Resumo Aula-tema 09: Evolução dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação nos BRICS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resumo Aula-tema 09: Evolução dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação nos BRICS"

Transcrição

1 Resumo Aula-tema 09: Evolução dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação nos BRICS Esta aula tratará da análise e comparação dos indicadores de Ciência Tecnologia e Inovação nos BRICS. Vimos nas aulas tema 1 e 2 que a inovação tecnológica foi colocada como fator vital para o crescimento e desenvolvimento dos países. O Projeto Econômico para a América Latina colocava este tema como primordial para o desenvolvimento com equidade. Nesta aula vamos discutir como os Países dos BRICS estão tratando o tema e como isto pode contribuir para o crescimento econômico dos países do grupo a longo prazo. Como ressaltamos acima, o progresso tecnológico é um dos principais determinantes do desenvolvimento econômico a longo prazo. Logo, é imperativo conhecer o processo gerador e difusor de tecnologia, bem como saber se existem políticas públicas para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). Assim, este texto faz um panorama sobre os principais indicadores de C,T&I de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), ressaltando os principais avanços que cada país vem realizando nos últimos anos e suas perspectivas. Inicialmente apresentaremos os dados dos 4 países que faziam parte dos BRICS. A África do Sul, incorporada em 2011, possui programas para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Vale destacar os programas voltados à tecnologia sustentável. Na Tabela 1, observa-se a evolução do indicador mais usual de C,T&I, que são os gastos domésticos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Dentre os 4 países que compunham inicialmente os BRICS, a China apresentou o maior percentual em relação ao PIB, tendo uma tendência de crescimento no período. A Índia, por sua vez, ficou com o menor valor e teve tendência de queda. O Brasil apresentou poucas oscilações, ficando em torno de 1,0 % do PIB. Além disso, nessa mesma tabela, também se pode verificar que há dois grupos: os que apresentaram aumento de gastos em P&D e os que os reduziram. A China apresentou um grande aumento na participação, seguida pelo Brasil, ainda que com um crescimento mais moderado. Rússia e Índia mantiveram percentuais relativamente estáveis.

2 A evolução nos indicadores de C,T&I é um esforço conjunto entre as esferas pública e privada de cada país. Cabe então uma análise sobre a distribuição dos gastos em P&D nos diversos setores de atuação dos 4 países que compunham os BRICS, sumarizada pela Tabela 2. Deve-se destacar que Índia e Brasil têm os maiores percentuais de gastos por parte do governo e das instituições de ensino e pesquisa, enquanto, nos demais, o maior percentual dos gastos fica a cargo do setor privado. A Figura 1 detalha os gastos em P&D privados nos 4 países que compunham inicialmente os BRICS. A Índia foi o único país que mostrou decréscimo durante todo o período. Comparando os 4 países com outro país em desenvolvimento, como o México, constata-se que as empresas mexicanas apresentaram uma trajetória de constante crescimento tal como Brasil e China, ainda que em magnitude inferior.

3 Através da Tabela 3, pode-se fazer uma análise mais apurada para o caso brasileiro. O crescimento dos gastos empresariais em C&T privados e estatais cresceram simultaneamente entre 2000 e 2007, sendo que o primeiro mantém a liderança. Outro indicador relevante é relacionado ao capital humano, que mensura o número de pesquisadores por mil habitantes nos países, como pode ser visto na Tabela 4. A Rússia é o país com o maior número de pesquisadores por mil habitantes, fruto da era soviética de pesquisa militar. Dentre 4 países, a China está crescendo a taxas elevadas e o Brasil está estagnado em torno de 1 pesquisador por mil habitantes. Ademais, vale ressaltar também o número de artigos publicados em periódicos científicos, um indicador do desempenho científico do país. Entre 1981 e

4 2006, o número de artigos publicados cresceu significativamente na maioria dos países, todavia, em 2006, têm-se alterações importantes. A Rússia apresentou uma redução de 12% do número de artigos e, em sentido oposto, a China salta da última posição para a liderança do grupo devido a um crescimento avassalador, acima de %. Quanto ao Brasil, este apresentou um crescimento significativo, de quase 800%, entretanto não foi suficiente para alcançar a Índia, que apresentou um desempenho abaixo de 10 % de crescimento, mas atingindo o número de artigos publicados em (Ver tabela 6 do capítulo 4 do livro texto) A Figura 2 ilustra a participação percentual do país em relação ao total mundial na produção de artigos científicos no período entre 1995 e 2005, ressaltando inclusive a participação de duas das principais economias do mundo, a saber, Estados Unidos e Japão. Os Estados Unidos foram responsáveis por 30% dos artigos totais, e o Japão, por quase 8%. Já o Brasil sequer alcançou a casa de 2%, enquanto a Rússia teve redução na participação. Quanto à China, em 10 anos ampliou em 4 pontos percentuais a sua representatividade, atingindo 5,9% e se aproximando do Japão.

5 Embora alguns países tenham apresentado uma evolução nos indicadores de esforço, nem todos lograram expansão no número de patentes, a qual está resumida na Tabela 8. Novamente, a China destacou-se, passando de 90, em 2000, para 433 patentes em 2005, uma elevação de cerca de 380 %. O Brasil passou de 34 patentes em 2000, para 59 patentes depositadas em 2005, aproximadamente 73,53% de crescimento. Vale ressaltar que o crescimento dos 4 países tem sido superior, em média, ao desempenho da OCDE. O conjunto dos 4 países teve um crescimento de 147,88% contra apenas aproximadamente 8,67% da OCDE. Todavia, os 4 membros, individualmente, em 2005, não alcançaram 1% do total de patentes no mundo. Brasil e Rússia assemelham-se, representando cerca de 0,1% das patentes registradas, a Índia possui uma representação de cerca de 0,2% das patentes, e a China, de 0,7%. O crescimento da Índia (0,41 %) superou o da China (0,33 %), no que tange ao subgrupo baixa e média-baixa tecnologia. O Brasil, por sua vez, foi superior à Rússia, com um crescimento de 0,15 % ante um crescimento de 0,04 %. Os quatro países que compunham os BRICS inicialmente apresentaram crescimento superior em relação à média dos países da OCDE. Em relação à indústria, Brasil e Rússia obtiveram crescimentos inferiores, ao passo que a OCDE novamente apresentou um crescimento médio inferior ao 4 países em análise. Outro importante indicador é a exportação de equipamentos ligados à ciência e à tecnologia. A Tabela 10 mostra um relativo aumento das exportações nesse quesito. Entre os 4 países, a China destaca-se novamente, evidenciando um crescimento exponencial e atingindo o patamar de 300 milhões de dólares em 2006.

6 Outros 3 países membros também apresentaram crescimento, contudo, com taxas muito aquém da chinesa. O Brasil, por sua vez, firmou-se como o segundo maior exportador do grupo, passando de US$ milhões de dólares, em 2000, para US$ milhões, em Apesar de esses países apresentarem comportamento similar quanto à tendência dos indicadores analisados, possuem, também, diferenças substanciais nas magnitudes do esforço e do resultado tecnológico. Pode-se finalmente considerar que, mesmo diante da heterogeneidade, existe um esforço comum, no qual a África do Sul que foi incorporada em 2011 se insere, em investir na construção de um sistema científico e de inovação qualificado, capaz de promover a esses países uma inserção internacional em termos de geração de conhecimento científico e tecnológico. Contudo, cabe destacar que a China está andando mais rápido do que os demais países do grupo, podendo manter a liderança em termos de crescimento econômico por conta disto. Conceitos Fundamentais Capital Humano valorização da força de trabalho, o trabalhador é tido como um ativo intangível da organização, capaz de propor e se adaptar a mudanças mercadológicas. Ciência Conhecimento, informação. Conjunto organizado de conhecimentos sobre determinado objeto, em especial os obtidos mediante a observação dos fatos e um método próprio.

7 Inovação Introdução de novos produtos ou serviços ou de novas técnicas para sua produção ou funcionamento. Pode consistir na aplicação prática de uma invenção, devidamente desenvolvida. Além do grande impacto que podem produzir e na própria vida social, as inovações têm um importante papel de estímulo a atividade econômica, na medida em que implicam novos investimentos. Pesquisa e desenvolvimento Setor da organização empresarial com a função de realizar pesquisas básicas (cientificas) e aplicadas, além de desenvolver protótipos e processos, visando particularmente a sua aplicação comercial. Patentes Documento emitido pelo governo dando a determinada pessoa física ou jurídica o monopólio sobre uma invenção por tempo determinado. O detentor da patente é o único que pode fabricar usar, vender ou autorizar a utilização do invento durante um período. Tecnologia Abrange o conjunto de conhecimentos aplicados pelo homem para atingir determinados fins. Referências DAMASCENO, Aderbal O. D. et al. Desenvolvimento econômico. 1ª ed. Campinas: Alínea, Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: < Acesso em: 15 Jul SOUSA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento econômico. 5ª ed. São Paulo: Atlas, VIAN, Carlos E. F.; PELLEGRINO, Anderson C.; PAIVA, Claudio C.. Economia: fundamentos e práticas aplicados à realidade brasileira. 1ª ed. Campinas: Alínea, 2005.

SEÇÃO 1 Panorama Internacional. Petróleo 1.1 Reservas 1.2 Produção 1.3 Refino 1.4 Preços. Gás Natural 1.5 Reservas 1.6 Produção

SEÇÃO 1 Panorama Internacional. Petróleo 1.1 Reservas 1.2 Produção 1.3 Refino 1.4 Preços. Gás Natural 1.5 Reservas 1.6 Produção SEÇÃO 1 Panorama Internacional Petróleo 1.1 Reservas 1.2 Produção 1.3 Refino 1.4 Preços Gás Natural 1.5 Reservas 1.6 Produção 1 Esta seção apresenta informações sobre o desempenho da indústria mundial

Leia mais

O indicador do clima econômico melhora na América Latina, mas piora no Brasil

O indicador do clima econômico melhora na América Latina, mas piora no Brasil jan/03 jul/03 jan/04 jul/04 jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 13 de Fevereiro de 14 Indicador IFO/FGV

Leia mais

Exportação brasileira de produtos no geral

Exportação brasileira de produtos no geral 1 Exportação brasileira de produtos no geral A balança comercial brasileira registrou superávit no acumulado de 2018 até outubro, de US$ 47 bilhões, com exportações de US$ 199 bilhões e importações de

Leia mais

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Setor de Construção Paulista apresenta sinais de recuperação Outubro/12 A atividade do setor da Construção de São Paulo apresenta comportamento de retração

Leia mais

O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 2009

O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 2009 13 de agosto de 14 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina 90 84 O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 09 O indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina (ICE)

Leia mais

Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo

Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo Junho 211 Boletim nº 2 Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo Dispêndio em P&D no Estado de São Paulo atingiu, em 21, o maior valor real dos últimos anos O valor chegou a quase R$ 2

Leia mais

Política Fiscal CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA. Consultoria Desenvolvendo soluções, alavancando resultados!

Política Fiscal CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA. Consultoria Desenvolvendo soluções, alavancando resultados! Política Fiscal 2 CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA Consultoria Desenvolvendo soluções, alavancando resultados! Política Fiscal Neste Sumário serão analisados os principais indicadores de Política Fiscal.

Leia mais

Clima econômico da América Latina melhora um pouco apesar de piora no Brasil

Clima econômico da América Latina melhora um pouco apesar de piora no Brasil jul/00 jul/01 jul/02 jul/03 jul/04 jul/05 jul/06 jul/07 jul/08 jul/09 jul/10 jul/11 jul/12 jul/13 jul/14 jul/15 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina Abril/2014 Julho/2015

Leia mais

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Nova queda na atividade do setor de construção paulista Maio/14 O nível de atividade em abril recuou (-2,0 pontos), após permanecer inalterado em março, caindo

Leia mais

CRÉDITO E JUROS SETEMBRO DE 2002

CRÉDITO E JUROS SETEMBRO DE 2002 CRÉDITO E JUROS SETEMBRO DE 2 O Brasil mantém a característica de ser um dos países em desenvolvimento de maior taxa básica de juros e spreads bancários. É também um país de baixa relação entre o crédito

Leia mais

Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial

Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira cresceu 0,1% no

Leia mais

O Brasil lidera a piora do clima econômico na América Latina

O Brasil lidera a piora do clima econômico na América Latina O Brasil lidera a piora do clima econômico na América Latina Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina Situação Atual Expectativas Janeiro/2019 Abril/2019 Janeiro/2019 Abril/2019 Janeiro/2019

Leia mais

Exterior. Ano II Jul/14. Rafael Lima Batista André Ribeiro Luciano Nakabashi

Exterior. Ano II Jul/14. Rafael Lima Batista André Ribeiro Luciano Nakabashi No segundo trimestre de 2014, o Brasil apresentou um saldo na balança comercial de US$ 3,504 bilhões. No total foram exportados US$ 59,706 bilhões e importados US$ 56,202. Esse desempenho positivo se deve,

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Maio/14 Produção industrial cai em maior ritmo dos últimos 10 meses A indústria continuou apresentando baixa produção em abril. O indicador caiu 0,2 ponto na

Leia mais

INDICADORES DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA

INDICADORES DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA Indicadores CNI INDICADORES DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA Indústria brasileira perde participação na economia mundial A indústria brasileira continua a apresentar desempenho negativo no mercado mundial,

Leia mais

Piora das expectativas sinaliza desaceleração do crescimento na América Latina e no Mundo

Piora das expectativas sinaliza desaceleração do crescimento na América Latina e no Mundo out/00 out/01 out/02 out/03 out/04 out/05 out/06 out/07 out/08 out/09 out/10 out/11 out/12 out/13 out/14 out/15 Novembro 2015 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina

Leia mais

Figura 1 Destino das exportações do Brasil (acumulado em 12 meses, em bilhões US$ de Maio/2017)

Figura 1 Destino das exportações do Brasil (acumulado em 12 meses, em bilhões US$ de Maio/2017) Ano V Julho/217 O Boletim de Comércio Exterior de Jul./217 traz informações dos principais destinos dos itens exportados por Brasil, estado de São Paulo, Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP),

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Balança Comercial do Agronegócio Fevereiro/2016 I Resultados do mês (comparativo fev/2016 fev/2015)

Leia mais

O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina recua em julho

O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina recua em julho jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 jul/14 jan/15 jul/15 jan/16 jul/16 jan/17 jul/17 Agosto de 2017 O Indicador

Leia mais

EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO S Volume exportado cresce, mas faturamento se mantém estável no início de 2019 O volume exportado de produtos do agronegócio cresceu 8% de janeiro a abril de 2019 frente ao mesmo período do ano passado.

Leia mais

DESEMPENHO DA INDÚSTRIA NO MUNDO

DESEMPENHO DA INDÚSTRIA NO MUNDO Indicadores CNI DESEMPENHO DA INDÚSTRIA NO MUNDO Produtos manufaturados brasileiros recuperam participação no mercado mundial Em 2016, os produtos manufaturados brasileiros recuperam competitividade no

Leia mais

Indicadores Macro para o Brasil na área de Ciência e Tecnologia

Indicadores Macro para o Brasil na área de Ciência e Tecnologia Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimentos ACAD Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação Indicadores Macro para

Leia mais

Fluxos de comércio internacional nos setores de insumos básicos de Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) no período

Fluxos de comércio internacional nos setores de insumos básicos de Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) no período Fluxos de comércio internacional nos setores de insumos básicos de Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) no período 1996-2007 Clésio Lourenço Xavier * Daniela Fernanda Yamane ** RESUMO - Nas duas últimas

Leia mais

EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO S 1º QUADRIMESTRE 2018 Desvalorização do Real eleva receita do setor no início de 2018 As vendas externas do agronegócio brasileiro mantiveram-se em alta no início deste ano. Em 2018, as turbulências no

Leia mais

DESEMPENHO MACROECONÔMICO NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2002

DESEMPENHO MACROECONÔMICO NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2002 DESEMPENHO MACROECONÔMICO NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2002 Nos nove primeiros meses de 2002, a economia brasileira cresceu 0,9% em relação ao mesmo período de. No terceiro trimestre de 2002, o aumento foi

Leia mais

Comércio Exterior JULHO/2018. Exportações catarinenses crescem em julho voltam a superar

Comércio Exterior JULHO/2018. Exportações catarinenses crescem em julho voltam a superar Comércio Exterior JULHO/2018 Exportações catarinenses crescem em julho voltam a superar, valores acumulados de 2017 O desempenho do comércio exterior catarinense, em julho de 2018, resultou em um valor

Leia mais

OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO RIO DE JANEIRO

OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO RIO DE JANEIRO Estabelecimentos, emprego formal e rendimentos: NOTA CONJUNTURAL NOVEMBRO DE 2013 Nº26 OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO RIO DE JANEIRO NOTA CONJUNTURAL NOVEMBRO DE 2013 Nº26 PANORAMA GERAL Esta nota analisa o perfil

Leia mais

Clima econômico da América Latina melhora em abril, mas permanece desfavorável

Clima econômico da América Latina melhora em abril, mas permanece desfavorável abr/01 abr/02 abr/03 abr/04 abr/05 abr/06 abr/07 abr/08 abr/09 abr/10 abr/11 abr/12 abr/13 abr/14 abr/15 abr/16 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina JANEIRO/2016 ABRIL/2016 72 74 Situação

Leia mais

Clipping Relatório UNESCO de Ciências 2010 Matérias publicadas na imprensa entre os dias 10 a 16 de novembro de 2010

Clipping Relatório UNESCO de Ciências 2010 Matérias publicadas na imprensa entre os dias 10 a 16 de novembro de 2010 Clipping Relatório UNESCO de Ciências 2010 Matérias publicadas na imprensa entre os dias 10 a 16 de novembro de 2010 2 Data: 10.11.2010 Veículo: Agência Brasil Tipo de publicação: eletrônica Unesco mostra

Leia mais

Clima Econômico da América Latina piora com expectativas menos favoráveis

Clima Econômico da América Latina piora com expectativas menos favoráveis abr/06 ago/06 dez/06 abr/07 ago/07 dez/07 abr/08 ago/08 dez/08 abr/09 ago/09 dez/09 abr/10 ago/10 dez/10 abr/11 ago/11 dez/11 abr/12 ago/12 dez/12 abr/13 ago/13 dez/13 abr/14 ago/14 dez/14 abr/15 ago/15

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS DEZEMBRO/2015 Resumo de desempenho Dezembro 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês mês

Leia mais

Os Bancos nunca perdem

Os Bancos nunca perdem Boletim Econômico Edição nº 85 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Os Bancos nunca perdem 1 Dados patrimoniais dos gigantes do Sistema Financeiro Nacional O total

Leia mais

NÍVEL DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA CAPIXABA RECUA EM NOVEMBRO EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO E DO EMPREGO NA INDÚSTRIA DO ESPÍRITO SANTO. 53,3 Aumento 50 Queda

NÍVEL DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA CAPIXABA RECUA EM NOVEMBRO EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO E DO EMPREGO NA INDÚSTRIA DO ESPÍRITO SANTO. 53,3 Aumento 50 Queda NÍVEL DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA CAPIXABA RECUA EM NOVEMBRO O indicador do nível de produção da indústria capixaba registrou 49,3 pontos em novembro de 2018, o que representou uma queda de 4,0 pontos na

Leia mais

Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Química. Luiz Carlos Dias UNICAMP Coordenador da Área de Química na CAPES

Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Química. Luiz Carlos Dias UNICAMP Coordenador da Área de Química na CAPES Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Química Luiz Carlos Dias UNICAMP Coordenador da Área de Química na CAPES DISTRIBUIÇÃO E VARIAÇÃO DE NOTAS NA ÁREA DE QUÍMICA - 2007-2009 Slide 5 de 15

Leia mais

INDICADORES DE CIÊNCIA,TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NOS PAÍSES DA OCDE:

INDICADORES DE CIÊNCIA,TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NOS PAÍSES DA OCDE: INDICADORES DE CIÊNCIA,TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NOS PAÍSES DA OCDE: TENDÊNCIAS DOS INVESTIMENTOS EM P&D E REFLEXOS NOS PADRÕES DE COMÉRCIO O Relatório Science, Technology and Industry Scoreboard, divulgado

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR MAIO/2019. Exportações catarinenses atingem maior valor para o período desde o início da série histórica JAN-MAI 2019

COMÉRCIO EXTERIOR MAIO/2019. Exportações catarinenses atingem maior valor para o período desde o início da série histórica JAN-MAI 2019 COMÉRCIO EXTERIOR MAIO/2019 Exportações catarinenses atingem maior valor para o período desde o início 000000 da série histórica De janeiro a maio deste ano, as exportações catarinenses atingiram US$ 3,77

Leia mais

Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira

Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar e

Leia mais

Produção Industrial de Mato Grosso retoma o crescimento

Produção Industrial de Mato Grosso retoma o crescimento Ano 7, nº 10, Outubro de 2018 Produção Industrial de Mato Grosso retoma o crescimento Depois do declínio apontado em setembro, a produção das indústrias matogrossenses volta a ficar acima da linha média,

Leia mais

Produção industrial mato-grossense retorna crescimento

Produção industrial mato-grossense retorna crescimento Produção industrial mato-grossense retorna crescimento A queda da produção em maio, provocada pela greve de caminhoneiros, foi compensada pelo aumento em junho. O índice da produção se elevou 9 pontos

Leia mais

Nota de Crédito PJ-PF

Nota de Crédito PJ-PF Nota de Crédito PJ-PF Maio 2015 Fonte: BACEN Base: Março de 2015 Sumário Executivo A Nota de Crédito com dados das operações relativas ao mês de março apresenta maior abertura das operações, tanto para

Leia mais

Inovação: Lições de Inovação que Vêm da China (Homenagem a Antônio Barros de Castro)

Inovação: Lições de Inovação que Vêm da China (Homenagem a Antônio Barros de Castro) 22 de agosto de 2011 - IEDI Inovação: Lições de Inovação que Vêm da China (Homenagem a Antônio Barros de Castro) Esta é uma singela homenagem a Antônio Barros de Castro, falecido ontem no Rio de Janeiro.

Leia mais

ANO 18. #03. MAR 2017 SONDAGEM INDUSTRIAL

ANO 18. #03. MAR 2017 SONDAGEM INDUSTRIAL ANO 18. #03. MAR 2017 ANO 18. #03. MAR 2017 INDICADORES SINALIZAM MELHORA DA ATIVIDADE Em março, os resultados da Sondagem Industrial de Minas Gerais indicaram que a atividade industrial apresentou melhora

Leia mais

Panorama do Mercado de Trabalho. Centro de Políticas Públicas do Insper

Panorama do Mercado de Trabalho. Centro de Políticas Públicas do Insper Panorama do Mercado de Trabalho Centro de Políticas Públicas do Insper Março de 2017 Apresentação Com o objetivo de ampliar o debate sobre a economia brasileira e o mercado de trabalho e difundir informações

Leia mais

A ECONOMIA NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2003 CRESCIMENTO MODESTO PUXADO PELA INDÚSTRIA

A ECONOMIA NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2003 CRESCIMENTO MODESTO PUXADO PELA INDÚSTRIA A ECONOMIA NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 23 CRESCIMENTO MODESTO PUXADO PELA INDÚSTRIA O PIB brasileiro registrou crescimento de,4% no terceiro trimestre de 23, na comparação com o trimestre anterior (ajustado

Leia mais

Comércio Exterior JUNHO/2018

Comércio Exterior JUNHO/2018 Comércio Exterior JUNHO/2018 Em junho, as exportações catarinenses apresentaram a, segunda queda consecutiva O desempenho do comércio exterior catarinense em junho de 2018 resultou em um valor exportado

Leia mais

Comércio Exterior AGOSTO/2018. Exportações catarinenses têm forte salto no acumulado. de 2018 JAN-AGO 2018

Comércio Exterior AGOSTO/2018. Exportações catarinenses têm forte salto no acumulado. de 2018 JAN-AGO 2018 Comércio Exterior AGOSTO/2018 Exportações catarinenses têm forte salto no acumulado, de 2018 O desempenho do comércio exterior catarinense, em agosto de 2018, resultou em um valor exportado de US$ 1.201,04

Leia mais

Indústria Geral - Crescimento % com relação Mês Anterior Produção Física com Ajuste Sazonal 1,6 1,3 1,3 0,1 0,4 0,3 -0,3 -0,6 -1,1-1,7

Indústria Geral - Crescimento % com relação Mês Anterior Produção Física com Ajuste Sazonal 1,6 1,3 1,3 0,1 0,4 0,3 -0,3 -0,6 -1,1-1,7 PRODUÇÃO INDUSTRIAL DESEMPENHO EM MAIO DE : BRASIL E PAÍSES SELECIONADOS Os dados divulgados no dia 8 de julho pelo IGBE relativos ao desempenho da produção industrial no mês de maio revelam uma queda

Leia mais

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Setembro/14 Setor de construção exibe desaceleração do ritmo de queda na atividade em agosto O nível de atividade em agosto avançou 7,0 pontos em agosto, após

Leia mais

Visão. O potencial inovador das empresas brasileiras. do Desenvolvimento. nº abr 2011

Visão. O potencial inovador das empresas brasileiras. do Desenvolvimento. nº abr 2011 Visão do Desenvolvimento nº 94 29 abr 2011 O potencial inovador das empresas brasileiras Por Filipe Lage de Sousa Economista da APE Mais de 100 companhias têm requisitos necessários para investir em inovação

Leia mais

PERSPECTIVAS DO SETOR EXTERNO CATARINENSE DIANTE DA CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL

PERSPECTIVAS DO SETOR EXTERNO CATARINENSE DIANTE DA CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL PERSPECTIVAS DO SETOR EXTERNO CATARINENSE DIANTE DA CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL Mohamed Amal 1 INTRODUÇÃO O setor exportador de Santa Catarina apresentou um desempenho relativamente linear durante o

Leia mais

Clima econômico mundial melhora, mas continua piorando na América Latina. Momento ainda é de cautela

Clima econômico mundial melhora, mas continua piorando na América Latina. Momento ainda é de cautela jan/99 jan/00 jan/01 jan/02 jan/03 jan/04 jan/05 jan/06 jan/07 jan/08 jan/09 jan/10 jan/11 jan/12 jan/13 jan/14 jan/15 Fevereiro 15 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS SETEMBRO/2015 Resumo de desempenho Setembro 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre mês mês do ano ano

Leia mais

A indústria brasileira do aço e a infraestrutura

A indústria brasileira do aço e a infraestrutura A indústria brasileira do aço e a infraestrutura Marco Polo de Mello Lopes Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil São Paulo 04.10.2017 I N S T I T U T O A Ç O B R A S I L ESSENCIAL INOVADOR DURÁVEL

Leia mais

Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina avança e se aproxima da zona de avaliação favorável

Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina avança e se aproxima da zona de avaliação favorável abr/05 out/05 abr/06 out/06 abr/07 out/07 abr/08 out/08 abr/09 out/09 abr/10 out/10 abr/11 out/11 abr/12 out/12 abr/13 out/13 abr/14 out/14 abr/15 out/15 abr/16 out/16 abr/17 out/17 Novembro de 2017 Indicador

Leia mais

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL Fevereiro/2011 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL Presidente Milton Corlatti Departamento de Economia, Finanças e Estatística Alexander Messias

Leia mais

Seminário. A retomada da indústria: uma estratégia de longo prazo. Como fazer o upgrade das exportações brasileiras

Seminário. A retomada da indústria: uma estratégia de longo prazo. Como fazer o upgrade das exportações brasileiras Seminário A retomada da indústria: uma estratégia de longo prazo Como fazer o upgrade das exportações brasileiras Cláudia Prates Diretora de Empresas Agenda Evolução recente da indústria brasileira Como

Leia mais

Nota de Crédito PF. Fevereiro Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014

Nota de Crédito PF. Fevereiro Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014 Nota de Crédito PF Fevereiro 2015 Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014 Incertezas para renda e inadimplência Em 2014, o aumento próximo de 2,7% da renda real e a redução do desemprego em dezembro para 4,8%,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 24, DE 19 DE JUNHO DE 2007.

RESOLUÇÃO Nº 24, DE 19 DE JUNHO DE 2007. RESOLUÇÃO Nº 24, DE 19 DE JUNHO DE 2007. O CONSELHO DE MINISTROS DA CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR, conforme o deliberado na reunião realizada no dia 19 de junho de 2007, com fundamento no inciso XV do art.

Leia mais

Melhora nas expectativas lideram a melhora do clima econômico na América Latina e no Brasil

Melhora nas expectativas lideram a melhora do clima econômico na América Latina e no Brasil jul/1 jul/2 jul/3 jul/4 jul/5 jul/6 jul/7 jul/8 jul/9 jul/1 jul/11 jul/12 jul/13 jul/14 jul/15 jul/16 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina ABRIL/216 JULHO/216 74 79 Situação Atual 58

Leia mais

SISTEMA FARSUL MAPEAMENTO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE CARNE BOVINA:

SISTEMA FARSUL MAPEAMENTO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE CARNE BOVINA: SISTEMA FARSUL ASSESSORIA ECONÔMICA MAPEAMENTO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE CARNE BOVINA: 2006-2016 PORTO ALEGRE 2017 MAPEAMENTO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE CARNE BOVINA 1.0 INTRODUÇÃO E METODOLOGIA

Leia mais

Produtividade ainda menor: eficiência do trabalho no Brasil cai 3% em 2015

Produtividade ainda menor: eficiência do trabalho no Brasil cai 3% em 2015 O Globo, 12 de maio de 2016 Produtividade ainda menor: eficiência do trabalho no Brasil cai 3% em 2015 É o segundo maior recuo da América Latina, atrás apenas da Venezuela Por: Lucianne Carneiro RIO -

Leia mais

PPC OU PPP (PURCHASING POWER PARITY)

PPC OU PPP (PURCHASING POWER PARITY) PPC OU PPP (PURCHASING POWER PARITY) É um índice de ajuste dos salários e da renda per capita. O PPC leva em consideração o poder de compra de um determinado salário frente ao custo de vida do país que

Leia mais

Tabela 1 - Balança Comercial: janeiro outubro de 2015 em comparação com janeiro outubro de 2014

Tabela 1 - Balança Comercial: janeiro outubro de 2015 em comparação com janeiro outubro de 2014 INFORMATIVO Nº. 41. NOVEMBRO de 2015 COMÉRCIO BILATERAL BRASIL-CHINA Balança Comercial A corrente de comércio Brasil-China totalizou 58,6 bilhões entre janeiro e outubro de 2015, de acordo com dados divulgados

Leia mais

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX Icomex de dezembro referente a balança comercial de novembro Número 8 15.Dezembro.2017 O superávit da balança comercial é recorde, mas os fluxos de comércio Destaques

Leia mais

Economia volta a crescer, após ano perdido

Economia volta a crescer, após ano perdido TENDÊNCIAS Economia volta a crescer, após ano perdido (Atualizado em 10/01/2011) Por Neuto Gonçalves dos Reis* Embora tenha sido um ano perdido, a economia brasileira recuperou gradativamente o ritmo pré-crise.

Leia mais

EMPREGO E RENDA NO 1º SEMESTRE DE 2004 QUADRO PIOR COM SINAIS DE MELHORA EM MAIO/JUNHO

EMPREGO E RENDA NO 1º SEMESTRE DE 2004 QUADRO PIOR COM SINAIS DE MELHORA EM MAIO/JUNHO EMPREGO E RENDA NO 1º SEMESTRE DE 2004 QUADRO PIOR COM SINAIS DE MELHORA EM MAIO/JUNHO Em junho, a pesquisa de emprego do IBGE apurou uma taxa de desocupação de %, abaixo tanto da do mês anterior (%),

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR OUTUBRO/2018. Exportações de Santa Catarina têm melhor outubro da história JAN-OUT 2018

COMÉRCIO EXTERIOR OUTUBRO/2018. Exportações de Santa Catarina têm melhor outubro da história JAN-OUT 2018 COMÉRCIO EXTERIOR OUTUBRO/2018 Exportações de Santa Catarina têm melhor outubro da história 000000 As exportações de Santa Catarina, em outubro de 2018, somaram US$ 831,29 milhões, e as importações US$

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS MARÇO/18

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS MARÇO/18 INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS MARÇO/18 RESUMO DE DESEMPENHO Março 2018 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior mês do ano anterior

Leia mais

Perspectiva Macroeconômica Chinesa

Perspectiva Macroeconômica Chinesa Perspectiva Macroeconômica Chinesa Zhang Guanghua Diretor Presidente Banco da China Brasil S.A. 07/11/2017 Agenda Economia Global Economia Chinesa Os investimentos Chineses para exterior Visão geral do

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS - FEVEREIRO/19

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS - FEVEREIRO/19 INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS - FEVEREIRO/19 RESUMO DE DESEMPENHO Fevereiro 2019 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior mês

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL OUTUBRO DE 2013 Outubro de 2013 www.fiergs.org.br Produção cresce em outubro, mas acumulação de estoques continua A produção industrial cresceu em outubro, mas a acumulação

Leia mais

PORTOJÓIA AEP / GABINETE DE ESTUDOS

PORTOJÓIA AEP / GABINETE DE ESTUDOS PORTOJÓIA AEP / GABINETE DE ESTUDOS Abril de 2009 1 1. Variáveis e Indicadores das Empresas CAE 362 Fabricação de joalharia, ourivesaria e artigos similares Como é sabido, em Portugal o sector da ourivesaria

Leia mais

EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO S 1º SEMESTRE 2018 Desvalorização do Real eleva atratividade das exportações agro no 1º semestre As vendas externas do agronegócio brasileiro somaram US$ 49 bilhões no primeiro semestre de 2018, alta de

Leia mais

Nota de Crédito PJ. Novembro Fonte: BACEN. Base: Setembro/2014

Nota de Crédito PJ. Novembro Fonte: BACEN. Base: Setembro/2014 Nota de Crédito PJ Novembro 2014 Fonte: BACEN Base: Setembro/2014 jul/11 nov/11 jan/12 jan/11 mar/11 mai/11 jul/11 nov/11 jan/12 Carteira de Crédito PJ mantém tendência de desaceleração... Carteira de

Leia mais

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2004

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2004 BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2004 I. A EMPRESA O BNDES foi criado em 20 de junho de 1952, pela Lei n.º 1.628, como Autarquia

Leia mais

Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos

Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos Data de fechamento: 26/09/2018 1 Indicadores Conjunturais da Economia

Leia mais

BIC. Encarte Estatístico da Indústria e do Comércio Exterior

BIC. Encarte Estatístico da Indústria e do Comércio Exterior BIC Encarte Estatístico da Indústria e do Comércio Exterior Nº 02.2013 ABRIL JUNHO DE 2013 MARTA DOS REIS CASTILHO Coordenadora JULIA TORRACCA Gestor de Informações / RJ CAROLINA DIAS Gerente Administrativa

Leia mais

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL

DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL DESEMPENHO da ECONOMIA de CAXIAS DO SUL Abril/2011 CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL Presidente Milton Corlatti Departamento de Economia, Finanças e Estatística Alexander Messias

Leia mais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais Númer o 04/2007 Cenário Moveleiro Número 04/2007 1 Cenário Moveleiro Análise econômica e suporte para as decisões empresariais

Leia mais

EMPREGO E RENDA 1º SEMESTRE/2003 O MERCADO DOMÉSTICO EM CONTRAÇÃO

EMPREGO E RENDA 1º SEMESTRE/2003 O MERCADO DOMÉSTICO EM CONTRAÇÃO EMPREGO E RENDA 1º SEMESTRE/2003 O MERCADO DOMÉSTICO EM CONTRAÇÃO Na última pesquisa de emprego do IBGE, a taxa de desocupação cresceu ainda mais, fazendo com que o semestre fechasse com uma taxa média

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR SETEMBRO/2018

COMÉRCIO EXTERIOR SETEMBRO/2018 COMÉRCIO EXTERIOR SETEMBRO/2018 Crescimento das exportações e importações desacelera, mas volume se mantém 000000 superior aos últimos 4 anos Com um montante exportado de US$ 791,72 milhões em setembro

Leia mais

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Análise Setorial Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Dezembro de 2014 Sumário 1. Perspectivas do Cenário Econômico em 2015... 3 2. Balança Comercial no Ano de 2014... 4 3.

Leia mais

EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO S 1º QUADRIMESTRE 2017 1º QUADRIMESTRE 2016 Volume recua, mas faturamento tem leve alta no início de 2017 Oagronegócio brasileiro iniciou 2017 expandindo as vendas externas, mesmo num contexto pouco favorável,

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo 1º Trimestre de 2014 Resumo O nível de atividade da indústria paulista apresentou melhora em relação ao último trimestre de 2013; por outro lado, houve uma piora

Leia mais

O cenário econômico internacional e o. comércio exterior dos produtos. transformados de plástico

O cenário econômico internacional e o. comércio exterior dos produtos. transformados de plástico O cenário econômico internacional e o comércio exterior dos produtos transformados de plástico Agosto/2009 Associação Brasileira da Indústria do Plástico A CRISE MUNDIAL O ano de 2008 foi marcado pelo

Leia mais

Nota (Dados agosto/2018)

Nota (Dados agosto/2018) E S T A T Í S T I C A Preliminar Nº 041 SETEMBRO 18 www.acobrasil.org.br (21) 3445-6300 acobrasil@acobrasil.org.br Nota (Dados agosto/2018) toneladas. O consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Atividade industrial potiguar mostra nova queda em fevereiro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de fevereiro,

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL. Atividade industrial mostra fôlego

SONDAGEM INDUSTRIAL. Atividade industrial mostra fôlego Indicadores CNI SONDAGEM INDUSTRIAL Atividade industrial mostra fôlego Apesar das dificuldades enfrentadas pela indústria, os dados de atividade são positivos em março. Ainda que seja comum que se registre

Leia mais

EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO S 3º TRIMESTRE 2017 Exportações do agronegócio, em termos de volume, caminham para novo recorde em 2017 Oagronegócio brasileiro tem demonstrado que 2017 pode ser mais um ano de recorde nas exportações.

Leia mais

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Setor de construção paulista mostra leve melhora em maio Junho/14 O nível de atividade em maio avançou (4,8 pontos), após registrar queda (-2,0 pontos) em

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL DE SC Agosto de 2015

SONDAGEM INDUSTRIAL DE SC Agosto de 2015 SONDAGEM INDUSTRIAL DE SC Agosto de 2015 Perspectivas continuam em baixa A Sondagem industrial, realizada junto a 169 indústrias catarinenses no mês de agosto, mostrou que as expectativas da indústria

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio. Balança Comercial do Agronegócio Agosto/2017

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio. Balança Comercial do Agronegócio Agosto/2017 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Balança Comercial do Agronegócio Agosto/2017 I Resultados do mês (comparativo Agosto/2017 Agosto/2016)

Leia mais

Indústria siderúrgica latino-americana prevê cenário positivo, mas com pontos de atenção

Indústria siderúrgica latino-americana prevê cenário positivo, mas com pontos de atenção Press Release N 219_4 Produção - Comércio Indústria siderúrgica latino-americana prevê cenário positivo, mas com pontos de atenção Destaques da América Latina em 218: 65,1 milhões de toneladas de produção

Leia mais

Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos

Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos Conjuntura econômica e perspectivas: Brasil e Bahia Superintendência de Desenvolvimento Industrial (SDI) Gerência de Estudos Técnicos Data de fechamento: 29/08/2018 1 Indicadores Conjunturais da Economia

Leia mais

CRÉDITO E JUROS EM 2003 MODESTO PASSO À FRENTE NO SEGUNDO SEMESTRE

CRÉDITO E JUROS EM 2003 MODESTO PASSO À FRENTE NO SEGUNDO SEMESTRE CRÉDITO E JUROS EM 3 MODESTO PASSO À FRENTE NO SEGUNDO SEMESTRE 3 terminou com um volume de operações de crédito do sistema financeiro de 2,% do PIB, um incremento frente ao baixo montante registrado ao

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 Guilherme R. S. Souza e Silva * Introdução Este artigo pretende apresentar e discutir

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE E EMPREGO CRESCEM EM OUTUBRO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NÍVEL DE ATIVIDADE E EMPREGO CRESCEM EM OUTUBRO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NÍVEL DE ATIVIDADE E EMPREGO CRESCEM EM OUTUBRO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Em outubro de 2018 o indicador de nível de atividade da indústria da construção do Espírito Santo alcançou 56,6 pontos, um aumento

Leia mais

ANÁLISE DO MERCADO TRIGO. Análise para 2016

ANÁLISE DO MERCADO TRIGO. Análise para 2016 ANÁLISE DO MERCADO TRIGO Análise para 2016 SOJA MUNDO ANÁLISE DO MERCADO DE TRIGO MUNDO LONGO PRAZO Consumo e Projeção do Consumo Mundial de Trigo (em milhões de toneladas) 900 800 700 600 616 713 741

Leia mais

ECO Economia Brasileira

ECO Economia Brasileira Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January, 2012 ECO 112 - Economia Brasileira Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/124/

Leia mais

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE ALAGOAS

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE ALAGOAS SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE ALAGOAS Expectativas para os próximos seis meses dos empresários da Construção alagoanos e nordestinos sofrem inflexão para baixo. 1º TRI/2019 - Publicado em Maio de

Leia mais