Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS"

Transcrição

1 Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS

2 ABORDAGEM INICIAL Pergunta O que é Diagramação e o que é Editoração?

3 ABORDAGEM INICIAL Objetivo Levar a informação ao usuário final de forma clara. A boa estrutura ou estética deve ser utilizada para guiar a leitura.

4 ABORDAGEM INICIAL

5 ABORDAGEM INICIAL

6 ABORDAGEM INICIAL

7 ABORDAGEM INICIAL Muito Importante dizer: A escolha de uma, entre as muitas técnicas de editoração e diagramação conhecidas, são frutos de uma atitude sensata e responsável, é imprescindível não apenas o conhecimento teórico sobre elas, mas também conhecer onde o produto final vai chegar.

8 ABORDAGEM INICIAL Muito Importante dizer: Os recursos de editoração eletrônica e diagramação colocam à disposição de quem dela se utiliza, um vasto repertório de formas de expressão, que abrangem desde a utilização pura e simples de traço e ponto até os mais complexos efeitos tridimensionais de um grid, por exemplo.

9 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Beaux-Art (a) Bauhaus (di a) Arts & Crafts (di a) Art Déco (a) Art Nouveau (di a) *Vernacular (a) Construtivismo Russo (p f) *New Wave (t c m) De stijl (di) Cubismo (p)

10 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Beaux-Art

11 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Art & Crafts

12 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Art Noveau

13 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Construtivismo

14 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração De Stijl

15 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Bauhaus

16 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Art Déco

17 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Vernacular

18 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração New Wave

19 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração New Wave

20 ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Cubismo

21 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial O design editorial promove a organização na forma de projeto gráfico das informações e o aspectos da publicação, concebendo e propagando a identidade do periódico, por meio da diagramação, um grid, imagens, anúncios, organização dos elementos, entre outras características.

22 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Componentes relevantes: Organização do conteúdo; Padrão visual; Definição da estrutura.

23 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Componentes do layout: Capa e/ou Marca; Cores; Formato; Imagens; Grid; Composição (critérios); TIPOGRAFIA; Estilo gráfico.

24 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Formato Podem ser predefinidos, a sua escolha será de acordo as questões pautadas. Delimitado pela margem e mancha gráfica.

25 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Formato

26 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Grid Sistema modular de organização e dinamização do conteúdo; Rede de linhas-guia relativas aos eixo axial do documento; Preocupação com a legibilidade do componente textual do periódico.

27 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Grid

28 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Tipografia Elemento mais importante no design de um impresso; Compreende tanto a criação quanto a composição de caracteres para transmitir mensagens.

29 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Imagens

30 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Imagens > Fotografia Grande poder expressivo e informativo; O editor deve pensar visualmente e o fotógrafo editorialmente para uma perfeita integração entre imagens e textos; Quanto mais expressiva ou sintética em relação ao conteúdo seja a foto, maior destaque ela deve possuir na página.

31 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Imagens > Fotografia

32 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Imagens > Ilustração Maior poder de interpretação, pois muitas vezes exprimem a opinião de um autor; Podem auxiliar na descrição de eventos complexos, de difícil explicação; Podem possuir forte teor informativo (ilustrações informativas), quanto opinativo (charges e tirinhas).

33 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Imagens > Ilustração

34 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Imagens > Infográficos Representações visuais da informação que podem utilizar textos, ilustrações e fotografias; Capaz de simplificar processos ou ocorrências complexas ou peculiares, que não podem ser "vistos" facilmente pelos leitores; Maior capacidade de fixação do conteúdo na mente do leitor.

35 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Imagens > Infográficos

36 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Imagens > Tabelas ou Gráficos Maior capacidade de fixação do conteúdo na mente do leitor ao se fazer comparações.

37 ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Imagens > Tabelas ou Gráficos

38 Semana 03 e 04 PLANEJAMENTO GRÁFICO E INFORMES EDITORIAIS E AGRUPAMENTO

39 PLANEJAMENTO GRÁFICO Definição A representação gráfica começa pela diagramação, desdobra-se na escolha dos tipos, complementa-se na confecção dos textos. Estabelecem-se as relações do visual com o assunto.

40 PLANEJAMENTO GRÁFICO Definição Mostrar a importância da linguagem visual contida no discurso gráfico*, cuja função fundamental é orientar a leitura de forma rápida e agradável. *o conjunto de elementos visuais de um jornal, livro, revista, cartaz ou tudo que seja impresso.

41 PLANEJAMENTO GRÁFICO Definição Diagramação (e editoração) + discurso gráfico = linguagem da comunicação impressa.

42 PLANEJAMENTO GRÁFICO Definição Dar a mensagem a devida estrutura visual a fim de que o leitor possa discernir, rápida e confortavelmente, aquilo que para ele representa algum interesse, em muitos casos é criado uma padronização gráfica.

43 PLANEJAMENTO GRÁFICO Padronização Gráfica É a identidade do impresso. O leitor deve identificar o veículo. A padronização gráfica representa a imagem do jornal, por exemplo.

44 Semana 03 e 04 TÉCNICAS E LEIS BÁSICAS DA DIAGRAMAÇÃO

45 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO As técnicas Técnica do L Técnica do U Técnica do T Técnica do H Técnica do I Técnica do 4 Técnica do Suporte

46 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis As leis específicas, são os recursos que utilizamos para cumprir as leis gerais da composição. Variedade Contraste Alinhamento Harmonia Equilíbrio

47 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis As leis específicas, são os recursos que utilizamos para cumprir as leis gerais da composição. Repetição Destaque Proximidade Tipos/Fontes

48 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Contraste) Intensidade de visualização de cada elemento com relação aos que lhe rodeiam e ao grafismo completo.

49 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Contraste)

50 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Contraste)

51 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Contraste)

52 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Alinhamento) Nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada item de ter uma conexão visual com algo já presente nesta.

53 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Alinhamento)

54 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Alinhamento)

55 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Alinhamento - texto) Este texto está alinhado à esquerda. Este texto está centralizado. Este texto está alinhado à direita. Este texto está justificado ou blocado.

56 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Alinhamento)

57 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Alinhamento)

58 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Proximidade) Itens relacionados entre si devem ser agrupados.

59 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Proximidade)

60 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Proximidade)

61 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Repetição) É uma forma mais marcante de criar consistência em um material. Avalie se é apropriado fazer com que um dos elementos fique mais marcante e utilize-o como o elemento repetitivo.

62 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Repetição)

63 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Tipos/Fontes) A combinação de fontes diferentes visa aperfeiçoar a comunicação, porém, algumas vezes esta combinação pode confundi-la.

64 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Leis (Tipos/Fontes) Tome cuidado ao utilizar vários tipos de fontes, crie sempre um contraste para melhorar o entendimento. Há seis maneiras claras e diferentes de contrastar a tipologia: Tamanho; Forma; Peso; Direção; Estrutura; Cor.

65 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO Por que e para que tudo isso???

66 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO AGRUPAMENTO

67 TÉCNICAS BÁSICAS DE DIAGRAMAÇÃO AGRUPAMENTO

68 Semana 05 e 06 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA

69 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA O que é tipografia? É a arte, o processo de criação e a classificação do desenho de letras do alfabeto e de caracteres usados para formar as palavras; É a principal ferramenta de comunicação, que permite dar expressão ao documento, transmitindo instantaneamente uma atmosfera e imagem.

70 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Existe uma crescente valorização de imagens e suas aplicações, mas a palavra escrita continua muito importante para informar e comunicar. A tipografia desempenha um papel muito importante na sinalização. As regras para utilização de tipografia para sinalização podem sofrer algumas alterações em relação às utilizadas para a área editorial, ela precisa ser de rápida compreensão e legibilidade.

71 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA As tipografias podem ser avaliadas de acordo sua: Anatomia Genealogia Classificação Composição

72 Anatomia PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA

73 Anatomia PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA

74 Anatomia PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA

75 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Genealogia ou família É um conjunto de tipografias com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes.

76 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Genealogia ou família Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, condensed, dentre outros.

77 PRINCÍPIOS DE TIPOGRAFIA Classificação Tradicionalmente a tipografia é classificada em 6 grandes grupos: estilo antigo, moderno, serifado, sem serifa, manuscrito/cursivo e decorativas.

78 Semana 04 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA

79 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Esta é a atividade que ocupa maior tempo do designer de maneira bem direta, dispor as letras em palavras, palavras em frases, frases em parágrafos e parágrafos em layout. Alguns princípios e semântica a respeito de espaçamento, organização e uso adequado de pontuação são imperativos para uma composição competente.

80 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Perguntas O que vai ser lido? Por quem vai ser lido? Em que vai ser aplicado o texto? Onde vai ser lido?

81 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Considerações Importantes A personalidade da fonte; A natureza da ideia/conceito; O perfil do cliente-anunciante; O Público-alvo; A Legibilidade.

82 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Considerações Mais Importantes Alinhamento; Espaço entre linhas (leading); Espaço entre letras/entreletras (tracking); Kerning; Órfãs e Viúvas (Forcas); Pontuação pendente; Pontuação; Legibilidade e Leiturabilidade.

83 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Órfãs e Viúvas (forca) Órfãs: ocorrem quando a primeira linha de um parágrafo começa no final de uma página ou coluna. Víuvas: ocorrem quando a última linha do parágrafo é a primeira de uma coluna ou página.

84 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Órfãs e Viúvas (forca)

85 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Pontuação pendente

86 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Legibilidade Refere-se ao aspecto geral de cada letra e a habilidade do leitor em distinguir uma das outras. C G I l 1 c e E F i j rn m N H b h Ti T1

87 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Legibilidade A legibilidade deve manter um equilíbrio entre: Necessidades expressivas; Tamanho do texto; Corpo de fonte; Adequação à mídia.

88 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Leiturabilidade Refere-se a como o tipo se comporta em um texto. Tipografia de leitura contínua ou de longa durabilidade (funcionais) Tipografia efêmera ou de impacto (características)

89 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Leiturabilidade FUNCIONAIS Os tipos funcionais como o próprio nome sugere, são utilizadas em diversas ocasiões, inclusive em textos corridos e são as tipografias mais importantes pois tem uso eclético.

90 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Leiturabilidade FUNCIONAIS Tradicionais Diferenciadas

91 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Leiturabilidade CARACTERISTICAS Os tipos característicos tem um uso mais limitado, porém fornece exclusividade à peça.

92 COMO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA Leiturabilidade CARACTERISTICAS

93 Semana 05 e 06 COMBINANDO TIPOGRAFIAS

94 COMBINANDO TIPOGRAFIAS Concordância Um layout estará em concordância quando você optar pela utilização de apenas uma família de tipo e os outros elementos que compõem a página possuírem as mesmas qualidades daquele tipo, como a versão em itálico, por exemplo, ou aumentar o tamanho da fonte, etc.

95 COMBINANDO TIPOGRAFIAS Conflito Um layout tem conflito quando se adotam duas ou mais fontes similares na mesma página, mas que não são efetivamente diferentes. Quando se colocam duas fontes parecidas juntas, a maior parte das pessoas que vão olhar para o material acha que foi um erro.

96 COMBINANDO TIPOGRAFIAS Contraste O contraste marcante atrai os olhos, e uma das maneiras eficazes, simples e satisfatórias de se conferir contraste a um desenho é através da tipografia.

97 Download da semana 04

Design Gráfico Tecnologia Gráfica

Design Gráfico Tecnologia Gráfica Design Gráfico Tecnologia Gráfica Os quatro princípios Básicos Proximidade Alinhamento Repetição Contraste Proximidade Se os ítens estiverem relacionados entre si, agrupeos em proximidade. Separe-os, se

Leia mais

O que veremos hoje: Definição: Tipografia e Tipologia Funções Partes do tipo Variações estruturais Categorias Como combinar os tipos

O que veremos hoje: Definição: Tipografia e Tipologia Funções Partes do tipo Variações estruturais Categorias Como combinar os tipos Tipologia O que veremos hoje: Definição: Tipografia e Tipologia Funções Partes do tipo Variações estruturais Categorias Como combinar os tipos Tipologia A tipologia é um dos meios mais eloqüentes da expressão

Leia mais

DESIGN EDITORIAL. Aula #03 - Planejamento visual. Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros

DESIGN EDITORIAL. Aula #03 - Planejamento visual. Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros DESIGN EDITORIAL Aula #03 - Planejamento visual Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros diego.medeiros@satc.edu.br PRINCÍPIOS BÁSICOS Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de Vejamos a seguir uma capa de

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR Aula #02 - Planejamento visual Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros diego.piovesan@gmail.com PRINCÍPIOS BÁSICOS Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de Vejamos a seguir

Leia mais

Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin.

Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin. Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Vejamos a seguir uma capa de um relatório comum

Leia mais

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO OS QUATRO PRINCÍPIOS DO DESIGN. PROXIMIDADE ITENS RELACIONADOS ENTRE SI, DEVEM SER AGRUPADOS. QUANDO VÁRIOS ÍTENS ESTÃO PRÓXIMOS, TORNAM-SE UMA UNIDADE VISUAL E NÃO VÁRIAS UNIDADES INDIVIDUALIZADAS. ISSO

Leia mais

Importância da Tipografia no projeto

Importância da Tipografia no projeto TIPOGRAFIA CPG 1 Tipografia Importância da Tipografia no Projeto Gráfico Estrutura do caractere Classificação por família Características dos Tipos Considerações na escolha da Tipografia CPG 2 Importância

Leia mais

DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação.

DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO DIAGRAMAÇÃO Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO Diagramar uma página significa muito mais que apenas dispor textos, fotos e ornamentos no papel;

Leia mais

Diagramação Elementos e Tipos de Grids. Grid. Elementos do Grid

Diagramação Elementos e Tipos de Grids. Grid. Elementos do Grid Diagramação Elementos e Tipos de Grids Hoje veremos um assunto muito importante para diagramadores, e também para designers, de como deixar páginas mais elaborada e bem feita, pois um dos segredos para

Leia mais

Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier

Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier Planejamento Gráfico - AULA 11 - Prof. Me. Sergio Xavier Sumário Características de uma revista Funções sociais da revista Estrutura da informação Componentes da revista Estrutura da revista Recursos gráficos

Leia mais

Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design

Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Tipografia Letra serifada Em uma definição resumida, serifa é a haste perpendicular que finaliza os principais traços de

Leia mais

REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas

REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas REVISÃO N1 Projeto Gráfico Jornal I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas e desfile IV Projeto

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN 26. Computação gráfica pode ser definida como o conjunto de métodos e técnicas utilizados para converter dados para um dispositivo gráfico

Leia mais

EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin

EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin EDITORAÇÃO EM JORNALISMO Profa. Lívia Saggin Diagramação de jornais No caso de um jornal, a diagramação segue os objetivos e as linhas gráficas e editoriais desse impresso. As principais linhas editoriais

Leia mais

Design da Informação. Repetição e Contraste. Aula 07. Prof. Dalton Martins

Design da Informação. Repetição e Contraste. Aula 07. Prof. Dalton Martins Design da Informação Repetição e Contraste Aula 07 Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Repetição Repita alguns

Leia mais

Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão

Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão Turma CEF de Pré- Impressão Objectivos Expor os conceitos de forma a que os alunos os vão interiorizando naturalmente, de uma forma bastante prática,

Leia mais

Sinalização Desenvolvimento

Sinalização Desenvolvimento Sinalização Desenvolvimento Setas - Em suportes de sinalização, as setas correspondem ao gesto de se estender a mão e apontar o dedo indicador para alguma direção indicando o caminho que deve ser percorrido

Leia mais

Tipografia. Tipografia x tipologia. Por que TIPO...? Tipo - vem do grego, Typos, significa molde, sinal.

Tipografia. Tipografia x tipologia. Por que TIPO...? Tipo - vem do grego, Typos, significa molde, sinal. Produção Gráfica 1 Tipografia Parte 1 Tipografia Envolve a seleção e a aplicação de tipos, a escolha do formato da página com objetivo de transmitir uma mensagem do modo mais eficaz possível. Popularmente

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 120.3332.4 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Design Gráfico em Publicidade ETAPA 3ª Período

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE AS VÁRIAS DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS NA AVALIAÇÃO DE UM PROJETO GRÁFICO- EDITORIAL EM JORNALISMO

APONTAMENTOS SOBRE AS VÁRIAS DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS NA AVALIAÇÃO DE UM PROJETO GRÁFICO- EDITORIAL EM JORNALISMO APONTAMENTOS SOBRE AS VÁRIAS DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS NA AVALIAÇÃO DE UM PROJETO GRÁFICO- EDITORIAL EM JORNALISMO Luciano Guimarães Trata este documento de uma breve exposição dos critérios que adoto

Leia mais

Henrique Magalhães. Tipologia

Henrique Magalhães. Tipologia Henrique Magalhães Tipologia Texto Recurso fundamental do cartaz Síntese da mensagem, pode prescindir da ilustração O texto e sua hierarquia: Título introdução à mensagem Subtítulo complemento do título

Leia mais

Henrique Magalhães. Tipografia

Henrique Magalhães. Tipografia Henrique Magalhães Texto Recurso fundamental do cartaz. Síntese da mensagem, pode prescindir da ilustração. O texto e sua hierarquia: Título introdução à mensagem. Subtítulo complemento do título. Texto

Leia mais

Planejamento Gráfico - AULA 01 - Prof. Me. Sergio Xavier

Planejamento Gráfico - AULA 01 - Prof. Me. Sergio Xavier Planejamento Gráfico - AULA 01-1 Sumário Apresentação Plano de Ensino Objetivos Avaliação Bibliografia A importância do Planejamento Gráfico Conceitos Básicos 2 Apresentação Prof. Me. SERGIO XAVIER 3 2010

Leia mais

Manual de Uso da Marca

Manual de Uso da Marca Manual de Uso da Marca SUMÁRIO Clique no item para navegar até a página APRESENTAÇÃO Elementos Gráficos Marca... 5 Malha Construtiva... 6 Cores Institucionais... 7 Tipografia... 8 Uso da Marca Aplicações...

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 2 Apresentação A identidade corporativa é um conjunto integrado de regras que realça visualmente o estilo e as atitudes da empresa. É exatamente por sua importância que este

Leia mais

A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ. Prof. Wanderlei Paré PROJETOS

A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ. Prof. Wanderlei Paré PROJETOS A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ ESTILOS CADA PROJETO GRÁFICO PRÓPRIAS. TEM SUAS CARACTERÍSTICAS UM LIVRO SERÁ DIFERENTE DE UM JORNAL, UM JORNAL DIFERENTE DE UMA REVISTA, UMA REVISTA SERÁ DIFERENTE DE

Leia mais

Projeto Gráfico Revista

Projeto Gráfico Revista Projeto Gráfico Revista Publicação Páginas internas Publicação Quais áreas são mais valorizadas nas páginas de uma revista? Publicação Metades externas A revista é presa pela lombada, de modo que a metade

Leia mais

PTI Parque Tecnológico Itaipu

PTI Parque Tecnológico Itaipu Introdução Para manter e fortalecer a percepção desejada da marca, foram estabelecidas diretrizes, a identidade visual foi otimizada e as melhores práticas definidas e documentadas com o objetivo de enfatizar

Leia mais

Reformulação de Projeto Gráfico: A experiência no jornal-laboratório OutrOlhar 1

Reformulação de Projeto Gráfico: A experiência no jornal-laboratório OutrOlhar 1 Reformulação de Projeto Gráfico: A experiência no jornal-laboratório OutrOlhar 1 Lucas Ferreira de LUCENA 2 Daniel FARDIN Pedrada 3 Joaquim Sucena LANNES 4 Laene DANIEL Mucci 5 Universidade Federal de

Leia mais

Projeto Gráfico e Diagramação - Jornais. Profa. Ms. Neusa F. K. Nishida

Projeto Gráfico e Diagramação - Jornais. Profa. Ms. Neusa F. K. Nishida Ao final desta aula, você conhecerá: tipos de jornais; dicas de diagramação para atrair a atenção dos leitores; projeto gráfico para jornal. Qual é a diferença entre projeto gráfico e diagramação? Projeto

Leia mais

Manual de Identidade e Aplicação da Marca

Manual de Identidade e Aplicação da Marca Manual de Identidade e Aplicação da Marca Introdução Este Manual de Identidade tem como principal objetivo prover orientação quanto ao uso adequado da marca Libbs. Para isso, definimos padrões de uso da

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DESIGN EDITORIAL

PÓS-GRADUAÇÃO DESIGN EDITORIAL PÓS-GRADUAÇÃO DESIGN EDITORIAL Coordenadora: Maria Helena Pereira da Silva 14/03/2016 > 07/2017 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 (algumas aulas aos sábados) PÚBLICO-ALVO

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VERSÃO 1 OUTUBRO DE 2017

MANUAL DE IDENTIDADE VERSÃO 1 OUTUBRO DE 2017 BEM VINDO AO MANUAL DE DO STHEM BRASIL, ESTE MANUAL EXISTE PARA QUE POSSAMOS COMUNICAR COM CONSISTÊNCIA! SIGA AS DIRETRIZES EM TODA COMUNICAÇÃO SEJA INTERNA OU EXTERNA. Nossa marca é mais que um logo.

Leia mais

PLANEJAMENTO VISUAL. Os quatro princípios básicos do design

PLANEJAMENTO VISUAL. Os quatro princípios básicos do design PLANEJAMENTO VISUAL Os quatro princípios básicos do design Proximidade Alinhamento Repetição Contraste Os quatro princípios básicos do design Do livro Design para quem não é designer de Robin Williams

Leia mais

Aula 06 Princípios do Design

Aula 06 Princípios do Design Aula 06 Princípios do Design FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson PRINCÍPIOS DO DESIGN São conceitos que descrevem a qualidade esténca

Leia mais

Interfaces Pessoa. Desenho de Ecrãs II. Máquina. Cap. 8 Desenho de Ecrãs

Interfaces Pessoa. Desenho de Ecrãs II. Máquina. Cap. 8 Desenho de Ecrãs Interfaces Pessoa Máquina Desenho de Ecrãs II Cap. 8 Desenho de Ecrãs 09 Melhor e Pior? Melhor e Pior? Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Desenho Visual Proximidade Alinhamento Repetição Contraste Ordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) COM 3001 PLANEJAMENTO GRÁFICO (3-1) OBJETIVOS - ao término

Leia mais

Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte

Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte AULA 12 Layout e Diagramação Fundamentos da Programação Visual Tutorial

Leia mais

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Contraste Títulos e Subtítulos Entretítulos e capitulares Legendas Imagens Contraste Qual é a função do contraste na diagramação de uma página? Contraste

Leia mais

Como preparar um pôster?

Como preparar um pôster? Como preparar um pôster? Oficina de elaboração de resumos e pôsteres 5 de dezembro de 218 Agenda Regras de elaboração de pôster IV ISI Dicas de diagramação para não-designers Tutorial (exercício) 12 cm

Leia mais

Tipos com Serifa. Fragmento de texto da Coluna de Trajano. Fragmento da bíblia de Gutenberg feita com tipos góticas.

Tipos com Serifa. Fragmento de texto da Coluna de Trajano. Fragmento da bíblia de Gutenberg feita com tipos góticas. Tipos com Serifa Os tipos serifados surgiram no Renascimento como uma alternativa às letras góticas, de modo a criar composições mais leves. O francês Nicolas Jenson inspirou-se nas letras da antiguidade

Leia mais

FICHA TÉCNICA DA SOLUÇÃO EDUCACIONAL

FICHA TÉCNICA DA SOLUÇÃO EDUCACIONAL Programa Sebraetec Área Design Subárea Design de Comunicação Solução Aperfeiçoamento Tecnológico/Identidade Visual, Marca e Sinalização OBJETIVO O QUE É APERFEIÇOAMENTO TECNOLÓGICO: Serviço que visa adequar

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual Apresentação.................................... 3 Versões horizontal e vertical....................... 4 Grid de construção................................5 Cores institucionais...............................

Leia mais

Aula 07 Diagramação. FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson

Aula 07 Diagramação. FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson Aula 07 Diagramação FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson Uma boa diagramação proporciona Clareza: permite uma ordem sistemáhca de leitura,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

09/05/2017. Noções de Designer Gráfico APRESENTAÇÃO

09/05/2017. Noções de Designer Gráfico APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Noções de Designer Gráfico Professora Janaide Nogueira Técnica: Secretária Escolar(FDR) Graduação: Bacharelado em Sistemas de Informação(FIED) Pós-Graduação: Especialização em Engenharia de

Leia mais

Aula 07 Diagramação. Diagramação

Aula 07 Diagramação. Diagramação Aula 07 Diagramação FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson Diagramação Clareza: permite uma ordem sistemámca de leitura, facilitando sua

Leia mais

Conceitos gerais de design e composição gráfica. Daniel Barata nº 7 11º 12

Conceitos gerais de design e composição gráfica. Daniel Barata nº 7 11º 12 Conceitos gerais de design e composição gráfica. Daniel Barata nº 7 11º 12 Introdução ao Design Gráfico: Quais os suportes físicos para as primeiras formas comunicativas Os primeiros suportes físicos para

Leia mais

MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS

MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS APRESENTAÇÃO A marca é o principal elemento de identificação visual constituído de personalidade própria, linguagem e atributos. Para se estabelecer e ser

Leia mais

Apenas o Necessário 1. Flávio Domeniche BASTOS 2 Guilherme Pereira da ROSA 3 Eduardo Perotto BIAGI 4 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS

Apenas o Necessário 1. Flávio Domeniche BASTOS 2 Guilherme Pereira da ROSA 3 Eduardo Perotto BIAGI 4 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS Apenas o Necessário 1 Flávio Domeniche BASTOS 2 Guilherme Pereira da ROSA 3 Eduardo Perotto BIAGI 4 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS RESUMO Muito tem se falado de sustentabilidade, meio

Leia mais

Revista Cientefico. Normas para Publicação

Revista Cientefico. Normas para Publicação Revista Cientefico Normas para Publicação Apresentação A Revista Cientefico (ISSN: 1677-5716 - online), produzida, fomentada e editada pelo grupo DeVry Brasil, propõe-se a estimular a produção acadêmico-científica,

Leia mais

CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES

CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ITIC Professora: Sónia Rodrigues Conteúdos 2 Exemplos Princípios Formato Texto Cores Grafismo Animações e Transições Resumo Professora: Sónia Rodrigues 1 Maus Exemplos 3 Evolução

Leia mais

Manual da Marca. Portes Lantier. advogados

Manual da Marca. Portes Lantier. advogados Manual da Marca Logo Design e Conceito O conceito geral dessa marca deu-se pela função de atendimento da instituição, e busca mostrar serenidade com as cores utilizadas e com uma fonte moderna sem perder

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MIX 51

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MIX 51 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MIX 51 O guia de uso da marca MIX 51 contém as normas e indicações para a correta utilização da sua logomarca e dos elementos de sua comunicação. Os elementos gráficos que compõem

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA INTRODUÇÃO IDENTIDADE VISUAL A Identidade Visual é um conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço. À

Leia mais

Memorial Descritivo da Revista DROPSUL

Memorial Descritivo da Revista DROPSUL Universidade Católica de Pelotas ECOS Escola de Comunicação Social Habilitação Jornalismo Memorial Descritivo da Revista DROPSUL Porque cada drop é único! Nome: Marcos Leivas Prof.ª Orientadora: Elisa

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente Curso: TECNÓLOGO EM DESIGN GRÁFICO Módulo/Semestre: 03 Unidade curricular: DESIGN EDITORIAL Carga Horária: 40 HORAS Instrutor: SERGIO XAVIER Período: 2015.1 1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Leia mais

Manual_FIM :06 Page 1. Manual Visual de Placas de Obras

Manual_FIM :06 Page 1. Manual Visual de Placas de Obras Manual_FIM 03.08.04 12:06 Page 1 Manual Visual de Placas de Obras Manual_FIM 03.08.04 12:06 Page 2 Sumário Finalidade e Aplicações... 3 Padrão Geral das Placas Quadrante Superior Lado Esquerdo... 4 Padrão

Leia mais

GUIA DE LINGUAGEM VISUAL

GUIA DE LINGUAGEM VISUAL ÍNDICE INTRODUÇÃO 05 EMBALAGENS POSICIONAMENTO 07 Objetivos 30 Abordagem 31 LOGOMARCA Versões preferenciais 08 ELEMENTOS COMPONENTES Versões secundárias 10 Posicionamento da marca 32 Versões de uso restrito

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente Curso: TECNÓLOGO EM DESIGN GRÁFICO Módulo/Semestre: 03 Unidade curricular: DESIGN EDITORIAL Carga Horária: 40 HORAS Instrutor: SERGIO XAVIER Período: 2014.1 1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Leia mais

projetando com música:

projetando com música: projetando com música: projeto gráfico editorial de livro sobre o processo de produção artesanal de violões. 2 Projetando com Música Acadêmico: William Müller Varella Orientador: Carlos Davi Matiuzzi da

Leia mais

Informativo Intercom Centro-Oeste Samira Virginia DE FRANÇA 2 Divina Eterna Vieira MARQUES 3 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Informativo Intercom Centro-Oeste Samira Virginia DE FRANÇA 2 Divina Eterna Vieira MARQUES 3 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO Informativo Intercom Centro-Oeste 2010 1 Samira Virginia DE FRANÇA 2 Divina Eterna Vieira MARQUES 3 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO RESUMO O "Informativo Intercom Centro-Oeste 2010" foi produzido

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Paraná - UFPR Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR

Leia mais

MANUAL DA MARCA GÜHRING. Data: Dez/2011

MANUAL DA MARCA GÜHRING. Data: Dez/2011 MANUAL DA MARCA GÜHRING Uma identidade visual coesa é um dos bens mais valiosos de uma empresa. A GÜHRING é reconhecida em todo mercado pela qualidade de seus produtos e serviços. É importante manter uma

Leia mais

Como preparar um pôster?

Como preparar um pôster? Como preparar um pôster? Oficina de elaboração de resumos e pôsteres 04 de março de 2015 Agenda Cronograma Regras de elaboração de pôster III SACT Dicas de diagramação para não-designers Exemplos bons

Leia mais

Zahar Manual de identidade visual

Zahar Manual de identidade visual Zahar Manual de identidade visual 1 Sumário Apresentação 3 Elementos básicos 4 Construção 5 Escala 6 Sequências da assinatura horizontal 7 Sequências da assinatura vertical 8 Redução mínima 9 Ampliações

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA. Padronização de novembro/2009. Centro de Comunicação Cedecom

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA. Padronização de novembro/2009. Centro de Comunicação Cedecom MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA Padronização de novembro/2009 Centro de Comunicação Cedecom 2 O BRASÃO O brasão da UFMG foi concebido em 1927, pelo Conselho Universitário. Sua forma original é mantida até

Leia mais

Manual da Marca. Studio.Perret. Arquitetura

Manual da Marca. Studio.Perret. Arquitetura Manual da Marca Por que um Manual da Marca... 3 Sumário A Missão de ser Melhor... 4 Apresentação... 5 Paleta de Cores... 6 Escala de Cinza... 7 Traço (P/B)... 8 Traço (Cor)... 9 Tipologia... 10 Malha de

Leia mais

Manual de Identidade Visual. conceito, estratégia e aplicações

Manual de Identidade Visual. conceito, estratégia e aplicações Manual de Identidade Visual conceito, estratégia e aplicações SUMÁRIO 04 MARCA 05 CONCEITO 05 Design 06 Desenho da Marca 07 Assinaturas 08 Malha de Construção 09 CORES 09 Pantone, CMYK e RGB 10 Versão

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA - CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2015

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA - CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2015 MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA - CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2015 VERSÃO 1.0 JUNHO DE 2014 JMM GUIA DE CONTEÚDO Utilize este manual para criação de qualquer material de comunicação da Campanha de Missões

Leia mais

18/09/2016. Direção de arte Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios

18/09/2016. Direção de arte Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios. Diagramação de anúncios Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de Arte, Newton Cesar. Direção de arte Todo layout começa com um espaço em branco a ser preenchido. Você pode preenchê-lo com textos,

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 001639 - ARTES VISUAIS-BACHARELADO EM DESIGN GRAFICO Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN

Leia mais

Como preparar um pôster?

Como preparar um pôster? Como preparar um pôster? Oficina de elaboração de resumos e pôsteres 24 de novembro de 2015 Agenda Cronograma Regras de elaboração de pôster III SACT Dicas de diagramação para não-designers Exemplos bons

Leia mais

MICROSOFT PUBLISHER. Sumário

MICROSOFT PUBLISHER. Sumário MICROSOFT PUBLISHER Sumário Introdução ao Microsoft Publisher... 2 Publicações para impressão... 3 Criando uma publicação usando uma das publicações predefinidas... 4 Alterando o título do boletim informativo....

Leia mais

ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB /04

ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB /04 ILMA APARECIDA FLORIANO SERRANTE BIBLIOTECÁRIA - CRB-9 1451/04 GUIA DE NORMAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CAPA INSTITUCIONALIZADA - FAP APUCARANA 2006 1 APRESENTAÇÃO FORMAL 1.1

Leia mais

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC 1 MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 VERSÕES DA ASSINATURA VERTICAL P&B 15 ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL 4 VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL MONOCROMÁTICA 16 VERSÕES

Leia mais

MANUAL DE USO. BOULOS Vice. Identidade de marca SONIA. Presidente

MANUAL DE USO. BOULOS Vice. Identidade de marca SONIA. Presidente MANUAL DE USO Identidade de marca Presidente BOULOS Vice SONIA Índice Manual de uso - Boulos e Sonia 1 Logo 03 1.1 O conceito do Logo 04 1.2 Mandala de Conceitos 05 2 Versões do Logo 06 2.1 Versão Horizontal

Leia mais

peças gráficas correlatas a liberdade para estabelecimento do grid geralmente é maior que nas publicações. Pode-se buscar

peças gráficas correlatas a liberdade para estabelecimento do grid geralmente é maior que nas publicações. Pode-se buscar É ainda importante observar que na diagramação de cartazes e peças gráficas correlatas a liberdade para estabelecimento do grid geralmente é maior que nas publicações. Pode-se buscar efeitos de maior impacto

Leia mais

MANUAL DE NORMAS BÁSICO DA LOGOMARCA N INVEST

MANUAL DE NORMAS BÁSICO DA LOGOMARCA N INVEST MANUAL DE NORMAS BÁSICO DA LOGOMARCA N INVEST INTRODUÇÃO Este documento contém regras de utilização da logomarca N INVEST. Descreve a construção, as cores, o tipo de letra e o estilo gráfico com que deve

Leia mais

INCUBADORA DE EMPRESAS DE DESIGN DA ESDI

INCUBADORA DE EMPRESAS DE DESIGN DA ESDI INCUBADORA DE EMPRESAS DE DESIGN DA SEJA BEM-VINDO Manual de Identidade Visual PARA QUÊ? 01 ATRIBUTOS 04 03 APRESENTAÇÃO 06 COMO FOI CRIADO GRID DE CONSTRUÇÃO 09 10 SÍMBOLO TIPOGRAFIA 11 14 CORES VARIAÇÕES

Leia mais

16 16,5 x 24 14,5 x 22

16 16,5 x 24 14,5 x 22 Introdução O desenvolvimento de um trabalho de design gráfico exige conhecimento acerca dos dados técnicos de produção gráfica para que o resultado final seja exatamente o esperado. É preciso acompanhar

Leia mais

Manual de Identidade Visual Brivali Hotel - Centro

Manual de Identidade Visual Brivali Hotel - Centro Manual de Identidade Visual Brivali Hotel - sumário Apresentação Contextualização Estrutura da marca Conceito da marca Assinatura institucional Restrições de uso Cores institucionais Composição de cores

Leia mais

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais;

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; Design e Percepção -Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; -É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; -O Design trabalha

Leia mais

1ª Série. 6DGN130 NARRATIVAS GRÁFICAS Desenvolvimento de narrativas gráficas: história em quadrinhos e storyboard.

1ª Série. 6DGN130 NARRATIVAS GRÁFICAS Desenvolvimento de narrativas gráficas: história em quadrinhos e storyboard. 1ª Série 6ART051 DESENHO DE OBSERVAÇÃO E EXPRESSÃO Estudo perceptivo do objeto tridimensional, sua estrutura, relações e proporções na representação bidimensional. Leis da perspectiva e as leis que a regem.

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual

Manual da Marca e da Identidade Visual Manual da Marca e da Identidade Visual fev 2017 versão 20170223 índice apresentação 2 marca desenho da marca 3 assinaturas 4 malha de construção 5 dimensionamento mínimo 6 área de proteção 7 cores cromia

Leia mais

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos

Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Projeto Gráfico e Diagramação de materiais impressos Colunas e grades Margens Espaçamento Largura Escala grande Colunas e grades Como você acha que devem ser as colunas de textos de uma página de revista?

Leia mais

Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa. Manual de Identidade Visual da CTIS

Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa. Manual de Identidade Visual da CTIS Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa Assinatura Visual O símbolo e o logotipo devem ser sempre usados com tamanho e relação de proporção fixos. Versão vertical Símbolo acima do logotipo. Esta

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. Palavras-chave: Primeira palavra, Segunda palavra, Terceira palavra (máximo de 5)

TÍTULO DO TRABALHO. Palavras-chave: Primeira palavra, Segunda palavra, Terceira palavra (máximo de 5) TÍTULO DO TRABALHO SOBRENOME, nome do Autor; SOBRENOME, nome do Orientador e-mail do autor para correspondência Faculdades Oswaldo Cruz ou Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz Resumo: Este documento apresenta

Leia mais

I Congresso Brasileiro Transdisciplinar em Saúde (CBTS) Petrolina, PE Juazeiro, BA Agosto Setembro 2018 NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

I Congresso Brasileiro Transdisciplinar em Saúde (CBTS) Petrolina, PE Juazeiro, BA Agosto Setembro 2018 NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CRITÉRIOS PARA ENVIO DO RESUMO: NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Serão considerados pelo Comitê Científico do I Congresso Brasileiro Transdisciplinar em Saúde os resumos que atenderem as normas

Leia mais

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura MANUAL DA MARCA iversidade Aberta da Terceira Idade Este manual contém todos os elementos gráficos que representam a padronização visual da marca ati. Aqui são especificados todos os formatos, tamanhos,

Leia mais

Pensando a frente de seu tempo

Pensando a frente de seu tempo Pensando a frente de seu tempo DESIGN CRIATI VIDADE em Mídia Exterior E 3,5s é o tempo que um observador motorizado tem para ver a mensagem. As melhores criações para OOH reduzem a mensagem ao essencial,

Leia mais

Latin American Design Awards DEADLINE

Latin American Design Awards DEADLINE Latin American Design Awards DEADLINE 10.10.2017 CATEGORIAS PROFISSIONAIS BRANDING PRINT EDITORIAL EMBALAGEM ILUSTRAÇÃO TIPOGRAFIA DIGITAL CAMPANHA DIGITAL DESIGN DE ESPAÇOS ANIMAÇÃO PUBLICIDADE FOTOGRAFIA

Leia mais

Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides

Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides Sobre o trabalho Elabore uma apresentação.ppt, considerando essas recomendações, sobre o tema definido pela sua equipe (1 artigo; 2 artigos;

Leia mais

INHOTIM E ERNESTO NETO Pop Card 1

INHOTIM E ERNESTO NETO Pop Card 1 I Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Natal 1 a 6 de setembro de 2008 INHOTIM E ERNESTO NETO Pop Card 1 Patrícia Pinho 3 Daniela Marcelino Cristiane Linhares Wagno Ubiratan 2 Julio D Agostini

Leia mais

Manual de Marca 2. índice

Manual de Marca 2. índice Manual de Marca Manual de Marca 2 índice 03 - Introdução 04 - Uso Preferencial 05 - Malha de Construção 06 - Dimensões Mínimas 07 - Área de Proteção 08 - Cores Institucionais 09 - Monocromia 10 - Uso de

Leia mais