O IMPACTO DA CRISE NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O IMPACTO DA CRISE NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA"

Transcrição

1 Título O IMPACTO DA CRISE NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA RODRIGO TOSCANO DE BRITO Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC-SP Professor de Direito Civil e Advogado

2 DEFICIT HABITACIONAL (dados de 2014 divulgados pela CBIC) Região Norte: Região Noreste: Região Sudeste: Região Sul: Região Centro-Oeste:

3 NOÇÕES GERAIS SOBRE A INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA ATIVIDADE INCORPORATIVA NEGÓCIO JURÍDICO INCORPORATIVO Marco legal: Lei 4.591/64 (LCI)

4 CONTRATO DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA Definição do negócio jurídico incorporativo: É o negócio jurídico através do qual o incorporador se compromete com o comprador ou promissário comprador, de fração ideal de terreno vinculada à futura unidade autônoma, a construir uma edificação e transferir para o nome dos respectivos adquirentes a propriedade de uma ou mais unidades autônomas, com o intuito de se instituir, na edificação, o regime de condomínio edilício.

5 ELEMENTOS DO CONTRATO DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA Elementos subjetivos: - Incorporador: art. 29, LCI; - Adquirentes das unidades autônomas. Elemento objetivo: - Transmissão da propriedade

6 Elemento formal: a) Aspectos formais da atividade incorporativa: art. 32, LCI b) Aspectos formais do negócio jurídico incorporativo: art. 32, 2o, LCI

7 NATUREZA JURÍDICA Natureza complexa: a) Compra e venda ou promessa de compra e venda de coisa exclusiva e de coisa de uso comum b) Construção c) Instituição do condomínio edilício

8 Contrato para transmissão da fração ideal a) Transmissão efetiva: compra e venda b) Promessa de transmissão: compromisso de compra e venda

9 Contrato de construção A construção se dá sob dois regimes: EMPREITADA ADMINISTRAÇÃO

10 CRISE E AS VÁRIAS FASES DA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA INFLUÊNCIA DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

11 ATOS ANTERIORES AO INÍCIO DA OBRA

12 AQUISIÇÃO DO TERRENO POR PARTE DO INCORPORADOR - Em regra configura relação civil ou empresarial: Contrato de aquisição: compra e venda ou permuta. - A permuta no local pode configurar relação de consumo.

13 CONTRATO DE PERMUTA DO TERRENO POR ÁREA CONSTRUÍDA Art. 39, da LCI Elementos necessários: I a parcela que, se houver, será paga em dinheiro; Il a quota-parte da área das unidades a serem entregues em pagamento do terreno que correspenderá a cada uma das unidades, a qual deverá ser expressa em metros quadrados.

14 AQUISIÇÃO DO TERRENO POR PARTE DO INCORPORADOR VENDEDORES DE TERRENOS ENDIVIDADOS A importância da due dilligence na aquisição do terreno. Análise da documentação como condição suspensiva do contrato de aquisição. Proteção do incorporador na aquisição do terreno que influencia diretamente o direito do comprador-consumidor

15 SEGURANÇA JURÍDICA DO PROPRIETÁRIO PERMUTANTE Existem mecanismos de segurança para o permutante que receberá as unidades imobiliárias em troca? - Seguro - Hipoteca de outros bens - Não transferir a propriedade do solo

16 OBRIGAÇÃO DO INCORPORADOR EM REGISTRAR A INCORPORAÇÃO ANTES DO INÍCIO DAS VENDAS DAS UNIDADES ARTIGO 32, LETRAS, LCI: REGISTRO DO MEMORIAL DE INCORPORAÇÃO Possível dificuldade de obtenção de certidões negativas exigidas pelo art. 32, da LCI. SPE s

17 PRAZO DE CARÊNCIA PARA O INCORPORADOR RENUNCIAR À INCORPORAÇÃO Artigo 32, letra n e artigo 34, LCI Possível na hipótese de se frustrar o lançamento. Necessidade de esclarecer as condições da renúncia. Se o empreendimento for viável não há que se falar em renúncia à incorporação.

18 LANÇAMENTO E PUBLICIDADE DO EMPREENDIMENTO Oferta no CDC: artigos 30, 31 e 35 do CDC Obrigação de ofertar só aquilo que pode e vai efetivamente oferecer. Regras aplicáveis a preço e forma de pagamento.

19 INÍCIO E EFETIVAÇÃO DAS VENDAS REALIZAÇÃO DO CONTRATO DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E INÍCIO DAS OBRAS

20 PREÇO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO - Preços reajustáveis - Preços fixos com custos financeiros embutidos (discussão sobre a legalidade em face do CDC)

21 CLÁUSULA DE REAJUSTE DAS PRESTAÇÕES NO FINANCIAMENTO DIRETO COM O CONSTRUTOR / INCORPORADOR DURANTE A CONSTRUÇÃO: Parcelas acrescidas da correção monetária: INCC APÓS A ENTREGA DA OBRA: Parcelas acrescidas da correção monetária (IGP-M) + juros de 1% (um por cento) ao mês

22 COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA PREÇO PARCELAMENTO CORREÇÃO MONETÁRIA INCC IGP-M JUROS COMPENSATÓRIOS ADMISSIBILIDADE. Deve ser reconhecida a legalidade de as parcelas contratadas para o pagamento do preço de compromisso de compra e venda de imóvel em construção, pelo regime da incorporação, sofrerem atualização monetária pela variação dos índices INCC (durante a construção) e IGP-M (após a conclusão da obra) e concomitante acréscimo de juros compensatórios à taxa de 12% ao ano. Precedentes RESULTADO: apelação desprovida. (TJ-SP - APL: SP , Relator: Alexandre Coelho, Data de Julgamento: 21/10/2015, 8ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 22/10/2015)

23 Motivações: CLÁUSULAS ABUSIVAS NO CONTRATO DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA Cláusula autorizando o incorporador a alterar o projeto apresentado ao adquirente - Economia no projeto; O incorporador deve seguir o que estiver arquivado no RGI - Problemas técnicos; - Vendas não alcançadas ou desistência de adquirentes.

24 CLÁUSULAS ABUSIVAS NO CONTRATO DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA Cláusula translativa dos riscos do empreendimento do incorporador para os adquirentes das unidades autônomas Ex: Caso haja inadimplência de mais de 30% dos compradores, o incorporador fica autorizado a paralisar a obra.

25 CLÁUSULAS ABUSIVAS NO CONTRATO DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA Cláusula penal compensatória pelo atraso na entrega da obra pelo incorporador - Possibilidade de maior prejuízo no caso de pequena compensação - Precedentes: posição majoritária - impossibilidade de cumulação de multa contratual (cláusula penal) com indenização por lucros cessantes (aluguéis). - Há, porém, precedentes no sentido da possibilidade de cumulação, alegando que a multa contratual tem natureza moratória, enquanto que o lucro cessante tem natureza indenizatória.

26 CLÁUSULA PREVENDO PRAZO DE TOLERÂNCIA PARA ENTREGA DA OBRA DISCUSSÃO SOBRE A LEGALIDADE DO PRAZO DE TOLERÂNCIA DE 180 DIAS. Qual a natureza desse prazo? Prazo de tolerância é diferente de alteração ou prorrogação de prazo?

27 CLÁUSULA PREVENDO PRAZO DE TOLERÂNCIA PARA ENTREGA DA OBRA 1ª TESE: Prazo de tolerância só poderia ser usada diante de circunstâncias excepcionais: chuvas fortes, greves, falta de material etc. Fora dessas circunstâncias a cláusula seria abusiva porque seria alteração de prazo.

28 CLÁUSULA PREVENDO PRAZO DE TOLERÂNCIA PARA ENTREGA DA OBRA 2ª TESE: A cláusula que prevê prorrogação de 180 dias, sem vincular a fato fortuito, e deixando claro ao consumidor essa possibilidade, atende à boa fé objetiva e não quebra as legítimas expectativas do consumidor, mormente se foi devidamente informado sobre a possibilidade de prorrogação. Posição jurisprudencial mais forte.

29 CLÁUSULA PREVENDO PRAZO DE TOLERÂNCIA PARA ENTREGA DA OBRA COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA - PRAZO DE TOLERÂNCIA 180 DIAS LEGALIDADE ENTREGA DAS CHAVES NO PERÍODO COMPREENDIDO PELO PRAZO DE TOLERÂNCIA AUSÊNCIA DE MORA DA CONSTRUTORA. A natureza complexa e grandiosa da construção de prédio de apartamentos e sua sujeição a vários fatores externos que não se sujeitam ao controle da construtora torna razoável e não abusiva a cláusula de 180 dias de prazo de tolerância para a conclusão da obra, não havendo mora da construtora, quando esta entrega as chaves durante o período compreendido pelo prazo de tolerância. Sentença mantida. (TJ-SP - APL: SP , Relator: Alexandre Coelho, Data de Julgamento: 21/10/2015, 8ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 22/10/2015)

30 CLÁUSULA PREVENDO A ANTECIPAÇÃO DA ENTREGA E APLICAÇÃO DA CORREÇÃO E JUROS, ANTECIPADAMENTE A cláusula deve deixar clara a hipótese de antecipação da entrega da obra com a incidência de todos os ônus previstos sobre o saldo do preço.

31 CLÁUSULAS ABUSIVAS NO CONTRATO DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA Cláusula determinante da perda total das prestações pagas pelo adquirente da unidade autônoma Previsão, na cláusula, de devolução de parte do pagamento na mesma forma de pagamento do adquirente - Posição do STJ: devolução a vista.

32 DEVOLUÇÃO DE VALORES PAGOS NA INCORPORAÇÃO POR ADMINISTRAÇÃO REsp / ES No regime de construção por administração, a responsabilidade pelo andamento, recebimento das prestações e administração da obra é dos adquirentes, condôminos, por intermédio da comissão de representantes, e não da incorporadora, parte ilegítima para figurar no pólo passivo de ação que visa à devolução de valores pagos por adquirente inadimplente.

33 CLÁUSULA DE ARRAS nos contratos de incorporação imobiliária a) Sem arrependimento: art. 418 Com indenização suplementar b) Com arrependimento: art. 420 Sem indenização suplementar

34 FINALIZANDO A OBRA PROCEDIMENTOS DE ENTREGA DA OBRA E TRANSFERÊNCIA DA PROPRIEDADE PARA O ADQUIRENTE

35 CLÁUSULA QUE OBRIGA O ADQUIRENTE A REALIZAR CONTRATO DE COMPRA E VENDA COM GARANTIA FIDUCIÁRIA ANTES DA ENTREGA DO IMÓVEL - Possibilidade como condição do negócio e desde que devidamente informado no início do contrato

36 CLÁUSULA DE REAJUSTE DAS PRESTAÇÕES NO FINANCIAMENTO DIRETO COM O CONSTRUTOR / INCORPORADOR E A MIGRAÇÃO PARA O FINANCIAMENTO BANCÁRIO - Até se liberar o financiamento bancário, o adquirente está vinculado ao contrato de venda.

37 ENTREGA DA UNIDADE E A TRANSFERÊNCIA DO FINANCIAMENTO PARA A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA - Constituição da alienação fiduciária em gerantia em favor do incorporador ou do banco. - Responsabilidade pelo cadastro regular (do vendedor e do comprador) perante o banco hipótese do cadastro irregular do vendedor e do comprador.

38 INADIMPLEMENTO DO INCORPORADOR QUANTO À OBRIGAÇÃO DE OUTORGAR A ESCRITURA PÚBLICA DEFINITIVA EM NOME DO COMPRADOR-CONSUMIDOR EM VIRTUDE DA EXISTÊNCIA DE ÔNUS HIPOTECÁRIO Súmula 308 do STJ A HIPOTECA FIRMADA ENTRE A CONSTRUTORA E O AGENTE FINANCEIRO, ANTERIOR OU POSTERIOR À CELEBRAÇÃO DA PROMESSA DE COMPRA E VENDA, NÃO TEM EFICÁCIA PERANTE OS ADQUIRENTES DO IMÓVEL. E QUANTO À EXISTÊNCIA DE GARANTIA FIDUCIÁRIA?

39 IMPOSSIBILIDADE DO INCORPORADOR DE FAZER A AVERBAÇÃO DA CONSTRUÇÃO A ausência do Habite-se e da CND-INSS

40 RESPONSABILIDADE CIVIL DO INCORPORADOR PELO FATO E VÍCIO DO PRODUTO E PELA SOLIDEZ E SEGURANÇA DA OBRA Aplica-se o sistema do Código Civil ou do Código de Defesa do Consumidor? A principal questão diz respeito aos PRAZOS. O AGENTE FINANCEIRO É RESPONSÁVEL PELOS VÍCIOS DA OBRA?

41 SEGURANÇA JURÍDICA DO ADQUIRENTE DE UNIDADE AUTÔNOMA: A HIPÓTESE DE FALÊNCIA DO INCORPORADOR Quais as garantias do comprador ou permutante?

42 CESSÃO DA INCORPORAÇÃO PARA UM NOVO INCORPORADOR POSSIBILIDADE

43 TENTATIVA DA LEI DE SOLUÇÃO DO PROBLEMA DA FALÊNCIA PREVENTIVAMENTE ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO

44 PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO Arts. 31A a 31F da Lei /2004 Pelo regime de afetação se cria um patrimônio especial com os recursos arrecadados pelo incorporador, de modo a que, na eventualidade de uma insolvência do incorporador, possam os seus consumidores e credores manter livres os seus investimentos do concurso de credores que se seguirá à insolvência do empreendedor

45 Art. 31-A. A critério do incorporador, a incorporação poderá ser submetida ao regime da afetação, pelo qual o terreno e as acessões objeto de incorporação imobiliária, bem como os demais bens e direitos a ela vinculados, manter-se-ão apartados do patrimônio do incorporador e constituirão patrimônio de afetação, destinado à consecução da incorporação correspondente e à entrega das unidades imobiliárias aos respectivos adquirentes.

46 OBRA 1 OBRA 2 INCORPORADOR OBRA 3 OBRA 4

47 PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO X SOCIEDADE DE PROPÓSITO ESPECÍFICO (SPE)

48 OBRIGADO PELA ATENÇÃO RODRIGO TOSCANO DE BRITO

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS LEI 13.786/2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/ 1990 Leis especiais contratos imobiliários Decreto-lei 58, de 1937 Lei 4.591, de

Leia mais

região Sudeste CONTEXTUALIZAÇÃO: O MERCADO E A REGULAÇÃO IMOBILIÁRIA Palestrante: José Carlos Gama

região Sudeste CONTEXTUALIZAÇÃO: O MERCADO E A REGULAÇÃO IMOBILIÁRIA Palestrante: José Carlos Gama região Sudeste 29 de maio de 2019 Auditório do Tribunal de Justiça Belo Horizonte - MG Palestrante: José Carlos Gama Presidente do Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.220-A DE 2015 Altera as Leis nºs 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para disciplinar a resolução do contrato por inadimplemento do adquirente

Leia mais

Introdução A instituição, o uso e a administração do condomínio especial...

Introdução A instituição, o uso e a administração do condomínio especial... SUMÁRIO Introdução... 1 Capítulo I Incorporação imobiliária caracterização geral... 7 1.1. Incorporação: conceito e definição legal... 7 1.1.1. Incorporação imobiliária para empreendimento hoteleiro...

Leia mais

Indice. Introdução... 1 PARTE I

Indice. Introdução... 1 PARTE I .. Indice Introdução... 1 PARTE I Capítulo I - Incorporação imobiliária - Caracterização geral LI. Incorporação: conceito e definição legal... 9 1.2. Incorporador: caracterização... 14 1.3. A dinâmica

Leia mais

Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO

Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO SUMÁRIO Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO 1. Do condomínio geral ao condomínio edilício ou em edificações 2. Condomínio voluntário, condomínio necessário e condomínio edilício 3. Elementos históricos

Leia mais

Jurídica e Transparência nos

Jurídica e Transparência nos A LEI 13.786/2018 Os Distratos: Segurança Jurídica e Transparência nos Contratos Imobiliários JULIANA CORDEIRO DE FARIA Professora Associada da FDUFMG. Mestre e Doutora em Direito Civil. Advogada O MERCADO

Leia mais

Nome da Construtora Nome do Empreendimento

Nome da Construtora Nome do Empreendimento i. Quadro Resumo Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda de Bem Imóvel e Outras Avenças 1. : 2. Imóvel: 3. Nº de vagas 4.1. Promitente Comprador (Adquirente): 4.2. Promitente vendedor (Alienante):

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 326 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000166041 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1041904-52.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante GRANADA INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 379 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000184378 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1107797-87.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FH 10 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

DISTRATOS. Panorama Jurídico RICARDO CAMPELO. Curitiba, 17 de novembro de 2015

DISTRATOS. Panorama Jurídico RICARDO CAMPELO. Curitiba, 17 de novembro de 2015 DISTRATOS Panorama Jurídico Curitiba, 17 de novembro de 2015 RICARDO CAMPELO - DISTRATO - RESCISÃO UNILATERAL - RESILIÇÃO CDC - Art. 53. Nos contratos de compra e venda de móveis ou imóveis mediante pagamento

Leia mais

PÓS RESPONSABILIDADE CIVIL PROF. SÉRGIO CAVALIERI FILHO

PÓS RESPONSABILIDADE CIVIL PROF. SÉRGIO CAVALIERI FILHO PÓS RESPONSABILIDADE CIVIL PROF. SÉRGIO CAVALIERI FILHO 1 O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E A RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Relevância e Gravidade da Questão a) Caso Palace II (22

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2017

PROJETO DE LEI Nº, DE 2017 PROJETO DE LEI Nº, DE 2017 (Do Srs. Julio Lopes, Lelo Coimbra e Laércio Oliveira) Dispõe sobre normas para a resolução de contratos de promessas de compra e venda de bens imóveis em incorporação ou em

Leia mais

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Crise imobiliária e o Direito A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Rubens Leonardo Marin 27/04/2017 Plano de aula As extinções contratuais e suas formas Crise no mercado imobiliário

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 2 Registro: 2014.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXX- XX.2011.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante COOPERATIVA HABITACIONAL TERRA PAULISTA,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 286733 Em relação ao recebimento das dívidas no caso de declaração de insolvência, assinale a opção correta. 1) A preferência proveniente de direito real de garantia incide sobre todo o patrimônio

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor AULA 15 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 RESCISÃO CONTRATUAL COMPRA E VENDA DE APARTAMENTO POR CULPA DO ADQUIRENTE (CONSUMIDOR) 2 1. Fundamentação

Leia mais

Ofício nº (SF) Brasília, em 28 de novembro de Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor Primeiro-Secretário,

Ofício nº (SF) Brasília, em 28 de novembro de Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor Primeiro-Secretário, Ofício nº 1.267 (SF) Brasília, em 28 de novembro de 2018. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor

Leia mais

Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO

Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO Índice sistemático Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO 1. Do condomínio geral ao condomínio edilício ou em edificações... 3 2. Condomínio voluntário, condomínio necessário e condomínio edilício............

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 354 Registro: 2017.0000328113 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1018032-71.2015.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

CONDOMíNIO E INCORPORAÇÃO NO REGISTRO DE IMÓVEIS

CONDOMíNIO E INCORPORAÇÃO NO REGISTRO DE IMÓVEIS Mario Pazutti Mezzari CONDOMíNIO E INCORPORAÇÃO NO REGISTRO DE IMÓVEIS 4 a EDIÇÃO Revista e Atualizada ~ livrarz~~ DOAD O.GADO editora Porto Alegre, 2015 Mario Pazutti Mezzari, 2015 Projeto gráfico e diagramação

Leia mais

ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEIS ADQUIRIDOS NA PLANTA. QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES PROVENIENTES DESSE ATRASO?

ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEIS ADQUIRIDOS NA PLANTA. QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES PROVENIENTES DESSE ATRASO? ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEIS ADQUIRIDOS NA PLANTA. QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES PROVENIENTES DESSE ATRASO? A Justiça brasileira nos últimos anos vem sendo acionada constantemente por milhares

Leia mais

região Centro-Oeste PAINEL II: INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA NO CENÁRIO ATUAL Palestrante: José Carlos Gama

região Centro-Oeste PAINEL II: INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA NO CENÁRIO ATUAL Palestrante: José Carlos Gama região Centro-Oeste 31 de maio de 2019 Auditório do Tribunal de Justiça Goiânia - GO Palestrante: José Carlos Gama Presidente do Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC

Leia mais

PROTEÇÃO DO S CO N SUM IDO RES ADIM PLEN TES: IN TERESSE CO LETIVO X IN DIVIDUAL AM AN DA FLÁVIO DE O LIVEIRA

PROTEÇÃO DO S CO N SUM IDO RES ADIM PLEN TES: IN TERESSE CO LETIVO X IN DIVIDUAL AM AN DA FLÁVIO DE O LIVEIRA PROTEÇÃO DO S CO N SUM IDO RES ADIM PLEN TES: IN TERESSE CO LETIVO X IN DIVIDUAL AM AN DA FLÁVIO DE O LIVEIRA CONSUMIDOR E MERCADO IMOBILIÁRIO: RELAÇÕES SEMPRE CONFLITUOSAS Conflitos variados (e antigos):

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 299 Registro: 2016.0000908118 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1026360-27.2015.8.26.0002, da Comarca de, em que é apelante EVEN SP 50/10 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MOREIRA VIEGAS (Presidente sem voto), FERNANDA GOMES CAMACHO E A.C.MATHIAS COLTRO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MOREIRA VIEGAS (Presidente sem voto), FERNANDA GOMES CAMACHO E A.C.MATHIAS COLTRO. fls. 370 Registro: 2017.0000068389 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1022538-90.2016.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BROOKFIELD SÃO PAULO EMPREENDIMENTOS

Leia mais

TABELA - FINANCIAMENTO BANCÁRIO

TABELA - FINANCIAMENTO BANCÁRIO TABELA - FINANCIAMENTO BANCÁRIO Página 1 de 12 NOTAS DA TABELA DE VENDA : 1 - Reajuste : Os valores das parcelas de pagamento do preço estão sujeitos a reajuste, a partir da data desta tabela e na menor

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 453 Registro: 2017.0000263732 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1022104-38.2014.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

PAINEL II PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES ADIMPLENTES: INTERESSE COLETIVO X INDIVIDUAL

PAINEL II PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES ADIMPLENTES: INTERESSE COLETIVO X INDIVIDUAL A Incorporação Imobiliária na Perspectiva do STJ: Proteção do Consumidor Palestrante: José Carlos Gama Presidente do Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC Vice Presidente

Leia mais

THAYANI CRUZ NANNINI e RODRIGO MACHADO GOMES ajuizaram "ação de rescisão contratual" contra GAFISA SPE-127 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA.

THAYANI CRUZ NANNINI e RODRIGO MACHADO GOMES ajuizaram ação de rescisão contratual contra GAFISA SPE-127 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. fls. 140 SENTENÇA Processo Digital nº: 1009303-59.2016.8.26.0002 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Thayani Cruz Nannini e outro Requerido: Gafisa

Leia mais

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS LEI 13.786/2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/ 1990 Leis especiais contratos imobiliários Decreto-lei 58, de 1937 Lei 4.591, de

Leia mais

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes.

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes. fls. 178 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 1010XXX-94.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro VERA LUCIA K. e outro PDG

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000761XXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº XXXXXXX-86.2011.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante CHEMIN GUARULHOS VII EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000039033 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1002171-22.2014.8.26.0001, da Comarca de, em que é apelante ALTANA TOLEDO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA,

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MIGUEL BRANDI (Presidente sem voto), LUIS MARIO GALBETTI E MARY GRÜN.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MIGUEL BRANDI (Presidente sem voto), LUIS MARIO GALBETTI E MARY GRÜN. fls. 395 Registro: 2017.0000018342 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1040341-23.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante PDG SPE 19 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Realização: Companhia Jurídica COORDENADORA DO NUDECON

Realização: Companhia Jurídica COORDENADORA DO NUDECON Realização: Companhia Jurídica COORDENADORA DO NUDECON Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública/RJ Direito do Consumidor QUESTÕES ATUAIS O Queéumarelaçãode consumo? Quemsãoos (novos) consumidores?

Leia mais

Direito do Promitente Comprador

Direito do Promitente Comprador Direito do Promitente Comprador Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Associado Antonio Carlos Morato Direito do Promitente Comprador Decreto-Lei nº

Leia mais

Atendimento e Legislação

Atendimento e Legislação Atendimento e Legislação Outorga de Crédito e Contratos Específicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento e Legislação LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE

Leia mais

TEMPOS DE CRISE: CONTROVÉRSIAS ENVOLVENDO A EXTINÇÃO DO COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEIS

TEMPOS DE CRISE: CONTROVÉRSIAS ENVOLVENDO A EXTINÇÃO DO COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEIS TEMPOS DE CRISE: CONTROVÉRSIAS ENVOLVENDO A EXTINÇÃO DO COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEIS Alexandre Junqueira Gomide Especialista e Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Judiciário e o Mercado Imobiliário: Um diálogo necessário

Judiciário e o Mercado Imobiliário: Um diálogo necessário Judiciário e o Mercado Imobiliário: Um diálogo necessário DOS CONTRATOS DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA E DE COMPRA E VENDA DE BENS IMÓVEIS TESE Súmula 308/STJ A hipoteca firmada entre a construtora e o

Leia mais

SENTENÇA FUNDAMENTO E DECIDO.

SENTENÇA FUNDAMENTO E DECIDO. fls. 170 SENTENÇA Reclamação: 1021071-08.2017.8.26.0564 - Procedimento Comum Data da Audiência: Data e Hora da Audiência Selecionada > Requerente: Thiago Devido dos Santos e

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2017.0000184852 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1020111-57.2015.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante TRISUL MYRISTICA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SPE

Leia mais

HÁ MENOS DE 10 ANOS?

HÁ MENOS DE 10 ANOS? PÁGINA 01 COMPROU IMÓVEL NA PLANTA HÁ MENOS DE 10 ANOS? P R Á T I C A S I L E G A I S E A B U S I V A S R E A L I Z A D A S P O R C O N S T R U T O R A S E I N C O R P O R A D O R A S S Ã O V E D A D A

Leia mais

Desenvolvido pelo Departamento Financeiro da MZM. Impresso em fevereiro/2019.

Desenvolvido pelo Departamento Financeiro da MZM. Impresso em fevereiro/2019. Desenvolvido pelo Departamento Financeiro da MZM. Impresso em fevereiro/2019. 2 Prezado (a) Cliente, A entrega do seu apartamento se aproxima, e sabemos que, nesse momento, surgem dúvidas quanto ao processo

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao consumidor Compra fora do

Leia mais

Nome da Construtora Nome do Empreendimento. Nome do Empreendimento: Unidade: Nº de vagas:

Nome da Construtora Nome do Empreendimento. Nome do Empreendimento: Unidade: Nº de vagas: Aditivo ao Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda de Bem Imóvel e Outras Avenças Inserção de Cláusulas Relativas a Seguro Garantia de Entrega de Obra Preâmbulo : Unidade: Nº de vagas: Promitente

Leia mais

Projeto de Lei nº de O Congresso Nacional decreta:

Projeto de Lei nº de O Congresso Nacional decreta: Projeto de Lei nº de 2011. Altera a Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, a fim de disciplinar o prazo de entrega de imóveis ofertados no mercado de consumo e dá outras providências. O Congresso Nacional

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 25/10/2018 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA.

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 25/10/2018 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 25/10/2018 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. o Recursos de financiamento: a) Plano empresário: geralmente ocorre na 1ª fase, é o financiamento a execução,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 01/11/2018 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA.

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 01/11/2018 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 01/11/2018 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. Estrutura Jurídica: Sujeito Ativo = incorporador, qualquer pessoa titular ou não titular do bem Passivo = consumidor.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 487 Registro: 2017.0000444900 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1050146-97.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelada JANAÍNA SÃO FELÍCIO, é

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SALLES ROSSI (Presidente sem voto), MOREIRA VIEGAS E LUIS MARIO GALBETTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SALLES ROSSI (Presidente sem voto), MOREIRA VIEGAS E LUIS MARIO GALBETTI. fls. 175 Registro: 2017.0000291677 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1050903-28.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MARIA DE LOURDES BEZERRA OLIVEIRA,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 291 Registro: 2017.0000346518 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1029116-06.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CALGARY INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS-

Leia mais

SENTENÇA. Processo nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro

SENTENÇA. Processo nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro fls. 175 SENTENÇA Processo nº: 1031768-59.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Catia Regina Camargo Requerido: Brookfield São Paulo

Leia mais

PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS

PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 24) 1 Alguns conceitos Conceito de marketing Conceito de propaganda Conceito de publicidade Conceito de divulgação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 162 SENTENÇA Processo nº: 1103312-10.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Maria Ligia Rodrigues Maranhão Requerido: Gafisa

Leia mais

Vistos lauda 1

Vistos lauda 1 fls. 150 SENTENÇA Processo Digital nº: 1010964-70.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Pedro Miguel Leonato Caparroz e outro Requerido:

Leia mais

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro fls. 498 SENTENÇA Processo Digital nº: 1078323-71.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Hideo Koga e outro Requerido: Phaser Incorporação

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº fls. 769 Registro: 2016.0000878132 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1028625-96.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes CLAUDIO HILÁRIO CUPERTINO DE

Leia mais

TABELA DE VENDAS. setembro-17

TABELA DE VENDAS. setembro-17 TABELA DE VENDAS setembro-17 Empreendimento: QUINTAS DA LAPA Endereço: Rua Raimundo Pereira de Magalhães, 555 - Lapa INFORMAÇÕES DE LANÇAMENTO Previsão Lançamento: Abril 14 Incorporação: Projeto de Arquitetura:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 307 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 10396XX-58.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Andreia A. B. Even Sp 46/10

Leia mais

APRESENTAÇÃO SECOVI A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO CONJUR DA CBIC

APRESENTAÇÃO SECOVI A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO CONJUR DA CBIC APRESENTAÇÃO SECOVI A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO CONJUR DA CBIC O CONJUR O Conselho Juridico da CBIC- CONJUR é um núcleo de advogados, assessores jurídicos e empresários atuantes no segmento jurídico da

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor

Pós-Graduação em Direito do Consumidor AULA 15 COMISSÃO DE CORRETAGEM E SATI (Sistema de Assistência Técnico-Imobiliária) Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Problema O cliente adquiriu o apartamento no stand de vendas da imobiliária,

Leia mais

Conteúdo Programático de Atualização CA-600

Conteúdo Programático de Atualização CA-600 Conteúdo Programático de Atualização CA-600 1. Garantias Imobiliárias 1.1. Alienação Fiduciária 1.1.2. Propriedade vs Posse 1.1.3. Inadimplência 1.2. Hipoteca 1.1.3.1 Procedimentos de cobrança - PF 1.1.3.2

Leia mais

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

STJ ARN L RI R. 9. a edição revista e atualizada. THOMSON REUTERS REVISTA DOS TRIBUNAlsrn

STJ ARN L RI R. 9. a edição revista e atualizada. THOMSON REUTERS REVISTA DOS TRIBUNAlsrn STJ00096628 ARN L RI R 9. a edição revista e atualizada THOMSON REUTERS REVISTA DOS TRIBUNAlsrn PROMESSA DE COMPRA E VENDA E PARCELAMENTO DO SOLO URBANO Leis 6.766/79 e 9.785/99 9. a edição revista e atualizada

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 22/2016

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 22/2016 1 CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 22/2016 CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL, QUE ENTRE SI FAZEM A COMPANHIA CAMPOLARGUENSE DE ENERGIA - COCEL E BRITO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. ME. Pelo presente

Leia mais

Painel 2 Tipologias de Inspeção Predial

Painel 2 Tipologias de Inspeção Predial Diagnósticos Técnicos e a Preservação de Direitos na Construção Civil Painel 2 Tipologias de Inspeção Predial Palestrante: ALEXANDRE JUNQUEIRA GOMIDE Realização Apoio Técnico Apoio Institucional Compra

Leia mais

PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES NOS EMPRENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS.

PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES NOS EMPRENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 06/12/2018 PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES NOS EMPRENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS. I. Art. 55 Lei nº. 13.097/15: A ação revocatória (pessoal reipersecutória)

Leia mais

SENTENÇA. Afirmam que adquiriram imóvel na planta junto à requerida em 8 de novembro de 2013.

SENTENÇA. Afirmam que adquiriram imóvel na planta junto à requerida em 8 de novembro de 2013. fls. 144 SENTENÇA Processo Digital nº: 1004129-65.2016.8.26.0068 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Paulo Roberto Mazurega e outro Requerido:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 241 SENTENÇA Processo nº: 1014773-68.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum Requerente: e outro Requerido: Brookfield São Paulo Empreendimentos Imobiliários S.A. Juíz de Direito: Dr. Fernando

Leia mais

lauda 1

lauda 1 fls. 147 SENTENÇA Processo Digital nº: 1069138-72.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Fernanda Avallone Giaconi e outro Requerido:

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 20 de fevereiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. São Paulo, 20 de fevereiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica fls. 329 Registro: 2017.0000094886 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1045759-39.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante J.B.S. (JUSTIÇA GRATUITA), são

Leia mais

ROTA JURÍDICA. Jéssica Policena Peres

ROTA JURÍDICA. Jéssica Policena Peres ROTA JURÍDICA Jéssica Policena Peres Com o superendividamento dos consumidores, desemprego em alta e o contexto de crise econômica vivenciada pelo país nestes últimos anos, muitos consumidores enfrentam

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GILBERTO LEME (Presidente), MORAIS PUCCI E FLAVIO ABRAMOVICI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GILBERTO LEME (Presidente), MORAIS PUCCI E FLAVIO ABRAMOVICI. Registro: 2019.0000558182 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível n.º 1031962-88.2017.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante SILVERSTONE EMPREENDIMENTOS

Leia mais

O ITBI NA BASE DE CÁLCULO DE IMÓVEL EM CONSTRUÇÃO

O ITBI NA BASE DE CÁLCULO DE IMÓVEL EM CONSTRUÇÃO O ITBI NA BASE DE CÁLCULO DE IMÓVEL EM AUTOR: BERNARDO LEANDRO BRACHER E SILVA, Advogado, Sócio do Escritório BRACHER & DINIZ ADVOGADOS Um cliente consultou o escritório acerca da possibilidade de se recolher

Leia mais

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Interpretação / Revisão de Contrato

SENTENÇA. Processo Digital nº: Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Interpretação / Revisão de Contrato fls. 192 SENTENÇA Processo Digital nº: 1026976-02.2015.8.26.0002 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Interpretação / Revisão de Contrato Requerente: Bruna Della Flora Requerido: Santo Evaristo Empreendimentos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 152 Registro: 2017.0000534243 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009150-33.2015.8.26.0011, da Comarca de São Paulo, em que é apelante JOABES FERNANDES DE SANT ANA,

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

TABELA DE VENDAS Fevereiro de 2015 Incorporação:

TABELA DE VENDAS Fevereiro de 2015 Incorporação: TABELA DE VENDAS Fevereiro de 2015 Incorporação: Página 1 de 5 SPE: OAS 38 Empreendimentos Imobiliários SPE LTDA EMPREENDIMENTO: VERMONT PASSEO VILA MARIANA ENDEREÇO: Rua Embaixador Garcia,184, Vila Mariana

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000606784 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1024918-52.2016.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante BIG TOP 2 INCORPORADORA LTDA.,

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores DONEGÁ MORANDINI (Presidente sem voto), EGIDIO GIACOIA E VIVIANI NICOLAU.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores DONEGÁ MORANDINI (Presidente sem voto), EGIDIO GIACOIA E VIVIANI NICOLAU. fls. 449 Registro: 2015.0000811614 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1010646-24.2015.8.26.0100, da Comarca de 5 São Paulo, em que é apelante ACCESS CONSULTORIA IMOBILIÁRIA

Leia mais

Cédula de crédito bancário

Cédula de crédito bancário Noções gerais CCB serve para qualquer tipo de operação financeira, não fica restrita à atividades produtivas, como as cédulas de crédito tradicionais (rural, industrial, exportação) Legislação aplicável

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 18 de janeiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. São Paulo, 18 de janeiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica fls. 166 Registro: 2017.0000010635 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1013079-28.2015.8.26.0576, da Comarca de São José do Rio Preto, em que são apelantes SPE BADY 1 EMPREENDIMENTO

Leia mais

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de fls. 164 SENTENÇA Processo nº: 1005919-57.2017.8.26.0001 - Procedimento Comum Requerente: Judith Gonçalves da Silva Requerido: Uniproperties Empreendimentos Imobiliários Ltda. Eximo. Sr. Dr. Juiz Ademir

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Agosto/2019 EDcl nore838.284/rs (RG) Tema 829 Relator(a):Ministro Dias Toffoli Assunto: Discute-se a modulação dos efeitos do julgamento que tratou sobre a validade

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 11ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2015.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº XXXXX-62.2014.8.26.0565, da Comarca de São Caetano do Sul, em que é apelante GAFISA S/A, são apelados ALEXANDRE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº fls. 290 Registro: 2017.0000128836 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1019196-08.2015.8.26.0003, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BROOKFIELD MB GOIÂNIA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

Vistos lauda 1

Vistos lauda 1 fls. 187 SENTENÇA Processo Digital nº: 1136959-93.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Gilson Queiroz da Silva e outro Requerido:

Leia mais

Vistos. Em sua contestação (fls. 108/138), a ré requer, preliminarmente, extinção do lauda 1

Vistos. Em sua contestação (fls. 108/138), a ré requer, preliminarmente, extinção do lauda 1 fls. 224 SENTENÇA Processo Digital nº: 1106979-38.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Cezar Augusto Nakano e outro Requerido: Esser

Leia mais

DISTRATOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

DISTRATOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL DISTRATOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Arthur Rios Júnior Advogado imobiliário e da construção; Sócio da Arthur Rios Advogados Associados; Especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Cândido

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2016.0000791737 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1014094-71.2016.8.26.0002, da Comarca de, em que é apelante TABOÃO EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO SPE S.A, são apelados

Leia mais

SENTENÇA. Foi deferida a tutela antecipada (fls. 77).

SENTENÇA. Foi deferida a tutela antecipada (fls. 77). fls. 158 SENTENÇA Processo Digital nº: 1014104-44.2018.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Dalton Silva Ferreira de Andrade e outro

Leia mais

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE LEGALE TROCA - Conceito - Disposições comuns e próprias DOAÇÃO - Conceito - Espécies - Restrições - Revogação LOCAÇÃO DE COISAS Conceito Locação de garagens PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Conceito Diferenças com

Leia mais

Cartilha Informativa da AMSPA

Cartilha Informativa da AMSPA Cartilha Informativa da AMSPA www.amspa.org.br A AMSPA, uma instituição pioneira na defesa dos interesses nos mutuários da casa própria bem como dos promissários compradores de imóveis na planta, pretende

Leia mais

DISTRATOS NOS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS DAS DECISÕES JUDICIAIS

DISTRATOS NOS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS DAS DECISÕES JUDICIAIS DISTRATOS NOS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS DAS DECISÕES JUDICIAIS OS BENEFÍCIOS CRIADOS APÓS: Alienação Fiduciária (Lei 9.514/1997) Patrimônio de Afetação (Lei 10.931/2004)

Leia mais

Vistos. 1018XXX lauda 1

Vistos. 1018XXX lauda 1 fls. 176 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe Assunto: Requerente: Requerido: 1018XXX-71.2015.8.26.0564 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Jesus C. L. e outros Acs Beta

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 12ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Nas próximas páginas, vamos falar um pouco mais sobre os principais pontos a que você deve se atentar na hora de assinar o contrato.

Nas próximas páginas, vamos falar um pouco mais sobre os principais pontos a que você deve se atentar na hora de assinar o contrato. Você escolheu o imóvel dos seus sonhos. Queremos que você aproveite ao máximo esse momento e, para isso, preparamos este material com dicas que buscam facilitar a compreensão do conteúdo do contrato. Nas

Leia mais