REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas"

Transcrição

1 REVISÃO N1 Projeto Gráfico Jornal I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas e desfile IV Projeto Gráfico Revista Colunas, grades, margens, espaçamento e largura. V Projeto Gráfico Revista Contraste, título, subtítulo, capitular, legenda e imagem

2 Projeto Gráfico Jornal Qual é a diferença entre projeto gráfico e diagramação? Projeto Gráfico Projeto gráfico é um conjunto de elementos que formam e dão característica a um meio de informação. Diagramação Distribuição do texto em uma página, levando em conta o destaque, a atração, a forma e a estética.

3 Projeto Gráfico Jornal Tipos de diagramação 1. Vertical Matérias, títulos e fotos são dispostas no sentido vertical, de cima para baixo, ocupando somente uma coluna, disposta sempre em seqüência. Monotonia e dificuldade de leitura.

4 Projeto Gráfico Jornal Tipos de diagramação 2. Horizontal Matérias, títulos e fotos são dispostos em módulos horizontais. Atraente e facilita a leitura em comparação ao método vertical. O uso constante deste tipo de disposição também causa monotonia e cansaço.

5 Projeto Gráfico Jornal Tipos de diagramação 3. Modular Matérias, títulos e fotos são dispostos no sentido vertical e horizontal. Impacto visual e leitura mais agradável.

6 I Projeto Gráfico Revista Capa Embalagem do produto. Destaca a manchete principal. Sintetiza o conteúdo Jornalístico.

7 I Projeto Gráfico Revista Capa Manchete principal Dar importância maior para a tipologia e disposição do título na capa; Aplicar a tipologia em fundo simples para dar maior visibilidade; Evitar colocar títulos vazados sobre a ilustração.

8 I Projeto Gráfico Revista Capa Logo da revista Os fatores que mais pesam no projeto de um logo são a tipologia e a legibilidade; Sua produção deve estar ligada a uma situação permanente. Evitar alterações freqüentes.

9 I Projeto Gráfico Revista Primeiras Páginas Primeiras páginas da revista Editorial Sumário Expediente

10 II Projeto Gráfico Revista Páginas Internas Áreas mais valorizadas As áreas mais valorizadas da página dupla são o canto superior esquerdo e o canto superior direito, pois são as áreas para as quais as pessoas mais olham. Metades externas. Parte superior.

11 II Projeto Gráfico Revista Páginas Internas Anunciantes Eles preferem as páginas direitas porque quando as pessoas seguram uma revista e a folheiam, tendem a se concentrar nas páginas direitas, pois a mão esquerda fica segurando a revista enquanto a direita folheia.

12 II Projeto Gráfico Revista Páginas Internas As imagens envolvem o leitor por meio de emoção e curiosidade; Só exagere graficamente se isso esclarecer o significado; Use gráficos e tabelas para substituir longas descrições; Transformar palavras em imagens ajuda a amarrar melhor a edição.

13 II Projeto Gráfico Revista Páginas Internas Toda página deve ter um porta de entrada receptiva Pode ser qualquer coisa verbal, imagem -, mas tem de identificar, para os leitores de que assunto o espaço trata.

14 II Projeto Gráfico Revista Infográfico Infográfico São quadros informativos que misturam texto e ilustração para transmitir uma informação visualmente.

15 II Projeto Gráfico Revista Infográfico

16 III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas São aquelas que regem um impresso segundo sua funcionalidade e estética: Equilíbrio Variedade Destaque Contraste

17 III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas Equilíbrio Distribuição dos elementos na página; Brancos de uma página.

18 III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas Variedade Fotos com formatos diferente; Texto em colunas com larguras diferentes; Tipologias diferentes.

19 III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas Destaque Visível intenção de dar destaque a um elemento da página.

20 III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas Contraste Cor; Tamanho; Tipologia.

21 IV Projeto Gráfico Revista Colunas, grades Combinar colunas de diversas larguras na mesma página, dentro da mesma matéria ou entre matérias, é permitido.

22 IV Projeto Gráfico Revista Margens Sangramento de imagens O sangramento aumenta a página na imaginação do leitor, e isso fortalece o impacto não só da página, mas também do assunto da foto. Não desperdice o sangramento em fotos de produtos com fundo neutro.

23 IV Projeto Gráfico Revista Margens Sangramento de imagens Chame atenção com um forte sangramento Ele destrói uma parte da moldura e elimina uma pequena parte do padrão que o observador espera encontrar. Evite mini-sangramentos insignificantes.

24 IV Projeto Gráfico Revista Espaçamento A proximidade exprime relacionamento A foto flutua a meio caminho entre o texto de cima e o de baixo. Como o espaço é idêntico, a foto não pertence a nenhum dos dois. Na coluna do meio ela pertence ao final do texto de cima. No exemplo da direita, a foto pertence ao texto abaixo dela.

25 IV Projeto Gráfico Revista Espaçamento Mais espaço antes do título e menos espaço depois deles faz com que fiquem pertencendo ao texto que vem a seguir. Um subtítulo a meio caminho entre o parágrafo precedente e o seguinte não leva o leitor para o texto que vem a seguir.

26 IV Projeto Gráfico Revista Largura Uma página totalmente sangrada causa impacto porque a vastidão de espaço dentro dela parece transbordar para fora dos limites do papel. Aumente seu impacto contrastando-a com uma foto menor inserida nela.

27 IV Projeto Gráfico Revista Largura Expanda um ponto focal com chamarizes espalhados em volta dele.

28 IV Projeto Gráfico Revista Largura Atravesse a dobra com parte de um elemento gráfico que seja grande o suficiente para se tornar visível.

29 V Projeto Gráfico Revista Contraste Cheio/vazio O imenso espaço vazio no meio do qual flutua a pequena mensagem é contraposto à densa textura da página direita. A página esquerda chama 100% de atenção.

30 V Projeto Gráfico Revista Contraste Alinhado/aleatório O alto das colunas de texto está precisamente alinhado. Isso é destacado pelo contraste com o espaço em branco acima delas. O texto dentro das colunas fica com comprimentos variados. A borda claramente delimitada se contrapõe à borda irregular.

31 V Projeto Gráfico Revista Contraste Horizontal/vertical Contrapor as direções dos elementos na página criam impacto.

32 V Projeto Gráfico Revista Contraste Nivelamento/angularidade O contraste entre as unidades horizontais e os ângulos inesperados cria uma tensão interessante.

33 V Projeto Gráfico Revista Título e subtítulo Tipo nos leads Lead é uma ponte que tem seqüência de três passos: O título (1) propõe uma idéia básica O subtítulo (2) destaca seu significado O primeiro parágrafo (3) anuncia sua utilidade

34 Tamanho V Projeto Gráfico Revista Título e subtítulo O tamanho do tipo do título deve ser maior do que o subtítulo. O tamanho do subtítulo é maior que o do texto, sinalizando sua importância. Ele deve ser grande com entrelinha generosa para estimular uma leitura rápida.

35 V Projeto Gráfico Revista Entretítulo e Capitular Um entretítulo no alto de uma coluna é um erro grave. Atrai a atenção do leitor, fazendo com que ele salte a coluna esquerda e pode ser confundido com o início de uma outra história.

36 V Projeto Gráfico Revista Entretítulo e Capitular Viúvas e forcas são sempre acusadas de ruins quando aparecem no alto da coluna.

37 V Projeto Gráfico Revista Entretítulo e Capitular Capitulares são usadas no lugar de entretítulos porque dão cor e personalidade. Elas chamam a atenção.

38 V Projeto Gráfico Revista Legenda Cada foto merece sua própria explicação. Evite juntar as legendas num só bloco em outro lugar da página.

39 V Projeto Gráfico Revista Legenda Use uma fonte que contraste com o texto para que a legenda fique fácil de encontrar. Nunca coloque a legenda em cima da foto porque as pessoas não irão vê-la.

40 V Projeto Gráfico Revista Legenda Coloque a legenda à direita se não houver lugar embaixo. Olhamos primeiro a foto, espiamos embaixo para achar a explicação, depois nos movemos para a direita.

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Contraste Títulos e Subtítulos Entretítulos e capitulares Legendas Imagens Contraste Qual é a função do contraste na diagramação de uma página? Contraste

Leia mais

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Colunas e grades Margens Espaçamento Largura Escala grande Colunas e grades Como você acha que devem ser as colunas de textos de uma página de revista?

Leia mais

Projeto Gráfico Revista

Projeto Gráfico Revista Projeto Gráfico Revista Publicação Páginas internas Publicação Quais áreas são mais valorizadas nas páginas de uma revista? Publicação Metades externas A revista é presa pela lombada, de modo que a metade

Leia mais

I - Projeto Gráfico Revista

I - Projeto Gráfico Revista I - Projeto Gráfico Revista Capa Primeiras Páginas Capa Como a capa de uma revista deve ser elaborada para despertar a atenção e o interesse do leitor? Capa Embalagem do produto; Destaca a manchete principal;

Leia mais

Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS

Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS ABORDAGEM INICIAL Pergunta O que é Diagramação e o que é Editoração? ABORDAGEM INICIAL Objetivo Levar a informação

Leia mais

DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação.

DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO DIAGRAMAÇÃO Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO Diagramar uma página significa muito mais que apenas dispor textos, fotos e ornamentos no papel;

Leia mais

Projeto Gráfico e Diagramação - Jornais. Profa. Ms. Neusa F. K. Nishida

Projeto Gráfico e Diagramação - Jornais. Profa. Ms. Neusa F. K. Nishida Ao final desta aula, você conhecerá: tipos de jornais; dicas de diagramação para atrair a atenção dos leitores; projeto gráfico para jornal. Qual é a diferença entre projeto gráfico e diagramação? Projeto

Leia mais

EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin

EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin EDITORAÇÃO EM JORNALISMO Profa. Lívia Saggin Diagramação de jornais No caso de um jornal, a diagramação segue os objetivos e as linhas gráficas e editoriais desse impresso. As principais linhas editoriais

Leia mais

Henrique Magalhães. Folder

Henrique Magalhães. Folder Henrique Magalhães Folder Prospecto impresso na frente e no verso. Diferencia-se do folheto por possuir dobras. Apresenta-se em linguagem esquemática e é dividido em seções. Excepcional praticidade formal

Leia mais

Elaboração de pôsteres

Elaboração de pôsteres NAPQ - Núcleo de Assessoramento à Pesquisa Elaboração de pôsteres Luciana de Oliveira Assis Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional Função Sintetizar informações e dados relevantes da

Leia mais

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO OS QUATRO PRINCÍPIOS DO DESIGN. PROXIMIDADE ITENS RELACIONADOS ENTRE SI, DEVEM SER AGRUPADOS. QUANDO VÁRIOS ÍTENS ESTÃO PRÓXIMOS, TORNAM-SE UMA UNIDADE VISUAL E NÃO VÁRIAS UNIDADES INDIVIDUALIZADAS. ISSO

Leia mais

A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ. Prof. Wanderlei Paré PROJETOS

A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ. Prof. Wanderlei Paré PROJETOS A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ ESTILOS CADA PROJETO GRÁFICO PRÓPRIAS. TEM SUAS CARACTERÍSTICAS UM LIVRO SERÁ DIFERENTE DE UM JORNAL, UM JORNAL DIFERENTE DE UMA REVISTA, UMA REVISTA SERÁ DIFERENTE DE

Leia mais

Design da Informação. Repetição e Contraste. Aula 07. Prof. Dalton Martins

Design da Informação. Repetição e Contraste. Aula 07. Prof. Dalton Martins Design da Informação Repetição e Contraste Aula 07 Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Repetição Repita alguns

Leia mais

COMO FAZER UM FANZINE

COMO FAZER UM FANZINE COMO FAZER UM FANZINE TEMA E CONTEÚDO PASSO 01 Definir o tema e o conteúdo do fanzine Escolher a forma como serão abordados Utilizar em diferentes gêneros textuais PROJETAR PASSO 02 Planejar o projeto

Leia mais

Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão

Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão Turma CEF de Pré- Impressão Objectivos Expor os conceitos de forma a que os alunos os vão interiorizando naturalmente, de uma forma bastante prática,

Leia mais

Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier

Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier Sumário Características de uma revista Funções sociais da revista Estrutura da informação Componentes da revista Estrutura da revista Recursos gráficos

Leia mais

18/09/2016. Direção de arte Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios

18/09/2016. Direção de arte Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de arte Todo layout começa com um espaço em branco a ser preenchido. Você pode preenchê-lo com textos,

Leia mais

COMO FAZER UM FANZINE. Equipe de História e Geografia

COMO FAZER UM FANZINE. Equipe de História e Geografia COMO FAZER UM FANZINE Equipe de História e Geografia TEMA E CONTEÚDO PASSO 01 Definir o tema e o conteúdo do fanzine Escolher a forma como serão abordados Utilizar em diferentes gêneros textuais PROJETAR

Leia mais

Aula 06 Princípios do Design

Aula 06 Princípios do Design Aula 06 Princípios do Design FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson PRINCÍPIOS DO DESIGN São conceitos que descrevem a qualidade esténca

Leia mais

Diagramação Elementos e Tipos de Grids. Grid. Elementos do Grid

Diagramação Elementos e Tipos de Grids. Grid. Elementos do Grid Diagramação Elementos e Tipos de Grids Hoje veremos um assunto muito importante para diagramadores, e também para designers, de como deixar páginas mais elaborada e bem feita, pois um dos segredos para

Leia mais

Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design

Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Tipografia Letra serifada Em uma definição resumida, serifa é a haste perpendicular que finaliza os principais traços de

Leia mais

DESIGN EDITORIAL. Aula #03 - Planejamento visual. Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros

DESIGN EDITORIAL. Aula #03 - Planejamento visual. Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros DESIGN EDITORIAL Aula #03 - Planejamento visual Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros diego.medeiros@satc.edu.br PRINCÍPIOS BÁSICOS Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de Vejamos a seguir uma capa de

Leia mais

Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos

Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos Normas ABNT 0 NBR 14724 (17.04.2011) Trabalhos acadêmicos Apresentação 0 NBR 10520 (ago.2002) Citações em documentos 0 NBR 6023(ago.2002) Referências - Elaboração Normas da USP 0 Diretrizes para apresentação

Leia mais

Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin.

Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin. Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Vejamos a seguir uma capa de um relatório comum

Leia mais

GRADES E COLUNAS PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL PROFESSOR JORGE FELZ. segunda-feira, 17 de junho de 13

GRADES E COLUNAS PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL PROFESSOR JORGE FELZ. segunda-feira, 17 de junho de 13 GRADES E COLUNAS PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL PROFESSOR JORGE FELZ A essência do design multipágina (impressos) ou multiimpressão (web) é a repetição rítmica de um padrão básico que dê à publicação sua

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR Aula #02 - Planejamento visual Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros diego.piovesan@gmail.com PRINCÍPIOS BÁSICOS Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de Vejamos a seguir

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN 26. Computação gráfica pode ser definida como o conjunto de métodos e técnicas utilizados para converter dados para um dispositivo gráfico

Leia mais

Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR (ABNT, 2005).

Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR (ABNT, 2005). ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR 14724 (ABNT, 2005). 1. Papel A digitação

Leia mais

Projeto Visual III UFRGS Desenvolvendo projetos de grade e mancha gráfica

Projeto Visual III UFRGS Desenvolvendo projetos de grade e mancha gráfica Material para a disciplina Projeto Visual 3 Desenvolvendo projetos de grade e mancha gráfica Prof. André Furtado www.ufrgs.br O projeto da grade é importante, pois ele torna consistente a distribuição

Leia mais

Aula Conceitos editoriais

Aula Conceitos editoriais Nesta aula, vamos ver alguns conhecidos e nem tão conhecidos jargões e expressões do jornalismo. Esse conhecimento permite ficar mais familiarizado com a linguagem jornalística. Manchete O jornal normalmente

Leia mais

Design para slides. inspiradores

Design para slides. inspiradores Design para slides inspiradores INTRODUÇÃO Apresentar ideias com clareza e objetividade é algo cada vez mais valorizado no ambiente de negócios e, para isso, a mídia mais utilizada é a apresentação. Porém,

Leia mais

Seguir as linhas de orientação definidas neste documento contribui para projetar a empresa de forma clara e consistente.

Seguir as linhas de orientação definidas neste documento contribui para projetar a empresa de forma clara e consistente. O modo como as pessoas entendem e reagem à imagem que se pretende transmitir depende da clareza e consistência da forma de comunicação. Por isso, são cruciais a qualidade e as diretrizes na implementação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS Para fazer uma apresentação de maneira eficaz deve seguir quatro passos fundamentais: Planear Preparar Praticar Apresentar.

Leia mais

Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material*

Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material* Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material* 27.0 Introdução Nesta unidade descrevemos como fazer com que seu trabalho fique bom. Falamos sobre o que vai acontece na célula, nas bordas das células

Leia mais

Henrique Magalhães. Grafismo

Henrique Magalhães. Grafismo Henrique Magalhães Grafismo Os elementos estruturais determinam e orientam a execução do cartaz segundo os tipos de composição. Diagonais Linhas que cruzam o cartaz de um ângulo até o seu oposto. A interseção

Leia mais

CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ

CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ Algumas dicas da Associação Brasileira de Linguística INTRODUÇÃO O pôster é uma ferramenta eficaz de comunicação visual: permite que mostre os resultados mais

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA

ESCOLA DE ENGENHARIA CONTROLE DE REVISÕES Revisão Data Descrição 00 22/04/2014 Emissão Inicial INTRODUÇÃO Este documento tem como propósito estabelecer parâmetros para elaboração do Relatório da Máquina de Rube Goldberg, a

Leia mais

GRÁFICOS. Profa. Raquel C. de Melo Minardi

GRÁFICOS. Profa. Raquel C. de Melo Minardi 5 GRÁFICOS Profa. Raquel C. de Melo Minardi www.dcc.ufmg.br/~raquelcm raquelcm@dcc.ufmg.br Um aumento de 1% parece um aumento de 200% Quais aspectos do gráfico foram usados para causar este efeito? www.dcc.ufmg.br/~raquelcm

Leia mais

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos.

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos. TABELAS E GRÁFICOS TABELAS Uma tabela (ou planilha) é um arranjo sistemático de dados dispostos em colunas e linhas para fins de comparação e comunicação. Nas linhas da tabela estão apresentadas as variáveis

Leia mais

Aula 07 Diagramação. FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson

Aula 07 Diagramação. FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson Aula 07 Diagramação FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson Uma boa diagramação proporciona Clareza: permite uma ordem sistemáhca de leitura,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS Regras gerais de apresentação: Formato: papel branco, no formato

Leia mais

Aula 07 Diagramação. Diagramação

Aula 07 Diagramação. Diagramação Aula 07 Diagramação FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson Diagramação Clareza: permite uma ordem sistemámca de leitura, facilitando sua

Leia mais

No processo criativo, ao rafe serve para que a equipe de criação decida como será o anúncio solicitado e possam, a partir daí dividir as tarefas.

No processo criativo, ao rafe serve para que a equipe de criação decida como será o anúncio solicitado e possam, a partir daí dividir as tarefas. Direção de Arte - Rough (rafe) CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA Direção de Arte - Rough (rafe) Rough (pronuncia RAFE) é o que vem antes de qualquer idéia, é quando você pega uma folha em branco e faz a idéia inicial,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL [Office1] Comentário: Fonte tamanho

Leia mais

PLANEJAMENTO VISUAL. Os quatro princípios básicos do design

PLANEJAMENTO VISUAL. Os quatro princípios básicos do design PLANEJAMENTO VISUAL Os quatro princípios básicos do design Proximidade Alinhamento Repetição Contraste Os quatro princípios básicos do design Do livro Design para quem não é designer de Robin Williams

Leia mais

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida Escola de Engenharia Bibliografia Básica: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: guia para alunos da

Leia mais

Apresentação. Seguir as linhas de orientação definidas neste documento é contribuir para projetar o Sistema AABB de forma clara e consistente.

Apresentação. Seguir as linhas de orientação definidas neste documento é contribuir para projetar o Sistema AABB de forma clara e consistente. Apresentação Por meio deste Manual de Identidade Visual, com suas normas e recomendações, pretendemos orientar a implantação dos elementos básicos que compõem a Programação Visual das AABB - Associações

Leia mais

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Alvo de (muitas) reclamações de quem está fazendo monografia e TCC, as regras da ABNT são fundamentais para uniformizar e dar credibilidade

Leia mais

Ícones de aplicativos

Ícones de aplicativos Ícones de aplicativos Elementos Nós criamos vários aplicativos, tanto para uso interno quanto externo. A fim de manter uma aparência e uso consistentes em todos os ícones de aplicativos, é importante seguir

Leia mais

CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES

CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ITIC Professora: Sónia Rodrigues Conteúdos 2 Exemplos Princípios Formato Texto Cores Grafismo Animações e Transições Resumo Professora: Sónia Rodrigues 1 Maus Exemplos 3 Evolução

Leia mais

Manual de Identidade e Aplicação da Marca

Manual de Identidade e Aplicação da Marca Manual de Identidade e Aplicação da Marca Introdução Este Manual de Identidade tem como principal objetivo prover orientação quanto ao uso adequado da marca Libbs. Para isso, definimos padrões de uso da

Leia mais

Henrique Magalhães. Tipologia

Henrique Magalhães. Tipologia Henrique Magalhães Tipologia Texto Recurso fundamental do cartaz Síntese da mensagem, pode prescindir da ilustração O texto e sua hierarquia: Título introdução à mensagem Subtítulo complemento do título

Leia mais

ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB /04

ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB /04 ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB-9 1451/04 GUIA DE NORMAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CAPA INSTITUCIONALIZADA - FAP APUCARANA 2006 1 APRESENTAÇÃO FORMAL 1.1

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Professor: João Carmo ELEMENTOS DO DESENHO TÉCNICO Os desenhos no papel continuam a ter importância, em particular para a fabricação,

Leia mais

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição.

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição. Composição Introdução UMA DAS PEÇAS ELEMENTARES NO DESENHO É A COMPOSIÇÃO... Uma pintura ou desenho muito bem feito pode perder todo o seu poder, se não estiver enquadrado dentro de uma composição bem

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir: Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns

Leia mais

Manual de Uso da Marca

Manual de Uso da Marca Manual de Uso da Marca p a d r o n i z a ç ã o d a m a r c a u t i l i z a ç ã o n o s m a i s v a r i a d o s f o r m a t o s Índice 1. Apresentação - Geral página 02 - Defesa da marca página 03 2. Medidas

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE AS VÁRIAS DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS NA AVALIAÇÃO DE UM PROJETO GRÁFICO- EDITORIAL EM JORNALISMO

APONTAMENTOS SOBRE AS VÁRIAS DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS NA AVALIAÇÃO DE UM PROJETO GRÁFICO- EDITORIAL EM JORNALISMO APONTAMENTOS SOBRE AS VÁRIAS DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS NA AVALIAÇÃO DE UM PROJETO GRÁFICO- EDITORIAL EM JORNALISMO Luciano Guimarães Trata este documento de uma breve exposição dos critérios que adoto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Leia mais

Henrique Magalhães. Tipografia

Henrique Magalhães. Tipografia Henrique Magalhães Texto Recurso fundamental do cartaz. Síntese da mensagem, pode prescindir da ilustração. O texto e sua hierarquia: Título introdução à mensagem. Subtítulo complemento do título. Texto

Leia mais

Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides

Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides Sobre o trabalho Elabore uma apresentação.ppt, considerando essas recomendações, sobre o tema definido pela sua equipe (1 artigo; 2 artigos;

Leia mais

Desenho Técnico. Aula 3 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo. Tipos de papel e linhas

Desenho Técnico. Aula 3 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo. Tipos de papel e linhas Desenho Técnico CP41F Tipos de papel e linhas Aula 3 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia de Computação 3º Período 2016.1 1/20 Aplicação de linhas

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

ESCOLHA SUA REALIDADE!

ESCOLHA SUA REALIDADE! ESCOLHA SUA REALIDADE! X TCC SEM DRAMA (Material Complementar e de Reforço) Por: Amilton Quintela Breno Halabi Diego Gonçalves Gisele Sathler Jeanine Águia SUMÁRIO 1 CONFIGURAÇÃO DE PÁGINAS... 3 1.1 Trabalhos

Leia mais

MANUAL DA MARCA GÜHRING. Data: Dez/2011

MANUAL DA MARCA GÜHRING. Data: Dez/2011 MANUAL DA MARCA GÜHRING Uma identidade visual coesa é um dos bens mais valiosos de uma empresa. A GÜHRING é reconhecida em todo mercado pela qualidade de seus produtos e serviços. É importante manter uma

Leia mais

MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA

MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA ÍNDICE MÓDULO 6 Aula 6.0 - Bem Vindo...02 Aula 6.1 - Arranjos de Mesa com Cachepô...03 Aula 6.2 - Arranjos de Mesa com Base em Acetato...05 Aula 6.3 - Arranjos de Mesa com Balão

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO Este guia pretende servir de orientação das normas de elaboração/orientação dos trabalhos. Trata-se de apresentar um modelo de uniformização das regras para a elaboração de trabalhos escritos. Para preparar

Leia mais

NORMAS PARA CONFECÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS PARA CONFECÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA CONFECÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAMPO VERDE MT 2013 1 PARTES COMPONENTES DO RELATÓRIO TODO O RELATÓRIO DEVE SER ESCRITO EM ARIAL 12 OU 14, COM MARGENS 3,0 CM (SUPERIOR E ESQUERDA)

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES INSTRUÇÕES AOS AUTORES REVELA (ISSN 1982-646X) é o Periódico Interinstitucional de Divulgação Científica da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), Faculdade Praia Grande (FPG) e Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Disciplina: Web Design Quarta Aula

Disciplina: Web Design Quarta Aula Disciplina: Web Design Quarta Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com Conteúdo da Aula Tema: Identidade Visual Cores Resolução

Leia mais

Informativo Intercom Centro-Oeste Samira Virginia DE FRANÇA 2 Divina Eterna Vieira MARQUES 3 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Informativo Intercom Centro-Oeste Samira Virginia DE FRANÇA 2 Divina Eterna Vieira MARQUES 3 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO Informativo Intercom Centro-Oeste 2010 1 Samira Virginia DE FRANÇA 2 Divina Eterna Vieira MARQUES 3 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO RESUMO O "Informativo Intercom Centro-Oeste 2010" foi produzido

Leia mais

Revista Fora de Pauta 1. Maria Angélica VARASCHINI 2 Daniela Silva HUBERTY 3 Rondon de CASTRO 4 Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Revista Fora de Pauta 1. Maria Angélica VARASCHINI 2 Daniela Silva HUBERTY 3 Rondon de CASTRO 4 Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Revista Fora de Pauta 1 Maria Angélica VARASCHINI 2 Daniela Silva HUBERTY 3 Rondon de CASTRO 4 Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. RESUMO: A Fora de Pauta é uma revista produzida pelos

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL A identidade visual da UNIJUÍ divide-se O uso correto desses três elementos em 3 partes: garantirá que a qualidade e estabilida-? marca; de dos elementos sejam mantidos,? padrão cromático; garantindo a

Leia mais

MANUAL DA MARCA. O detalhe que faz a diferença

MANUAL DA MARCA. O detalhe que faz a diferença MANUAL DA MARCA ÍNDICE Marca Personalidade 05 Símbolo 08 Assinaturas 09 Construção Linhas de Construção -Assinatura sem Box 11 Linhas de Construção - Assinatura Box 12 Assinatura 13 Linhas de Construção

Leia mais

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti O presente material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliá-lo na construção de trabalhos acadêmicos. Vale ressaltar que a ideia foi mostrar de maneira formal (mais do que textual) como deve ser a construção

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL PATROCÍNIO

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL PATROCÍNIO MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL PATROCÍNIO JUNHO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal Patrocínio I. Introdução....3 II. Assinatura de marcas do Governo Federal em patrocínios....4 III.

Leia mais

É uma estrutura, uma base fixa que estabelece padrões para colunas, espaços, tipografia, margens e distribuição dos principais elementos gráficos, a

É uma estrutura, uma base fixa que estabelece padrões para colunas, espaços, tipografia, margens e distribuição dos principais elementos gráficos, a Formato gráfico É a linguagem da revista. Uma espécie de código que o leitor reconhece e decifra rapidamente, um fio unificador, um sistema subliminar de apresentação do conteúdo. É uma estrutura, uma

Leia mais

Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte

Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte AULA 12 Layout e Diagramação Fundamentos da Programação Visual Tutorial

Leia mais

Reformulação de Projeto Gráfico: A experiência no jornal-laboratório OutrOlhar 1

Reformulação de Projeto Gráfico: A experiência no jornal-laboratório OutrOlhar 1 Reformulação de Projeto Gráfico: A experiência no jornal-laboratório OutrOlhar 1 Lucas Ferreira de LUCENA 2 Daniel FARDIN Pedrada 3 Joaquim Sucena LANNES 4 Laene DANIEL Mucci 5 Universidade Federal de

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UFF MANUAL MARCA DA

INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UFF MANUAL MARCA DA MANUALDAMARCA PARA QUÊ? Um manual de marca é fundamental na implantação de uma nova identidade visual, seja ela de um produto, instituição, ideia ou serviço. Sua correta utilização garantirá a qualidade

Leia mais

O olhar na capa do livro 1. Vanessa Alves DUARTE 2 Adriana Cristina Omena dos SANTOS 3 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

O olhar na capa do livro 1. Vanessa Alves DUARTE 2 Adriana Cristina Omena dos SANTOS 3 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG O olhar na capa do livro 1 Vanessa Alves DUARTE 2 Adriana Cristina Omena dos SANTOS 3 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG RESUMO O paper apresenta a capa do livro Os múltiplos olhares do

Leia mais

TRABALHO ACADÊMICO: PADRÃO UFSC (FORMATO A5)

TRABALHO ACADÊMICO: PADRÃO UFSC (FORMATO A5) TRABALHO ACADÊMICO: PADRÃO UFSC (FORMATO A5) Revisado em março de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de competência em Informação. APRESENTAÇÃO 2 a) Motivações

Leia mais

Importância da Tipografia no projeto

Importância da Tipografia no projeto TIPOGRAFIA CPG 1 Tipografia Importância da Tipografia no Projeto Gráfico Estrutura do caractere Classificação por família Características dos Tipos Considerações na escolha da Tipografia CPG 2 Importância

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Prof. Anderson Roges T. Góes

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Prof. Anderson Roges T. Góes 1.1 NBR 10067 (PRINCÍPIOS GERAIS DE REPRESENTAÇÃO EM DESENHO TÉCNICO) A NBR 10067 (ABNT, 1995) fixa em condições gerais o método de projeções ortográficas, a cor de representação do desenho técnico, a

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

Memorial Descritivo da Revista DROPSUL

Memorial Descritivo da Revista DROPSUL Universidade Católica de Pelotas ECOS Escola de Comunicação Social Habilitação Jornalismo Memorial Descritivo da Revista DROPSUL Porque cada drop é único! Nome: Marcos Leivas Prof.ª Orientadora: Elisa

Leia mais

Programa de Pós Graduação em Saúde e Sociedade. Manual normativo para elaboração de Dissertações

Programa de Pós Graduação em Saúde e Sociedade. Manual normativo para elaboração de Dissertações Manual normativo para elaboração de Dissertações Mossoró/RN, Julho de 2016 Normas para formatação de Dissertação PPGSS 2016 1. DEFINIÇÃO: Dissertação Conceitualmente, a dissertação corresponde ao documento

Leia mais

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO LIVRO ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO LIVRO ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO LIVRO ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS Camila Nunes da ROSA 1 Flavi Ferreira LISBÔA FILHO 2 Marília BARCELLOS 3 Viviane BORELLI 4 Fabio Rucker BRUST 5 Ronei Bueno da CRUZ 6 INTRODUÇÃO A

Leia mais

Writer. Interface e Formatação de Estilos

Writer. Interface e Formatação de Estilos Writer Interface e Formatação de Estilos INTERFACE É composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante conhecer a interface de

Leia mais

apresentação Respeitar as regras aqui estabelecidas. Em caso de dúvida sobre o uso do manual ou alteração na marca, consultar o estúdio.

apresentação Respeitar as regras aqui estabelecidas. Em caso de dúvida sobre o uso do manual ou alteração na marca, consultar o estúdio. manual de marca 2 apresentação apresentação Este manual tem por objetivo padronizar as aplicações da marca Lona e nortear a criação para os materiais de comunicação e peças institucionais. A identidade

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2

Leia mais

Sinalização Desenvolvimento

Sinalização Desenvolvimento Sinalização Desenvolvimento Setas - Em suportes de sinalização, as setas correspondem ao gesto de se estender a mão e apontar o dedo indicador para alguma direção indicando o caminho que deve ser percorrido

Leia mais

Guia de Edição de Balões e Textos para Histórias em Quadrinhos

Guia de Edição de Balões e Textos para Histórias em Quadrinhos Guia de Edição de Balões e Textos para Histórias em Quadrinhos Ana Luiza Koehler Diagramação: Ana Cláudia Soares ana luiza koehler 2 Embora frequentemente deixados em segundo plano, os balões e textos

Leia mais

Dia dos Pais OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Dia dos Pais OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Dia dos Pais OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Uma data especial... O Dia dos Pais é uma data amplamente comemorada pelo comércio. Além de ser uma homenagem para os patriarcas das famílias, também é um momento de

Leia mais

Tipo de documentos. Sadao Massago. Curso de L A TEX, Departamento de Matemática

Tipo de documentos. Sadao Massago. Curso de L A TEX, Departamento de Matemática 1 1 Departamento de Matemática Curso de L A TEX, 2004 Documento científico Conteúdo é formal e é difícil de ser lido Documento científico Conteúdo é formal e é difícil de ser lido Exigência na padronização

Leia mais

Técnico em Química Profª Rogeria Nunes Costa

Técnico em Química Profª Rogeria Nunes Costa Técnico em Química Metodologia Científica Produção de Relatórios Colégio Educáre O QUE É UM RELATÓRIO? Dicionário Michaelis: Re.la.tó.rio: sm (lat relatu) 1-Exposição, relação, ordinariamente por escrito,

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 15287:2011 Informação e documentação Projeto de pesquisa Apresentação Jaguariúna SUMÁRIO 1. Introdução 1 2. Objetivo 2 3.

Leia mais