apresentação Respeitar as regras aqui estabelecidas. Em caso de dúvida sobre o uso do manual ou alteração na marca, consultar o estúdio.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "apresentação Respeitar as regras aqui estabelecidas. Em caso de dúvida sobre o uso do manual ou alteração na marca, consultar o estúdio."

Transcrição

1 manual de marca

2 2 apresentação apresentação Este manual tem por objetivo padronizar as aplicações da marca Lona e nortear a criação para os materiais de comunicação e peças institucionais. A identidade visual da Lona foi concebida no ano de 2016 pelo Balaclava Studio atendendo à solicitação de sua equipe. Com a intenção de criar um logotipo e linguagem gráfica para identificar a comunicação visual do empreendimento, apostou-se em uma linguagem moderna e dinâmica, agregando valor estético à empresa e viabilizando a comunicação dos materiais de uma marca diretamente ligada ao universo criativo. Como base conceitual da identidade, o estúdio utilizou os seguintes conceitos: conectividade, adaptabilidade, geometria e lar criativo. Este manual foi desenvolvido por Balaclava Studio, em Novembro de Qualquer modificação ou aplicação eventual que não possa ser resolvida através das guias fornecidas por este documento devem ser levadas à avaliação dos autores deste manual. Do contrário, o estúdio não se responsabiliza pelos resultados. Respeitar as regras aqui estabelecidas. Em caso de dúvida sobre o uso do manual ou alteração na marca, consultar o estúdio.

3 3 elementos visuais elementos visuais Os elementos a seguir são ferramentas usadas para comunicar os valores da Lona. Eles trabalham em conjunto para representar a marca visual e sensorialmente. O sistema de identidade visual da Lona consiste de elementos incluindo o logotipo, o símbolo e suas inúmeras combinações, a paleta de cores e o estilo fotográfico. Um bom exemplo da combinação desses elementos para a representação da marca é o seu uso em animações gráficas onde as possibilidades de variações do símbolo podem ser explicitadas.

4 4 elementos visuais / símbolo e logotipo símbolo e logotipo A marca da Lona é simples e poderosa. Tanto seu símbolo quanto seu logotipo são frutos de uma forma básica e agradável aos olhos, o círculo. Abrindo um espaço negativo no centro do círculo temos um tórus com hastes generosas, a partir dele são desenvolvidas todas as letras da lona bem como vemos surgir o símbolo da marca a partir do espaço negativo aberto nas quatro letras, consequentemente 4 círculos menores. Essa composição demonstra equilíbrio e harmonia entre todos os elementos. símbolo logotipo

5 5 elementos visuais / variações do símbolo variações do símbolo Os círculos pairam sobre a lona, são as estrelas que se organizam a partir de uma regra de ouro para formar as diversas constelações desse universo. São as pessoas que fazem parte da Lona. A Lona possui uma marca cambiante, sendo assim, é possível a aplicação animada da marca quando a plataforma suportar formatos como vídeos e GIF s. Esse uso é recomendado sobretudo para a aplicação da marca na web. Quando criada a animação, é imprescindível que ela transpareça leveza e fluidez, o símbolo deve aparentar estar pairando sobre o logotipo e sempre deve ser finalizado formando uma das configurações ao lado para que a regra de todas as composições seja mantida. O conjunto animado também deve respeitar limites básicos da marca estabelecidos nesse manual. O limite de redução e a área de reserva (respiro) são os mesmos da assinatura estática da Lona (ver Área de reserva e Redução, páginas 15 e 16). A assinatura com as variações do símbolo citadas acima nunca deve ser usada com a marca estática em plataformas que não suportem animações, como impressos gerais. Para tal, deve-se sempre usar uma das assinaturas padrão da Lona (com os quatro círculos do símbolo alinhados).

6 6 elementos visuais / padrão cromático padrão cromático Ao lado a paleta de cores estabelecida para Lona. C 77 M 26 Y 44 K 3 R 55 G 144 B 144 # C 57 M 95 Y 47 K 55 R 74 G 17 B 52 #4b1035 C 0 M 0 Y 0 K 0 R 255 G 255 B 255 #ffffff C 0 M 0 Y 0 K 100 R 0 G 0 B 0 # C 0 M 0 Y 0 K 30 R 188 G 190 B 192 #bcbdc0

7 7 assinaturas sobre fundo branco assinaturas sobre fundo branco A Lona possui três variações básicas de assinaturas. A padrão e prioritária é a assinatura horizontal, seguida das assinaturas quadrada e vertical que por sua vez devem ser usadas com cautela e em plataformas que respeitem suas limitações. Assinatura horizontal padrão da marca. A seguir mostraremos os desdobramentos de cada tipo de assinatura sobre o fundo branco. Sempre que possível, deve-se aplicar a marca completa (logotipo lona + símbolo quatro círculos ) com a assinatura horizontal. Assinatura quadrada, sugestão de aplicação para formatos de visualização pequenos (ex.: imagem de perfil em aplicativos). Assinatura vertical ideal para aplicações em espaços verticais, preferencialmente acompanhada do símbolo.

8 8 assinatura horizontal assinatura horizontal É a assinatura mais relevante da marca, a primeira opção a ser usada para aplicar a marca em suportes estáticos. Marca padrão. Preferencialmente, a assinatura deve ser aplicada completa (símbolo + logotipo), todavia é possível usar apenas o logotipo isolado em excessões quando o suporte não tiver respiro o suficiente para a marca completa. Marca monocromática,ideal para aplicação em pequenos formatos, pois tem maior legibilidade. Marca em outline, interessante para aplicações onde houver a intenção de deixar transparecer o fundo.

9 9 assinatura quadrada assinatura quadrada Como dito anteriormente, sugerimos aplicar a assinatura quadrada em formatos de visualização pequenos (ex.: imagem de perfil em aplicativos). Assinatura quadrada padrão. Essa assinatura não deve ser aplicada acompanhada do símbolo, apenas o logotipo é permitido. Portanto essa versão sempre será monocromática, com a cor padrão do logotipo como base. Assinatura em outline, interessante para aplicações onde houver a intenção de deixar transparecer o fundo.

10 10 assinatura vertical assinatura vertical Assinatura vertical ideal para aplicações em espaços verticais, preferencialmente acompanhada do símbolo. Também pode ser aplicado o logotipo isolado, sem o símbolo. Não deve ser usada em outline, apenas em duas cores ou na versão monocromática.

11 11 aplicação sobre cor sólida aplicação sobre cor sólida Quando usada sobre uma cor sólida, a assinatura sempre deve ser inteiramente branca e a cor do fundo deve estar contida dentro do espectro da paleta da marca (azul esverdeado escuro ou bordô). Aplicações sobre fotos não tratadas e cores claras ou escuras que se distanciem das estabelecidas na paleta devem ser evitadas.

12 12 assinatura criativa assinatura criativa A assinatura Criativa pode ser usada deliberadamente com as versões horizontal e quadrada da marca. A cor da assinatura sempre deve ser a mesma usada no símbolo. Deve estar posicionada no limite inferior direito do logotipo e respeitar o respiro horizontal especificado na área de reserva (pág. 15).

13 13 área de reserva versão negativa e aplicação em tons de cinza Assinatura positiva. Sobre fundo preto, deve-se usar a versão negativa da marca. Assinatura negativa. 50% K 90% K Assinatura em tons de cinza

14 14 tipografia tipografia complementar A Lona usa a família Avenir LT Pro como tipografia complementar, em especial os pesos 55 Roman e 95 Black. Avenir LT Pro 55 Roman Indicada para aplicação em textos longos. The quick brown fox jumps over the lazy dog. Avenir LT Pro 85 Heavy Indicada para aplicação títulos e textos breves. The quick brown fox jumps over the lazy dog. Avenir LT Pro 95 Black Indicada para aplicação títulos (utilizada na assinatura Criativa). The quick brown fox jumps over the lazy dog.

15 15 área de reserva área de reserva Para garantir a integridade e a legibilidade da marca, é determinada uma área de proteção, que deve ficar livre de outros elementos como ilustrações, textos e principalmente de outras logos em relação a marca. Para isso deve ser reservada uma distância mínima nas bordas externas da área ocupada pela marca. Desta forma estabele-se o módulo x. x 3x A distância mínima que outro elemento pode ter em relação à área total da Lona é a de 3x. Area de reserva Area total

16 16 redução redução Para garantir a integridade e a legibilidade da marca, é determinado também um tamanho mínimo de redução. 30 mm / 80 px A marca horizontal pode ser reduzida em até 30 mm de largura para impressão e 80 px para tela. A marca horizontal pode ser reduzida em até 20 mm de largura para impressão e 60 px para tela. 20 mm / 60 px A marca quadrada pode ser reduzida em até 10 mm de largura para impressão e 30 px para tela. 10 mm / 30 px A marca vertical pode ser reduzida em até 7 mm de largura para impressão e 20 px para tela. 7 mm / 20 px

17 17 marca sobre fotografia marca sobre fotografia e posicionamento Quando necessário aplicar a marca sobre fotografias, recomendamos o uso de fotografias monocromáticas (preferencialmente com tons escuros das cores estabelecidas na paleta), pois desta forma o destaque para a marca é mantido. Sobre o posicionamento da marca, é recomendado o alinhamento no centro da imagem ou no canto inferior direito (ex.: aplicação da marca em posts nas redes sociais). Preferencialmente, o conteúdo da fotografia deve conversar com a identidade visual da Lona para haver total harmonia entre marca / imagem (ex.: imagens do cosmos, ícones que evoquem conexões, fotografias do espaço / co-working)

18 18 desusos desusos Orientações básica que devem ser evitadas na utilização da marca. Não utilizar a marca padrão colorida sobre fundos escuros ou em formatos muito pequenos. Neste caso, utilizar a versão branca da marca. Não distorcer, alterar composição / cores da marca. Não utilizar a marca padrão colorida fotografias muito claras ou com muitas variações de cor. Não posicionar a marca em locais que comprometa sua legibilidade Sobre fundos escuros de cores sólidas, utilizar apenas a versão branca da marca. Vem pra Lona Nunca invadir a area de reserva da marca. Não utilizar as variações do símbolo para aplicações estáticas da marca. Evitar o excesso de blocagem da marca. Ela deve ser aplicada com o máximo de respiro possível.

19 colaboração, foco e diversão (48) (48) OBRIGADO! Florianópolis - Santa Catarina - Brasil BEHANCE.NET/BLCLV FACEBOOK.COM/BALACLAVASTUDIO INSTAGRAM.COM/BALACLAVASTUDIO PINTEREST.COM/BALACLAVASTUDIO

Manual da Marca. Studio.Perret. Arquitetura

Manual da Marca. Studio.Perret. Arquitetura Manual da Marca Por que um Manual da Marca... 3 Sumário A Missão de ser Melhor... 4 Apresentação... 5 Paleta de Cores... 6 Escala de Cinza... 7 Traço (P/B)... 8 Traço (Cor)... 9 Tipologia... 10 Malha de

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA. Padronização de novembro/2009. Centro de Comunicação Cedecom

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA. Padronização de novembro/2009. Centro de Comunicação Cedecom MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA Padronização de novembro/2009 Centro de Comunicação Cedecom 2 O BRASÃO O brasão da UFMG foi concebido em 1927, pelo Conselho Universitário. Sua forma original é mantida até

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual

Manual da Marca e da Identidade Visual Manual da Marca e da Identidade Visual fev 2017 versão 20170223 índice apresentação 2 marca desenho da marca 3 assinaturas 4 malha de construção 5 dimensionamento mínimo 6 área de proteção 7 cores cromia

Leia mais

Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05

Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05 Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05 1.1 Logo 06 1.2 Símbolo 07 1.3 Marca vertical 08 1.4 Marca horizontal 09 1.5 Aplicação sobre fundos 10 1.6 Paleta de cores 11 1.7 Aplicação monocromática 12 1.8 Aplicação

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual. Versão reduzida

Manual da Marca e da Identidade Visual. Versão reduzida Manual da Marca e da Identidade Visual Versão reduzida conceito Design O ensino do futuro do mundo: pessoas inovando pela transformação do Brasil A representação gráfica do pensamento inovador é dada

Leia mais

1.MARCA ULISBOA IDENTIDADE VISUAL

1.MARCA ULISBOA IDENTIDADE VISUAL 1.MARCA ULISBOA 1.1 IDENTIDADE VISUAL 4 1.2 VERSÕES 4 1.3 CONSTRUÇÃO/COMPOSIÇÃO 5 1.4 MARGENS DE SEGURANÇA 5 1.5 TAMANHO MÍNIMO 6 1.6 COR 7 1.7 COMPORTAMENTO SOBRE FUNDOS: CROMÁTICOS/FOTOGRÁFICOS 8 1.8

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 2014 Manual de Identidade Visual Dealernet Automotive Ecosystem Identidade Visual é a representação gráfica que caracteriza uma empresa. TK ATHAYDE DEALERNET Automotive Ecosystem 08/04/2014 Uma marca é

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual O conceito da marca Dinamize, verbo imperativo que traz consigo uma imensidão de possibilidades a serem exploradas. Apesar de ser uma empresa séria e focada em resultados o

Leia mais

Desenho da marca. símbolo. logotipo. A marca Embras está registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Desenho da marca. símbolo. logotipo. A marca Embras está registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). MARCA Desenho da marca A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizada, torna-se o item primário para o reconhecimento de qualquer produto no menor tempo de leitura e espaço.

Leia mais

Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa. Manual de Identidade Visual da CTIS

Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa. Manual de Identidade Visual da CTIS Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa Assinatura Visual O símbolo e o logotipo devem ser sempre usados com tamanho e relação de proporção fixos. Versão vertical Símbolo acima do logotipo. Esta

Leia mais

Manual da Marca. Portes Lantier. advogados

Manual da Marca. Portes Lantier. advogados Manual da Marca Logo Design e Conceito O conceito geral dessa marca deu-se pela função de atendimento da instituição, e busca mostrar serenidade com as cores utilizadas e com uma fonte moderna sem perder

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de 1 identidade visual sumário 02 Apresentação 08 Aplicações 04 GDI Mata 13 Redução 05 Marca 14 Cores 06 Assinaturas 16 Tipografia 2 olá! Atualmente, o termo marca vai muito além de identificar

Leia mais

Guia da marca BRB 2017

Guia da marca BRB 2017 Guia da marca BRB 2017 Sumário Marca Gráfica 2 Construção da marca 3 Construção da marca com slogan 4 Área de resguardo 5 Padrões cromáticos 6 Redução da marca 7 Cores oficiais do BRB 8 Aplicação dos padrões

Leia mais

2.UNIDADES E SERVIÇOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

2.UNIDADES E SERVIÇOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 2.UNIDADES E SERVIÇOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 2.1 IDENTIDADES VISUAIS ULISBOA/UNIDADES E SERVIÇOS 12 2.2 VERSÕES 13 2.3 CONSTRUÇÃO/COMPOSIÇÃO 14 2.4 MARGENS DE SEGURANÇA 14 2.5 TAMANHO MÍNIMO 15 2.6

Leia mais

Copyright 2013 itgrow, ACE. All rights reserved. Manual de Normas Gráficas

Copyright 2013 itgrow, ACE. All rights reserved. Manual de Normas Gráficas Copyright 2013 itgrow, ACE. All rights reserved. Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas itgrow O Manual de Normas Gráficas estabelece um conjunto de regras e recomendações que garantem uma

Leia mais

MANUAL IDENTIDADE PRODUTOS i2s

MANUAL IDENTIDADE PRODUTOS i2s agosto 2017 MANUAL IDENTIDADE PRODUTOS i2s MARCAS PRODUTOS i2s agosto 2017 Introdução 3 Logótipo - versão vertical e versão horizontal 6 Estudo de proporções e área de segurança 7 Dimensões mínimas 8 Cores

Leia mais

Manual de Identidade Visual. conceito, estratégia e aplicações

Manual de Identidade Visual. conceito, estratégia e aplicações Manual de Identidade Visual conceito, estratégia e aplicações SUMÁRIO 04 MARCA 05 CONCEITO 05 Design 06 Desenho da Marca 07 Assinaturas 08 Malha de Construção 09 CORES 09 Pantone, CMYK e RGB 10 Versão

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual CONCEITO Design "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que

Leia mais

Manual da Marca e Identidade Visual

Manual da Marca e Identidade Visual Manual da Marca e Identidade Visual 02 CONCEITO Design A representação gráfica de pessoas, a base do cooperativismo, livres de qualquer discriminação, mobilizadas para atingir o bem comum, apresentado

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING

DEPARTAMENTO DE MARKETING JANEIRO.2018 v.01 MARCA RANGEL MANUAL DE IDENTIDADE DEPARTAMENTO DE MARKETING #01.01 INTRODUÇÃO O Manual de identidade corporativa da Rangel visa estabelecer um padrão na comunicação, de forma que a marca

Leia mais

BIOSEG SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE BRANDING BOOK

BIOSEG SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE BRANDING BOOK BRANDING BOOK Este manual tem como objetivo formular regras para a aplicação da marca em suas áreas institucionais, publicações e produtos. Com a correta utilização, a empresa mantém sua integridade visual

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MIX 51

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MIX 51 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MIX 51 O guia de uso da marca MIX 51 contém as normas e indicações para a correta utilização da sua logomarca e dos elementos de sua comunicação. Os elementos gráficos que compõem

Leia mais

FUNDAÇÃO COPEL Manual de Identidade Visual

FUNDAÇÃO COPEL Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Manual_Identidade_Fundação_Copel.indd 1 18/11/2011 09:11:50 Índice 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 A Marca O Logotipo A Marca Estrutura

Leia mais

Sicomercio. Alagoinhas e Região

Sicomercio. Alagoinhas e Região Manual de Marca NORMAS GRÁFICAS E APLICAÇÕES DOS SINDICATOS LIGADOS À CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO Manual de Marca NORMAS GRÁFICAS E APLICAÇÕES APRESENTAÇÃO A Confederação

Leia mais

Marca Malha construtiva Cores Fontes Usos indevidos Redução Versões de uso restrito Sumário Área de proteção Tagline Elementos gráficos

Marca Malha construtiva Cores Fontes Usos indevidos Redução Versões de uso restrito Sumário Área de proteção Tagline Elementos gráficos Manual de Marca 1 Apresentação O manual da marca Uceff foi desenvolvido com objetivo de alinhar a aplicação da marca universalmente. Todos os apontamentos aqui relatados devem ser sempre respeitados quando

Leia mais

Manual de Marca 2. índice

Manual de Marca 2. índice Manual de Marca Manual de Marca 2 índice 03 - Introdução 04 - Uso Preferencial 05 - Malha de Construção 06 - Dimensões Mínimas 07 - Área de Proteção 08 - Cores Institucionais 09 - Monocromia 10 - Uso de

Leia mais

MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS

MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS APRESENTAÇÃO A marca é o principal elemento de identificação visual constituído de personalidade própria, linguagem e atributos. Para se estabelecer e ser

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Introdução Para uma marca se estabelecer e ser facilmente reconhecida e distinguida das demais, ela precisa ter consistência e uniformidade em todos os seus momentos de aplicação.

Leia mais

MANUAL IDENTIDADE CORPORATIVA i2s

MANUAL IDENTIDADE CORPORATIVA i2s abril 2016 MANUAL IDENTIDADE CORPORATIVA i2s abril 2016 Pág. 2 MARCA i2s Introdução Logótipo, Estudo de Proporções, Dimensões Mínimas e Cores Tipografia Versões policromáticas e monocromáticas Comportamento

Leia mais

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura MANUAL DA MARCA iversidade Aberta da Terceira Idade Este manual contém todos os elementos gráficos que representam a padronização visual da marca ati. Aqui são especificados todos os formatos, tamanhos,

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA SERVIÇO AUTORIZADO SATS

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA SERVIÇO AUTORIZADO SATS MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MARCA COM UA FORMA E COR ORIGINAL Para uma marca se estabelecer e ser facilmente reconhecida e distinguida das demais, ela precisa ter consistência e uniformidade em todos

Leia mais

Manual de Marca 1 MANUAL DE MARCA

Manual de Marca 1 MANUAL DE MARCA Manual de Marca 1 ÍNDICE Apresentação Proporção Área de proteção Cores Monocromáticas Negativo Uso incorreto Redução Aplicações Bordado, silk e outros 02 04 07 09 11 14 15 16 19 22 1 APRESENTAÇÃO Este

Leia mais

guia de uso da marca

guia de uso da marca guia de uso da marca sumário Clique nos itens abaixo para navegar pelo conteúdo. 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 HISTÓRIA DA MARCA FNQ VERSÕES DA MARCA CONSTRUÇÃO DA MARCA MARGEM DE SEGURANÇA REDUÇÕES MONOCROMIA

Leia mais

PTI Parque Tecnológico Itaipu

PTI Parque Tecnológico Itaipu Introdução Para manter e fortalecer a percepção desejada da marca, foram estabelecidas diretrizes, a identidade visual foi otimizada e as melhores práticas definidas e documentadas com o objetivo de enfatizar

Leia mais

Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA

Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA Apresentação Logotipo Nomenclatura Símbolo Exemplo das marcas das outras Superintendências: A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual

Manual da Marca e da Identidade Visual Manual da Marca e da Identidade Visual CONCEITO, ESTRATÉGIA E APLICAÇÕES Versão atualizada setembro de 14 marca Dimensionamento mínimo Para garantir a reprodução legível da marca, foi estabelecida a redução

Leia mais

Manual de utilização de marca

Manual de utilização de marca Manual de utilização de marca M a n u a l d e u t i l i z a ç ã o d e m a r c a Índice Apresentação...4 A Marca...5 Malha Construtiva...6 Cores...7 Monocromia e Negativo...8 Redução da Marca...9 Arejamento

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO A MARCA... 03 GRADE DE CONSTRUÇÃO... 04 VARIAÇÕES DE ASSINATURA... 05 APLICAÇÃO VERTICAL... 06 LIMITE DE REDUÇÃO... 06 TIPOGRAFIA... 07 CORES... 08 APLICAÇÃO SOBRE FUNDOS...

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA A Fundep - Fundação de Desenvolvimento da pesquisa, vem através deste documento consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca. Através da utilização

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Núcleo de Extensão em Direito Previdenciário

Manual de Identidade Visual. Núcleo de Extensão em Direito Previdenciário Manual de Identidade Visual 04 Plataforma de Marca 05 Conceito 06 Símbolo 07 Logotipo 08 A marca Sumário 09 Versões da marca 10 Tipografia 11 Arejamento 12 Orientações da marca 13 e 14 Redução Mínima

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE Introdução... 3 1. A marca... 4 2. Aplicação principal... 5 2.1. Construção... 6 2.2. Tons de cinza... 7 2.3. Versões monocromáticas... 8 2.4. Redução máxima... 9 2.5.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 VERSÕES DA MARCA.... 6 PROPORÇÕES E ELEMENTOS... 8 VERSÕES, POSITIVA, NEGATIVA E PB.... 10 ÁREA DE RESERVA E REDUÇÃO.... 12 IDENTIDADE TIPOGRÁFICA....

Leia mais

Olá, Este manual tem como objetivo apresentar a correta aplicação de nossa marca em toda a sua comunicação.

Olá, Este manual tem como objetivo apresentar a correta aplicação de nossa marca em toda a sua comunicação. Olá, Este manual tem como objetivo apresentar a correta aplicação de nossa marca em toda a sua comunicação. Qualquer dúvida entre em contato com ascom@fuvs.br 1 2 3 4 5 6 7 Sumário ASSINATURA PRINCIPAL

Leia mais

Identidade Visual da Unitel T+

Identidade Visual da Unitel T+ Manual da Marca O manual de Normas Básicas estabelece um conjunto de regras e recomendações que garantem uma aplicação correcta e coerente da marca UNITEL T+. A aplicação consistente deste conjunto de

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução O manual da marca do Consultório na Rua tem a função de ordenar e padronizar o signo que distingue e diferencia o serviço, compreendendo os padrões e regras de aplicação

Leia mais

A marca TURISMO DE PORTUGAL. Manual de Identidade Visual

A marca TURISMO DE PORTUGAL. Manual de Identidade Visual A marca TURISMO DE PORTUGAL Manual de Identidade Visual Índice INTRODUÇÃO 01 LOGOTIPO: SÍMBOLO E LETTERING 02 Cores do logotipo 03 LOGOTIPO Grelha de construção, relação com as margens Área de exclusão

Leia mais

Manual de Normas Gráficas

Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas ÍNDICE 01. INTRODUÇÃO 02. MARCA 03. VERSÕES DA MARCA 04. UNIVERSO CROMÁTICO 05. VERSÕES POSITIVO/NEGATIVO 06. COMPORTAMENTO SOBRE FUNDOS 07. MARGENS DE SEGURANÇA 08. DIMENSÃO

Leia mais

Manual de uso da marca

Manual de uso da marca 1 ÍNDICE Utilização deste Manual...03 Apresentação...04 Proporções e medidas...05 Área de proteção...06 Redução máxima...07 Variações de cor...08 Aplicações sobre fundos...09 Aplicação sobre imagens...10

Leia mais

MANUAL DE MARCA. Logo Versão 1.0

MANUAL DE MARCA. Logo Versão 1.0 MANUAL DE MARCA Logo 2017 - Versão 1.0 APRESENTAÇÃO Este Manual de Marca tem como objetivo normatizar e padronizar a aplicação da marca da Fundepes, garantindo a preservação da imagem institucional e o

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Pardo

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Pardo MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Pardo Índice: Apresentação: 02 A marca 03/04 Variações da aplicação da marca 05 Alinhamento da marca:. Padrão cromático

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Associação Comercial e Industrial de Alvorada

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Associação Comercial e Industrial de Alvorada MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Associação Comercial e Industrial de Alvorada Índice: Apresentação: 02 A marca 03/04 Variações da aplicação da marca 05 Alinhamento da marca:. Padrão cromático 06 Cor para produção

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 ÍNDICE 01 01. Índice 02. Introdução 03. 04. 05. 06. Logotipo Logotipo + Slogan Logotipo - Versões Cromáticas Logotipo - Versões Monocromáticas 07. Logotipo - Fundos Constantes

Leia mais

Manual de Uso e Aplicação da Marca

Manual de Uso e Aplicação da Marca Manual de Uso e Aplicação da Marca O Valor da Marca A marca é o maior patrimônio de uma empresa. Leva-se muitos anos para se construir uma marca forte. É preciso compreender o impressionante poder que

Leia mais

rua general potiguara, 1428 curitiba pr cep t [41] f [41] M a n u a l d e I d e n t i d a d e C o r p o r a t i v a

rua general potiguara, 1428 curitiba pr cep t [41] f [41] M a n u a l d e I d e n t i d a d e C o r p o r a t i v a rua general potiguara, 1428 curitiba pr cep 81050.500 t [41] 3234.5678 f [41] 3345.6789 M a n u a l d e I d e n t i d a d e C o r p o r a t i v a O projeto de identidade visual da prodiet nutrição clínica

Leia mais

KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016

KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016 KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016 KIT DE NORMAS GRÁFICAS O logótipo é composto pelo símbolo e pela tipografia. A relação entre estes elementos foi cuidadosamente estudada de forma a criar um equilíbrio

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CERVEJARIA BERGGREN

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CERVEJARIA BERGGREN MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CERVEJARIA BERGGREN Outubro de 2015 SUMÁRIO VERSÃO PRINCIPAL VERSÃO PRINCIPAL - VETOR VERSÃO HORIZONTAL VERSÃO PRINCIPAL - PRETO E BRANCO VERSÃO PRINCIPAL - PRETO E BRANCO -

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA PGQP PARA A REDE DE COMITÊS. Comitê REGIONAL/ SETORIAL

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA PGQP PARA A REDE DE COMITÊS. Comitê REGIONAL/ SETORIAL MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA PGQP PARA A REDE DE COMITÊS Comitê REGIONAL/ SETORIAL Apresentação Este manual tem o propósito de manter a integridade visual da marca PGQP quando assinada pela sua rede de

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Fevereiro de 2012 Revisão 02

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Fevereiro de 2012 Revisão 02 Índice 1. Apresentação...3 1.1. Revisões...3 2. O Programa...4 3. Identidade...5 3.1. A Marca...5 3.2. Construção...6 3.3. Especificação de Cores...6 3.4. Versões Cromáticas...7 4. Normas de Uso...8 4.1.

Leia mais

CENEX Manual de Identidade Visual

CENEX Manual de Identidade Visual CENEX Manual de Identidade Visual Janeiro 2013 Índice 1. Sistema Básico 1.1 Assinatura Institucional Versão Preferencial Horizontal 2 1.2 Assinatura Institucional Versão Vertical 3 1.3 Área de Proteção

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL A identidade visual da UNIJUÍ divide-se O uso correto desses três elementos em 3 partes: garantirá que a qualidade e estabilida-? marca; de dos elementos sejam mantidos,? padrão cromático; garantindo a

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA

MANUAL DE USO DA MARCA MANUAL DE USO DA MARCA Logotipo VERSÕES PrincipaL SECUNDÁRIA DIVULGAçÃO Para uso em materiais que eija destaque para marca ou visivelmente verticais. Deve ser usada quando a versão A não puder ser aplicada

Leia mais

Guia Prático de Uso da Assinatura Visual da Universidade Federal de Juiz de Fora

Guia Prático de Uso da Assinatura Visual da Universidade Federal de Juiz de Fora Guia Prático de Uso da Assinatura Visual da Universidade Federal de Juiz de Fora Versão Beta - Agosto de 2014 Índice 1 2 3 4 5 6 7 Assinatura Preferencial Malha Construtiva Códigos Cromáticos Assinaturas

Leia mais

MANUAL DE USOS DA IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE USOS DA IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE USOS DA IDENTIDADE VISUAL Este manual tem a função de definir as regras de uso da identidade visual do programa. Deve-se observar cuidadosamente as instruçõespara que a identidade seja aproveitada

Leia mais

GUIA DE LINGUAGEM VISUAL

GUIA DE LINGUAGEM VISUAL ÍNDICE INTRODUÇÃO 05 EMBALAGENS POSICIONAMENTO 07 Objetivos 30 Abordagem 31 LOGOMARCA Versões preferenciais 08 ELEMENTOS COMPONENTES Versões secundárias 10 Posicionamento da marca 32 Versões de uso restrito

Leia mais

Apresentação da ANABB

Apresentação da ANABB 2 Índice Apresentação da ANABB...3 Apresentação da Marca...4 Assinatura Visual...5 Significado da Marca...6 Cores da Marca...7 Família Tipográfica...9 Diagrama de Construção...10 Área de Reserva...11 Convivência

Leia mais

Apresentação. FHE e POUPEX são as nossas marcas. Elas são o nosso principal ativo. É com elas que nosso público nos reconhece.

Apresentação. FHE e POUPEX são as nossas marcas. Elas são o nosso principal ativo. É com elas que nosso público nos reconhece. Apresentação A marca é o somatório de representações que caracterizam, identificam e diferenciam uma empresa. É a expressão visual e verbal que a distingue de todas as outras empresas. FHE e POUPE são

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação 3 Logotipo - versões cromáticas 4 Diagrama de construção, área de reserva e redução 6 Aplicações da marca 7 Aplicações sobre fundos 8 Aplicações

Leia mais

Manual de identidade Visual. Manual da Marca

Manual de identidade Visual. Manual da Marca Manual de identidade Visual 1 Manual da Marca 1. Introdução...05 2. Estrutura Geral da Marca...06 3. Assinatura Visual com Linhas de Produtos...08 3. Padrão Cromático...10 4. Normatização Geral 4.1 Assinatura

Leia mais

MANUAL DA MARCA. O detalhe que faz a diferença

MANUAL DA MARCA. O detalhe que faz a diferença MANUAL DA MARCA ÍNDICE Marca Personalidade 05 Símbolo 08 Assinaturas 09 Construção Linhas de Construção -Assinatura sem Box 11 Linhas de Construção - Assinatura Box 12 Assinatura 13 Linhas de Construção

Leia mais

w e A manual de normas gráficas 2016

w e A manual de normas gráficas 2016 r w e A manual de normas gráficas 2016 manual de normas gráficas 2016 índice Este manual tem como objetivo orientar a utilização prática da identidade visual weareaware, fornecendo um conjunto de regras

Leia mais

Manual de identidade visual. Copyright Monk Studio - Criatividade e Comunicação - Todos os direitos reservados

Manual de identidade visual. Copyright Monk Studio - Criatividade e Comunicação - Todos os direitos reservados Manual de identidade visual Neste manual estão demonstradas as definições conceituais, estratégicas e as normas que estabelecem os critérios para a aplicação correta da identidade visual. Se for necessário,

Leia mais

1. selos vídeos logomarca da campanha área de segurança regras de aplicação

1. selos vídeos logomarca da campanha área de segurança regras de aplicação Este manual é exclusivo para associados ABAC e contém informações importantes relativas à marca, selo e outros elementos da campanha Consórcio, compra colaborativa para uso na comunicação da ABAC e de

Leia mais

Manual de Identidade Visual (Versão Resumida)

Manual de Identidade Visual (Versão Resumida) Manual de Identidade Visual (Versão Resumida) S u m á r i o Apresentação A Marca Assinatura Proporções Área de Proteção Malha Gráfica Tipologia Auxiliar Cores Institucionais Aplicações Monocromáticas Aplicações

Leia mais

Manual da Marca Versão 2017

Manual da Marca Versão 2017 Manual da Marca Versão 2017 Conteúdo Apresentação Assinaturas Malha de Construção Área de Proteção Dimensionamento............... 4 5 6 7 8 Cromias Institucionais... 9,. 10 Tipologia Padrões da Marca Assinaturas

Leia mais

MUSEU DE CIÊNCIAS DA UFG

MUSEU DE CIÊNCIAS DA UFG MUSEU DE CIÊNCIAS DA UFG Construção A malha é construída partindo de um triângulo equilátero cuja mediana é posicionada horizontalmente; O triângulo é então rebatido e posicionado de forma que suas bases

Leia mais

Sumário. Introdução 3. Conceito 4. Variações da marca 6. Malha de construção 9. Tipografia 10. Paleta de cores 11. Sugestões de aplicação 12

Sumário. Introdução 3. Conceito 4. Variações da marca 6. Malha de construção 9. Tipografia 10. Paleta de cores 11. Sugestões de aplicação 12 Manual da Marca 1 Sumário Introdução 3 Conceito 4 Variações da marca 6 Malha de construção 9 Tipografia 10 Paleta de cores 11 Sugestões de aplicação 12 Situações evitáveis 15 3 Introdução Este manual

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE MARCA--------------------------------------------- Apresentação--------------------------------------------- Assinaturas----------------------------------------- Cores

Leia mais

DS Schiavetto Manual de Identidade Visual

DS Schiavetto Manual de Identidade Visual apresentação A marca DS está de cara nova, revitalizada, com visual mais moderno e atual. Possui maior presença e melhor legibilidade. O logotipo e seus elementos elementos construtivos O Logo DS possui

Leia mais

3.manual de normas. Logotipo ofícial

3.manual de normas. Logotipo ofícial manual de normas Este documento dá a conhecer o novo logotipo da Empresa Diário do Porto, mostrando desta forma a evolução que tem acompanhado a mesma ao longo dos anos, não querendo alterar a sua identidade,

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA 2 ÍNDICE 1. Marca Preferencial 1.1. Cuidados com a marca 1.2. Variações monocromáticas da marca preferencial 1.3. Aplicação horizontal da marca com as demais entidades 1.4.

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Toca do Tatu MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL INTRODUÇÃO Toca do Tatu, localizada em São Paulo na Rua Antônio de Barros, 268 - Tatuapé - CEP: 03089-000 - Tel. (11) 22966039 E-mail:

Leia mais

Manual de identidade Visual

Manual de identidade Visual Manual de identidade Visual.1 Manual de identidade Visual Neste volume apresentamos o sistema de identidade visual Libitun. É a apresentação gráfica do produto e que representa os valores e conceitos estabelecidos

Leia mais

Comitê Brasileiro de Clubes. Manual de Identidade Visual

Comitê Brasileiro de Clubes. Manual de Identidade Visual Comitê Brasileiro de Clubes Manual de Identidade Visual Índice Logotipo Conceito Assinaturas Área e proteção Redução mínima Positivo e negativo Escala de cinza Diversas cores O que fazer e o que não fazer

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Manual de Aplicação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Manual de Aplicação Manual de Aplicação Fevereiro de 2012 A Marca A identidade visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) foi construída sobre a ideia do homem, integrado e funcional. A marca deve

Leia mais

15 abril 2016 Manual de normas gráficas CTT

15 abril 2016 Manual de normas gráficas CTT 15 abril 2016 Manual de normas gráficas CTT Identidade CTT 2 A identidade é composta por dois elementos, o símbolo do mensageiro em cima do cavalo e da sigla CTT. Os dois elementos devem viver em conjunto

Leia mais

Madeira Manual de Marca. Elementos Básicos

Madeira Manual de Marca. Elementos Básicos Madeira Manual de Marca Elementos Básicos Madeira Manual de Marca Elementos Básicos ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO DEFINIR UM CONJUNTO DE REGRAS E RECOMENDAÇÕES QUE GARANTAM UMA APLICAÇÃO CORRETA DA MARCA

Leia mais

marca gerdau A versão horizontal configura a versão preferencial da marca.

marca gerdau A versão horizontal configura a versão preferencial da marca. 1. versão HORIZONTAL A versão horizontal configura a versão preferencial da marca. X/5 X X/10 X/10 X/10 Redução máxima 20mm 2. versão vertical A versão vertical tem uso restrito. Deverá ser aplicada somente

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS

GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS INTRODUÇÃO GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS Este é o guia rápido de aplicação de marcas do Grupo NotreDame Intermédica. Produzimos esse material para garantir uma unidade

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL O relacionamento cotidiano do público com uma empresa ou instituição se dá através da marca. E a forma como este contato acontece acaba fazendo com que a marca ganhe personalidade

Leia mais

Guia de identidade visual

Guia de identidade visual Guia de identidade visual 1 Sumário. Introdução...3 O logotipo internacional...4 Logo dos clubes...5 Usando o logotipo...6 Cores...8 Slogan...9 Exemplos de uso...10 Perguntas frequentes...11 2 Introdução

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual Apresentação.................................... 3 Versões horizontal e vertical....................... 4 Grid de construção................................5 Cores institucionais...............................

Leia mais

porto. logótipos white studio porto. Guia de utilização dos logótipos institucionais

porto. logótipos white studio porto. Guia de utilização dos logótipos institucionais logótipos white studio porto. Guia de utilização dos logótipos institucionais logótipos Que logo utilizar? Quando utilizados num cartaz, flyer ou outros elementos de divulgação de eventos, os logótipos

Leia mais

Manual de marca. Aplicações da marca

Manual de marca. Aplicações da marca Manual de marca Aplicações da marca 1 assinatura institucional 2 1. assinatura institucional Logotipos são assinaturas institucionais e devem ser usados em todas as manifestações visuais da empresa. Sua

Leia mais

Devem usufruir deste guia, profissionais como: designers, publicitários e responsáveis pela área de divulgação, marketing e propaganda da empresa.

Devem usufruir deste guia, profissionais como: designers, publicitários e responsáveis pela área de divulgação, marketing e propaganda da empresa. Guia de Identidade Visual Bem vindo! Este Guia de Identidade Visual é uma ferramenta que visa auxiliar o uso e a aplicação correta da marca FAPPES. Deve ser consultado sempre que forem criadas peças gráficas,

Leia mais

Manual de Utilização da Marca

Manual de Utilização da Marca Manual de Utilização da Marca Índice Introdução... 03 Sistema de assinaturas... 04 - Padrões básicos... 05 - Tamanho mínimo e arejamento... 08 - Variações cromáticas... 09 - Aplicação sobre fundos... 10

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 2 Apresentação A identidade corporativa é um conjunto integrado de regras que realça visualmente o estilo e as atitudes da empresa. É exatamente por sua importância que este

Leia mais