- Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma."

Transcrição

1 Sequenciamento de genomas - Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma. O sequenciamento de um genoma é geralmente referido como a decifração de um código. Uma sequência genômica é uma fita muito longa de letras numa linguagem misteriosa. Quando voce lê uma sentença o significado não está somente na ordem das letras. O significado está nas palavras que as letras formam, na gramática, etc. Genoma é um livro escrito sem letra maiúscula, parágrafo, espaço entre as palavras.

2 lgvrdlmnaqvtheababcaraposajulrvsmpuloujumpedoverthelazy Igvrdlmnsobremnlopetloflolfoslslpocachorromdnjlajueslsskej eurjtpreguicosokdmbnghrrufifksirijfllspwlkfjhsdywiwkdkjfhp lgvrdlmnaqvtheababcaraposajulrvsmpuloujumpedoverthelaz Igvrdlmnsobremnlopetloflolfoslslpocachorromdnjlajueslsskej Eurjtpreguicosokdmbnghrrufifksirijfllspwlkfjhsdywiwkdkjfhp

3 Qual a utilidade do sequenciamento de genomas? Sequenciamento é um passo importante no entendimento do genoma. Ajudará na descoberta mais rápida dos genes do genoma. ajudará nos estudos das outras porções do genoma para que servem?

4 Como o sequenciamento é feito? Existem dois métodos de Sequenciamento: Método químico: Maxan e Gilbert Método enzimático ou Dideoxy ou método de terminação de cadeia: Sanger Método enzimático: Mais popular Decifra o código de uma fita de DNA pela síntese dessa molécula in vitro.

5 Método enzimático: A síntese de DNA in vitro pode ser obtida com os seguintes ingredientes: Molde de DNA Primer Dinucleotídeos (dntps) DNA polimerase Para o sequenciamento adiciona-se mais: dideoxinucleotídeos ddntps: Possui na posição 3 do carbono do açúcar um H ao invés do grupo OH

6

7 Sequenciamento enzimático: manual primer

8

9 Automático +ddatp +ddttp +ddctp +ddgtp A A A T T T C C C G G G

10

11

12 O conjunto de fragmentos são separados pelo gel de eletroforese (passo da separação) Corantes fluorescentes permitem a separação de todos os 4 fragmentos em uma única coluna no gel. A base final na extremidade de cada fragmento é identificada. Este processo recria a seqüência original de As, Ts, Cs e Gs para cada pedaço pequeno gerado no primeiro passo. Os limites atuais da eletroforese limita a leitura de bases sequenciadas para cada leitura.

13 Os sequenciadores automáticos analisam os eletroferogramas e o resultado é um cromatograma com 4 cores mostrando picos que representam cada uma das 4 bases do DNA.

14 Após a leitura das bases, computadores são usados para montar as pequenas sequências (blocos de 500 bases cada) em pedaços longos e contínuos que são analisados quanto aos erros, regiões de genes e outras características. A seqüência final é submetida aos bancos de dados públicos como o GenBank. Dados das Sequências do Projeto Genoma Humano são livremente acessíveis à qualquer um no mundo.

15 Montagem das sequências (Quebra-cabeças gigante)

16 Quem está sequenciando o genoma humano? USA é financiado pelo Department of Energy (DOE), o National Institutes of Health (NIH) ou ambos. Pesquisadores em universidades e laboratórios (+ de 100). Muitas companhias privadas dos USA estão conduzindo pesquisas em genoma. Pelo menos 18 outros países estão participando do HGP (França, Alemanha, Japão, China, Austrália, Inglaterra, etc.)

17 (Clone por clone) b 500bp Método rápido, difícil de montar Método lento, demorado

18 De quem é o genoma que está sendo sequenciado nos projetos público e privado? A seqüência do genoma humano resultante não irá representar um cópia exata do genoma de ninguém. No Projeto Genoma Humano (HGP) os pesquisadores coletaram amostras de sangue (mulheres) ou esperma (homens) de um grande número de doadores. Somente algumas amostras foram processadas como fonte de DNA e os nomes da fonte são protegidos nem os pesquisadores, nem os doadores sabem de quem é o DNA que está sendo sequenciado.

19 A seqüência do genoma humano gerado pela companhia privada Celera Genomics, foi baseada em amostras de DNA coletadas de 5 doadores que se identificaram como: hispânico, asiático, caucasiano e americano-africano.

20 O conhecimento obtido a partir de ambos esforços será aplicado à todos, porque todos os humanos compartilham do mesmo conjunto básico de genes e regiões genômicas reguladoras que controlam o desenvolvimento e a manutenção de suas estruturas e processos biológicos. Além disso um objetivo importante de se gerar a seqüência referência é identificar as pequenas regiões do DNA que variam entre os indivíduos: Estas variações podem ser responsáveis pela susceptibilidade às doenças e respostas às drogas.

21 Qual a diferença entre o rascunho e a seqüência final? Ao gerar a seqüência rascunho, os cientista determinaram a ordem das bases em cada pedaço do cromossomo no mínimo 4 a 5 vezes. Para gerar um seqüência de alta qualidade, sequenciamento adicional é necessário para fechar gaps, reduzir dúvidas e permitir somente um erro a cada bases (padrão determinado). A versão final irá conter uma cobertura de cada cromossomo estimada de 8 a 9 vezes. Até o momento sequências finais foram geradas para os cromossomos humanos 20, 21 e 22.

22 O que acontecerá quando a seqüência estiver completa? Os conhecimentos gerados a partir da seqüência de DNA irá definir a pesquisa biológica nas próximas décadas: Número de genes, localizações exatas e funções Regulação gênica Organização da seqüência de DNA Estrutura e organização dos cromossomos Tipos de DNA não-codificante, quantidade, distribuição, conteúdo de informação e funções

23 Coordenação da expressão gênica, síntese de proteínas e eventos pós-tradução Interação de proteínas em máquinas moleculares complexas Função do gene predita X experimentalmente determinada Conservação evolucionária entre organismos Conservação de proteína (estrutura e função) Proteomas de um organismo (conteúdo total de proteína e função) Predição de susceptibilidade à doenças baseada na variação da seqüência de genes. Genes envolvidos em características complexas e doenças multigenes.

24 O que o rascunho do genoma humano já mostrou? Pelos números O genoma humano contêm milhões de bases químicas (A, C T e G). Um gene tem em média 3000 bases, mas os tamanhos variam. O maior gene conhecido é o da distrofina com 2.4 milhões de bases. O número total de genes está estimado entre (previsto anteriormente de ). Quase todas as bases (99.9%) são exatamente as mesmas em todas as pessoas. As funções de mais de 50% dos genes descobertos são desconhecidas.

25 Separando as sequências... Menos de 2% do genoma codifica proteínas. Sequências repetidas que não codificam proteínas totalizam pelo menos 50% do genoma humano. Pensava-se que sequências repetitivas não tinham função, mas elas explicam a dinâmica da estrutura dos cromossomos. As repetições reformam os genomas pelo rearranjo: criando e remodelando genes existentes.

26 Como está arranjado? As regiões ricas, densas de genes, são predominantemente compostas de G e C. Em contraste as regiões pobres de gene são ricas em A e T. As áreas de concentração de genes é ao acaso, com grandes áreas de DNA nãocodificante entre elas. O cromossomo 1 tem a maioria dos genes (2968) e o Y tem a menor quantidade deles (231).

27 Quando comparado com outros organismos: distribuição das áreas ricas em gene mais uniforme. Humanos tem em média 3X mais proteínas do que Drosophila ou vermes: 1 gene = diferentes proteínas. Humanos compartilham com vermes, moscas e plantas as mesmas famílias de proteínas, mas o número de genes é maior em humanos. O genoma humano tem 50% a mais de sequências repetidas do que os vermes (7%) e a mosca (3%).

28 Para mais informações: Human Genome Project Information Website

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO Aula 5 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

Leia mais

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO 2º EM Biologia Professor João DESVENDANDO O GENOMA HUMANO Um breve histórico da Genética Hereditariedade (1865); Localização dos genes nos cromossomos (1911); É proposta a molécula helicoidal de DNA (1953);

Leia mais

2 Contexto Biológico Genômica

2 Contexto Biológico Genômica 15 2 Contexto Biológico Neste capítulo abordaremos o contexto biológico para o entendimento deste trabalho. Serão abordados os aspectos gerais da genômica, expostos os processos do sequenciamento genético

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 204 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 102 Aula 5 (biomol) Sequenciamento de DNA, genomas e bioinformática Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese de DNA Purina ou

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol)

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7 Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica Aula 7 DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genoma Transcriptoma Proteoma DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genômica Transcriptômica Proteômica Regiões codantes,

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Genoma! O genoma de um organismo

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Prof. João Carlos Setubal DNA é microscópico como saber a composição de DNA? não existe microscópio suficientemente poderoso que permita simplesmente ler a molécula,

Leia mais

Seqüenciamento de DNA

Seqüenciamento de DNA Seqüenciamento de DNA Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Bibliografia: Recombinant DNA James Watson & Michael Gilman Guia de Rotas na Tecnologia do Gene Matthew Walker & Ralph Rapley

Leia mais

Sequenciamento de genoma e transcriptomas

Sequenciamento de genoma e transcriptomas Sequenciamento de genoma e transcriptomas Por que seqüenciar genomas? O seqüenciamento de genomas é o primeiro passo para obter uma descrição completa da composição molecular de cada organismo, pois todas

Leia mais

Gene: evolução do conceito

Gene: evolução do conceito Gene estrutura Gene: evolução do conceito Trabalhos de Mendel 1866 caráter ou fator unitário 1900 médico A E Garrod características herdadas em humanos alelos recessivos para homozigose poderiam causar

Leia mais

Polimerase Chain Reaction PCR

Polimerase Chain Reaction PCR Polimerase Chain Reaction PCR Reação em cadeia da polimerase Técnica in vitro utilizada para sintetizar muitas cópias de DNA Amplificar uma seqüência alvo específica Termociclador DNA molde dntp DNA polimerase

Leia mais

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Prof. Dr. Júlio César Borges Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Introdução Método de Sanger Pirosequenciamento Ion Torrent Aplicações Desde a descoberta da dupla fita de DNA surgiram diversas

Leia mais

Número de genes versus número de proteínas em eucariotos

Número de genes versus número de proteínas em eucariotos Número de genes versus número de proteínas em eucariotos Bioquímica II SQM0416 Júlia Assirati Tomie Kuriyama Victória Montenegro de Campos Resumo Introdução Características do genoma humano Como foram

Leia mais

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética DNA recombinante Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética Descobertas marcantes 1962 Arber, Nathans e Smith Enzimas de restrição 1966 Niremberg, Ochoa e Khorana Elucidaram o código genético 1961 Marmur

Leia mais

introdução ao curso

introdução ao curso introdução ao curso http://www.ifsc.usp.br/~rdemarco/ffi0760/ffi0760.htm Cronograma aulas teóricas Aulas teóricas (Segundas-feiras - Sala 146) 30/07-introdução ao curso. 06/08-Busca em bancos de dados

Leia mais

Análises moleculares - DNA

Análises moleculares - DNA Análises moleculares - DNA Como o mapeamento genético contribui para a genética médica? A caracterização de um gene e suas mutações aumenta a compreensão da doença Aplicações: -Desenvolvimento de diagnóstico

Leia mais

Sequenciamento de genoma e transcriptomas

Sequenciamento de genoma e transcriptomas Sequenciamento de genoma e transcriptomas Durante décadas o método de Sanger foi praticamente a única opção utilizada para sequenciamento de DNA Nos últimos anos surgiram novas tecnologias de sequenciamento

Leia mais

Sequenciamento Montagem Anotação

Sequenciamento Montagem Anotação O GENOMA HUMANO Sequenciamento Montagem Anotação Conceitos Conceitos Sequência bruta: sequências de nucleotídeos originadas de cada inserto clonado (reads) Sequências de final pareado: leituras obtidas

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

SEQUENCIAMENTO DE DNA

SEQUENCIAMENTO DE DNA Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Programa de Pós Graduação em Biotecnologia e Biociências SEQUENCIAMENTO DE DNA Patrícia H. Stoco Edmundo C. Grisard Sequenciamento DNA:

Leia mais

1 de 7 19/12/ :16

1 de 7 19/12/ :16 1 de 7 19/12/2017 11:16 MELHORAMENTO E DIVERSIDADE GENÉTICA Muito se fala sobre genômica e genoma humano, milhares ou milhões de reais são investidos anualmente nesta área pelo mundo, e várias revistas

Leia mais

Turma de terça-feira 14 hs. Total: 31 alunos

Turma de terça-feira 14 hs. Total: 31 alunos n. alunos Turma de terça-feira 14 hs 14 Distribuição de notas 12 10 8 6 4 2 Média = 6,7 0 0 -- 2 2 -- 4 4 -- 6 6 -- 8 8 -- 10 notas 18 alunos Total: 31 alunos BANCO DE DADOS BIOLÓGICOS Aula 12 Estudo dirigido

Leia mais

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Professores Dra. Daniela Alves Silvestre OBJETIVOS Compreender a partir do estudo da técnica de sequenciamento do DNA através da utilização de didesoxinucleotídeos,

Leia mais

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição DNA, Cromossomos e Replicação Capítulos 5 e 6 (pág 199-210) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição Ácidos ribonucléicos DNA e RNA Formado por nucleotídeos: uma base nitrogenada ligada a

Leia mais

O Sequenciamento genômico

O Sequenciamento genômico Pontifícia Universidade atólica de oiás Departamento de Biologia Disciplina: Bioinformática Bio1015 Prof. Macks Wendhell onçalves, Msc mackswendhell@gmail.com O Sequenciamento genômico Sequenciamento genômico

Leia mais

Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento.

Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento. O que é DNA? São fitas de uma substância química orgânica denominada ácido desoxirribonucleico, que contêm os códigos para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo, determinando todas as características

Leia mais

QBQ 0102 Educação Física. Carlos Hotta. Transcrição 12/06/15

QBQ 0102 Educação Física. Carlos Hotta. Transcrição 12/06/15 QBQ 0102 Educação Física Carlos Hotta Transcrição 12/06/15 Previously... replicação DNA transcrição RNA tradução proteína As fitas de DNA são antiparalelas A síntese de DNA é feita na direção 5 -> 3 A

Leia mais

BANCO DE DADOS BIOLÓGICOS Aula 11

BANCO DE DADOS BIOLÓGICOS Aula 11 BANCO DE DADOS BIOLÓGICOS Aula 11 Estudo dirigido 1. O que fazer com uma sequência de DNA? 2. Bancos de dados públicos e internacionais: GenBank, ENA, DDBJ; 3. NCBI; EMBL; DDBJ; 4. Sequências completas

Leia mais

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO FABIANA SEIXAS email: fabianak@ufpel.edu.br ABORDAGENS... BIBLIOTECAS DE DNA -Bibliotecas de DNA Genômico -Bibliotecas de cdna TÉCNICAS DE HIBIDIZAÇÃO -Hibidização em

Leia mais

Transcrição: Síntese de RNA Tradução: Síntese Proteica

Transcrição: Síntese de RNA Tradução: Síntese Proteica Transcrição: Síntese de RNA Tradução: Síntese Proteica A estrutura química da molécula de RNA apresenta pequenas diferenças em relação ao DNA. http://www.nature.com/scitable/learning-path/theelaboration-of-the-central-dogma-701886#url

Leia mais

Busca em banco de dados

Busca em banco de dados Busca em banco de dados Busca em banco de dados A quantidade imensa de dados existentes nos bancos públicos torna critica a existência de ferramentas eficientes que permitam a recuperação de dados desejados

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc.

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc. Tecnologia do DNA recombinante John Wiley & Sons, Inc. Tópicos Técnicas básicas usadas para identificar, amplificar e clonar genes Construção e triagem de bibliotecas de DNA Análise molecular de DNA, RNA

Leia mais

Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS)

Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus de Jaboticabal Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS) Dr. Camila

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES

MARCADORES MOLECULARES ESALQ/USP MARCADORES MOLECULARES Base genética dos marcadores e usos no melhoramento de plantas e em estudos de diversidade genética e conservação Departamento de Genética ESTUDO DIRIGIDO 1. O que são

Leia mais

DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR Transcrição do DNA DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR Replicação DNA Transcrição RNA Tradução PROTEÍNA Transcrição Processo pelo qual o DNA é copiado numa molécula de RNA (mrna, rrna e trna). Todos os

Leia mais

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 Introdução a Biologia i Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Corpo Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas

Leia mais

Bioinformática. Licenciaturas em Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Biológica. João Varela

Bioinformática. Licenciaturas em Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Biológica. João Varela Bioinformática Licenciaturas em Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Biológica João Varela jvarela@ualg.pt Docentes João Varela (bioinformática: conceitos, bases de dados, aplicações, pesquisa

Leia mais

Introdução a Bioinformática Curso de Verão Nivelamento na área de Biológicas

Introdução a Bioinformática Curso de Verão Nivelamento na área de Biológicas Introdução a Bioinformática Curso de Verão 2011 Nivelamento na área de Biológicas 1 O que é genoma? Um genoma é o DNA completo de um organismo, incluindo os genes. Os genes levam a informação para produzir

Leia mais

Profa. Dra. Viviane Nogaroto

Profa. Dra. Viviane Nogaroto ESTRUTURA DO GENE GENE: Região do DNA capaz de ser transcrita a fim de produzir uma molécula de RNA funcional ou uma proteína -inclui sequências codificadoras e regulatórias transcrição tradução DNA RNA

Leia mais

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes Disciplina: Biologia Humana Profa. Me. Vivian C. Langiano Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes De Robertis, E. Bases da Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 4 ed. 2006. cap

Leia mais

Bioinformática para o Citrus EST Project (CitEST)

Bioinformática para o Citrus EST Project (CitEST) Bioinformática para o Citrus EST Project (CitEST) Marcelo da Silva Reis 1 1 Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo 20 de maio de 2009 Organização da Apresentação Esta apresentação

Leia mais

Transcrição é a primeira etapa da expressão do gene. Envolve a cópia da sequência de DNA de um gene para produzir uma molécula de RNA

Transcrição é a primeira etapa da expressão do gene. Envolve a cópia da sequência de DNA de um gene para produzir uma molécula de RNA TRANSCRIÇÃO - Pontos Principais: Transcrição é a primeira etapa da expressão do gene. Envolve a cópia da sequência de DNA de um gene para produzir uma molécula de RNA A transcrição é realizada por enzimas

Leia mais

Replicação do DNA. Experimentos de Meselson-Stahl demonstraram a natureza semi-conservativa da replicação

Replicação do DNA. Experimentos de Meselson-Stahl demonstraram a natureza semi-conservativa da replicação Replicação do DNA Replicação do DNA. Experimentos de Meselson-Stahl demonstraram a natureza semi-conservativa da replicação Processo de replicação do DNA. Mediado por diversas enzimas Principais enzimas

Leia mais

Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição

Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição Medidas dos níveis de mrna O nível de mrna de uma célula reflete (as vezes de forma grosseira) os níveis de proteínas da mesma.

Leia mais

Sequenciamento de DNA em

Sequenciamento de DNA em Sequenciamento de DNA em MegaBACE DNA Analysis Systems Prof. Dr. Luciano da Silva Pinto ls_pinto@hotmail.com TGTGAACACACGTGTGGATTGG... Sequenciamento do DNA Definição Identificação da ordem exata dos pares

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO Aula 10 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br RELEMBRANDO. kit de genética molecular ENZIMAS DE

Leia mais

Transcrição do DNA. Dogma central. O fluxo da informação é unidirecional. Refutação definitiva da herança dos caracteres adquiridos 26/04/2015

Transcrição do DNA. Dogma central. O fluxo da informação é unidirecional. Refutação definitiva da herança dos caracteres adquiridos 26/04/2015 Transcrição do DNA José Francisco Diogo da Silva Junior Mestrando CMANS/UECE Dogma central O fluxo da informação é unidirecional Refutação definitiva da herança dos caracteres adquiridos 1 A iniciação

Leia mais

Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi

Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi ORGANIZAÇÃO E FUNCIONALIDADE DO GENOMA HUMANO Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi Fenótipo = GENÓTIPO + Ambiente O que é o genoma? Projetos Genoma Genoma: sequencia de DNA de todos os cromossomos

Leia mais

Sequenciamento de genomas: princípios e métodos clássicos

Sequenciamento de genomas: princípios e métodos clássicos Sequenciamento de genomas: princípios e métodos clássicos Cesar Martins (cmartins@ibb.unesp.br) Departamento de Morfologia Instituto de Biociências, UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Sequenciamento

Leia mais

Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS)

Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus de Jaboticabal Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS) Dr. Camila

Leia mais

Busca em banco de dados

Busca em banco de dados Busca em banco de dados Busca em banco de dados A quantidade imensa de dados existentes nos bancos públicos torna critica a existência de ferramentas eficientes que permitam a recuperação de dados desejados

Leia mais

Estratégias de clonagem

Estratégias de clonagem UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Estratégias de clonagem Prof. Dr. Silas Pessini Rodrigues Rio de Janeiro,

Leia mais

ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES

ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES DNA ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES Prof. Edimar Campos Antes de 1950 sabia-se apenas que qualquer que fosse a natureza do material genético, ele deveria possuir 3 características importantes: O MATERIAL

Leia mais

12/04/2017. Profa. Dra. Milena Flória-Santos. Revisão: Genoma, cromossomos e genes. Variabilidade genética e mutações

12/04/2017. Profa. Dra. Milena Flória-Santos. Revisão: Genoma, cromossomos e genes. Variabilidade genética e mutações Genoma Humano Variabilidade genética Profa. Dra. Milena Flória-Santos Mestrandos: Alan Assunção Bruna Bacalá Conteúdos a serem trabalhados Revisão: Genoma, cromossomos e genes Variabilidade genética e

Leia mais

Sequenciamento do DNA e suas aplicações

Sequenciamento do DNA e suas aplicações Sequenciamento do DNA e suas aplicações Prof. Dr. Júlio César Borges Alunos: Anderson da Silva Aguiar Bárbara Vieira Pinto Edvair Paula Moreira Filho Instituto de Química de São Carlos - IQSC Universidade

Leia mais

Introdução a Bioinformática

Introdução a Bioinformática Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Disciplina: Bioinformática Bio1015 Introdução a Bioinformática Prof. Macks Wendhell Gonçalves, Msc mackswendhell@gmail.com EMENTA Introdução

Leia mais

Replicação do DNA. Prof. Edimar

Replicação do DNA. Prof. Edimar Replicação do DNA Prof. Edimar PRINCIPAIS ENZIMAS ENVOLVIDAS (SISTEMA DE REPLICAÇÃO DO DNA) 1. DNA Polimerases 2. Endonucleases 3. Helicases 4. Topoisomerases 5. Primases 6. Telomerases ENDONUCLEASES HELICASE

Leia mais

Os cartões à seguir devem ser recortados, dobrados ao meio e colados.

Os cartões à seguir devem ser recortados, dobrados ao meio e colados. Os cartões à seguir devem ser recortados, dobrados ao meio e colados. CASO Durante uma festa à fantasia no Clube Mediterrâneo, o milionário Armando Furtado foi informado do roubo de sua mais preciosa jóia,

Leia mais

Estudando partes das plantas ao microscópio descobre o núcleo das células.

Estudando partes das plantas ao microscópio descobre o núcleo das células. Linha do Tempo e Gabarito. 1665 Robert Hooke Publica os primeiros desenhos de células observadas ao microscópio: células mortas de cortiça. 1831 Robert Brown Estudando partes das plantas ao microscópio

Leia mais

Capítulo 8. Versão 0.4. Filogenômica

Capítulo 8. Versão 0.4. Filogenômica Capítulo 8 Versão 0.4 Filogenômica O termo "Filogenômica" é definido de várias maneiras, mas, em geral, a definição é relacionada com a intersecção dos campos da Genômica e da evolução biológica. Aqui,

Leia mais

O Sequenciamento de DNA

O Sequenciamento de DNA O Sequenciamento de DN Definição Identificação da ordem exata das bases (,, e ) em um segmento de DN. Importância Ref: 1 O conhecimento da sequência de bases de um gene fornece importantes informações

Leia mais

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br Genética Estuda

Leia mais

Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição

Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO GENOMA HUMANO. Departamento de Genética. Nilce M. Martinez Rossi

ORGANIZAÇÃO DO GENOMA HUMANO. Departamento de Genética. Nilce M. Martinez Rossi ORGANIZAÇÃO DO GENOMA HUMANO Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi Fenótipo = GENÓTIPO + AMBIENTE O que é o genoma? Projetos Genoma Genoma: sequencia de DNA de todos os cromossomos nuclear e

Leia mais

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética!

Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Actividade prática: Constrói os teus Kits de Genética! Mais uma vez vais vestir a tua bata de cientista e investigador e preparar o teu dia a dia no laboratório. Hoje é um dia especial, vais receber a

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE. Patricia Schaker

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE. Patricia Schaker TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTE I HISTÓRICO ENZIMAS DE RESTRIÇÃO VETORES ELETROFORESE Patricia Schaker 23.08.2017 HOMO SAPIENS: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA Antes mesmo do homem compreender os processos

Leia mais

09/07/2014. Sequenciamento de nucleotídeos. Sequenciadores. Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger)

09/07/2014. Sequenciamento de nucleotídeos. Sequenciadores. Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento de nucleotídeos Fábio Gregori Sequenciadores de placa Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciadores de capilar Sequenciamento com terminadores

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 26 Genética MATERIAL GENÉTICO A primeira atividade é a de orientação do DNA para formar a proteína, que será responsável pela característica genética. DNA é

Leia mais

Introdução a Bioinformática

Introdução a Bioinformática Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Disciplina: Bioinformática Bio1015 Introdução a Bioinformática Prof. Macks Wendhell Gonçalves, Msc mackswendhell@gmail.com EMENTA Introdução

Leia mais

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase e suas aplicações Bianca Zingales zingales@iq.usp.br PCR é uma Técnica - Desenvolvida por Kary Mullis e colaboradores em 1983 - É um método

Leia mais

Organização do genoma e variação individual

Organização do genoma e variação individual Organização do genoma e variação individual José Francisco Diogo da Silva Junior Mestrando CMANS/UECE PLASTICIDADE CELULAR 1 PLASTICIDADE CELULAR PLASTICIDADE CELULAR 2 COMPOSIÇÃO DO DNA ESTRUTURA DO DNA

Leia mais

Bases da análise genômica: estado da arte

Bases da análise genômica: estado da arte Bases da análise genômica: estado da arte Cesar Martins cmartins@ibb.unesp.br Departamento de Morfologia Instituto de Biociências UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Avanços nas tecnologias

Leia mais

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais:

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais: Atividade extra Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão

Leia mais

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Menu do dia: -DNA RNA proteína - Sequenciação de genomas (Clonagem, electroforese em gel) - Transcritoma (Microarrays) - Organismos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Monitoria da disciplina de Biologia Molecular (CBI 613) Monitor responsável: Bruno Jhônatan Costa Lima (13.2.2032) Assunto: Síntese proteica e regulação da expressão gênica GENES E CROMOSSOMOS 1. Identifique

Leia mais

Bases da análise genômica: estado da arte

Bases da análise genômica: estado da arte Bases da análise genômica: estado da arte Cesar Martins (cmartins@ibb.unesp.br) Departamento de Morfologia Instituto de Biociências, UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Avanços nas tecnologias

Leia mais

Transcrição gênica. Prof. Mateus Grangeiro

Transcrição gênica. Prof. Mateus Grangeiro Transcrição gênica Prof. Mateus Grangeiro DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR O dogma central da biologia molecular postulado por Francis Crick evidencia o mecanismo de transferência da informação genética

Leia mais

PCR Reação de Polimerase em Cadeia. Termociclador

PCR Reação de Polimerase em Cadeia. Termociclador PCR Reação de Polimerase em Cadeia Termociclador REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Técnica que permite a amplificação da quantidade de DNA específico utilizando a enzima Taq DNA polimerase, sequências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Genética bacteriana. Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia Genética bacteriana Prof. Vânia Silva A célula bacteriana Genoma informação genética de uma célula (cromossomo

Leia mais

IBM1029 Introdução à Bioinformática. O Início da Bioinformática 27/03/2017. Aula 2. O Início. Bioionformática: definição

IBM1029 Introdução à Bioinformática. O Início da Bioinformática 27/03/2017. Aula 2. O Início. Bioionformática: definição IBM1029 Introdução à Bioinformática Profa Dra Silvana Giuliatti Departamento de Genética FMRP silvana@fmrp.usp.br O Início da Bioinformática Aula 2 O Início Trabalho de Margaret Dayhoff e colaboradores:

Leia mais

Profa. Dra. Cecília Dias Flores

Profa. Dra. Cecília Dias Flores Profa. Dra. Cecília Dias Flores Regente pela Disciplina de Bioinformática - Curso de Biomedicina Depto. Ciências Exatas e Sociais Aplicadas Coordenadora do curso Informática Biomédica PPG em Ciências da

Leia mais

Descoberta da Estrutura do DNA

Descoberta da Estrutura do DNA DNA Estrutura Descoberta da Estrutura do DNA James Watson (geneticista americano) Francis Crick (físico inglês) Esclareceram a estrutura do DNA em 1953 O que se sabia sobre os genes Fatores hereditários

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Biologia Molecular. Prof. Odir Dellagostin

Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Biologia Molecular. Prof. Odir Dellagostin Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Biologia Molecular Prof. Odir Dellagostin Whittaker 1969 5 reinos divididos principalmente pelas características morfológicas

Leia mais

Genômica. Desenvolvimento e Aplicações. Prof. Manoel Victor

Genômica. Desenvolvimento e Aplicações. Prof. Manoel Victor Genômica Desenvolvimento e Aplicações Definições Genoma: informações do complemento genético de um indivíduo ou de sua espécie freqüentemente entendido como a seqüência de nucleotídeos do genoma Genômica:

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - biotecnologia Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - biotecnologia Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - biotecnologia Prof. Enrico Blota Biologia Moléculas, células e tecidos - Biotecnologia É a área da biologia que estuda o conjunto de técnicas que

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 16 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 16 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 16 Genética FUNCIONAMENTO DO GENE Um gene não funciona em todas as células, mas somente em um tipo de célula, onde tem relação à sua função. Isso ocorre devido

Leia mais

CÉLULAS 2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS

CÉLULAS 2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS 2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA CÉLULAS Células são estruturas complexas e diversas; São capazes de autoreplicação; Realizam uma ampla variedade de papeis especializados em organismos multicelulares:

Leia mais

Um Novo Modelo para Cálculo

Um Novo Modelo para Cálculo Um Novo Modelo para Cálculo de Probabilidade de Paternidade Aluno: Fábio Nakano Orientadores: Carlos AB Pereira e Hugo Armelin Apoio: CAPES Bioinformática The National Center for Biotechnology Information

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá - UEM

Universidade Estadual de Maringá - UEM Universidade Estadual de Maringá - UEM Disciplina: Biologia Molecular 6855 T1 e T2 Ciências Biológicas Transcriptoma metodologia ORESTES Profa. Dra. Maria Aparecida Fernandez Estratégia ORESTES ESTs de

Leia mais

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante Bases e aplicações da tecnologia do DNA recombinante Por quê entender a Tecnologia do DNA recombinante? y y Doenças: diagnóstico, prognóstico e tratamento Compreensão dos mecanismos biológicos y y y organismos

Leia mais

PROGRAMA DE PG EM BIOLOGIA EXPERIMENTAL - PGBIOEXP

PROGRAMA DE PG EM BIOLOGIA EXPERIMENTAL - PGBIOEXP Questão 5 QUESTÕES ESPECÍFICAS Há quatro níveis na classificação estrutural das proteínas: estruturas primária, secundária, terciária e quaternária. A estrutura secundária é uma forma de empilhamento (ou

Leia mais

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação.

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação. Organização estrutural e funcional do núcleo DNA RNA Proteínas Replicação Transcrição Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Cromatina - Eucromatina - Heterocromatina Cromossomo - Mitose 1 DNA

Leia mais

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem.

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. GENÉTICA clássica molecular DNA RNA polipeptídio Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. 01. As cadeias de RNA mensageiros são formadas por enzimas que complementam a sequência de bases de um segmento

Leia mais

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS Faculdade Ciência da Vida Disciplina: Genética Básica Aula 2 ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS PROFESSORA: Fernanda Guimarães E-MAIL: guimaraes.biologia@gmail.com NÚCLEO Abriga do material genético

Leia mais

IFSC Campus Lages. Transcrição. Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri

IFSC Campus Lages. Transcrição. Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri IFSC Campus Lages Transcrição Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri RNA - estrutura Semelhante ao DNA, com ribose como glicídio e uracila como base nitrogenada, no lugar da timina do DNA. RNA é unifilamentar

Leia mais

11/04/2012. Sequenciamento de nucleotídeos. Sequenciadores. Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger)

11/04/2012. Sequenciamento de nucleotídeos. Sequenciadores. Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento de nucleotídeos Fábio Gregori Sequenciadores de placa Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciadores de capilar Sequenciamento com terminadores

Leia mais

Profa. Leila Larisa Medeiros Marques

Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Processo de fazer cópias exatas de um organismo ou de qualquer elemento.» Clonagem celular;» Clonagem molecular. Clonagem celular Vitória em 2011: Clonagem celular

Leia mais