SISTEMAS BINÁRIOS ESTELARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS BINÁRIOS ESTELARES"

Transcrição

1 SISTEMAS BINÁRIOS ESTELARES A aioria das estrelas encontra-se e sisteas duplos ou últiplos, estando fisicaente associadas entre si, sob influência de ua ação gravitacional útua. Através do estudo dos sisteas binários, podeos deduzir ua série de iportantes parâetros estelares, tais coo assa, raio, teperatura superficial, período de rotação, etc. A deterinação de tais parâetros é feita a partir de diferentes étodos observacionais, que depende da categoria e que se encontra os sisteas estelares. Vereos a seguir coo se classifica esses sisteas e quais propriedades podeos deduzir do seu estudo. Classificação: Binária: aparente, visual, espectroscópica, eclipsante. Binárias Visuais:Deterinação de Massas Estelares; A relação Massa-Luinosidade Binárias Espectroscópicas:Curva de Velocidade; Função de Massa Binárias Eclipsantes: Curva de Luz, Binárias e contato Bibliografia: Zeilik & Sith, 987 Introductory Astronoy & Astrophysics (cap. ) Chaisson & McMillan, 998 Astronoy: a beginner s guide to the Universe (cap. 0) Zeilik, 976 Astronoy: The Evolving Universe (cap. 4)

2 Capítulo 9. Sisteas Binários Estelares 0 Classificação dos Sisteas Binários Os diferentes tipos de binárias são identificados de acordo co suas características físicas e por otivos observacionais, classificando-as e binárias aparentes, visuais, astroétricas, espectroscópicas e eclipsantes. As estrelas são consideradas binárias aparentes quando não fora u sistea ligado, pois estão a diferentes distâncias do Sol. Coo se encontra na esa linha de visada, devido a u efeito de projeção, aparenteente constitue u par. U sistea duplo só pode ser opticaente detectado se o telescópio tiver ua abertura grande (poder de resolução) suficiente para observar separadaente as duas coponentes do sistea. No caso da binária visual verifica-se, através do estudo de seu oviento, se as estrelas estão fisicaente associadas ou não. Se as estrelas ove-se de fora independente, não caracteriza u sistea binário ligado. Figura. Os períodos e as separações das estrelas binárias pode ser observados diretaente se cada estrela é vista claraente. Nos casos e que apenas ua estrela é observada co o telescópio, as nota-se u oviento oscilatório no céu, podeos deduzir a presença de ua copanheira não observável, e o sistea é então considerado coo ua binária astroétrica. U iportante exeplo de binária astroétrica é o par forado pelas estrelas Sirius A e B. Ainda na época e que os recursos observacionais não era suficientes para observá-las e separado, foi possível deduzir a presença de Sirius B. Coo sua assa é pequena, Sirius B te órbita aior que a de Sirius A, abas girando e torno de u eso centro de assa (ver Figura ). Foi pela alteração causada no oviento próprio de Sirius A, que se descobriu a existência de Sirius B antes que ela fosse diretaente observada.

3 Capítulo 9. Sisteas Binários Estelares 04 Figura. (a) Movientos aparentes de Sirius A e B, e do centro de assa C, co relação às estrelas de fundo. (b) Movientos orbitais de Sirius A e B co relação ao centro de assa. Alguns casos e que as estrelas encontra-se uito próxias entre si (separações enores que UA) e períodos orbitais pequenos (de horas a alguns eses) e u sistea não resolvido, a duplicidade pode ser revelada por oscilação nas linhas espectrais, indicando que as estrelas fora ua binária espectroscópica. Os sisteas e que ocorre variação do brilho aparente das coponentes, causada pelo eclipse que ua estrela provoca na outra, são denoinados binárias eclipsantes. Binárias Visuais Coo já foi encionado, as binárias visuais fora u sistea ligado que pode ser resolvido co u telescópio, observando-se a separação entre as duas estrelas. No entanto, raraente a iage de ua estrela é vista co diâetro enor que, ua liitação observacional iposta pela atosfera. Assi, as binárias visuais pode ser resolvidas co u telescópio se tivere ua separação aior que. A separação angular no oviento orbital deve ser grande o suficiente para que a duplicidade seja resolvida, e isso iplica e períodos orbitais necessariaente longos (de alguns anos até ilhares de anos). Figura. Sistea binário 70 Ophiuchi. À edida que o tepo passa, a posição relativa entre as estrelas é arcada coo u ponto, traçando ua órbita aparente, co período de 88 anos.

4 Capítulo 9. Sisteas Binários Estelares 05 Ao se observar u sistea binário te-se a edida da separação angular entre a estrela priária (a estrela ais brilhante do par) e a secundária (enos brilhante). De acordo co a lei de Kepler, nu sistea ligado gravitacionalente, dois corpos orbita u ao outro, abos girando e torno de seu centro de assa. Neste caso a relação das assas é dada por r = r e a separação dos corpos é dada pela soa das distâncias até o centro de assa a= r +r. A deterinação da assa das estrelas é realizada e três etapas: observa-se o período orbital e a áxia separação angular, que pode ser transforada e unidades astronôicas se a distância do sistea ou paralaxe é conhecida. Abos, período (P) e a separação entre as estrelas (a) são aplicados à terceira lei de Kepler, na forulação 4π Newtoniana: P = a, que por sua vez nos fornece a soa das assas. G ( + ) Conhecendo a relação das assas: deterinadas. r = as assas individuais pode então ser r Figura 4. No sistea binário cada estrela ove-se nua órbita elíptica e torno do centro de assa. A separação é dada por a= r +r. Vaos calcular as assas das estrelas na seguinte situação: Ua binária visual é observada co ua separação angular áxia a = e ua paralaxe trigonoétrica de 0.. A órbita é copletada e 0 anos e a posição da estrela priária coincide co o foco da órbita, sendo que a copanheira é sepre vista a ua distância até o centro de assa cinco vezes aior que a distância da estrela priária até esse ponto (r =5 r ).

5 Capítulo 9. Sisteas Binários Estelares 06 Se utilizaros os parâetros P, a e respectivaente e unidades de anos, UA e a M, podeos aplicar a terceira lei de Kepler na fora: + =. P A separação entre as estrelas pode ser obtida diretaente da relação entre a" paralaxe e separação angular: a ( UA) =, pois coo vios anteriorente a paralaxe π" UA edida e radianos se relaciona co a distância segundo a expressão π ( rad) = e d pc quando é dada e segundos de arco a relação é dada por π "=, onde d pc=0665ua. Aplicando os dados a = UA e P= 0 anos, na terceira lei de Kepler, teos 0, + =, o que resulta e: 0 0, ( 0) + = M (i) r Lebrando que a razão entre as distâncias até o centro de assa é = = 5, r teos que =5 (ii). Substituindo (ii) e (i) tereos: 6 = 0M, então = 5M e = 5M (b) Relação Massa-Luinosidade Da esa fora que utilizaos o período e o taanho da órbita da Terra para encontrar a assa do Sol, pela terceira lei de Kepler, nós tabé estiaos as assas estelares das binárias. Coo a distância da binária deve ser conhecida para que essas assas seja deterinadas, nós precisaos apenas observar o fluxo de radiação para deterinar a luinosidade das estrelas. Quando colocaos nu gráfico as assas e as luinosidades dos sisteas binários, teos ua correlação be definida, chaada relação Massa-Luinosidade (M-L). Foi e 94 que Eddington sugeriu que a relação M-L das estrelas norais da seqüência principal (ua das fases evolutivas das estrelas) pode ser expressa por α L M =. Verifica-se que o expoente α varia e função do tipo de estrela. No caso de LΘ M Θ estrelas de altas assas e uito luinosas, α~. Para as estrelas de assa seelhante à assa solar, α~4 e finalente para estrelas fracas de baixas assas, α~. Essas udanças são explicadas pelas diferentes estruturas internas (varia e função da assa da estrela), pelas opacidades das atosferas estelares e pelas diferentes teperaturas.

6 Capítulo 9. Sisteas Binários Estelares 07 Essa lei de M-L não se aplica a estrelas ais evoluídas, que não estão na seqüência principal, coo por exeplo as gigantes verelhas ou as anãs brancas. Figura 5. Relação Massa-Luinosidade deterinada para estrelas e sisteas binários, cuja distância é conhecida. Binárias Espectroscópicas Vios anteriorente que o deslocaento Doppler observado nas linhas espectrais pode indicar o oviento radial da estrela que estaos observando. E alguns casos nota-se que as linhas aparece deslocadas no espectro, oscilando periodicaente, podendo apresentar-se duplicadas. Teos a indicação de que estaos lidando co ua binária espectroscópica quando nota-se e seu espectro que a separação de dois conjuntos de linhas varia nu período be deterinado. Esses conjuntos de linhas duplas aparece nos casos e que abas estrelas tê luinosidades seelhantes. Eventualente a copanheira é tão fraca que seu espectro não se destaca e soente as linhas espectrais da priária, são detectadas e aparece oscilando e copriento de onda. Iagineos o caso e que a estrela de aior assa seja estacionária e e torno dela gira a estrela secundária. Na edida que a secundária se afasta do observador, suas linhas espectrais são vistas deslocadas para o verelho, quando coparadas co as linhas espectrais da priária. Quando a secundária se aproxia do observador, veos as linhas deslocadas para o azul.

7 Capítulo 9. Sisteas Binários Estelares 08 Figura 6. Periodicidade no deslocaento Doppler nas binárias espectroscópicas. O diagraa ostra u sistea e que apenas o espectro da coponente ais brilhante é detectado. (a) Curvas de Velocidade A partir do deslocaento observado no copriento de onda das linhas eitidas por binárias espectroscópicas, podeos deduzir inforações iportantes, coo o período orbital e a distância das estrelas até o centro de assa do sistea. Essa estiativa é feita a partir das velocidades radiais edidas e função do deslocaento Doppler, as quais são graficadas e função de tepo, resultando nas chaadas curvas de velocidade. Lebrando a expressão para o deslocaento Doppler, teos: Δλ λ 0 ( λ λ ) λ 0 0 v = r c onde λ 0 é o copriento de onda eitido, λ é o observado, c é a velocidade da luz e v r é a velocidade radial (negativa para aproxiação da estrela, e positiva nos casos e que a estrela se afasta). Vaos avaliar o caso ais siples, e que as estrelas desenvolve órbitas aparentes circulares e torno do centro de assa, e u período P. Nessa situação nota-se que durante u período, a estrela priária desloca-se na circunferência π r, a ua velocidade constante V. Coo esse percurso é dado pela velocidade ultiplicada VP pelo período, teos: r = e no caso da secundária, que desloca-se na circunferência π vp π r a ua velocidade v, a distância até o centro de assa é dada por r =. Coo a π M r v relação entre assas é dada por M r = r, teos = =. Lebrando que a= r +r r V a e que M + =, podeos então deduzir as assas individuais. P,

8 Capítulo 9. Sisteas Binários Estelares 09 E geral esta situação siplificada não ocorre e são então necessários outros procedientos, que envolve, por exeplo, o conheciento da função de assa, a excentricidade da órbita, ou a inclinação do plano orbital, co relação à esfera celeste. (b) Função de Massa Co o passar do tepo, as fortes interações de aré transfora órbitas elípticas e órbitas circulares. Quando conheceos o angulo i de inclinação do plano da órbita, que nesse caso te excentricidade uito pequena, a velocidade projetada é expressa por M v' V =Vsen i e podeos deterinar P, r, r, a relação das assas = e aplicaros a V ' a (a') lei de Kepler na fora (M + )sen i =, de aneira a deterinar as assas P individuais. Nos casos e que a copanheira é uito fraca e apenas u conjunto de linhas espectrais é observado, podeos encontrar apenas a função de assa f(m,) dada por: (M + )P = a = ( r + r ) sen i (r ') f(m, ) = ( M + ) P r = r + r M = r + = (r ') ( M + ) sen, neste caso soente P e r são observáveis. Se i não for conhecido, deterina-se valores estatísticos para as assas de sisteas binários a partir de f(m,) cobinando-se dados de vários sisteas. Coo o ais provável é detectar-se binárias co i~90 o, adotaos u valor édio para <seni> ~ / e avaliaos M + o valor édio de ( ). O valor de M pode ser obtido através de observações espectroscópicas da priária, obtendo-se assi tabé o valor de. i Binárias Eclipsantes Quando o ângulo de inclinação da órbita de u sistea duplo é de 90 o, cada ua das estrelas pode periodicaente eclipsar a outra, dessa fora, o sistea é chaado binária eclipsante. Alguns ilhares desses sisteas são conhecidos, uitas delas tabé são binárias espectroscópicas e apenas alguas são binárias visuais. A principal fora de detecção das binárias eclipsantes é através das variações no brilho do sistea e a interpretação dessas variações será discutida a seguir.

9 Capítulo 9. Sisteas Binários Estelares 0 (a) Curvas de Luz U gráfico e função do tepo, que ostra a variação do brilho (agnitude ou fluxo) de ua binária eclipsante estabelece sua curva de luz. Nos oentos e que não ocorre o eclipse, o brilho é constante co o passar do tepo. Nas ocasiões de eclipse a curva de luz pode apresentar dois tipos de ínio de brilho, ou seja, de diferentes profundidades. O ínio de aior profundidade ocorre quando a estrela ais fria passa na frente da ais quente, definindo u eclipse priário. No outro eclipse, a profundidade do ínio é enor, ocorrendo então u eclipse secundário. Considerando o eclipse esqueatizado na Figura 7, os pontos de contato entre as iagens das duas estrelas define o início do eclipse quando ocorre o prieiro contato (t ). Chega a u ínio no segundo (t ) o qual dura até o terceiro contato (t ) quando a estrela enor coeça a deixar o disco da aior. O fi do eclipse é arcado pelo quarto contato (t 4 ). Tanto o ínio priário, coo o secundário são achatados. Figura 7 Eclipse central para órbitas circulares. Neste caso a estrela enor é a ais quente das duas. Os quatro pontos de contato são nuerados e define a duração do eclipse. Na situação (A) a estrela enor passa e frente da aior (secundário). No caso (B) ocorre o eclipse priário. Dependendo do ângulo de inclinação da órbita o eclipse pode ser central ou parcial. Quando i=90 o ocorre o eclipse central, que pode ser total (enor estrela atrás da aior) ou anular (estrela enor na frente da aior). Quando nua órbita circular o eclipse é parcial, abas ocultações tê igual tepo de duração e os ínios de brilho não são achatados. (b) Binárias e contato Sisteas eclipsantes co períodos extreaente curtos (apenas alguas horas) fica tão próxias que estão e contato físico. Sua curva de luz ostra esta interação porque seus áxios são arredondados e seus ínios tê quase a esa

10 Capítulo 9. Sisteas Binários Estelares profundidade. As estrelas copartilha o eso envoltório nesse sistea e abas sofre fortes distorções causadas pelos efeitos de arés. As binárias próxias entre si pode ser classificadas de acordo co a coparação entre o taanho da estrela e o lobo de Roche (região que define o capo de ação gravitacional de ua estrela sobre a outra). Se o raio de abas estrelas é enor que o lobo de Roche, elas estão desconectadas. Se ua delas preenche o lobo de Roche, o sistea é sei-conectado e a atéria pode fluir através do ponto de contato, e ua estrela consoe a assa da outra. Nos casos e que abas preenche seus lobos de Roche, elas estão e contato e u envoltório cou circunda as duas estrelas. Figura 8. Eclipses parciais para ua órbita circular inclinada. Neste caso a estrela enor é a ais quente. EXERCÍCIOS. Considere ua binária visual, cuja órbita aparente é circular e de inclinação zero. Fora deterinados: (i) seu período de 8 anos, (ii) sua áxia separação angular de, (iii) sua distância de pc. (a) Calcule a soa das assas das estrelas deste sistea binário. (b) Sabendo que, co relação ao centro de assa, a secundária está a ua distância vezes aior que a distância da priaria, deterine a assa de cada estrela.. Considere o caso das estrelas () e () que fora ua binária eclipsante. A estrela () te ua teperatura superficial de 0.000K, u raio de 60 R e agnitude absoluta 6,8 ag. O raio da estrela () é 0, R e sua agnitude absoluta é 0,4 ag. Calcule: (a) a razão de suas luinosidades e (b) a razão de suas teperaturas efetivas. (c) Qual das estrelas é eclipsada no ínio priário?

Capítulo 9 SISTEMAS BINÁRIOS ESTELARES

Capítulo 9 SISTEMAS BINÁRIOS ESTELARES Capítulo 9 SISTEMAS BINÁRIOS ESTELARES A maioria das estrelas encontra-se em sistemas duplos ou múltiplos, estando fisicamente associadas entre si, sob influência de uma ação gravitacional mútua. Através

Leia mais

Sistemas Binários (cap. 9)

Sistemas Binários (cap. 9) Sistemas Binários (cap. 9) AGA215 Elisabete M. de Gouveia Dal Pino Astronomy: A Beginner s Guide to the Universe, E. Chaisson & S. McMillan (Caps. 12) Introductory Astronomy & Astrophysics, M. Zeilek,

Leia mais

Sistemas Binários e Parâmetros estelares

Sistemas Binários e Parâmetros estelares AGA093 Astrofísica Estelar Capítulo 7 Sistemas Binários e Parâmetros estelares 7. Classificação de Sistemas Binários 7. Determinação de massa em binárias visuais 7.3 Binárias espectroscópicas eclipsantes

Leia mais

Astronomia Galáctica Semestre:

Astronomia Galáctica Semestre: Astronoia Galáctica Seestre: 016.1 Sergio Scarano Jr 18/07/016 Pontas das estrelas e Cintilação Considerando u pupila de 10, qualquer desvio provocado pela refração atosférica aior que 0,0 faz co que o

Leia mais

TRABALHO Nº 5 ANÉIS DE NEWTON

TRABALHO Nº 5 ANÉIS DE NEWTON TRABALHO Nº 5 ANÉIS DE NEWTON Neste trabalho vai procurar ilustrar-se u arranjo geoétrico usado para a obtenção de franjas de interferência que ficou conhecido por anéis de Newton. Pretende-se co esses

Leia mais

Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP

Estrelas (II)  Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP sistemas múltiplos sistemas binários tipos de binárias determinação de massas estelares teorema de Vogt-Russell Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP www.astro.iag.usp.br/~aga210

Leia mais

Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP

Estrelas (II)  Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP sistemas múltiplos sistemas binários tipos de binárias determinação de massas estelares tempo de vida na Seq. Principal teorema de Vogt-Russell Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP

Leia mais

Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP

Estrelas (II)  Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP sistemas múltiplos sistemas binários tipos de binárias determinação de massas estelares teorema de Vogt-Russell Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP www.astro.iag.usp.br/~aga210

Leia mais

Aula 1a As Leis de Kepler e a Gravitação Newtoniana

Aula 1a As Leis de Kepler e a Gravitação Newtoniana Aula a As Leis de Kepler e a Gravitação Newtoniana Profa. Jane Gregorio-Hete & Prof. Annibal Hete AGA05 Manobras Orbitais AGA05 - Aula a: As Leis de Kepler e gravitação Dinâica: As Três Leis de Newton

Leia mais

Capítulo 15 Oscilações

Capítulo 15 Oscilações Capítulo 15 Oscilações Neste capítulo vaos abordar os seguintes tópicos: Velocidade de deslocaento e aceleração de u oscilador harônico siples Energia de u oscilador harônico siples Exeplos de osciladores

Leia mais

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são:

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são: MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 018/019 EIC0010 FÍSICA I 1º ANO, º SEMESTRE 18 de junho de 019 Noe: Duração horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

SOLUÇÃO: sendo T 0 a temperatura inicial, 2P 0 a pressão inicial e AH/2 o volume inicial do ar no tubo. Manipulando estas equações obtemos

SOLUÇÃO: sendo T 0 a temperatura inicial, 2P 0 a pressão inicial e AH/2 o volume inicial do ar no tubo. Manipulando estas equações obtemos OSG: 719-1 01. Ua pequena coluna de ar de altura h = 76 c é tapada por ua coluna de ercúrio através de u tubo vertical de altura H =15 c. A pressão atosférica é de 10 5 Pa e a teperatura é de T 0 = 17

Leia mais

x = Acos (Equação da posição) v = Asen (Equação da velocidade) a = Acos (Equação da aceleração)

x = Acos (Equação da posição) v = Asen (Equação da velocidade) a = Acos (Equação da aceleração) Essa aula trata de ovientos oscilatórios harônicos siples (MHS): Pense nua oscilação. Ida e volta. Estudando esse oviento, os cientistas encontrara equações que descreve o dito oviento harônico siples

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Segunda Chamada (SC) 1/8/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Segunda Chamada (SC) 1/8/2016 UNIVESIDADE FEDEAL DO IO DE JANEIO INSTITUTO DE FÍSICA Fisica I 2016/1 Segunda Chaada (SC) 1/8/2016 VESÃO: SC As questões discursivas deve ser justificadas! Seja claro e organizado. Múltipla escolha (6

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS Eenta Noções Básicas sobre Erros Zeros Reais de Funções Reais Resolução de Sisteas Lineares Introdução à Resolução de Sisteas Não-Lineares Interpolação Ajuste de funções

Leia mais

Docente Marília Silva Soares Ano letivo 2012/2013 1

Docente Marília Silva Soares Ano letivo 2012/2013 1 Ciências Físico-quíicas - 9º ano de Unidade 1 EM TRÂNSITO 1 Movientos e suas características 1.1. O que é o oviento 1.2. Grandezas físicas características do oviento 1.3. Tipos de Moviento COMPETÊNCIAS

Leia mais

Reflexão e Refração da luz em superfícies planas

Reflexão e Refração da luz em superfícies planas Nesta prática serão estudados os fenôenos de reflexão e refração da luz e superfícies planas, verificando as leis da óptica geoétrica, que governa tais processos. Serão abordados os princípios fundaentais

Leia mais

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s.

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s. FÍSICA BÁSICA I - LISTA 4 1. U disco gira co velocidade angular 5 rad/s. Ua oeda de 5 g encontrase sobre o disco, a 10 c do centro. Calcule a força de atrito estático entre a oeda e o disco. O coeficiente

Leia mais

Cap 16 (8 a edição) Ondas Sonoras I

Cap 16 (8 a edição) Ondas Sonoras I Cap 6 (8 a edição) Ondas Sonoras I Quando você joga ua pedra no eio de u lago, ao se chocar co a água ela criará ua onda que se propagará e fora de u círculo de raio crescente, que se afasta do ponto de

Leia mais

Estrelas (II) Sandra dos Anjos IAG/USP. Sistemas Múltiplos Sistemas Binários Tipos de Binárias Determinação de Massas Estelares

Estrelas (II) Sandra dos Anjos IAG/USP. Sistemas Múltiplos Sistemas Binários Tipos de Binárias Determinação de Massas Estelares Estrelas (II) Sistemas Múltiplos Sistemas Binários Tipos de Binárias Determinação de Massas Estelares Sandra dos Anjos IAG/USP www.astro.iag.usp.br/~aga210 Agradecimentos: Prof. Gastão B. Lima Neto e Profa.

Leia mais

Experiência de Difracção e Interferências de ondas electromagnéticas

Experiência de Difracção e Interferências de ondas electromagnéticas 1º Seestre 2003/2004 Instituto Superior Técnico Experiência de Difracção e Interferências de ondas electroagnéticas Licenciatura e Engenharia Física Tecnológica Ricardo Figueira nº53755 André Cunha nº53757

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017 MESTRDO INTEGRDO EM ENG. INFORMÁTIC E COMPUTÇÃO 2016/2017 EIC0010 FÍSIC I 1o NO, 2 o SEMESTRE 30 de junho de 2017 Noe: Duração 2 horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

Segunda lista de exercícios

Segunda lista de exercícios Segunda lista de exercícios 3 de abril de 2017 Docente Responsável : Prof. Dr. Antônio C. Roque Monitor: Renan Oliveira Shioura Os exercícios desta lista deve ser resolvidos e Matlab. Para a criação dos

Leia mais

ONDAS l. 3. Ondas de matéria Associadas a elétrons, prótons e outras partículas elementares, e mesmo com átomos e moléculas.

ONDAS l. 3. Ondas de matéria Associadas a elétrons, prótons e outras partículas elementares, e mesmo com átomos e moléculas. ONDAS I Cap 16: Ondas I - Prof. Wladiir 1 ONDAS l 16.1 Introdução Ondas são perturbações que se propaga transportando energia. Desta fora ua úsica a iage nua tela de tv a counicações utilizando celulares

Leia mais

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 8

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 8 59117 Física II Ondas, Fluidos e Terodinâica USP Prof. Antônio Roque Oscilações Forçadas e Ressonância Nas aulas precedentes estudaos oscilações livres de diferentes tipos de sisteas físicos. E ua oscilação

Leia mais

CAPÍTULO 7. Seja um corpo rígido C, de massa m e um elemento de massa dm num ponto qualquer deste corpo. v P

CAPÍTULO 7. Seja um corpo rígido C, de massa m e um elemento de massa dm num ponto qualquer deste corpo. v P 63 APÍTLO 7 DINÂMIA DO MOVIMENTO PLANO DE ORPOS RÍGIDOS - TRABALHO E ENERGIA Neste capítulo será analisada a lei de Newton apresentada na fora de ua integral sobre o deslocaento. Esta fora se baseia nos

Leia mais

FÍSICA II OSCILAÇÕES - MHS EVELINE FERNANDES

FÍSICA II OSCILAÇÕES - MHS EVELINE FERNANDES FÍSICA II OSCILAÇÕES - MHS EVELINE FERNANDES Suário Moviento Moviento Harônico Siples (MHS) Velocidade e Aceleração MHS Energia MHS Moviento Circular Moviento Quando o oviento varia apenas nas proxiidades

Leia mais

Unidade II - Oscilação

Unidade II - Oscilação Unidade II - Oscilação fig. II.1. Exeplos de oscilações e osciladores. 1. Situando a Teática O propósito desta unidade teática é o de introduzir alguas ideias sobre oscilação. Estudareos o oviento harônico

Leia mais

Laboratório de Física 2

Laboratório de Física 2 Prof. Sidney Alves Lourenço Curso: Engenharia de Materiais Laboratório de Física Grupo: --------------------------------------------------------------------------------------------------------- Sistea

Leia mais

www.fisicanaveia.co.br www.fisicanaveia.co.br/ci Sistea Massa-Mola a Moviento Harônico Siples Força, Aceleração e Velocidade a a = +.A/ a = 0 a = -.A/ v áx v = 0 v = 0 - A + A 0 x F = +.A F el F = 0 F=f(t),

Leia mais

ESTRELAS. Distâncias e Magnitudes

ESTRELAS. Distâncias e Magnitudes ESTRELAS Distâncias e Magnitudes Tendo estudado de que forma as estrelas emitem sua radiação, e em seguida descrito algumas das características de uma estrela que nos é bem conhecida - o Sol - vamos agora

Leia mais

Movimento oscilatório forçado

Movimento oscilatório forçado Moviento oscilatório forçado U otor vibra co ua frequência de ω ext 1 rad s 1 e está ontado nua platafora co u aortecedor. O otor te ua assa 5 kg e a ola do aortecedor te ua constante elástica k 1 4 N

Leia mais

Exemplo E.3.1. Exemplo E.3.2.

Exemplo E.3.1. Exemplo E.3.2. Exeplo E.1.1. O bloco de 600 kn desliza sobre rodas nu plano horizontal e está ligado ao bloco de 100 kn por u cabo que passa no sistea de roldanas indicado na figura. O sistea parte do repouso e, depois

Leia mais

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 9. Oscilações Forçadas e Ressonância (continuação)

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 9. Oscilações Forçadas e Ressonância (continuação) 597 ísica II Ondas, luidos e Terodinâica USP Prof. Antônio Roque Oscilações orçadas e Ressonância (continuação) Nesta aula, vaos estudar o caso que coeçaos a tratar no início da aula passada, ou seja,

Leia mais

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C Física Geral I 1º seestre - 2004/05 1 TESTE DE AVALIAÇÃO 2668 - ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA 1487 - OPTOMETRIA E OPTOTÉCNIA - FÍSICA APLICADA 8 de Novebro, 2004 Duração: 2 horas + 30 in tolerância Indique

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 06 Unicamp IFGW

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 06 Unicamp IFGW F-18 Física Geral I Aula Exploratória 06 Unicap IFGW Atrito estático e atrito cinético Ausência de forças horizontais f e F v = 0 F= fe A força de atrito estático é áxia na iinência de deslizaento. r v

Leia mais

FORMAS DE ONDA E FREQÜÊNCIA

FORMAS DE ONDA E FREQÜÊNCIA A1 FORMAS DE ONDA E FREQÜÊNCIA Ua fora de onda periódica é ua fora de onda repetitiva, isto é, aquela que se repete após intervalos de tepo dados. A fora de onda não precisa ser senoidal para ser repetitiva;

Leia mais

TRABALHO E ENERGIA. x =

TRABALHO E ENERGIA. x = Trabalho e energia TRABALHO E ENERGIA 5 85 5. Trabalho e energia cinética O conceito de energia é u dos ais iportantes e Física. De ua fora geral, dizeos que u corpo conté ua deterinada quantidade de energia

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS NOTA DE AULA 01 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II (MAF 0) Coordenador: Prof. Dr. Elias Calixto Carrijo CAPÍTULO 16 OSCILAÇÕES

Leia mais

II Matrizes de rede e formulação do problema de fluxo de carga

II Matrizes de rede e formulação do problema de fluxo de carga Análise de Sisteas de Energia Elétrica Matrizes de rede e forulação do problea de fluxo de carga O problea do fluxo de carga (load flow e inglês ou fluxo de potência (power flow e inglês consiste na obtenção

Leia mais

São ondas associadas com elétrons, prótons e outras partículas fundamentais.

São ondas associadas com elétrons, prótons e outras partículas fundamentais. NOTA DE AULA 0 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II (MAF 0) Coordenação: Prof. Dr. Elias Calixto Carrijo CAPÍTULO 7 ONDAS I. ONDAS

Leia mais

TE220 DINÂMICA DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS

TE220 DINÂMICA DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS TE0 DINÂMICA DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Bibliografia: 1. Fundaentos de Física. Vol : Gravitação, Ondas e Terodinâica. 8 va edição. Halliday D., Resnick R. e Walker J. Editora LTC (008). Capítulos 15, 16

Leia mais

III Introdução ao estudo do fluxo de carga

III Introdução ao estudo do fluxo de carga Análise de Sisteas de Potência (ASP) ntrodução ao estudo do fluxo de carga A avaliação do desepenho das redes de energia elétrica e condições de regie peranente senoidal é de grande iportância tanto na

Leia mais

Comecemos por recordar que neste jogo há um tabuleiro

Comecemos por recordar que neste jogo há um tabuleiro ATRACTOR O triângulo de Sierpinski e as Torres de Hanói No âbito de ua colaboração entre a Gazeta e o Atractor, este é u espaço da responsabilidade do Atractor, relacionado co conteúdos interativos do

Leia mais

5 Resultados Experimentais

5 Resultados Experimentais 5 Resultados Experientais Os resultados obtidos neste trabalho são apresentados neste capítulo. Para o desenvolviento deste, foi utilizado u robô óvel ("irobot Create") e u único sensor LRF(URG 4L UG ),

Leia mais

3. Considere as duas diferentes situações em que uma mala está suspensa por dois dinamómetros como representado na Fig.1.

3. Considere as duas diferentes situações em que uma mala está suspensa por dois dinamómetros como representado na Fig.1. 1 II. 2 Mecânica Newton 1. U partícula carregada co carga q quando colocada nu capo eléctrico E fica sujeita a ua força F = q E. Considere o oviento de u electrão e u protão colocados nu capo eléctrico

Leia mais

Estrelas (II) Sandra dos Anjos IAG/USP. Sistemas Múltiplos Sistemas Binários Tipos de Binárias Determinação de Massas Estelares

Estrelas (II) Sandra dos Anjos IAG/USP. Sistemas Múltiplos Sistemas Binários Tipos de Binárias Determinação de Massas Estelares Vimos em Roteiros anteriores como obter a maior parte das propriedades estelares (L, R, T, CQ), baseado em observações relativamente simples de serem feitas. Resta porém obtermos a quantidade física mais

Leia mais

Movimentos oscilatórios

Movimentos oscilatórios 30--00 Movientos oscilatórios Prof. Luís C. Perna Moviento Periódico U oviento periódico é u oviento e que u corpo: Percorre repetidaente a esa trajectória. Passa pela esa posição, co a esa velocidade

Leia mais

7 Exemplos do Método Proposto

7 Exemplos do Método Proposto 7 Exeplos do Método Proposto Para deonstrar a capacidade do étodo baseado nua análise ultirresolução através de funções wavelet, fora forulados exeplos de aplicação contendo descontinuidades e não-linearidades.

Leia mais

ANÁLISE DO LUGAR DAS RAÍZES

ANÁLISE DO LUGAR DAS RAÍZES VII- &$3Ì78/ 9,, ANÁLISE DO LUGAR DAS RAÍZES 7.- INTRODUÇÃO O étodo de localização e análise do lugar das raízes é ua fora de se representar graficaente os pólos da função de transferência de u sistea

Leia mais

Física Arquitectura Paisagística LEI DE HOOKE

Física Arquitectura Paisagística LEI DE HOOKE LEI DE HOOKE INTRODUÇÃO A Figura 1 ostra ua ola de copriento l 0, suspensa por ua das suas extreidades. Quando penduraos na outra extreidade da ola u corpo de assa, a ola passa a ter u copriento l. A ola

Leia mais

Reflexão e Refração da Luz em Superfícies Planas

Reflexão e Refração da Luz em Superfícies Planas Reflexão e Refração da Luz e Superfícies Planas Neste capítulo serão estudados os fenôenos de reflexão e refração da luz e superfícies planas, verificando as leis da óptica geoétrica que governa tais processos.

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 1. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 1. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 1 1. Resolução de Sisteas Lineares. 2. Métodos de substituição e escalonaento. 3. Coordenadas e R 2 e R 3. Roteiro 1 Resolução de Sisteas Lineares Ua equação linear é ua equação

Leia mais

ELETROTÉCNICA (ENE078)

ELETROTÉCNICA (ENE078) UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Graduação e Engenharia Civil ELETROTÉCNICA (ENE078) PROF. RICARDO MOTA HENRIQUES E-ail: ricardo.henriques@ufjf.edu.br Aula Núero: 18 Conceitos fundaentais e CA FORMAS

Leia mais

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C Física Geral I 1º seestre - 2004/05 EXAME - ÉPOCA NORMAL 2668 - ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA 1487 - OPTOMETRIA E OPTOTECNIA - FÍSICA APLICADA 26 de Janeiro 2005 Duração: 2 horas + 30 in tolerância Indique

Leia mais

Capítulo 1 Introdução, propriedades e leis básicas dos fluidos.

Capítulo 1 Introdução, propriedades e leis básicas dos fluidos. Capítulo 1 Introdução, propriedades e leis básicas dos fluidos. 1.1. Introdução A expressão fenôenos de transporte refere-se ao estudo sisteático e unificado da transferência de quantidade de oviento,

Leia mais

TE220 DINÂMICA DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS

TE220 DINÂMICA DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS TE0 DINÂMICA DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Bibliografia: 1. Fundaentos de Física. Vol : Gravitação, Ondas e Terodinâica. 8 va edição. Halliday D., Resnick R. e Walker J. Editora LTC (008). Capítulos 15, 16

Leia mais

Onde estão os doces? Soluções para o Problema da Rua Encantada

Onde estão os doces? Soluções para o Problema da Rua Encantada Onde estão os doces? Soluções para o Problea da Rua Encantada Rossana Baptista Queiroz 1 1 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Prograa de Pós-Graduação e Ciência da Coputação

Leia mais

Cap. 7 - Corrente elétrica, Campo elétrico e potencial elétrico

Cap. 7 - Corrente elétrica, Campo elétrico e potencial elétrico Cap. - Corrente elétrica, Capo elétrico e potencial elétrico.1 A Corrente Elétrica S.J.Troise Disseos anteriorente que os elétrons das caadas ais externas dos átoos são fracaente ligados ao núcleo e por

Leia mais

Unidade III 2. Interferência e Difração da luz

Unidade III 2. Interferência e Difração da luz Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNVERSDADE DO ESTADO DO RO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Hoe Page: http://www.uern.br

Leia mais

( ) ( ) Gabarito 1 a Prova de Mecânica dos Fluidos II PME /04/2012 Nome: No. USP. x y x. y y. 1 ρ 2

( ) ( ) Gabarito 1 a Prova de Mecânica dos Fluidos II PME /04/2012 Nome: No. USP. x y x. y y. 1 ρ 2 Gabarito a Prova de Mecânica dos Fluidos II PME 330 09/04/0 Noe: No. USP ª Questão (3,0 pontos): E u escoaento plano, não viscoso e incopressível, u x, y = A, onde A é ua constante diensional. a) (0,5

Leia mais

OBMEP ª FASE - Soluções Nível 3

OBMEP ª FASE - Soluções Nível 3 OBMEP 008 - ª FASE - Soluções Nível 3 QUESTÃO 1 a) Só existe ua aneira de preencher o diagraa, coo ostraos a seguir. O núero 9 não pode ficar abaixo de nenhu núero, logo deve ficar no topo. Acia do núero

Leia mais

Um professor de Matemática escreve no quadro os n primeiros termos de uma progressão aritmética: 50, 46, 42,..., a n

Um professor de Matemática escreve no quadro os n primeiros termos de uma progressão aritmética: 50, 46, 42,..., a n Questão 0 U professor de Mateática escreve no quadro os n prieiros teros de ua progressão aritética: 50, 6,,, a n Se esse professor apagar o décio tero dessa seqüência, a édia aritética dos teros restantes

Leia mais

0.1 Leis de Newton e suas aplicações

0.1 Leis de Newton e suas aplicações 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 1 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 1. Responda os itens justificando claraente suas respostas a partir das Leis de Newton. (a) No eio de ua discussão, Maurício

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departaento de Estudos Básicos e Instruentais 5 Oscilações Física II Ferreira 1 ÍNDICE 1. Alguas Oscilações;. Moviento Harônico Siples (MHS); 3. Pendulo Siples;

Leia mais

(FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Semestre de Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâmica e Aplicações das Leis de Newton

(FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Semestre de Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâmica e Aplicações das Leis de Newton 4300111 (FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Seestre de 2011 Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâica e Aplicações das Leis de Newton 1) Três forças são aplicadas sobre ua partícula que se ove co

Leia mais

Exp Movimento Harmônico Amortecido

Exp Movimento Harmônico Amortecido Exp. 10 - Moviento Harônico Aortecido INTRODUÇÃO De acordo co a segunda lei de Newton, a equação de oviento de u corpo que oscila, e ua diensão, e torno de u ponto de equilíbrio estável, sujeito apenas

Leia mais

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i 0.1 Colisões 1 0.1 Colisões Força ipulsiva 1. Ua pequena esfera de assa colide co ua parede plana e lisa, de odo que a força exercida pela parede sobre ela é noral à superfície da parede durante toda a

Leia mais

4 Chaveamento Automático de Banco de Capacitores

4 Chaveamento Automático de Banco de Capacitores 4 Chaveaento Autoático de Banco de Capacitores 4.1 Introdução robleas relacionados co a incapacidade do sistea e anter as tensões nas barras e níveis seguros de operação após u distúrbio tornara-se ais

Leia mais

Escala na Biologia. Na natureza, há uma grande variação dos tamanhos dos seres vivos.

Escala na Biologia. Na natureza, há uma grande variação dos tamanhos dos seres vivos. Escala na Biologia Na natureza há ua grande variação dos taanhos dos seres vivos O copriento característico de u ser vivo é definido coo qualquer copriento conveniente para cálculos aproxiados Exeplos:

Leia mais

a) Calcular a energia cinética com que a moeda chega ao piso.

a) Calcular a energia cinética com que a moeda chega ao piso. Dados: Considere, quando necessário: g = 10 /s ; sen 30 = cos 60 = 1/; cos 30 = sen 60 = 3/; calor específico da água = 1 cal/g C. 1) Ua pessoa deixa ua oeda cair, e, então, ouve-se o barulho do choque

Leia mais

4. Grandezas e unidades utilizadas na caracterização da atenuação dos raios-x nos tecidos biológicos

4. Grandezas e unidades utilizadas na caracterização da atenuação dos raios-x nos tecidos biológicos 4. Grandezas e unidades utilizadas na caracterização da atenuação dos raios-x nos tecidos biológicos Antes de prosseguir co o estudo dos equipaentos e das iagens obtidas através dos raios-x propriaente

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departaento de Engenharia Elétrica Aula 2.4 Máquinas Rotativas Prof. João Aérico Vilela Torque nas Máquinas Síncronas Os anéis coletores da áquina síncrono serve para alientar o enrolaento de capo (rotor)

Leia mais

Módulo 3: Conteúdo programático Diâmetro Hidráulico

Módulo 3: Conteúdo programático Diâmetro Hidráulico Módulo 3: Conteúdo prograático Diâetro Hidráulico Bibliografia: Bunetti, F. Mecânica dos Fluidos, São aulo, rentice Hall, 2007. Na aioria das soluções dos probleas reais é necesário o cálculo da perda

Leia mais

Docente: Marília Silva Soares 1

Docente: Marília Silva Soares 1 ano de Física e quíica - 10.º - nergia e tipos fundaentais de energia. nergia interna - Transferências de energia Conteúdos Objetivo geral: Copreender e que condições u sistea pode ser representado pelo

Leia mais

Oscilações e Ondas Oscilações forçadas

Oscilações e Ondas Oscilações forçadas Oscilações e Ondas Oscilações forçadas Oscilações e Ondas» Oscilações forçadas 1 Oscilações livres e forçadas Exainaos até aqui a dinâica de osciladores harônicos e oviento a partir de ua condição inicial

Leia mais

1) Durante a noite a temperatura da Terra não diminui tanto quanto seria de esperar

1) Durante a noite a temperatura da Terra não diminui tanto quanto seria de esperar Escola ásica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Quíica A, º ano Ano lectivo 006 / 00 Ficha de rabalho nº 8 - CORRECÇÃO Noe: n.º aluno: ura: 1) Durante a noite a teperatura da erra não diinui tanto quanto

Leia mais

Prof. A.F.Guimarães Questões Eletricidade 5 Corrente Elétrica

Prof. A.F.Guimarães Questões Eletricidade 5 Corrente Elétrica Questão Prof. A.F.Guiarães Questões etricidade 5 Corrente étrica (C MG) a carga +q ove se nua circunferência de raio co ua velocidade escalar v. A intensidade de corrente édia e u ponto da circunferência

Leia mais

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 5. Aplicações do Lagrangeano Trajetória no Espaço de Fases para o Pêndulo Harmônico

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 5. Aplicações do Lagrangeano Trajetória no Espaço de Fases para o Pêndulo Harmônico 1 MECÂNICA CLÁSSICA AULA N o 5 Aplicações o Lagrangeano Trajetória no Espaço e Fases para o Pênulo Harônico Vaos ver três eeplos, para ostrar a aior faciliae a aplicação o Lagrangeano, quano coparaa ao

Leia mais

Prof. Anderson Coser Gaudio Departamento de Física Centro de Ciências Exatas Universidade Federal do Espírito Santo http://www.cce.ufes.

Prof. Anderson Coser Gaudio Departamento de Física Centro de Ciências Exatas Universidade Federal do Espírito Santo http://www.cce.ufes. PROBLEMAS RESOLVIDOS DE FÍSICA Prof. Anderson Coser Gaudio Departaento de Física Centro de Ciências Eatas Universidade Federal do Espírito Santo http://www.cce.ufes.br/anderson anderson@npd.ufes.br Últia

Leia mais

4.7. Semelhança Mecânica Aplicada às Bombas

4.7. Semelhança Mecânica Aplicada às Bombas idráulica Básica e Máquinas de Fluxo 116 4.7. Seelhança Mecânica Aplicada às Bobas o cálculo e projeto de ua boba interfere, via de regra, uitos fatores cujas grandezas não são exataente conhecidas, ficando

Leia mais

4 Técnicas de Filtragens Aplicadas às Visões do Ambiente de Autoria do Sistema HyperProp

4 Técnicas de Filtragens Aplicadas às Visões do Ambiente de Autoria do Sistema HyperProp 4 Técnicas de Filtragens Aplicadas às Visões do Aiente de Autoria do Sistea HyperProp U prolea enfrentado pelos usuários que traalha co estruturas de dados grandes é a desorientação na usca por deterinada

Leia mais

FMJ MEDICINA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ

FMJ MEDICINA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ FMJ 2016 - MEDICINA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ 09. Considere o esquea de u sistea utilizado para deonstrar a condutividade elétrica de soluções e a tabela que apresenta três soluções aquosas, de

Leia mais

Valter B. Dantas. Geometria das massas

Valter B. Dantas. Geometria das massas Valter B. Dantas eoetria das assas 6.- Centro de assa s forças infinitesiais, resultantes da atracção da terra, dos eleentos infinitesiais,, 3, etc., são dirigidas para o centro da terra, as por siplificação

Leia mais

Exercícios de dinâmica retilínea

Exercícios de dinâmica retilínea Professor: Ivan Peixoto ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO: Exercícios de dinâica retilínea 1. (1987) U extraterrestre faz ua experiência para deterinar g e Marte, co u tipo local de áquina de

Leia mais

LISTA 2 - COMPLEMENTAR. Cinemática e dinâmica

LISTA 2 - COMPLEMENTAR. Cinemática e dinâmica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA 4323101 - Física I LISTA 2 - COMPLEMENTAR Cineática e dinâica Observe os diferentes graus de dificuldade para as questões: (**, (*** 1. (** O aquinista de

Leia mais

COKRIGAGEM. Aplicação da cokrigagem

COKRIGAGEM. Aplicação da cokrigagem COKRIGAGEM Procediento geoestatístico segundo o qual diversas variáveis regionalizadas pode ser estiadas e conjunto, co base na correlação espacial entre si. É ua extensão ultivariada do étodo da krigage

Leia mais

Para um sistema elétrico, com NB barras, as equações básicas do fluxo de carga para

Para um sistema elétrico, com NB barras, as equações básicas do fluxo de carga para Modelage e Análise de Sisteas Elétricos e Regie Peranente II Fluxo de carga não linear: algoritos básicos II. Forulação do problea básico Para u sistea elétrico, co NB barras, as equações básicas do fluxo

Leia mais

O PROBLEMA DO MOVIMENTO

O PROBLEMA DO MOVIMENTO O PROBLEMA DO MOVIMENTO O problea do oiento pode se resuir na deterinação da elocidade e da direção de u objeto óel, nu deterinado instante. Você já está acostuado a deterinar a elocidade édia de u objeto

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2013

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2013 Olipíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 013 1 Fase 1 e anos B.1) s t t 0, é a função horária da posição do M U V, onde s v s e a s 0 0 ; 0 0 / / e a partir dela sabeos que a função horária da

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas nstruentação e Medidas Licenciatura e Engenharia Electrotécnica Exae (ª Chaada) de Julho de 20 Antes de coeçar o exae leia atentaente as seguintes instruções: Para alé da calculadora, só é peritido ter

Leia mais

Exs.: 3, 4, 5, 8, 11, 19, 41, 42, 47, 51, 53, 55, 56, 58, 59

Exs.: 3, 4, 5, 8, 11, 19, 41, 42, 47, 51, 53, 55, 56, 58, 59 CAPÍTULO 30: Física Nuclear Alguas Propriedades dos Núcleos Carga e Massa O Taanho dos Núcleos stabilidade Nuclear nergia de Ligação Radioatividade Os Processos de Decaiento Radioativo O Decaiento Alfa,

Leia mais

Segmentação de Imagens de Bolhas em Sistemas Bifásicos utilizando Morfologia Matemática e Crescimento de Região

Segmentação de Imagens de Bolhas em Sistemas Bifásicos utilizando Morfologia Matemática e Crescimento de Região Segentação de Iagens de Bolhas e Sisteas Bifásicos utilizando Morfologia Mateática e Cresciento de Região Marcelo Marinho, e-ail: ar.arinho@uol.co.br Valentin Obac Roda, e-ail: valentin@sel.eesc.usp.br

Leia mais

Secção 3. Aplicações das equações diferenciais de primeira ordem

Secção 3. Aplicações das equações diferenciais de primeira ordem 3 Aplicações das equações diferenciais de prieira orde Secção 3 Aplicações das equações diferenciais de prieira orde (Farlow: Sec 23 a 26) hegou a altura de ilustrar a utilidade prática das equações diferenciais

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. Considere g = 10,0 m/s 2. O menor e o maior ângulo de lançamento que permitirão ao projétil atingir o alvo são, respectivamente,

PROVA DE FÍSICA II. Considere g = 10,0 m/s 2. O menor e o maior ângulo de lançamento que permitirão ao projétil atingir o alvo são, respectivamente, PROVA DE FÍSCA 01. O aratonista Zé de Pedreiras, no interior de Pernabuco, correu a ua velocidade édia de cerca de 5,0 léguas/h. A légua é ua antiga unidade de copriento, coo são o copriento do capo de

Leia mais

CAPÍTULO VIII FADIGA DE COMPONENTES TRINCADOS

CAPÍTULO VIII FADIGA DE COMPONENTES TRINCADOS pg.1 CAPÍTULO VIII FADIGA DE COMPONENTES TRINCADOS 1 INTRODUÇÃO Os princípios da Mecânica da Fratura pode ser epregados para descrever o coportaento de defeitos planares que evolue e operação. A aceitabilidade

Leia mais

Estrelas norm ais e suas propriedades

Estrelas norm ais e suas propriedades Notas de aula Introdução à A stronom ia (AGA210) Estrelas norm ais e suas propriedades Ejnar H ertzprung H enry N. Russel Enos Picazzio Eles criaram uma das mais poderosas ferramentas da astronomia moderna:

Leia mais

Experiência III Lab. de Conv. Eletrom. de Energia B Prof. N.SADOWSKI GRUCAD/EEL/CTC/UFSC 2005/2

Experiência III Lab. de Conv. Eletrom. de Energia B Prof. N.SADOWSKI GRUCAD/EEL/CTC/UFSC 2005/2 Experiência III L. de Conv. Eletro. de Energia B Prof. N.SADOWSKI GRUCAD/EEL/CTC/UFSC 005/ Experiência III Obtenção Experiental dos Parâetros do Circuito Equivalente do Motor de Indução Monofásico Ensaio

Leia mais

Eletromagnetismo I. Aula 9

Eletromagnetismo I. Aula 9 Eletroagnetiso I Prof. Dr. R.M.O Galvão - 2 Seestre 214 Preparo: Diego Oliveira Aula 9 Solução da Equação de Laplace e Coordenadas Cilínicas e Esféricas Vaos ver coo a Equação de Laplace pode ser resolvida

Leia mais

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Geometria Analítica e Álgebra Linear NOTAS DE AULA Geoetria Analítica e Álgebra Linear Reta e Plano Professor: Lui Fernando Nunes, Dr. Índice Geoetria Analítica e Álgebra Linear ii Estudo da Reta e do Plano... -. A Reta no Espaço... -.. Equação

Leia mais