Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia Ensino Médio, 3º Ano Tecnologia de manipulação do DNA: riscos e benefícios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia Ensino Médio, 3º Ano Tecnologia de manipulação do DNA: riscos e benefícios"

Transcrição

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia Ensino Médio, 3º Ano Tecnologia de manipulação do DNA: riscos e benefícios

2 É interessante ler Sequenciado genoma do Aedes aegypti Análise: pode ajudar a explicar a ligação simbiótica entre mosquito e os vírus da dengue e da febre amarela Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela. Um consórcio de pesquisadores de vários países, inclusive do Brasil, deu mais um importante passo na luta contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: a dengue e a febre amarela. O genoma do mosquito acaba de ser sequenciado, o que pode fornecer pistas sobre a interação do vetor com os vírus. [...] Aos cientistas brasileiros, da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Butantan, coube o sequenciamento dos genes ativos, ou seja, aqueles que codificam proteínas envolvidas nas diversas funções e características do organismo. Mapear quais são e onde se localizam os genes ativos é fundamental para se entender o genoma por completo, afirma o bioquímico Sergio Verjovski-Almeida, do Departamento de Bioquímica da USP. [...] Os próximos esforços para o desenvolvimento de estratégias de combate à dengue e à febre amarela devem incluir a tentativa de produzir inseticidas baseados na sequência de genes do A. aegypti. O conhecimento do código genético do mosquito é fundamental para que se desenvolvam drogas específicas que atuem diretamente contra ele, destaca o pesquisador. Fonte: RODRIGUES, J.G. Sequenciaram genoma do Aedes aegypti. Revista Ciência Hoje on line. Disponível em : > Acesso em 18 de maio de Imagem: James Gathany / United States Department of Health and Human Services / public domain.

3 Imagem: Mstroeck / GNU Free Documentation License. Tecnologias do DNA Quais as tecnologias empregadas para que fosse possível sequenciar o genoma do Aedes aegypti? Estrutura do DNA O texto anterior é um convite a uma área da Biologia extremamente rica em informações e que, direta ou indiretamente, influencia a sociedade. Trata-se da Engenharia Genética ou Tecnologia do DNA recombinante. Nas últimas décadas, a Engenharia Genética gerou conhecimentos que se converteram em tecnologias importantes para o dia a dia do ser humano.

4 A Biotecnologia moderna A Genética molecular tem sido um campo de estudo muito amplo, propiciando o desenvolvimento da Biotecnologia. A Biotecnologia corresponde a técnicas que permitem o uso de organismos para a produção de substâncias úteis ao ser humano. Com os avanços do conhecimento científico, surge uma nova Biotecnologia que inclui modernas técnicas de manipulação do DNA, permitindo manipular o genoma dos organismos; transplantar genes de uma espécie para outra; construir sequências de DNA em laboratório.

5 A genética molecular e suas aplicações Os avanços da Engenharia Genética permitiram conhecer, sequenciar e até alterar o código genético de um ser vivo. Essas informações têm sido aplicadas em muitas situações que envolvem a nossa vida, tais como serviços de aconselhamento genético, prevenção de doenças hereditárias e diagnóstico pré-natal sobre anomalias genéticas em fetos; identificação de pessoas com base na análise de DNA; testes de paternidade; produção de medicamentos. As bases para a Engenharia Genética estão na técnica do DNA recombinante, utilizada por muitos pesquisadores.

6 As enzimas de restrição Vamos conhecer um pouco isso? Na década de 1970, descobriu-se que certas enzimas bacterianas, chamadas enzimas de restrição ou endonucleases, podiam cortar a molécula de DNA em pontos específicos e de forma controlada. As enzimas de restrição são produzidas naturalmente pelas bactérias e atuam contra a invasão de vírus bacteriófagos. São tesouras químicas altamente específicas, pois cada tipo de enzima reconhece e corta apenas uma determinada sequência de nucleotídeos. Bactérias Escherichia coli ao microscópio Imagem: Rocky Mountain Laboratories / National Institutes of Health / public domain.

7 Enzimas de restrição Atualmente, existem inúmeras enzimas de restrição identificadas, isoladas das bactérias e purificadas em laboratório para a comercialização. O nome de uma enzima de restrição é formado pelas iniciais do nome da espécie e, às vezes, a sigla da linhagem que a produz. Tabela: nome de algumas enzimas, bactérias que as produzem e a sequência de corte das bases nitrogenadas. NOME DA ENZIMA Aha III Bam HI Eco RI Hind III Taq I BACTÉRIA DE ORIGEM Aphanothece halophytica Bacillus Amyloliquefaciens H Escherichia Coli RY 13 Haemoplhilus Influenza Rd Thermus Aquaticus YTI SÍTIO DE AÇÃO 5 -TTTAAA-3 3 -AAATTT-5 5 -GGATCC-3 3 -CCTAGG-5 5 -GAATTC-3 3 -CTTAAG-5 5 -AAGCTT-3 3 -TTCGAA-5 5 -TCGA AGCT - 5 Fonte: AMABIS,J.M.MARTHO,G.R.Biologia dos organismos. São Paulo:Editora Moderna, 2010, adaptado.

8 As bactérias possuem, além das enzimas de restrição, DNA principal e pequeno DNA circular, chamado plasmídeo, no qual estão inseridos genes que lhes dão resistência a antibióticos. O avanço das pesquisas científicas possibilitou a utilização dos plasmídeos como vetores para manipulação do DNA. Representação de uma célula bacteriana. Em destaque, um plasmídeo. Imagem: Spaully / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. Os cientistas conseguiram unir trechos de plasmídeo com fragmentos de DNA isolados de outros organismos! Imagem: Sec11 / GNU Free Documentation License.

9 DNA recombinante: clonagem molecular Esquema da clonagem molecular com o uso do DNA recombinante O que é DNA recombinante? No processo de produção de um DNA recombinante, corta-se, com a enzima de restrição específica, o plasmídeo e o emenda a um segmento de DNA selecionado de outra espécie; O DNA recombinante é introduzido em uma bactéria hospedeira; Quando a bactéria transformada se reproduz, o DNA recombinante também se replica, obtendo-se milhões de bactérias idênticas ou clones. Plasmídeo Hospedeiro Extremidades Coesivas O resultado é a formação de uma colônia de bactérias transgênicas, capazes de sintetizar substâncias úteis ao ser humano. Lugar da Clivagem Clivagem por Endonucleases de restrição Anelamento Genes Específicos DNA recombinado do plasmídeo Ponto de ligação e anelamento Imagem: Autor desconhecido / GNU Free Documentation License.

10 Aplicação da clonagem molecular Representação esquemática da técnica da clonagem molecular. A insulina foi a primeira proteína humana produzida pela Engenharia Genética em células de bactéria e aprovada para uso em pessoas. 1- O vetor DNA da bactéria e o gene da insulina do DNA humano são isolados pelas enzimas de restrição. 2- Com a ajuda da emzima DNA ligase, o DNA humano é então ligado ao plasmídeo vetor. 3- O plasmídeo recombinante é introduzido na bactéria hospedeira, que, ao se reproduzir, passa a fazer cópias produtoras de insulina humana. Plasmídeo Hospedeiro Extremidades Coesivas Lugar da Clivagem Clivagem por Endonucleases de restrição Anelamento Genes Específicos DNA recombinado do plasmídeo Ponto de ligação e anelamento Imagem: Autor desconhecido / GNU Free Documentation License.

11 Reflexão e discussão A tecnologia de manipulação do DNA tem melhorado a qualidade de vida das pessoas com diabetes. A técnica do DNA recombinante permitiu que bactérias transgênicas produzissem uma insulina idêntica a do pâncreas humano, evitando assim complicações por alergia. Compare as vantagens da insulina produzida com base na técnica da clonagem molecular com a insulina produzida por outras fontes. Para isso, pesquise e se atualize. Curiosidade: a Engenharia Genética vem revolucionando o tratamento de outras deficiências metabólicas como a produção de hormônio de crescimento. Este é produzido pela hipófise e sua deficiência no organismo pode comprometer o crescimento da criança. Pesquise como era realizado o tratamento para a deficiência hipofisária da somatotrofina. Registre suas observações.

12 Clonagem molecular em outros organismos Dependendo do objetivo, além de bactérias, outros organismos também são utilizados para clonar segmentos de DNA. Observe: Vírus bacteriófago ao microscópio Os vírus bacteriófagos são utilizados como vetores e podem clonar fragmentos maiores de DNA; Outra maneira de obter clones de segmento de DNA é a utilização da levedura Sacchamyces cerevisae, que recebe um segmento de DNA plasmidial e, ao ser reproduzido, transmite as células filhas às substâncias que se quer produzir. Imagem: Hans-Wolfgang Ackermann / Creative Commons Attribution 2.5 Generic.

13 Técnica da eletroforese: separação de fragmentos de DNA Outro método que tem numerosas aplicações é a eletroforese. Consiste na separação de substâncias (DNA, RNA ou proteínas) utilizando um campo elétrico. Veja o procedimento da separação em gel do DNA: 1- Submetem-se fragmentos de DNA em uma placa contendo gel de algarose (carboidrato extraído da parede celular de algas) que recebe uma corrente elétrica; 3- Quando a corrente elétrica é desligada, os fragmentos param em posições diversas em forma de bandas ou faixas. 2- Os fragmentos de DNA percorrem o gel e se deslocam em direção ao polo elétrico positivo (os menores se movimentam mais rapidamente que os maiores). 4- Aplica-se brometo de etídio (C 21 H 2 OBrN 3 ) corante que adere ao DNA que, quando iluminado com raios ultravioletas, fluoresce e possibilita a visualização das bandas de DNA.

14 DNA fingerprint: impressão digital genética O resultado da eletroforese é uma imagem fotográfica semelhante a um código de barras ou impressão digital : é o DNA fingerprint. Observe a imagem! Filme de bandas de DNA Equipamento para eletroforese em gel Imagem: Mnolf / GNU Free Documentation License. Imagem: Jeffrey M. Vinocur / GNU Free Documentation License.

15 Hibridação molecular e detecção de pessoas pelo DNA Nos seres eucarióticos, o corte do DNA por uma endonuclease de restrição produz uma quantidade muito grande de fragmentos, impossível de se visualizar na separação eletroforética. Para que a visualização aconteça, usa-se a técnica da hibridação molecular; dessa forma, apenas determinadas bandas de DNA são evidenciadas. A hibridação molecular é uma técnica empregada na identificação de pessoas e consiste em tratar o gel de modo a separar as cadeias duplas dos fragmentos de DNA e de sequências específicas especiais, as chamadas sondas de DNA. Dessa forma, apenas determinadas bandas são marcadas e podem ser analisadas. AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

16 As sequências de DNA utilizadas para identificar pessoas No caso da identificação de pessoas, as sequências de DNA usadas para detectar o DNA fringerprint são chamadas VNTR (Variable Number of Tandem Repeats), isto é, número variável de repetições em sequências, e são formadas por repetições de poucos nucleotídeos. Com exceção dos gêmeos univitelínicos, cada pessoa tem um padrão específico de repetições herdados dos pais.

17 Aplicações práticas de DNA fingerprint A popularidade do DNA se deve, entre outros fatores, aos testes de paternidade propagados pela mídia. Teste de paternidade: compare os códigos de barra da mãe e da criança com o código de barra dos dois prováveis pais. A criança deve ter 50% do padrão de barras da mãe e 50% do padrão de barras do pai. Mãe Criança Homem A Homem B Descubra quem é o pai da criança! Fonte:

18 Se você respondeu homem B, parabéns! Mãe Criança Homem A Homem B Os testes que utilizam DNA fingerprint são tão seguros que fornecem 99,9% de certeza. Observe que as três bandas de DNA de origem paterna (não encontradas na mãe) ocorrem no homem B. Para realizar o exame de DNA, basta ter qualquer amostra biológica, como pele, cabelo, sangue, sêmen, entre outras. Teste de paternidade. Identificação de pessoas em investigações policiais ou judiciais. Aconselhamento genético.

19 PCR: Técnica em reação de cadeia polimerase E quando a amostra biológica contendo fragmentos de DNA não é suficiente para a realização de análises? A técnica da PCR (Polimerase Chain Reaction) foi desenvolvida em 1985, pelo cientista Kary Mullis (prêmio Nobel em Química, 1993). O objetivo dessa técnica é fazer cópias de trechos de DNA in vitro, usando polimerases do DNA. Nesse caso, o DNA, ao ser analisado, passa pelos seguintes processos: É submetido a altas temperaturas (cerca de 94 0 C por minuto); Ocorre, então, a separação da dupla hélice; Com a temperatura mais baixa, são empregadas as polimerases que atuam completando os pares de bases de cada hélice separada; Dessa maneira, de uma molécula de DNA, formam-se duas.

20 Projeto Genoma Humano O Projeto Genoma Humano (PGH) foi um dos grandes feitos da história da Genética e sua conclusão se deu em abril de Com a utilização de tecnologias muito sofisticadas, foi possível mapear o DNA humano em 99,99%. São aplicações do PGH: Identificação de genes que causam ou predispõem doenças genéticas e câncer. No aconselhamento genético, análise das chances de um casal ter filhos portadores de anomalias hereditárias. Identificação de genes que predispõem doenças metabólicas como diabetes. Produção de remédios que atuam com mais eficácia e de forma específica.

21 Pesquisa genética e sociedade A conclusão do Projeto Genoma Humano é mais um passo importante para se identificar o funcionamento de cada gene, de cada proteína. Será que a ciência vai ser capaz de prever o futuro? A identificação do genoma humano abriu um leque de discussões sobre incertezas éticas e legais, a respeito do uso da informação do código genético de uma pessoa para determinados fins. Assim, é necessário privacidade de informações; segurança e eficácia dos testes genéticos; justiça no uso da informação. Cariótipo humano normal: conjunto de cromossomos de uma pessoa do sexo masculino. Imagem: Autor desconhecido / National Human Genome Research Institute / public domain.

22 Plantas Transgênicas Fotografia de planta do tabaco com gene de vagalume Que são organismos transgênicos? Os Organismos Geneticamente Modificados (OGM), ou transgênicos, são aqueles que recebem genes de outras espécies. Curiosidade: os cientistas conseguiram introduzir, na planta do tabaco, um gene de vagalume capaz de sintetizar a enzima luciferase que catalisa, nesse inseto, a degradação da luciferina (proteína que produz luz). O gene clonado em plasmídeo multiplicou-se em bactérias e, depois de purificado, foi injetado na célula de fumo. O gene modificado passou para o DNA da planta, que, quando regada com luciferina, emitia luz como o vagalume. Imagem: Autor desconhecido / GNU Free Documentation License.

23 Mantenha-se atualizado! Confronte as ideias e tire suas próprias conclusões! Você acha que a sociedade deveria ser melhor informada sobre os alimentos transgênicos? Você tem o hábito de ler rótulos e embalagens para conhecer a origem dos produtos que consome? Símbolo de transgênico: é obrigatória a presença deste símbolo nos rótulos dos produtos que contenham acima de 1% de OGM em sua composição. Para os críticos, ainda não há estudo suficiente sobre os efeitos dos alimentos/organismos geneticamente modificados (OMG) no organismo humano. Pesquise em jornais, livros e internet sobre o tema e registre suas observações. T

24 Pesquisa Genética e Sociedade As técnicas da Engenharia Genética com o uso dos transgênicos abrem caminho para o tratamento de doenças hereditárias, com aplicação da terapia gênica ou geneterapia. Trata-se de um procedimento complexo que se encontra em fase experimental, mas que desperta muita polêmica. Essa técnica consiste em substituir o gene causador da doença pelo alelo normal. Doenças como a fibrose cística, anemia falciforme, fenilcetonúria, entre outras, têm sido alvo do estudo da terapia gênica. Imagem de célula para uso em terapia gênica Imagem: Mnolf / GNU Free Documentation License.

25 Referências AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia das Populações, v3. São Paulo: Editora Moderna, BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, FLORIANI, Adriano. Conheça as razões de quem defende os transgênicos. Repórter Terra. Disponível em: > Acesso em 27 de maio de JÚNIOR, C.S.; SASSO, N.S.; JÚNIOR, N.C. Biologia v3. São Paulo: Editora Saraiva, LAURENCE, J.; MENDONÇA, V. Biologia: Ser humano, Genética e Evolução v3., São Paulo: Editora Nova Geração, LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje: genética, evolução e ecologia. São Paulo: Editora Ática, LOPES, S.; ROSSO, S. Bio: v.2, 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

26 Referências MARANDINO, M; SELLES, S.E.; FERREIRA, M.S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Editora Cortez, PESSOA, O. Frota. Biologia. v. 3, São Paulo: Scipione, PEZZI, A.; GOWDAK, D.O.; MATTOS, N.S. Biologia: genética, evolução e ecologia, v3. São Paulo: FTD, POZZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, RODRIGUES, J. G. Sequenciaram genoma do Aedes aegypti. Revista Ciência Hoje n line. Disponível em : > Acesso em 18 de maio de SANTOS, F. S. (Org.) Biologia: ser protagonista v3. São Paulo: Edições SMS, 2010.

27 Tabela de Imagens n do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 3 James Gathany / United States Department of Health and Human Services / public domain. 4 Mstroeck / GNU Free Documentation License. 7 Rocky Mountain Laboratories / National Institutes of Health / public domain. 9A Spaully / Creative Commons Attribution- Share Alike 2.5 Generic. egypti_cdc-gathany.jpg erview_it_.png hia_coli.jpg?uselang=pt-br (english).svg 9B Sec11 / GNU Free Documentation License. em.jpg?uselang=pt-br 10 e 11 Autor desconhecido / GNU Free Documentation License. rmation_of_plasmids.svg 14 Hans-Wolfgang Ackermann / Creative Commons Attribution 2.5 Generic. -PM2.png 16A Mnolf / GNU Free Documentation License. trophoresis_2.jpg 16B Jeffrey M. Vinocur / GNU Free Documentation License. trophoresis_apparatus.jpg 24 Autor desconhecido / National Human Genome Research Institute / public domain. tral_karyotype.gif 21/08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/2012

28 Tabela de Imagens n do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 25 Autor desconhecido / GNU Free Documentation License. _tobacco_plant.jpg 26A Marrabbio2 / public domain. nio_rerio.jpg 26B / the use of this image is free for any purpose. pg 31 Mnolf / GNU Free Documentation License. st_fusion.jpg 21/08/ /08/ /08/ /08/2012

BIOTECNOLOGIA. Fermentações industrias. Cultura de tecidos e Células. Produção. fármacos. Clonagem. Melhoramento Genético. Produção de.

BIOTECNOLOGIA. Fermentações industrias. Cultura de tecidos e Células. Produção. fármacos. Clonagem. Melhoramento Genético. Produção de. RIBAMAR JR Qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos (organismos, células, vírus, moléculas), para fabricar ou modificar produtos para utilização específica. Produção de fármacos Fermentações

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 93 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO O que

Leia mais

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética DNA recombinante Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética Descobertas marcantes 1962 Arber, Nathans e Smith Enzimas de restrição 1966 Niremberg, Ochoa e Khorana Elucidaram o código genético 1961 Marmur

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Métodos de estudo da célula: microscopia, técnicas de preparo de lâminas, métodos moleculares Microscopias ópticas Microscopias eletrônicas Estudos das

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc.

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc. Tecnologia do DNA recombinante John Wiley & Sons, Inc. Tópicos Técnicas básicas usadas para identificar, amplificar e clonar genes Construção e triagem de bibliotecas de DNA Análise molecular de DNA, RNA

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante

Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante Fonte Conceito Arial de Tecnologia do DNA recombinante; Cor Clonagem preto do DNA; Ferramentas e aplicações da Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante

Leia mais

Enzimas de restrição

Enzimas de restrição A tecnologia do DNA recombinante e suas aplicações Enzimas de restrição As enzimas de restrição são proteínas produzidas por bactérias para prevenir ou restringir a invasão de um DNA estranho. Elas atuam

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE. Patricia Schaker

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE. Patricia Schaker TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE Patricia Schaker 23.08.2017 HOMO SAPIENS: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA Antes mesmo do homem compreender os processos

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 26 Genética MATERIAL GENÉTICO A primeira atividade é a de orientação do DNA para formar a proteína, que será responsável pela característica genética. DNA é

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 LGN0232 Genética molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br Homo sapiens: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA

Leia mais

1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA?

1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA? 1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA? Termos sinónimos: Manipulação genética, clonagem de genes, tecnologia do DNA recombinante, modificação genética, nova genética. Áreas de acção: Investigação básica - função

Leia mais

Biotecnologia. biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.

Biotecnologia. biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica. Biotecnologia - Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização

Leia mais

Genética. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Genética. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Genética Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Introdução à genética o Importância da genética na vida, na sociedade e para o estudo da biologia

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós Graduação em Agronomia Disciplina de Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Prof. PhD. Antonio Costa de Oliveira Gabriela

Leia mais

17/04/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke

17/04/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke Prof. Leonardo F. Stahnke Algumas características são determinadas por genes localizados em cromossomos diferentes. Nesse caso, a segregação dos alelos ocorre de forma independente durante a meiose. Há,

Leia mais

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO FABIANA SEIXAS email: fabianak@ufpel.edu.br ABORDAGENS... BIBLIOTECAS DE DNA -Bibliotecas de DNA Genômico -Bibliotecas de cdna TÉCNICAS DE HIBIDIZAÇÃO -Hibidização em

Leia mais

Manipulação Genética

Manipulação Genética Manipulação Genética O que é Biotecnologia? Biotecnologia significa, qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos

Leia mais

1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 3. Multiplicação da célula de tabaco com o gene do vaga-lume.

1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 3. Multiplicação da célula de tabaco com o gene do vaga-lume. 01. Analise a figura a seguir, que representa um determinado experimento: 1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 2. Introdução do DNA em célula de tabaco. 3. Multiplicação

Leia mais

Unidade III: Tecnologia do DNA Recombinante

Unidade III: Tecnologia do DNA Recombinante Unidade III: Tecnologia do DNA Recombinante Disciplina: Biologia Molecular Centro de Ciências da Saúde Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação Bloco

Leia mais

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase e suas aplicações Bianca Zingales zingales@iq.usp.br PCR é uma Técnica - Desenvolvida por Kary Mullis e colaboradores em 1983 - É um método

Leia mais

Olá! Vamos aprender um pouco sobre Biotecnologia? A Biotecnologia é uma ciência que abrange todos estes campos do conhecimento:

Olá! Vamos aprender um pouco sobre Biotecnologia? A Biotecnologia é uma ciência que abrange todos estes campos do conhecimento: Biotecnologia Olá! Vamos aprender um pouco sobre Biotecnologia? A Biotecnologia é uma ciência que abrange todos estes campos do conhecimento: É definida como uma técnica que usa organismo vivo ou parte

Leia mais

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética.

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética. UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética Biologia 12º ano UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Situação

Leia mais

ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA. Aula 7. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA. Aula 7. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA Aula 7 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br DOGMA DA BIOLOGIA CELULAR Genoma Transcriptoma

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Prof. João Carlos Setubal DNA é microscópico como saber a composição de DNA? não existe microscópio suficientemente poderoso que permita simplesmente ler a molécula,

Leia mais

CLONAGEM MOLECULAR E TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA. Atualmente é muito comum ouvirmos falar de clonagem em meios de

CLONAGEM MOLECULAR E TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA. Atualmente é muito comum ouvirmos falar de clonagem em meios de CLONAGEM MOLECULAR E TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA I - INTRODUÇÃO Atualmente é muito comum ouvirmos falar de clonagem em meios de comunicação que atingem o grande público. É também bastante comum assistirmos

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 204 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol)

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7 Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica Aula 7 DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genoma Transcriptoma Proteoma DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genômica Transcriptômica Proteômica Regiões codantes,

Leia mais

Cap. 29 Biotecnologia: ciência que atualmente caminha a passos largos

Cap. 29 Biotecnologia: ciência que atualmente caminha a passos largos Cap. 29 Biotecnologia: ciência que atualmente caminha a passos largos Sistema de Ensino CNEC Equipe de Biologia O que é biotecnologia? É um conjunto de técnicas que têm permitido ao ser humano utilizar

Leia mais

7.012 Conjunto de Problemas 4

7.012 Conjunto de Problemas 4 Nome Seção 7.012 Conjunto de Problemas 4 Pergunta 1 Você está estudando a síntese do aminoácido triptofano em bactérias. As enzimas TrpA, TrpB, TrpC, TrpD, TrpE e AroH são essenciais para a síntese desse

Leia mais

Bio. Monitor: Júlio Junior

Bio. Monitor: Júlio Junior Professor: Rubens Oda Monitor: Júlio Junior Engenharia genética e biotecnologia 06 out RESUMO Engenharia Genética A engenharia genética constituída por técnicas de manipulação e recombinação dos genes,

Leia mais

Aplicações. Enzimas de restrição

Aplicações. Enzimas de restrição Engenharia genética - Capacidade de manipular ácidos núcleicos de forma bem definida e controlada. As ferramentas que o permitem são as enzimas capazes de actuarem sobre ácidos núcleicos. Enzimas de restrição

Leia mais

Clonagem Molecular. Fragmentos de DNA de interesse. Fagos Cosmídeos BACs/ YACs

Clonagem Molecular. Fragmentos de DNA de interesse. Fagos Cosmídeos BACs/ YACs Clonagem Molecular Fragmentos de DNA de interesse Vetores: Plasmídeos Fagos Cosmídeos BACs/ YACs Hospedeiros: E.coli Levedura Células vegetais Células animais Enzimas: Enzimas de restrição DNA polimerases

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades BIOLOGIA 1 Módulo 5 Engenharia Genética Técnica do DNA recombinante, exame de DNA e Projeto Genoma Humano pessoa, excetuando-se gêmeos univitelinos, e herdado metade do pai e

Leia mais

Recursos Genéticos Vegetais

Recursos Genéticos Vegetais Recursos Genéticos Vegetais Caracterização x Avaliação Caracterização Alta herdabilidade Pouca influência ambiental Avaliação Baixa herdabilidade Muita influência ambiental Caracterização: Caracterização

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - biotecnologia Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - biotecnologia Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - biotecnologia Prof. Enrico Blota Biologia Moléculas, células e tecidos - Biotecnologia É a área da biologia que estuda o conjunto de técnicas que

Leia mais

A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico.

A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico. A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico. É o conjunto de técnicas que permite implantar processos nas indústrias, no cultivo de mudas, dentre outros, pela

Leia mais

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e Perguntas para o roteiro de aula Professora: Drª Marilda S. Gonçalves Propriedades físico-químicas dos ácidos nucléicos 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA

Leia mais

Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s

Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s Dogma Central da Biologia Molecular Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s Prof. Msc. Lucas Silva de Faria Engenharia Genética Conjunto de tecnologias que permitem a manipulação (modificação) do material

Leia mais

Biotecnologia. Fabricação de vinho. Fabricação de pão caseiro

Biotecnologia. Fabricação de vinho. Fabricação de pão caseiro Biotecnologia Campo da biologia que envolve o uso de organismos vivos ou componentes biológicos para a obtenção de produtos ou serviços de interesse humano. Fabricação de vinho Fabricação de pão caseiro

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA E PCR Aula 4

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA E PCR Aula 4 TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA E PCR Aula 4 LGN0232 Genética molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br AULA PASSADA: Enzimas de Restrição: Ligação

Leia mais

Clonagem de genes e fragmentos de DNA de interesse

Clonagem de genes e fragmentos de DNA de interesse Clonagem de genes a e fragmentos de DNA de interesse Clonagem Produzir cópias de uma molécula de DNA Criação de uma molécula recombinante e sua propagação Definições Clonar : fazer cópias idênticas Isolamento

Leia mais

Análises moleculares - DNA

Análises moleculares - DNA Análises moleculares - DNA Como o mapeamento genético contribui para a genética médica? A caracterização de um gene e suas mutações aumenta a compreensão da doença Aplicações: -Desenvolvimento de diagnóstico

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Biologia

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Biologia 1 a QUESTÃO: Cada vez mais a técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR - polimerase chain reaction) tem sido utilizada no diagnóstico de doenças parasitárias. Por essa técnica, regiões específicas

Leia mais

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante Bases e aplicações da tecnologia do DNA recombinante Por quê entender a Tecnologia do DNA recombinante? y y Doenças: diagnóstico, prognóstico e tratamento Compreensão dos mecanismos biológicos y y y organismos

Leia mais

Cap. 2: A Genética do século XXI. Equipe de Biologia

Cap. 2: A Genética do século XXI. Equipe de Biologia Cap. 2: A Genética do século XXI Equipe de Biologia O que é Engenharia Genética? Engenharia genética pode ser definida como o conjunto de técnicas capazes de permitir a identificação, manipulação e multiplicação

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE CLONAGEM GÊNICA (PARTE B)

INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE CLONAGEM GÊNICA (PARTE B) INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE CLONAGEM GÊNICA (PARTE B) Para produzir 5mg de somatostatina, são necessários 500.000 cérebros de carneiro, ou por engenharia genética 7,5kg de E. coli com gene enxertado deste

Leia mais

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV CAMPUS DE JABOTICABAL Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia Bióloga Mariana Monezi Borzi Doutoranda

Leia mais

BIOLOGIA. Professor Adilson Teixeira

BIOLOGIA. Professor Adilson Teixeira BIOLOGIA Professor Adilson Teixeira BIOTECNOLOGIA QUESTÃO 1 O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de

Leia mais

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas Prof. Dr. Silas

Leia mais

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. Bianca Zingales

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. Bianca Zingales PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase e suas aplicações Bianca Zingales zingales@iq.usp.br PCR é uma Técnica - Desenvolvida por Kary Mullis e colaboradores em 1983 - É um método

Leia mais

Engenharia Genética e Biotecnologia

Engenharia Genética e Biotecnologia Engenharia Genética e Biotecnologia 1. (PUC - SP-2005) Encontram-se a seguir um esquema do embrião humano com aproximadamente 5 dias e um trecho sobre clonagem: Na clonagem terapêutica são utilizadas células-tronco,

Leia mais

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO 2º EM Biologia Professor João DESVENDANDO O GENOMA HUMANO Um breve histórico da Genética Hereditariedade (1865); Localização dos genes nos cromossomos (1911); É proposta a molécula helicoidal de DNA (1953);

Leia mais

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br Genética Estuda

Leia mais

Hospedeiros e vetores de clonagem

Hospedeiros e vetores de clonagem UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Hospedeiros e vetores de clonagem Prof. Dr. Silas Pessini Rodrigues

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante

Tecnologia do DNA recombinante Tecnologia do DNA recombinante Watson & Crick Estrutura do química do DNA (1953) HISTÓRICO Tecnologia DNA recombinante Insulina recombinante (1978) Ian Wilmut clonagem de mamífero (1997) Nature, 25 - Abr

Leia mais

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV CAMPUS DE JABOTICABAL Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia Bióloga Mariana Monezi Borzi Doutoranda

Leia mais

A BIOLOGIA MOLECULAR NA PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS

A BIOLOGIA MOLECULAR NA PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS A BIOLOGIA MOLECULAR NA PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS PRODUÇÃO DE INSUMOS BIOLÓGICOS GENE PLASMÍDEO HOSPEDEIRO TRANSCRIÇÃO - RNA TRADUÇÃO - PROTEÍNA PURIFICAÇÃO PLASMÍEO PADRÃO Amp R Ori Promotor Eco RI

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 102 Aula 5 (biomol) Sequenciamento de DNA, genomas e bioinformática Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese de DNA Purina ou

Leia mais

Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento.

Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento. O que é DNA? São fitas de uma substância química orgânica denominada ácido desoxirribonucleico, que contêm os códigos para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo, determinando todas as características

Leia mais

PS 4 Soluções Pergunta 1

PS 4 Soluções Pergunta 1 PS 4 Soluções Pergunta 1 Você está estudando a síntese do aminoácido triptofano em bactérias. As enzimas TrpA, TrpB, TrpC, TrpD, TrpE e AroH são essenciais para a síntese desse aminoácido. Bactérias do

Leia mais

Genética e Saúde - Genética na Escola. Depois de aproximadamente 150 anos dos revolucionários experimentos

Genética e Saúde - Genética na Escola. Depois de aproximadamente 150 anos dos revolucionários experimentos Genética e Saúde - Genética na Escola Depois de aproximadamente 150 anos dos revolucionários experimentos de Mendel, a genética alcança sua fase molecular com toda força, tornando um desafio para os professores

Leia mais

introdução ao curso

introdução ao curso introdução ao curso http://www.ifsc.usp.br/~rdemarco/ffi0760/ffi0760.htm Cronograma aulas teóricas Aulas teóricas (Segundas-feiras - Sala 146) 30/07-introdução ao curso. 06/08-Busca em bancos de dados

Leia mais

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética!

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Mais uma vez vais vestir a tua bata de cientista e investigador e preparar o teu dia a dia no laboratório. Hoje é um dia especial, vais receber a

Leia mais

A ENGENHARIA GENÉTICA

A ENGENHARIA GENÉTICA Biotecnologia RESUMO TEÓRICO A biotecnologia é o conjunto de técnicas que utilizam organismos vivos para a obtenção de produtos úteis ou para a resolução de problemas relacionados com a atividade humana.

Leia mais

Estratégias de clonagem

Estratégias de clonagem UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Estratégias de clonagem Prof. Dr. Silas Pessini Rodrigues Rio de Janeiro,

Leia mais

2 Contexto Biológico Genômica

2 Contexto Biológico Genômica 15 2 Contexto Biológico Neste capítulo abordaremos o contexto biológico para o entendimento deste trabalho. Serão abordados os aspectos gerais da genômica, expostos os processos do sequenciamento genético

Leia mais

Análises de DNA. O DNA e sua história. DNA nos remete a Hereditariedade. -Hipócrates ( a.c.): pangênese

Análises de DNA. O DNA e sua história. DNA nos remete a Hereditariedade. -Hipócrates ( a.c.): pangênese Análises de DNA O DNA e sua história DNA nos remete a Hereditariedade -Hipócrates (460-377 a.c.): pangênese -Aristóteles (384-322 a.c.): transmissão das características pelo sêmen 1 O genoma e sua história

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá - UEM

Universidade Estadual de Maringá - UEM Universidade Estadual de Maringá - UEM Disciplina: Biologia Molecular 6855 T1 e T2 Ciências Biológicas DNA forense Profa. Dra. Maria Aparecida Fernandez TIPAGEM MOLECULAR Somos parecidos no entanto com

Leia mais

INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR. Aula 1. LGN0232 Genética Molecular. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR. Aula 1. LGN0232 Genética Molecular. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR Aula 1 LGN0232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LGN0232 Genética Molecular Método de avaliação 1ª PROVA TEÓRICA: 25/09-29/09

Leia mais

AMPLIFICAÇÃO DO GENE DA PROTEÍNA E DO VÍRUS DENV ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR)

AMPLIFICAÇÃO DO GENE DA PROTEÍNA E DO VÍRUS DENV ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) AMPLIFICAÇÃO DO GENE DA PROTEÍNA E DO VÍRUS DENV ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Beatriz Dantas Guimarães (1); Lucas Linhares de Locio (2); Herbert Crisóstomo dos Santos Araújo

Leia mais

A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice.

A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice. A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice. A manipulação do DNA e de seus genes é uma revolução científica que permitiu a descoberta da ação de várias doenças e a produção de medicamentos específicos.

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. As bactérias não têm núcleo nem DNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2. Uma mulher de 40 anos de idade está

Leia mais

Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas Sorológicas

Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas Sorológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E FITOSSANITARISMO AF 073- Biotecnologia Vegetal Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Genética Bacteriana Disciplina: Biologia de Microrganismos Professora: Alessandra Machado Genética Bacteriana

Leia mais

Bases da análise genômica: estado da arte

Bases da análise genômica: estado da arte Bases da análise genômica: estado da arte Cesar Martins cmartins@ibb.unesp.br Departamento de Morfologia Instituto de Biociências UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Avanços nas tecnologias

Leia mais

- Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma.

- Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma. Sequenciamento de genomas - Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma. O sequenciamento de um genoma é geralmente referido

Leia mais

Estudando partes das plantas ao microscópio descobre o núcleo das células.

Estudando partes das plantas ao microscópio descobre o núcleo das células. Linha do Tempo e Gabarito. 1665 Robert Hooke Publica os primeiros desenhos de células observadas ao microscópio: células mortas de cortiça. 1831 Robert Brown Estudando partes das plantas ao microscópio

Leia mais

Polimerase Chain Reaction PCR

Polimerase Chain Reaction PCR Polimerase Chain Reaction PCR Reação em cadeia da polimerase Técnica in vitro utilizada para sintetizar muitas cópias de DNA Amplificar uma seqüência alvo específica Termociclador DNA molde dntp DNA polimerase

Leia mais

Bases da análise genômica: estado da arte

Bases da análise genômica: estado da arte Bases da análise genômica: estado da arte Cesar Martins (cmartins@ibb.unesp.br) Departamento de Morfologia Instituto de Biociências, UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Avanços nas tecnologias

Leia mais

Página 1 de 6. d) B Rh+ e) O Rh+ f) B Rh-

Página 1 de 6. d) B Rh+ e) O Rh+ f) B Rh- Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Março 2018 Unidade 2: Património genético e alterações do material genético Leia atentamente os textos e as

Leia mais

GENÉTICA DNA AMINOÁCIDOS PROTEÍNAS TRADUÇÃO TRANSCRIÇÃO MRNA

GENÉTICA DNA AMINOÁCIDOS PROTEÍNAS TRADUÇÃO TRANSCRIÇÃO MRNA GENÉTICA É a ciência que estuda a hereditariedade Estuda os gens, como eles transportam informações, são replicados e passados para as gerações subseqüentes de células ou transmitidos entre organismos

Leia mais

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 02 O tempo disponível para realizar as provas dos dois cadernos o da prova específica

Leia mais

Ribose. Púricas (dois anéis): Adenina e Guanina. Bases nitrogenadas Pirimídicas (um anel): Timina, Citosina e Uracila

Ribose. Púricas (dois anéis): Adenina e Guanina. Bases nitrogenadas Pirimídicas (um anel): Timina, Citosina e Uracila DNA RNA 17/04/2017 Genes (ou Gen) é uma parte do DNA capaz de sintetizar uma proteína específica. O DNA (Ácido Desoxiribonucleico) é formado pela união de nucleotídeos. Fosfato Ribose Glicídio do grupo

Leia mais

Aula experimental 1: Reação da polimerase em cadeia (PCR), digestão, ligação e eletroforese em gel de agarose

Aula experimental 1: Reação da polimerase em cadeia (PCR), digestão, ligação e eletroforese em gel de agarose Bloco 1 Professor: Renato Carvalho Monitora: Luana Fé UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE FARMÁCIA DEPARTAMENTO DE BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA Aula experimental

Leia mais

3.2. Genética e Hereditariedade

3.2. Genética e Hereditariedade Ciências Naturais 9º ano Unidade 3 Transmissão da vida 3.2. Genética e Hereditariedade Características ou caracteres herdados dos progenitores Hereditariedade vs Genética Genética Ciência que estuda os

Leia mais

Nome: Curso: Nº. 1 º Teste Engenharia Genética 22 de Novembro de 2012 Duração: 2h.

Nome: Curso: Nº. 1 º Teste Engenharia Genética 22 de Novembro de 2012 Duração: 2h. 1 Nome: Curso: Nº 1 º Teste Engenharia Genética 22 de Novembro de 2012 Duração: 2h. As proteínas sensoras dos sistemas reguladores de dois components são usadas por bactérias para detectar e responder

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO É UM DOS DESTAQUES NA EXPOINEL EM MS.

MELHORAMENTO GENÉTICO É UM DOS DESTAQUES NA EXPOINEL EM MS. QUESTÃO 1. MELHORAMENTO GENÉTICO É UM DOS DESTAQUES NA EXPOINEL EM MS. A Expoinel conta com a participação de 62 expositores e 550 animais da raça nelore, que ocupam os 16 mil metros quadrados do pavilhão

Leia mais

Melhoramento Genético de Plantas

Melhoramento Genético de Plantas Melhoramento Genético de Plantas Prof. Dr. Natal A. Vello Doutoranda Fernanda A. Castro Pereira Genética Mendeliana Genética Quantitativa Estatística Melhoramento genético convencional Biotecnologia Biotecnologia

Leia mais

Diagnóstico Virológico

Diagnóstico Virológico Diagnóstico Virológico Para que serve? Importância do Diagnóstico Laboratorial Diferenciação de agentes que causam a mesma síndrome clínica Identificação de patógenos novos Diferenciação de fases de doença

Leia mais

AULA 9: Tecnologia do DNA recombinante. Disciplina de Genômica II Prof. Fabiana K. Seixas 2014_1

AULA 9: Tecnologia do DNA recombinante. Disciplina de Genômica II Prof. Fabiana K. Seixas 2014_1 AULA 9: Tecnologia do DNA recombinante Disciplina de Genômica II Prof. Fabiana K. Seixas 2014_1 A engenharia genética atua no nível molecular, onde as diferenças entre espécies desaparecem O que é um

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

no ensino da Microbiologia e da Genética: Estratégias de e-learning Uma abordagem prática com aplicação nos ensinos Básico B

no ensino da Microbiologia e da Genética: Estratégias de e-learning Uma abordagem prática com aplicação nos ensinos Básico B Estratégias de e-learning no ensino da Microbiologia e da Genética: Uma abordagem prática com aplicação nos ensinos Básico B e Secundário Teresa Vieira 2, Dorit Schuller 1 e Margarida Casal 1 1 Departamento

Leia mais

GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

GENÉTICA E HEREDITARIEDADE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE Os indivíduos de uma determinada espécie apresentam diferenças entre si, apesar de serem muito semelhantes. O QUE É A HEREDITARIEDADE E A GENÉTICA?

Leia mais

ÁCIDOS NUCLEICOS E BIOLOGIA MOLECULAR. Prof.: Anderson Marques de Souza 2016

ÁCIDOS NUCLEICOS E BIOLOGIA MOLECULAR. Prof.: Anderson Marques de Souza 2016 ÁCIDOS NUCLEICOS E BIOLOGIA MOLECULAR Prof.: Anderson Marques de Souza 2016 Hereditariedade sem identidade os fatores de Mendel Em 1865, Mendel apresenta seus trabalhos sobre a hereditariedade. Em 1900

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO Aula 5 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

Leia mais

Síntese de Proteínas e Divisão Celular

Síntese de Proteínas e Divisão Celular Síntese de Proteínas e Divisão Celular Síntese de Proteínas e Divisão Celular 1. Normalmente não se encontram neurônios no cérebro em plena divisão celular. Entretanto, no Mal de Alzheimer, grandes quantidades

Leia mais

Profa. Leila Larisa Medeiros Marques

Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Processo de fazer cópias exatas de um organismo ou de qualquer elemento.» Clonagem celular;» Clonagem molecular. Clonagem celular Vitória em 2011: Clonagem celular

Leia mais