CENTRO NACIONAL EUROPASS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO NACIONAL EUROPASS"

Transcrição

1 CENTRO NACIONAL EUROPASS

2 Realize de seguida o seu diagnóstico e saiba qual a sua competência para Gerir o Tempo:

3 Por vezes, o problema não é ter muitas tarefas para realizar, mas a forma como utilizamos o tempo. Gerir o tempo significa definir e cumprir tarefas nas datas estabelecidas. Gerir o tempo implica: - Saber quais os nossos objetivos e prioridades. - Saber o que queremos no futuro e o que devemos fazer para o alcançar. - Pensar a longo prazo. Não pense apenas no dia de hoje. - Auto-conhecimento: conhecer o modo como funcionamos melhor!

4 O que faz para garantir que cumpre prazos? Tem uma tarefa fácil e uma tarefa difícil para fazer. Qual é a tarefa que faz primeiro? Estabelece um plano para cada dia ou para um período mais longo? Estabelece prioridades?

5 Gere bem o seu tempo? Segue-se um questionário que avalia várias áreas fulcrais na gestão do tempo. Instruções Responda de forma tão honesta quanto possível, colocando um círculo em torno da resposta que melhor o caracteriza. Baseie-se na seguinte escala de resposta: Sempre/Quase Muitas vezes Às vezes Raramente Nunca / Quase S Mv Av R N

6 S Mv Av R N 1. Escrevo os meus objetivos anuais para o meu trabalho. 2. Tenho uma lista de todos os pequenos trabalhos e pedidos de coisas para fazer que eu tenho de tratar nas próximas semanas. 3. Revejo os meus objetivos a longo prazo todos os dias. 4. Pergunto constantemente a mim próprio /a como é que o que estou a fazer me ajuda a atingir os meus objetivos. 5. Quando chego ao trabalho de manhã, começo normalmente o dia com um café, dois dedos de conversa ou lendo o jornal. 6. Estabeleço prioridades para os diversos trabalhos e atividades que devo realizar. 7. Tendo a fazer primeiro as tarefas rápidas, fáceis e de que eu gosto mais. 8. Um grande problema do meu trabalho é estar constantemente a mudar prioridades.

7 S Mv Av R N 9. Pelo menos uma vez por ano, faço um registo de como estou a usar o meu tempo durante uma ou duas semanas. 10. Analiso constantemente tudo o que faço e procuro maneiras de melhorar o meu desempenho. 11. Frequentemente tenho de chegar mais cedo, ficar até mais tarde ou levar trabalho para casa para o conseguir fazer todo. 12. Crises e urgências constantes e recorrentes no trabalho tiram-me demasiado do meu tempo. 13. Escrevo uma lista de coisas a fazer todos os dias. 14. Todas as semanas escrevo um plano semanal que inclui objetivos específicos, atividades, prioridades e tempo estimado para cada tarefa. 15. Pelo menos uma vez por semana encontro-me com outras pessoas para coordenar planos de atividades e prioridades. 16. Penso frequentemente que me devia organizar mais.

8 S Mv Av R N 17. Todos os dias estabeleço um tempo específico para fazer as tarefas mais importantes. 18. Frequentemente distraio-me do meu horário e tendo a saltar de uma tarefa para outra. 19. Tenho um período de tempo determinado, todos os dias, para poder concentrar-me no trabalho importante. 20. Mantenho flexibilidade no meu horário por forma a dar espaço para imprevistos. 21. Tenho um procedimento eficaz e sistemático de dividir e lidar com os meus papéis. 22. Analiso frequentemente as coisas que escrevo e procuro maneiras de eliminar, simplificar ou melhorar esses papéis. 23. Utilizo sistemas de organização que me ajudam a não esquecer detalhes e a manter um correto seguimento das questões que me foram confiadas. 24. A minha secretária e área de trabalho estão um bocado atulhadas e deviam estar mais arrumadas.

9 S Mv Av R N 25. Analiso as interrupções que me fazem, e trabalho sistematicamente para reduzi-las ou eliminá-las. 26. Normalmente junto assuntos ou trato de várias tarefas numa só visita ou telefonema por forma a não interromper tanto os outros durante o dia. 27. Distrações e socialização impedem-me às vezes de me concentrar no meu trabalho. 28. As interrupções são um grande problema no meu trabalho. 29. Frequentemente deixo de lado tarefas que me são desagradáveis. 30. Tendo a esperar até ao último minuto para começar a fazer algumas tarefas. 31. Frequentemente tenho de esperar a disposição certa ou a altura certa para fazer o meu trabalho mais criativo. 32. Preocupo-me frequentemente com a possibilidade de ter tomado uma má decisão.

10 S Mv Av R N 33. Rio-me bastante e passo momentos mesmo agradáveis tanto no meu trabalho como em casa. 34. As pessoas dizem-me frequentemente que eu devia parar um bocado e relaxar. 35. Normalmente durmo o suficiente, faço exercício físico regular e como comida saudável. 36. Sinto muita tensão e pressão no trabalho e tenho dificuldades em lidar bem com isso. 37. Tenho listas escritas de objetivos pessoais a longo prazo. 38. Sinto que não tenho tempo suficiente para a família, descanso ou outros interesses pessoais fora do meu trabalho. 39. Sinto muita satisfação com a minha vida.

11 Depois de responder a todas as questões deverá somar os pontos dados a cada pergunta. ATENÇÃO: Deverá ter em conta que a forma de cotação varia entre as diferentes questões. Por exemplo, na questão 5 a resposta sempre/quase vale 1 ponto, mas na questão 1, a mesma resposta, ou seja, a resposta sempre/quase vale 5 pontos. Questões: 5, 7, 8, 11, 12, 16, 18, 24, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 34, 36, 38. Sempre/Quase Muitas vezes Às vezes Raramente Nunca/Quase Questões: 1, 2, 3, 4, 6, 9, 10, 13, 14, 15, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 25, 26, 33, 35, 37, 39, 40. Sempre/Quase Muitas vezes Às vezes Raramente Nunca/Quase

12 Utilize esta tabela para somar os valores obtidos em cada grupo de quatro questões. Cada um desses grupos refere-se a um problema específico da gestão do tempo. Valor obtido 1-4 Objetivos 5-8 Prioridades 9-12 Análise Planificação Horários Papéis Interrupções Procrastinação Pressão Equilíbrio Total

13 Usar o tempo de forma eficiente e organizar o trabalho são fatores essenciais para que consiga atingir objetivos e ter sucesso. Assim, apresentamos-lhe algumas estratégias para que tire o melhor partido do seu tempo e da organização do seu trabalho. Agora DESENVOLVA a sua competência para gerir o tempo e a organização de trabalho: 1.O que é o tempo e como geri-lo 2.Estabelecer objetivos e prioridades 3.Planear atividades e tarefas 4.Organização pessoal 5.Organização do trabalho

14 O que é o tempo? O tempo é um elemento que se gasta e não se recupera. Apesar de pensarmos que temos todo o tempo do mundo, tudo o que fazemos requer tempo e mesmo que não o usemos ele permanece limitado. É algo que tem significados diferentes ao longo da vida e que não é adaptável. É IMPOSSÍVEL GERIRMOS O TEMPO É POSSÍVEL GERIRMO-NOS A NÓS PRÓPRIOS

15 AGORA REFLITA: SENTE QUE NÃO TEM TEMPO PARA NADA? QUE O TEMPO NÃO LHE CHEGA PARA TUDO? SERÃO APRESENTADAS ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA QUE CONSIGA RENTABILIZAR O MAIS POSSÍVEL O SEU TEMPO. No entanto, não se esqueça que o tempo é LIMITADO a 24h diárias.

16 Apesar de ser muito importante saber gerir o tempo, muitos são os impedimentos a uma gestão de tempo eficaz. Faça uma pequena reflexão: -A que causas atribui as perdas de tempo? O que costuma fazer para que isso não aconteça?

17 Dividimos as maiores preocupações com o tempo em três grandes categorias:

18 Esforçar-se demais; Desorganização pessoal; Incapacidade de dizer não ; Falta de autodisciplina; Procrastinação, indecisão; Deixar tarefas inacabadas; Socializar. Falta de objetivos, prioridades e planeamento; Delegação ineficiente; Pessoas não treinadas ou inadequadas; Falta de comunicação; Responsabilidade ou autoridade confusa; Falta de padrões, controlo e relatórios dos progressos; Não saber escutar. Interrupções pelo telefone; Visitantes ocasionais; Encontros; Informação atrasada ou incompleta; Papelada, formalidades, leitura; Falta de pessoal ou excesso de pessoal; Barulho, distrações visuais.

19 São as mais difíceis de dominar, derivam dos hábitos adquiridos ao longo da vida. No entanto, são as que mais dão oportunidade de trabalhar porque pode fazer escolhas sobre a sua forma de organização, desde que tenha identificado as principais causas.

20 O que significa a gestão de tempo? 1. Estabelecer objetivos e prioridades 2. Planear atividades e tarefas 3. Organização pessoal

21 Estabelecer objetivos; Tem a certeza de que distingue facilmente objetivos? De seguida, realizará um exercício onde poderá responder a esta questão.

22 Por favor, imprima esta página e assinale com um X os que considera objetivos Faça diariamente 20 cartas. Aprecie bailado. Sinta-se feliz porque ele/ela lhe fez uma surpresa. Cante uma canção. Desenvolva a camaradagem para se conseguir um bom clima de trabalho. Cite um exemplo de solidariedade. Desenvolva o potencial da criança. Dedique-se à sua equipa. Defenda a democracia. Escreva um relatório. Seja uma boa cidadã/cidadão. Identifique os objetivos desta lista.

23 Há 5 objetivos, conseguiu identificá-los? É objetivo Não é objetivo Não é objetivo É objetivo Não é objetivo É Objetivo Não é objetivo Não é objetivo Não é objetivo É Objetivo Não é objetivo É Objetivo Faça diariamente 20 cartas. Aprecie bailado. Sinta-se feliz porque ele/ela lhe fez uma surpresa. Cante uma canção. Desenvolva a camaradagem para se conseguir um bom clima de trabalho. Cite um exemplo de solidariedade. Desenvolva o potencial da criança. Dedique-se à sua equipa. Defenda a democracia. Escreva um relatório. Seja uma boa cidadã/cidadão. Identifique os objetivos desta lista.

24 Mensurável: algo que possa ser medido, não pode ser algo abstrato; Atingível: não ser impossível de conseguir; Realista: não ser algo demasiado difícil nem demasiado fácil; Compatível: Ser algo que você pode realizar e que não vá contra o que você realmente quer; Prazo: definir prazos limite; Específico: não ser algo geral, mas algo concreto; Pessoal: algo seu, adaptável a si e ao que você quer e não a outra pessoa; Escrito: deverá escrevê-lo para que não se esqueça. Mas porque é importante criar objetivos?

25 Deverá ter em conta a hierarquia dos objetivos Diários Semanais Mensais Trimestrais Anuais Longo prazo

26 Realize agora uma reflexão, com vista a definir os seus objetivos. Demore o tempo que for necessário mas tenha em conta as características dos objetivos referidas anteriormente Após preencher a tabela guarde-a consigo para que se vá recordando e atualizando os seus objetivos.

27 Estabeleça os seus objetivos de longo, médio e curto prazo. LONGO PRAZO (POR EX.: DAQUI A 4 ANOS) MÉDIO PRAZO (POR EX.: ESTE ANO) CURTO PRAZO (POR EX.: PRÓXIMO SEMESTRE)

28 Já lhe demos algumas formas de organização a partir dos seus objetivos, no entanto, muitas são as vezes em que tem de estabelecer prioridades sobre esses mesmo objetivos: QUAIS IREI REALIZAR PRIMEIRO?! Reflita um pouco: Quais são normalmente os seus critérios para estabelecer prioridades.

29 CRITÉRIOS COMUNS PARA ESTABELECER PRIORIDADES DO TEMPO

30 CRITÉRIOS COMUNS PARA ESTABELECER PRIORIDADES DO TEMPO

31 Realize agora um exercício, onde trabalhará o estabelecer prioridades: Imagine que lhe é fornecido um frasco e lhe é pedido que coloque um conjunto de pedras grandes, pedras médias, uma porção de areia e água de modo a que tudo caiba lá dentro. Por que ordem deve introduzir cada um destes elementos, de forma a atingir o objetivo proposto? Em 1.º lugar: Em 2.º lugar: Em 3.º lugar: Em 4.º lugar:

32 Solução: 1º - Pedras Grandes 2º - Pedras Médias 3º - Areia 4º - Água

33 Imagine, agora, que o frasco com água representa a quantidade total de tempo que tem disponível (num dia, ou numa semana), que as pedras grandes representam as tarefas mais importantes ou difíceis, que as pedras médias representam as tarefas rotineiras, que os grãos de areia representam as tarefas triviais, sem importância e que a água representa os imprevistos que por vezes enfrentamos. Por que ordem distribuiria essas tarefas no seu plano semanal ou diário? Tarefas importantes ou difíceis: Tarefas rotineiras: Tarefas triviais, sem importância:

34 Não Importante Importante Tenha em conta a Matriz de prioridades que ilustramos ao lado e vá preenchendo com as atividades do seu dia a dia de modo a organizarse mais facilmente. Urgente Não Urgente Tarefas importantes - estão ligadas aos objetivos fundamentais e prioritários. Tarefas urgentes - não podem ser executadas mais tarde.

35 O segundo ponto da gestão do tempo após o estabelecer objetivos e prioridades é o planear as atividades e tarefas e assim deverá ter em conta: Plano de Trabalho Plano de Tempo Objetivos/resultados Estimativa de duração Atividades Horários Prioridades Flexibilidade

36 Mas então agora coloca-se a questão: QUAIS AS VANTAGENS DE SE FAZER UM PLANO?! Obriga a pensar no futuro Ajuda a evitar problemas Ajuda a lidar com o fluxo de trabalho Fornece mais tempo útil Ajuda a coordenar melhor as atividades com os outros Ajuda a gerir o tempo dos outros Ajuda a evitar sobrecargas de trabalho Ajuda a dizer não mais vezes Ajuda a trabalhar com mais calma Ajuda a fazer mais coisas

37 Como fazer um Plano semanal? Defina objetivos Estabeleça prioridades para todas as atividades Seja realista quanto ao tempo Divida os trabalhos quando complexos Desenhe o seu plano em função do tempo Escolha a melhor sequência de atividades Defina os locais para realizar as tarefas Deixe um tempo para os imprevistos Transforme o ato de planear num hábito

38 Como planear uma atividade? De seguida, ilustraremos uma forma de como poderá realizar um projeto de forma planeada

39 Após termos abordado temáticas como o estabelecimento de objetivos e prioridades e o planeamento de atividades e tarefas, passamos para o terceiro e último ponto: organização pessoal a partir de várias atividades que lhe apresentamos a seguir poderá organizar melhor o seu tempo e torná-lo mais rentável. Construa um horário para que se organize no seu dia a dia Junte os itens semelhantes Utilize os tempinhos Faça do tempo de transição um tempo produtivo Seja fiel ao seu horário Comece cedo Faça o horário em torno das atividades chave Avalie os seus horários Calendarize todas as suas atividades

40 Minimize as interrupções: Analise as interrupções Seja breve Reorganize-se Defina 1 prazo Escreva Desloque-se Levante-se Conjugue os assuntos Aprenda a comunicar melhor

41 Telefonemas, como se organizar: Agrupe os telefonemas a fazer e faça de 1 vez Deixe mensagens completas Atualize o voic diariamente Mantenha a área do telefone arrumada Programe os números que utiliza mais Telefonemas, como os fazer: Planeamento Prepare a abertura Escolha a melhor altura para ligar/pergunte Fale devagar Forneça informações detalhadas Se tiver de pedir para aguardar, explique porquê e agradeça quando regressar Antes de desligar queria ainda colocarlhe esta questão... Deixe mensagens com significado Procure formas de contacto alternativas

42 Telefonemas, O que não fazer ao telefone: Ter longas mensagens no voic , ou saudações pouco profissionais; Deixar as pessoas a aguardar indefinidamente Falar com outras pessoas Autorizar interrupções Teclar no computador Ler o Deixar mensagens num ritmo elevado

43 s: Ver a caixa de correio regularmente Ler de acordo com o assunto e o remetente Responder rapidamente Ser educado Gravar quando necessitar Ser breve Quando responder verificar quem vai receber o seu Limpar a caixa de correio regularmente Quando fizer forwards, mudar o assunto NÃO Cuidados a ter: Escrever tudo em maiúsculas ou sinais de exclamação Ser abrupto Dar ordens Assumir que o seu é lido Enviar mensagens confidenciais Gravar a menos que necessite para documentação Reenviar anedotas, a menos que saiba que o outro quer

44 Procrastinação: O que é a Procrastinação? É a arte de adiar Qual a razão que leva as pessoas a adiar as coisas? De seguida, apresentamos uma pequena lista com possíveis razões, leia e reflita sobre aquelas com que se identifica mais.

45 Qual a razão que leva as pessoas a adiar as coisas? Qual(ais) se aplica(m) a si? Desorganização Desejo de evitar tarefas desagradáveis Medo de falhar Medo do sucesso e suas implicações Não saber por onde começar Perfecionismo Falta de confiança e diálogos internos negativos Medo da mudança Medo da rejeição A tarefa parece ser tão difícil e ocupar demasiado tempo Não ter os acessórios ou os recursos necessários para fazer o trabalho

46 Agora irá fazer um exercício com o objetivo de tentar compreender porque adia as suas atividades e como pode alterar isso a seu favor, de modo a rentabilizar o seu tempo: 1.Faça uma lista completa de todas as coisas que tem vindo a adiar; 2.Ao lado de cada uma, escreva a razão do adiamento. Seja honesto/a. Depois veja se existem motivos comuns; 3.Escolha um item da lista para tratar esta semana; 4.Escolha uma altura da semana para fazer esta tarefa. Defina tudo o que necessita para o fazer; 5.Marque uma hora para começar a fazer. Preocupe-se apenas em começar sem interrupções, sem pausas e sem distrações.

47 IMPORTANTE: NÃO ADIE!! Tente arranjar soluções: Como por exemplo, para tornar o seu trabalho menos intimidante, divida-o em partes pequenas: Os grandes projetos são assustadores Os pequenos projetos parecem mais fáceis

48 Ao gerir o seu tempo e ao organizar-se pessoalmente, deverá ter em conta também a organização do seu trabalho e as diferentes fases que o constituem. De modo a rentabilizar mais o seu tempo, reflita sobre as seguintes: 1º PASSO 2º PASSO O que faço na minha atividade profissional? Os principais objetivos desta fase são: Clarificar todo o tipo de atividades que lhe competem; Tomar consciência das tarefas - de gestão e de execução - com que ocupa o seu tempo de trabalho Para que serve esta tarefa? Qual a sua finalidade? Os principais objetivos desta fase são: Eliminar tarefas ou procedimentos desnecessários

49 3º PASSO Quem a deve fazer? Quem a poderá/ deverá fazer? Os principais objetivos desta fase são: Delegar; Redefinir funções e responsabilidades 4º PASSO Como deverá ser realizada? Quais as informações ou os meios de que necessito para realizar a tarefa? Os principais objetivos desta fase são: Simplificar métodos, procedimentos ou suportes de informação; Afetar apenas os meios e as informações necessários e suficientes

50 5º PASSO Qual o prazo ou a data estipulada? Quando deverá estar concluída? Quanto tempo é necessário para a realizar? Quando a deverei realizar? Qual a melhor altura?

51 Alguns pontos importantes para que o seu trabalho se organize mais facilmente e tenha mais tempo para si: Delegue as tarefas, não tente fazer tudo sozinho quando tem quem o possa ajudar; (Reveja aqui a temática sobre Comunicação e trabalho em equipa) Tenha em conta a comunicação na sua equipa, para que mais facilmente se resolvam imprevistos; Crie também dois documentos importantes: Plano/Agenda ANUAL Lista DIÁRIA

52 Plano/Agenda ANUAL Dimensão adaptada às necessidades mas de acesso rápido e fácil. Evite a utilização de duas agendas em simultâneo. Caso não seja possível, estabelecer metodologias de sincronização. Assente as datas limite para a realização das diversas tarefas. Utilize dois níveis de registo: de visão rápida e alargado no tempo, e a agenda propriamente dita com os pormenores. Na agenda de papel, escrever a lápis para que possa fazer alterações.

53 Lista DIÁRIA Deverá ser colocada o mais junto possível da agenda. Nela deverão figurar as tarefas que desejamos realizar naquele dia, por ordem de prioridades. No sistema de ordenação devem ser respeitados os seguintes princípios: Tarefas Importantes/Urgentes; Tarefas Importantes/Não Urgentes; Tarefas Não Importantes/Urgentes; Tarefas Não Importantes/Não Urgentes. Reservar para cada tarefa um período de tempo determinado e controlar o seu cumprimento no final do dia. Deixar algum tempo para os imprevistos porque alguns poderão ser prioritários. Fazer controlos sistemáticos ao longo do dia.

54 Lista DIÁRIA Apontar todos os pormenores úteis e necessários à execução de cada tarefa (números de telefone, endereços, local e hora da reunião ou do encontro etc). Não esquecer que sempre que adiamos uma tarefa para o dia seguinte, aumentamos as probabilidades de sermos ultrapassados pelos imprevistos, particularmente os urgentes. Se o planeamento através da lista diária não resultar, poderá dever-se ao seguinte: tentativa de realizações excessivas para um só dia; falta de preparação para algumas tarefas; deficiências na formulação da tarefa; falta de informação necessária; dificuldades na planificação por excesso de pressão; algumas tarefas são abandonadas porque são muito difíceis, ou por serem aborrecidas; falta de autoconfiança.

55 Após tudo o que lhe foi transmitido até agora, deixamos algumas questões para que leia, reflita e responda o mais sinceramente possível: Identifique e DESCREVA o seu principal fator desperdiçador do tempo Identifique as CAUSAS da existência desse desperdiçador. Invente as POSSÍVEIS SOLUÇÕES para anular ou reduzir esse desperdiçador. Escolha uma ou duas soluções que irá PÔR EM PRÁTICA durante os próximos 15 dias. Calcule o tempo que poderá vir a GANHAR com a prática dessa solução Ao fim de 15 dias, AVALIE os resultados. Resultados mais positivos/tempo ganho - Parabéns! Parta para outro desperdiçador. Resultados menos positivos - Aplique outra solução!.

56 O tempo é limitado por isso tente: Não lidar com uma variedade excessiva de coisas ao mesmo tempo: delegue tarefas e aprenda a dizer que não; Não ter um excesso de interrupções pelo telefone: organize os seus telefonemas e a forma de os fazer; Não ter um excesso de interrupções quando está a fazer trabalhos que requerem concentração: concentre-se numa tarefa de cada vez, crie objetivos e prioridades e realize-as; Não gastar demasiado tempo com problemas trazidos pelos seus colaboradores ou colegas: tente resolvê-los o mais rapidamente possível; Não ter responsabilidade e autoridade não claramente definidas: ao delegar as tarefas diga o que cada um tem de fazer, não se esqueça que a comunicação é essencial;

57 Não abandonar um trabalho antes de o terminar para pegar noutro: Concentre-se na tarefa que tem de fazer, planeie as suas atividades, crie objetivos e prioridades e siga tudo à risca; Não realizar trabalhos rotineiros que poderiam ser feitos por outrem: Não se esqueça de delegar as tarefas, não precisa necessariamente de fazer tudo, rentabilize o seu tempo; Não ter reuniões e contactos sem hora marcada e sem clara visão das prioridades: planeie a sua agenda com as horas e assuntos a tratar; Não ter falta de objetivos, prioridades e prazos para os trabalhos: ordene as suas tarefas por grau de importância e urgência, defina anteriormente os seus prazos e cumpra tudo o que planeia;

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO

GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO Gestão do tempo como gestão das energias Ninguém gere o tempo. Não conseguimos colocar as 17 horas antes das 15. 2004 só chega depois de 2003. Gerimos energias,

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Planejando sua Agenda sem Desperdiçar Tempo

Planejando sua Agenda sem Desperdiçar Tempo Planejando sua Agenda sem Desperdiçar Tempo Prioridades Falta de tempo é na Verdade Falta de Prioridades! Gerenciamento Pessoal Administrar bem o tempo no trabalho é essencial para garantir uma maior produtividade

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

O modelo CORD de produtividade

O modelo CORD de produtividade Data do documento 16. 12. 2014 Este ano eu li Como ser um Ninja em Produtividade, em uma tentativa de me tornar mais produtivo. O autor, Graham Allcott, compartilha algumas estratégias para tirar o máximo

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

PISTAS PARA UM ESTUDO COM SUCESSO

PISTAS PARA UM ESTUDO COM SUCESSO PISTAS PARA UM ESTUDO COM SUCESSO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO ESTUDO: DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS PESSOAIS DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS HORÁRIO DE ESTUDO PLANOS DE TRABALHO METODOLOGIA DE TRABALHO # DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS

Leia mais

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina.

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Marciliana Corrêa (CRP 06 6519-5) Master Coach pelo International

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Levantamento do Perfil Empreendedor

Levantamento do Perfil Empreendedor Levantamento do Perfil Empreendedor Questionário Padrão Informações - O objetivo deste questionário é auxiliar a definir o seu perfil e direcioná-lo para desenvolver suas características empreendedoras.

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão; Sistema 5 S's Conceito: O Método "5S" foi a base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Passos para recrutar voluntários

Passos para recrutar voluntários Passos para recrutar voluntários Encontrando o voluntário Faça um - mostrando o que Deus está fazendo no ministério Coloque no boletim um Em todos os eventos do ministério que levantam outras pessoas passe

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Estabelecendo Prioridades para Advocacia

Estabelecendo Prioridades para Advocacia Estabelecendo Prioridades para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

Regulamento do TCC APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. Resolução TCC. Apresentação oral de trabalhos 03/11/2011 FALAR EM PUBLICO É UM DESAFIO?

Regulamento do TCC APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. Resolução TCC. Apresentação oral de trabalhos 03/11/2011 FALAR EM PUBLICO É UM DESAFIO? Regulamento do TCC Para a defesa do TCC, o trabalho deverá ser apresentado oralmente perante comissão julgadora em sessão pública. Para a apresentação, o aluno terá mínimo de 15 e APRESENTAÇÃO ORAL DE

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL. (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) IRA

TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL. (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) IRA TESTE DE CONSCIÊNCIA EMOCIONAL (Adaptado de Jonh Gottman e Joan DeClaire, em A Inteligência Emocional na Educação) O seguinte teste foi concebido para o ajudar a encarar a sua própria vida emocional, o

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil Richard Uchôa C. Vasconcelos CEO LEO Brasil O tema hoje é engajamento, vamos falar de dez maneiras de engajar o público em treinamentos a distância. Como vocês podem ver, toda a minha apresentação está

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty

Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty Disciplina de Leitura Bíblica Manual do Professor Por David Batty 2 Leitura Bíblica David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas nesta Lição foram retiradas da seguinte versão da Bíblia:

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG Ganhe dinheiro com seu blog.... Aposto que você já viu isso escrito em centenas de sites ou blogs e nunca conseguir atingir esse objetivo, aqui nesse ebook iremos abordar

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

TRUQUE: DESLIGUE OS AVISOS DE E-MAIL

TRUQUE: DESLIGUE OS AVISOS DE E-MAIL semelhança de um alerta externo de nova mensagem, terão impacto negativo na profundidade com que mergulha num dado assunto. O caminho para otimizar a focalização passa, pois, e também, por uma boa perceção

Leia mais

Liderança. Administração do Tempo

Liderança. Administração do Tempo Liderança Administração do Tempo As coisas mais importantes jamais devem estar à mercê das coisas menos importantes. Johann Goethe Baseado nos livros Administração do Tempo, Renato Bernhoeft Ed. Nobel

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

27. Organize o seu Espaço de Trabalho: Ficheiros Electrónicos... 46 28. Organize o seu Espaço de Trabalho: Contactos 47 29. Organize o seu Espaço de

27. Organize o seu Espaço de Trabalho: Ficheiros Electrónicos... 46 28. Organize o seu Espaço de Trabalho: Contactos 47 29. Organize o seu Espaço de ÍNDICE Como usar este livro 13 Introdução: Este livro pode poupar-lhe tempo! 15 l. O Difícil É Começar 17 2. Elabore um Estudo do Tempo 18 3. Defina as Áreas Problemáticas... 19 4. Estabeleça Objectivos

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

MINI-CURSO MÉTRICAS DO EMAIL MARKETING

MINI-CURSO MÉTRICAS DO EMAIL MARKETING MINI-CURSO MÉTRICAS DO EMAIL MARKETING O que é Email Marketing afinal? E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos(boas

Leia mais

Implementação e avaliação

Implementação e avaliação Seção 3 Implementação e avaliação ESTUDO BÍBLICO Respondendo às mudanças No início de Neemias 4, vemos que algumas pessoas se opuseram ao projeto. Qual foi a resposta de Neemias? (versículo 9) Como Neemias

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Introdução ao Programa de Informação ao Médico (PIM) Impulsione o seu negócio em 4 passos

Introdução ao Programa de Informação ao Médico (PIM) Impulsione o seu negócio em 4 passos Introdução ao Programa de Informação ao Médico (PIM) Impulsione o seu negócio em 4 passos Bem-vindo ao Programa de Informação ao Médico (PIM) Como parte do trabalho desenvolvido pela Phonak, temos o compromisso

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas

OFICIAL DA ORDEM MILITAR DE CRISTO MEDALHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E BONS SERVIÇOS. Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Circular n.º 029/2014 PORTAL FPT Abertura aos atletas Exmo. Sr. Presidente, Após muitos meses de desenvolvimento e melhorias contínuas na nova plataforma informática onde se inclui o amplamente divulgado

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Questionário de Aferição de Estilos e Ritmos de Aprendizagem em Contexto Virtual. Parte I. Parte II

Questionário de Aferição de Estilos e Ritmos de Aprendizagem em Contexto Virtual. Parte I. Parte II Questionário de Aferição de Estilos e Ritmos de Aprendizagem em Contexto Virtual Instruções para Responder ao Questionário Este questionário tem como objectivo identificar o estilo e ritmo de aprendizagem

Leia mais

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Canon Self-Service Guia de Introdução Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Introdução Este manual é dirigido à pessoa responsável pela gestão

Leia mais

12 de março de 2014 15h30-17h30

12 de março de 2014 15h30-17h30 12 de março de 2014 15h30-17h30 Objetivo: Melhorar a produtividade utilizando métodos e técnicas que permitam otimizar a planificação do tempo disponível Melhorar a qualidade da organização pessoal e

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST.

Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST. Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST. Um software deve ser projetado para simplificar tarefas e criar experiências positivas para

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009. Como fazer um trabalho

Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009. Como fazer um trabalho Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009 Como fazer um trabalho Etapas na elaboração de um trabalho 1ª Etapa Penso sobre o tema 2ª Etapa Onde vou encontrar a informação? 3ª

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Como Estudar a Bíblia

Como Estudar a Bíblia Como Estudar a Bíblia Caderno de Estudos Por David Batty Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Direitos Reservados 2003 Comitê Acadêmico do Teen Challenge Internacional, EUA. Todos os direitos, incluindo

Leia mais

A Internet Possibilita Que Todos Os Níveis De Empresas Possam Faturar Mais. Principalmente as Menores.

A Internet Possibilita Que Todos Os Níveis De Empresas Possam Faturar Mais. Principalmente as Menores. 1 A internet é um mundo de oportunidades de vendas. Porém, muitas empresas de pequeno e médio porte não se deram conta disso ainda. Eu vejo tantos empresários perderem essas oportunidades por apenas olhar

Leia mais

Trabalho Finanças Estudos Lazeres Amigos Romance Família Espiritual Saúde

Trabalho Finanças Estudos Lazeres Amigos Romance Família Espiritual Saúde 1) A nossa Vida é composta por diversas vivências, nas quais avaliamos a nossa percepção de Felicidade. De zero a dez, que nota você dá para a sua SATISFAÇÃO ATUAL em cada uma das vivências da tabela abaixo?

Leia mais

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao Se você usa alguma delas, entre imediatamente em estado de alerta; você pode não ser um líder tão capaz quanto imagina Problemas, todos temos. Os chefes então, nem se fale. Mas, se aqueles que são terríveis

Leia mais

7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo

7 Maneiras Simples de Dizer não O Manual Simples e Completo 7 Maneiras Simples de Dizer "não" O Manual Simples e Completo Você tem dificuldade em dizer "não"? Você está sempre tentando ser gentil com os outros, em detrimento de si mesmo? Bem, você não está sozinho.

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Ao ligar o equipamento, você verá a mensagem abaixo, o objetivo dela é fazer a configuração mínima para LOGAR ao servidor da Internet.

Ao ligar o equipamento, você verá a mensagem abaixo, o objetivo dela é fazer a configuração mínima para LOGAR ao servidor da Internet. MANUAL DE OPERAÇÃO DO NET MACHINE VOCÊ NÃO NECESSITA MAIS DE UM COMPUTADOR PARA CONVERSAR COM ALGUÉM QUE ESTA NO MIRC NET MACHINE É UM PLACA ELETRÔNICA DE BAIXO CUSTO A PLACA TAMBEM PODE MANDAR E LER E-MAILS

Leia mais

Cartilha Ponto Eletrônico

Cartilha Ponto Eletrônico Divisão de Gestão de Pessoas Unidade de Desenvolvimento de Pessoas Cartilha Ponto Eletrônico Procedimentos Importantes APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas ou questionamentos

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

Questionário Sociodemográfico e Clínico

Questionário Sociodemográfico e Clínico Questionário Sociodemográfico e Clínico dados pessoais do sujeito: data: local: contacto telef.: nome: idade: naturalidade: estado civil: S C UF D V outros: escolaridade (nº anos c/ sucesso): habilitações

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição

Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição Última atualização: 15/10/2015 P: Meu nome não está nas Listas de Grupos. Posso me inscrever? Mas você deve atentar para as condições para aprovação, descritas

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS A POP3 reuniu aqui as principais orientações para registro, renovação e transferência de domínios, entre outras questões que possam ajudar você a entender como funcionam

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Questionário de Qualificação

Questionário de Qualificação Questionário de Qualificação Dados do Cliente: Por favor preencha, e devolva-nos, este questionário o mais cedo possível por fax. Este questionário foi concebido para alcançar duas coisas: 1) para me ajudar

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Como posso encontrar

Como posso encontrar Como posso encontrar o CRM certo para a minha empresa? guia preparado por Por que administrar o seu negócio com planilhas e e-mails não dá certo A maioria das pequenas empresas acompanha os clientes, inicialmente,

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS Nessa unidade vou mostrar para você como escrever e-mails que geram resultados. Mas que resultados são esses? Quando você escreve um e-mail tem que saber

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER em Clínicas de Imagem Objetivo Um atendimento eficiente e personalizado é um dos principais fatores que o cliente leva em consideração ao iniciar um processo de fidelização

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

NetEtiqueta. É uma abreviação de Etiqueta na Internet. Aplica-se ao envio de e-mails, conversas de chat e envio de mensagens para Fóruns de discussão.

NetEtiqueta. É uma abreviação de Etiqueta na Internet. Aplica-se ao envio de e-mails, conversas de chat e envio de mensagens para Fóruns de discussão. NetEtiqueta É uma abreviação de Etiqueta na Internet. Aplica-se ao envio de e-mails, conversas de chat e envio de mensagens para Fóruns de discussão. No caso das comunicações virtuais é fácil esquecer

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO FAÇA ACONTECER AGORA MISSÃO ESPECIAL SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO RENATA WERNER COACHING PARA MULHERES Página 1 Q ue Maravilha Começar algo novo

Leia mais

Perfil de investimentos

Perfil de investimentos Perfil de investimentos O Fundo de Pensão OABPrev-SP é uma entidade comprometida com a satisfação dos participantes, respeitando seus direitos e sempre buscando soluções que atendam aos seus interesses.

Leia mais

A Comunicação Estratégica. no âmbito da Mudança Organizacional

A Comunicação Estratégica. no âmbito da Mudança Organizacional A Comunicação Estratégica no âmbito da Mudança Organizacional Entrevista 3 Organização C Caracterização da Organização e Entrevistado Tipo ORGANIZAÇÃO - C Entidade Privada - Multinacional Americana, com

Leia mais