Tomada de decisão quanto ao mix de produção diante de um fator restritivo na capacidade produtiva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tomada de decisão quanto ao mix de produção diante de um fator restritivo na capacidade produtiva"

Transcrição

1 Tomada de decisão quanto ao mix de produção diante de um fator restritivo na capacidade produtiva Reginaldo da Silva Souza Centro Universitário UNIS-MG RESUMO: Este artigo tem por finalidade a identificação das variações do ponto de equilíbrio contábil e no resultado econômico de uma empresa diante da decisão da composição de seu mix de produtos. Estudou-se, também, a possibilidade de maximização dos resultados ou a sua regressão e as dificuldades enfrentadas pelos gestores no momento da tomada de decisão. O referencial teórico pesquisado para elaboração do trabalho foi baseado na tomada de decisões do mix de produtos, na teoria das restrições, observando possíveis fatores restritivos da capacidade produtiva, na margem de contribuição e no ponto de equilíbrio contábil. Em seguida procedeu-se uma simulação de caso com a adaptação dos dados da empresa Texcel Company, proposto pelos autores Atkinson, et al. (2000), em seu livro Contabilidade Gerencial. A análise do ponto de equilíbrio contábil e do resultado da empresa Texcel Company é apresentada em sete passos diante de duas propostas para produção e venda do composto de produtos da empresa. A análise possibilitou observar que a alteração no mix de produção pode trazer resultados negativos para organização. Palavras-chaves: Tomada de Decisão. Mix de produtos. Restrição da capacidade produtiva. Ponto de equilíbrio contábil. ABSTRACT: This article aims to identify the changes in accounting and balance the outcome of a company's decision on the composition of its product mix, maximizing the possibility of checking the results or its regression and the difficulties faced by managers when decisionmaking. The theoretical search for the preparation of this study was based on the decision making of the product mix, the theory of constraints, noting possible constraining factors of production capacity, the contribution margin and balance sheet. The analysis of the equilibrium point and the result of the accounting firm Texcel Company is presented in seven steps forward two proposals for production and sale of compost products company. The analysis allowed to observe the change in product mix can bring negative results to the organization. Keywords: Decision Making. Product mix. Restriction of productive capacity. Balance sheet.

2 1. INTRODUÇÃO A tomada de decisão nas organizações está relacionada à adoção de melhores práticas, as oportunidades e ameaças visualizadas em seu cotidiano. Nesse mesmo sentido, a tomada de decisão do mix de produção e a consideração dos fatores restritivos da empresa são extremamente importantes para o sucesso ou fracasso de uma organização. Assim, o artigo pretende responder a seguinte questão: quais implicações no ponto de equilíbrio contábil e no resultado de uma empresa ao determinar o mix de produção, tendo em vista a existência de um fator restritivo na capacidade produtiva? O objetivo desse artigo é verificar a variação do ponto de equilíbrio contábil e do resultado de uma empresa multiprodutos de acordo com composição do mix de produtos, analisando a possibilidade de maximização dos resultados ou a sua regressão e as dificuldades enfrentadas pelos gestores no momento da tomada de decisão. O referencial teórico pesquisado para elaboração do trabalho foi baseado nos itens: tomada de decisões, na teoria das restrições, nos conceitos de margem de contribuição unitária e ponto de equilíbrio contábil. Foi realizado, também, um estudo de caso para análise do ponto de equilíbrio contábil e do resultado da empresa Texcel Company estruturado em sete passos diante de duas propostas para produção e venda do composto de produtos da empresa. A análise possibilitou observar que a alteração no mix de produção pode trazer resultados negativos à organização. 2 METODOLOGIA O estudo fundamentou-se em literaturas sobre os temas: Tomada de Decisão do mix de produtos, Teoria das Restrições - fatores restritivos da capacidade produtiva, margem de contribuição e ponto de equilíbrio contábil. Foi realizada a simulação da receita, do resultado e do ponto de equilíbrio e suas respectivas alterações. A simulação foi realizada com a adaptação dos dados da empresa Texcel Company, proposto pelos autores Atkinson, et al. (2000), em livro Contabilidade Gerencial. Dessa forma, dividiu-se a simulação do caso em sete passos para comparação dos resultados. Na visão de Portela (2004) a melhor forma de se pesquisar é por meio da integração entre os métodos quantitativo e qualitativo, pois para analisar-se com fidedignidade uma situação é necessário o uso de dados estatísticos, bem como de outros dados quantitativos, e também da análise qualitativa dos dados obtidos por meio de instrumentos quantitativos. Os dados foram organizados em planilhas no Microsoft Excel, para facilitar os cálculos e as análises por meio de gráficos. Ao final da simulação dos dados realizou-se a comparação entre a margem de contribuição, resultado e margem de contribuição da empresa Texcel Company.

3 3 REFERENCIAL TEÓRICO 3.1 Tomada de Decisão do mix de produtos A tomada de decisão nas organizações requerem informações, análise e principalmente, previsão dos resultados. Moreira supõe que: [...] a decisão deva ser tomada no presente, mas os seus efeitos serão sentidos ao longo do tempo. As informações disponíveis são frequentemente constituídas de dados de diversos graus de precisão: alguns são conhecidos com certeza, outros são estimados com certo cuidado e, finalmente, poderão existir dados cuja precisão deixa muito a desejar. São cercados de incertezas e referem-se normalmente a eventos de um período futuro sobre os quais o tomador de decisão tem pouca ou nenhuma influência (MOREIRA,1993, p.129) Ainda de acordo com o autor sempre existirão particularidades que nenhum aprendizado formal pode prever, fazendo com que se abra um amplo espaço para raciocínio, o julgamento e, não raras vezes, o bom senso do tomador de decisão. Nélo afirma que a tomada de decisão da composição do mix de produtos deve: Considerar fatores internos e externos à empresa. Os externos referem-se principalmente aos preços dos produtos, empresas competidoras, produtos substitutos, produtos complementares, canais de distribuição, fornecedores, clientes, localização industrial, impostos, taxas de juros dentre outros. Os fatores internos estão relacionados principalmente ao uso da capacidade industrial, à oferta (preços e quantidades) de matérias-primas, de recursos humanos, aos produtos conjuntos etc. Observe-se que os fatores externos causam impactos nos preços dos produtos finais e dos insumos, enquanto os internos influenciam principalmente o custo de produtos. Em suma, a determinação do mix de produtos influencia diretamente a competitividade empresarial. (NELO, 2008, p. 17) Cabe aos gestores identificar oportunidades, analisar fatores internos e externos e definir o composto de produtos que oferecerá o melhor retorno à organização. 3.2 Teoria das Restrições: Análise dos fatores restritivos da capacidade produtiva Em muitas organizações a existência de recursos limitantes na capacidade produtiva requer uma análise crítica para definição do que produzir e qual a quantidade a ser produzida. De acordo com Nélo (2008, p. 18) Uma restrição normalmente refere-se a algo com certas limitações. No âmbito empresarial, Guerreiro (1999, p. 35) menciona que a restrição é qualquer elemento que limita um sistema no cumprimento da meta empresarial: ganhar dinheiro. De acordo com Martins:

4 a) todo sistema possui, no mínimo, um fator de restrição; b) o conhecimento do valor da margem de contribuição por unidade do fator limitante é mais importante que o conhecimento da margem de contribuição por unidade produzida; c) o custo de mão-de-obra direta é fixo, assim como são fixos todos os custos indiretos; e) capacidade ociosa é desejável nos recursos que não representem restrições ou gargalos; e f) deve-se administrar o equilíbrio do fluxo do processo, não a capacidade dos recursos etc. (MARTINS, 2003, p.138) Nélo (2008) complementa que a TOC (Theory of Constraints), ou teoria das restrições, tem como premissa básica que a gestão de produção deve ser administrada a partir das restrições, e os recursos não limitativos são desprezados. Essa teoria considera cinco passos básicos para solucionar problemas no processo produtivo: 1º Passo: Identificar as restrições do sistema; 2º Passo: Explorar as restrições maximizando os recursos limitativos. Maximizar as restrições tendo como parâmetro a ordem decrescente dos throughput 1 dos itens que compõem o mix de produtos. 4º Passo: Superar as restrições do sistema. 5º Passo: Caso das restrições não sejam exploradas, retorna-se ao primeiro passo. (NÉLO, 2008, p. 64) Dessa forma, a não consideração da questão dos recursos restritivos da capacidade, pode facilmente levar a conclusões equivocadas (CORRÊA; CORRÊA, 2007) 3.3 Margem de Contribuição A margem de contribuição é a diferença entre a receita e o custo variável de cada produto. É o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou e lhe pode ser imputado sem erro. (PADOVEZE, 2008) De acordo com Nélo (2008, p. 42): Representa a diferença entre o preço de venda deduzido dos custos e o de despesas variáveis. Se não houver variação de preço pode haver variação na margem de contribuição decorrente do método de custeio aplicado. As despesas variáveis integram o cálculo da margem de contribuição, mas não compõem o custo do produto. Os custos são sacrifícios de ativos em função da produção e as despesas são sacrifícios de ativos em função das vendas. Os gastos em função das vendas já são realizados e se a empresa estocar produtos nem todo custo é realizado. A margem de contribuição, considerada como informação útil para a contabilidade gerencial, somente é possível no custeio variável (direto), pois nele os custos fixos não são apropriados ao produto, eles são inseridos integral e diretamente no resultado. 1 Troughput: significa recursos limitativos versus margem de contribuição. A margem de contribuição varia em função das premissas conceituais do sistema de custeio. (NÉLO, 2008)

5 Isto proporciona uma melhor análise do custo do produto, não incorrendo em problemas de critérios e formas de rateio dos custos indiretos aos produtos fabricados e vendidos. (CARVALHO, 2011) 3.4 Ponto de Equilíbrio Contábil É também denominado de ponto de ruptura, ou, ainda break-even-point. Nasce da conjugação dos custos totais com as receitas totais. (MARTINS, 2003) É o ponto aonde o custo total e as receita total se igualam. A partir deste ponto a empresa entra na área da lucratividade, e abaixo dele na área de prejuízo. De acordo com Padoveze (2008, p. 367) a informação do ponto de equilíbrio da empresa, tanto do total global, como por produto individual, é importante porque identifica o nível mínimo de atividade em que a empresa ou cada divisão de operar A figura abaixo ilustra o ponto equilíbrio, destacando que antes do atingimento do ponto de equilíbrio a empresa opera com prejuízo e que após o alcance de ponto a empresa passa a operar com lucro. CUSTO/ RECEITA $ RT PE LUCRO CT PREJUÍZO CF VOLUME DA PRODUÇÃO un. ou VENDAS - $ Legenda: PE = Ponto de Equilíbrio RT = Receita Total CT = Custo Total (CF + CV) CV = Custo mais Despesa Variável CF = Custo mais Despesa Fixa PV = Preço de Venda u = Volume ou Produção em unidades Figura 1 Ponto de Equilíbrio contábil Fonte: Carvalho (2011)

6 A análise do Ponto de Equilíbrio é fundamental nas decisões referente a investimentos, nos planejamentos de controle do resultado, no lançamento ou descontinuidade de produtos ou serviços e para análise das modificações do preço de venda conforme o comportamento do mercado. 4 SIMULAÇÃO DO CASO A simulação do caso foi dividida em sete passos para melhor apresentação e comparação dos resultados. O primeiro passo foi levantar as informações dos produtos confeccionados pela empresa, bem como, o seu orçamento de produção para o período, levando-se em consideração que a capacidade de produção é limitada pelas horas das máquinas utilizadas no processo produtivo à quantidade de horas/máquinas, e finalmente, os custos e despesas gastos para esse nível de produção. A Texcel Company fabrica cinco tipos de artigos de vestuário. A tabela 1 a seguir apresenta a primeira proposta de orçamento de produção e expectativa de vendas para o terceiro trimestre de Tipos de Vestuário Tipos de Roupa Produção Orçada Camisas Vestidos Saias Blusas Calças Total de Unidades Tabela 1 Orçamento de produção em quantidades para o 3º trimestre de 2011 Horas de Máquina por Unidade Produção em Unidades Total de Horas de Máquinas Necessárias Camisas 0, Vestidos 0, Saias 0, Blusas 0, Calças 0, Totais Figura 2 Horas de máquina necessárias Os custos dos materiais diretos estão baseados em estimativas de seu consumo e preços. Os funcionários do corte, da costura e do empacotamento são pagos com base em uma taxa por peça. Dessa forma, o segundo passo foi determinar o custo unitário de peça do vestuário, conforme demonstrado na tabela 2. Itens Camisas Vestidos Saias Blusas Calças Materiais Diretos: Têxtil $1,80 $6,00 $4,00 $2,00 $4,50

7 Suprimentos $0,20 $0,90 $0,60 $0,40 $0,60 Mão-de-Obra Direta: Corte $1,00 $1,50 $1,00 $1,00 $1,00 Costura $0,80 $1,80 $1,00 $0,80 $1,00 Inspeção $0,15 $0,15 $0,15 $0,15 $0,15 Empacotamento $0,05 $0,05 $0,05 $0,05 $0,05 Apoio Industrial: Utilidades $0,03 $0,03 $0,03 $0,03 $0,03 Administração da Fábrica $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 Manutenção de Máquina $0,02 $0,02 $0,02 $0,02 $0,02 Depreciação de Máquina $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 Manutenção das Instalações $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 Depreciação das Instalações $0,03 $0,03 $0,03 $0,03 $0,03 Totais $4,20 $10,60 $7,00 $4,60 $7,50 Tabela 3 Custo unitário do produto O terceiro passo foi determinar a margem de contribuição unitária, a margem de contribuição por hora máquinas e o resultado da empresa levando-se em consideração à quantidade de peças produzidas. Tipo de Vestuário Camisas Vestidos Saias Blusas Calças Preço por Unidade $5,00 $15,20 $9,00 $8,00 $11,00 Tabela 4 Preço por unidade Itens Camisas Vestidos Saias Blusas Calças 1)Preço por Unidade 5 15, ) (-) Custos Variáveis por Unidade Tecidos (Têxtil) 1, ,5 Suprimentos (Materiais) 0,2 0,9 0,6 0,4 0,6 MOD-Corte 1 1, MOD-Costura 0,8 1,8 1 0,8 1 MOD-Inspeção 0,15 0,15 0,15 0,15 0,15 MOD-Embalagem 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 3) Total dos Custos Variáveis 4 10,4 6,8 4,4 7,3 4) Margem de Contribuição por Unidade (1-3) 1 4,8 2,2 3,6 3,7 5) Horas de Máquinas por Unidade 0,4 0,8 0,5 0,4 0,5 6) Margem de Contribuição por Hora/Máquina (4/5) 2,5 6 4,4 9 7,4 7) Produção Orçada ) Margem de Contribuição Orçada (4x7) ) Horas Máquinas Utilizadas Receita total ,00

8 Margem de Contribuição Total ,00 (-) Custos Fixos e despesas fixas ,00 Lucro Previsto ,00 Ponto de equilíbrio contábil ,72 Tabela 5 Análise do resultado com base na primeira proposta de orçamento de produção O quarto passo foi levantar os dados da segunda proposta de orçamento de produção para o terceiro trimestre de 2011, levando-se em consideração que a capacidade de produção é limitada pelas horas das máquinas utilizadas no processo produtivo à quantidade de horas/máquinas, e finalmente, os custos e despesas gastos para esse nível de produção. Utilizando-se da análise da margem de contribuição unitária simples, propôs-se o aumento de unidades na produção de vestidos que apresentou a melhor margem de contribuição unitária, em contrapartida, tendo em vista o fator limitante, foi necessária a redução da quantidade produzida de outro produto e nesse momento optou-se pela redução do produto blusas que apresentava a terceira melhor margem de contribuição. Considera-se que a expectativa de vendas seja equivalente à quantidade produzida. Tipos de Roupa Produção Orçada Camisas Vestidos Saias Blusas Calças Total de Unidades Tabela 6 Segunda proposta de orçamento de produção em quantidades para o 3º trimestre de 2011 Tipos de Vestuário Horas de Máquina Produção em Total de Horas de por Unidade Unidades Máquinas Necessárias Camisas 0, Vestidos 0, Saias 0, Blusas 0, Calças 0, Totais Tabela 7 Horas de máquina necessárias para segunda proposta de orçamento de produção Os custos dos materiais diretos estão baseados em estimativas de seu consumo e preços. Os funcionários do corte, da costura e do empacotamento são pagos com base em uma taxa por peça. Os gastos totais das atividades de apoio são de $ por trimestre. Dessa forma o quinto passo foi determinar o custo unitário de peça do vestuário. Itens Camisas Vestidos Saias Blusas Calças Materiais Diretos: Têxtil $1,80 $6,00 $4,00 $2,00 $4,50 Suprimentos $0,20 $0,90 $0,60 $0,40 $0,60 Mão-de-Obra Direta: Corte $1,00 $1,50 $1,00 $1,00 $1,00

9 Costura $0,80 $1,80 $1,00 $0,80 $1,00 Inspeção $0,15 $0,15 $0,15 $0,15 $0,15 Empacotamento $0,05 $0,05 $0,05 $0,05 $0,05 Apoio Industrial: Utilidades $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 Administração da Fábrica $0,05 $0,05 $0,05 $0,05 $0,05 Manutenção de Máquina $0,02 $0,02 $0,02 $0,02 $0,02 Depreciação de Máquina $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 Manutenção das Instalações $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 $0,04 Depreciação das Instalações $0,03 $0,03 $0,03 $0,03 $0,03 Totais $4,22 $10,62 $7,02 $4,62 $7,52 Tabela 8 Custo unitário do produto O sexto passo foi determinar a margem de contribuição unitária, a margem de contribuição por hora máquinas e o resultado da empresa levando-se em consideração à quantidade de peças produzidas. Itens Camisas Vestidos Saias Blusas Calças 1)Preço por Unidade 5 15, ) (-) Custos Variáveis por Unidade Tecidos (Têxtil) 1, ,5 Suprimentos (Materiais) 0,2 0,9 0,6 0,4 0,6 MOD-Corte 1 1, MOD-Costura 0,8 1,8 1 0,8 1 MOD-Inspeção 0,15 0,15 0,15 0,15 0,15 MOD-Embalagem 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 3) Total dos Custos Variáveis 4 10,4 6,8 4,4 7,3 4) Margem de Contribuição por Unidade (1-3) 1 4,8 2,2 3,6 3,7 5) Horas de Máquinas por Unidade 0,4 0,8 0,5 0,4 0,5 6) Margem de Contribuição por Hora/Máquina (4/5) 2,5 6 4,4 9 7,4 7) Produção Orçada ) Margem de Contribuição Orçada (4x7) ) Horas Máquinas Utilizadas Receita total ,00 Margem de Contribuição Total ,00 (-) Custos Fixos e despesas fixas ,00 Lucro Previsto ,00 Ponto de equilíbrio contábil ,01 Tabela 9 Análise do resultado com base na segunda proposta de orçamento de produção

10 O sétimo passo foi comparar graficamente as alterações na receita, no resultado e no ponto de equilíbrio contábil da empresa, conforme demonstrado abaixo. Figura 02 Gráfico comparativo da receita, resultado e ponto de equilíbrio Por meio dos gráficos foi possível verificar que com a alteração do mix de produção da primeira proposta de orçamento de produção para a segunda proposta o faturamento reduziu na ordem de R$4.000,00, houve uma redução de R$12.000,00 no resultado previsto e um aumento do ponto de equilíbrio na ordem de R$2.529,29. 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES Acreditava-se que uma das implicações da alteração do mix de produtos seria o aumento da quantidade a ser vendida para alcance do ponto de equilíbrio contábil e uma redução do resultado da empresa. Essa hipótese foi confirmada pelo estudo de caso, ao alterar a quantidade produzida e vendida de vestidos, que apresentava uma melhor margem de contribuição unitária em detrimento à margem de contribuição unitária aferida pelas blusas, o resultado da empresa passou de R$ ,00 para R$ ,00 e o ponto de equilíbrio da empresa aumentou de R$30.649,72 para R$33.179,01. Pensava-se na existência de dificuldade na tomada de decisão do composto de produtos quando a empresa possui um fator restritivo. Essa hipótese, também, foi confirmada, visto que como a capacidade de produção é limitada, a empresa teve de reduzir a produção de blusas para produzir vestidos, para adequação à segunda proposta de produção. Esperava-se melhorar os resultados da Texcel Company ao aumentar o volume produzido de vestidos, que

11 apresentava uma melhor margem de contribuição unitária em detrimento à margem de contribuição unitária aferida pelas blusas, porém os resultados obtidos não comprovaram a expectativa da empresa. E por último, imaginava-se que uma das implicações da alteração do mix de produtos seria a redução da quantidade a ser vendida para obtenção do ponto de equilíbrio contábil e um aumento do resultado da organização. Essa hipótese não foi confirmada, pois através da simulação do resultado da empresa e do ponto de equilíbrio contábil foi constada uma redução R$12.000,00 no resultado na empresa e um aumento do ponto de equilíbrio contábil na ordem de R$2.529,29. 6 CONCLUSÃO Nesse artigo, foi realizada uma comparação do resultado da empresa e do seu ponto de equilíbrio contábil, diante de duas propostas de produção e respectiva venda, observando-se a existência um fator restritivo na capacidade produtiva. O resultado obtido na comparação das duas propostas de produção mostrou que a alteração no mix de produção pode trazer resultados negativos para organização, tendo em vista que o fator restritivo na capacidade produtiva não foi considerado no momento de tomar a decisão do composto de produtos. Sendo assim, a análise simples da margem de contribuição pode não ser informação suficiente para decisão da composição de produção das empresas que trabalham com multiprodutos. Esse estudo ilustra o princípio básico usado para tomar decisões sobre mix de produtos a curto prazo, quando os preços não serão alterados pelas quantidades vendidas. De acordo com os resultados observados pode-se afirmar que os gestores necessitam analisar outros fatores antes de tomar as decisões do composto de produção. Nesse caso, o fator restritivo na capacidade produtiva é fator determinante para o resultado da organização. Dessa forma, para maximização dos resultados e melhor tomada de decisões é importante analisar a margem de contribuição unitária por fator restritivo, além de outros fatores que não foram analisados nesse artigo como demanda do mercado, entre outros. 7 REFERÊNCIAS ATKINSON, Anthony et al. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, CARVALHO, Fábio Luiz de. Análise de Custos e Formação de Preços ACF. [S.I. : s.n.], CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, GUERREIRO, R. A meta da empresa. São Paulo: Atlas, MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003

12 MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, NÉLO, Ana Maria. Decisão de mix de produtos: comparando a Teoria das Restrições, o Custeio Baseado em Atividades e o Modelo Geral com utilização de custos discricionários. São Paulo, p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Disponível em: < Acesso em: 23 abr PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 5. ed. São Paulo: Atlas, PORTELA, Girlene Lima. Abordagens teórico-metodológicas: pesquisa qualitativa ou quantitativa? Eis a questão. Projeto de Pesquisa no ensino de Letras para o Curso de Formação de Professores da UEFS, 2004.

TOMADA DE DECISÃO QUANTO AO MIX DE PRODUÇÃO DIANTE DE UM FATOR RESTRITIVO NA CAPACIDADE PRODUTIVA

TOMADA DE DECISÃO QUANTO AO MIX DE PRODUÇÃO DIANTE DE UM FATOR RESTRITIVO NA CAPACIDADE PRODUTIVA TOMADA DE DECISÃO QUANTO AO MIX DE PRODUÇÃO DIANTE DE UM FATOR RESTRITIVO NA CAPACIDADE PRODUTIVA Reginaldo da Silva Souza - Pós-graduando em Gestão Empresarial pela FACECA. Me. Fábio de Carvalho - Orientador

Leia mais

Custos para Tomada de Decisões. Terminologia e Conceitos: comportamento dos custos, ponto de equilíbrio e margem de contribuição

Custos para Tomada de Decisões. Terminologia e Conceitos: comportamento dos custos, ponto de equilíbrio e margem de contribuição Custos para Tomada de Decisões Terminologia e Conceitos: comportamento dos custos, ponto de equilíbrio e margem de contribuição Exemplo Planilha de Custos Quantidade Vendida 10.000 12.000 Item de Custo

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

Resumo Aula-tema 07: Gestão de Custos

Resumo Aula-tema 07: Gestão de Custos Resumo Aula-tema 07: Gestão de Custos Vimos até então que a gestão contábil e a gestão financeira são de extrema importância para decisões gerenciais, pois possibilitam ao pequeno gestor compreender as

Leia mais

Gestão de Custos. Aula 6. Contextualização. Instrumentalização. Profa. Me. Marinei Abreu Mattos. Vantagens do custeio variável

Gestão de Custos. Aula 6. Contextualização. Instrumentalização. Profa. Me. Marinei Abreu Mattos. Vantagens do custeio variável Gestão de Custos Aula 6 Contextualização Profa. Me. Marinei Abreu Mattos Instrumentalização Tomar decisões não é algo fácil, por isso a grande maioria dos gestores procuram utilizar as mais variadas técnicas

Leia mais

COMO ANALISAR E TOMAR DECISÕES ESTRATÉGICAS COM BASE NA ALAVANCAGEM FINANCEIRA E OPERACIONAL DAS EMPRESAS

COMO ANALISAR E TOMAR DECISÕES ESTRATÉGICAS COM BASE NA ALAVANCAGEM FINANCEIRA E OPERACIONAL DAS EMPRESAS COMO ANALISAR E TOMAR DECISÕES ESTRATÉGICAS COM BASE NA ALAVANCAGEM FINANCEIRA E OPERACIONAL DAS EMPRESAS! O que é alavacagem?! Qual a diferença entre a alavancagem financeira e operacional?! É possível

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU PRIAD ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS. Nome: RA: Turma: Assinatura:

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU PRIAD ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS. Nome: RA: Turma: Assinatura: UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU PRIAD ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS Nome: RA: Turma: Assinatura: EXERCÍCIO 1 Classifique os itens abaixo em: Custos, Despesas ou Investimentos a) Compra de Matéria Prima b) Mão de

Leia mais

O Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável

O Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável O Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável por Carlos Alexandre Sá Existem três métodos de apuração dos Custos das Vendas 1 : o método de custeio por absorção, o método de custeio

Leia mais

O que é Custo de Oportunidade?

O que é Custo de Oportunidade? O que é Custo de Oportunidade?! Conceito de custo de oportunidade! Cuidados na utilização do custo de oportunidade! Aplicações do custo de oportunidade Paulo Dragaud Zeppelini Mestre em Controladoria e

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

EXERCÍCIOS EXTRAS COM RESPOSTA GESTÃO DE CUSTOS

EXERCÍCIOS EXTRAS COM RESPOSTA GESTÃO DE CUSTOS EXERCÍCIOS EXTRAS COM RESPOSTA GESTÃO DE CUSTOS SUMÁRIO 1 Exercício 01...2 2 Exercício 02 - O caso da Empresa Equilibrada....4 3 Exercício 03...5 4 Exercício 04...6 5 Exercício 05...7 6 Exercício 06...9

Leia mais

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA 1 CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA O Sr. Roberval, proprietário de uma pequena indústria, sempre conseguiu manter sua empresa com um bom volume de vendas. O Sr. Roberval acredita que uma empresa, para ter sucesso,

Leia mais

OS EFEITOS DOS CUSTOS NA INDÚSTRIA

OS EFEITOS DOS CUSTOS NA INDÚSTRIA 3 OS EFEITOS DOS CUSTOS NA INDÚSTRIA O Sr. Silva é proprietário de uma pequena indústria que atua no setor de confecções de roupas femininas. Já há algum tempo, o Sr. Silva vem observando a tendência de

Leia mais

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade II ANÁLISE DE CUSTOS

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade II ANÁLISE DE CUSTOS Profa. Ma. Divane A. Silva Unidade II ANÁLISE DE CUSTOS A disciplina está dividida em 02 unidades. Unidade I 1. Custos para Controle 2. Departamentalização 3. Custo Padrão Unidade II 4. Custeio Baseado

Leia mais

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND Aspectos Sociais de Informática Simulação Industrial - SIND Jogos de Empresas Utilizada com sucesso para o treinamento e desenvolvimento gerencial Capacita estudantes e profissionais de competência intelectual

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

ANÁLISE AVANÇADA DO PONTO DE EQUILÍBRIO DE UMA EMPRESA

ANÁLISE AVANÇADA DO PONTO DE EQUILÍBRIO DE UMA EMPRESA ANÁLISE AVANÇADA DO PONTO O que é Ponto de Equilíbrio? Quais são as hipóteses consideradas para análise do Ponto de Equilíbrio? Como determinar as várias modalidades do Ponto de Equilíbrio? Como elaborar

Leia mais

CAP. 4b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA

CAP. 4b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA CAP. b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA A influência do Imposto de renda Do ponto de vista de um indivíduo ou de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma Análise de investimentos, é o que se ganha

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

GESTÃO DE ESTOQUES. Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler

GESTÃO DE ESTOQUES. Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler GESTÃO DE ESTOQUES Gestão Pública - 1º Ano Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 4 Prof. Rafael Roesler Sumário Gestão de estoque Conceito de estoque Funções do estoque Estoque de segurança

Leia mais

A ACVL está baseada numa série de supostos simplificadores, dentre os quais cabe mencionar os seguintes:

A ACVL está baseada numa série de supostos simplificadores, dentre os quais cabe mencionar os seguintes: ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO Sabe-se que o processo de planejamento empresarial envolve a seleção de objetivos, bem como a definição dos meios para atingir tais objetivos. Neste sentido, cabe assinalar que

Leia mais

ORÇAMENTO ESTÁTICO x ORÇAMENTO FLEXÍVEL ORÇAMENTO

ORÇAMENTO ESTÁTICO x ORÇAMENTO FLEXÍVEL ORÇAMENTO ORÇAMENTO ESTÁTICO x ORÇAMENTO FLEXÍVEL ORÇAMENTO É a etapa do processo do planejamento estratégico em que se estima (projeta) e determina a melhor relação entre resultados e despesas para atender às necessidades

Leia mais

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção)

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção) Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Engenharia de Produção Custos Industriais Aplicação de Custos Diretos e Indiretos Luizete Fabris Introdução tema. Assista à videoaula do professor

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Humberto Façanha Rosa Prestes

Humberto Façanha Rosa Prestes Cálculo dos custos e análise da rentabilidade em laboratórios clínicos Modelo CUSTO CERTO Humberto Façanha Rosa Prestes 6/10/2008 1 Perguntas que o gestor do laboratório deve responder: Quanto custa cada

Leia mais

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção 2.1. Custo de Oportunidade Conforme vínhamos analisando, os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas ilimitadas,

Leia mais

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br GESTÃO ORÇAMENTÁRIA João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br EMPRESAS OBJETIVOS INDIVIDUAIS em instituições de Saúde devido as corporações profissionais, que detém graus de autonomia diferenciados,

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

GESTÃO DE CUSTOS NA AUTARQUIA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA COORDENADORIA REGIONAL DE BAMBUÍ-MG DO INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA

GESTÃO DE CUSTOS NA AUTARQUIA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA COORDENADORIA REGIONAL DE BAMBUÍ-MG DO INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA GESTÃO DE CUSTOS NA AUTARQUIA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA COORDENADORIA REGIONAL DE BAMBUÍ-MG DO INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA Uellington CORRÊA; Érik DOMINIK * CEFET Bambuí; CEFET Bambuí RESUMO

Leia mais

Engenharia Econômica. Introdução à Engenharia de Produção

Engenharia Econômica. Introdução à Engenharia de Produção Engenharia Econômica Introdução à Engenharia de Produção Demanda e Capacidade Após a determinação da localização da empresa Planejamento quanto à capacidade ( tamanho da empresa) Deve-se definir o Nível

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

MÉTODOS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO COM A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA CALCULADORA HP12C E PLANILHA ELETRÔNICA

MÉTODOS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO COM A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA CALCULADORA HP12C E PLANILHA ELETRÔNICA 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 MÉTODOS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO COM A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA CALCULADORA HP12C E PLANILHA ELETRÔNICA Amanda de Campos Diniz 1, Pedro José Raymundo 2

Leia mais

Teoria da Decisão MÉTODOS QUANTITATIVOS DE GESTÃO

Teoria da Decisão MÉTODOS QUANTITATIVOS DE GESTÃO Teoria da Decisão MÉTODOS QUANTITATIVOS DE GESTÃO INTRODUÇÃO Todo problema de decisão envolve julgamento sobre um conjunto conhecido de alternativas; Informações Disponíveis (Dados) Conhecidos com certeza;

Leia mais

Prof. Paulo Arnaldo Olak olak@uel.br

Prof. Paulo Arnaldo Olak olak@uel.br 6C0N021 Contabilidade Gerencial Prof. Paulo Arnaldo Olak olak@uel.br Programa da Disciplina Introdução e delimitações Importância da formação do preço de venda na gestão do lucro. Principais elementos

Leia mais

Custos fixos São aqueles custos que não variam em função das alterações dos níveis de produção da empresa. Exemplo: aluguel depreciação

Custos fixos São aqueles custos que não variam em função das alterações dos níveis de produção da empresa. Exemplo: aluguel depreciação 1 Alguns conceitos de custos... gasto, despesa ou custo? Gasto: Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou qualquer serviço 1. Investimento: Gasto ativado em função

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

TEORIA DAS RESTRIÇÕES: PRINCIPAIS CONCEITOS E APLICAÇÃO PRÁTICA

TEORIA DAS RESTRIÇÕES: PRINCIPAIS CONCEITOS E APLICAÇÃO PRÁTICA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: PRINCIPAIS CONCEITOS E APLICAÇÃO PRÁTICA Peter Wanke, D.Sc. Introdução A Teoria das Restrições, também denominada de TOC (Theory of Constraints) é um desenvolvimento relativamente

Leia mais

SOLUÇÃO EXERCÍCIO CASO HIGIENEX

SOLUÇÃO EXERCÍCIO CASO HIGIENEX UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO - DEPE CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL

Leia mais

Teste de recuperabilidade Impairment test

Teste de recuperabilidade Impairment test 1 Teste de recuperabilidade Impairment test A informação tem sido considerada o principal insumo para a obtenção de um conhecimento maior acerca das decisões que devem ser tomadas no âmbito das organizações.

Leia mais

ANÁLISE FINANCEIRA VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA

ANÁLISE FINANCEIRA VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA ANÁLISE FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS CONTÁBEIS COM OS CONCEITOS FINANCEIROS FLUXO DE OPERAÇÕES E DE FUNDOS VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA Possibilita um diagnóstico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO PREÇO NA EMPRESA

DETERMINAÇÃO DO PREÇO NA EMPRESA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO - DEPE CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL

Leia mais

Ponto de Equilíbrio Contábil

Ponto de Equilíbrio Contábil CONTABILIDADE DE CUSTOS Prof. Viviane da Costa Freitag 3. ANÁLISE CUSTO X VOLUME X LUCRO A análise da relação Custo x Volume x Lucro, busca apresentar o comportamento dos custos e do lucro em função do

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma

função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma 90 6. CONCLUSÃO Segundo a teoria microecônomica tradicional, se as pequenas empresas brasileiras são tomadores de preços, atuam nos mesmos mercados e possuem a mesma função de produção, elas deveriam obter

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE VENDAS

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE VENDAS PLANEJAMENTO E CONTROLE DE VENDAS PLANO DE VENDAS É o alicerce do planejamento periódico numa empresa, pois praticamente todo o restante do planejamento da empresa baseia-se nas estimativas de vendas,

Leia mais

Plataforma da Informação. Finanças

Plataforma da Informação. Finanças Plataforma da Informação Finanças O que é gestão financeira? A área financeira trata dos assuntos relacionados à administração das finanças das organizações. As finanças correspondem ao conjunto de recursos

Leia mais

29/10/2014. Métodos de Custeio TEORIA DA DECISÃO MODELOS DE DECISÃO TEORIA DA MENSURAÇÃO MODELOS DE MENSURAÇÃO. Formas de Custeio

29/10/2014. Métodos de Custeio TEORIA DA DECISÃO MODELOS DE DECISÃO TEORIA DA MENSURAÇÃO MODELOS DE MENSURAÇÃO. Formas de Custeio Gestão de Custos TEORIA DA DECISÃO MODELOS DE DECISÃO Métodos de Custeio TEORIA DA MENSURAÇÃO MODELOS DE MENSURAÇÃO Formas de Custeio TEORIA DA INFORMAÇÃO MODELOS DE INFORMAÇÃO Sistemas de acumulação A

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios

Leia mais

Eliminando todas as suas dúvidas sobre Margem de Contribuição

Eliminando todas as suas dúvidas sobre Margem de Contribuição Eliminando todas as suas dúvidas sobre Margem de Contribuição O que é Margem de Contribuição? Quais as técnicas para o cálculo da Margem de Contribuição? Qual a diferença entre a Margem de Contribuição

Leia mais

Aula 2 Contextualização

Aula 2 Contextualização Economia e Mercado Aula 2 Contextualização Prof. Me. Ciro Burgos Importância de se conhecer o funcionamento dos mercados Diferenciação de mercado Comportamento dos consumidores e firmas; formação de preços;

Leia mais

Módulo Contábil e Fiscal

Módulo Contábil e Fiscal Módulo Contábil e Fiscal Controle de Orçamentos Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Contábil e Fiscal Controle de Orçamentos. Todas informações aqui disponibilizadas foram

Leia mais

O custeio ABC e sua utilização para estudar o preço de venda de produtos em uma empresa alimentícia e outra de bem durável na cidade de Uberlândia

O custeio ABC e sua utilização para estudar o preço de venda de produtos em uma empresa alimentícia e outra de bem durável na cidade de Uberlândia O custeio ABC e sua utilização para estudar o preço de venda de produtos em uma empresa alimentícia e outra de bem durável na cidade de Uberlândia Elaine Gomes Assis (UNIMINAS) elainega@uniminas.br Luciane

Leia mais

Guia de Recursos e Funcionalidades

Guia de Recursos e Funcionalidades Guia de Recursos e Funcionalidades Sobre o Treasy O Treasy é uma solução completa para Planejamento e Controladoria, com o melhor custo x benefício do mercado. Confira alguns dos recursos disponíveis para

Leia mais

COMO ELABORAR UM ORÇAMENTO FLEXÍVEL (GPK GrenzPlanKostenrechnung)

COMO ELABORAR UM ORÇAMENTO FLEXÍVEL (GPK GrenzPlanKostenrechnung) COMO ELABORAR UM ORÇAMENTO FLEXÍVEL (GPK GrenzPlanKostenrechnung) ORÇAMENTO FLEXÍVEL! O que é orçamento flexível?! Qual a principal diferença entre o orçamento flexível e o orçamento empresarial?! Quais

Leia mais

Unidade IV. A necessidade de capital de giro é a chave para a administração financeira de uma empresa (Matarazzo, 2008).

Unidade IV. A necessidade de capital de giro é a chave para a administração financeira de uma empresa (Matarazzo, 2008). AVALIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Unidade IV 7 ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO A necessidade de capital de giro é a chave para a administração financeira de uma empresa (Matarazzo, 2008). A administração

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0405 05 IDENTIFICAÇÃO: Título: ORÇAMENTO EMPRESARIAL Atributo: ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE Processo: PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO O QUE É : É um instrumento de planejamento

Leia mais

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas?

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas? Conceitos de Gestão O intuito desse treinamento, é apresentar aos usuários do software Profit, conceitos de gestão que possam ser utilizados em conjunto com as informações disponibilizadas pelo sistema.

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0401 01 IDENTIFICAÇÃO Título: CONTABILIDADE E EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO DO NEGÓCIO Atributo: ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE Processo: ACOMPANHAMENTO CONTÁBIL O QUE É : Este é

Leia mais

CUSTO FIXO, LUCRO E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO. Atividades Práticas

CUSTO FIXO, LUCRO E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO. Atividades Práticas CUSTO FIXO, LUCRO E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 1 Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V): Atividades Práticas ( ) Os custos fixos são totalmente dependentes dos produtos e volumes de produção executados no período.

Leia mais

Unidade III FINANÇAS EM PROJETO DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade III FINANÇAS EM PROJETO DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade III FINANÇAS EM PROJETO DE TI Prof. Fernando Rodrigues Quando se trabalha com projetos, é necessária a utilização de técnicas e ferramentas que nos auxiliem a estudálos, entendê-los e controlá-los.

Leia mais

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 16 Perguntas Importantes. 16 Respostas que todos os executivos devem saber. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É Sócio-Diretor

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL Data: 10/12/1998 Maurício Lima INTRODUÇÃO Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off).

Leia mais

Nome Número: Série. Jogo de Empresas

Nome Número: Série. Jogo de Empresas Nome Número: Série Jogo de Empresas Competências: Avaliar e analisar informações como estratégicas para tomada de decisão; Habilidades: Caracterizar as informações gerenciais de acordo com a sua aplicação;

Leia mais

Unidade III GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS

Unidade III GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Unidade III 3 CUSTOS DOS ESTOQUES A formação de estoques é essencial para atender à demanda; como não temos como prever com precisão a necessidade, a formação

Leia mais

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS ANACLETO G. 1 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem a finalidade de apuração dos resultados aplicados pelos

Leia mais

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Internacional Custos de transação e prêmios na emissão de títulos e valores mobiliários - Tratamento em face do Pronunciamento Técnico CPC 08 - Exemplos SUMÁRIO

Leia mais

Luciano Silva Rosa Contabilidade 03

Luciano Silva Rosa Contabilidade 03 Luciano Silva Rosa Contabilidade 03 Resolução de três questões do ICMS RO FCC -2010 Vamos analisar três questões do concurso do ICMS RO 2010, da FCC, que abordam alguns pronunciamentos do CPC. 35) Sobre

Leia mais

CAPÍTULO 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, IMPOSTOS, e FLUXO DE CAIXA. CONCEITOS PARA REVISÃO

CAPÍTULO 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, IMPOSTOS, e FLUXO DE CAIXA. CONCEITOS PARA REVISÃO Bertolo Administração Financeira & Análise de Investimentos 6 CAPÍTULO 2 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, IMPOSTOS, e FLUXO DE CAIXA. CONCEITOS PARA REVISÃO No capítulo anterior determinamos que a meta mais

Leia mais

CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA

CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA MARCIO REIS - R.A MICHELE CRISTINE RODRIGUES DE OLIVEIRA R.A 1039074 RENATA COSTA DA SILVA SIMIÃO R.A 1039444 Ciências Contábeis CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA Orientador: Prof.

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES CAPÍTULO 1 Gestão da produção: história, papel estratégico e objetivos Prof. Glauber Santos 1 GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 1.1 Gestão da produção: apresentação Produção

Leia mais

PLANEJAMENTO DE DESPESAS- CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO,DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS VALDIANA SILVEIRA RAFAEL MESQUITA

PLANEJAMENTO DE DESPESAS- CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO,DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS VALDIANA SILVEIRA RAFAEL MESQUITA PLANEJAMENTO DE DESPESAS- CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO,DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS VALDIANA SILVEIRA RAFAEL MESQUITA PLANEJAMENTO E DESPESAS O controle de custos deve estar associado a programas

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING EMENTA (2012) Disciplina: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aspectos introdutórios. Os processos decisórios do consumidor. Diferenças individuais. Processos psicológicos. Influências

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Planejamento e Controle do Lucro

Planejamento e Controle do Lucro Planejamento e Controle do Lucro Prof.ª Dariane R. Fraga Castanheira www.fia.com.br/proced darianer@fia.com.br Prof. Dariane Castanheira 1 Planejamento e Controle Financeiro Objetivo Apresentar os conceitos

Leia mais

ANÁLISE CUSTO - VOLUME - LUCRO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

ANÁLISE CUSTO - VOLUME - LUCRO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. ANÁLISE CUSTO - VOLUME - LUCRO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Thaisa Rodrigues Marcondes 1, Maria Auxiliadora Antunes 2 ¹ Universidade do Vale do Paraíba/Faculdade de Ciências

Leia mais

Auditor Federal de Controle Externo/TCU - 2015

Auditor Federal de Controle Externo/TCU - 2015 - 2015 Prova de Análise das Demonstrações Comentada Pessoal, a seguir comentamos as questões de Análise das Demonstrações Contábeis aplicada na prova do TCU para Auditor de Controle Externo (2015). Foi

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais

SG FOOD (SISTEMA GERÊNCIAL DE LANCHONETES EM GERAL) JUNIOR, M. P.A.; MODESTO, L.R. Resumo

SG FOOD (SISTEMA GERÊNCIAL DE LANCHONETES EM GERAL) JUNIOR, M. P.A.; MODESTO, L.R. Resumo SG FOOD (SISTEMA GERÊNCIAL DE LANCHONETES EM GERAL) JUNIOR, M. P.A.; MODESTO, L.R. Resumo A Tecnologia da Informação (TI) faz parte do cotidiano da sociedade moderna, mesmo as pessoas que não têm acesso

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

ORÇAMENTO EMPRESARIAL ORÇAMENTO EMPRESARIAL PROCESSO ORÇAMENTÁRIO 2 PROCESSO ORÇAMENTÁRIO Em linhas gerais o processo orçamentário consta de três grandes fases: Previsão (Planejamento); Execução; Controle. PROCESSO ORÇAMENTÁRIO

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

GABARITO OTM 09 [ ] [ ] ( ) [ ] O que mostra que e, logo o sistema não possui solução. [ ]

GABARITO OTM 09 [ ] [ ] ( ) [ ] O que mostra que e, logo o sistema não possui solução. [ ] GABARITO OTM 09 Questão 1 a) Observe que o, deste modo o sistema não possui única solução ou não possui solução. Como [ ] [ ] [ ] [ ] O que mostra que e, logo o sistema não possui solução. b) Sim. Basta

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR. Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 *

PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR. Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 * PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR 1 Graduando Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 * 2 Pesquisador - Orientador 3 Curso de Matemática, Unidade Universitária

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze 1 A Controladoria no Processo de Gestão Clóvis Luís Padoveze Cascavel - 21.10.2003 2 1. Controladoria 2. Processo de Gestão 3. A Controladoria no Processo de Gestão 3 Visão da Ciência da Controladoria

Leia mais

Unidade IV PLANEJAMENTO E CONTROLE. Profa. Marinalva Barboza

Unidade IV PLANEJAMENTO E CONTROLE. Profa. Marinalva Barboza Unidade IV PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES Profa. Marinalva Barboza Introdução Esta unidade tem como foco os custos de estoque. Abordará os vários custos e exercícios de fixação. Custos dos estoques

Leia mais

A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA.

A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA. A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP), EM UMA INDÚSTRIA. KAIHATU, Rodrigo. Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais/ACEG E-mail: rodrigo.hiroshi@hotmail.com

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Entradas a) contas à receber b) empréstimos c) dinheiro dos sócios

FLUXO DE CAIXA. Entradas a) contas à receber b) empréstimos c) dinheiro dos sócios FLUXO DE CAIXA É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais

Leia mais

PRODUÇÃO - Conceitos Iniciais

PRODUÇÃO - Conceitos Iniciais PRODUÇÃO - Conceitos Iniciais 1. Conceito - é a atividade de transformação (processo) de matéria-prima em utilidades necessárias ao consumidor. * Nenhuma organização sobrevive, a menos que produza alguma

Leia mais

Custeio Variável e Margem de Contribuição

Custeio Variável e Margem de Contribuição Tema Custeio Variável e Margem de Contribuição Projeto Curso Disciplina Tema Professora Pós-graduação MBA em Engenharia da Produção Custos Industriais Custeio Variável e Margem de Contribuição Luizete

Leia mais

Planejamento da produção

Planejamento da produção Planejamento da produção Capítulo 3, parte B Sumário Capacidade de produção Elaboração do plano de produção Just-in-time Capacidade de produção O que é capacidade de produção? Capacidade de produção O

Leia mais

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO 1. Uma empresa utiliza tecidos e mão-de-obra na produção de camisas em uma fábrica que foi adquirida por $10 milhões. Quais de seus insumos

Leia mais