Plano de Aulas AutoCAD 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Aulas AutoCAD 2011"

Transcrição

1 Aula 1 Iniciar os alunos no uso do AutoCAD Capítulo 1 Introdução ao AutoCAD 2011 Capítulo 2 Área de Trabalho do AutoCAD 2011 Capítulo 3 Sistemas de Coordenadas no AutoCAD 2011 Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Abra sua aula de forma entusiasta e motivadora, isto gera um clima agradável e proporciona um ambiente de aprendizagem significativo. Quebrar o gelo do início da aula é fundamental para que os alunos se envolvam com a proposta que será lançada à turma. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 1, apenas explique aos alunos qual é a capacidade mínima para se instalar o AutoCAD Trabalhando com o conteúdo do capítulo 2, mostre os elementos da área de trabalho, ensine-os a habilitar e desabilitar as barras de ferramentas e principalmente enfatize a linha de comandos, que é o elemento mais importante deste capítulo. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 3, explique cada uma das coordenadas e peça para os alunos criarem um retângulo de 60 por 40 e que comece nos pontos X, Y = 100, 100, com todas as três coordenadas. Fazendo o mesmo desenho com coordenadas diferentes, eles terão um exemplo prático de como elas funcionam. Finalmente peça para eles fazerem os exercícios contidos no caderno de exercícios de 1 a 6. Muito provavelmente não será possível terminar durante a aula desta forma continue na aula seguinte. É importante deixar bem explicado e fazer devagar este capítulo para que o conteúdo seja bem fixado.

2 Aula 2 Ensinar a trabalhar com coordenadas, visualizar e criar desenhos. Capítulo 3 Sistemas de Coordenadas no AutoCAD Capítulo 4 Comandos de Visualização. Capítulo 5 Comandos de criação de desenhos. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 3, termine os exercícios da aula passada. Como foi dito, é importante não ter pressa neste capítulo. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 4, abra um desenho qualquer que vem na pasta Sample do AutoCAD, explique os comandos de visualização e sempre peça para eles repetirem o comando. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 5, explique todos os comandos da barra de ferramentas Draw (com exceção de dois ou três, pois eles entram em outro capítulo. É só seguir a apostila.) sempre pedindo para eles testarem os comandos. É fundamental alertá-los para sempre prestar atenção na linha de comandos, pois é lá que o AutoCAD vai pedir as dimensões e outros detalhes necessários para se criar o desenho. Ao terminar este capítulo, não será possível dar novos exercícios, pois eles vão precisar de comandos que estão nos próximos dois capítulos, porém peça para que continuem os exercícios da aula anterior uma vez que não devem ter sido concluídos (1 a 6).

3 Aula 3 Ensinar a criar desenhos com precisão. Capítulo 5 Comandos de criação de desenhos (continuação). Capítulo 6 Ferramentas de Precisão. Terminar o capítulo 5, caso não tenha sido finalizado na aula anterior. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 6, utilize as ferramentas de precisão, uma a uma, sempre com um teste prático do aluno. Lembrando que este é o capítulo mais importante até o momento. Sem este capítulo, o aluno não trabalha com precisão.

4 Aula 4 Ensinar a modificar desenhos. Capítulo 7 Comandos de Modificação de desenhos. Terminar o capítulo 6, se necessário. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 7, utilize as ferramentas da barra Modify (Modificar), sempre criando alguns objetos e trabalhando estes comandos em cima deles, com os alunos repetindo em seguida. Ao terminar este capítulo, interrompa o conteúdo teórico e peça para os alunos fazerem os exercícios pedidos na apostila. É hora de exercitar os capítulos 4, 5, 6 e 7. Neste momento é que realmente começa o curso do AutoCAD, onde eles irão utilizar o software para criar algo. Assim proponha um breve exercício para os alunos de maneira que tenham que exercitar o conteúdo visto até o momento. Crie uma pasta para cada aluno e a partir desta data todos os desenhos serão salvos nela. É o momento de correr a sala e ir ajudando-os nas dúvidas.

5 Aula 5 Ensinar a criar e modificar desenhos. Capítulos 7. Aplicar os exercícios do 7 ao 15 para que os alunos exercitem o que aprenderam, pela prática estes serão desenvolvidos nas próximas 2 aulas após esta de maneira a manter todos os alunos ocupados. Porém, deixe alguns exercícios na manga da camisa para evitar a ociosidade de alunos que por ventura terminem rapidamente. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

6 Aula 6 Ensinar a criar e modificar desenhos. Capítulos 5, 6 e 7. Continuar com os exercícios da aula passada (7 a 15). Porém, deixe alguns exercícios na manga da camisa para evitar a ociosidade de alunos que por ventura terminem rapidamente. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

7 Aula 7 Ensinar a criar e modificar desenhos. Capítulos 5, 6 e 7. Continuar com os exercícios da aula passada (7 a 15). Porém, deixe alguns exercícios na manga da camisa para evitar a ociosidade de alunos que por ventura terminem rapidamente. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

8 Aula 8 Ensinar a trabalhar com camadas. Capítulo 8 Trabalhar com Layers. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 8, crie um desenho qualquer, mas desta vez, sempre utilizando layers. Mostre as vantagens de se trabalhar com layers. Este é um capítulo rápido. Então, ao terminar, peça para abrirem os exercícios 7 a 15, criar as layers e atribuí-las aos desenhos. Após peça para fazer os desenhos 16 a 18, trabalhando com camadas desde o começo. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

9 Aula 9 Ensinar a trabalhar com camadas. Capítulo 8 Trabalhar com Layers. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 8, crie um desenho qualquer, mas desta vez, sempre utilizando layers. Mostre as vantagens de se trabalhar com layers. Este é um capítulo rápido. Então, ao terminar, peça para abrirem os exercícios 7 a 15, criar as layers e atribuí-las aos desenhos. Depois peça para fazer os desenhos 16 a 18, trabalhando com camadas desde o começo. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

10 Aula 10 Ensinar a tirar informações dos desenhos e cotá-los. Capítulo 9 Informações dos objetos. Capítulo 10 Cota. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 9, crie um desenho qualquer e mostre como tirar informações deste desenho. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 10, ensine os comandos da barra de ferramentas Dimension (Cota). Crie um desenho qualquer, cote-o e peça para todos repetirem. No último comando, Estilo de Cota, será aberta uma janela para configuração das cotas. Nesta janela existem várias guias; entre em todas elas e explique-as. Isso é mais importante que cotar o desenho. É o capítulo mais longo do curso. Ao terminar, todos terão que abrir um desenho que já tenham feito, criar uma layer cota e cotar todo o desenho, conforme as cotas da apostila. Faça isso usando os desenhos do caderno de desenho de 7 a 18. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

11 Aula 11 Ensinar a cotar os desenhos. Capítulo 10 Cota. Continue com os exercícios da aula passada dando sequência aos procedimentos para cotagem dos desenhos. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

12 Aula 12 Ensinar a cotar os desenhos. Capítulo 10 - Cota Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Continue com os exercícios da aula passada dando sequência aos procedimentos para cotagem dos desenhos. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

13 Aula 13 Ensinar a criar e inserir blocos nos desenhos. Capítulo 11 Biblioteca Blocos. Terminar os exercícios da aula passada, se necessário. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 11, ensine-os a criar e inserir um bloco no desenho. É um capítulo rápido. Explique para os alunos o que é o bloco, como utilizá-lo e qual o principal objetivo de seu uso. Continue com os exercícios da aula passada dando sequência aos procedimentos para cotagem dos desenhos. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

14 Aula 14 Ensinar a trabalhar com propriedades dos desenhos e criar desenhos isométricos. Capítulo 12 DesignCenter. Capítulo 13 Desenhos Isométricos. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 12, abra, pelo DesignCenter, um arquivo qualquer que esteja na pasta DesignCenter, que fica dentro da pasta do AutoCAD Com este arquivo é possível explicar esta ferramenta. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 13, crie uma caixa isométrica de 50 por 50, mostre os comandos proibidos em isométricos e depois cote este desenho. Finalmente arrume a cota e é só fazer o exercício. Para exercitar este conteúdo trabalhe com o exercício 19 e aplique os conhecimentos adquiridos até este ponto do curso. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

15 Aula 15 Ensinar a imprimir um desenho. Capítulo 14 Plotagem Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Na primeira meia hora da aula trabalhe com o conteúdo do capítulo 14, mostre todas as ferramentas da janela Imprimir. Ensine a imprimir colorido e mono, com e sem escala, todo o desenho ou só uma parte. Ofereça todos os detalhes e informações sobre plotagem para que os alunos aprendam a usar esta ferramenta. É importante que o instrutor proponha um exercício para os alunos de forma que eles tenham que utilizar boa parte do conhecimento adquirido até este momento do curso servindo como uma revisão uma vez que na próxima aula eles serão submetidos a uma avaliação prática no AutoCAD. Ressalte que na aula seguinte será aplicada uma prova para fechamento do conteúdo 2D.

16 Aula 16 Avaliação. Todo o conteúdo até o momento. Para avaliar os conteúdos apresentados ao longo do curso e dimensionar qual a aprendizagem do aluno aplicaremos nesta aula uma avaliação que exigirá dele colocar em prática o que foi visto no curso. Desta forma a facilitar o trabalho aplique o exercício 20 do caderno de exercícios como avaliação para os alunos. É um desenho da construção civil que envolve muitos comandos e conceitos vistos no curso. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

17 Aula 17 Introdução ao AutoCAD 3D. Ensinar a trabalhar com visualização e coordenadas em 3D. Capítulo 15 Visualização em 3D. Capítulo 16 Sistemas de Coordenadas do Usuário. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 15, abra um desenho 3D qualquer da pasta AutoCAD 2011 apresente os comandos de visualização nele, sempre com os alunos repetindo logo em seguida. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 16, crie uma caixa em 3D de 60,40,50. Também é possível aplicar os comandos de visualização 3D neste desenho para reforçar. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

18 Aula 18 Ensinar a trabalhar com modelamento aramado. Capítulo 17 Métodos de Modelamento em 3D Modelamento Aramado Trabalhando com o conteúdo do capítulo 17, crie o desenho que está na apostila, que ele não só se explica, como também explica o capítulo. O modelamento aramado é tudo o que foi feito até o momento. A diferença é que está sendo feito em 3D. Para o modelamento aramado existe apenas o exercício para seguir passo a passo, mesmo porque não é tão importante este tipo de modelamento. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

19 Aula 19 Ensinar a trabalhar com modelamento superfície. Capítulo 18 Modelamento Superfície. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 18, apenas mostre os comandos deste modelamento. Como o próximo capítulo (Modelamento Sólido) tem vários comandos idênticos, mas com a vantagem de serem muito mais flexíveis, não é necessário fazer exercícios, pois eles teriam que ser repetidos no capítulo 19. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

20 Aula 20 Ensinar a trabalhar com modelamento Sólido. Capítulo 19 Modelamento Sólido Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Trabalhando com o conteúdo do capítulo 19, mostre todos os comandos, sempre com os alunos repetindo logo em seguida. Este é o mais importante dos modelamentos em 3D, por isso podemos investir um tempo a mais com ele. Procure frisar a importância deste modelamento para os alunos. Dificilmente os dois primeiros modelamentos são utilizados no mercado hoje. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

21 Aula 21 Ensinar a trabalhar com modelamento Sólido. Capítulo 19 Modelamento Sólido Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Finalizar o conteúdo do capítulo 19, se necessário for e em seguida propor aos alunos a execução dos exercícios de 21 a 24. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

22 Aula 22 Ensinar a trabalhar com modelamento Sólido. Capítulo 19 Modelamento Sólido. Finalizar o conteúdo do capítulo 19, se necessário for e em seguida propor aos alunos a execução dos exercícios de 21 a 24. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

23 Aula 23 Ensinar a alterar desenhos sólidos. Capítulo 20 Editando Sólidos. Capítulo 21 Edição no espaço 3D. Trabalhando com o conteúdo dos capítulos 20 e 21, mostre todos os comandos, sempre com os alunos repetindo logo em seguida. Estes são comandos complementares ao modelamento sólido. Ao terminar estes capítulos aplique os exercícios de 25 a 29 para que eles pratiquem o conteúdo apresentado. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

24 Aula 24 Ensinar a alterar desenhos sólidos. Capítulo 20 Editando Sólidos Capítulo 21 Edição no espaço 3D Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Se for necessário finalize os conteúdos do capítulo 20 e 21. Ao terminar estes capítulos aplique os exercícios de 25 a 29 para que eles pratiquem o conteúdo apresentado. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

25 Aula 25 Ensinar a alterar desenhos sólidos. Capítulo 20 Editando Sólidos Capítulo 21 Edição no espaço 3D Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Retome o desenvolvimento dos exercícios de 25 a 29 para que eles pratiquem o conteúdo apresentado. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

26 Aula 26 Ensinar a criar acabamento realista. Capítulo 22 Acabamento Realista Capítulo 23 Animação Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Trabalhando com o conteúdo do capítulo 22, apenas mostre os comandos existentes. O acabamento realista é fraco no AutoCAD, comparando-se com outros programas existentes no mercado. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 23, apenas mostre os comandos existentes. A animação é fraca no AutoCAD, comparando-se com outros programas existentes no mercado. Por isso este capítulo é muito pouco utilizado e não faremos um aprofundamento neste assunto para não gastar tempo demais da aula. Utilize no máximo 30 minutos da aula para tal explicação. A intenção é apenas mostrar que existe algo deste tipo no AutoCAD. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos. Lembre a todos que na aula seguinte encerra-se o curso e para finalizar será realizada uma avaliação do conteúdo trabalhado no curso.

27 Aula 27 Avaliação de conteúdo apresentado no curso. Avaliação de conteúdo. Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Para finalizar o curso aplique o exercício 30 como avaliação, peça para que o aluno salve este conteúdo para que você possa avaliar o desempenho dele. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

PLANO DE AULA ESTRUTURADA DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR Eng. Civil Matutino 6770620122A Profª Karina Silveira

PLANO DE AULA ESTRUTURADA DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR Eng. Civil Matutino 6770620122A Profª Karina Silveira AULA 3 AULA 2 AULA 1 PLANO DE AULA ESTRUTURADA DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR Eng. Civil Matutino 6770620122A Profª Karina Silveira Obs.: cada aula considera 2 horas trabalhadas (alguns cursos adotarão

Leia mais

Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas

Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas Cleber Reis Professor de AutoCAD 2D e 3D AC5904-V Compreender as escalas no AutoCAD pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Qual

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada (Decreto Federal nº 5154/04 e Lei Federal nº 11741/08) PLANO DE CURSO Área Tecnológica: Metalurgia

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Mecatrônica

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Mecatrônica Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O AUTOCAD é um software que se desenvolveu ao longo dos últimos 30 anos. No início o programa rodava no sistema D.O.S., o que dificultava um pouco seu uso. Com o surgimento do sistema

Leia mais

AutoCAD para TOPOGRAFIA

AutoCAD para TOPOGRAFIA T O P O G R A F I A A P L I C A D A AutoCAD para TOPOGRAFIA COM BASE NA VERSÃO AutoCAD - 2 0 1 2 Prof. Hiroshi Paulo Yoshizane hiroshiy@ft.unicamp.br; hiroshi55ster@gmail.com www.professorhiroshi.com.br

Leia mais

Relatórios de montagem

Relatórios de montagem Relatórios de montagem Número da Publicação spse01660 Relatórios de montagem Número da Publicação spse01660 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a documentação relacionada

Leia mais

Aprendendo AutoCAD 2011

Aprendendo AutoCAD 2011 Samuel João da Silveira Aprendendo AutoCAD 2011 Simples e Rápido Visual Books Sumário Prefácio...15 Introdução...17 Capítulo 1 - Inicializando o AutoCAD...19 1.1 Criar um Novo Desenho... 22 1.2 Definindo

Leia mais

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf..

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf.. Conhecendo arquivos PDF O PDF surgiu graças aos esforços de um dos fundadores da empresa Adobe Systems, John Warnock. A idéia inicial era criar uma tecnologia que permitisse a visualização de arquivos

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. 13. Editor de leiautes Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE IMPRESSORA FISCAL PARA HORÁRIO DE VERÃO

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE IMPRESSORA FISCAL PARA HORÁRIO DE VERÃO PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE IMPRESSORA FISCAL PARA HORÁRIO DE VERÃO As impressoras fiscais Bematech (modelos MP-2100 TH FI e MP-4000 TH FI) requerem a realização de um pequeno ajuste de configuração

Leia mais

AULA 3: BrOffice Writer Numeração de páginas e outros comandos. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA 3: BrOffice Writer Numeração de páginas e outros comandos. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA 3: BrOffice Writer Numeração de páginas e outros comandos Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer o controle de exibição do documento; Fazer a correção ortográfica do documento

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

O Software... 3. Ferramentas Fixas...7 Ajuda...7 Atualização automática...7 Info...7. Configurações... 8 Verificar conexões... 8

O Software... 3. Ferramentas Fixas...7 Ajuda...7 Atualização automática...7 Info...7. Configurações... 8 Verificar conexões... 8 Sumário O Software... 3 O IrrigaCAD...3 Versões do AutoCAD...3 Configurações Mínimas...3 Acionamento... 4 Elementos Gráficos... 4 Apresentando as Ferrametas...5 Barra de Títulos e Agrupamentos...5 Ferramentas

Leia mais

Manual do Professor versão 2.0. FTD Sistema de Ensino

Manual do Professor versão 2.0. FTD Sistema de Ensino Manual do Professor versão 2.0 FTD Sistema de Ensino Plataforma Digital do FTD Sistema de Ensino Concepção Fernando Moraes Fonseca Jr Arquitetura e coordenação de desenvolvimento Rodrigo Orellana Arquitetura,

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

Criando desenhos detalhados

Criando desenhos detalhados Criando desenhos detalhados Número da Publicação spse01545 Criando desenhos detalhados Número da Publicação spse01545 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a documentação

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Neste tutorial apreenderemos como inserir uma nova pasta no toolbox, inserir novas peças na biblioteca do toolbox e criar propriedades personalizadas

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD Capacitação - HÓRUS Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO... 3 2.1 Objetivos do curso... 3 2.2 Recursos de Aprendizagem...

Leia mais

Sumário. Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido.

Sumário. Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido. Sumário Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido. Introdução ao Project Um projeto é uma seqüência bem definida de eventos, com um início e um final identificável. O foco de um projeto é obter

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: INFRAESTRUTURA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Edificações FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

12 Razões Para Usar. Lightroom. André Nery

12 Razões Para Usar. Lightroom. André Nery 12 Razões Para Usar Lightroom André Nery André Nery é fotógrafo em Porto Alegre. Arquitetura e fotografia outdoor, como natureza, esportes e viagens, são sua área de atuação. Há dez anos começou a ministrar

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos 3D, maquetes

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

Introdução ao X3. Exercício 1: Criando um registro de Contato

Introdução ao X3. Exercício 1: Criando um registro de Contato Introdução ao X3 Exercício 1: Criando um registro de Contato Inicie por adicionar um novo registro de Contato. Navegue para a tabela de Contato clicando na aba de Contato no alto da página. Existem duas

Leia mais

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto.

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto. UMC - Tecnologia de Automação Industrial Desenho 3 Prof.: Jorge Luis Bazan. Modulo 2 Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples a) Defina um novo projeto para conter

Leia mais

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO

Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas GUIA DO ALUNO GUIA DO ALUNO Prezado(a) Aluno(a), O Guia do Aluno é um instrumento normativo que descreve os padrões de qualidade dos processos acadêmicos e administrativos necessários ao desenvolvimento dos cursos de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Processos Industriais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Processos Industriais Plano de Trabalho Docente 015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica Qualificação:

Leia mais

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Aluno: Turma Aula 1: Objetivos Aprender quais são as partes principais do computador, e quais suas funcoes. Aprender a ligar e desligar o computador

Leia mais

UM CORTE COMPLETO >PARA QUALQUER VERSÃO PLENA DO DATACAD<

UM CORTE COMPLETO >PARA QUALQUER VERSÃO PLENA DO DATACAD< www.datacad.com.br Aula Extra 4 UM CORTE COMPLETO >PARA QUALQUER VERSÃO PLENA DO DATACAD< Obs.: Esta aula requer o uso de uma versão plena do DataCAD, por que prevê o uso do comando de Máscaras. Caso você

Leia mais

Em seguida leia com atenção o manual de instruções para obter um melhor aproveitamento de seu painel.

Em seguida leia com atenção o manual de instruções para obter um melhor aproveitamento de seu painel. MANUAL - Manual De Instruções Do Software - Termo De Garantia Manual de instruções do software LEDMIDIA Seu Painel Ledmidia tem as seguintes características: 1 Exibe qualquer tipo de fonte de letra que

Leia mais

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR 1- Acesse o site: http://www.fotor.com/pt/ 2- Na primeira página você já escolhe se deseja fazer uma colagem de imagem ou editar uma imagem apenas. Vamos começar por editar

Leia mais

Curso de Capacitação ao Sistema CDV. - GID Desmanches -

Curso de Capacitação ao Sistema CDV. - GID Desmanches - Curso de Capacitação ao Sistema CDV - GID Desmanches - Coordenadoria de Gestão de Desmanches Divisão de Desmanches Conteúdo Módulo 1 Como utilizar o Moodle... 4 Módulo 2 - Acessando o GID CDV... 4 Aula

Leia mais

Introdução ao Moodle. Ambiente de Aprendizagem. (Módulo 2)

Introdução ao Moodle. Ambiente de Aprendizagem. (Módulo 2) Introdução ao Moodle Ambiente de Aprendizagem (Módulo 2) BRASÍLIA AGOSTO -2004 Introdução ao Moodle Ambiente de Aprendizagem Módulo 2 Athail Rangel Pulino Filho Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

DESENVOLVENDO A FACHADA

DESENVOLVENDO A FACHADA www.datacad.com.br Aula Extra 3 DESENVOLVENDO A FACHADA DESENVOLVENDO A FACHADA DOS PAVIMENTOS A PARTIR DA PLANTA BAIXA: Para isso, utilizaremos como referência as plantas baixas de cada pavimento. Com

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Backup (cópia de segurança) e restauração de informações no

Backup (cópia de segurança) e restauração de informações no Backup (cópia de segurança) e restauração de informações no Pag.2 Backup (cópia de segurança) Após acessar a Intranet da Unimep, para abrir o Ambiente Virtual de Aprendizagem-Moodle, clique sobre seu link

Leia mais

Plataforma NetAula. Ambiente Aluno. Prof. Alexandre Moroni

Plataforma NetAula. Ambiente Aluno. Prof. Alexandre Moroni Plataforma NetAula Ambiente Aluno Prof. Alexandre Moroni Acessando o site do CEULJI http://www.ulbrajp.edu.br/site/ Acessando o Autoatendimento Entrar com Login e Senha - ENTER Acessando NETAULA Plataforma

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Módulo de Topografia Avançada. Curvas de nível.

Módulo de Topografia Avançada. Curvas de nível. Módulo de Topografia Avançada Curvas de nível. Esta ferramenta gera a triangulação e o cálculo das curvas de nível para a representação do relevo em estudo. O acesso a este recurso está no menu suspenso

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets.

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets. Mídia do Twitter Esta mídia serve para mostrar os últimos tweets de uma conta específica. É útil para estabelecimentos que usam com frequência o twitter e que desejam que seus clientes acompanhem isso

Leia mais

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7 1. EXCEL 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS As planilhas eletrônicas ficarão na história da computação como um dos maiores propulsores da microinformática. Elas são, por si sós, praticamente a causa da explosão

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007 Esta é a nossa 6ª Aula. Nesta aula vamos aprender a organizar um desenho por camadas, calcular a área de um ambiente, inserir textos, tabelas e bloco num desenho. Devemos concluir a aula com a planta baixa

Leia mais

Jovens do mundo todo Conheça outras culturas

Jovens do mundo todo Conheça outras culturas 5 a a 8 a séries Ensino Fundamental Jovens do mundo todo Conheça outras culturas Softwares Necessários: Microsoft Encarta 2000 Internet Explorer 5,0 Microsoft Publisher 2000 Microsoft Word 2000 Áreas:

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (Resolução CNE/CEB 5154/04) PLANO DE CURSO Área Tecnológica: Metalmecânica

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo)

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) Profs. Paula Viero e Beatriz Lima TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 1. O AUTOCAD 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) 4. ALGUNS COMANDOS

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA Rua Uruguai, 1675Bairro Central CEP: 98900.000

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO PAIVA PIOVESAN

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO PAIVA PIOVESAN MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO PAIVA PIOVESAN CONTEÚDO: 1 Instruções para acesso a Central de Atendimento Página 3 2 Instruções para criação e edição de Atendimentos Página 4 a 09 3 Instruções

Leia mais

Tutorial Reinstalação Firmware Tablet AOC Breeze MW0821

Tutorial Reinstalação Firmware Tablet AOC Breeze MW0821 Modelos: Sintoma: Solução: Somente para os modelos: MW0821 e MW0821BR. Não inicializa o Android ; Trava / Não responde Comandos ; Problemas com o Reset ; Problemas para instalar Aplicativos (Compatíveis).

Leia mais

Gerência de Gestão de Ambientes - GGA. Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO

Gerência de Gestão de Ambientes - GGA. Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO Gerência de Gestão de Ambientes - GGA Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - CPPC MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO Documento Manual do Usuário Expresso Versão 1.0 Equipe Técnica André Luiz de

Leia mais

Superprovas Versão 9

Superprovas Versão 9 Superprovas Versão 9 1. Introdução...2 2. Novos Recursos Adicionados...4 3. Janela Principal...7 4. Janela de Questões...11 5. Janela de Desempenho...12 6. Barras de Ferramentas...13 7. Teclas de Atalho...14

Leia mais

Módulo Faturamento. Da prestação de serviço à remuneração dos médicos. www.centralxclinic.com.br. 1 Configuração do faturamento

Módulo Faturamento. Da prestação de serviço à remuneração dos médicos. www.centralxclinic.com.br. 1 Configuração do faturamento Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1 1 Sumário: 1. Introdução...3 2. Funções...3 2.1 Função SE...4 2.2 Botão Inserir...7 2.3 Novas Funções Condicionais...8 2.4 Aninhando Funções...8 3. Análise de Dados Alternativos...9 3.1 Cenários...9 3.2

Leia mais

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape Pra quem não sabe, o Inkscape é um programa de desenho vetorial, assim como o Illustrator da Adobe, porém é software livre. Atualmente encontra-se na versão

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007 Esta é a nossa 7ª Aula. Nesta aula vamos aprender a usar o comando Hachura e criar um estilo de contagem adequado ao desenho arquitetônico. Ao completar então a nossa planta baixa conforme recomendações

Leia mais

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 2

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 2 AULA Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 2 Na aula anterior, vimos sobre: a) Janela de comando b) Gerenciador de Projetos c) Database Designer e Table Designer Prosseguiremos então a conhecer as ferramentas

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

MANUAL DO CatBib* * Este manual deve ser usado junto com o Sistema Bibliodata Online. Elaborado por: Maria do Socorro Gomes de Almeida e Edwin Hübner

MANUAL DO CatBib* * Este manual deve ser usado junto com o Sistema Bibliodata Online. Elaborado por: Maria do Socorro Gomes de Almeida e Edwin Hübner MANUAL DO CatBib* Elaborado por: Maria do Socorro Gomes de Almeida e Edwin Hübner RIO DE JANEIRO 2002 * Este manual deve ser usado junto com o Sistema Bibliodata Online SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. ENTRADA

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes FAQ Erros, e dúvidas frequentes Sumário ERROS CONHECIDOS... 2 1. Botões desabilitados ou Congelados... 2 Resolução 2... 2 2. Erro de cadastro... 3 3. Célula com o campo #VALOR... 3 4. Erro em tempo de

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes APOSTILA V DAC Ferramentas Importantes FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A EXECUÇÃO DE UM DESENHO A importância do ZOOM A sintaxe do comando ZOOM permite selecionar um dos diferentes tipos de zoom, conforme

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Autorizado plea Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU de 30/08/10 PLANO DE CURSO

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Autorizado plea Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU de 30/08/10 PLANO DE CURSO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Autorizado plea Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU de 30/08/10 Faculdade Independente do Nordeste Componente Curricular: COMPUTAÇÃO GRÁF. APLICADA À ARQUITETURA I Código:

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO IMPRESSORA FISCAL PARA SAÍDA DE HORÁRIO DE VERÃO

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO IMPRESSORA FISCAL PARA SAÍDA DE HORÁRIO DE VERÃO PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO IMPRESSORA FISCAL PARA SAÍDA DE HORÁRIO DE VERÃO As impressoras fiscais Bematech (modelos MP-2100 TH FI e MP-4000 TH FI) requerem a realização de um pequeno ajuste de configuração

Leia mais

Microsoft Office Visio. Ferramenta de Banco de Dados

Microsoft Office Visio. Ferramenta de Banco de Dados Microsoft Office Visio Ferramenta de Banco de Dados 2010 Microsoft Office Visio Ferramenta de Banco de Dados Técnicas e Linguagens para Banco de Dados II Equipe: 2º Info Tarde Líder: Mayara Thuany A. do

Leia mais

ÍNDICE BLUELAB A UTILIZAÇÃO DO BLUELAB PELO PROFESSOR RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06

ÍNDICE BLUELAB A UTILIZAÇÃO DO BLUELAB PELO PROFESSOR RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06 ÍNDICE BLUELAB RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06 ELEMENTOS DA TELA INICIAL DO BLUELAB PROFESSOR guia Meu Espaço de Trabalho...07 A INTERFACE DO BLUELAB...07 INICIANDO

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE?

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE? Manual do Usuário INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO ON LINE A ATIC Tecnologia do Brasil Ltda. com o objetivo de atender aos seus diversos clientes, oferece treinamentos EAD - Educação a Distância

Leia mais

Criando desenhos detalhados

Criando desenhos detalhados Criando desenhos detalhados Número da Publicação spse01545 Criando desenhos detalhados Número da Publicação spse01545 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a documentação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx 1 Introdução O Conecta S_Line permite que o laboratório envie à Central S_Line os resultados de exames gerados pelo Sistema de Informação Laboratorial (LIS) em forma de arquivos digitais. Todo o processo

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais