Uma proposta para leitura e interpretação de charges. Prof. José Carlos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma proposta para leitura e interpretação de charges. Prof. José Carlos"

Transcrição

1 Uma proposta para leitura e interpretação de charges Prof. José Carlos

2 Conceituando o gênero textual CHARGE Segundo Sérgio Roberto Costa, no Dicionário de Gêneros Textuais, a charge é uma ilustração ou desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, veiculado pela imprensa, impressa ou eletrônica, que tem por finalidade satirizar ou criticar algum acontecimento do momento. Geralmente é um texto opinativo, expresso em dimensão verbal e não verbal.

3 Ainda sobre CHARGE Podemos dizer que a charge é um texto multimodal, uma vez que utiliza-se de mais de um modo de elaboração da mensagem comunicativa, nesse caso o verbal (através de legendas e balões com diálogos) e o não verbal (que utiliza-se das imagens icônicas). A agressividade, presente na charge, incita o leitor a se conscientizar e assumir uma atitude crítica diante do texto. A charge é uma crítica temporal, desta forma, seu texto envelhece rápido.

4 Ainda sobre CHARGE Para fins acadêmicos e didático-pedagógicos podemos estruturar um modelo de análise para a charge, o qual facilita a nossa organização de idéias e forma de expressar a nossa compreensão.

5 Toda charge é uma crítica temporal Em nossa análise, devemos apresentar o tema ao qual a charge se refere e o contexto no qual ela está inserido. Lembrando-se que ela é a opinião de um chargista. Geralmente as charges são situacionais e tratam de temas que estão acontecendo no campo da política, educação, cultura, cidadania, economia, entre outros.

6 IMPORTANTE Para que haja uma compreensão da mensagem conotativa (figurada) da charge, é preciso que o leitor (interpretante) esteja ciente, consciente ou inserido no contexto ou situação a qual ela se refere.

7 PROPOSTA DE ANÁLISE Estruturamos a análise basicamente em três partes: DESCRIÇÃO INTERPRETAÇÃO CONCLUSÃO

8 ASPECTOS DESCRITIVOS Plano da expressão O sentido denotativo (o real) O primeiro significado O que nós vemos como imagem Todos os elementos visuais apresentados ou expressos são de fundamental importância

9 ASPECTOS SIGNIFICATIVOS E INTERPRETATIVOS Plano do conteúdo O sentido conotativo (o figurativo) Os outros significados e sentidos (metáfora e hipérboles) O que os elementos visuais nos comunicam Os outros sentidos atribuídos ao conjunto imagético expresso pela charge

10 ASPECTOS CONCLUSIVOS O desfecho conclusivo da análise da charge. É expressa claramente a interpretação pessoal do leitor (interpretante) da charge. Vamos aos exemplos:

11 Exemplo 1

12 Assunto: cotidiano do brasileiro Contexto: Situação atual dos consumidores de baixa renda brasileiros que privilegiam necessidades secundárias, como internet e TV a cabo, ao invés de necessidades básicas como alimentação.

13 ASPECTOS DESCRITIVOS Um homem, que está instalado embaixo de um viaduto, assiste televisão e chama sua mulher para acompanhá-lo na recepção do programa os miseráveis. Acima da imagem há o título: Brasileiro troca arroz e feijão por internet e TV a cabo

14 ASPECTOS INTERPRETATIVOS Num sentido conotativo, a imagem completa o que está exposto no título. Evidencia que os brasileiros em condições de baixa renda mesmo morando embaixo de um viaduto, condição máxima de pobreza, tem uma televisão e usufruem do prazer de acompanhar uma programação de TV paga. O nome do programa, Os Miseráveis, ironiza com a questão da auto-percepção e identificação que o brasileiro tem de si. Nesse caso podemos dizer que são miseráveis assistindo a miseráveis.

15 ASPECTOS CONCLUSIVOS Podemos dizer que a charge ironiza com a situação de miséria e alienação que vive alguns brasileiros de baixa renda e critica nitidamente essa troca contraditória de valores e necessidades.

16 Exemplo 2

17 Assunto: Ética na escola Contexto: Situação contemporânea sobre a perda ou esquecimento dos valores éticos no ambiente escolar, envolvendo os discentes e até mesmo os docentes.

18 ASPECTOS DESCRITIVOS A imagem retrata, no plano de fundo, uma lousa de uma sala de aula. A esquerda uma professora de costas para o quadro, pede para que um garoto escreva a palavra ÉTICA. O garoto, postado em frente a lousa e observando a caixa de giz vazia, se posiciona afirmando que roubaram o giz.

19 ASPECTOS INTERPRETATIVOS Está implícita, de forma conotativa, que falta ética no ambiente escolar, uma vez que roubam o giz, um bem alheio (no caso, da instituição, seja ela pública ou privada). A palavra ÉTICA em negrito nos evidencia o tema da questão abordada, uma vez que vem em destaque.

20 ASPECTOS CONCLUSIVOS Há uma ironia à questão da ausência dos valores éticos e morais na formação dos indivíduos, salientando que a escola é uma instituição que em sua essência deve preservar, esclarecer e reivindicar pela ética, seja ela nas práticas escolares ou nas práticas sociais.

21 Exemplo 3

22 Assunto: Relações na redes sociais Contexto: O boom das redes sociais e as relações que se constroem nelas. As trocas simbólicas e as representações que as redes sociais tem oferecido, especificamente o facebook.

23 ASPECTOS DESCRITIVOS A imagem mostra uma cama na qual está acomodado um casal, sentados virados cada um para um lado (a mulher para esquerda e o homem para direita), estão cobertos até a cintura por um lençol. No colo de cada, há um notebook e ambos estão digitando. Em cima de cada notebook está um balão com a imagem de uma boca.

24 ASPECTOS INTERPRETATIVOS A charge ironiza a questão das convergências das práticas afetivas e cotidianas para as redes sociais e evidencia que as trocas de afetos estão cada vez mais distantes e impessoais mesmo havendo uma proximidade geográfica de cunho íntimo. Trocamos as relações interpessoais, envolvendo toques, carícias, abraços, expressões faciais por relações mediadas pela máquina e norteadas por uma cibercultura.

25 ASPECTOS CONCLUSIVOS Traz de uma forma exagerada (hipérbole) e irônica a maneira como acontecem as relações afetivas entre casais. Cada vez mais há distanciamento nas trocas simbólicas, porém uma proximidade física é de intimidade. Somos convocados a refletir até que ponto isso é positivo, numa sociedade em que os indivíduos se tornam cada vez mais individualistas e se colocam isolados do contato físico e interpessoal.

26 Vamos às análises individuais!

Textos verbais e não verbais: Charges, Cartum e tirinhas.

Textos verbais e não verbais: Charges, Cartum e tirinhas. Textos verbais e não verbais: Charges, Cartum e tirinhas. A Charge A charge utiliza linguagem não-verbal para expressar uma ideia de maneira humorística. Às vezes, a figura também é acompanhada de texto.

Leia mais

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO. Benilda Silva

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO. Benilda Silva ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO Benilda Silva AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES Texto

Leia mais

Gêneros jornalísticos e digitais: cartum, charge e meme

Gêneros jornalísticos e digitais: cartum, charge e meme Gêneros jornalísticos e digitais: cartum, charge e meme Os diferentes textos dos jornais Todo o jornal, seja ele impresso, digital ou televisivo, apresenta-nos uma série de informações. Para isso, é preciso

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

O GRITO DO POVO : ANÁLISE DE UMA AULA DE LEITURA PELO OLHAR DA MULTIMODALIDADE

O GRITO DO POVO : ANÁLISE DE UMA AULA DE LEITURA PELO OLHAR DA MULTIMODALIDADE O GRITO DO POVO : ANÁLISE DE UMA AULA DE LEITURA PELO OLHAR DA MULTIMODALIDADE Ana Cláudia Soares Pinto (PROLING/UFPB) claudianaspinto@gmail.com INTRODUÇÃO A sociedade contemporânea, de uma maneira geral,

Leia mais

Elenco Modular / Gestão de horas Carga Horária Semanal 2 blocos 90m 1º PERÍODO. Grupo 300 Página 1 de 8

Elenco Modular / Gestão de horas Carga Horária Semanal 2 blocos 90m 1º PERÍODO. Grupo 300 Página 1 de 8 Escola Secundária de Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém MÓDULOS DURAÇÃO Elenco Modular / Gestão de horas Carga Horária Semanal 2 blocos 90m 1º PERÍODO 7 13 semanas 1º PERÍODO: 26 aulas 7º MOD. 26 Aulas

Leia mais

Texto. Denotação e Conotação. Como Ler e Entender Bem um Texto. Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos

Texto. Denotação e Conotação. Como Ler e Entender Bem um Texto. Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos Texto Os concursos apresentam questões interpretativas que têm por finalidade a identificação de um leitor autônomo. Portanto, o

Leia mais

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Análise Estética (formal) Análise Estilística (figuras de linguagem) Análise Gramatical (morfossintática) Análise Semântica (de significado) Análise

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: BIOLOGIA

Leia mais

Charge: Parintins dos sonhos de quem? 1

Charge: Parintins dos sonhos de quem? 1 Charge: Parintins dos sonhos de quem? 1 Jessica Santos SILVA² Kethleen Guerreiro REBÊLO 3 Jousefe David Matos de Oliveira 4 Rafael Bellan Rodrigues de SOUZA 5 Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Garantias Penais Processuais da Cidadania

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Garantias Penais Processuais da Cidadania Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 215/217 1º semestre de 215 Garantias Penais Processuais da Cidadania 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas

Leia mais

O PARADOXO DA COMUNICAÇÃO NA EAD ONLINE. Profª Drª Adriana Clementino Centro Universitário Senac/FIPEN

O PARADOXO DA COMUNICAÇÃO NA EAD ONLINE. Profª Drª Adriana Clementino Centro Universitário Senac/FIPEN O PARADOXO DA COMUNICAÇÃO NA EAD ONLINE Profª Drª Adriana Clementino Centro Universitário Senac/FIPEN Pode-se dizer que uma das principais vantagens que a Educação a Distância via Internet apresenta sobre

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO CHARGES

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO CHARGES ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO CHARGES ANGÉLICA MS JULHO/2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

A COMUNICAÇÃO HUMANA

A COMUNICAÇÃO HUMANA A COMUNICAÇÃO HUMANA 2 DEFINIÇÃO É uma série dinâmica e contínua de eventos nos quais uma intenção é criada e transmitida. Para que a comunicação seja efetiva, o significado aprendido pela pessoa que houve,

Leia mais

Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativoargumentativo

Carta: quando se trata de carta aberta ou carta ao leitor, tende a ser do tipo dissertativoargumentativo Gêneros textuais Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas,

Leia mais

CELM. Linguagem, discurso e texto. Professora Corina de Sá Leitão Amorim. Natal, 29 de janeiro de 2010

CELM. Linguagem, discurso e texto. Professora Corina de Sá Leitão Amorim. Natal, 29 de janeiro de 2010 CELM Linguagem, discurso e texto Professora Corina de Sá Leitão Amorim Natal, 29 de janeiro de 2010 A LINGUAGEM Você já deve ter percebido que a linguagem está presente em todas as atividades do nosso

Leia mais

OS METAPLASMOS NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE

OS METAPLASMOS NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE OS METAPLASMOS NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE Ana Carolina Mendes Camilo Jéssica Luzia Machado Vanessa Aparecida Clemente (G-CLCA UENP/CJ) Luiz Antonio Xavier Dias (Orientador CLCA - UENP/CJ) 1 Introdução Segundo

Leia mais

Módulo 8 Fernando Pessoa, Mensagem / Poetas contemporâneos

Módulo 8 Fernando Pessoa, Mensagem / Poetas contemporâneos DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CLÁSSICAS E ROMÂNICAS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 CURSO PROFISSIONAL GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS - PORTUGUÊS - 12.º Módulo 8 Fernando Pessoa, Mensagem / Poetas contemporâneos

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 02

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 02 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 22 DE MARÇO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 02 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 IVINHEMA/MS 2013 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 Plano de ação previsto para ser desenvolvido

Leia mais

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO DOS (AS) MESTRANDOS (AS) DO PROFLETRAS/CH/UEPB

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO DOS (AS) MESTRANDOS (AS) DO PROFLETRAS/CH/UEPB O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO DOS (AS) MESTRANDOS (AS) DO PROFLETRAS/CH/UEPB Carlos Valmir do Nascimento (Mestrando Profletras/CH/UEPB) E-mail: Valmir.access@hotmail.com Orientador: Prof. Dr.

Leia mais

REVISÃO PARA O TESTE. Professora Camilla

REVISÃO PARA O TESTE. Professora Camilla REVISÃO PARA O TESTE Professora Camilla HISTÓRIAS EM QUADRINHO (HQ) Características: Gênero textual narrativo: narra uma história vivida por personagens situados no tempo e no espaço. Usam palavras escritas

Leia mais

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS 1 Semestre INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO COM086, 60H EMENTA: Discute a comunicação humana e etapas da sua evolução. Comunicação, linguagem, meios e processos de significação:

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo.

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo. Língua Portuguesa - Ensino Médio SISPAE 2013 01 Abaixo do Básico 1º e 2º ano até 200 pontos Neste Padrão de Desempenho, os estudantes se limitam a realizar operações básicas de leitura, interagindo apenas

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Teoria do Direito

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Teoria do Direito Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 215/217 1º semestre de 215 Teoria do Direito 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 215/217 1º semestre de 215

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Metodologia e Análise do Discurso Jurídico

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Metodologia e Análise do Discurso Jurídico Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 215/217 1º semestre de 215 Metodologia e Análise do Discurso Jurídico 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Português Instrumental

Português Instrumental V.1 de Set/13 Português Instrumental Prof. Sérgio Fascina AULA 01 SEMANA 01 ASSUNTOS: APRESENTAÇÃO GERAL ESTRATÉGIAS DE LEITURA E DE ESTUDO APRESENTAÇÃO Prof. Sérgio Fascina BLOG: professorfascina.org

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender RELATO DE VIAGEM Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as

Leia mais

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Jornalismo e Divulgação Científica Graduação em Engenharia Ambiental Pós-Graduação em Ciências Ambientais Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental 8 Jornalismo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE GONDOMAR Planificação Anual de Português - 10º ANO Ano letivo MANUAL: Com Textos (Edições ASA)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE GONDOMAR Planificação Anual de Português - 10º ANO Ano letivo MANUAL: Com Textos (Edições ASA) ESCOLA SECUNDÁRIA DE GONDOMAR Planificação Anual de Português - 10º ANO Ano letivo 2013-2014 MANUAL: Com Textos (Edições ASA) Finalidades Assegurar o desenvolvimento das competências de compreensão e expressão

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR PDE NRE: CURITIBA MUNICÍPIO: CURITIBA PROFESSOR PDE: ELIZIANE ZELLA RIBEIRO CORAÇÃO ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO QUESTÕES DE PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE REFLEXÃO INDIVIDUAL Versão: 1.10 Publicada em 18 de setembro de 2014 INTRODUÇÃO PORQUÊ ESTUDAR COMUNICAÇÃO?

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

TÍTULO: A comunicação através dos signos, símbolos e imagens sobre uma perspectiva Semiótica das canções e da Capa do LP da Banda Garotoƨ Podreƨ

TÍTULO: A comunicação através dos signos, símbolos e imagens sobre uma perspectiva Semiótica das canções e da Capa do LP da Banda Garotoƨ Podreƨ TÍTULO: A comunicação através dos signos, símbolos e imagens sobre uma perspectiva Semiótica das canções e da Capa do LP da Banda Garotoƨ Podreƨ TEMA: A relação semiótica das canções e da capa de disco

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

Curso Profissional onal de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 12º º Ano Ciclo de Formação Ano lectivo

Curso Profissional onal de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 12º º Ano Ciclo de Formação Ano lectivo Elenco Modular / Gestão de horas MÓDULOS DURAÇÃO Carga Horária Semanal 2 blocos 90m + 1 bloco 45m 1º PERÍODO 10 36h 10º MOD. 48 aulas 1º PERÍODO: 68 aulas 11 21h 11º MOD. 20 aulas 12 27h 2º PERÍODO 2º

Leia mais

TÍTULO: CONSUMO: SINÔNIMO DE FELICIDADE? AUTORA: TACIANE OLIVEIRA DE MOURA CONTATO:

TÍTULO: CONSUMO: SINÔNIMO DE FELICIDADE? AUTORA: TACIANE OLIVEIRA DE MOURA CONTATO: 1 TÍTULO: CONSUMO: SINÔNIMO DE FELICIDADE? AUTORA: TACIANE OLIVEIRA DE MOURA CONTATO: taciane.o.moura@gmail.com OBJETIVO GERAL: Desnaturalizar o conceito de consumo como provedor da felicidade, provocando,

Leia mais

Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Texto não Verbal em sala de aula

Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Texto não Verbal em sala de aula 17 Lendo a Imagem Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Texto não Verbal em sala de aula PESSOA, Daniele Mildenberg 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Vivemos cercados de signos,

Leia mais

2.3 A SEMÂNTICA DA ILUSTRAÇÃO

2.3 A SEMÂNTICA DA ILUSTRAÇÃO 2.3 A SEMÂNTICA DA ILUSTRAÇÃO No final do ano de 2000 o ilustrador Henrique Kipper, junto com demais ilustradores, coordenou pela internet o site FrontBraza, como experiência de um grupo de discussão sobre

Leia mais

O CINEMA NA SALA DE AULA. E.E.E.I. Ministro Costa Manso. Professor(es) Apresentador(es): Fernanda Gama Bezerra Paulo Roberto Cardoso Lodi.

O CINEMA NA SALA DE AULA. E.E.E.I. Ministro Costa Manso. Professor(es) Apresentador(es): Fernanda Gama Bezerra Paulo Roberto Cardoso Lodi. O CINEMA NA SALA DE AULA E.E.E.I. Ministro Costa Manso Professor(es) Apresentador(es): Fernanda Gama Bezerra Paulo Roberto Cardoso Lodi Realização: Foco do Projeto O Cinema visto como meio de comunicação

Leia mais

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo **

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Educação e Cinema Education and Cinema Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Rosália Duarte é professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC do Rio de

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

O GÊNERO DISCURSIVO CHARGE COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA CRÍTICA: CONTRAPONTOS TEÓRICOS E POSIÇÕES DE BOLSISTAS PIBID

O GÊNERO DISCURSIVO CHARGE COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA CRÍTICA: CONTRAPONTOS TEÓRICOS E POSIÇÕES DE BOLSISTAS PIBID O GÊNERO DISCURSIVO CHARGE COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA CRÍTICA: CONTRAPONTOS TEÓRICOS E POSIÇÕES DE BOLSISTAS PIBID Mirian Alves Pereira 1 Fernanda de Castro Modl 2 INTRODUÇÃO No contexto escolar, nossos

Leia mais

ESCT Português 10º Ano Cursos Profissionais

ESCT Português 10º Ano Cursos Profissionais PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS ENSINO PROFISSIONAL 10º ANO PROFESSORES ANTÓNIO COSTA E ISABEL CRISTINA 1 Visão geral dos conteúdos Requerimento Carta Módulo 1 Textos de caráter autobiográfico Módulo 2 Textos

Leia mais

CHARGE: UMA ABORDAGEM TEXTUAL E DISCURSIVA DA REALIDADE

CHARGE: UMA ABORDAGEM TEXTUAL E DISCURSIVA DA REALIDADE CHARGE: UMA ABORDAGEM TEXTUAL E DISCURSIVA DA REALIDADE TOLEDO, Edilaine Gonçalves Ferreira de. Cefet-MG Campus Varginha edigonfer@hotmail.com RESUMO: é por sua materialidade temporal, caricaturando uma

Leia mais

REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas

REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas REVISÃO N1 Projeto Gráfico Jornal I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas e desfile IV Projeto

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO!

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO! PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO! - Subtema: Releitura dos principais temas da Campanha da Fraternidade 2019 nos gêneros poético e histórias em quadrinhos.

Leia mais

TEMPOS BLOCOS 90m ESTRATÉGIAS / ACTIVIDADES

TEMPOS BLOCOS 90m ESTRATÉGIAS / ACTIVIDADES Língua Portuguesa Escola Secundária com 3º Ciclo de Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém Planificação do Ano Lectivo 2008/ 2009 7º Ano COMPETÊNCIAS: OUVIR; FALAR; LER; ESCREVER; FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA

Leia mais

Plano de Aula: Níveis de Significado na Imagem ANÁLISE GRÁFICA - CCA0153

Plano de Aula: Níveis de Significado na Imagem ANÁLISE GRÁFICA - CCA0153 Plano de Aula: Níveis de Significado na Imagem ANÁLISE GRÁFICA - CCA0153 Título Níveis de Significado na Imagem Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 6 Tema O conhecimentos dos níveis de

Leia mais

AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR Português

AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR Português AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR 2018 Português Prof. Vanessa ASSUNTOS RECORRENTES: Aspectos verbais; Funções das aspas; Funções da linguagem; Pronomes como recurso de coesão referencial; Outras funções dos

Leia mais

Todo projeto que promete mudanças deve, afinal, comunicar-se de uma maneira eficiente com seu público. E todo projeto sustentável deve tornar clara a

Todo projeto que promete mudanças deve, afinal, comunicar-se de uma maneira eficiente com seu público. E todo projeto sustentável deve tornar clara a 14 1 Introdução O design sustentável é um campo recente, em profundas mudanças e evolução. Até mesmo a quantidade de termos e conceitos que surgem e se relacionam com essa área se multiplicam, a cada pesquisa

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Educação Visual- 6º ANO Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas Discurso

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Educação Visual- 6º ANO Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas Discurso DOMÍNIOS PROCEDIMENTOS Representação Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas Discurso encadeamento de factos e acontecimentos que aludem ao que se quer comunicar /significar

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre Língua Portuguesa Conteúdo: Gêneros textuais: Romance e infográfico. Reconhecimento das características dos gêneros apresentados. Recursos

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo Escola Básica e Secundária À Beira Douro Planificação de Língua Portuguesa 6º ano Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS Alargamento da compreensão a géneros formais e públicos do oral. Criação de autonomia

Leia mais

Recuero (2012) Atualizando...

Recuero (2012) Atualizando... Recuero (2012) Atualizando... Facebook: 1,7 bilhões de usuários Twitter: 313 milhões Instagran: 500 milhões WhatsApp: 1 bilhão (pouco mais) Linkedln: 400 milhões (pouco mais) Academia.edu: 30 milhões (pouco

Leia mais

5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ)

5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ) 5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ) 5.1. Os PCNs para o Ensino Médio Referência básica para a elaboração das Matrizes

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 28 DE AGOSTO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03 Humberto José Bortolossi http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF

1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF 1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF até 125 pontos As habilidades presentes neste Padrão de Desempenho são muito elementares e relacionam-se, essencialmente, à apropriação

Leia mais

IMAGENS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CHARGES E CARTUNS POSTADOS NA INTERNET

IMAGENS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CHARGES E CARTUNS POSTADOS NA INTERNET IMAGENS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CHARGES E CARTUNS POSTADOS NA INTERNET Luiz Henrique Ferraz Pereira 1 Resumo O presente trabalho surge como uma reflexão de como se representa o universo de relações

Leia mais

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2018 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2018 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2018 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO PORTUGUÊS Atividade 1 Flash Mobs Intervenções Poéticas Obra: Sementes de sol Carlos Queiroz

Leia mais

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Disciplina: Período: º Ano: 2018/02 Docente: 2. DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA Carga horária semestral

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

disposição espacial de texto e ilustração na página do livro infantil tem se mostrado bastante livre, mas observou-se a tendência atual de

disposição espacial de texto e ilustração na página do livro infantil tem se mostrado bastante livre, mas observou-se a tendência atual de 6 Conclusão Ao observar o papel das ilustrações nas narrativas verbo-visuais dos livros infantis contemporâneos seja como mediadora deste tipo de leitura junto ao meu filho ou como profissional atuante

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO ES BIM2/2018 4º ANO Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Leia mais

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL : LINGUAGEM CORPORAL

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL : LINGUAGEM CORPORAL COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL : LINGUAGEM CORPORAL por Ana Raquel de Brito Prata Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra 3030 Coimbra, Portugal aprata@student.dei.uc.pt Resumo: Apresentam-se,

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares. Turma 2017/ º semestre de Metodologia e Análise do Discurso Jurídico

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares. Turma 2017/ º semestre de Metodologia e Análise do Discurso Jurídico Pesquisa Mestrado Alunos Regulares Turma 2017/2019 1º semestre de 2017 Metodologia e Análise do Discurso Jurídico 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares Turma 2017/2019 1º semestre de 2017

Leia mais

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura!

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! UNIDADE V - LEITURA COMPLEMENTAR I Alunos (as), Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! PESQUISA A pesquisa é desenvolvida

Leia mais

A vidade de Estudo 4- Nivelamento de Português- 2012A 1ª QUESTÃO.

A vidade de Estudo 4- Nivelamento de Português- 2012A 1ª QUESTÃO. 1 de 6 28/3/2013 00:47 A vidade de Estudo 4- Nivelamento de Português- 2012A Período: 11/03/2013 17:00 à 09/05/2013 23:59 (Horário de Brasília) Status: ABERTO Valor: 1.00 Gabarito: Gabarito não está liberado!

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO

ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO ESCOLA: Escola Sec. Dr.Solano de abreu DISCIPLINA: TCAT ANO: 10º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Leia mais

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho Professor (a): DEISI MERI MENZEN- Escola 1º de Maio 3º Ano. Portador de textos: Jornal (textos informativos). Competências Resgatar o valor do jornal, despertando

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da 2 - Você conhece o Plano de Gestão da A política para

Leia mais

O camelo, o burro e a água

O camelo, o burro e a água projeto pedagógico O camelo, o burro e a água Rua Roma, 90 Edifício Roma Business 7 o andar Lapa São Paulo SP CEP 05050-090 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec:Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Contraste Títulos e Subtítulos Entretítulos e capitulares Legendas Imagens Contraste Qual é a função do contraste na diagramação de uma página? Contraste

Leia mais

Estudos Línguísticos II Um breve panorama. Vídeo conferência/agosto 2010 Equipe pedagógica

Estudos Línguísticos II Um breve panorama. Vídeo conferência/agosto 2010 Equipe pedagógica Estudos Línguísticos II Um breve panorama Vídeo conferência/agosto 2010 Equipe pedagógica Qual o foco da disciplina Estudos Linguísticos II? Essa disciplina, como um todo, lida com a linguagem em uso.

Leia mais

TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS

TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS CONCEITUANDO... É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Educação Visual- 6º ANO. Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Educação Visual- 6º ANO. Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas DOMÍNIOS Representação Discurso PROCEDIMENTOS Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos e acontecimentos que aludem ao que se quer comunicar /significar

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA: A IMPORTÂNCIA E AS DIFICULDADES DE ENSINAR GEOGRAFIA

REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA: A IMPORTÂNCIA E AS DIFICULDADES DE ENSINAR GEOGRAFIA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA: A IMPORTÂNCIA E AS DIFICULDADES DE ENSINAR GEOGRAFIA OLIVEIRA, Divino José Lemes de 1 ; CHAGAS, Frank Luiz Rosa 2 ; ALVES, Washington Silva 3 Universidade Estadual

Leia mais

Revisão da literatura / Fundamentação teórica

Revisão da literatura / Fundamentação teórica Revisão da literatura / Fundamentação teórica Reunir obras relevantes Descrever o objeto analisado Expôr o que se pensa sobre o objeto Criticar o que se pensa sobre o objeto Página 1 PARTES PRINCIPAIS

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

GÊNEROS TEXTUAIS: A PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LP

GÊNEROS TEXTUAIS: A PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LP GÊNEROS TEXTUAIS: A PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LP Janaína da Costa Barbosa (PIBID/CH/UEPB) janne3010@hotmail.com Edna Ranielly do Nascimento (PIBID/CH/UEPB) niellyfersou@hotmail.com

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2018 / 2019

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2018 / 2019 E / F / G / J ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS ALUNOS (ACPA) A / B / C / D / H / I Ensino Básico 2º e 3º Ciclos (5º e 7º anos) Domínios de referência/descritores de desempenho Compreender e produzir

Leia mais

3. Programa de pesquisa com três aplicações do método

3. Programa de pesquisa com três aplicações do método 3. Programa de pesquisa com três aplicações do método 3.1 Análise de publicações para crianças de dados estatísticos do IBGE Tendo a análise do discurso como linha metodológica, o que o presente estudo

Leia mais

CONSTRUÇÃO DA IRONIA EM TIRINHAS POR SUA UNIDADE DE SENTIDO

CONSTRUÇÃO DA IRONIA EM TIRINHAS POR SUA UNIDADE DE SENTIDO CONSTRUÇÃO DA IRONIA EM TIRINHAS POR SUA UNIDADE DE SENTIDO Paloma Bernardino Braga 1, Werterley Germano da Cruz 2 1 Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Letras/ palomabbraga@ufmg.br 2 Universidade

Leia mais