HÁ MENOS DE 10 ANOS?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HÁ MENOS DE 10 ANOS?"

Transcrição

1 PÁGINA 01 COMPROU IMÓVEL NA PLANTA HÁ MENOS DE 10 ANOS? P R Á T I C A S I L E G A I S E A B U S I V A S R E A L I Z A D A S P O R C O N S T R U T O R A S E I N C O R P O R A D O R A S S Ã O V E D A D A S P E L O C D C E D E V E M S E R I N D E N I Z A D A S VEJA SE VOCÊ SE ENQUADRA EM ALGUMA DAS SITUAÇÕES DESCRITAS QUE POSSA ENSEJAR ALGUMA FORMA DE REPARAÇÃO

2 PÁGINA 02 APRESENTAÇÃO DA APLICAÇÃO DO CDC Olá! Todos nós conhecemos alguém que comprou um imóvel na planta com prazo de entrega previsto para determinada data e foi entregue um, dois, três anos depois do que estava previsto no contrato. Esse tipo de conduta é vedada pela nossa legislação, especialmente pelo CDC, que condena essas práticas. O STJ vêm sistematizando e padronizando suas decisões de acordo com o assunto e com os pedidos dos consumidores para evitar decisões divergentes. Esse Tribunal Superior também vem adotando medidas para fazer cumprir o Código de Defesa do Consumidor - CDC e, com isso, desencorajar abusos por parte das construtoras e incorporadoras. A relação entre o comprador e uma incorporadora ou uma construtora não é uma relação comum entre dois particulares que possa ser regida simplesmente pelo Código Civil. Trata-se de uma relação de consumo, amparada pelo CDC e com todas as decorrências que isso implica, como o reconhecimento da situação vulnerável que se encontra o comprador, a inversão do ônus da prova, a vedação de cláusulas abusivas, etc. PRAZO DE 03 ANOS PARA REAVER A SATI SERVIÇO DE ASSESSORIA TÉCNICO IMOBILIÁRIA DO PRAZO DE 10 ANOS PARA REPARAÇÃO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS Apesar de se tratar de uma relação consumeirista, amparada pelo CDC, o STJ entende que o prazo a ser aplicado nesse caso para reaver eventuais valores de indenização por danos materiais e morais gerados pelo atraso da obra e da entrega do imóvel é de 10 (dez) anos conforme prevê o artigo nº 205 do Código Civil e não de apenas 05 (cinco) anos.. Por muitos anos a cobrança de corretagem e da SATI em lançamentos e pré-lançamentos imobiliários, quando a compra era feita diretamente com a construtora ou com a incorporadora, foi considerada ilegal e deveriam ser devolvidos. Houve muitas decisões favoráveis com devoluções desses valores em dobro por expressa previsão do artigo 42, único, do CDC. Entretanto, o STJ entendeu, a partir de agosto de 2016, que apenas a SATI era ilegal e não mais a corretagem. Na mesma decisão estabeleceu que o prazo para reaver valores dessa natureza era de 03 (três) anos.

3 PÁGINA 03 A PARTIR DE QUANDO POSSO ENTENDER QUE HOUVE ATRASO NA ENTREGA DO MEU IMÓVEL? DA DATA APRAZADA OU DA TOLERÂNCIA DE 180 DIAS? O imóvel está atrasado desde a data que a construtora se comprometeu a entregar e não cumpriu. Não há previsão legal para o prazo de 180 dias. Entretanto, é uma praxe em todos os contratos de promessa de compra e venda de unidades autônomas uma espécie de tolerância de 180 dias para a efetiva entrega do imóvel. É como se fosse previsto já que a construtora fosse atrasar, por pelo menos 6 (seis) meses. Os Tribunais Estaduais e o atual entendimento do STJ permitem a permanência da cláusula desses 180 dias contratuais sem que haja incidência de valores a serem indenizados por esse período. Na verdade, para que o construtor ou incorporador pudesse se valer desse prazo ele deveria justificar. Seria preciso circunstanciar as causas do atraso e verificar se estas podem ser consideradas caso fortuito ou força maior. Assim, pela Lei, o imóvel está atrasado um dia após a data avençada com a construtora, mas os Tribunais admitem a utilização do prazo de 180 dias contratuais como uma espécie de tolerância, devendo-se indenizar somente os prejuízos posteriores ao 180º dia. DA MULTA CONTRATUAL POR DESCUMPRIMENTO DO CONTRATO E DA POSSIBILIDADE DE INVERSÃO QUANDO NÃO HOUVER PREVISÃO Muitos dos contratos, especialmente os mais antigos, prevêem uma multa de 2% sobre o valor do documento, em caso de descumprimento da construtora, além de 1% ou 0,5% ao mês.

4 PÁGINA 04 Mas a maior parte desses contratos, notadamente os mais novos, não prevê qualquer consequência negativa às construtoras e incorporadoras que não entregarem os imóveis no prazo. Mas logicamente, quem os redigiu, não se esqueceu de prever multa e juros para o descumprimento por parte dos consumidores. O que fazer então quando não há previsão? Por muito tempo foi utilizado nos Tribunais Estaduais e no STJ a inversão da cláusula moratória que previa penas unicamente aos consumidores para que essas também pudessem ser aplicadas às incorporadoras e construtoras. Entretanto, nessa toada de harmonização de entendimento, o STJ selecionou dois Recursos Especiais, por amostragem, para uniformizar o entendimento sobre inversão da cláusula penal moratória, em sede de Recurso Repetitivo. Ou seja, quando houver essa padronização, esse entendimento será aplicado aos demais processos nessa situação. Ocorre que, a escolha dos Recursos Especiais para Recurso Repetitivo se deu em dezembro de 2017, e até a presente data ainda não foram julgados. Atualmente, demandas que contemplarem esse tipo de pedido podem permanecer sobrestadas até que o STJ defina seu posicionamento acerca dessa matéria. Essa foi a forma de reequilibrar o contrato que não previa sanção negativa ao ente mais forte, a saber: a construtora. DA NECESSIDADE DE COMPROVAÇÃO DA MÁ-FÉ PARA DEVOLUÇÃO DE VALORES EM DOBRO, APESAR DE HAVER PREVISÃO LEGAL NO CDC Apesar de haver previsão expressa no artigo nº 42, único do CDC, de ser necessária a devolução de valores em dobro quando cobrados indevidamente, o STJ entende que há a necessidade de comprovação de má-fé para que isso realmente aconteça. Se a má-fé não restar comprovada nos autos a devolução dos valores será simples.

5 PÁGINA 05 CABE DANO MORAL SE A CONTRUTORA ATRASAR A ENTREGA DO SEU IMÓVEL? Pelo simples descumprimento do contrato, em regra, não cabe indenização por dano moral. Isso porque não há a presunção da existência de dano moral pelo mero atraso da obra. Mas em casos excepcionais pode sim haver o dever de indenizar. Isso ocorrerá quando associada ao atraso na entrega, houver a violação dos direitos da personalidade do consumidor. Ou seja, quando o atraso na entrega do imóvel ensejar desdobramentos que acarretem consequências geradoras de dor, angústia ou revolta. Assim, o pedido do dano moral não pode estar amparado exclusivamente no atraso, mas naquilo que ele causou de ruim. DANOS MATERIAIS DEVEM SER INDENIZADOS? EM QUE CASOS A CONSTUTORA DEVE INDENIZAR A TÍTULO DE DANOS MORAIS? a) Quando o atraso for muito longo, por exemplo, se exceder 02 (dois) anos; b) Quando ocorrer um sério dano com consequências fáticas relevantes tais como o comprovado adiamento da cerimônia de casamento dos adquirentes, pelo fato de estes não possuírem um local para morar após o casamento; c) Além disso, a mudança prematura de residência, a necessidade de firmar novo contrato de aluguel contra a vontade do consumidor, ou de estender sua vigência sem necessidade ou a utilização de guarda-móveis sem acesso a seus pertences em razão do atraso da construtora também podem ensejar a indenização por dano moral, a depender do caso concreto. Sim. Há dois tipos de danos materiais que devem ser indenizados, de acordo com posicionamento pacífico do STJ. a) O DANO EFETIVO É aquele prejuízo gerado diretamente pelo fato danoso. Nesse caso, todo o prejuízo material que decorreu diretamente do atraso da obra e possa ser provado deve ser indenizado. b) LUCROS CESSANTES Entende-se por lucros cessantes aqueles valores que o prejudicado deixou de ganhar por conta do fato danoso. Em um acidente de carro, por exemplo, um motoboy que deixa de trabalhar por 10 (dez) dias em razão dos reparos da sua moto tem esse direito. Ele deve ser indenizado pelo causador do acidente no valor correspondente aos dias não trabalhados. São estes os lucros cessantes. No caso do atraso na entrega do imóvel entendese por lucros cessantes:

6 PÁGINA 06 b.1) Imóvel para moradia: Se o consumidor permaneceu morando em outro imóvel alugado no período de atraso causado pela construtora, esses alugueis devem ser ressarcidos a titulo de lucros cessantes. b.2) Imóvel para investimento: Se o consumidor nunca pensou em morar no imóvel que comprou pois já possui apartamento próprio, ainda assim deve ser indenizado pelo período que a construtora atrasou a entrega. Isso porque esse consumidor deixou de ter a sua disposição um imóvel que poderia estar sendo alugado e lhe gerando receita, logo, esse valor pode ser quantificado e indenizado a título de lucros cessantes. CORREÇÃO MONETÁRIA E JUROS DE MORA DE 1% De acordo com jurisprudência pacífica do STJ, em caso de rescisão de contrato de compra e venda de imóvel, a correção monetária das parcelas pagas, para efeitos de restituição, incide a partir de cada desembolso, razão pela qual cada uma das parcelas merece ser atualizada desde a data de seu pagamento, devendo a atualização monetária integrar o valor da causa. Já os juros de mora de 1% ao mês são devidos após a constituição em mora do devedor, ou seja, a partir da citação. INEXECUÇÃO COMPLETA DA OBRA O que dizer daquelas obras que nunca existiram? Contratos que foram celebrados, construtoras que receberam os valores contratados e nunca realizaram sua contraprestação? Esses casos são muito comuns quando há abandono da obra em caso de falência da construtora, mas também ocorrem com construtoras que estão em pleno funcionamento mas priorizaram outras obras, a despeito da impossibilidade de utilização de verbas de um empreendimento para cobrir a execução de outros. Nesses casos é preciso buscar a rescisão do contrato, com a devolução integral dos valores pagos, por culpa exclusiva da construtora ou incorporadora. Os valores devem ser todos corrigidos. AGUARDE NOSSO TELEFONEMA E TIRE SUAS DÚVIDAS! A partir de Segunda-Feira - Dia 16/07

ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEIS ADQUIRIDOS NA PLANTA. QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES PROVENIENTES DESSE ATRASO?

ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEIS ADQUIRIDOS NA PLANTA. QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES PROVENIENTES DESSE ATRASO? ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEIS ADQUIRIDOS NA PLANTA. QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES PROVENIENTES DESSE ATRASO? A Justiça brasileira nos últimos anos vem sendo acionada constantemente por milhares

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 241 SENTENÇA Processo nº: 1014773-68.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum Requerente: e outro Requerido: Brookfield São Paulo Empreendimentos Imobiliários S.A. Juíz de Direito: Dr. Fernando

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 326 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000166041 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1041904-52.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante GRANADA INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Jurídica e Transparência nos

Jurídica e Transparência nos A LEI 13.786/2018 Os Distratos: Segurança Jurídica e Transparência nos Contratos Imobiliários JULIANA CORDEIRO DE FARIA Professora Associada da FDUFMG. Mestre e Doutora em Direito Civil. Advogada O MERCADO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 379 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000184378 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1107797-87.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FH 10 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor AULA 15 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 RESCISÃO CONTRATUAL COMPRA E VENDA DE APARTAMENTO POR CULPA DO ADQUIRENTE (CONSUMIDOR) 2 1. Fundamentação

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MIGUEL BRANDI (Presidente sem voto), LUIS MARIO GALBETTI E MARY GRÜN.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MIGUEL BRANDI (Presidente sem voto), LUIS MARIO GALBETTI E MARY GRÜN. fls. 395 Registro: 2017.0000018342 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1040341-23.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante PDG SPE 19 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Interpretação / Revisão de Contrato

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Interpretação / Revisão de Contrato fls. 192 SENTENÇA Processo Digital nº: 1026976-02.2015.8.26.0002 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Interpretação / Revisão de Contrato Requerente: Bruna Della Flora Requerido: Santo Evaristo Empreendimentos

Leia mais

O atraso na entrega de imóvel e o (des)cabimento de dano moral à luz da jurisprudência do superior tribunal de justiça

O atraso na entrega de imóvel e o (des)cabimento de dano moral à luz da jurisprudência do superior tribunal de justiça O atraso na entrega de imóvel e o (des)cabimento de dano moral à luz da jurisprudência do superior tribunal de justiça Rodrigo Antola Aita O financiamento de imóvel na planta tem sido uma das opções mais

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 354 Registro: 2017.0000328113 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1018032-71.2015.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

PROTEÇÃO DO S CO N SUM IDO RES ADIM PLEN TES: IN TERESSE CO LETIVO X IN DIVIDUAL AM AN DA FLÁVIO DE O LIVEIRA

PROTEÇÃO DO S CO N SUM IDO RES ADIM PLEN TES: IN TERESSE CO LETIVO X IN DIVIDUAL AM AN DA FLÁVIO DE O LIVEIRA PROTEÇÃO DO S CO N SUM IDO RES ADIM PLEN TES: IN TERESSE CO LETIVO X IN DIVIDUAL AM AN DA FLÁVIO DE O LIVEIRA CONSUMIDOR E MERCADO IMOBILIÁRIO: RELAÇÕES SEMPRE CONFLITUOSAS Conflitos variados (e antigos):

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SALLES ROSSI (Presidente sem voto), MOREIRA VIEGAS E LUIS MARIO GALBETTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SALLES ROSSI (Presidente sem voto), MOREIRA VIEGAS E LUIS MARIO GALBETTI. fls. 175 Registro: 2017.0000291677 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1050903-28.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MARIA DE LOURDES BEZERRA OLIVEIRA,

Leia mais

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Crise imobiliária e o Direito A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Rubens Leonardo Marin 27/04/2017 Plano de aula As extinções contratuais e suas formas Crise no mercado imobiliário

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 2 Registro: 2014.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXX- XX.2011.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante COOPERATIVA HABITACIONAL TERRA PAULISTA,

Leia mais

Classe/Assunto: Procedimento Comum - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral

Classe/Assunto: Procedimento Comum - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral 273 Processo: 0182982-18.2016.8.19.0001 Fls. Processo Eletrônico Classe/Assunto: Procedimento Comum - Dano Moral - Outros/ Indenização Por Dano Moral Autor: KARLA MORAIS DE SOUZA Réu: MRV MRL NOVOLAR L

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 291 Registro: 2017.0000346518 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1029116-06.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CALGARY INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS-

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor

Pós-Graduação em Direito do Consumidor AULA 15 COMISSÃO DE CORRETAGEM E SATI (Sistema de Assistência Técnico-Imobiliária) Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Problema O cliente adquiriu o apartamento no stand de vendas da imobiliária,

Leia mais

lauda 1

lauda 1 fls. 288 SENTENÇA Processo Digital nº: 1020163-53.2015.8.26.0003 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Edineia Oliveira Cavalcante Requerido: Gafisa

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores LUIZ ANTONIO DE GODOY (Presidente sem voto), CHRISTINE SANTINI E CLAUDIO GODOY.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores LUIZ ANTONIO DE GODOY (Presidente sem voto), CHRISTINE SANTINI E CLAUDIO GODOY. ACÓRDÃO Registro: 2015.0000XXXX Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXX- XX.2011.8.26.0405, da Comarca de Osasco, em que é apelante GAFISA S/A, é apelado DENIS (Omitido). ACORDAM,

Leia mais

Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco

Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco WWW.MAGISTRATURAESTADUALEMFOCO.COM Instagram: @magistraturaestadualemfoco Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco COMPILADO DE JURISPRUDÊNCIA TEMA: COMPRA E VENDA DE IMÓVEL Esse tema foi objeto

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 453 Registro: 2017.0000263732 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1022104-38.2014.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 20 de fevereiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. São Paulo, 20 de fevereiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica fls. 329 Registro: 2017.0000094886 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1045759-39.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante J.B.S. (JUSTIÇA GRATUITA), são

Leia mais

Vistos. Réplica às fls. 210/218, em que são repisados os argumentos iniciais. É o relatório, Decido

Vistos. Réplica às fls. 210/218, em que são repisados os argumentos iniciais. É o relatório, Decido fls. 219 SENTENÇA Processo Digital nº: 1012129-08.2015.8.26.0224 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Promessa de Compra e Venda Requerente: Henrique de Souza Brugugnoli Requerido: Lazio Investimentos

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.220-A DE 2015 Altera as Leis nºs 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para disciplinar a resolução do contrato por inadimplemento do adquirente

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores PAULO ALCIDES (Presidente sem voto), VITO GUGLIELMI E PERCIVAL NOGUEIRA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores PAULO ALCIDES (Presidente sem voto), VITO GUGLIELMI E PERCIVAL NOGUEIRA. fls. 184 Registro: 2018.0000145953 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1000600-15.2016.8.26.0011, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BROOKFIELD SÃO PAULO EMPREENDIMENTOS

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MOREIRA VIEGAS (Presidente sem voto), FERNANDA GOMES CAMACHO E A.C.MATHIAS COLTRO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MOREIRA VIEGAS (Presidente sem voto), FERNANDA GOMES CAMACHO E A.C.MATHIAS COLTRO. fls. 370 Registro: 2017.0000068389 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1022538-90.2016.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BROOKFIELD SÃO PAULO EMPREENDIMENTOS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 162 SENTENÇA Processo nº: 1103312-10.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Maria Ligia Rodrigues Maranhão Requerido: Gafisa

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor AULA 13 COMISSÃO DE CORRETAGEM E SATI (Sistema de Assistência Técnico-Imobiliária) Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 Problema O cliente adquiriu

Leia mais

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro fls. 498 SENTENÇA Processo Digital nº: 1078323-71.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Hideo Koga e outro Requerido: Phaser Incorporação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº fls. 290 Registro: 2017.0000128836 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1019196-08.2015.8.26.0003, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BROOKFIELD MB GOIÂNIA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS LEI 13.786/2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/ 1990 Leis especiais contratos imobiliários Decreto-lei 58, de 1937 Lei 4.591, de

Leia mais

Projeto de Lei nº de O Congresso Nacional decreta:

Projeto de Lei nº de O Congresso Nacional decreta: Projeto de Lei nº de 2011. Altera a Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, a fim de disciplinar o prazo de entrega de imóveis ofertados no mercado de consumo e dá outras providências. O Congresso Nacional

Leia mais

Vistos. 1018XXX lauda 1

Vistos. 1018XXX lauda 1 fls. 176 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe Assunto: Requerente: Requerido: 1018XXX-71.2015.8.26.0564 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Jesus C. L. e outros Acs Beta

Leia mais

SENTENÇA. Processo nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro

SENTENÇA. Processo nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro fls. 175 SENTENÇA Processo nº: 1031768-59.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Catia Regina Camargo Requerido: Brookfield São Paulo

Leia mais

Judiciário e o Mercado Imobiliário: Um diálogo necessário

Judiciário e o Mercado Imobiliário: Um diálogo necessário Judiciário e o Mercado Imobiliário: Um diálogo necessário DOS CONTRATOS DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA E DE COMPRA E VENDA DE BENS IMÓVEIS TESE Súmula 308/STJ A hipoteca firmada entre a construtora e o

Leia mais

SENTENÇA Procedimento Comum Marcos Luis Miranda da Costa e outro Esp 91/13 Empreendimentos Imobiliários Ltda.

SENTENÇA Procedimento Comum Marcos Luis Miranda da Costa e outro Esp 91/13 Empreendimentos Imobiliários Ltda. fls. 199 SENTENÇA Ação: 1105519-79.2016.8.26.0100 - Procedimento Comum Requerente: Marcos Luis Miranda da Costa e outro Requerido: Esp 91/13 Empreendimentos Imobiliários Ltda. (even) Vistos. MARCOS LUIS

Leia mais

SENTENÇA. Afirmam que adquiriram imóvel na planta junto à requerida em 8 de novembro de 2013.

SENTENÇA. Afirmam que adquiriram imóvel na planta junto à requerida em 8 de novembro de 2013. fls. 144 SENTENÇA Processo Digital nº: 1004129-65.2016.8.26.0068 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Paulo Roberto Mazurega e outro Requerido:

Leia mais

O IMPACTO DA CRISE NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

O IMPACTO DA CRISE NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA Título O IMPACTO DA CRISE NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA RODRIGO TOSCANO DE BRITO Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC-SP Professor de Direito Civil e Advogado DEFICIT HABITACIONAL (dados de 2014 divulgados

Leia mais

PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS

PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 24) 1 Alguns conceitos Conceito de marketing Conceito de propaganda Conceito de publicidade Conceito de divulgação

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MOREIRA VIEGAS (Presidente), FÁBIO PODESTÁ E FERNANDA GOMES CAMACHO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores MOREIRA VIEGAS (Presidente), FÁBIO PODESTÁ E FERNANDA GOMES CAMACHO. ACÓRDÃO Registro: 2016.0000908729 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1016523- XX.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ANNALI APARECIDA SOBRAL, é apelado RN

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 286733 Em relação ao recebimento das dívidas no caso de declaração de insolvência, assinale a opção correta. 1) A preferência proveniente de direito real de garantia incide sobre todo o patrimônio

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 307 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 10396XX-58.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Andreia A. B. Even Sp 46/10

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 152 Registro: 2017.0000534243 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009150-33.2015.8.26.0011, da Comarca de São Paulo, em que é apelante JOABES FERNANDES DE SANT ANA,

Leia mais

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro fls. 177 SENTENÇA Processo Digital nº: 1012214-44.2016.8.26.0002 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Fernando Kuroiwa e outro Requerido: Plano

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS Lei nº 12.305/2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos Definição de áreas contaminadas: local onde há contaminação causada pela disposição,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 341 SENTENÇA Processo nº: 1060954-64.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Marcia Aparecida de Vasconcellos Peres Requerido:

Leia mais

SENTENÇA. Juntou documentos (fls. 30/79).

SENTENÇA. Juntou documentos (fls. 30/79). fls. 215 SENTENÇA Processo nº: 1125608-89.2017.8.26.0100 Classe Assunto: Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Alcebíades Brandino Celista Júnior e outro Requerido:

Leia mais

Contratos Imobiliários e Imóveis na Planta

Contratos Imobiliários e Imóveis na Planta Contratos Imobiliários e Imóveis na Planta Introdução Foi-se o tempo em que fazer um bom trabalho era suficiente, hoje para se manter competitivo no mercado, não basta apenas saber vender. Entender as

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 540 Registro: 2017.0000483940 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1083695-98.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante QUEIROZ GALVÃO MORADA, são apelados

Leia mais

SENTENÇA. Processo nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro

SENTENÇA. Processo nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro fls. 171 SENTENÇA Processo nº: 1099757-48.2017.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Margarete Dias Pulido Requerido: Esser Porto Alegre

Leia mais

ROTA JURÍDICA. Jéssica Policena Peres

ROTA JURÍDICA. Jéssica Policena Peres ROTA JURÍDICA Jéssica Policena Peres Com o superendividamento dos consumidores, desemprego em alta e o contexto de crise econômica vivenciada pelo país nestes últimos anos, muitos consumidores enfrentam

Leia mais

Wzi 1 Incorporação Imobiliária Ltda. (w.zarzur)

Wzi 1 Incorporação Imobiliária Ltda. (w.zarzur) fls. 295 C O N C L U S Ã O Em 21/01/2016, faço estes autos conclusos ao(à) MM(a). Juiz(a) de Direito, Doutor(a)Camila Rodrigues Borges de Azevedo, da 19.ª Vara Cível Central. Eu, subs. SENTENÇA Processo

Leia mais

Consulta de Processos do 1ºGrau

Consulta de Processos do 1ºGrau Portal de Serviços e-saj https://esaj.tjsp.jus.br/cpo/pg/show.do?localpesquisa.cdlocal=161&pr... HELIR RODRIGUES DA SILVA (Sair) Bem-vindo > Consultas Processuais > Consulta de Processos do 1ºGrau Consulta

Leia mais

CONCLUSÃO. Em 24 de maio de 2013, faço estes autos conclusos ao MM. Juiz de Direito, Dr. RODRIGO GARCIA MARTINEZ. Eu,, escr. subscr.

CONCLUSÃO. Em 24 de maio de 2013, faço estes autos conclusos ao MM. Juiz de Direito, Dr. RODRIGO GARCIA MARTINEZ. Eu,, escr. subscr. fls. 1 CONCLUSÃO Em 24 de maio de 2013, faço estes autos conclusos ao MM. Juiz de Direito, Dr. RODRIGO GARCIA MARTINEZ. Eu,, escr. subscr. SENTENÇA Processo nº: 0134301-55.2012.8.26.0100 Classe - Assunto

Leia mais

THAYANI CRUZ NANNINI e RODRIGO MACHADO GOMES ajuizaram "ação de rescisão contratual" contra GAFISA SPE-127 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA.

THAYANI CRUZ NANNINI e RODRIGO MACHADO GOMES ajuizaram ação de rescisão contratual contra GAFISA SPE-127 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. fls. 140 SENTENÇA Processo Digital nº: 1009303-59.2016.8.26.0002 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Thayani Cruz Nannini e outro Requerido: Gafisa

Leia mais

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro fls. 227 SENTENÇA Processo Digital nº: 1129473-91.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Erivan Stagini Ribeiro Requerido: Pdg Spe

Leia mais

SENTENÇA. JNDS - Construtora e Incorporadora Ltda.

SENTENÇA. JNDS - Construtora e Incorporadora Ltda. fls. 185 SENTENÇA Processo nº: 1004807-10.2014.8.26.0405 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Obrigações Requerente: Moacyr Justo e outro Requerido: JNDS - Construtora e Incorporadora Ltda. Juiz(a)

Leia mais

Direito Civil CERT Regular 4ª fase

Direito Civil CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil CERT Regular 4ª fase Período 2004-2016 1) VUNESP Procurador Municipal de Poá (2014) Na hipótese de condenação ao pagamento de indenização por danos morais

Leia mais

SENTENÇA. Sobreveio a decisão de fl. 126/127, que deferiu a tutela provisória de urgência.

SENTENÇA. Sobreveio a decisão de fl. 126/127, que deferiu a tutela provisória de urgência. fls. 278 SENTENÇA Processo Digital nº: 1104662-67.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Adriana Cristina D ornelas e outro Requerido:

Leia mais

SENTENÇA. Os autores postulam: 1) a rescisão contratual e 2) a devolução de 90% dos valores pagos à ré.

SENTENÇA. Os autores postulam: 1) a rescisão contratual e 2) a devolução de 90% dos valores pagos à ré. fls. 160 SENTENÇA Processo Digital nº: 1058357-54.2017.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Elieser Ataide Barreto de Lima e outro Requerido:

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores RUI CASCALDI (Presidente sem voto), AUGUSTO REZENDE E LUIZ ANTONIO DE GODOY.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores RUI CASCALDI (Presidente sem voto), AUGUSTO REZENDE E LUIZ ANTONIO DE GODOY. fls. 178 Registro: 2018.0000551338 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1108316-28.2016.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante THIAGO FERNANDEZ NEGLIA, é apelado

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 368 Registro: 2018.0000085887 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1012838-59.2017.8.26.0002, da Comarca de, em que é apelante/apelado ODEBRECHT REALIZAÇÕES SP - 06 -

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 262 Registro: 2017.0000624736 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1015787-58.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante LUISA VIANNA SANTOS GUANABARA,

Leia mais

PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES ADIMPLENTES INTERESSE COLETIVO X INDIVIDUAL MINISTRO ANTONIO SALDANHA PALHEIRO

PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES ADIMPLENTES INTERESSE COLETIVO X INDIVIDUAL MINISTRO ANTONIO SALDANHA PALHEIRO PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES ADIMPLENTES INTERESSE COLETIVO X INDIVIDUAL MINISTRO ANTONIO SALDANHA PALHEIRO BRASIL: CRISE ECONÔMICA A PARTIR DE 2014 AUMENTO DO DESEMPREGO DIFICULDADES DE MANUTENÇÃO DAS P

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000761XXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº XXXXXXX-86.2011.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante CHEMIN GUARULHOS VII EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

ACÓRDÃO , da Comarca de São Paulo, em que é. apelante OLGA MARIA VIEIRA CARDENAS MARIN, são apelados

ACÓRDÃO , da Comarca de São Paulo, em que é. apelante OLGA MARIA VIEIRA CARDENAS MARIN, são apelados Registro: 2014.0000441744 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1063218-25.2013.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante OLGA MARIA VIEIRA CARDENAS MARIN, são apelados

Leia mais

lauda 1

lauda 1 fls. 192 SENTENÇA Processo Digital nº: 1100640-29.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Tatiane Leal de Sousa Silva e outro Requerido:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2015.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº XXXXX-62.2014.8.26.0565, da Comarca de São Caetano do Sul, em que é apelante GAFISA S/A, são apelados ALEXANDRE

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 1.211.327 - RJ (2009/0185490-9) RELATÓRIO O EXMO. SR. MINISTRO ALDIR PASSARINHO JUNIOR: Cuida-se de agravo interno interposto contra decisão lavrada nos seguintes termos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000606784 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1024918-52.2016.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante BIG TOP 2 INCORPORADORA LTDA.,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 487 Registro: 2017.0000444900 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1050146-97.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelada JANAÍNA SÃO FELÍCIO, é

Leia mais

SENTENÇA. RIBEIRO e RAFAEL XIMENES RIBEIRO contra FIBRA MZM DIADEMA EMPREENDIMENTO

SENTENÇA. RIBEIRO e RAFAEL XIMENES RIBEIRO contra FIBRA MZM DIADEMA EMPREENDIMENTO fls. 190 SENTENÇA Processo Digital nº: 1015049-02.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Miucha Fernandes Barbosa Ribeiro e outro

Leia mais

Vistos lauda 1

Vistos lauda 1 fls. 150 SENTENÇA Processo Digital nº: 1010964-70.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Pedro Miguel Leonato Caparroz e outro Requerido:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 460 Registro: 2017.0000296397 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1022491-19.2015.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 386 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000266369 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1096811-40.2016.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BAVETE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Realização: Companhia Jurídica COORDENADORA DO NUDECON

Realização: Companhia Jurídica COORDENADORA DO NUDECON Realização: Companhia Jurídica COORDENADORA DO NUDECON Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública/RJ Direito do Consumidor QUESTÕES ATUAIS O Queéumarelaçãode consumo? Quemsãoos (novos) consumidores?

Leia mais

lauda 1

lauda 1 fls. 147 SENTENÇA Processo Digital nº: 1069138-72.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Fernanda Avallone Giaconi e outro Requerido:

Leia mais

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 4JECIVBSB 4º Juizado Especial Cível de Brasília

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 4JECIVBSB 4º Juizado Especial Cível de Brasília Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS 4JECIVBSB 4º Juizado Especial Cível de Brasília Número do processo: 0706016-50.2016.8.07.0016 Classe judicial: PROCEDIMENTO

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores DONEGÁ MORANDINI (Presidente sem voto), EGIDIO GIACOIA E VIVIANI NICOLAU.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores DONEGÁ MORANDINI (Presidente sem voto), EGIDIO GIACOIA E VIVIANI NICOLAU. fls. 449 Registro: 2015.0000811614 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1010646-24.2015.8.26.0100, da Comarca de 5 São Paulo, em que é apelante ACCESS CONSULTORIA IMOBILIÁRIA

Leia mais

lauda 1

lauda 1 fls. 167 SENTENÇA Processo Digital nº: 1083405-15.2017.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Juliano Barreto da Silva Quiterio e outro

Leia mais

SABRINA DE MELO SPOSITO MAGALHÃES

SABRINA DE MELO SPOSITO MAGALHÃES fls. 248 SENTENÇA Processo nº: 0525997-17.2017.8.05.0001 Classe Assunto: Procedimento Comum - Revisão do Saldo Devedor Autor: Réu: SABRINA DE MELO SPOSITO MAGALHÃES e outro Banco Itau Unibanco SA SABRINA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 485 ACÓRDÃO Registro: 2016.0000892863 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1042612-05.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante LIVING PROVANCE EMPREENDIMENTOS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 279 SENTENÇA Processo Digital nº: 11001XX-32.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Giovanni R. P. P. Requerido: Sei Olga

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº fls. 342 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000251956 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1079376-87.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante VANCOUVER INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000002381 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0155498-66.2012.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes SAIPH INCORPORADORA LTDA, ALDEBARAN

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 163 SENTENÇA Processo nº: 1114312-07.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Nicolas Javier Zavala e outro Requerido: GLB Medeiros

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECISÃO MONOCRÁTICA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECISÃO MONOCRÁTICA fls. 633 Registro: 2017.0000488013 DECISÃO MONOCRÁTICA VOTO Nº 2295 APELAÇÃO Nº 1083741-24.2014.8.26.0100 COMARCA: SÃO PAULO - 5ª VARA CÍVEL JUIZ(A) DE 1ª INSTÂNCIA: GUSTAVO COUBE DE CARVALHO APELANTE/APELADO:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 395 SENTENÇA Processo n.: 1022491-19.2015.8.26.0564 Requerente (s): Requerido (s): Neusa Gomez Quintino e outro ACS BETA EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA. MAGISTRADO: SERGIO HIDEO OKABAYASHI Vistos.

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 18 de janeiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. São Paulo, 18 de janeiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica fls. 166 Registro: 2017.0000010635 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013079-28.2015.8.26.0576, da Comarca de São José do Rio Preto, em que são apelantes SPE BADY 1 EMPREENDIMENTO

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Proteção Contratual do Consumidor

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Proteção Contratual do Consumidor Aula 36 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Proteção Contratual do Consumidor 1 Assinamos contratos para adquirimos bens e utilizarmos serviços.

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução. Capítulo I EVOLUÇÃO DO SISTEMA BANCÁRIO

SUMÁRIO. Introdução. Capítulo I EVOLUÇÃO DO SISTEMA BANCÁRIO SUMÁRIO Introdução Capítulo I EVOLUÇÃO DO SISTEMA BANCÁRIO Capítulo II CONTRATOS 1. Conceito 2. Evolução histórica: de Roma ao Novo Código Civil 3. Princípios da nova teoria contratual 3.1. Função social

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000658746 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1095575-53.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ELBRUS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, é apelado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.694.151 - SP (2017/0210404-8) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS RECORRIDO ADVOGADOS : MINISTRO MARCO AURÉLIO BELLIZZE : PEREIRA BARRETO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SPE S/A : ÉRICA APARECIDA

Leia mais

ANEXO - SÚMULAS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR AMPLO DATA DO JULGAMENTO ÓRGÃO JULGADOR INCLINAÇÃO ENUNCIADO OBSERVAÇÃO

ANEXO - SÚMULAS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR AMPLO DATA DO JULGAMENTO ÓRGÃO JULGADOR INCLINAÇÃO ENUNCIADO OBSERVAÇÃO NÚMERO ANEXO - SÚMULAS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR AMPLO 30 09/10/1991 SEGUNDA SEÇÃO CONSUMIDOR A COMISSÃO DE PERMANENCIA E A CORREÇÃO MONETARIA SÃO INACUMULAVEIS. 37 12/03/1992

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 184 Registro: 2016.0000763464 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1035357-59.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante CORREIA DIAS 136 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2017

PROJETO DE LEI Nº, DE 2017 PROJETO DE LEI Nº, DE 2017 (Do Srs. Julio Lopes, Lelo Coimbra e Laércio Oliveira) Dispõe sobre normas para a resolução de contratos de promessas de compra e venda de bens imóveis em incorporação ou em

Leia mais

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de fls. 164 SENTENÇA Processo nº: 1005919-57.2017.8.26.0001 - Procedimento Comum Requerente: Judith Gonçalves da Silva Requerido: Uniproperties Empreendimentos Imobiliários Ltda. Eximo. Sr. Dr. Juiz Ademir

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2014.0000671XXX Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº XXXXXXX-59.2013.8.26.0019, da Comarca de Americana, em que são apelantes API SPE 11 PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais