GIGANTE DUKW - CAMINHÃO ANFÍBIO DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS O PATINHO FEIO GIGANTE Este curioso modelo de caminhão anfíbio, capaz de navegar por meios próprios, podendo sair de navios e chegar às praias ou o

Leia mais

BLINDADOS NO HAITI 2 VEÍCULOS 6x6

BLINDADOS NO HAITI 2 VEÍCULOS 6x6 BLINDADOS NO HAITI 2 VEÍCULOS 6x6 A variedade de veículos blindados sobre rodas 6x6 no Haiti é grande, pelo menos seis países que fazem parte da MINUSTAH, desde 2004, sob o comando das forças brasileiras,

Leia mais

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS Agora que você já tem sua página de captura no ar e também sua sequência de e-mails automáticos configurados chegou o momento de colocar tudo para funcionar. Ou seja, chegou

Leia mais

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira Visão Geral A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores,

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D)

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Femur Online GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Como resultado de buscas na internet, tendo como base os jogos 2D mais famosos do mundo, obtive como resultado três tipos diferentes de

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

Turma Regular Semanal Manhã

Turma Regular Semanal Manhã A) ARTIGOS CORRELATOS CONCORDÂNCIA NOMINAL Introdução Leia a frase abaixo e observe as inadequações: Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo. Note que as inadequações referem-se aos desajustes

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Como ganhar dinheiro recomendando cursos.

Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Afiliados Cursos Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Conteúdo Apresentação do Autor... 3 Introdução... 4 Panorama do mercado de cursos on-line no Brasil... 4 Objetivo... 5 Requisitos... 5 Métodos

Leia mais

CAMINHÃO BLINDADO MERCEDES BENZ 1720-A PARA FORÇAS MILITARES

CAMINHÃO BLINDADO MERCEDES BENZ 1720-A PARA FORÇAS MILITARES CAMINHÃO BLINDADO MERCEDES BENZ 1720-A PARA FORÇAS MILITARES Lançado recentemente no mercado civil, o caminhão Mercedes Benz 1720-A 4x4 ganhou uma versão militar, já testada e homologada pelo Exército

Leia mais

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS Quando falamos em arquitetura, normalmente utilizamos esse termo para referenciar a forma como os aplicativos computacionais são estruturados e os hardwares

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

Tutorial para hostear e/ou gerar missões para a GVV usando o BADC

Tutorial para hostear e/ou gerar missões para a GVV usando o BADC Tutorial para hostear e/ou gerar missões para a GVV usando o BADC As missões no sistema BADC são missões cooperativas e, quando lançadas através do HipperLobby, devem ser utilizados os slots da área COOPERATIVE

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Big Data - Aplicado à TI e ao Marketing

Big Data - Aplicado à TI e ao Marketing Big Data - Aplicado à TI e ao Marketing Um novo conceito para armazenamento e análise de dados criou uma inquietude no mercado de tecnologia nesses últimos meses. O 'Big Data', como foi definido o termo,

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

Azul cada vez mais perto de seus clientes com SAP Social Media Analytics e SAP Social OnDemand

Azul cada vez mais perto de seus clientes com SAP Social Media Analytics e SAP Social OnDemand Azul cada vez mais perto de seus clientes com SAP Social Media Analytics e SAP Social OnDemand Geral Executiva Nome da Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA Indústria Aviação comercial Produtos e Serviços

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM Olá Caro Aluno, Você já reparou que, no dia a dia quantificamos, comparamos e analisamos quase tudo o que está a nossa volta? Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre algumas dessas situações. O objetivo

Leia mais

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados.

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. 2/20 Tópicos 1Introdução...3 2O que é Gestão à Vista?...3 3Como é a Gestão à Vista

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo, se houver Santa Rita do Sapucaí 2015 Nome completo

Leia mais

Perfil de investimentos

Perfil de investimentos Perfil de investimentos O Fundo de Pensão OABPrev-SP é uma entidade comprometida com a satisfação dos participantes, respeitando seus direitos e sempre buscando soluções que atendam aos seus interesses.

Leia mais

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1 negociecomseubanco.com.br 1 Sumário Negocie Com Seu Banco... 3 Quem Somos... 3 Nossa Missão... 3 Este Ebook... 3 Introdução... 4 Como negociar... 6 1. Pesquise as taxas de juros na Negocie Com Seu Banco...

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados

5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados 5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados 5.1 Introdução Após apresentação feita sobre os processos para implantação de um software de roteirização de veículos da

Leia mais

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Proposta de Prestação de Serviço de Consultoria Arsenal, O Jogo de Guerra - Liderança e Trabalho em Equipe

Proposta de Prestação de Serviço de Consultoria Arsenal, O Jogo de Guerra - Liderança e Trabalho em Equipe 1. Apresentação Nas duas guerras mundiais do século passado, os líderes militares das principais nações envolvidas utilizavam jogos de guerra para definição de estratégias e táticas de combate. Os jogos

Leia mais

Plano de Aulas AutoCAD 2011

Plano de Aulas AutoCAD 2011 Aula 1 Iniciar os alunos no uso do AutoCAD 2011. Capítulo 1 Introdução ao AutoCAD 2011 Capítulo 2 Área de Trabalho do AutoCAD 2011 Capítulo 3 Sistemas de Coordenadas no AutoCAD 2011 Computadores que possuam

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

Conte com a gente e fique tranquilo.

Conte com a gente e fique tranquilo. Visão global e soluções adaptadas às suas necessidades. A melhor combinação de experiência e proximidade. USE O MENU ACIMA PARA NAVEGAR PELO DOCUMENTO NOSSA HISTÓRIA Fundada em 1988, em Mogi Mirim (SP),

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Sob as lentes de. Cristina Buzatto

Sob as lentes de. Cristina Buzatto Sob as lentes de Cristina Buzatto O Laboratório Technopark completou dois anos de operação em abril de 2011, uma das primeiras grandes investidas da Essilor neste setor, no Brasil. Falamos com Cristina

Leia mais

Guia rápido de Administração do Sistema

Guia rápido de Administração do Sistema Guia rápido de Administração do Sistema SPED (EB) SIGADAer (FAB) 1. Objetivo. a. Fornecer um guia rápido de administração das Contas e Usuários do sistema. 2. Procedimentos para utilização do sistema.

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Por que os EUA ainda precisam de porta-aviões? Defendendo o emprego de porta-aviões pela US Navy

Por que os EUA ainda precisam de porta-aviões? Defendendo o emprego de porta-aviões pela US Navy Por que os EUA ainda precisam de porta-aviões? Defendendo o emprego de porta-aviões pela US Navy Este texto foi escrito pelo Vice-Almirante David H. Buss, Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-Rom Até pouco tempo atrás, as opções mais viáveis para escutar música eram os discos de vinil e as fitas cassete. Porém, a Philips, em associação com outras empresas, desenvolveu

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais