PÓS-GRADUAÇÃO DESIGN EDITORIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS-GRADUAÇÃO DESIGN EDITORIAL"

Transcrição

1 PÓS-GRADUAÇÃO DESIGN EDITORIAL Coordenadora: Maria Helena Pereira da Silva 14/03/2016 > 07/ horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 (algumas aulas aos sábados)

2 PÚBLICO-ALVO Profissionais, pesquisadores e educadores de design gráfico, design visual, mídias digitais, planejamento editorial, produção gráfica, jornalismo, comunicação e artes, entre outras áreas do mercado editorial. A turma composta por profissionais com diferentes formações cria uma atmosfera enriquecedora de troca de pensamentos e ideias, desenvolvendo a noção da importância de toda a equipe envolvida no processo editorial. O curso desenvolve conhecimentos e habilidades, formando profissionais especialistas em design gráfico, aptos a atuar na criação, no planejamento e na realização de projetos editoriais, produzindo e divulgando a informação de forma ética, ampliando o seu campo de atuação no mercado de trabalho. OBJETIVO O curso de pós-graduação em Design Editorial tem por objetivo transmitir informações que possibilitem desenvolver e ampliar o conhecimento técnico e estratégico na elaboração do projeto gráfico editorial de forma profissional e criativa, com uma linguagem contemporânea, respeitando a tradição da estrutura do livro, garantindo a legibilidade e servindo de referência para a criação de impressos nos suportes tradicionais e nas mídias digitais. A arquitetura do design editorial articula texto e imagem, desenha uma mensagem seguindo uma linha editorial que através de uma linguagem visual equilibrada, desperta a curiosidade do leitor e transmite informação para inúmeras pessoas. O conhecimento das etapas do projeto editorial, profissionais envolvidos no processo, materiais e recursos tecnológicos existentes no mercado são fatores importantes no momento da criação que determinam a viabilidade e a qualidade do resultado final.

3 METODOLOGIA O curso é dividido em três semestres, compostos de disciplinas que interagem através de metodologia interdisciplinar, participativa e criativa. O curso terá aulas teóricas, práticas, exercícios do olhar, exercícios do desenho, representação gráfica, exercícios de edição, exercícios de diagramação fazendo uso dos softwares gráficos e pesquisa com troca de informação entre os alunos. O foco do curso é no Projeto Final (TCC) e a base de estudo é o objeto físico LIVRO, que dentro do Design Editorial é a peça gráfica com estrutura mais complexa, que serve de referência para a criação de qualquer outro produto editorial. Os professores, que também são profissionais atuantes no mercado de trabalho, orientam e fornecem suporte aos alunos para que estes criem e desenvolvam projetos, possibilitando a ampliação do seu repertório cultural e visual, suas noções de estética e o conhecimento específico do design editorial, utilizando técnicas com base em inovações tecnológicas, processos adequados ao meio ambiente, aos valores sociais e que preservem nossa identidade cultural. Semestre I - (114h) - Pensar e Planejar Teoria e prática, desenvolvendo um pensamento contemporâneo que investiga, examina e avalia, criando um espaço para reflexões sobre o ser humano e o mundo que o cerca, através de uma postura responsável e criativa. Estimulando o exercício do olhar, a criatividade, a percepção, a síntese, a organização e a flexibilidade, mostrando os instrumentos necessários para a construção de um planejamento de trabalho com foco e dinâmica. Semestre II - (144h) - Construir Teoria e prática, orientando o aluno a desenvolver projetos de design editorial exercitando a criatividade, a capacidade de visualização e o poder de decisão, estabelecendo um diálogo entre o pensar e o fazer. Criando o hábito da pesquisa para a confecção de um projeto, mostrando a importância da coleta de dados necessários para a realização do trabalho. Participar e cooperar, dialogando com os profissionais envolvidos no processo e com o cliente.

4 Semestre III - (102h) - Produzir e Mostrar Teoria e prática, apresentando ferramentas de trabalho que permitam a transformação dos projetos editoriais em produtos concretos e inovadores. Levantamento de formas da viabilização da publicação ou exposição do objeto físico ao público leitor. ESTRUTURA DO CURSO Semestre I - Pensar e Planejar Módulo 1 Informação e reflexão (36h) Design Editorial Contemporâneo (12h) Revisão do conceito o que é design, suas diferentes linguagens e áreas de atuação. Apresentação de um panorama do design editorial no mundo contemporâneo, apresentação de publicações que se destacam na atualidade. Reflexão sobre o papel das publicações, livros, revistas e jornais no cenário cultural e social dos dias de hoje e quais serão os rumos a seguir, preservando qualidade dentro de sistemas tecnológicos flexíveis, mutantes e as exigências do público leitor. Ética e Design Editorial (12h) Nesta disciplina, o aluno será estimulado a pensar sobre o conceito de ética nas relações humanas, na vida profissional, na cidade, na atividade do designer e, especificamente, na atuação do designer no mercado editorial atual. Reflexão sobre as questões dos métodos, das regras e dos limites na prática profissional. Indicação sobre as normas de conduta que devem orientar o designer gráfico nas suas relações com a profissão, os clientes e a equipe, respeitando a sua dignidade e criando um ambiente de bem-estar na sociedade.

5 Eco & Social Design (12h) Estudo e pesquisa do design como linguagem de transmissão de conceitos e mensagens através de produtos editoriais, criados com responsabilidade, usando processos, linguagens e técnicas adequadas ao meio ambiente e aos nossos valores culturais e sociais. Estimular o pensamento sobre os desafios enfrentados pelo designer na criação de um projeto gráfico editorial inovador, focado na sustentabilidade, com qualidade e durabilidade, adequado economicamente ao cliente e atraente ao público. Pesquisa das possibilidades do design editorial atuar como agente educacional e de sua criação por e/ou para a população de baixa renda. Módulo 2 Olhar e memória (36h) Projeto Editorial 1 (12h) Exercita a criação e a execução de projetos gráficos editoriais com uma linguagem contemporânea, identidade brasileira, tendo como base a legibilidade. O exercício e as diferentes formas de olhar. Criação. Percepção, pesquisa, síntese e equilíbrio no Design Editorial. Metodologia do Projeto: Planejamento, organização e resultados. Profissionais envolvidos no projeto gráfico editorial, equipes e papéis. Etapas do trabalho desde o contato com o cliente até a avaliação do processo. A escolha de temas. Cronograma, custos e viabilidade. Proporção Áurea e Mancha Gráfica. Exercícios de Desenho e Representação Gráfica. História do Design Editorial (24h) Breve história do Design Editorial. Linha do tempo: evolução das mídias e técnicas de reprodução gráfica. Design do livro e da revista no Brasil destacando as principais publicações referências no mercado editorial. Bibliotecas, livrarias e editoras: o surgimento, o processo tradicional e o virtual. A revolução digital: e-book e as novas tecnologias.

6 Módulo 3 Desenhar com letras (42h) O objeto Livro e sua arquitetura. A estrutura, personalidade e identidade do Livro e de outras publicações (Revistas, Jornais, Folders, Catálogos, Boletins Informativos, HQ, Flipbook, Livro-objeto). Legibilidade e diagramação: diferentes formas de leitura. A ergonomia e a informação visual. O movimento e a sequência da informação. Desenho da publicação e hierarquia de informações, orientação para o leitor. O Ex-Libris. Exercícios de Desenho e Representação Gráfica. Tipografia (24h) A tipografia como representação cultural e social. A função da escrita, antiguidade, manifestações pictográficas, ideográficas e fonéticas. Os alfabetos do mundo. As novas grafias. As formas das palavras. Famílias tipográficas. Legibilidade, alfabetos experimentais, a forma das palavras. Manifestações tipográficas urbanas. A escolha de tipos. A poesia concreta. A tipografia nas artes plásticas e visuais. Criando uma fonte: por onde começar e seu desenvolvimento. Semestre II - Construir Módulo 4 Escrever com imagens (36h) Projeto Editorial 3 (18h) A linha editorial de uma publicação. Rafe, layout, espelho, boneca. Suportes adequados para cada projeto. O papel como suporte. Conteúdo iconográfico. Seleção e edição de imagens. Análise de similares. Legibilidade e diagramação: regras específicas do design gráfico editorial. Exercícios de Diagramação: softwares gráficos. Exercícios de Desenho e Representação Gráfica.

7 Fotografia (18h) A aplicação da fotografia no projeto gráfico editorial. Diferentes linguagens: moda, arte, publicidade, retrato, jornalismo, social, urbana. Imagem e seus significados. Como interpretar uma imagem. Análise da imagem. As expectativas do espectador. Exercício fotográfico: edição das imagens para uma publicação. Módulo 5 Realidade e imaginação (30h) Produção Gráfica (18h) O Produtor Gráfico: forma de atuação. Os novos rumos do trabalho do produtor gráfico com o avanço da tecnologia. Recursos gráficos de préimpressão e impressão. Diferentes tipos de suportes e acabamentos. O papel: tipos, formatos, sustentabilidade (Selo Verde). Os fornecedores adequados para cada projeto. A relação de parceria entre o designer, o produtor gráfico e o fornecedor. Flexibilidade e decisões, respeitando o projeto gráfico original. Ilustração (12h) A ilustração como arte sequencial: a história e a sequência de páginas do livro. Estética e a identidade do desenho. A convivência e o diálogo entre palavra e imagem. Valorização da imagem nos meios de comunicação eletrônicos. A ilustração e o conteúdo, sua função descritiva e espacial. A qualidade e a linguagem de uma ilustração, o grafismo, a composição, a cor, as linhas, os ritmos criando um estilo. Módulo 6 Representação visual (36h) Projeto Editorial 4 (18h) Articulação entre texto e imagem, estabelecendo hierarquia de valores com o objetivo de construir uma determinada ordem de informação organizada, clara e esteticamente equilibrada. Diagramação. Modulação do espaço, movimento e equilíbrio. Cor, teoria e prática. Cor representando o conteúdo. A cor e o branco no projeto gráfico editorial. Aplicação da cor em diferentes suportes (papel e web). Tecnologia, tratamento de imagens e

8 enquadramento. Legibilidade e diagramação: o enquadramento e os cortes de imagens e textos. Exercícios de Diagramação: softwares gráficos. Infografia (18h) Infografia e o projeto gráfico editorial, dinâmica e didática. Design de informação, o leitor e os sistemas de comunicação analógicos e digitais. Representação visual como linguagem e meio de informação. Origem e evolução da infografia. Lógica e organização visual. Etapas do processo de elaboração de um infográfico. Tipos de infográficos, roteiros e ferramentas. Criação de layouts para a construção de um infográfico. Módulo 7 Movimento e ritmo (42h) Projeto Editorial 5 (18h) Editoração eletrônica e ferramentas tecnológicas. Paginação e sequência de impressão. Revisão final. Fechamento de arquivos para pré-impressão digital e pré-impressão convencional. Gestão e acompanhamento da produção gráfica. Criação de relatório para orientação da produção gráfica. Exercícios práticos: softwares gráficos e criação de uma publicação, de uma peça gráfica ou um produto de design visual que será vinculado ao projeto final. Livro Digital (24h) Comunicação digital: a leitura acessível para todos. Conceitos e principais formatos de publicações digitais. Leitura e visualização de e-books. Elementos de interatividade. O áudio-livro. Princípios básicos para o layout, projeto gráfico, diagramação de livros digitais. Criar e converter conteúdos em livros digitais utilizando os recursos tecnológicos existentes no mercado. Validação, armazenamento e autenticação de publicações digitais. Exercício prático: criação de uma publicação digital.

9 Semestre III Produzir e Mostrar Módulo 8 Página por página (42h) Projeto Editorial 6 (18h) O conhecimento como suporte para que as publicações sejam tratadas como objetos integrais, incorporando à linguagem visual de todas as partes do impresso, suporte, produção e distribuição. Pré-impressão, impressão, acabamento, distribuição, estratégias de divulgação e desdobramentos do projeto editorial. Identidade visual do Projeto Editorial com outras peças gráficas, visuais ou espaços arquitetônicos. Estudos de propostas para apresentação do projeto final. Exercício prático: Produção e finalização da publicação, ou da peça gráfica ou do produto de design visual que será vinculado ao projeto final, iniciado no Módulo 7. Livro Digital (12h) Continuidade e finalização da publicação digital iniciada no Módulo 7. Leitura e Escrita (12h) Leitura tradicional e digital, legibilidade e leiturabilidade. A leitura e a escrita, aptidões que possibilitam integração à sociedade e abrem um espaço diferencial no mercado de trabalho para os designers gráficos editoriais que desenvolvem estas habilidades, influenciando na qualidade do produto final. Conteúdo textual: edição, preparação, revisão e versão para outros idiomas. Relação de trabalho e ética entre o designer, o editor, o autor, os tradutores e os revisores de textos envolvidos no processo editorial. Módulo 9 Virar a página (30h) Mercado Editorial (18h) Panorama do mercado editorial atual no Brasil (impresso e digital). ISBN (International Standard Book Number). Direitos autorais para livros impressos e digitais diante das novas tecnologias. Noções do processo

10 administrativo. Marketing editorial e vendas. Como negociar com as gráficas e outros fornecedores. As distribuidoras de livros e revistas. Apresentação das leis de incentivos fiscais (federais, estaduais e municipais) existentes para a publicação de livros no Brasil. Exercício: criar um plano de distribuição, divulgação e preservação do projeto final. Retrospectiva Editorial (12h) Reflexão sobre o processo do projeto e processo editorial publicado. Após a finalização do projeto e lançamento da publicação, a equipe de profissionais envolvidos no processo, devem se reunir e avaliar as diferentes etapas com o objetivo de criar novas perspectivas de trabalho e, se necessário, ajustar ou alterar a metodologia do trabalho. Sistematização, documentação e divulgação do projeto como contribuição para a história do design editorial brasileiro. A criação e a importância de um portfolio. Exercício: avaliação e criação de um plano de divulgação e continuidade de trabalho para viabilizar a edição do projeto final. Atividade Complementar - App Editorial encontros com professores convidados Aulas com professores convidados, que acontecerão na disciplina de Projeto Editorial (seis aulas durante o curso), criadas com o objetivo de possibilitar aos alunos o contato com outros profissionais além da equipe de professores do curso e, também o acesso a conteúdos que acrescentem conhecimento, criando momentos de aprendizado e reflexão, com troca de ideias. Mostrando trabalhos importantes, trajetórias profissionais, histórias de vida e perspectivas do mercado de trabalho. Módulo 10 Seminários temáticos (30h) Encontros com temas transversais aos cursos de pós-graduação. TCC Trabalho de Conclusão de Curso (40h) O TCC, Projeto final é o foco do curso de Pós-graduação em Design Editorial.

11 Design editorial. Projeto de design para livros, revistas, catálogos e similares. Repertório visual editorial. Articulação de projeto com públicoalvo e setores sociais. Pesquisa e planejamento e produção de todas as etapas de desenvolvimento do projeto. Finalização e mostra dos trabalhos. Os conteúdos de todas as disciplinas são relacionados ao processo de construção deste trabalho de finalização de curso. A disciplina de Projeto Editorial está diretamente ligada ao Projeto Final e seu conteúdo é a base para o desenvolvimento dos trabalhos. Todos os alunos participam, mesmo que de forma indireta, de todas as propostas. Periodicamente, são entregues relatórios, que servirão de base para o relatório final e de documentação do processo de trabalho. Etapas do processo de construção do Projeto Final: Apresentação de Propostas para Projetos Finais e clientes. Formação de equipes ou trabalhos individuais. Pesquisa. Levantamento de possibilidades. Definição de objetivos. Definição de público. Elaboração de cronograma Criação de metodologia, etapas do trabalho, prazos e recursos disponíveis. Pesquisas junto ao cliente e outras pesquisas necessárias. Análise de Similares. Definição e edição de conteúdo (textual e iconográfico). Anteprojeto. Desenvolvimento do projeto. Execução do Projeto Final. Apresentação, mostra e divulgação dos Projetos. Balanço e reflexão do processo de trabalho e do resultado final.

12 COORDENAÇÃO Maria Helena Pereira da Silva Arquiteta e designer na Azeviche Design. Desenvolve projetos de Design Gráfico para editoras, instituições, empresas e projetos de Design Visual em espaços culturais. Entre os trabalhos educacionais, foi professora de Design Gráfico Editorial e Tipografia na Faculdade de Design da Universidade Salvador - UNIFACS ( ). Na UFBA - Universidade Federal da Bahia, foi professora no curso de extensão em Comunicação Visual (1990), coordenadora da Oficina de Design Gráfico na Editora da UFBA (2001), professora de Representação Gráfica na Escola de Belas Artes (2002). Coordenou o Núcleo de Design Social do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia ( ). Foi diretora de ensino e relações comunitárias da ABDesign Associação Bahia Design ( ). É criadora, coordenadora e educadora do projeto educacional GiRO Design Social (desde 2005).

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN HABILITAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 75/2000 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 5495/2002 renovado pelo Decreto Estadual nº 2285/2014 PERÍODO

Leia mais

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS Noções básicas de planejamento visual Projetos Gráficos Sem entrar no mérito de uma definição exata, pode-se dizer que todo design gráfico tem como objetivo a sua reprodução

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL 2010 1 CURSO: Design Gráfico TEMA: Identidade Visual OBJETIVO GERAL: Desenvolvimento de identidade visual

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN (Vigência a partir do segundo semestre de 2007) Fase Cód. Disciplinas Pré- Requisito Créditos Carga Horária 01 Integração ao Ensino Superior 1 18 02 Oficinas de Integração

Leia mais

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE A UNINORTE foi credenciada como Centro Universitário em 2004, recebendo o conceito máximo do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em 2010, recebeu

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design Gráfico, da Universidade Estácio de Sá, tem como missão formar profissionais

Leia mais

Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS

Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS ABORDAGEM INICIAL Pergunta O que é Diagramação e o que é Editoração? ABORDAGEM INICIAL Objetivo Levar a informação

Leia mais

PORTARIA Nº 06/ A nova matriz curricular, a matriz de disciplinas eletivas e optativas, a matriz de pré-requisitos, na forma do anexo.

PORTARIA Nº 06/ A nova matriz curricular, a matriz de disciplinas eletivas e optativas, a matriz de pré-requisitos, na forma do anexo. PORTARIA Nº 06/2014 O Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, no uso de suas atribuições, resolve aprovar ad referendum da Câmara de Ensino, para

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Todos os Cursos Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição

Todos os Cursos Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição Designer gráfico de embalagem 240 horas Designer gráfico editorial 216 horas Galvanista rotográfico Profissional de Design Gráfico de Embalagem você vai aprender sobre criação e produção de embalagens

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Petrópolis Missão O CST em Design de Moda tem como missão formar profissionais para a indústria da moda, levando em consideração

Leia mais

DESIGN GRÁFICO GUIA DO CURSO

DESIGN GRÁFICO GUIA DO CURSO DESIGN GRÁFICO GUIA DO CURSO 2 O EAD.BR O EAD.br é composto pelas Universidades brasileiras que integram a Rede Laureate de Universidades brasileiras que integram a Rede Laureate de Universidades Internacionais

Leia mais

Orientações para matrícula especial 2017/1 nos Cursos de Design Gráfico e Design Digital para estudantes de outros cursos de graduação da UFPEL

Orientações para matrícula especial 2017/1 nos Cursos de Design Gráfico e Design Digital para estudantes de outros cursos de graduação da UFPEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Colegiado dos Cursos de Design Gráfico e Design Digital Coordenadora dos Cursos de Design Gráfico e Design Digital Profª Drª Roberta Coelho Barros Secretário do Colegiado

Leia mais

Atividades: A CRIAR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Avaliar ideias ou conceitos propostos. Configurar ideias em diferentes suportes. Definir

Atividades: A CRIAR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Avaliar ideias ou conceitos propostos. Configurar ideias em diferentes suportes. Definir Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 746, de 10 / 09 / 2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Planejamento Gráfico - AULA 01 - Prof. Me. Sergio Xavier

Planejamento Gráfico - AULA 01 - Prof. Me. Sergio Xavier Planejamento Gráfico - AULA 01-1 Sumário Apresentação Plano de Ensino Objetivos Avaliação Bibliografia A importância do Planejamento Gráfico Conceitos Básicos 2 Apresentação Prof. Me. SERGIO XAVIER 3 2010

Leia mais

Configurar ideias em diferentes suportes. B - PESQUISAR PROBLEMA, ASSUNTO OU TEMA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO OU PRODUTO DE COM. VISUAL Definir metodol

Configurar ideias em diferentes suportes. B - PESQUISAR PROBLEMA, ASSUNTO OU TEMA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO OU PRODUTO DE COM. VISUAL Definir metodol Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº 746, de 10 / 09 / 2015 Etec: de Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: PRODUÇÃO CULTURAL

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Design de Moda - Bacharelado Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura de moda, aptos

Leia mais

ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA

ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

Diagramação Elementos e Tipos de Grids. Grid. Elementos do Grid

Diagramação Elementos e Tipos de Grids. Grid. Elementos do Grid Diagramação Elementos e Tipos de Grids Hoje veremos um assunto muito importante para diagramadores, e também para designers, de como deixar páginas mais elaborada e bem feita, pois um dos segredos para

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO O Centro de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo é referência na formação de arquitetos e designers

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS Estudo da relação entre a tecnologia e a comunicação visando a compreensão o fenômeno técnico de forma global.

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação Definir técnicas de acabamento. I - DEMONSTRAR CO

Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação Definir técnicas de acabamento. I - DEMONSTRAR CO Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de: 10 /09/2015 Etec TIQUTIRA Código: 208 Município: São Paulo/SP Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz 2011.1 Disciplina: INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA (60h) Terminologias e conceitos da área. Descrição dos conceitos da área. Contextualização e processo de moda.

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS O Centro Universitário FADERGS, credenciada em 2004 iniciou suas atividades em Porto Alegre, com a oferta de quatro habilitações no Curso de Graduação

Leia mais

DizAí: jornalismo criativo 1

DizAí: jornalismo criativo 1 DizAí: jornalismo criativo 1 Andressa Bandeira SANTANA 2 Martina Wrasse SCHERER 3 Hélio ETGES 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS RESUMO O jornal mural DizAí é uma atividade laboratorial

Leia mais

INHOTIM E ERNESTO NETO Pop Card 1

INHOTIM E ERNESTO NETO Pop Card 1 I Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Natal 1 a 6 de setembro de 2008 INHOTIM E ERNESTO NETO Pop Card 1 Patrícia Pinho 3 Daniela Marcelino Cristiane Linhares Wagno Ubiratan 2 Julio D Agostini

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15 de 07/01/2009 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural e

Leia mais

Portfolio. Livros. A designer. Revistas Homeopatia Saúde. Apostilas. Designer.

Portfolio. Livros. A designer. Revistas Homeopatia Saúde. Apostilas. Designer. Edição 01 2016 Portfolio Designer Histórico A designer Maria Olinda Lopes O currículo da profissional p.02 Revistas Homeopatia Saúde A identidade visual de revistas p.04 p.06 Apostilas O desenvolvimento

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO O Centro de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo é referência na formação de arquitetos e designers

Leia mais

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão. O Departamento de Comunicação Institucional (DCI Unifesp) está subordinado à Reitoria e tem como função estabelecer as diretrizes de uma política global de comunicação para a Unifesp. Missão Prover soluções

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Regulamento de Estágio FaBCI São Paulo Outubro de 2016 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Art.

Leia mais

7. Desenhar e aplicar técnicas básicas de ilustração.

7. Desenhar e aplicar técnicas básicas de ilustração. Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 149 de 09/10/2012 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) COM 3001 PLANEJAMENTO GRÁFICO (3-1) OBJETIVOS - ao término

Leia mais

E DESIGN DESIGN DE MODA

E DESIGN DESIGN DE MODA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN DESIGN DE MODA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais.

Leia mais

Serviços de Comunicação e Marketing

Serviços de Comunicação e Marketing Serviços de Comunicação e Marketing www.rgarte.com.br Indice de Serviços Agência Digital... 03 Soluções em Comunicação Visual: Site... 05 Logotipo... 06 Identidade Visual... 08 Arte Final... 11 Diagramação...

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 Aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10/09/2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Comunicação Visual

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.  FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Etec Tiquatira Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18/10/2011 Código: 208 Município: São

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas Curso de Filosofia-Licenciatura / Campus de Toledo Ester Maria Dreher Heuser (Coordenadora Geral) Nelsi Kistemacher Welter (Coordenador Suplente) ========================================================================

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 15 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 15 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 15 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10 / 09 / 2015. Etec de Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo/SP Eixo Tecnológico: Produção

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR PDE NRE: CURITIBA MUNICÍPIO: CURITIBA PROFESSOR PDE: ELIZIANE ZELLA RIBEIRO CORAÇÃO ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

i d e n t i d a d e v i s u a l

i d e n t i d a d e v i s u a l portfólio perfil Elton Carlos Ribeiro de Almeida. Designer Gráfico formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e pós-graduado pela UNIFACS - Universidade Salvador. Tenho interesse

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso aprovado pela portaria Cetec nº 148, de 09 /10/ 2012 ETEC de Tiquatira Ensino Técnico Código: 208 Município: São Paulo Eixo tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 Aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10/09/2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Comunicação Visual

Leia mais

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I ANEXO I QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I Desemho básico Desemho intermediário Desemho básico de observação Desenho de observação Fotografia

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS TERMO DE REFERÊNCIA OEI/BR08-006/SEDH/PR ATUALIZAÇÃO DE PROCESSOS POLÍTICOS E INSTITUCIONAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 001639 - ARTES VISUAIS-BACHARELADO EM DESIGN GRAFICO Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Etec Tiquatira Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18/10/2011 Código: 208 Município: São

Leia mais

PORTIFÓLIO CURSOS, TREINAMENTOS E CONSULTORIAS PLANO DE TRABALHO ABTG 2012

PORTIFÓLIO CURSOS, TREINAMENTOS E CONSULTORIAS PLANO DE TRABALHO ABTG 2012 PORTIFÓLIO CURSOS, TREINAMENTOS E CONSULTORIAS Núcleo de Consultoria e Treinamento ABTG Contato: (11)2797-6700 Andrea Ponce aponce@abtg.org.br Elaine Santos esantos@abtg.org.br Pré-impressão TEMAS 1. Acrobat

Leia mais

projetando com música:

projetando com música: projetando com música: projeto gráfico editorial de livro sobre o processo de produção artesanal de violões. 2 Projetando com Música Acadêmico: William Müller Varella Orientador: Carlos Davi Matiuzzi da

Leia mais

AÇÕES INSTITUCIONAIS. Rumos

AÇÕES INSTITUCIONAIS. Rumos AÇÕES INSTITUCIONAIS O Itaú Cultural segue a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas, gerando experiências transformadoras no mundo da arte e da cultura brasileiras.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES:

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES: UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES: Ms. Tibério Mendonça de Lima Ms. Luciana Estevam da Silva FAZENDO O PRÓPRIO JORNAL Muita gente hoje

Leia mais

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL Oficinas de Cine Clube O projeto pretende oferecer aos jovens a oportunidade de atuarem como agentes culturais da comunidade

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ESTÁGIO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ESTÁGIO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ESTÁGIO - 2012 1. DEFINIÇÃO O estágio é parte da estrutura curricular e objetiva um treinamento

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Família fazendo arte! inscreva-se. sobrinhos e amigos! Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição*

Família fazendo arte! inscreva-se. sobrinhos e amigos! Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição* Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição* A CRIANÇA EM VOCÊ irá fazer Arte junto com seus filhos, netos, sobrinhos e amigos! Família fazendo arte! inscreva-se novas turmas } Arte na InfânciA http://www.imagozoi.com.br/avonetoarte.html

Leia mais

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO 2013 1 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO: O PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar, é uma atividade

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

Estação Olhar Meu 1. Anônio Cássio Pimentel Hazin 2 Suerda Maria Ribeiro de Morais 3 Fábio José da SILVA 4 Universidade Potiguar, Natal, RN

Estação Olhar Meu 1. Anônio Cássio Pimentel Hazin 2 Suerda Maria Ribeiro de Morais 3 Fábio José da SILVA 4 Universidade Potiguar, Natal, RN Estação Olhar Meu 1 Anônio Cássio Pimentel Hazin 2 Suerda Maria Ribeiro de Morais 3 Fábio José da SILVA 4 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Estação Olhar Meu é um blog que se utiliza da comunicação

Leia mais

PRODUZIR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação

PRODUZIR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 149 de 09/10/2012 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Curso de Pós-Graduação. Design de Interiores Contemporâneo

Curso de Pós-Graduação. Design de Interiores Contemporâneo Curso de Pós-Graduação Design de Interiores Contemporâneo Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções

Leia mais

NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Estética e História da Arte Fundamentos da Pesquisa Científica em Comunicação

NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Estética e História da Arte Fundamentos da Pesquisa Científica em Comunicação NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Variação linguística: usos e adequação da linguagem. Estrutura e funcionamento da língua portuguesa. Aspectos lexicais e gramaticais do Português: morfossintáticos,

Leia mais

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES Normas Complementares, relativas aos perfis dos candidatos, temas e as especificações das Provas Teórico-Práticas dos concursos para Professores Efetivos da Escola de Belas

Leia mais

Manual de Identidade Visual. conceito, estratégia e aplicações

Manual de Identidade Visual. conceito, estratégia e aplicações Manual de Identidade Visual conceito, estratégia e aplicações SUMÁRIO 04 MARCA 05 CONCEITO 05 Design 06 Desenho da Marca 07 Assinaturas 08 Malha de Construção 09 CORES 09 Pantone, CMYK e RGB 10 Versão

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR www.leocoelho.net/interacao Padrões de Interfaces Web: O design e seus padrões de interfaces web. UNIDADE 03 SEÇÃO 04 1º SEMESTRE DE 2017 Prof. Leonardo Coelho COMO ESCOLHER

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Olá, Meu nome é Jessica e sou Designer Gráfico Brasileira. Solteira. Araucária - PR

Olá, Meu nome é Jessica e sou Designer Gráfico Brasileira. Solteira. Araucária - PR Olá, Meu nome é Jessica e sou Designer Gráfico. 1991. Brasileira. Solteira. Araucária - PR Designer Gráfico Sênior Freelancer Sênior Palestrante + Oficina Marketing... FORMAÇÃO CURSOS DE EXTENSÃO março

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

UM CURSO ÚNICO DESENHADO POR E PARA VOCÊ.

UM CURSO ÚNICO DESENHADO POR E PARA VOCÊ. CURSO DE DESIGN UM CURSO ÚNICO DESENHADO POR E PARA VOCÊ. Um profissional de Design é alguém que busca criar trabalhos com identidade própria. E é muito lógico que essa identidade também deva fazer parte

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

CÓDIGO: BIB10086 TIPOLOGIA: OBRIGATÓRIA CHS:60 Créditos: 4

CÓDIGO: BIB10086 TIPOLOGIA: OBRIGATÓRIA CHS:60 Créditos: 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO: BIBLIOTECONOMIA TÍTULO: BACHAREL EM BIBLIOTECONOMIA PERIODIZAÇÃO IDEAL: 1º PERÍODO IDENTIFICAÇÃO:

Leia mais

Grade de disciplinas do curso

Grade de disciplinas do curso Produção Multimídia Grade de disciplinas do curso 1.º SEMESTRE Módulos Conteúdos Horas Presencial EAD Teoria da Cor 80 80 Filosofia 80 80 Comunicação e Expressão 80 80 Processo Criativo 80 80 Storytelling

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO Cursos de Design. EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 2019 Espaços dos cursos de Design

UNIVERSIDADE POSITIVO Cursos de Design. EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 2019 Espaços dos cursos de Design 1 EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 2019 Espaços dos cursos de A Coordenadoria dos cursos de Bacharelado em da Universidade Positivo torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de estagiários

Leia mais

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS COMUNS ÀS MATRIZES LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Niterói Missão O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores busca a formação de profissionais generalistas, críticos,

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO Í OBJETIVOS: Este curso caracteriza-se por uma abordagem multi e interdisciplinar bastante prática, que visa capacitar professores de todas as disciplinas a utilizar ferramentas tecnológicas presentes

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

BASE EXEC TOOL BUZZ PROF PAPO FINE REAL

BASE EXEC TOOL BUZZ PROF PAPO FINE REAL PROJETO PEDAGÓGICO: DESIGN GRÁFICO 05. Depois de 7 anos de Opa!, o mercado de design em Fortaleza evoluiu bastante. Nós, aqui na escola, tentamos sempre observar essas mudanças e as necessidades que elas

Leia mais