DESVENDANDO O GENOMA HUMANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESVENDANDO O GENOMA HUMANO"

Transcrição

1 2º EM Biologia Professor João DESVENDANDO O GENOMA HUMANO

2 Um breve histórico da Genética Hereditariedade (1865); Localização dos genes nos cromossomos (1911); É proposta a molécula helicoidal de DNA (1953); Transformação de bactérias para obtenção de insulina humana (1970); Exame de DNA (1985); Clonagem a partir de um mamífero adulto (1996).

3 Técnica de sequenciamento Sequenciamento de DNA: Técnicas bioquímicas que tem como finalidade descobrir quais e em que ordem se encontram as bases nitrogenadas em determinada molécula de DNA; Descoberta: 1976, por Walter Gilbert (método químico) e Frederick Sanger (método enzimático mais utilizado); Ambos receberam o Nobel de Química em 1980 pela descoberta.

4 Sequenciamento enzimático Atualmente o mais utilizado; Decifra o código genético de uma fita de DNA por meio da síntese dessa molécula dentro de um tubo de ensaio; Baseia-se em quatro reações distintas, nos quais são necessários os seguintes ingredientes: DNA de fita simples, que será utilizado como molde; Primer, que iniciará a síntese da cadeia polinucleotídica; Nucleotídeos do DNA (A, T, C e G); Didesoxinocleotídeos (dda, ddt, ddc e ddg), que serão utilizados como marcadores (emitem luz quando excitadas por lazer); DNA polimerase, que adicionará os nucleotídeos à nova cadeia formada.

5

6 Genômica Genoma: conjunto de cromossomos haploides de um organismo, contendo todas as suas informações genéticas; O genoma humano possui 24 cromossomos (22 autossômicos e 2 sexuais) embora cada humano possua 23. O primeiro genoma completamente sequenciado foi de um vírus, em 1976; A partir deste primeiro sequenciamento, a técnica foi aprimorada, possibilitando sequenciar o genoma de bactérias, sendo Haemophilus influenzae a primeira bactéria sequenciada.

7 Genômica no Brasil O primeiro genoma sequenciado no Brasil foi o da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença do amarelinho na laranja, em 2000; A partir daí vários outros projetos foram iniciados, incluindo o sequenciamento de organismos de interesse agronômico e outros fitopatógenos; Atualmente, o Brasil é destaque no campo da genômica, com projetos envolvendo o sequenciamento de bactérias, plantas, bovinos e cânceres humanos.

8 Genoma humano Contém o código básico para a construção da vida; São mais de 3 bilhões de letras responsáveis pela construção de nossas proteínas; O Projeto Genoma Humano teve início em 1990, e contou com a participação de 18 países; Em abril de 2003 foi anunciado o sequenciamento de 99% do genoma humano; O cromossomo 1, por exemplo, possui genes, já o cromossomo X possui e o Y 144.

9

10 Conclusões do Projeto Genoma Humano O DNA humano possui 3,2 bilhões de pares de bases e 25 mil genes; Foram identificados genes de vírus e bactérias no DNA humano; Humanos compartilham: 40% dos genes da lombriga, 60% da mosca-da-fruta e 90% do camundongo; Apenas 2% do DNA humano é codificante; Independente da etnia, humanos compartilham 99,9% da sequência gênica; A espécie humana surgiu, provavelmente, na África Oriental, há mil anos.

11 Exercícios Em Junho de 2001, foi publicada a sequência quase completa do genoma humano. Esse projeto contou com a participação de diversos laboratórios, que individualmente determinaram a sequência de vários trechos diferentes do DNA de todos os cromossomos, a partir da amostra de somente um indivíduo, que permaneceu anônimo. Sabe-se, no entanto, que o DNA era de um indivíduo do sexo masculino. Por que foi importante determinar a sequência do DNA de um homem e não de uma mulher?

12 Exercícios Em Junho de 2001, foi publicada a sequência quase completa do genoma humano. Esse projeto contou com a participação de diversos laboratórios, que individualmente determinaram a sequência de vários trechos diferentes do DNA de todos os cromossomos, a partir da amostra de somente um indivíduo, que permaneceu anônimo. Sabe-se, no entanto, que o DNA era de um indivíduo do sexo masculino. Por que foi importante determinar a sequência do DNA de um homem e não de uma mulher? Como o projeto visava determinar a sequência completa de todos os cromossomos humanos, era importante incluir nesse conjunto o cromossomo Y. Devido o cromossomo Y só existir nos indivíduos do sexo masculino, o doador teria que ser um indivíduo desse sexo.

13 Exercícios (UFSCAR) [...] Assim como uma receita de bolo é composta de diversas instruções, o genoma também é composto de milhares de comandos, que chamamos genes. Aliás, cada ser vivo tem sua própria receita, seu próprio genoma... Cada um de nossos genes, composto por uma sequência específica de DNA, é uma instrução dessa receita. Entretanto, podem existir "versões" diferentes para cada gene, formas diferentes de uma mesma instrução... (Lygia da Veiga Pereira, "Sequenciaram o genoma humano...e agora?" Adaptado) a) Através de qual processo se originam as "versões" diferentes de cada gene a que se refere a autora? b) No texto, a palavra destacada genoma poderia ser substituída por código genético? Justifique.

14 Exercícios (UFSCAR) [...] Assim como uma receita de bolo é composta de diversas instruções, o genoma também é composto de milhares de comandos, que chamamos genes. Aliás, cada ser vivo tem sua própria receita, seu próprio genoma... Cada um de nossos genes, composto por uma sequência específica de DNA, é uma instrução dessa receita. Entretanto, podem existir "versões" diferentes para cada gene, formas diferentes de uma mesma instrução... (Lygia da Veiga Pereira, "Sequenciaram o genoma humano...e agora?" Adaptado) a) Através de qual processo se originam as "versões" diferentes de cada gene a que se refere a autora? As mutações são responsáveis pelas versões diferentes de cada gene. b) No texto, a palavra destacada genoma poderia ser substituída por código genético? Justifique. Não. Código genético refere-se a sequências de bases nitrogenadas (códons) que codificam os aminoácidos de uma proteína.

15 Exercícios (ENEM) Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma - medido pelo número de pares de bases (pb) -, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo. De acordo com as informações acima, a) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA. b) a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA. c) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo. d) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma. e) genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.

16 Exercícios (ENEM) Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma - medido pelo número de pares de bases (pb) -, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo. De acordo com as informações acima, a) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA. b) a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA. c) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo. d) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma. e) genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética DNA recombinante Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética Descobertas marcantes 1962 Arber, Nathans e Smith Enzimas de restrição 1966 Niremberg, Ochoa e Khorana Elucidaram o código genético 1961 Marmur

Leia mais

- Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma.

- Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma. Sequenciamento de genomas - Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma. O sequenciamento de um genoma é geralmente referido

Leia mais

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Professores Dra. Daniela Alves Silvestre OBJETIVOS Compreender a partir do estudo da técnica de sequenciamento do DNA através da utilização de didesoxinucleotídeos,

Leia mais

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Prof. Dr. Júlio César Borges Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Introdução Método de Sanger Pirosequenciamento Ion Torrent Aplicações Desde a descoberta da dupla fita de DNA surgiram diversas

Leia mais

Número de genes versus número de proteínas em eucariotos

Número de genes versus número de proteínas em eucariotos Número de genes versus número de proteínas em eucariotos Bioquímica II SQM0416 Júlia Assirati Tomie Kuriyama Victória Montenegro de Campos Resumo Introdução Características do genoma humano Como foram

Leia mais

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7 Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica Aula 7 DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genoma Transcriptoma Proteoma DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genômica Transcriptômica Proteômica Regiões codantes,

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 102 Aula 5 (biomol) Sequenciamento de DNA, genomas e bioinformática Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese de DNA Purina ou

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Genoma! O genoma de um organismo

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol)

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Estudando partes das plantas ao microscópio descobre o núcleo das células.

Estudando partes das plantas ao microscópio descobre o núcleo das células. Linha do Tempo e Gabarito. 1665 Robert Hooke Publica os primeiros desenhos de células observadas ao microscópio: células mortas de cortiça. 1831 Robert Brown Estudando partes das plantas ao microscópio

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 204 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 26 Genética MATERIAL GENÉTICO A primeira atividade é a de orientação do DNA para formar a proteína, que será responsável pela característica genética. DNA é

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Prof. João Carlos Setubal DNA é microscópico como saber a composição de DNA? não existe microscópio suficientemente poderoso que permita simplesmente ler a molécula,

Leia mais

Anabolismo Nuclear e Divisão Celular

Anabolismo Nuclear e Divisão Celular 1. (UFRN) Uma proteína X codificada pelo gene Xp é sintetizada nos ribossomos, a partir de um RNAm. Para que a síntese aconteça, é necessário que ocorram, no núcleo e no citoplasma, respectivamente, as

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO Aula 5 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

Leia mais

2 Contexto Biológico Genômica

2 Contexto Biológico Genômica 15 2 Contexto Biológico Neste capítulo abordaremos o contexto biológico para o entendimento deste trabalho. Serão abordados os aspectos gerais da genômica, expostos os processos do sequenciamento genético

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º ALUNO(a): Recuperação 1º Semestre No Anhanguera você é + Enem O trabalho deve ser entregue em folha de papel almaço. Com capa e organizado.

Leia mais

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais:

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais: Atividade extra Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão

Leia mais

introdução ao curso

introdução ao curso introdução ao curso http://www.ifsc.usp.br/~rdemarco/ffi0760/ffi0760.htm Cronograma aulas teóricas Aulas teóricas (Segundas-feiras - Sala 146) 30/07-introdução ao curso. 06/08-Busca em bancos de dados

Leia mais

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição DNA, Cromossomos e Replicação Capítulos 5 e 6 (pág 199-210) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição Ácidos ribonucléicos DNA e RNA Formado por nucleotídeos: uma base nitrogenada ligada a

Leia mais

Profa. Dra. Viviane Nogaroto

Profa. Dra. Viviane Nogaroto ESTRUTURA DO GENE GENE: Região do DNA capaz de ser transcrita a fim de produzir uma molécula de RNA funcional ou uma proteína -inclui sequências codificadoras e regulatórias transcrição tradução DNA RNA

Leia mais

Histórico da Genética:

Histórico da Genética: Histórico da Genética: de Mendel à Era genômica Aula 1 (adaptado do filme e cap.i de Klug et al., 2010) Conceitos de Genética William S. Klug, Michael R. Cummings, Charlotte A. Spencer & Michael A. Palladino

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia Genética bacteriana Prof. Vânia Silva A célula bacteriana Genoma informação genética de uma célula (cromossomo

Leia mais

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS Faculdade Ciência da Vida Disciplina: Genética Básica Aula 2 ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS PROFESSORA: Fernanda Guimarães E-MAIL: guimaraes.biologia@gmail.com NÚCLEO Abriga do material genético

Leia mais

Genômica. Desenvolvimento e Aplicações. Prof. Manoel Victor

Genômica. Desenvolvimento e Aplicações. Prof. Manoel Victor Genômica Desenvolvimento e Aplicações Definições Genoma: informações do complemento genético de um indivíduo ou de sua espécie freqüentemente entendido como a seqüência de nucleotídeos do genoma Genômica:

Leia mais

A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice.

A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice. A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice. A manipulação do DNA e de seus genes é uma revolução científica que permitiu a descoberta da ação de várias doenças e a produção de medicamentos específicos.

Leia mais

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca Núcleo celular Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares Carioteca Dupla camada de lipídios, contendo poros (passagem de grandes moléculas) Cariolinfa

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc.

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc. Tecnologia do DNA recombinante John Wiley & Sons, Inc. Tópicos Técnicas básicas usadas para identificar, amplificar e clonar genes Construção e triagem de bibliotecas de DNA Análise molecular de DNA, RNA

Leia mais

Sequenciamento de genoma e transcriptomas

Sequenciamento de genoma e transcriptomas Sequenciamento de genoma e transcriptomas Por que seqüenciar genomas? O seqüenciamento de genomas é o primeiro passo para obter uma descrição completa da composição molecular de cada organismo, pois todas

Leia mais

O Sequenciamento genômico

O Sequenciamento genômico Pontifícia Universidade atólica de oiás Departamento de Biologia Disciplina: Bioinformática Bio1015 Prof. Macks Wendhell onçalves, Msc mackswendhell@gmail.com O Sequenciamento genômico Sequenciamento genômico

Leia mais

Gene: evolução do conceito

Gene: evolução do conceito Gene estrutura Gene: evolução do conceito Trabalhos de Mendel 1866 caráter ou fator unitário 1900 médico A E Garrod características herdadas em humanos alelos recessivos para homozigose poderiam causar

Leia mais

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta.

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta. CAP. 08: HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGENICA CAP. 09: MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA - LINKAGE CAP. 10: O MATERIAL GENÉTICO E A GENÉTICA DO FUNCIONAMENTO DOS GENES 1. Considere dois genes e seus respectivos alelos:

Leia mais

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Código Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CÓDIGO GENÉTICO NÚCLEO E SÍNTESE PROTEICA O núcleo é de fundamental importância para grande parte dos processos que

Leia mais

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV CAMPUS DE JABOTICABAL Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia Bióloga Mariana Monezi Borzi Doutoranda

Leia mais

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA Piranhas 2017 Célula Procariótica 1 ESTRUTURA E FUNÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO Conceitos Genética:

Leia mais

Lista de Exercícios - Monitorias

Lista de Exercícios - Monitorias Monitoria (Biologia - Biologia Molecular) - data (27/06) 01 (UNEAL 2013) Muito tem sido aprendido sobre como as instruções genéticas escritas em um alfabeto de apenas 4 letras os quatros diferentes nucleotídeos

Leia mais

Sequenciamento de genoma e transcriptomas

Sequenciamento de genoma e transcriptomas Sequenciamento de genoma e transcriptomas Durante décadas o método de Sanger foi praticamente a única opção utilizada para sequenciamento de DNA Nos últimos anos surgiram novas tecnologias de sequenciamento

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL 1ª série Ens. Médio 1. A figura a seguir refere-se à hereditariedade: a) EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL b) Explique de que forma a molécula de DNA atua no fenômeno da

Leia mais

BIOLOGIA QUESTÃO 01. Observe o esquema abaixo que apresenta as diferentes etapas do processo de coagulação sangüínea. Ca ++ e tromboplastina

BIOLOGIA QUESTÃO 01. Observe o esquema abaixo que apresenta as diferentes etapas do processo de coagulação sangüínea. Ca ++ e tromboplastina Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 008 - ª Prova Comum TIPO BIOLOGIA QUESTÃO 0 Observe o esquema abaixo que apresenta as diferentes etapas do processo de coagulação sangüínea. Fibrinogênio Coágulo Ca ++

Leia mais

GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA 3º BIM Lista de exercícios de vestibular PARA TREINAR ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES COPIE NO SEU CADERNO AS QUESTÕES: 1, 3, 4 E 13. 1.(UFERSA) Considere

Leia mais

seleção natural. A seleção natural atua sobre a variabilidade selecionando os mais aptos.

seleção natural. A seleção natural atua sobre a variabilidade selecionando os mais aptos. Mutação gênica, recombinação gênica e seleção natural. Variabilidade genética A seleção natural atua sobre a variabilidade selecionando os mais aptos. Nas diversas populações de uma mesma espécie, os indivíduos

Leia mais

DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR Transcrição do DNA DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR Replicação DNA Transcrição RNA Tradução PROTEÍNA Transcrição Processo pelo qual o DNA é copiado numa molécula de RNA (mrna, rrna e trna). Todos os

Leia mais

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Aula de Biologia Tema: Duplicação do DNA & Síntese Protéica Daniel Biólogo Planetabiologia.com ÁCIDOS NUCLÉICOS 1) Conceito: Os Ácidos Nucléicos são macromoléculas,

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula Genética CÓDIGO GENÉTICO Uma linguagem de códons e anticódons, sempre constituídos por 3 NUCLEOTÍDEOS. 64 CODONS = 4 tipos diferentes de nucleotídeos, combinação

Leia mais

RNA e DNA Parte II. Profª Renata 9º ano / 2018

RNA e DNA Parte II. Profª Renata 9º ano / 2018 RNA e DNA Parte II Profª Renata 9º ano / 2018 continuação TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO RNA (ácido ribonucleico) Todas as moléculas de RNA são cópias de algum segmento de DNA, ou seja, de um gene; TRANSCRIÇÃO

Leia mais

GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER

GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER Introdução à Genética Humana Conceito de Genética Ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da Biologia: estuda a forma como se transmitem

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - biotecnologia Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - biotecnologia Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - biotecnologia Prof. Enrico Blota Biologia Moléculas, células e tecidos - Biotecnologia É a área da biologia que estuda o conjunto de técnicas que

Leia mais

CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS

CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS 1. Dentre os diferentes compostos orgânicos das células temos as proteínas. Sobre estas responda: a) Cite

Leia mais

1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA?

1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA? 1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA? Termos sinónimos: Manipulação genética, clonagem de genes, tecnologia do DNA recombinante, modificação genética, nova genética. Áreas de acção: Investigação básica - função

Leia mais

Site:

Site: Código Genético É o conjunto dos genes humanos. Neste material genético está contida toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este código está contido em cada uma das nossas

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA Aluno (a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 16/05/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Organização do genoma e variação individual

Organização do genoma e variação individual Organização do genoma e variação individual José Francisco Diogo da Silva Junior Mestrando CMANS/UECE PLASTICIDADE CELULAR 1 PLASTICIDADE CELULAR PLASTICIDADE CELULAR 2 COMPOSIÇÃO DO DNA ESTRUTURA DO DNA

Leia mais

Sequenciamento do DNA e suas aplicações

Sequenciamento do DNA e suas aplicações Sequenciamento do DNA e suas aplicações Prof. Dr. Júlio César Borges Alunos: Anderson da Silva Aguiar Bárbara Vieira Pinto Edvair Paula Moreira Filho Instituto de Química de São Carlos - IQSC Universidade

Leia mais

Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento.

Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento. O que é DNA? São fitas de uma substância química orgânica denominada ácido desoxirribonucleico, que contêm os códigos para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo, determinando todas as características

Leia mais

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 Introdução a Biologia i Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Corpo Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas

Leia mais

Princípios de Sistemática Molecular

Princípios de Sistemática Molecular ! Ciências teóricas e sistemática biológica "! DNA, genes, código genético e mutação! Alinhamento de seqüências! Mudanças evolutivas em seqüências de nucleotídeos! Otimização em espaços contínuos e discretos!

Leia mais

Professor: Ricardo Lehtonen R. de Souza. Professora Daniela Morais Leme.

Professor: Ricardo Lehtonen R. de Souza.   Professora Daniela Morais Leme. BG052 Professor: Ricardo Lehtonen R. de Souza Email: polimorfismos.ufpr@gmail.com Professora Daniela Morais Leme email: danielamoraisleme@gmail.com Laboratório de Polimorfismos e Ligação Linha de Pesquisa:

Leia mais

REVOLUÇÃO DA GENÉTICA. Ana Paula N. Guimarães

REVOLUÇÃO DA GENÉTICA. Ana Paula N. Guimarães REVOLUÇÃO DA GENÉTICA Ana Paula N. Guimarães apng89@gmail.com Tópicos Questionamentos: Revolução da Genética? Voltando um pouco no tempo: 1990 Promessas do Projeto Genoma O que aconteceria na prática Por

Leia mais

ÁCIDOS NUCLEICOS E BIOLOGIA MOLECULAR. Prof.: Anderson Marques de Souza 2016

ÁCIDOS NUCLEICOS E BIOLOGIA MOLECULAR. Prof.: Anderson Marques de Souza 2016 ÁCIDOS NUCLEICOS E BIOLOGIA MOLECULAR Prof.: Anderson Marques de Souza 2016 Hereditariedade sem identidade os fatores de Mendel Em 1865, Mendel apresenta seus trabalhos sobre a hereditariedade. Em 1900

Leia mais

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br Genética Estuda

Leia mais

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e Perguntas para o roteiro de aula Professora: Drª Marilda S. Gonçalves Propriedades físico-químicas dos ácidos nucléicos 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 25/03/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato e Karina Berti Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 QUESTÃO AULA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA

Leia mais

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 QUESTÃO AULA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA

Leia mais

Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade. Equipe de Biologia

Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade. Equipe de Biologia Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade Equipe de Biologia Por que a Mônica é baixinha, dentuça e gorducha? Disponível em: . Acesso em: 04 Fev. 2012 Obrigatoriamente,

Leia mais

Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi

Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi ORGANIZAÇÃO E FUNCIONALIDADE DO GENOMA HUMANO Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi Fenótipo = GENÓTIPO + Ambiente O que é o genoma? Projetos Genoma Genoma: sequencia de DNA de todos os cromossomos

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 93 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO O que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia Genética bacteriana Prof. Vânia Silva A célula bacteriana Genoma informação genética de uma célula (cromossomo

Leia mais

O Sequenciamento de DNA

O Sequenciamento de DNA O Sequenciamento de DN Definição Identificação da ordem exata das bases (,, e ) em um segmento de DN. Importância Ref: 1 O conhecimento da sequência de bases de um gene fornece importantes informações

Leia mais

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena EXTRA, EXTRA Se a mãe for (DD) e o pai (D), nenhum dos descendentes será daltónico nem portador. Se a mãe (DD) e o pai for (d), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras

Leia mais

Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº

Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº PRIMEIR LETR TEREIR LETR Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. esinha Nome: nº Valor: 10 Nota:. Lista de ExercíciosTarefa- Segundos nos prof. esinha 2015 1. (ff 2010) figura a seguir representa um

Leia mais

GENÉTICA BACTERIANA. As informações genéticas estão contidas: -Cromossomo contém quase a totalidade das informações genéticas das bactérias.

GENÉTICA BACTERIANA. As informações genéticas estão contidas: -Cromossomo contém quase a totalidade das informações genéticas das bactérias. GENÉTICA BACTERIANA As informações genéticas estão contidas: -Cromossomo contém quase a totalidade das informações genéticas das bactérias. -Plasmídeos, DNA Frágil(Vírus) e Transposons contém poucas informações

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Aula 8 Ácidos nucleicos Atividades para sala 01 D 02 B No DNA, ocorrem duas fitas de polinucleotídios. As duas fitas são unidas por pontes de hidrogênio estabelecidas entre os

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre sub 23/07/2014 1 23/07/2014 1 AU09 Estrutura título e Função mestre do Material Genético Nalini subtítulo Drieli Josviak mestre Doutorado drinaly@gmail.com 23/07/2014 2 23/07/2014 2 Material Genético:

Leia mais

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Anabolismo Nuclear

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Anabolismo Nuclear Anabolismo Nuclear EXERCÍCIOS 1. mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem

Leia mais

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia

Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV CAMPUS DE JABOTICABAL Antígenos Recombinantes e suas aplicações em Imunologia Bióloga Mariana Monezi Borzi Doutoranda

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO GENOMA HUMANO. Departamento de Genética. Nilce M. Martinez Rossi

ORGANIZAÇÃO DO GENOMA HUMANO. Departamento de Genética. Nilce M. Martinez Rossi ORGANIZAÇÃO DO GENOMA HUMANO Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi Fenótipo = GENÓTIPO + AMBIENTE O que é o genoma? Projetos Genoma Genoma: sequencia de DNA de todos os cromossomos nuclear e

Leia mais

Seqüenciamento de DNA

Seqüenciamento de DNA Seqüenciamento de DNA Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Bibliografia: Recombinant DNA James Watson & Michael Gilman Guia de Rotas na Tecnologia do Gene Matthew Walker & Ralph Rapley

Leia mais

Em relação à origem das moléculas complexas e o experimento de Miller e Urey:

Em relação à origem das moléculas complexas e o experimento de Miller e Urey: Atividade extra Questão 1 Experimento de Miller e Urey As moléculas simples (moléculas com poucos elementos químicos) reagiram, formando moléculas mais complexas (com muitos elementos químicos) e assim

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 16 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 16 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 16 Genética FUNCIONAMENTO DO GENE Um gene não funciona em todas as células, mas somente em um tipo de célula, onde tem relação à sua função. Isso ocorre devido

Leia mais

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação.

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação. Organização estrutural e funcional do núcleo DNA RNA Proteínas Replicação Transcrição Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Cromatina - Eucromatina - Heterocromatina Cromossomo - Mitose 1 DNA

Leia mais

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem.

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. GENÉTICA clássica molecular DNA RNA polipeptídio Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. 01. As cadeias de RNA mensageiros são formadas por enzimas que complementam a sequência de bases de um segmento

Leia mais

Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas. Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes

Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas. Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes Revisão Geral Sumário História da Genética Molecular DNA e RNA Dogma Central Replicação Transcrição

Leia mais

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante Bases e aplicações da tecnologia do DNA recombinante Por quê entender a Tecnologia do DNA recombinante? y y Doenças: diagnóstico, prognóstico e tratamento Compreensão dos mecanismos biológicos y y y organismos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia Genética bacteriana Prof. Vânia Silva A célula bacteriana Genoma informação genética de uma célula (cromossomo

Leia mais

REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição

REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JUL/2011 HISTÓRICO 1957 CRICK e GAMOV Dogma Central da Biologia Molecular A Célula DIFERENCIAÇÃO Núcleo: DNA CRESCIMENTO

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Características gerais do núcleo II Morfologia geral do núcleo II O código genético e sua importância I Características

Leia mais

Estrutura do DNA 16/05/2018 ÁCIDOS NUCLÉICOS HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS. Adenina. Guanina. Citosina. Uracila. Timina GREGOR MENDEL

Estrutura do DNA 16/05/2018 ÁCIDOS NUCLÉICOS HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS. Adenina. Guanina. Citosina. Uracila. Timina GREGOR MENDEL ÁCIDOS NUCLÉICOS ÁCIDOS NUCLÉICOS: são substâncias formadoras de genes, constituídas por um grande número de NUCLEOTÍDEOS, que são unidades formadas por três tipos de substâncias químicas: - Uma base nitrogenada:

Leia mais

1 de 7 19/12/ :16

1 de 7 19/12/ :16 1 de 7 19/12/2017 11:16 MELHORAMENTO E DIVERSIDADE GENÉTICA Muito se fala sobre genômica e genoma humano, milhares ou milhões de reais são investidos anualmente nesta área pelo mundo, e várias revistas

Leia mais

Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução

Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução Disciplina: Biologia Profa: Laure Turma: TR / / Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução 1. (Unicamp) Em um experimento, um segmento de DNA que contém a região codificadora

Leia mais

Replicação do DNA. Experimentos de Meselson-Stahl demonstraram a natureza semi-conservativa da replicação

Replicação do DNA. Experimentos de Meselson-Stahl demonstraram a natureza semi-conservativa da replicação Replicação do DNA Replicação do DNA. Experimentos de Meselson-Stahl demonstraram a natureza semi-conservativa da replicação Processo de replicação do DNA. Mediado por diversas enzimas Principais enzimas

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES

MARCADORES MOLECULARES MARCADORES MOLECULARES Genética Melhoramento na agricultura até séc. XIX arte e seleção inconsciente 1900s - Descoberta dos princípios genéticos 1920-50 - Melhoramento genético científico 1970-80 - Utilização

Leia mais

Edital de Recuperação de Biologia 4º bimestre INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos da Recuperação

Edital de Recuperação de Biologia 4º bimestre INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos da Recuperação Edital de Recuperação de Biologia 4º bimestre Nome: nº 2EM Professores: Danilo, Glauco, Soraia, Tales e Thierry INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO 1. Acompanhe o calendário de aulas de recuperação

Leia mais

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase e suas aplicações Bianca Zingales zingales@iq.usp.br PCR é uma Técnica - Desenvolvida por Kary Mullis e colaboradores em 1983 - É um método

Leia mais

Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade

Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade MUTAÇÃO Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade genética pré-existente. Organismo mutante: é aquele

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Genética Bacteriana Disciplina: Biologia de Microrganismos Professora: Alessandra Machado Genética Bacteriana

Leia mais

Genética Bacteriana. Julliane Dutra Medeiros

Genética Bacteriana. Julliane Dutra Medeiros Genética Bacteriana Julliane Dutra Medeiros 1 A célula bacteriana 2 Relembrando conceitos... Genoma informação genética de uma célula (cromossomo e plasmídeos) Estruturas contendo DNA que transportam fisicamente

Leia mais

disciplina Genética Humana (e Evolução)

disciplina Genética Humana (e Evolução) disciplina Genética Humana (e Evolução) INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Departamento de Genética e Biologia Evolutiva UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 2017 Professoras responsáveis: Carla Rosenberg (carlarosenberg@ib.usp.br)

Leia mais