Para a segunda aula da próxima semana (jaune)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para a segunda aula da próxima semana (jaune)"

Transcrição

1 1 Para a segunda aula da próxima semana (jaune) LABORATÓRIO: INVERSÃO DE SENTIDO 05/04 D, B, A 06/04 F, C E Levar síntese para consulta Ex 3 ficha 5 video

2 2 MODELO: INVERSÃO DE SENTIDO V=0 m V 0 =14m/s V=-14 m/s V 0 =0 a 1) REFERÊNCIA Na ida: freia Ponto mais alto: V = 0 Na volta: acelera ACELERAÇÃO NÃO MUDA Atenção aos sinais de V e a! a não muda! É O MESMO VALOR (NÚMERO E SINAL) NA SUBIDA E NA DESCIDA!!! V 0 na subida pode ser zero?

3 3 S (m) 49 Sempre que V e a tiverem sinais diferentes pode ter inversão de sentido! S = 14t t² V(m/s) 7 14 t (s) 14 V = 14-2.t 7 14 t (s) V=0 m -14 V 0 =0 a(m/s²) V 0 =14m/s t (s) V=-14 m/s a = -2 m/s²

4 4 Para a prova de LAB: Se eu CONHECER as seguintes INFORMAÇÕES: REFERÊNCIA S da subida Vm= S t e V +V 0 2 V da subida t da subida subida S (conheço) t (conheço) = 0 + V 0 2 Como calculo V 0? Lembrar do erro porcentual!

5 5 Aristóteles (sec. IV ac - Grécia) Física Aristotélica O mundo era descrito qualitativamente. Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água, fogo e ar) Cada elemento tem um lugar próprio - lugar natural. Não é descrito com a matemática. Os movimentos eram divididos em natural e violento. Movimento natural - retorno do corpo ao seu lugar natural. (subida e descida de corpos) Movimento violento corpo não volta ao seu lugar natural. (lançamento oblíquo)

6 6 Corpo composto pelo elemento terra - movimento natural para baixo. Corpo composto pelo elemento fogo - movimento natural para cima. A fumaça sobe. Uma pedra cai. Uma pedra cai bem mais depressa que uma gota de chuva. Corpos mais pesados alcançariam o solo antes dos mais leves. Estas ideias transformaram-se em dogma e predominaram durante cerca de 20 séculos! Não faltou a Aristóteles o espírito científico. Faltou-lhe, sim, o método. Pierre Lucie físico ( )

7 7 No séculos XVI e XVII, uma parte da Europa, especialmente a Itália, foi palco de mudanças significativas no modo de pensar. Visão de mundo (doutrinas teológicas) X estudo sistemático da natureza. Leonardo da Vinci ( ) se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Sempre a prática deve se fundamentar na boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.

8 8 Galileu ( Pisa) bases para a Ciência Moderna e Física Clássica Artesão, físico, matemático, filósofo e astrônomo. Formou-se em medicina. Arquimedes (matemático e físico grego), Euclides (matemático grego) e Copérnico (astrônomo polonês) Geometria, Física e Astronomia. Em 1610 foi nomeado Primeiro Matemático da Universidade de Pisa, e Filósofo e Matemático do Grão Duque da Toscana. Modo de pensar - método. Recorreu à experimentação concretiza e vincula a teoria com a prática. A experimentação não se reduz à mera observação. Ela supõe a formulação de uma hipótese matematizada uma abstração das relações entre as variáveis do fenômeno em estudo. Essa hipótese deve ser expressa em termos matemáticos para ser submetida a um teste empírico (experiência).

9 9 Inventou o Compasso Proporcional ou Régua de Cálculo - instrumento científico utilizado para calcular todo o tipo de somas, incluindo raízes quadradas, converter uma moeda numa outra, determinar volumes e densidades de objetos e descobrir a quadratura do círculo. Formulou também a lei que descreve a queda dos graves (corpos) quando caem livremente. Galileu deixou cair, simultaneamente, dois corpos, um com meio quilo e outro com cinco quilos. Todos puderam verificar que ambos tocaram o solo ao mesmo tempo. Percebeu uma relação entre h e t.

10 10 A velocidade é constante ou aumenta com o tempo? O movimento de queda livre é muito rápido. Limitações tecnológicas de medição. Movimento no plano inclinado é semelhante ao da queda livre - mais fácil medir. Levantou a hipótese de que a velocidade deveria ser proporcional ao tempo de queda e deduziu que o deslocamentos deveriam ser proporcionais ao quadrado do tempo. Em conseqüência, os deslocamentos efetuados em intervalos de tempos iguais deveriam ser proporcionais à serie de números ímpares - 1:3:5:7:9:11..., tornando possível realizar medições com uma relógio de água.

11 11 Como medir o tempo?

12

13 13 Como medir o tempo? Batimento cardíaco Inventou o relógio de pêndulo!

14 14 Desenho de George Gamow ( ) Comprimento: 6 m Largura: 25 cm Inclinação menor que 10

15 15 Galileu percebeu que a velocidade dos corpos em queda aumenta gradativamente. Eles sofrem acréscimos constantes de velocidade em intervalos de tempos iguais. Como variam sua velocidade da mesma maneira, chegam juntos ao solo. Percebeu uma relação entre V e t. Formaliza a.

16 16 Discorsi e Dismonstrazioni Matematiche Intorno Duo Nuove Scienze O último de seus livros publicados era sobre as duas novas ciências, a ciência da engenharia dos materiais e a ciência matemática da cinemática. O livro é constituido de quatro diálogos os dois primeiros sobre problemas relativos a contituição da matéria, a natureza da matemática, ao papel da experimentação, a razão da ciência, ao peso do ar, a natureza do som e a velocidade da luz, enquanto os dois últimos diálogos são dedicados ao movimento uniforme, a aceleração e a trajetória parabólicas. Outros Livros Outros livros foram escriros por Galileu, mas não foram publicados, como o De Motu, escrito enquanto era professor da Universidade de Pisa entre 1589 e 1591 e o livro Il Saggiatore escrito em 1623

17 17 Nas palavras de Alexandre Koyré ( ), filósofo da ciência, "um experimento é uma pergunta que fazemos à natureza e que deve ser formulada numa linguagem apropriada. A revolução galileana pode ser resumida no fato da descoberta dessa linguagem, da descoberta de que as matemáticas são a gramática da ciência física". Koyré afirmou ainda que com Galileu "o movimento emancipa-se, o cosmos desmembrase, o espaço geometriza-se".

18 18 René Descartes ( Francês) Filósofo, físico, matemático. Discurso do Método. Apresenta suas regras do pensamento racional. Autobiografia intelectual. 3 tratados científicos: Dióptrica: tratado sobre a óptica. Meteoros: tratava de fenômenos atmosféricos. Geometria: apresentava teoria geral das equações.

19 19 Matemática: sugere a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica. Desenvolveu o Sistema de Coordenadas, também conhecido como Plano Cartesiano. Matematização da Física. Metodologia dedutiva matemática desempenha o papel central. Física: os vórtices, composto por uma infinidade de partículas, sutis e invisíveis, em permanente rotação, constituíam os redemoinhos responsáveis pela queda dos graves.

20 20 Rodolpho Caniato

21 21

22 22 3 tipos: Movimento Vertical no vácuo - Desprezar a resistência do ar - MRUV : a = g = 9,79 m/s² (na teoria 10 m/s²) Q.L. L.V. p/baixo L.V. p/cima 0 V 0 = 0 0 V 0 > 0 m g g g (10 m/s²) (10 m/s²) (-10 m/s²) m m 0 V 0 > 0 A referência é a trajetória orientada Não muda durante a resolução do problema Define S 0, S e sinais de V e g

Aristóteles (sec. IV ac - Grécia) Física Aristotélica

Aristóteles (sec. IV ac - Grécia) Física Aristotélica Aristóteles (sec. IV ac - Grécia) Física Aristotélica O mundo era descrito qualitativamente. Mundo terrestre (sublunar): 4 elementos fundamentais (terra, água, fogo e ar) Cada elemento tem um lugar próprio

Leia mais

Lição de Casa. Para esta semana. Ficha 6 exercícios inversão de sentido (ficha e resolução no site) Para a primeira aula da próxima semana

Lição de Casa. Para esta semana. Ficha 6 exercícios inversão de sentido (ficha e resolução no site) Para a primeira aula da próxima semana 1 Lição de Casa Para esta semana Ficha 6 exercícios inversão de sentido (ficha e resolução no site) Para a primeira aula da próxima semana Ver vídeo: Adição de Vetores Prova Colégio de Santa Lab Cruz (particularidades)

Leia mais

10 e 11 /04 Prova de Laboratório trios (SEM FÓRMULAS) Inversão de sentido. Colégio Santa Cruz - Profª Beth

10 e 11 /04 Prova de Laboratório trios (SEM FÓRMULAS) Inversão de sentido. Colégio Santa Cruz - Profª Beth 1 10 e 11 /04 Prova de Laboratório trios (SEM FÓRMULAS) Inversão de sentido 3 Para a prova de LAB: Se eu tiver os seguintes dados: MUV um único movimento com a mesma taxa de variação de V (sem trechos).

Leia mais

Day Camp. Prova de Laboratório: inversão de sentido e esta aula (sem equações) Conferir a resolução da Ficha 3C no site

Day Camp. Prova de Laboratório: inversão de sentido e esta aula (sem equações) Conferir a resolução da Ficha 3C no site 1 Day Camp Prova de Laboratório: inversão de sentido e esta aula (sem equações) Conferir a resolução da Ficha 3C no site Assistir ao vídeo MUV Inversão de Sentido no site 2 t(ut) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 S

Leia mais

1.3. Forças e movimentos. Professora Paula Melo Silva

1.3. Forças e movimentos. Professora Paula Melo Silva 1.3. Forças e movimentos Professora Paula Melo Silva QUEDA LIVRE O filósofo grego Aristóteles acreditava que os corpos mais pesados, abandonados de uma mesma altura, alcançariam o solo antes dos mais leves.

Leia mais

RENÉ DESCARTES ( )

RENÉ DESCARTES ( ) RENÉ DESCARTES (1596 1650) Mais importante como filósofo do que como cientista. Entretanto, foi um dos autores que mais influenciaram Newton. Autor do célebre Discurso do Método (1637), onde apresenta

Leia mais

Lição de Casa. Para esta semana. Ficha 6 exercícios inversão de sentido (ficha e resolução no site) Para a primeira aula da próxima semana

Lição de Casa. Para esta semana. Ficha 6 exercícios inversão de sentido (ficha e resolução no site) Para a primeira aula da próxima semana 1 Lição de Casa Para esta seana Ficha 6 exercícios inversão de sentido (ficha e resolução no site) Para a prieira aula da próxia seana Ver vídeo: Adição de Vetores 3 4 Museu Galileu - Florença 5 Galileu

Leia mais

Queda Livre e lançamento vertical para cima

Queda Livre e lançamento vertical para cima Queda Livre e lançamento vertical para cima Queda livre vertical Movimento na superfície do planeta em que se despreza a resistência do ar e a única força que atua no corpo é seu peso. Características

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1) Na figura, cada quadrado tem lado de 1 unidade. Sobre os vetores mostrados ali, determine: a) Quais têm a mesma direção? b) Quais

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Cinemática I. Bruno Conde Passos Engenharia Civil João Victor Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Cinemática I. Bruno Conde Passos Engenharia Civil João Victor Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2015.1 Cinemática I Bruno Conde Passos Engenharia Civil João Victor Engenharia Civil Cinemática Na cinemática vamos estudar os movimentos sem levar em consideração

Leia mais

Queda Livre e Lançamento Vertical Para Cima

Queda Livre e Lançamento Vertical Para Cima Queda Livre e Lançamento Vertical Para Cima Para começarmos esse assunto, vale primeiramente se perguntar: Por que os corpos caem, na superfície de qualquer planeta? A resposta é bem simples, os corpos

Leia mais

Cinemática I Movimento Retilíneo

Cinemática I Movimento Retilíneo CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Cinemática I Movimento Retilíneo Rafael Silva P. de Santana Engenharia Civil 5º Período Cinemática Na cinemática vamos estudar os movimentos sem

Leia mais

GALILEU GALILEI ( )

GALILEU GALILEI ( ) GALILEU GALILEI (1564-1642) Um dos principais defensores do modelo heliocêntrico de Copérnico. Acreditava na perfeição geométrica. Por isso, não aceitava que as órbitas dos planetas eram elípticas, mesmo

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 25: Funcionalidade e Funções 01/06/2015 2 Funcionalidade na Antiguidade Ideia de correspondência ou noção de dependência. Tabelas babilônicas

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 4 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

Lista 3 de Mecânica Clássica Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - Queda Livre

Lista 3 de Mecânica Clássica Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - Queda Livre Lista 3 de Mecânica Clássica Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - Queda Livre Prof. Ismael Rodrigues Silva ismael fisica@hotmail.com As questões com uma bolinha são elementares e requerem uso de

Leia mais

Unidades: g/cm³. kg/m³ (SI) d = m v. 1 Kg = 1000 g 1 m = 100 cm. 1 m 2 = (100) 2 cm 2 = 10 4 cm 2. 1 m 3 = (100) 3 cm 3 = 10 6 cm 3. 1 Kg 3.

Unidades: g/cm³. kg/m³ (SI) d = m v. 1 Kg = 1000 g 1 m = 100 cm. 1 m 2 = (100) 2 cm 2 = 10 4 cm 2. 1 m 3 = (100) 3 cm 3 = 10 6 cm 3. 1 Kg 3. Hidrostática (fluidos em repouso) Unidades: g/cm³ kg/m³ (SI) d = m v 1 Kg 3 m 3 = 10 g 10 6 cm 3 = 1 g 10 3 cm 3 1 Kg = 1000 g 1 m = 100 cm 1 Kg m 3 = 10 3 g cm 3 1 m 2 = (100) 2 cm 2 = 10 4 cm 2 1 m 3

Leia mais

REVISÃO AULA 06 (20 / 02 / 2018) EQUAÇÃO DE TORRICELLI

REVISÃO AULA 06 (20 / 02 / 2018) EQUAÇÃO DE TORRICELLI REVISÃO AULA 06 (20 / 02 / 2018) EQUAÇÃO DE TORRICELLI REVISÃO 06 (disponível a partir de 20/02/2017) Para receber nosso material semanalmente, inscreva-se: bit.ly/ft2018gratis Fala, FERA! Tranquilo!?

Leia mais

Plano inclinado de Galileu

Plano inclinado de Galileu PIBID FSC/UFSC Plano inclinado de Galileu Murilo M Costa & Eliana Rautenberg. 1. Introdução A mecânica newtoniana tal qual aprendemos no ensino médio dos dias correntes não nasceu pronta, mas resultou

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno (Versão 1) Professora Paula Melo Silva Data: 23 de outubro Ano Letivo: 2018/2019 135 min + 15 min 1. Uma esfera, largada de

Leia mais

Cinemática: descreve os movimentos

Cinemática: descreve os movimentos Cinemática: descreve os movimentos 1 Horizontal MRU e MRUV Inclinado Inversão de Sentido Vertical QL, LV p/ baixo e LV p/cima Vetores (D I S) Composição de Movimentos (MRU modelo do barco) Movimento em

Leia mais

QUEDA LIVRE: ABORDAGEM VIA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

QUEDA LIVRE: ABORDAGEM VIA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS QUEDA LIVRE: ABORDAGEM VIA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A. SCHENATTO 1 ; A. PRESOTTO 1 ; J. B LIMA 1 ; M. MAITO 1 ; M. CESCA 1, T. A. CRISTOFOLI 1 E S. D. STROCHEIN². RESUMO: O objetivo deste artigo é relacionar

Leia mais

Modelo de relatório. Queda Livre

Modelo de relatório. Queda Livre Modelo de relatório Queda Livre 1- Objetivo: Determinar o valor da aceleração da gravidade local. - Material Utilizado e Esquema Experimental: 1 esfera de D 19 mm 1 cronômetro digital 1 suporte de base

Leia mais

Queda Livre e Lançamentos no Espaço

Queda Livre e Lançamentos no Espaço LOGO FQA Queda Livre e Lançamentos no Espaço (Com resistência do ar desprezável) Queda Livre de Objetos A queda livre é o movimento de um objeto que se desloca livremente, unicamente sob a influência da

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 26: Estudo de Curvas no século XVII 08/06/2015 2 Matemática na Europa do século XVII A Geometria como principal domínio da Matemática;

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Prof.a: Érica Muniz 1 Período Lançamentos Movimento Circular Uniforme Movimento de Projéteis Vamos considerar a seguir, um caso especial de movimento

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Lançamento vertical no vácuo

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Lançamento vertical no vácuo Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Lançamento vertical no vácuo 1- Um corpo é abandonado a 80m do solo. Sendo

Leia mais

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer

Leia mais

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS. Ana Maria Torres da Silva Engenharia Civil Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil

MEDIÇÃO DE GRANDEZAS. Ana Maria Torres da Silva Engenharia Civil Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2015.2 MEDIÇÃO DE GRANDEZAS Ana Maria Torres da Silva Engenharia Civil Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Medindo Grandezas Medimos cada grandeza

Leia mais

Considerações Iniciais

Considerações Iniciais Considerações Iniciais Mecânica Estudo do Movimento; Cinemática Descarta as causa do moviemento; Reducionismo redução de variáveis envolvidas em algum problema. Por exemplo: no lançamento de uma caneta

Leia mais

Aula 3 Introdução à Cinemática Movimento em 1 dimensão

Aula 3 Introdução à Cinemática Movimento em 1 dimensão Aula 3 Introdução à Cinemática Movimento em 1 dimensão FÍSICA Divisões da Física Quântica trata do universo do muito pequeno, dos átomos e das partículas que compõem os átomos. Clássica trata dos objetos

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REVISÃO DE LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REVISÃO DE LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REVISÃO DE LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE Fixação 1) Duas pequenas esferas, uma de ferro, outra de chum-bo, são abandonadas, a partir do mesmo ponto, num mesmo local, onde

Leia mais

Marcio José da Silva; Osvaldo de Souza

Marcio José da Silva; Osvaldo de Souza Marcio José da Silva; Osvaldo de Souza Introdução A escolha deste tema se deve à importância da revolução científica ocorrida nos séculos XVI e XVII, na nossa visão, fundamental para a compreensão da concepção

Leia mais

Aplicando as condições iniciais: 0 0, h0. temos:

Aplicando as condições iniciais: 0 0, h0. temos: 1) O Brasil, em 014, sediou o Campeonato Mundial de Balonismo. Mais de 0 equipes de diferentes nacionalidades coloriram, com seus balões de ar quente, o céu de Rio Claro, no interior de São Paulo. Desse

Leia mais

Professor: Renam Oliveira

Professor: Renam Oliveira Professor: Renam Oliveira TEXTO: 1 - Comum à questão: 1 Quando precisar use os seguintes valores para as constantes: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. 1,0 cal = 4,2 J = 4,2 10 7 erg. Calor específico

Leia mais

MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA

MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA Objetivos de aprendizagem: Descrever o movimento em uma linha reta em termos de velocidade média, velocidade instantânea, aceleração média e aceleração

Leia mais

Diretoria de Ciências Exatas. Laboratório de Física. Roteiro 04. Física Geral e Experimental I (2011/01) Experimento: Queda Livre e Anamorfose

Diretoria de Ciências Exatas. Laboratório de Física. Roteiro 04. Física Geral e Experimental I (2011/01) Experimento: Queda Livre e Anamorfose Diretoria de Ciências Exatas Laboratório de Física Roteiro 04 Física Geral e Experimental I (011/01) Experimento: Queda Livre e Anamorfose 1. Cinemática do Movimento de um objeto em Queda Livre. Nesta

Leia mais

FÍSICA. A resultante das forças que atuam num corpo em equilíbrio é igual a zero.

FÍSICA. A resultante das forças que atuam num corpo em equilíbrio é igual a zero. FÍSICA Leis de Newton 1ª Lei de Newton (lei da inércia) A resultante das forças que atuam num corpo em equilíbrio é igual a zero. R=0 2ª Lei de Newton (lei fundamental da dinâmica) A aceleração adquirida

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Mecânica dos Fluidos Física II Prof. Roberto Claudino Ferreira ÍNDICE ) - Introdução; ) - Densidade; 3) - Pressão;

Leia mais

Existem duas formas de se pensar a questão da composição de movimento. Uma primeira forma de se entender a composição de movimentos (aqui é melhor

Existem duas formas de se pensar a questão da composição de movimento. Uma primeira forma de se entender a composição de movimentos (aqui é melhor Existem duas formas de se pensar a questão da composição de movimento. Uma primeira forma de se entender a composição de movimentos (aqui é melhor falar em decomposição de movimentos) é pensar o movimento

Leia mais

1 Introdução 14 Lançamento horizontal (equações) 2 Queda livre e lançamento vertical 15 Lançamento horizontal x lançamento vertical

1 Introdução 14 Lançamento horizontal (equações) 2 Queda livre e lançamento vertical 15 Lançamento horizontal x lançamento vertical 1 Introdução 14 Lançamento horizontal (equações) Queda livre e lançamento vertical 15 Lançamento horizontal x lançamento vertical 3 Experimento de Galileu (simulador) 16 Lançamento oblíquo (introdução)

Leia mais

Pontuando na linha do tempo. Inventou-se o NÚMERO: é o começo da Matemática

Pontuando na linha do tempo. Inventou-se o NÚMERO: é o começo da Matemática Pontuando na linha do tempo Inventou-se o NÚMERO: é o começo da Matemática 1 Muitas vezes, escolhemos a História como fio condutor dos nossos trabalhos. Para oferecer uma visão histórica da evolução da

Leia mais

A filosofia Moderna. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes 1º Ano Ensino Médio Terceiro Trimestre

A filosofia Moderna. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes 1º Ano Ensino Médio Terceiro Trimestre A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes 1º Ano Ensino Médio Terceiro Trimestre Uma nova forma de se pensar a realidade A era moderna é marcada por um

Leia mais

Lista de exercícios Queda dos corpos

Lista de exercícios Queda dos corpos 1. (UFMT) Galileu, na Torre de Pisa, fez cair vários objetos pequenos, com o objetivo de estudar as leis do movimento dos corpos em queda. A respeito dessa experiência, julgue os itens, desprezando o efeito

Leia mais

Lista 4 MUV. Física Aplicada a Agronomia

Lista 4 MUV. Física Aplicada a Agronomia Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 4 MUV 01) A posição de um objeto movendo-se ao longo do eixo x é dada por x = 3t - 4t² + t³, onde x está em metros e t em segundos.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 3º Ano 4º Bimestre 2014 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica II

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 3º Ano 4º Bimestre 2014 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica II FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 3º Ano 4º Bimestre 2014 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica II Tarefa: 002 PLANO DE TRABALHO 2 Cursista: CLÁUDIO MAGNO

Leia mais

Equipe de Física. Física

Equipe de Física. Física Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 2R Ensino Médio Equipe de Física Data: Física Lançamento Vertical Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direção vertical, recebe o nome de Lançamento

Leia mais

Componente Química 11ºAno Professora Paula Melo Silva Unidade 1 Mecânica 1.1. Tempo, posição e velocidade

Componente Química 11ºAno Professora Paula Melo Silva Unidade 1 Mecânica 1.1. Tempo, posição e velocidade Referencial e posição: coordenadas cartesianas em movimentos retilíneos Componente Química 11ºAno Professora Paula Melo Silva Unidade 1 Mecânica 1.1. Tempo, posição e velocidade Distância percorrida sobre

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 11º ano Ficha de trabalho nº5 Mecânica 5: Forças e movimentos: movimentos retilíneos.

Ciências Físico-Químicas 11º ano Ficha de trabalho nº5 Mecânica 5: Forças e movimentos: movimentos retilíneos. 1. Uma criança lança uma bola verticalmente para cima a partir de uma altura de 80 cm, comunicando-lhe uma velocidade inicial de módulo 4,0 ms -1. Considera o referencial com origem no solo e sentido positivo

Leia mais

Geometria Analítica. Geometria Analítica 28/08/2012

Geometria Analítica. Geometria Analítica 28/08/2012 Prof. Luiz Antonio do Nascimento luiz.anascimento@sp.senac.br www.lnascimento.com.br Conjuntos Propriedades das operações de adição e multiplicação: Propriedade comutativa: Adição a + b = b + a Multiplicação

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Posição e Coordenada de Referência Posição é o lugar no espaço onde se situa o corpo. Imagine três pontos

Leia mais

MOVIMENTO RETILÍNEO. Prof. Bruno Farias

MOVIMENTO RETILÍNEO. Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias Introdução Por que estudar mecânica? Porque o mundo,

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 7 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

9º Ano. Nível 1. Profº: Luciano Dias. Treindando Sinal e Conceitos

9º Ano. Nível 1. Profº: Luciano Dias. Treindando Sinal e Conceitos COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade Conteúdos: 1 - Movimento Uniformemente Variável 9º Ano Nível 1 Profº: Luciano Dias Treindando Sinal e Conceitos MUV s s 1. t 0 v0 t a. v v a. t 0 v v. a. s 0 01-

Leia mais

Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1

Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Leis de Kepler; Lei da gravitação universal; Peso. Leis de Kepler Denomina-se gravitação, a área da Física

Leia mais

Movimentos e forças Forças e movimentos. 07 Forças e movimentos

Movimentos e forças Forças e movimentos. 07 Forças e movimentos Movimentos e forças Forças e movimentos 07 Forças e movimentos A explorar: De que modo as forças afetam os movimentos dos corpos? 07 Forças e movimentos Inércia Massa de um corpo e aceleração Lei fundamental

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 29: O cálculo de áreas 15/06/2015 2 Cálculo de área na Antiguidade Antes do século XVII, estudavam-se figuras e sólidos geométricos com

Leia mais

Física I. Aula 03: Movimento em um Plano. Tópico 03: Movimento de Projéteis. Observação

Física I. Aula 03: Movimento em um Plano. Tópico 03: Movimento de Projéteis. Observação Aula 03: Movimento em um Plano Tópico 03: Movimento de Projéteis Todo mundo sabe que brasileiro é doido por futebol, mas dos que gostam de futebol, muitos não gostam de Física. Mas você sabia que tem muita

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 20 de novembro 2015 Ano Letivo: 2015/2016 90 min 1. Num estudo de movimentos verticais,

Leia mais

Movimento Unidimensional

Movimento Unidimensional Movimento Unidimensional Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral I Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como descrever o movimento unidimensional em termos da velocidade

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Identificar as características de um movimento unidimensional com ênfase no movimento retilíneo.

FÍSICA - I. Objetivos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Identificar as características de um movimento unidimensional com ênfase no movimento retilíneo. FÍSICA - I MVIMENT EM UMA DIMENSÃ Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio bjetivos Identificar as características de um movimento unidimensional com ênfase no movimento retilíneo. Estabelecer os conceitos de deslocamento,

Leia mais

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO É um movimento em que a velocidade varia uniformemente no decorrer do tempo. Isto é, o móvel apresenta iguais variações de velocidade em intervalos de tempo iguais. No MUV

Leia mais

Desconsidere os efeitos do trabalho muscular após o início do salto. a) 4 m/s b) 6 m/s c) 7 m/s d) 8 m/s e) 9 m/s

Desconsidere os efeitos do trabalho muscular após o início do salto. a) 4 m/s b) 6 m/s c) 7 m/s d) 8 m/s e) 9 m/s 1. Em julho de 009 comemoramos os 40 anos da primeira viagem tripulada à Lua. Suponha que você é um astronauta e que, chegando à superfície lunar, resolva fazer algumas brincadeiras para testar seus conhecimentos

Leia mais

FQA Ficha 9 Exercícios variados

FQA Ficha 9 Exercícios variados ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS FQA Ficha 9 Exercícios variados 11.º Ano Turma A e B 10 novembro 2014 NOME Nº Turma 1. Um grupo de alunos realizou a atividade de laboratório AL-1.4 - Satélite geostacionário

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 4 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias 1 Conteúdos: - Velocidade Média - Função horária da Posição do MU - Função horária da Posição do MUV - Função horária da Velocidade do MUV - Equação de Torricelli COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade

Leia mais

Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Gravitação Universal Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Modelos planetários; As leis de Kepler; Lei da gravitação universal. INTRODUÇÃO Denomina-se gravitação, a área da Física

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA. FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I 1. Queda Livre

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA. FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I 1. Queda Livre UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I 2 a Atividade Prática: Queda Livre Professor(a): turma: Data da realização do experimento: / / Data

Leia mais

Tópicos Especiais em Física

Tópicos Especiais em Física Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral Vídeo-aula 2: cosmologia e relatividade geral 18/06/2011 Cosmologia: aspectos históricos Fundamentos da Relatividade Geral Cosmologia

Leia mais

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada Tecnologia em Construção Civil Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores 1) De volta para casa. Normalmente, você faz uma viagem

Leia mais

EX 1 - Preencha as colunas ao lado. é um número racional? é um número real? -5,34 ( ) sim ( ) não ( ) sim ( ) não ( ) sim ( ) não ( ) sim ( ) não 4

EX 1 - Preencha as colunas ao lado. é um número racional? é um número real? -5,34 ( ) sim ( ) não ( ) sim ( ) não ( ) sim ( ) não ( ) sim ( ) não 4 /1 prof. Marta EXERCÍCIOS EX 1 - Preencha as colunas ao lado. é um número racional? é um número real? -5,3 ( ) sim ( ) não ( ) sim ( ) não π = 3,1159... ( ) sim ( ) não ( ) sim ( ) não ( ) sim ( ) não

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º teste sumativo de FQA 24. novembro. 2014 Versão 1 11º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 11 páginas

Leia mais

CIÊNCIAS 9 ANO PROF.ª GISELLE PALMEIRA PROF.ª MÁRCIA MACIEL ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIAS 9 ANO PROF.ª GISELLE PALMEIRA PROF.ª MÁRCIA MACIEL ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS 9 ANO PROF.ª MÁRCIA MACIEL ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª GISELLE PALMEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ser humano e saúde 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 21 Conteúdos Aula 21.1 - Forças Aula

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS 11) A análise dimensional tem a sua devida importância na solução de problemas do Ensino Médio onde, na Mecânica, qualquer grandeza pode ser expressa em função das grandezas fundamentais como a massa (M),

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão

CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão 1 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no

Leia mais

CAPÍTULO 2 - MECÂNICA. MOVIMENTOS A parte da Física que estuda os movimentos é a Mecânica. Ela está dividida em três partes:

CAPÍTULO 2 - MECÂNICA. MOVIMENTOS A parte da Física que estuda os movimentos é a Mecânica. Ela está dividida em três partes: Física CAPÍTULO 2 - MECÂNICA MOVIMENTOS A parte da Física que estuda os movimentos é a Mecânica. Ela está dividida em três partes: Cinemática: estuda os movimentos, sem levar em conta as causas que os

Leia mais

Gráficos MRU e MRUV- Posição (X) em função do tempo (t) MRU MRUV

Gráficos MRU e MRUV- Posição (X) em função do tempo (t) MRU MRUV Gráficos MRU e MRUV- Posição (X) em função do tempo (t) MRU x = x + v. t o MRUV x= x + v. t+ o o a t 2 2 Gráficos MRU e MRUV velocidade em função do tempo MRU v cons tan te MRUV v = v o + a. t Gráficos

Leia mais

Cinemática Escalar. DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se

Cinemática Escalar. DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se Cinemática Escalar DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se preocupar com suas causas. REFERENCIAL: É o lugar onde está localizado de fato um observador em relação ao qual um dado fenômeno está sendo analisado.

Leia mais

1) No instante t = 0 s, um carrinho cuja equação da velocidade era v = 10 2t, no SI, estava na posição de 8 m de certa trajetória retilínea.

1) No instante t = 0 s, um carrinho cuja equação da velocidade era v = 10 2t, no SI, estava na posição de 8 m de certa trajetória retilínea. 1) No instante t = 0 s, um carrinho cuja equação da velocidade era v = 10 2t, no SI, estava na posição de 8 m de certa trajetória retilínea. t = 0s V = 10 - st V = Vo + at So = 8m S = So + Vot + 9/2 t²

Leia mais

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 # Velocidade escalar média # Movimento retilíneo uniforme # Movimento retilíneo uniformemente variado # Movimento de queda livre dos corpos # Movimento

Leia mais

Capítulo 6. Gravitação Universal

Capítulo 6. Gravitação Universal Capítulo 6 Gravitação Universal Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem,

Leia mais

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Movimento em 3 dimensões. Posição e vetor Velocidade

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Movimento em 3 dimensões. Posição e vetor Velocidade Fisica I IO Movimento em 3 dimensões Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Posição e vetor Velocidade 1 Durante o intervalo de tempo t a partícula se move do ponto P 1 onde

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

LANÇAMENTO HORIZONTAL

LANÇAMENTO HORIZONTAL LANÇAMENTO HORIZONTAL Quando um corpo é lançado horizontalmente no vácuo, ele descreve uma trajetória parabólica em relação à superfície terrestre. Esse movimento pode ser considerado como o resultado

Leia mais

Título da Aula: MOVIMENTO PARABÓLICO, A PARTIR DO LANÇAMENTO DE FOGUETES DIDÁTICOS

Título da Aula: MOVIMENTO PARABÓLICO, A PARTIR DO LANÇAMENTO DE FOGUETES DIDÁTICOS Título da Aula: MOVIMENTO PARABÓLICO, A PARTIR DO LANÇAMENTO DE FOGUETES DIDÁTICOS Disciplina: Física Tema a ser trabalhado: Cinemática Conteúdo: Movimento Parabólico. Nível de ensino: Ensino Médio Série:

Leia mais

Conceitos pré-relativísticos. Transformações de Galileu. Princípio da Relatividade de Galileu. Problema com a dinâmica newtoniana

Conceitos pré-relativísticos. Transformações de Galileu. Princípio da Relatividade de Galileu. Problema com a dinâmica newtoniana Vitor Oguri Conceitos pré-relativísticos Transformações de Galileu Princípio da Relatividade de Galileu Problema com a dinâmica newtoniana O espaço-tempo de Einstein Medições de tempo Medições de distância

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Lançamentos Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Lançamentos Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Lançamentos Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Queda dos corpos Quando um corpo é lançado verticalmente para cima verificaremos que ele sobe até

Leia mais

CÁLCULO. Antonio Carlos Brolezzi

CÁLCULO. Antonio Carlos Brolezzi CÁLCULO Antonio Carlos Brolezzi A Geometria surgiu por necessidades praticas e estéticas, ajudando a descrever formas da natureza e criadas pelo homem. Na Grecia antiga, o ambiente de debates e as trocas

Leia mais

Ficheiros âssociâdos:

Ficheiros âssociâdos: Ficha do professor Domínio - Mecâ nicâ 1 AL 1.1. QUEDA LIVRE: FORÇA GRAVÍTICA E ACELERA- ÇÃO DA GRAVIDADE Autora: Fernanda Neri TI-Nspire Palavras-chave: Movimento de queda livre; Forças; Massa; Velocidade

Leia mais

INTRODUÇÃO GERAL. Capítulo 1 Introdução à Física, 2. Capítulo 2 Introdução ao estudo dos movimentos, 14. Capítulo 3 Estudo do movimento uniforme, 30

INTRODUÇÃO GERAL. Capítulo 1 Introdução à Física, 2. Capítulo 2 Introdução ao estudo dos movimentos, 14. Capítulo 3 Estudo do movimento uniforme, 30 Sumário Parte 1 Parte 2 INTRODUÇÃO GERAL Capítulo 1 Introdução à Física, 2 1. Introdução, 2 2. O que é a Física, 2 3. Ramos da Física, 3 4. O Universo, 3 5. Física e Matemática, 4 6. Método em Física,

Leia mais

Manual de Orientações Metodológicas para o Professor

Manual de Orientações Metodológicas para o Professor Manual de Orientações Metodológicas para o Professor Física Ensino Médio Caderno 5 Abordagem dos Assuntos O caderno 5 inicia o estudo da Física com a Cinemática, área da mecânica que tem como preocupação

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DOS DOMÍNIOS POR PERÍODO

DISTRIBUIÇÃO DOS DOMÍNIOS POR PERÍODO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de Matemática 11.º ano Ano Letivo de 2016/2017 Manual adotado: Máximo 11 Matemática A 11.º ano Maria Augusta Ferreira

Leia mais

Experimento científico para a determinação da aceleração da gravidade local empregando materiais de baixo custo

Experimento científico para a determinação da aceleração da gravidade local empregando materiais de baixo custo Experimento científico para a determinação da aceleração da gravidade local empregando materiais de baixo custo Marcos Aurélio da Silva 1 1 Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto

Leia mais

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente

Leia mais

A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o homem.

A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o homem. FRANCIS BACON Ocupou cargos políticos importantes no reino britânico; Um dos fundadores do método indutivo de investigação científica; Saber é poder ; A ciência é um instrumento prático de controle da

Leia mais

Física A Extensivo V. 2

Física A Extensivo V. 2 Extensivo V. Resolva Aula 5 5.) A a = v v t t a = 3 4 Veículo A (MRU) Pelo ráfico v A = m/s = x A = + v A Veículo B (MRUV) Pelo ráfico a B = t = 5 = 5 m/s x B = x B + v B + a x B = (5) x B = 5 t A ultrapassaem

Leia mais

Apresentação: Movimento unidimensional

Apresentação: Movimento unidimensional Apresentação: Movimento unidimensional INTRODUÇÃO Um objeto em movimento uniformemente acelerado, ou seja, com aceleração constante, é um importante caso da cinemática. O exemplo mais comum desse tipo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 018/019 DISCIPLINA: Matemática A ANO: 11º CURSO GERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Total de aulas previstas: 15 Mês Unidades Temáticas Conteúdos Conteúdos programáticos Descritores N.º Aulas Avaliação Primeiro

Leia mais

Fundamentos de Mecânica

Fundamentos de Mecânica Fundamentos de Mecânica 45 Lista de exercícios Primeiro semestre de Os exercícios da lista deverão ser todos feitos. Não há necessidade de entregá-los. O conteúdo será cobrado nas provas e provinhas, ao

Leia mais