ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017"

Transcrição

1 DISCIPLINA: MATEMÁTICA A 11.º ANO por período Conteúdos programáticos 1º Período ± 78 Aulas UNIDADE 1 TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS Extensão da Trigonometria a ângulos retos e obtusos e resolução de triângulos Ângulos orientados e rotações Razões trigonométricas dos ângulos generalizados Medidas de ângulos em radianos Funções trigonométricas Funções trigonométricas inversas Equações trigonométricas UNIDADE 2 GEOMETRIA ANALÍTICA Declive e inclinação de uma reta do plano Produto escalar Equações de planos no espaço 2º Período ± 78 Aulas UNIDADE 3 SUCESSÕES Majorantes e minorantes de um conjunto não vazio de números reais Generalidades acerca de sucessões Princípio de indução matemática Progressões aritméticas e geométricas Limite de uma sucessão UNIDADE 4 FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL Funções racionais Limites segundo Heine de funções reais de variável real Continuidade de funções UNIDADE 4 FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL (CONT.)

2 3º Período ± 42 Aulas Assíntotas ao gráfico de uma função Derivadas de funções reais de variável real UNIDADE 6 (10.º ano) ESTATÍSTICA: CARACTERÍSTICAS AMOSTRAIS Somatórios Características amostrais UNIDADE 5 ESTATÍSTICA Reta de mínimos quadrados Amostras bivariadas e coeficiente de correlação TOTAL ± 198 Aulas

3 DISCIPLINA: ECONOMIA A ANO: 11º 72 aulas previstas Revisão dos aspetos fundamentais da atividade económica. Unidade 8: Os agentes económicos e o circuito económico. - O circuito económico. - O equilíbrio entre Recursos e Empregos. Unidade 9: A Contabilidade Nacional. - Noção de Contabilidade Nacional. - Conceitos necessários à Contabilidade Nacional. - Óticas de cálculo do valor da produção. Cálculo do valor da produção pela ótica do Produto. Cálculo do valor da produção pela ótica do Rendimento. Cálculo do valor da produção pela ótica da Despesa. - Limitações da Contabilidade Nacional. - As Contas Nacionais Portuguesas. Unidade 10: Relações económicas com o Resto do Mundo. - A necessidade e a diversidade de relações internacionais. 70 aulas previstas Unidade 10: Relações económicas com o Resto do Mundo (cont.) - O registo das relações com o Resto do Mundo a Balança de Pagamentos: A Balança Corrente. A Balança de Capital. A Balança Financeira. - As políticas comerciais e a organização do comercio mundial. - As relações de Portugal com a União Europeia e com o Resto do Mundo. Unidade 11: A intervenção do Estado na Economia. - Funções e organização do Estado. - A intervenção do Estado na atividade económica: Funções económicas e sociais do Estado.

4 Instrumentos de intervenção económica e social do Estado. - As políticas económicas e sociais do Estado português. Unidade 12: A economia Portuguesa no contexto da União Europeia. - Noção e formas de integração económica. - O processo de integração na Europa. 38 aulas previstas Unidade 12: A economia Portuguesa no contexto da União Europeia (cont.) - O processo de integração na Europa. - Desafios da União Europeia na atualidade. - Portugal no contexto da União Europeia. a) Esta previsão poderá sofrer alterações por motivos vários.

5 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 11º Área dos Conhecimentos: A dimensão cultural da AF na atualidade e ao longo dos tempos Mecanismos de adaptação ao exercício físico +52 Área da Aptidão Física: FITEscola Avaliar a condição física de cada aluno aplicando a bateria de testes de avaliação da aptidão física FITEscola. Área da Aptidão Física: Aquisição /desenvolvimento da Aptidão Física. Área das Atividades Físicas (AF) (níveis Introdutório, Elementar e Avançado de acordo com a avaliação inicial e o Projeto Plurianual de Educação Física da escola) Jogos Desportivos Coletivos (Basquetebol, Futsal, Andebol, Voleibol) Ginástica de solo, aparelhos (minitrampolim, trave e boque/ Plinto) e acrobática (pares/trios) Atletismo (velocidade, barreiras, estafetas e salto em comprimento e em altura) Dança (danças sociais, danças tradicionais) Jogos de Raquetas Área dos Conhecimentos: Atividades Físicas Desportivas e um estilo de vida saudável +42 Área da Aptidão Física: FITEscola Avaliar a condição física de cada aluno aplicando a bateria de testes de avaliação da aptidão física FITEscola. Área da Aptidão Física: Desenvolvimento/ consolidação da Aptidão Física. Área das Atividades Físicas (AF) (níveis Introdutório, Elementar e Avançado de acordo com a avaliação inicial e o Projeto Plurianual de Educação Física da escola) Jogos Desportivos Coletivos (Basquetebol, Futsal, Andebol, Voleibol) Ginástica de solo, aparelhos (minitrampolim, trave e boque/ Plinto) e acrobática (pares/trios) Atletismo (velocidade, barreiras, estafetas e salto em comprimento e em altura) Dança (danças sociais, danças tradicionais) Jogos de Raquetas +40 Área dos Conhecimentos: Atividades Físicas Desportivas e um estilo de vida saudável Área da Aptidão Física: Consolidação da Aptidão Física. Área das Atividades Físicas (AF) (níveis Introdutório, Elementar e Avançado de acordo com a avaliação inicial e o Projeto Plurianual de Educação Física da escola) Jogos Desportivos Coletivos (Basquetebol, Futsal, Andebol, Voleibol) Ginástica de solo, aparelhos (minitrampolim, trave e boque/ Plinto) e acrobática (pares/trios) Atletismo (velocidade, barreiras, estafetas e salto em comprimento e em altura) Dança (danças sociais, danças tradicionais) Jogos de Raquetas a) Esta previsão poderá sofrer alterações por motivos vários.

6 DISCIPLINA: FILOSOFIA ANO: 11º Modulo III Racionalidade argumentativa e Filosofia 1 Argumentação e lógica formal 1.1 Distinção validade - verdade 1.2 Formas de inferência válida: lógica Aristotélica ou cálculo proposicional Principais falácias 2. Argumentação e retórica 2.1. O domínio do discurso argumentativo a procura de adesão do auditório 2.2 O discurso argumentativo principais tipos de argumentos e falácias informais 3. Argumentação e filosofia 3.1 Filosofia, retórica e democracia 3.2 Persuasão e manipulação Avaliação 3.3 Argumentação, verdade e ser Módulo IV O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva 1.1 Estrutura do ato de conhecer 1.2 Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento 2. Estatuto do conhecimento científico 2.1 Conhecimento vulgar e conhecimento científico 2.2 Ciência e construção validade e verificabilidade das hipóteses Avaliação 2.3 Racionalidade científica e a questão da objetividade 24 TOTAL: Temas/ problemas da cultura científica tecnológica 3.1 A industrialização e o impacto ambiental Módulo V Desafios e horizontes da Filosofia 1. Filosofia e os outros saberes Avaliação a) Esta previsão poderá sofrer alterações por motivos vários.

7 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/207 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 11º 72 a 78 10º Ano Unidade 4 - Os recursos marítimos 4.1. As potencialidades do litoral 4.2. A atividade piscatória 4.3. A gestão do espaço marítimo 4.4. A rentabilização do litoral e dos recursos marítimos 11º Ano - Tema As Áreas Rurais em Mudança - As fragilidades dos sistemas agrários e espaços rurais - A agricultura e a Política Agrícola Comum - Novas oportunidades para as áreas rurais 74 a 78 Tema Áreas Urbanas: Dinâmicas Internas 3.3. A Rede Urbana e as novas relações cidade-campo. Tema A diversidade dos modos de transporte e as desigualdades espaciais das redes A revolução das telecomunicações e o seu impacto nas relações interterritoriais Os transportes e as comunicações e a qualidade de vida da população. Tema Os desafios, para Portugal, do alargamento da União Europeia A valorização ambiental em Portugal e a Política Ambiental Comunitária As regiões portuguesas no contexto das políticas regionais da União Europeia. 30 a 36 a) O número de aulas previstas pode variar dependendo do horário da turma.

8 CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDOS TRANSVERSAIS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: INGLÊS ANO: 11º Sociocultural Língua Inglesa +50 O Nosso Mundo - Controlo demográfico; - Ameaças ambientais; - Bioética; - Modos de vida alternativos. Os Jovens e o Consumo - Hábitos de consumo; - Publicidade e Marketing; Tempos verbais revisão Collocations Itens lexicais relacionados com área temática; Formação de palavras; Conjunções; Voz passiva (impessoal). +50 Os Jovens e o Consumo - Publicidade e Marketing; - Direitos do consumidor. O Mundo do Trabalho - Os jovens e o trabalho; - A mobilidade do emprego; Itens lexicais relacionados com área temática; Phrasal verbs; Discurso direto/indireto. - Educação para a vida. +28 Obra de Leitura Extensiva O Mundo Multicultural - Sociedade multicultural; - Ativismo social e voluntariado. Reporting verbs; Frases Condicionais (3º condicional); Itens lexicais relacionados com a área temática. a) Esta previsão poderá sofrer alterações por motivos vários. b) O número de aulas previstas pode variar dependendo do horário da turma.

9 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 11º 52 aulas 48 aulas Educação Literária Padre António Vieira, Sermão de Santo António - Capítulos I e V (integral); - Excertos dos restantes capítulos. Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa Alexandre Herculano, A Abóbada Eça de Queirós, Os Maias Antero de Quental, Sonetos completos - Sonetos (3) Oralidade Leitura Compreensão do oral: - Discurso político; - Exposição sobre um tema; - Debate. Expressão oral: - Exposição sobre um tema; - Apreciação crítica (de debate, de filme, de peça de teatro, de livro, de exposição ou outra manifestação cultural); - Síntese. - Artigo de divulgação científica; - Discurso político; - Apreciação crítica (de filme, de peça de teatro, de livro, de exposição ou outra manifestação cultural); - Artigo de opinião. 24 aulas Cesário Verde, Cânticos do Realismo (O Livro de Cesário Verde) - O Sentimento dum Ocidental - obrigatório; poemas Escrita - Exposição sobre um tema; - Apreciação crítica; - Texto de opinião. Gramática - Retoma (em revisão) dos conteúdos estudados no 10º ano; - Discurso, pragmática e linguística textual.

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 MATEMÁTICA A 10.º Ano por período Conteúdos programáticos 1º Período ± 78 Aulas UNIDADE 1 INTRODUÇÃO À LÓGICA BIVALENTE E À TEORIA DOS CONJUNTOS Proposições Condições

Leia mais

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática A (11º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período (13 de setembro a 15 de dezembro) Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Leia mais

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática A (11º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período (15 de setembro a 16 de dezembro) Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas

Leia mais

PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS

PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS O Programa desta disciplina é equivalente, em termos de conteúdos, ao da disciplina homónima dos Cursos Científico-Humanísticos do ensino geral. Nesta conformidade,

Leia mais

Padre António Vieira: Sermão de Santo António. Oralidade. Leitura. Documentário Rubrica radiofónica

Padre António Vieira: Sermão de Santo António. Oralidade. Leitura. Documentário Rubrica radiofónica Padre António Vieira: Sermão de Santo António Oralidade Documentário Rubrica radiofónica Sermão de Santo António Filme Tema musical P Discurso político Leitura O11 1. Interpretar textos orais de diferentes

Leia mais

PLANIFICAÇÕES

PLANIFICAÇÕES 2016-2017 PLANIFICAÇÕES 1 6º Ano Outubro 2016 FORMAÇÃO GERAL PORTUGUÊS Educação literária: Padre António Vieira, Sermão de Santo António aos Peixes Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa Gramática: Análise

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Planificação Anual /Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Planificação Anual /Critérios de avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática A _ 11º ano _ CCH 2016/2017 Início

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o 206-207 DISCIPLINA / ANO: Matemática A - ºano MANUAL ADOTADO: NOVO ESPAÇO - Matemática A º ano GESTÃO DO TEMPO Nº de Nº de Nº de tempos tempos tempos

Leia mais

INTRODUÇÃO. O Autor. Adaptado de Programa e Metas Curriculares de Matemática A do Ensino Secundário

INTRODUÇÃO. O Autor. Adaptado de Programa e Metas Curriculares de Matemática A do Ensino Secundário INTRDUÇÃ «Programa e as Metas Curriculares respeitam a estrutura cumulativa que é característica da disciplina de Matemática, apoiando-se os novos conhecimentos em outros previamente estudados e adquiridos.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Escolas João de Araújo Correia ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO 16 17 GESTÃO CURRICULAR DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA A 11º ANO 1º PERÍODO ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 Disciplina: MACS 10.º Ano por período 1º Período ± 78 Aulas Conteúdos programáticos Estatística Introdução (Generalidades) Interpretação de tabelas e gráficos Classificação de dados e construção de tabelas

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Plano de curso Curso Profissional

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Plano de curso Curso Profissional Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas Curso Profissional Plano de curso - 2016-2019 Plano de curso - 2016-2019 Página 1 de 9 Plano Curricular Carga horária (horas) Formação Sociocultural Português

Leia mais

Planificação Anual Matemática 11º Ano

Planificação Anual Matemática 11º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ Planificação Anual Matemática 11º Ano Ano letivo 2016/2017 PERÍODO Nº de AULAS PREVISTAS (45 min) 1º 78 2º 72 3º 36 Total: 186 1º Período Total de

Leia mais

OBJETIVOS. de texto. - Apreender os sentidos d - Distinguir factos de opini

OBJETIVOS. de texto. - Apreender os sentidos d - Distinguir factos de opini GEI_PORT_P11 CONTEÚDOS OBJETIVOS HORAS / TEMPOS AVALIAÇÃO MÓDULO N.º 05 - TEXTOS DOS MASS MEDIA II Leitura: - Textos dos media: artigos de apreciação crítica, imagens (função argumentativa e crítica),

Leia mais

Módulo 5 : Textos dos Media II 21 horas

Módulo 5 : Textos dos Media II 21 horas Escola Secundária de Leal da Câmara Ano Lectivo de 2007 / 08 Curso Profissional Planificação Anual de Português (Módulos 5, 6, 7 e 8) / Critérios de Avaliação 11.º ano Início do Módulo: 12/9/07 Módulo

Leia mais

Técnico Design de Equipamento. Plano de curso Curso Profissional. Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas

Técnico Design de Equipamento. Plano de curso Curso Profissional. Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas Curso Profissional Técnico Design de Equipamento Plano de curso - 2016-2019 Plano de curso - 2016-2019 Página 1 de 10 Plano Curricular Carga horária (horas)

Leia mais

TEMA TÓPICOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS AVALIAÇÃO* Lei dos senos e lei dos cossenos. casos de ângulos retos e obtusos. Resolução de triângulos

TEMA TÓPICOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS AVALIAÇÃO* Lei dos senos e lei dos cossenos. casos de ângulos retos e obtusos. Resolução de triângulos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática A 11º ano Ano Letivo

Leia mais

Técnico de Manutenção Industrial Variante de Mecatrónica

Técnico de Manutenção Industrial Variante de Mecatrónica Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial Variante de Mecatrónica Automóvel Plano de curso - 2016-2019 Plano de curso - 2016-2019 Página 1 de

Leia mais

PLANIFICAÇÕES Cursos Profissionais - 2º 6º Ano

PLANIFICAÇÕES Cursos Profissionais - 2º 6º Ano 2016-2017 PLANIFICAÇÕES Cursos Profissionais - 2º 6º Ano Outubro 2016 FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL PORTUGUÊS 1º 6 Textos Argumentativos Leitura de textos argumentativos diversos: de opinião, discursos políticos;

Leia mais

Escola Secundária de Caldas das Taipas

Escola Secundária de Caldas das Taipas Escola Secundária de Caldas das Taipas Planificação de Português Ano Letivo de 2016/2017 Ensino Profissional 11.º Ano Distribuição por turma (previsão) Módulo 5 Módulo 6 Módulo 7 Módulo 8 11 P 1 15/09

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL

ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL Escola Secundária Dr. Solano de Abreu Abrantes ENSINO SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 11º ANO LETIVO 2012/2013 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS

Leia mais

PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA/ 5º ANO. Ano Letivo

PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA/ 5º ANO. Ano Letivo DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA/ 5º ANO Ano Letivo 207-208 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) º PERÍODO APRESENTAÇÃO/TESTE DIAGNÓSTICO/REVISÕES

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 8ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS... Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Cooperar com os companheiros

Leia mais

PORTUGUÊS: Assid. Mín [h] INGLÊS: Assid. Mín [h]

PORTUGUÊS: Assid. Mín [h] INGLÊS: Assid. Mín [h] PORTUGUÊS: Módulo 1.1.: Textos de Carácter Autobiográfico 30 27,0 Módulo 1.2.: Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos 24 22,0 Módulo 1.3.: Textos dos Media I 24 22,0 Módulo 1.4.: Textos Narrativos

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos ... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 7ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Andebol Cooperar com os companheiros

Leia mais

Disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO DA PLANIFICAÇÃO Disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA 11º Ano Programa da disciplina: Período Temas Sub-temas 1º Aptidão Física Desporto Individual Desporto Colectivo Raquetas/Dança Resistência, Força,

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física Metas de Aprendizagem Educação Física A definição das Metas de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 9º Ano Educação Física. Ao longo do ano* Testes Fitnessgram (opcional)

Planificação Detalhada Anual : 9º Ano Educação Física. Ao longo do ano* Testes Fitnessgram (opcional) DOMÍNIO/TEMA: Atletismo DOMÍNIO/TEMA Aptidão físicas Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 9º Ano Educação Física Resistência Força Velocidade Flexibilidade Coordenação Equilíbrio

Leia mais

Disciplina educação física

Disciplina educação física AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADORA OESTE Ano Letivo 2014/2015 Planificação Anual Disciplina educação física Curso Vocacional de 3º Ciclo A- Planificação da Área Curricular de Tendo em conta as Competências

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE TURISMO AMBIENTAL E RURAL Estrutura Modular por Disciplina Candidatura 2012 / 2015 DISCIPLINA: PORTUGUÊS

CURSO TÉCNICO DE TURISMO AMBIENTAL E RURAL Estrutura Modular por Disciplina Candidatura 2012 / 2015 DISCIPLINA: PORTUGUÊS CURSO TÉCNICO DE TURISMO AMBIENTAL E RURAL Estrutura Modular por Disciplina Candidatura 2012 / 2015 DISCIPLINA: PORTUGUÊS 01 10º Textos de Carácter Autobiográfico 28 02 10º Textos Expressivos e Criativos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Planificação Anual da Disciplina de Português 10º ano Cursos Profissionais Ano Letivo de 2016/2017 Manual adotado: não há manual adotado Domínios e Objetivos Sequências/Conteúdos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA SINTRA ENSINO RECORRENTE DE NÍVEL SECUNDÁRIO POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA SINTRA ENSINO RECORRENTE DE NÍVEL SECUNDÁRIO POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA SINTRA ENSINO RECORRENTE DE NÍVEL SECUNDÁRIO POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DISCIPLINA

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO CIENTIFICO HUMANÍSTICO

ENSINO SECUNDÁRIO CIENTIFICO HUMANÍSTICO Escola Secundária Dr. Solano de Abreu Abrantes ENSINO SECUNDÁRIO CIENTIFICO HUMANÍSTICO DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 11ª ANO LETIVO 2012/2013 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS

Leia mais

Temas/Conteúdos Tempos Letivos Domínios/Desempenhos Avaliação. Racionalidade Argumentativa e Filosófica. 1º Período 15/09/13 a 16/12/14

Temas/Conteúdos Tempos Letivos Domínios/Desempenhos Avaliação. Racionalidade Argumentativa e Filosófica. 1º Período 15/09/13 a 16/12/14 1º Período 15/09/13 a 16/12/14 2º Período 05/01/15 a 20/03/15 3º Período 07/04/15 a 05/06/15 TOTAL Aulas Previstas 52 42 34 128 Apresentação 1 1 Diagnose/ Gestão de Conteúdos e Avaliação 129 Temas I e

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 8º Ano Educação Física

Planificação Detalhada Anual : 8º Ano Educação Física Planificação Detalhada Anual : 8º Ano Educação Física DOMÍNIO/TEMA Aptidão SUB TEMA (Conteúdos) Resistência Força Velocidade Flexibilidade Coordenação Equilíbrio OBJETIVOS GERAIS Elevar o nível funcional

Leia mais

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017 OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar uma expressão oral correta, fluente

Leia mais

Curso Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural*

Curso Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural* DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (404329) Curso Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural* COMPONENTE DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL I Textos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 10ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DO 10ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS ANO LETIVO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS AULAS PREVISTAS Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo dos Jogos Desportivos Coletivos, realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas elementares

Leia mais

PLANO ANUAL EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO

PLANO ANUAL EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO PLANO ANUAL EDUCAÇÃO 3º CICLO Ano Letivo 2012/2013 Rua Marquês de Olhão Bairro da Madre de Deus Telefone 21 8610100 Fax 218683995 1900-330 Lisboa E-Mail: eb23.lantonioverney@escolas.min-edu.pt 1 Competências

Leia mais

L I C E N C I A T U R A S

L I C E N C I A T U R A S P R O V A S D E A V A L I A Ç Ã O D E C A P A C I D A D E P A R A A F R E Q U Ê N C I A D O E N S I N O S U P E R I O R D O S M A I O R E S D E 2 3 A N O S Economia I INTRODUÇÃO 1. A atividade económica

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 1Oº A - CT - MA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas PORTUGUÊS Período Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 1Oº A - CT - MA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas PORTUGUÊS Período Aulas Previstas Diagnose. ORALIDADE Reportagem Documentário LEITURA Artigo de divulgação científica ESCRITA EDUCAÇÃO LITERÁRIA Poesia trovadoresca Fernão Lopes, Crónica de D. João I Gil Vicente, A Farsa de Inês Pereira

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES 20/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES DEPARTAMENTO DE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES 3. ÁREA Conhecimentos CAPACIDADES e CONHECIMENTOS

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EÇA DE QUEIRÓS /2014

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EÇA DE QUEIRÓS /2014 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EÇA DE QUEIRÓS - 2013/2014 Disciplina: Educação Física (5º e 6º ano) 1. Introdução O modelo de avaliação sumativa a utilizar pelo Grupo de

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE FELGUEIRAS, POMBEIRO DE RIBAVIZELA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE FELGUEIRAS, POMBEIRO DE RIBAVIZELA ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE FELGUEIRAS, POMBEIRO DE RIBAVIZELA LISTA DE CONTEÚDOS POR ÁREA CURRICULAR DISCIPLINAR/AULAS PREVISTAS POR PERÍODO LETIVO SECUNDÁRIO ANO: 11. º Curso de Ciências e Tecnologias

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS 1. Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário Domínios Conhecimentos e capacidades Atitudes 85% 15% - Cumprimento de regras - Participação nas

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Ano Letivo 2016/2017 Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Português Período Aulas Previstas Diagnose. ORALIDADE Reportagem Documentário Síntese LEITURA Artigo

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2016/2017

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2016/2017 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO 2016/2017 CÓDIGO DA PROVA: 311 MODALIDADE DA PROVA: PRÁTICA E ESCRITA DURAÇÃO DA PROVA: 90 minutos + 90 minutos 1. OBJETO DE

Leia mais

DgestE Direção-GeraL dos Estabelecimentos Escolares DSRAI Direção de Serviços da Região Algarve Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

DgestE Direção-GeraL dos Estabelecimentos Escolares DSRAI Direção de Serviços da Região Algarve Agrupamento de Escolas Júlio Dantas ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL - 205-206 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO 7º e 8º anos ACTIVIDADES FÍSICAS DISTRIBUIÇÃO POR PERÍODOS º Período 2º Período 3º Período 3º Ciclo (7º e 8º anos) A - JDC:,

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA Abril de 2015 Prova 26 2015 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de Julho) O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

do Ensino Básico - 2 º ciclo Disciplina: Educação Física

do Ensino Básico - 2 º ciclo Disciplina: Educação Física Informação-Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Básico - º ciclo Disciplina: Educação Física Ano letivo 016/017 1ª e ª FASE O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º CICLO Ano/Turma 7º/8º/9º Período N.º aulas previstas

Leia mais

RESUMO DA PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2012/2013 Disciplina: Física e Química A Ano escolaridade: 11º

RESUMO DA PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2012/2013 Disciplina: Física e Química A Ano escolaridade: 11º RESUMO DA PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2012/2013 Disciplina: Física e Química A Ano escolaridade: 11º Professores: Beatriz Lopes; Fátima Sousa; Francisco Costa Período Temas Sub-temas Aulas previstas ( 45min)

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física 2015-2016 SUB TEMA (Conteúdos) OBJETIVOS GERAIS ATIVIDADES METODOLOGIA DESCRITORES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO Nº AULAS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VENDAS NOVAS 1. Critérios Gerais de Avaliação para o Ensino Secundário Domínios Conhecimentos e capacidades Atitudes 85% 15% - Cumprimento de regras - Participação nas

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FISICA ANO: 5º, 6º TURMAS: A, B, C ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 2º C I C L O DE AÇÃO No 5º e 6º ano o aluno deverá adquirir competências de nível "introdução"

Leia mais

INSTITUTO PUPILOS DO EXÉRCITO. Apoio ao Exame de Matemática A - Programa

INSTITUTO PUPILOS DO EXÉRCITO. Apoio ao Exame de Matemática A - Programa INSTITUTO PUPILOS DO EXÉRCITO Apoio ao Exame de Matemática A - Programa 10.º ANO Lógica e Teoria de Conjuntos Duração: 20 horas Proposições Valor lógico de uma proposição; Princípio de não contradição;

Leia mais

D A T A : 9 d e m a r ç o

D A T A : 9 d e m a r ç o MAIORES DE 23 ANOS ACESSO ENSINO SUPERIOR D A T A : 9 d e m a r ç o ACESSO CONCURSO ESPECIAL O concurso especial de acesso ao ensino superior para os Maiores de 23 anos, destina-se a candidatos que completem

Leia mais

ANO LETIVO 2017/2018 Ponderação dos 3 domínios de Avaliação em Educação Física

ANO LETIVO 2017/2018 Ponderação dos 3 domínios de Avaliação em Educação Física ANO LETIVO 2017/2018 Ponderação dos 3 domínios de Avaliação em Educação Física 2017/2018 Atividades Físicas 70% Aptidão Física 10% Domínios de Avaliação Educação Física Conhecimentos 10% Componentes Transversais

Leia mais

Elenco Modular. Técnico de Gestão Equina 17/20. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês Francês - Iniciação 76 76

Elenco Modular. Técnico de Gestão Equina 17/20. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês Francês - Iniciação 76 76 1º Ano Componente Sociocultural 651 651 Português 102 102 M1 Módulo 1 M2 Módulo 2 M3 Módulo 3 Inglês 76 76 M1 Eu e o Mundo Profissional M2 Um Mundo de Muitas Línguas M3 O Mundo Tecnológico Francês - Iniciação

Leia mais

26 EDUCAÇÃO FÍSICA alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro escrita e prática 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 20

26 EDUCAÇÃO FÍSICA alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro escrita e prática 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 20 informação-prova de equivalência à frequência data:. 0 5. 2 0 26 EDUCAÇÃO FÍSICA alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro escrita e prática 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 20 1.O B J E

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (3.º ciclo) 1. Introdução

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (3.º ciclo) 1. Introdução Departamento do Ensino Básico AGRUPAMENTO de ESCOLAS de MOURA Escola do Ensino Básico dos 2º e 3º Ciclos de Moura Ano letivo 2015/2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (3.º

Leia mais

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho.

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Provas de equivalência à frequência INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA maio de 2017 PROVA /311 2017 Ensino Secundário O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina.

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina. Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Informação - Prova Data: 16-05-2014 Prova 26/2014 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho As informações sobre o exame apresentadas

Leia mais

1. Prova Teórica de Avaliação de História Contemporânea. 2. Prova Teórica de Avaliação de História das Artes Visuais

1. Prova Teórica de Avaliação de História Contemporânea. 2. Prova Teórica de Avaliação de História das Artes Visuais Índice 1. Prova Teórica de Avaliação de História Contemporânea 2. Prova Teórica de Avaliação de História das Artes Visuais 3. Prova Teórica de Avaliação de Língua Portuguesa 4. Prova Teórica de Avaliação

Leia mais

Metas de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressão e Educação Físico Motora. Introdução

Metas de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressão e Educação Físico Motora. Introdução s de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressão e Educação Físico Motora A definição de s de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base os seguintes instrumentos legais: Programas Nacionais

Leia mais

Elenco Modular. Técnico de Gestão Equina 16/19. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês Francês - Iniciação 76 76

Elenco Modular. Técnico de Gestão Equina 16/19. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês Francês - Iniciação 76 76 1º Ano Componente Sociocultural 563 563 Português 102 102 M1 Módulo 1 M2 Módulo 2 M3 Módulo 3 Inglês 76 76 M1 Eu e o Mundo Profissional M2 Um Mundo de Muitas Línguas M3 O Mundo Tecnológico Francês - Iniciação

Leia mais

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA 1. Argumentação e Lóg gica Formal 1.1. Distinção validade - verdade 1.2. Formas de Inferên ncia Válida. 1.3. Principais Falácias A Lógica: objecto de estudo

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

Planificação Anual. 0,5 Geometria no plano e no espaço II. 32 Avaliações escritas e respetivas correcções. 5 Auto-avaliação

Planificação Anual. 0,5 Geometria no plano e no espaço II. 32 Avaliações escritas e respetivas correcções. 5 Auto-avaliação 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Escola Secundária de Castro Daire Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano lectivo 2012/2013 Planificação Anual Disciplina: Matemática

Leia mais

Planos curriculares simplificados

Planos curriculares simplificados AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ROMEU CORREIA Ano Letivo: 2013-2014 Planos curriculares simplificados TGD2 Curso Profissional Técnico de Apoio e Gestão Desportiva 2 Diretor de turma: Ana Paula Ribeiro AGRUPAMENTO

Leia mais

Metas de Aprendizagem de Educação Física

Metas de Aprendizagem de Educação Física Metas de Aprendizagem de Educação Física ENSINO BÁSICO AUTORES LEONARDO ROCHA (Coordenador da equipa) JOÃO COMÉDIAS JORGE MIRA MÁRIO GUIMARÃES JULHO de 2010 1 Metas de Aprendizagem de Educação Física ENSINO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E.S.A.B. ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO Filosofia 11º Ano Duração: 135m Ano letivo: 2015/2016 Matriz da Prova de Avaliação Sumativa Interna na Modalidade de Frequência não Presencial

Leia mais

Índice geral. Módulo 5. Textos dos media II. Funcionamento da língua. 12 CONTRATO DE LEITURA 13 Imagens que transformam

Índice geral. Módulo 5. Textos dos media II. Funcionamento da língua. 12 CONTRATO DE LEITURA 13 Imagens que transformam 2 Índice geral Índice geral Módulo 5 12 CONTRATO DE LEITURA 13 Imagens que transformam [artigo de imprensa], de José Carlos Abrantes 17 Do fracasso ao êxito [artigo de imprensa] Textos dos media II Tipos

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 2016/2017 DISCIPLINA: METEMÁTICA A 12.º ANO previstas por período Conteúdos programáticos 1º Período ± 78 TEMA 1 Probabilidades e Combinatória: Introdução ao cálculo de probabilidades.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO Objetivos: Desenvolver os processos linguísticos, cognitivos e metacognitivos necessários à operacionalização de cada uma das competências de compreensão e produção nas modalidades oral e escrita. Interpretar

Leia mais

Departamento de Línguas - Ano letivo 2016/2017 1º PERÍODO

Departamento de Línguas - Ano letivo 2016/2017 1º PERÍODO 1º PERÍODO Unidade 0 Apresentação do programa e do manual Critérios específicos de avaliação Projeto de leitura Atividades diagnósticas (distribuídas pelos vários domínios) 4 aulas Unidade 1 Padre António

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA MAIO 2017 Prova 311

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA MAIO 2017 Prova 311 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA MAIO 2017 Prova 311 Escrita/Prática 12º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Secundário OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova

Leia mais

Racionalidade argumentativa e Filosofia

Racionalidade argumentativa e Filosofia Racionalidade argumentativa e Filosofia Conteúdos Competências a desenvolver / objetivos a concretizar Estratégias Recursos Avaliação Tempos 1. Argumentação e lógica formal 1.1 Distinção validade/verdade

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro.

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro. INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Educação Física maio de 2015 Prova 26 2015 3º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova final do

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 3º Ciclo A avaliação das aprendizagens dos alunos em Educação Física decorre

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Ano Letivo 2015/2016 Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas PORTUGUÊS Período Aulas Previstas Diagnose. ORALIDADE Reportagem Documentário LEITURA Artigo de divulgação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA MAIA

ESCOLA SECUNDÁRIA DA MAIA : 90 MINUTOS PROVA TEÓRICA GRUPO I Conhecer os princípios sobre alimentação e saúde Identificar os efeitos e lesões mais frequentes do exercício físico na vida atual Aptidão Física Desporto e Saúde - Condição

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO de Filosofia 11º ANO Gestão Temporal do Programa UNIDADE CONTEÚDO TEMPOS unidade CONTEÚDO LETIVOS TEMPOS LETIVOS Racionalidade

Leia mais

Planificação Anual 2016/2017. PORTUGUÊS 11ºano Ensino Recorrente

Planificação Anual 2016/2017. PORTUGUÊS 11ºano Ensino Recorrente Planificação Anual 2016/2017 PRUGUÊS 11ºano nsino Recorrente Manual adotado: ntre Margens, Porto ditora 1º Período Módulo 4 SQUÊCIA SI-APRIZAGM º 1 Competência(s) visa(s) e comunicação: componentes linguística,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 /2017

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 /2017 MÓDULOS ATIVIDADE FÍSICA: Jogos Desportivos Coletivos; Ginástica; Atletismo; Dança, Patinagem, Badminton e Orientação Habilidades Motoras 90 % Regulamentos 10 % Aplica as habilidades motoras características

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA - Prova teórica e prática 2016 Prova 28. 2º Ciclo do Ensino Básico 1. OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova de Educação Física tem por referência o programa

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Informação - Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Ano letivo 2014/2015 I. INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO

Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO Este documento foi elaborado considerando a legislação em vigor, nomeadamente as NORMAS DE REFERÊNCIA PARA O SUCESSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA que perfilham

Leia mais

1ª/2ª Fase. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do programa da disciplina.

1ª/2ª Fase. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do programa da disciplina. Agrupamento de Escolas de Barrancos INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA abril de 2015 Prova 26 2015 1ª/2ª Fase 3.º Ciclo do Ensino Básico Tipo de Prova: Escrita

Leia mais

Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO

Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO Este documento foi elaborado considerando a legislação em vigor, nomeadamente as NORMAS DE REFERÊNCIA PARA O SUCESSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA que perfilham

Leia mais

I ADENDO AO EDITAL Nº 001 de 08 de Março de 2017

I ADENDO AO EDITAL Nº 001 de 08 de Março de 2017 I ADENDO AO EDITAL Nº 001 de 08 de Março de 2017 Altera objeto e anexo I, anexo III e anexo IV do Quadro de cargos, vagas, carga horária, vencimentos e habilitação e do conteúdo programático do Processo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA. Critérios de avaliação do 3.º ciclo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA. Critérios de avaliação do 3.º ciclo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA Critérios de avaliação do 3.º ciclo Ano letivo 2017-18 Domínio das atitudes e valores nas disciplinas de Português, Inglês, Francês, Espanhol, Matemática, Ciências Naturais,

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES DAS RECUPERAÇÕES 3º TRIMESTRE

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES DAS RECUPERAÇÕES 3º TRIMESTRE CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES DAS RECUPERAÇÕES 3º TRIMESTRE 1ºA ENSINO MÉDIO DISCIPLINA APOSTILA/LIVRO CONTEÚDO GRAMÁTICA Apostila 4 LITERATURA Apostila 3 Termos associados ao verbo (Aula 37 a 39 ) Termos associados

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO DISCIPLINA: Educação Física CURSO: Profissionais ANO: 10º ANO LETIVO 2011/2012 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES

Leia mais

Disciplina - 1º e 2º ano

Disciplina - 1º e 2º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADORA OESTE Ano Letivo 2014/2015 Planificação Bianual Disciplina - 1º e 2º ano Cursos Vocacionais de 3º Ciclo A- Planificação da Área Curricular de Desporto Tendo em conta as Competências

Leia mais

CONTEÚDOS ANO DE ESCOLARIDADE 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º

CONTEÚDOS ANO DE ESCOLARIDADE 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º PROGRAMÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016-17 Capacidades Condicionais e Coordenativas Gerais Resistência Geral; Força Resistente; Força Rápida; Força Rápida; Velocidade de Reação Simples e Complexa; Velocidade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º e 3ºCICLOS e SECUNDÁRIO (cursos profissionais) Ano Letivo 2015/16 1. INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação

Leia mais

Calendário de exames Época Especial de Setembro 1º ciclo e mestrados de continuidade

Calendário de exames Época Especial de Setembro 1º ciclo e mestrados de continuidade Algebra Linear 04-Set 14-16h Amostragem e Inquérito 10-Set 16-18h Análise de Dados Qualitativos (Oficina de Projecto III) 14-Set 14-16h Análise de Dados Quantitativos (Oficina de Projecto IV) 11-Set 10-12h

Leia mais