rua general potiguara, 1428 curitiba pr cep t [41] f [41] M a n u a l d e I d e n t i d a d e C o r p o r a t i v a

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "rua general potiguara, 1428 curitiba pr cep t [41] f [41] M a n u a l d e I d e n t i d a d e C o r p o r a t i v a"

Transcrição

1 rua general potiguara, 1428 curitiba pr cep t [41] f [41] M a n u a l d e I d e n t i d a d e C o r p o r a t i v a

2 O projeto de identidade visual da prodiet nutrição clínica foi iniciado com a busca por um símbolo, um elemento que pudesse ser facilmente reconhecido pelas pessoas e com força suficiente para ser o principal identificador da empresa. A prodiet trabalha desenvolvendo produtos para a alimentação de pessoas que se encontram geralmente em uma condição clínica delicada e que anseiam pela recuperação de sua saúde e restabelecimento de suas vidas no que diz respeito às suas atividades e convívio social. Nos baseamos nesse conceito para escolher entre várias opções a borboleta. Ela é um símbolo muito rico em significados, entre eles, além da idéia de transição, encontramos em pesquisa: a beleza, a vida, a liberdade, a imortalidade e o recomeço. Acreditando na pertinência do símbolo, trabalhamos em uma representação simétrica e de traços simples. Nela as asas da borboleta transformam-se em janelas, espaços que nos permitem explorar, tanto imagens conceituais em campanhas publicitárias e materiais gráficos, quanto texturas e fotografias para tornar mais ricas as embalagens de seus produtos. O uso das cores azul e verde fazem a conexão dessa nova imagem de empresa à área da saúde. O logotipo apresentado anteriormente sofreu uma pequena modificação para se adequar ao traço do símbolo, o que não afetou a sua modernidade. A apresentação a seguir mostra, além dos elementos que fazem parte dessa identidade visual, algumas sugestões de caminhos para a construção da imagem institucional da prodiet nutrição clínica. ÍNDICE Símbolo Marca Assinaturas Reduções Inversões Cores Casos Especiais Usos Incorretos Tipografias Arejamento Uso Sobre Imagens i

3 04 S Í M B O L O M A R C A 05 V e r s ã o P r i n c i p a l V e r s ã o P r i n c i p a l O símbolo é um dos componentes de uma marca. O símbolo da Prodiet é a representação de uma borboleta, comumente associada a transformação, a transição de um estado para outro. Outros significados: beleza, vida, liberdade, imortalidade e recomeço. Uma marca é composta por um símbolo e um logotipo. A marca da Prodiet apresentada nesta página foi assumida como sua versão principal. Suas aplicações, assim como a de outras versões, devem obedecer rigorosamente às especificações deste manual.

4 06 A S S I N A T U R A S A S S I N A T U R A S 07 V e r s ã o P r i n c i p a l ASSINATURA COMPLETA ASSINATURA COMPLETA V e r s ã o S e c u n d á r i a ASSINATURA REDUZIDA SÍMBOLO ASSINATURA REDUZIDA SÍMBOLO Nesta página estão demonstradas as possibilidades de assinatura utilizando a marca Prodiet de forma completa, na sua forma reduzida e na sua redução para ícone, utilizando apenas o seu símbolo. A versão secundária da marca deve ser utilizada apenas quando não for possível a sua aplicação com o degradê. Contudo, quando isso for necessário, devem sempre ser observadas as especificações constantes neste manual.

5 08 R E D U Ç Õ E S I N V E R S Õ E S 09 V e r s õ e s P r i n c i p a l e S e c u n d á r i a VERSÃO PRINCIPAL 25mm VERSÃO SECUNDÁRIA 25mm FUNDO AZUL A s s i n a t u r a s 15mm 12mm FUNDO AZUL FUNDO VERDE C40 Y80 7mm 5mm Ao reduzir a marca, não ultrapasse as reduções mínimas demonstradas nesta página. Observe que as versões principal e secundária possuem limites distintos. As inversões foram feitas para tornar possível o uso da marca sobre fundos coloridos. Sobre o fundo azul institucional é possível aplicar as versões principal e secundária da marca. Porém, sobre o verde institucional deverá ser aplicada apenas a versão secundária.

6 10 C O R E S C O R E S 11 C60 Y80 V e r s ã o P r i n c i p a l C60 Y80 degradê C100 Y25 K5 C40 Y80 45 o degradê C50 Y10 45 o C60 Y80 C60 Y80 V e r s õ e s S e c u n d á r i a e P & B K50 K100 degradê C40 Y80 C100 Y25 K5 45 o K100 K50 K50 K100 CMYK RGB PANTONE C40 Y80 R153 G209 B64 367C CMYK RGB PANTONE C60 Y80 R142 G184 B93 369C C60 Y80 R142 G184 B93 369C R2 G122 B C R2 G122 B C C100 Y25 K5 R1 G146 B C K50 R127 G127 B127 Cool Gray 8C C50 Y10 R115 G187 B C K100 R0 G0 B0 Process Black C A correta aplicação das cores garante a manutenção da identidade da Prodiet. As cores especificadas no quadro acima devem ser aplicadas sempre que houver necessidade de reprodução da marca em quadricromia (CMYK), vídeo (RGB) ou cor especial (PANTONE). A marca, na sua versão secundária, tem as suas cores reduzidas para apenas duas. Em casos especiais, como o de impressos a uma cor, por exemplo, a marca poderá assumir a forma p&b demonstrada acima.

7 12 C O R E S C A S O S E S P E C I A I S 13 V a r i a ç õ e s C r o m á t i c a s VERSÃO VERTICAL V a r i a n t e s d a M a r c a VERSÕES HORIZONTAIS Quando necessário, a marca Prodiet poderá ser reduzida para apenas 1 cor. Para isso deverão ser empregadas preferencialmente as cores institucionais e o preto. Em casos excepcionais a marca poderá também assumir as proporções demonstradas acima. Contudo, tais aplicações deverão sempre ser feitas sob supervisão da gerência de marketing da Prodiet ou empresa responsável pelo projeto de identidade corporativa.

8 14 U S O S I N C O R R E T O S A L F A B E T O P R I N C I P A L 15 A s s i n a t u r a s Alterar as cores dos elementos da marca.* Adicionar elementos à marca. Avenir Roman T i p o g r a f i a s com abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ <>?` ˆ Utilizar a marca com contorno. Alterar a tipografia. Avenir Light Avenir Light Oblique prodiet Avenir Book Avenir Book Oblique Avenir Oblique Avenir Medium Aplicar a marca sobre fundos estampados.** Aplicar a marca sobre fundos que comprometam sua leitura. Avenir Medium Oblique Avenir Heavy Avenir Heavy Oblique Avenir Black Avenir Black Oblique Os usos não permitidos estão exemplificados acima e procuram garantir a legibilidade, o rendimento e a melhor visibilidade da marca. Outros casos não permitidos poderão ser definidos pela gerência de marketing da Podiet, caso não sejam atendidos os critérios já referidos. O alfabeto principal deve ser aplicado obrigatoriamente em assinaturas, slogans e anexos à marca. Também pode ser utilizado em pecas de marketing direto, propagandas, folders, etc. A repetição da aplicação da mesma tipografia ajuda a construir um sistema de identidade corporativa.

9 16 A L F A B E T O T É C N I C O A L F A B E T O S C O M P L E M E N T A R E S 17 T i p o g r a f i a s Helvetica Neue 57 Condensed abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ <>?` ˆ Transitional 521 BT Roman abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ <>?` ˆ T i p o g r a f i a s Helvetica Neue 27 Ultra Light Condensed Transitional 521 BT Cursive Transitional 521 BT Bold Helvetica Neue 27 Ultra Light Condensed Oblique Helvetica Neue 37 Thin Condensed Helvetica Neue 37 Thin Condensed Oblique Helvetica Neue 47 Light Condensed Helvetica Neue 47 Light Condensed Oblique Helvetica Neue 57 Condensed Oblique Helvetica Neue 67 Medium Condensed Helvetica Neue 67 Medium Condensed Oblique Helvetica Neue 77 Bold Condensed Helvetica Neue 77 Bold Condensed Oblique Verdana Regular abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ <>?` ˆ Helvetica Neue 87 Heavy Condensed Helvetica Neue 87 Heavy Condensed Oblique Helvetica Neue 97 Black Condensed Helvetica Neue 107 Extra Black Condensed Verdana Italic Verdana Bold Verdana Bold Italic Helvetica Neue 107 Extra Black Condensed Oblique A família tipográfica Helvetica Neue deve ser utilizada especificamente em embalagens e textos de conteúdo técnico. A família tipográfica Transitional 521 BT pode ser empregada no conteúdo de correspondências e na papelaria da Prodiet. A fonte Verdana tem o seu uso restrito apenas para peças destinadas à internet.

10 16 A R E J A M E N T O U S O S O B R E I M A G E N S 17 A p l i c a ç ã o X A p l i c a ç ã o X X X X A área de não-interferência, ou arejamento, existe para resguardar visualmente a marca Prodiet, para que essa não sofra interferências visuais que comprometam sua visibilidade e legibilidade. Ela é determinada em função de x (altura da letra O do logotipo Prodiet) Evite aplicações da marca sobre imagens com muitos elementos. Caso seja inevitável, procure a área mais limpa e com melhor contraste, respeitando sempre a área de arejamento.

Manual de Identidade Visual Certificação Profissional

Manual de Identidade Visual Certificação Profissional Manual de Identidade Visual Certificação Profissional 1.1 Apresentação Este é o selo de Certificação Profissional FEBRABAN. Um símbolo que possui alta credibilidade e tem por finalidade certificar conhecimentos

Leia mais

BIOSEG SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE BRANDING BOOK

BIOSEG SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE BRANDING BOOK BRANDING BOOK Este manual tem como objetivo formular regras para a aplicação da marca em suas áreas institucionais, publicações e produtos. Com a correta utilização, a empresa mantém sua integridade visual

Leia mais

manual de identidade visual Cremer

manual de identidade visual Cremer manual de identidade visual Cremer 2 A marca Cremer apresenta sua nova identidade visual. A percepção dos em contato com a nova logomarca dependerá da máxima clareza e coerência na sua forma de aplicação.

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual

Manual da Marca e da Identidade Visual Manual da Marca e da Identidade Visual fev 2017 versão 20170223 índice apresentação 2 marca desenho da marca 3 assinaturas 4 malha de construção 5 dimensionamento mínimo 6 área de proteção 7 cores cromia

Leia mais

Apresentação. FHE e POUPEX são as nossas marcas. Elas são o nosso principal ativo. É com elas que nosso público nos reconhece.

Apresentação. FHE e POUPEX são as nossas marcas. Elas são o nosso principal ativo. É com elas que nosso público nos reconhece. Apresentação A marca é o somatório de representações que caracterizam, identificam e diferenciam uma empresa. É a expressão visual e verbal que a distingue de todas as outras empresas. FHE e POUPE são

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Faculdade de Educação - UFG

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Faculdade de Educação - UFG MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Faculdade de Educação - UFG INDICE 1. Apresentação 2. Versões 3. Cores 4. Tipografia 5. Reprodução 6, Usos incorretos 7. Redução da marca 8. Arejamento da marca 9. Verão monocromática

Leia mais

Identidade Visual da Unitel T+

Identidade Visual da Unitel T+ Manual da Marca O manual de Normas Básicas estabelece um conjunto de regras e recomendações que garantem uma aplicação correcta e coerente da marca UNITEL T+. A aplicação consistente deste conjunto de

Leia mais

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura MANUAL DA MARCA iversidade Aberta da Terceira Idade Este manual contém todos os elementos gráficos que representam a padronização visual da marca ati. Aqui são especificados todos os formatos, tamanhos,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução O manual da marca do Consultório na Rua tem a função de ordenar e padronizar o signo que distingue e diferencia o serviço, compreendendo os padrões e regras de aplicação

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de identidade visual apresentação A marca de uma instituição é o seu maior patrimônio. É através dela que os atributos e valores da organização são traduzidos e representados. O manual de identidade

Leia mais

Madeira Manual de Marca. Elementos Básicos

Madeira Manual de Marca. Elementos Básicos Madeira Manual de Marca Elementos Básicos Madeira Manual de Marca Elementos Básicos ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO DEFINIR UM CONJUNTO DE REGRAS E RECOMENDAÇÕES QUE GARANTAM UMA APLICAÇÃO CORRETA DA MARCA

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE MARCA--------------------------------------------- Apresentação--------------------------------------------- Assinaturas----------------------------------------- Cores

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Versão 2.0 Atualizado em Setembro / 2015

Manual de Identidade Visual. Versão 2.0 Atualizado em Setembro / 2015 Manual de Identidade Visual Versão 2.0 Atualizado em Setembro / 2015 Diretrizes para gestão da marca A marca, é a representação simbólica de determinada entidade, produto ou serviço. Sendo assim, regras

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Apresentação A Fundep - Fundação de Desenvolvimento da pesquisa, vem através deste documento consolidar o bem mais valioso que uma instituição

Leia mais

Manual de marca. Aplicações da marca

Manual de marca. Aplicações da marca Manual de marca Aplicações da marca 1 assinatura institucional 2 1. assinatura institucional Logotipos são assinaturas institucionais e devem ser usados em todas as manifestações visuais da empresa. Sua

Leia mais

Normas gráficas Março 2016

Normas gráficas Março 2016 Normas gráficas Março 2016 Estas normas gráficas pretendem definir a aplicação correta dos elementos gráficos da identidade visual do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro para garantir uma comunicação

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS. Manual de Normas Gráficas

INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS. Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas 1. A marca 2. Identidade 2.1. Logotipo 2.2. Margem de Segurança 2.3. Dimensão mínima 2.4. Cor 2.5. Versões 2.6. Fundos de Cor 2.7. Fundos Fotográficos 2.8. Tipografia 2.9. Utilizações

Leia mais

marca gerdau A versão horizontal configura a versão preferencial da marca.

marca gerdau A versão horizontal configura a versão preferencial da marca. 1. versão HORIZONTAL A versão horizontal configura a versão preferencial da marca. X/5 X X/10 X/10 X/10 Redução máxima 20mm 2. versão vertical A versão vertical tem uso restrito. Deverá ser aplicada somente

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conheça essas regras nas próximas páginas deste manual.

INTRODUÇÃO. Conheça essas regras nas próximas páginas deste manual. MANUAL DA MARCA INTRODUÇÃO Este manual tem o objetivo de orientar as aplicações da marca ACIAP São José dos Pinhais. Os elementos gráficos que compõem a identidade visual são o logotipo, as cores institucionais

Leia mais

porto. logótipos white studio porto. Guia de utilização dos logótipos institucionais

porto. logótipos white studio porto. Guia de utilização dos logótipos institucionais logótipos white studio porto. Guia de utilização dos logótipos institucionais logótipos Que logo utilizar? Quando utilizados num cartaz, flyer ou outros elementos de divulgação de eventos, os logótipos

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA APRESENTAÇÃO CORES INSTITUCIONAIS FAMÍLIA TIPOGRÁFI CA REPRODUÇÃO DA MARCA USOS INCORRETOS REDUÇÃO DA MARCA AREJAMENTO DA MARCA 04 05 06 07 09 10 11 2. PAPELERIA

Leia mais

Índice. Índice...2. Logomarca do Ipasgo...3. Logomarca do Ipasgo em Tons de Cinza...4. Uso do Selo NBR ISO 9001:

Índice. Índice...2. Logomarca do Ipasgo...3. Logomarca do Ipasgo em Tons de Cinza...4. Uso do Selo NBR ISO 9001: 1 Índice Índice...2 Logomarca do Ipasgo...3 Logomarca do Ipasgo em Tons de Cinza...4 Uso do Selo NBR ISO 9001:2008...5 Modelos Vetoriais e Monocromáticos...6 Aplicação de Fundo Escuro...7 Cores...8 Tipografia...9

Leia mais

ESTA É A NOSSA NOVA IDENTIDADE

ESTA É A NOSSA NOVA IDENTIDADE MANUAL DE MARCA SBC ESTA É A NOSSA NOVA IDENTIDADE 3 Agora, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está de cara nova. Uma nova identidade, que representa melhor tudo o que somos. E, para que possamos

Leia mais

Manual de Identidade Visual. An ASSA ABLOY Group brand

Manual de Identidade Visual. An ASSA ABLOY Group brand Manual de Identidade Visual An ASSA ABLOY Group brand Apresentação Manual de Marca - Yale O objetivo deste Manual de Marca é uniformizar as aplicações do logo da Yale, na criação de documentos, papelaria,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS

IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS MANUAL DE NORMAS IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO Este manual fornece os elementos standard da Identidade Visual Norte 2020, bem como as respetivas

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário 1. Marca 2. Aplicações 03 Apresentação 18 Papelaria 04 Conceito 22 Identificação 05 Marca 23 Frota 06 Grid de Construção 24 Uniformes 07 Tipografia 28 Brindes 08 Padrão

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2 MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo reduzir as

Leia mais

IDENTIDADE POSEUR Versão Principal

IDENTIDADE POSEUR Versão Principal KIT NORMAS GRÁFICAS Versão Principal Versão HORIZONTAL PALETA CRÓMATICA CMYK C77 M54 Y53 K55 RGB R48 G64 B67 433 C CMYK C12 M10 Y100 K0 RGB R235 G212 B0 116 C CMYK C62 M0 Y13 K0 RGB R88 G194 B221 311 C

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CERVEJARIA BERGGREN

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CERVEJARIA BERGGREN MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CERVEJARIA BERGGREN Outubro de 2015 SUMÁRIO VERSÃO PRINCIPAL VERSÃO PRINCIPAL - VETOR VERSÃO HORIZONTAL VERSÃO PRINCIPAL - PRETO E BRANCO VERSÃO PRINCIPAL - PRETO E BRANCO -

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Índice 1 2 3 4 5 6 7 8 9 9.1 9.2 9.3 10 Introdução Apresentação Grid Arejamento Paleta de cores Tipografia Usos incorretos Redução Aplicações Monocromática Uma cor Negativa

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Pardo

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Pardo MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Pardo Índice: Apresentação: 02 A marca 03/04 Variações da aplicação da marca 05 Alinhamento da marca:. Padrão cromático

Leia mais

Manual de Identidade Visual. agrega

Manual de Identidade Visual. agrega Manual de Identidade Visual 1.Versão Preferencial 1.1 Versão Padrão Versão de uso preferencial. Deve-se usar a logomarca na cor apresentada sobre fundo branco. No caso do fundo totalmente preto ou na cor

Leia mais

Manual de Identidade Visual CRI Genética

Manual de Identidade Visual CRI Genética Manual de Identidade Visual CRI Genética Apresentação A CRI Genética, vem através deste documento consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca. A logomarca CRI Genética mudou

Leia mais

Manual de Identidade Visual ARTE COM CIÊNCIA

Manual de Identidade Visual ARTE COM CIÊNCIA Manual de Identidade Visual ARTE COM CIÊNCIA ÍNDICE 1. Apresentação, 02 2. Marca, 03 logotipo, 05 símbolo, 06 3. Cores, 09 versão monocromática, 10 4. Tipografia, 12 5. Recomendações, 14 redução e ampliação,

Leia mais

Manual. de Uso de Marca. Diretrizes e orientações de uso da marca CRF/MG

Manual. de Uso de Marca. Diretrizes e orientações de uso da marca CRF/MG Manual de Uso de Marca Diretrizes e orientações de uso da marca CRF/MG Apresentação A identidade visual de uma organização é um de seus principais patrimônios. Funciona como uma espécie de impressão digital.

Leia mais

Manual de Identidade Visual >

Manual de Identidade Visual > Manual de Identidade Visual São Paulo 2011 Introdução A manutenção da Identidade Visual depende da aplicação. correta e consistente da Marca, Logomarca, Cores e Tipografias. Este manual contém todas as

Leia mais

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 2 SUMÁRIO Introdução... 03 Versões... 04 Slogan... 05 Aplicação em fundos coloridos... 06 Usos Incorretos... 07 Área de Não Interferência... 08

Leia mais

manual de identidade

manual de identidade manual de identidade MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Visando o fortalecimento da marca Agência Peixe Vivo, disponibilizamos este Manual de Identidade Visual, essencial para a correta aplicação do logotipo

Leia mais

Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar

Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar voz e vez às pessoas

Leia mais

manual de normas gráficas

manual de normas gráficas 6 MARCA GRÁFICA 6 7 Marca principal Variações formais da marca 13 DIMENSÕES MÍNIMAS 13 14 Marca principal Marcas complementares 21 COR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 21 22 Versões cromáticas Cores oficiais 26 26 27

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1. logotipo aplicação preferencial área de reserva aplicação MonocroMática aplicação em boxes redução MáxiMa cores institucionais família tipográfica família tipográfica alternativa

Leia mais

Sumário. manual da marca Pet Pois

Sumário. manual da marca Pet Pois Sumário. ois Pet Pet Poi ois Pet Pet Poi ois Pet Pet Poi ois Pet Manual da Marca. Pet Poi Marca. conceito. Marca composta pela representação sintética de uma garrafa PET, onde um círculo preenchido com

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA RAMO SISTEMAS

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA RAMO SISTEMAS MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA RAMO SISTEMAS ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 03 2. IDENTIDADE 04 2.1 Assinatura principal 04 2.2 Assinatura vertical 05 2.3 Parceiros de negócios 06 2.3 Paleta de cores 07 2.4 A marca

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL INTRODUÇÃO A finalidade deste Manual é normatizar a utilização da nova marca do Governo do Estado de Pernambuco, de forma a garantir a uniformidade de sua

Leia mais

DE IDENTIDADE VISUAL.

DE IDENTIDADE VISUAL. MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL O projeto de reposicionamento da antiga Aldeia Infantil SOS, que plenamente adequou a instituição às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente,

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS

GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS INTRODUÇÃO GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS Este é o guia rápido de aplicação de marcas do Grupo NotreDame Intermédica. Produzimos esse material para garantir uma unidade

Leia mais

Sumário. Apresentação. 1. Assinaturas 1.1. Simples. Produto mínima 1.2. Comunicação Cores institucionais. 3. Tipografia institucional

Sumário. Apresentação. 1. Assinaturas 1.1. Simples. Produto mínima 1.2. Comunicação Cores institucionais. 3. Tipografia institucional Manual de aplicação Sumário Apresentação 1. Assinaturas 1.1. 1.2. 1.3. Simples Produto mínima Comunicação 2. Cores institucionais 3. Tipografia institucional 4. Usos incorretos Apresentação I m green é

Leia mais

15 abril 2016 Manual de normas gráficas CTT

15 abril 2016 Manual de normas gráficas CTT 15 abril 2016 Manual de normas gráficas CTT Identidade CTT 2 A identidade é composta por dois elementos, o símbolo do mensageiro em cima do cavalo e da sigla CTT. Os dois elementos devem viver em conjunto

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual 2.0 - Manual de identidade visual 2.1 - Elementos da marca 2.2 - Redução 2.3 - Área de proteção 2.4 - Aplicação 2.5 - Versões PB 2.6 - Malha construtiva 2.7 - Paleta de cores

Leia mais

Manual de Utilização da Marca

Manual de Utilização da Marca Manual de Utilização da Marca Índice Introdução... 03 Sistema de assinaturas... 04 - Padrões básicos... 05 - Tamanho mínimo e arejamento... 08 - Variações cromáticas... 09 - Aplicação sobre fundos... 10

Leia mais

guia de uso da marca

guia de uso da marca guia de uso da marca sumário Clique nos itens abaixo para navegar pelo conteúdo. 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 HISTÓRIA DA MARCA FNQ VERSÕES DA MARCA CONSTRUÇÃO DA MARCA MARGEM DE SEGURANÇA REDUÇÕES MONOCROMIA

Leia mais

Manual de Marca Mata Viva. Versão 04. Janeiro, 2015.

Manual de Marca Mata Viva. Versão 04. Janeiro, 2015. Manual de Marca Mata Viva Versão 04. Janeiro, 2015. Ω Sumário 01 Introdução... 3 02 Apresentação... 4 02.1 O Programa Mata Viva... 4 02.2 Evolução da marca Mata Viva... 5 02.3 A marca Mata Viva... 6 03

Leia mais

Manual de Normas C ONSELHO D E

Manual de Normas C ONSELHO D E Manual de Normas Manual de Normas Julho 2010 O manual da marca Conselho de Prevenção da Corrupção define um conjunto de regras e recomendações que garantem a sua correcta utilização. É indispensável o

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 3 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Diretoria de Comunicação Social

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO APRESENTAÇÃO 1 Este manual tem como objetivo estabelecer e consolidar a nova identidade visual do PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO. Para este objetivo

Leia mais

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP índice APRESENTAÇÃO o processo de simplificação A NOVA MARCA padrão cromático padrão tipográfico redução e área de reserva usos incorretos

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Ano de Elaboração 2014 Apresentação A empresa E. Orlando Roos Comércio de Cereais Ltda, vem através deste documento consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter:

Leia mais

01. Apresentação. in Carta de Armas

01. Apresentação. in Carta de Armas A simbologia da Emblemática é a seguinte: dos metais, o ouro simboliza a justiça, a prata a fidelidade; dos esmaltes, o vermelho simboliza o ânimo, o azul a lealdade, o negro a ciência; das peças, os dois

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS O logótipo assume um papel fundamental nas relações que se estabelecem com o público interno e externo. Por ser um elemento

Leia mais

Manual de Uso e Aplicação da Marca

Manual de Uso e Aplicação da Marca Manual de Uso e Aplicação da Marca O Valor da Marca A marca é o maior patrimônio de uma empresa. Leva-se muitos anos para se construir uma marca forte. É preciso compreender o impressionante poder que

Leia mais

Manual de Identidade Visual Conceito & Aplicações. ASSA ABLOY, the global leader in door opening solutions

Manual de Identidade Visual Conceito & Aplicações. ASSA ABLOY, the global leader in door opening solutions Manual de Identidade Visual Conceito & Aplicações Manual de Identidade Visual Papaiz/ASSA ABLOY O objetivo deste Manual é uniformizar as aplicações do logotipo da Papaiz/ASSA ABLOY, na criação de documentos,

Leia mais

0.3 A MARCA. A MARCA GENERALI tem vários logótipos dependendo da designação do produto particular ou genérica.

0.3 A MARCA. A MARCA GENERALI tem vários logótipos dependendo da designação do produto particular ou genérica. MANUAL DE NORMAS 1. CORPORATIVO A MARCA A MARCA GENERALI tem vários logótipos dependendo da designação do produto particular ou genérica. Logo global do GRUPO GENERALI LOGO GENERALI VIDA_utilizado em materiais

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS. LOGÓTIPOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA (ESTeSL)

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS. LOGÓTIPOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA (ESTeSL) MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS LOGÓTIPOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA (ESTeSL) MAIO DE 2016 REGRAS GERAIS UTILIZAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA

Leia mais

Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05

Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05 Sumário 1. A MARCA APRESENTAÇÃO 05 1.1 Logo 06 1.2 Símbolo 07 1.3 Marca vertical 08 1.4 Marca horizontal 09 1.5 Aplicação sobre fundos 10 1.6 Paleta de cores 11 1.7 Aplicação monocromática 12 1.8 Aplicação

Leia mais

manual de normas gráficas

manual de normas gráficas manual de normas gráficas 01 introdução Este manual de normas gráficas constitui um guia dos elementos da identidade visual da Viamodul, bem como, as respectivas normas para a sua correcta utilização e

Leia mais

Manual de aplicação das logomarcas do Grupo

Manual de aplicação das logomarcas do Grupo Manual de aplicação das logomarcas do Grupo Sumário Apresentação 1. Contexto 2. Logomarcas 2.1. Cruzeiro do Sul Educacional 2.2. Universidade Cruzeiro do Sul 2.3. Módulo Centro Universitário 2.4. UDF Centro

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e Padrões de Utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e Padrões de Utilização Manual de Identidade Visual Normas e Padrões de Utilização Indice Apresentação Logomarca Simbolo Descrição da Logomarca Construção Malha de Construção Família Tipográfica Cor Institucional Aplicação sobre

Leia mais

Manual de Identidade Corporativa

Manual de Identidade Corporativa Manual de Identidade Corporativa Marca Universo Aplicações 1 Marca 3 2 Universo 24 3 Aplicações 36 Marca 1 Marca A marca 4 O uso do símbolo 6 Versões da marca 7 Proporções da marca 8 Arejamento 9 Tamanho

Leia mais

Manual de Normas da Identidade Visual. Manual de Normas da Identidade Visual

Manual de Normas da Identidade Visual. Manual de Normas da Identidade Visual Manual de Normas da Identidade Visual 1 Índice / Apresentação 3 Composição 4 Área de reserva 5 Versão alternativa 6 Logotipo principal e versão alternativa 7 Cores oficiais 8 Cores para versão principal

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 1 Manual de Identidade Visual Apresentação A C.R.I. Genética, vem através deste documento consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: a sua marca. A logomarca C.R.I. Genética mudou para

Leia mais

A versão padrão da assinatura corporativa tem dois elementos: o símbolo e o decodificador.

A versão padrão da assinatura corporativa tem dois elementos: o símbolo e o decodificador. LOGOMARCA O Manual de Identidade Visual da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi concebido para ser parte fundamental da imagem da instituição. O sucesso de um programa de identidade

Leia mais

MANUAL DA MARCA. O detalhe que faz a diferença

MANUAL DA MARCA. O detalhe que faz a diferença MANUAL DA MARCA ÍNDICE Marca Personalidade 05 Símbolo 08 Assinaturas 09 Construção Linhas de Construção -Assinatura sem Box 11 Linhas de Construção - Assinatura Box 12 Assinatura 13 Linhas de Construção

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PARANÁ CLUBE

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PARANÁ CLUBE MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PARANÁ CLUBE 1 PARANÁ CLUBE Diretoria Presidente: Leonardo de Oliveira Primeiro Vice: Christian Marcelo Fontes Knaut Segundo Vice: Marcello Barros Guatura Gestor Financeiro:

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS 01 01. IDENTIDADE VISUAL O objetivo deste manual é orientar a aplicação da identidade visual da marca CERIS através da apresentação detalhada das normas gráficas que foram definidas.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução O Programa Academia da Saúde é uma nova estratégia da Atenção Básica que compõe a Rede de Atenção à Saúde a fim de contribuir para a promoção da saúde e produção

Leia mais

Manual de Identidade Visual Conceito & Aplicações ASSA ABLOY, the global leader in door opening solutions

Manual de Identidade Visual Conceito & Aplicações ASSA ABLOY, the global leader in door opening solutions Manual de Identidade Visual Conceito & Aplicações Manual de Identidade Visual Metalika/ASSA ABLOY O objetivo deste Manual é uniformizar as aplicações do logotipo da Metalika/ASSA ABLOY, na criação de documentos,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo estabelecer e consolidar a identidade visual da Secretaria do Tesouro Nacional, garantindo a unicidade no processo comunicativo em

Leia mais

3.manual de normas. Logotipo ofícial

3.manual de normas. Logotipo ofícial manual de normas Este documento dá a conhecer o novo logotipo da Empresa Diário do Porto, mostrando desta forma a evolução que tem acompanhado a mesma ao longo dos anos, não querendo alterar a sua identidade,

Leia mais

1. Elementos básicos. Marca ANBID. 1.1 Marca ANBID - Versão positiva

1. Elementos básicos. Marca ANBID. 1.1 Marca ANBID - Versão positiva Manual da marca 1. Elementos básicos Marca ANBID 1.1 Marca ANBID - Versão positiva A Marca ANBID é a forma gráfica própria e eclusiva para veicular o nome síntese da empresa em todas as manifestações visuais.

Leia mais

CADERNO DE NORMAS DE APLICAÇÃO

CADERNO DE NORMAS DE APLICAÇÃO MARQUES, S.A. COMO USAR ESTE MANUAL SÍMBOLO LOGÓTIPO MALHA CONSTRUTIVA PADRÃO TIPOGRÁFICO PADRÃO CROMÁTICO PANTONE MARCA PRETO E BRANCO / MARCA NEGATIVA MARCA SOBRE FUNDOS DE COR DA PALETA MARCA SOBRE

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual Secretaria-Geral da Presidência da República Secretaria Nacional de Juventude Manual de identidade visual Agosto de 2013 3 Símbolo e logotipo Em impressos de parceiros, deve-se

Leia mais

Manual Resumido Identidade Corporativa Projeto Piatam

Manual Resumido Identidade Corporativa Projeto Piatam Manual Resumido Identidade Corporativa Projeto Piatam Fevereiro de 2007 Manaus - Amazonas Ao Usuário Este documento contém os objetivos da marca Piatam com as regras básicas de sua utilização e aplicação.

Leia mais

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento.

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. APRESENTAÇÃO A identidade visual da Virada da foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. urbanidade e saúde qualidade de vida do homem sustentabilidade como promoção de saúde protagonismo pertencimento

Leia mais

Apresentação. Seguir as linhas de orientação definidas neste documento é contribuir para projetar o Sistema AABB de forma clara e consistente.

Apresentação. Seguir as linhas de orientação definidas neste documento é contribuir para projetar o Sistema AABB de forma clara e consistente. Apresentação Por meio deste Manual de Identidade Visual, com suas normas e recomendações, pretendemos orientar a implantação dos elementos básicos que compõem a Programação Visual das AABB - Associações

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO Usos corretos e incorretos 3 Fundos corretos e incorretos 6 Cores institucionais 8 Tipografias institucionais 11 Arejamento & Redução mínima 14 Aplicações da marca 17

Leia mais

Manual de Uso da Marca Dako

Manual de Uso da Marca Dako Manual de Uso da Marca Dako Dezembro 2003 CauduroMartino CM Manual de Uso da Marca Dako Índice 1. Apresentação 2. Marca Dako / Versão Preferencial VP 3. Marca Dako / Versão Monocromática VM 4. Marca Dako

Leia mais

Manual de Identidade Visual Indústria de Impressoras Tecnológicas da Amazônia Ltda

Manual de Identidade Visual Indústria de Impressoras Tecnológicas da Amazônia Ltda Manual de Identidade Visual INTRODUÇÃO Com a importância que a IITA tem conquistado no Brasil, é essencial que a nossa marca seja utilizada seguindo o Manual de Identidade Visual. Uma marca sempre bem

Leia mais

Manual de identidade Visual

Manual de identidade Visual Manual de identidade Visual.1 Manual de identidade Visual Neste volume apresentamos o sistema de identidade visual Libitun. É a apresentação gráfica do produto e que representa os valores e conceitos estabelecidos

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE NORMAS BÁSICO

IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE NORMAS BÁSICO 01 IDENTIDADE E COERÊNCIA Para que todo o projecto visual da Molaflex seja coerente e eficaz, é fundamental que a identidade seja utilizada de acordo com as normas definidas. Para que fique sempre assegurada

Leia mais

Manual de Uso da Marca INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Manual de Uso da Marca INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Manual de Uso da Marca Marca A identidade visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) foi construída sobre a ideia do homem, integrado e funcional. A marca deve ser preservada e

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Manual de Aplicação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Manual de Aplicação Manual de Aplicação Fevereiro de 2012 A Marca A identidade visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) foi construída sobre a ideia do homem, integrado e funcional. A marca deve

Leia mais

Manual de Identidade Visual - Grupo Villela

Manual de Identidade Visual - Grupo Villela Manual de Identidade Visual - Grupo Villela Este manual se encontra no formato PDF e deve ser visualizado no programa Adobe Acrobat tanto no Mac como no Windows. É recomendado que ao fazer o download o

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA O VALOR DAS GRANDES DECISÕES

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA O VALOR DAS GRANDES DECISÕES MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA AGO / 2015 ESTE É O MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA QUE FORNECERÁ OS DIRECIONAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A IDENTIDADE VISUAL DA APSIS. NAS PRÓXIMAS PÁGINAS, VOCÊ ENCONTRARÁ DIRETRIZES

Leia mais

DESENVOLVIDO POR: OAPO DESIGN

DESENVOLVIDO POR: OAPO DESIGN MANUAL DA MARCA DESENVOLVIDO POR: OAPO DESIGN www.oapo.com.br Guia de Uso do Logotipo Grupo Chorus Este manual trata dos procedimentos e meios corretos de uso da marca Grupo Chorus no que se refere à sua

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Família Missionária Verbum Dei

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Família Missionária Verbum Dei MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Família Missionária Verbum Dei Este manual estabelece as regras gráicas da marca Família Missionária Verbum Dei com vista a uma uniformização das peças gráicas e coerência visual

Leia mais

GUIA DE IDENTIDADE DE MARCA

GUIA DE IDENTIDADE DE MARCA 2 INTRODUÇÃO Você está recebendo o Guia de Identidade de Marca Ecofrotas. Tudo o que você verá aqui também será visto por todos e por isso toda atenção é importante quando o assunto é construir a relação

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL APRESENTAÇÃO DA MARCA Uma nova marca, um novo momento, Apontando Para o futuro. Apresentamos o novo logotipo da Azuma Kirin Company, com sua assinatura. Neste arquivo você encontra

Leia mais

a marca 3 Manual de normas

a marca 3 Manual de normas MANUAL DE NORMAS índice a marca construção do logótipo área de segurança dimensões mínimas referências cromáticas variações cromáticas comportamentos sobre fundos de cor comportamentos sobre fundos fotográficos

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS GRÁFICAS MANUAL DE GRÁFICAS Este manual contém as regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Casa das Associações e o modo como eles se aplicam de forma a dar vida e sustentabilidade

Leia mais

Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Apresentação... 3 Marca e

Leia mais