DEFESA PESSOAL - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 05

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEFESA PESSOAL - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 05"

Transcrição

1

2 - DEFESA PESSOAL - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 05 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão

3 CONCEITOS INICIAIS

4 O QUE É A DEFESA PESSOAL? Assim, tais técnicas só devem ser aplicadas QUANDO ESGOTADAS AS CHANCES DE PREVENÇÃO. O bom profissional de segurança deve primeiramente procurar PREVENIR as ações indesejáveis, por meio da atenção, da atitude correta, da postura profissional e de procedimentos operacionais bem definidos e conhecidos por toda a equipe, evitando, com isso, que na maioria das vezes o marginal chegue às vias de fato.

5 O QUE É A DEFESA PESSOAL?

6 AÇÃO REATIVA FUNDAMENTOS

7 FUNDAMENTOS DA DEFESA PESSOAL

8 FUNDAMENTOS DA DEFESA PESSOAL Só efetue a reação se acreditar que pode e se tiver certeza que deve fazê-la. Controlar o medo não é eliminá-lo, mas fazer dele seu aliado. O medo deve ser canalizado para utilizar uma técnica que irá incapacitar o oponente, imobilizando-o.

9 FUNDAMENTOS DA DEFESA PESSOAL

10 FUNDAMENTOS DA DEFESA PESSOAL Para controlar o adversário, é necessário aplicar a TÉCNICA ADEQUADA, no MOMENTO ADEQUADO. É moldar-se à situação conforme a proximidade, o peso, a altura, a base de pernas, o posicionamento, o olhar, o estado de alerta, a ansiedade e outros fatores que exigem presteza do corpo e da mente.

11 FUNDAMENTOS DA DEFESA PESSOAL

12 PRINCÍPIOS Princípio da Repetição É necessário repetir tantas vezes quanto forem necessárias para incorporar a técnica, fazendo que o tempo entre você pensar e agir seja cada vez menor. O movimento deve ser o mais natural possível, a reação deve ser imediata.

13 PRINCÍPIOS Princípio da Dor Podemos utilizar a dor para fazer o adversário: ficar paralisado, para destruir sua integridade física ou; para distraí-lo.

14 PRINCÍPIOS Princípio da Adaptação Não é o fator de domínio do adversário que se adapta à técnica, mas A TÉCNICA É QUE SE MOLDA AO ADVERSÁRIO.

15 PRINCÍPIOS Princípio da Mudança Quando uma técnica não der resultado, MUDE PARA OUTRA TÉCNICA!

16 PRINCÍPIOS Princípio da Versatilidade UMA TÉCNICA PARA VÁRIAS SITUAÇÕES, VÁRIAS TÉCNICAS PARA UMA SITUAÇÃO. Quanto maior a VERSATILIDADE e CONHECIMENTOS do lutador, maiores serão suas chances.

17 PRINCÍPIOS Princípio da Versatilidade UMA TÉCNICA PARA VÁRIAS SITUAÇÕES, VÁRIAS TÉCNICAS PARA UMA SITUAÇÃO. Quanto maior a VERSATILIDADE e CONHECIMENTOS do lutador, maiores serão suas chances.

18 FUNDAMENTOS DA DEFESA PESSOAL Você pode controlar a si mesmo, ter uma técnica perfeita para controlar o adversário, mas isso não garante sua vida. Nas situações de perigo, é necessário AVALIAR CORRETAMENTE O RISCO e estar apto a decidir se irá ou não efetuar uma reação.

19 A avaliação do risco: FUNDAMENTOS DA DEFESA PESSOAL

20 O GRADIENTE DE FORÇA

21 GRADIENTE DE FORÇA As forças de segurança devem usar um GRADIENTE DE FORÇA que mostra alternativas que seguem o preceito de USO PROPORCIONAL DA FORÇA, estando dessa forma amparados nos aspectos moral e legal. O uso excessivo, indevido ou arbitrário de força que cause danos físicos ou morais não deve ser permitido pela sociedade civil e precisa ser fiscalizado pelos órgãos responsáveis pela manutenção da ordem e do estado de direito que preservem os direitos individuais.

22 GRADIENTE DE FORÇA A força utilizada deve ser baseada na situação que o agente de segurança enfrenta e deve ser IMEDIATA. O objetivo de utilizar a força é NEUTRALIZAR O INDIVIDUO EM SUA AÇÃO que caracterize desrespeito as leis, ou que possam causar mal de acordo com a sociedade que esse indivíduo convive. A percepção da totalidade da situação é que proporciona a ESCOLHA e a DOSAGEM do NÍVEL DE FORÇA que será utilizado para conter o agressor.

23 GRADIENTE DE FORÇA

24 GRADIENTE DE FORÇA Os níveis de gradiente de força DEVEM SER CONSTANTEMENTE TREINADOS para que em uma situação de risco o agente de segurança possa decidir imediatamente suas respostas de maneira correta, diferenciando o bom do mal profissional.

25 GRADIENTE DE FORÇA

26 TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÃO E DE DEFESAL PESSOAL

27 JUDÔ ( Caminho Suave )

28 JUDÔ - OBJETIVOS

29 JUDÔ DESEQUILÍBRIO PRINCÍPIOS DO JUDÔ USO DE ALAVANCAS USO DA FORÇA DO ADVERSÁRIO CONTRA ELE MESMO

30 JUDÔ - PRINCÍPIOS Também chamado kuzushi em japonês. Um dos objetivos do Judô é a QUEDA PERFEITA, em que se procura DESEQUILIBRAR O ADVERSÁRIO para aplicar mais facilmente esse golpe.

31 JUDÔ - PRINCÍPIOS Com a utilização de ALAVANCAS, que trabalham com centro de gravidade do ser humano, CONSEGUE- SE ERGUER ADVERSÁRIOS MAIORES COM EXTREMA FACILIDADE.

32 JUDÔ - PRINCÍPIOS Se o adversário o empurra, você o puxa; se o adversário o puxa, você o empurra. IMPORTANTÍSSIMO

33 QUEDA DE FRENTE JUDÔ - QUEDAS

34 QUEDA DE LATERAL JUDÔ - QUEDAS

35 QUEDA DE COSTAS JUDÔ - QUEDAS

36 OBJETIVOS JUDÔ - ROLAMENTOS

37 OBJETIVOS JUDÔ - ROLAMENTOS

38 FINALIDADES JUDÔ TÉCNICAS DE PROJEÇÃO

39 JUDÔ TÉCNICAS DE PROJEÇÃO GOSHI - (Grande Golpe dos Quadris) 1

40 JUDÔ TÉCNICAS DE PROJEÇÃO O-SOTO-GARI (Grande Varrida Externa) 2

41 JUDÔ ESTRANGULAMENTO HADAKAJIME CADEADO MATA-LEÃO

42 JUDÔ ESTRANGULAMENTO HADAKAJIME (Cadeado) Um braço envolve o pescoço do adversário e a mão oposta mantém a pressão para melhor controlá-lo. CADEADO 1

43 JUDÔ ESTRANGULAMENTO HADAKAJIME (Mata-Leão) Além de envolver o pescoço do adversário, o defensor mantém uma pressão na cervical e uma alavanca segurando em seu próprio braço. Muito cuidado com a traqueia do adversário!! MATA-LEÃO

44 JUDÔ ESTRANGULAMENTO HADAKAJIME (Mata-Leão) MATA-LEÃO 4

45 Regras Básicas JUDÔ CHAVES DE BRAÇO

46 Técnica UDE-GARAME JUDÔ CHAVES DE BRAÇO

47 JUDÔ CHAVES DE BRAÇO Técnica UDE-GARAME (Variação) 5-6

48 Técnica WAKIGATAME JUDÔ CHAVES DE BRAÇO

49 Técnica WAKIGATAME JUDÔ CHAVES DE BRAÇO

50 JUDÔ DEFESA CONTRA PEGADAS A pegada PELAS COSTAS e POR BAIXO DOS BRAÇOS

51 DEFESA CONTRA AGRESSÃO ARMADA CONDUÇÃO DE DETIDOS CHAVE EM L A condução de pessoas detidas muitas vezes se faz necessária com o auxílio de chaves de braço, punho ou dedo, a fim de controlar qualquer eventual reação por parte do conduzido. 1

52 JUDÔ DEFESA CONTRA PEGADAS A pegada PELAS COSTAS e POR BAIXO DOS BRAÇOS

53 JUDÔ DEFESA CONTRA PEGADAS TAI-OTOCHI (Defesa contra Pegada por Trás) O agente cai em base, segurando os braços do agressor com os seus braços, com os punhos cerrados, move o quadril para o lado e passa uma das pernas por trás do agressor, agarrando-o na altura do quadril, projetando-o para FRENTE em direção ao solo. 7

54 DEFESA CONTRA SOCOS NO ROSTO

55 DEFESA CONTRA SOCO NO ROSTO Bloqueio Esquiva Soco no Rosto 1

56 DEFESA CONTRA SOCO NO ROSTO 1

57 DEFESA CONTRA SOCO NO ROSTO ESQUIVA MOVIMENTAR O CORPO P/ A ESQUERDA E P/ A DIREITA SEM TIRÁ-LO DA BASE DESVIO ESQUIVAR-SE TIRANDO O CORPO DA BASE 8

58 DEFESA CONTRA SOCO NO ROSTO 8

59 DEFESA CONTRA CHUTES

60 CHUTE LATERAL e nos ÓRGÃOS GENITAIS DEFESA CONTRA CHUTES

61 CHUTE LATERAL DEFESA CONTRA CHUTES

62 DEFESA CONTRA CHUTES CHUTE nos ÓRGÃOS GENITAIS TÉCNICA X A mais comum Este movimento, embora simples, deixa o agente de segurança muito exposto se o adversário tiver uma boa técnica.

63 DEFESA CONTRA CHUTES CHUTE nos ÓRGÃOS GENITAIS Recomenda-se que você encurte a distância. Assim, o chute do adversário perde totalmente sua eficiência, ao mesmo tempo em que se executa um contraataque simultâneo, surpreendendo o adversário.

64 DEFESA CONTRA PAULADAS

65 DEFESA CONTRA PAULADAS PAULADA NA CABEÇA À LONGA DISTÂNCIA TÉCNICA X A mais comum

66 DEFESA CONTRA PAULADAS PAULADA NA CABEÇA À LONGA DISTÂNCIA Recomenda-se evitar ao máximo a Técnica X. Prefira encurtar a distância segurando os braços e aplicando um contra-ataque simultâneo. 9

67 DEFESA CONTRA FACADAS

68 DEFESA CONTRA FACADAS FACA NA BARRIGA POR BAIXO Melhor Defesa? CORRA!!! 1

69 DEFESA CONTRA FACADAS FACA NA BARRIGA POR BAIXO 1

70 DEFESA CONTRA FACADAS FACA NA BARRIGA POR BAIXO 10

71 DEFESA CONTRA AGRESSÃO ARMADA

72 DEFESA CONTRA AGRESSÃO ARMADA ARMA APONTADA P/ BARRIGA Antes de aplicar essa técnica, aconselha-se também A NÃO SE APROXIMAR MUITO DO ADVERSÁRIO quando ameaçado por arma de fogo.

73 A POSIÇÃO MONTADA

74 A POSIÇÃO MONTADA Por melhor que seja sua postura, a montada é uma posição dinâmica e instável. Você sempre terá que se adaptar a movimentação de quem está por baixo. Por mais correta que seja sua postura inicial é fundamental se mover também e não deixar espaços.

75 A POSIÇÃO MONTADA Evita-se ficar muito próximo do quadril (onde o adversário poderia dar uma barrigada) ou muito longe do quadril (o que facilita escapar via saída de quadril).

76 A POSIÇÃO MONTADA Se observar na imagem da esquerda, existe um espaço entre os joelhos e o tórax do lutador. Isso facilita a movimentação de quem está por baixo e sua saída. Os joelhos devem ESTAR JUNTOS DO TÓRAX A TODO O MOMENTO. Qualquer movimento de quem está por baixo, deve levá-lo a sempre buscar corrigir a distância e manter os joelhos o mais próximo possível. 1

77 ARMAS NÃO LETAIS

78 ZONAS DO CORPO 1

79 ARMAS NÃO LETAIS São recursos especificamente projetados e empregados para incapacitar pessoas ou material, ao mesmo tempo em que evitam mortes, ferimentos permanentes em pessoas, danos indesejáveis à propriedade e comprometimento do meio-ambiente.

80 ARMAS NÃO LETAIS "BALA DE BORRACHA" (elastômero) Cápsula com pólvora, com projétil único ou com vários projéteis de borracha (elastômero) que quando acionadas por uma arma, normalmente Espingarda calibre 12, dão forte impacto no alvo, causando dor e ferimentos leves. Pode ser fatal em regiões nobres do corpo, como garganta e olhos.

81 ARMAS NÃO LETAIS SPRAY DE PIMENTA Composto químico que causa ARDÊNCIA NOS OLHOS E CEGUEIRA TEMPORÁRIA, combinada com a irritação nas mucosas da garganta e nariz. Pode ser fatal se usada em excesso contra pessoas com problemas respiratórios.

82 ARMAS NÃO LETAIS GÁS LACRIMOGÊNEO Assim como o Spray de Pimenta, causa ARDÊNCIA NA PELE E NAS VIAS RESPIRATÓRIAS. Nos olhos, pode causar cegueira temporária. Normalmente usado para dispersar multidões, geralmente por meio de granadas.

83 ARMAS NÃO LETAIS CANHÕES DE ÁGUA Caminhões pipas com mangueiras instaladas na parte superior dispersam a multidão com jatos fortes de água.

84 ARMAS NÃO LETAIS CASSETETES Bastões de borracha com pouca flexibilidade causam muita dor se utilizadas em algumas regiões do corpo.

85 ARMAS NÃO LETAIS ARMAS TEASER Armas que disparam eletrodos com cargas de choque elétrico, que são acionados pelo policial da mesma forma que se acionam as armas de fogo. Seu funcionamento se dá quando estes eletrodos atingem o alvo, disparando pulsos elétricos por 1,5 segundos. Paralisa o alvo e o deixa inerte para a ação policial, evitando assim, o uso desnecessário da arma de fogo.

86 Obrigado Grande abraço e bons estudos! - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão

Cor Descrição Especial Pode ser usado nas seguintes artes marciais

Cor Descrição Especial Pode ser usado nas seguintes artes marciais Programa de Exame para Cinto Amarelo Nº 1 2 3 4 5 6 Cor Descrição Especial Pode ser usado nas seguintes artes marciais Passos básicos de combate Esquiva sem defensiva Defesa de golpe por cima Defesa de

Leia mais

O que é Defesa Pessoal?

O que é Defesa Pessoal? DEFESA PESSOAL O que é Defesa Pessoal? Habilitação de tácticas e técnicas sistematizadas e acessíveis a qualquer pessoa pelo treino, dotando-a de mecanismos necessários e suficientes a parar qualquer acção

Leia mais

CURSO DE USO DIFERENCIADO DA FORÇA USO DIFERENCIADO DA FORÇA

CURSO DE USO DIFERENCIADO DA FORÇA USO DIFERENCIADO DA FORÇA CURSO DE USO DIFERENCIADO DA FORÇA 1 USO DIFERENCIADO DA FORÇA 2 Eduardo Maia Betini Claudia Tereza Sales Duarte Presença Comandos verbais Técnicas de mãos abertas (torcimento de articulações, algemamento

Leia mais

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken TÉCNICO CBV SAQUE POR CIMA - Sem SALTO Saque sem salto 1 a ensinar; Técnica geral será utilizada, nos saques com salto TRANSFERÊNCIA. POSTURA

Leia mais

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa PREPARATION GLIDE DELIVERY RECOVERY DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS FASES A Técnica Rectilínea do Lançamento do Peso está dividida nas seguintes fases:,, e.

Leia mais

M-3-PM. Polícia Militar do Estado de São Paulo MANUAL POLICIAL MILITAR DEFESA PESSOAL Publicado no Bol G PM 134/92

M-3-PM. Polícia Militar do Estado de São Paulo MANUAL POLICIAL MILITAR DEFESA PESSOAL Publicado no Bol G PM 134/92 M-3-PM Polícia Militar do Estado de São Paulo MANUAL POLICIAL MILITAR DEFESA PESSOAL 1992 Publicado no Bol G PM 134/92 POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. COMANDO GERAL São Paulo, 02 de julho de 1992

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

Art. 5 - O vencedor será decidido da seguinte forma: a) Se um competidor se rende ou submete batendo a perna, braço ou verbalmente.

Art. 5 - O vencedor será decidido da seguinte forma: a) Se um competidor se rende ou submete batendo a perna, braço ou verbalmente. REGRAS SUBMISSION FIGHTING - ADCC Art. 1- Técnicas legais (permitidas) a) Qualquer tipo de queda; b) Qualquer tipo de estrangulamento; *com exceção de usar a mão para interromper a respiração Ex. tampar

Leia mais

1. Apresentação. 2. Módulos e Cursos Integrados.

1. Apresentação. 2. Módulos e Cursos Integrados. 1. Apresentação Taktica, Consultoria e formação em Segurança Integrada é a área especializada da Federação Portuguesa de Krav Maga para os sectores Policial, Militar e Segurança Privada. As várias formações

Leia mais

CONVITE ESPECIAL 1ºOPEN SYSTEM DE MUAY THAI E MMA AMADOR

CONVITE ESPECIAL 1ºOPEN SYSTEM DE MUAY THAI E MMA AMADOR CONVITE ESPECIAL A 1ºOPEN SYSTEM DE MUAY THAI E MMA AMADOR Dia => 13 DE NOVEMBRO 2016 DOMINGO HORÁRIO => PESAGENS DAS 8:30 AS 09:30 HS: DOMINGO ( 13 DE NOVEMBRO ) OBS = > LOCAL => ( GINÁSIO DO CAIC 1 )

Leia mais

1 POSTURA E TRABALHO DOS PÉS

1 POSTURA E TRABALHO DOS PÉS 1 POSTURA E TRABALHO DOS PÉS Postura Antes de aprender o trabalho dos pés, socos, chutes e quedas, você deve treinar uma postura apropriada para a luta. É muito importante que você não se apresse nessa

Leia mais

KATAME-NO-KATA (Formas de Controle no Solo)

KATAME-NO-KATA (Formas de Controle no Solo) KATAME-NO-KATA (Formas de Controle no Solo) O Katame-no-kata foi desenvolvido no Kodokan entre 1884 e 1887 na seqüência do desenvolvimento da Nage-no-kata. É o Kata das formas de controle. É composto por

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

Posições Cirúrgicas. Professor: Eunaldo Dias

Posições Cirúrgicas. Professor: Eunaldo Dias Posições Cirúrgicas Professor: Eunaldo Dias Posições do paciente para cirurgia ou posições cirúrgicas são aquelas em que o paciente é colocado após procedimento anestésico, para ser submetido a intervenção

Leia mais

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS DE MODALIDADES KUNG FU KUOSHU

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS DE MODALIDADES KUNG FU KUOSHU REGULAMENTOS ESPECÍFICOS DE MODALIDADES KUNG FU KUOSHU A competição de Kung Fu será regida pelas regras oficiais estabelecidas pela TWKSF (The World Kuoshu Federation) e Coordenado pela ASSOCIAÇÃO DE KUNG-FU

Leia mais

Centro de Gravidade e Equilíbrio e Referenciais Antropométricos. Prof. Dr. André L.F. Rodacki

Centro de Gravidade e Equilíbrio e Referenciais Antropométricos. Prof. Dr. André L.F. Rodacki Centro de Gravidade e Equilíbrio e Referenciais Antropométricos Prof. Dr. André L.F. Rodacki Centro de Gravidade Lehmkuhl & Smith (1989): único ponto de um corpo ao redor do qual todas as partículas de

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR - Fazer uso do cinto de segurança tipo para quedista, trava quedas presos em cabo guia independente. - Cadeira presa em cabo guia independente, exclusivo para cadeira. As manivelas da cadeira devem possuir

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do ombro. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

ARMAS E EQUIPAMENTO PARA +FANTASY

ARMAS E EQUIPAMENTO PARA +FANTASY ARMAS E EQUIPAMENTO PARA +FANTASY Sistema Livre e Gratuito Criado por Tio Nitro EQUIPAMENTO Equipamentos no +Fantasy em geral dão bônus nos testes para usá-los. Normalmente equipamentos dão bônus que variam

Leia mais

Associação Sia Hu de Kung Fu Tradicional ASHKF Fundada em 17 de Janeiro de CNPJ /

Associação Sia Hu de Kung Fu Tradicional ASHKF Fundada em 17 de Janeiro de CNPJ / V CAMPEONATO INTERNO SIA HU DE KUNG FU TRADICIONAL Data: 02/04/2017 Horário: 08h30min Local: E.M. Dr. Leandro Franceschini Endereço: Rua Geraldo de Souza, 157/221 Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Regulamento

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa SAÚDE DO TRABALHADOR - LER Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa Este trabalho tem por objetivo trazer mais conhecimento sobre uma patologia que aflige muitas pessoas atualmente

Leia mais

A AMARRAÇÃO. Alguns conselhos R. Tipos de amarração R BIZART

A AMARRAÇÃO. Alguns conselhos R. Tipos de amarração R BIZART 7 A AMARRAÇÃO Alguns conselhos R Tipos de amarração R Fevereiro 2012 BIZART A amarração Se uma carga não for amarrada de forma adequada, poderá constituir um perigo para si e para terceiros. Uma carga

Leia mais

ATLETISMO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

ATLETISMO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior ATLETISMO Osvaldo Tadeu da Silva Junior OBJETIVO DA DISCIPLINA Conhecer, compreender e analisar os processos de ensino aprendizagem e treinamento das corridas; Conhecer, compreender e analisar os processos

Leia mais

PERSIANAS HORIZONTAIS EM ALUMÍNIO DE 16MM E 25MM. Tipos de Posicionamento dos Comandos no seguinte acionamento:

PERSIANAS HORIZONTAIS EM ALUMÍNIO DE 16MM E 25MM. Tipos de Posicionamento dos Comandos no seguinte acionamento: PERSIANAS HORIZONTAIS EM ALUMÍNIO DE 16MM E 5MM 1 1 3 4 5 13 - freio 3 - tampa cabeçote 4 - lâmina 5 - cordas 6 - tampa base (lateral) - cordão 8 - pingente - base 10 - bastão 11 - tampa do bastão 1 -

Leia mais

ARMAS E EQUIPAMENTO PARA +2D6

ARMAS E EQUIPAMENTO PARA +2D6 ARMAS E EQUIPAMENTO PARA +2D6 Sistema Livre e Gratuito Criado por Tio Nitro (prof.newtonrocha@gmail.com) EQUIPAMENTO Equipamentos no +2d6 em geral dão bônus nos testes para usá-los. Normalmente equipamentos

Leia mais

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ANEXO III

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ANEXO III ANEXO III RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS O mobiliário deve estar de acordo com as informações contidas nas determinações da Norma Regulamentadora 17, que estabelece: 17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL. Osvaldo Tadeu da Silva Junior METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL Osvaldo Tadeu da Silva Junior INICIAÇÃO ÀS TÉCNICAS INDIVIDUAIS INTRODUÇÃO FUTSAL: Da iniciação ao Alto nível Daniel Mutti A técnica consiste na execução individual dos

Leia mais

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto HANDEBOL Profesores: Daniel / Sheila Colégio Adventista de Rio Preto Técnicas Defensivas Handebol 1. Posição básica defensiva: É a postura que deve adotar os jogadores, posicionando-se para intervir na

Leia mais

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 1 -CRISTO REDENTOR (abraço universal) 2- SAUDAÇÃO ORIENTAL (respeito e humildade) 3 -MEDITAÇÃO TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 PARTE I - ALONGAMENTO 4 -ROT AÇÃO DO TRONCO 1. Abrir mãos alternadas (acompanhar

Leia mais

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta Posicionamento do corpo O corpo permanece na horizontal em decubito ventral, e caracteriza-se por ações simultâneas de braços e pernas. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água, mantendo-se

Leia mais

Manual de Instruções TORVEL. Série CPT. Manual de Instruções CORTADOR DE PORCAS TORVEL

Manual de Instruções TORVEL. Série CPT. Manual de Instruções CORTADOR DE PORCAS TORVEL Manual de Instruções 1 Índice 1. Considerações Gerais...3 2. A Segurança em Foco...3 e 4 3. Descrição do Produto...5 e 6 4. Utilização do...7 5. Lista de Peças...7 e 8 2 1.0 Considerações Gerais 1.1 Instruções

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo

Clínica Deckers. Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo Clínica Deckers Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo O QUE É. Estes são alguns exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do tornozelo. Eles foram compilados para dar a

Leia mais

Causas da LER em jovens. Uso indevido da tecnologia. Como prevenir?

Causas da LER em jovens. Uso indevido da tecnologia. Como prevenir? Causas da LER em jovens. Uso indevido da tecnologia. Como prevenir? Com o avanço crescente da tecnologia da informação e comunicação, com o evento da internet e do mundo virtual ocorreram mudanças na sociedade,

Leia mais

Caminhões roll on/roll off

Caminhões roll on/roll off Informações gerais Informações gerais Os caminhões roll on/roll off são usados principalmente para transportadores de carga solta. O manuseio de cargas é feito elevando, removendo e puxando o transportador

Leia mais

Escrito por Andreza Viana de Oliveira Seg, 13 de Maio de :26 - Última atualização Seg, 27 de Maio de :12

Escrito por Andreza Viana de Oliveira Seg, 13 de Maio de :26 - Última atualização Seg, 27 de Maio de :12 Empunhadura ( forehand ) Em geral a raquete deve ser empunhada como se o jogador estivesse apertando a mão com ela. Isso pode não parecer natural, mas com paciência e prática se tornará um hábito. Empunhadura

Leia mais

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres torres@waltertorres.com.br Música finalidade da bateria/percussão Resumo Este artigo tem como objetivo melhorar a absorção de exercícios,

Leia mais

Nível 4 Nível Operacional. Tema 7 Controlo do Veículo

Nível 4 Nível Operacional. Tema 7 Controlo do Veículo FICHA TÉCNICA ADAPTAÇÃO DO CONDUTOR AO VEÍCULO Níveis GDE: Nível 4 Nível Operacional Temas Transversais: Tema 7 Controlo do Veículo Síntese informativa: Posição do condutor ao volante Utilização dos pedais

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 8 e NR-10. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 8 e NR-10. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR 8 e NR-10 Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR-8 Edificações Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações

Leia mais

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: É a ruptura total ou parcial do osso e podem ser fechadas ou expostas. CLASSIFICAÇÃO: Fratura fechada ou interna: Na fratura fechada não há rompimento

Leia mais

(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs. (Equipamentos de Proteção Individual)

(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs. (Equipamentos de Proteção Individual) (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) O que são EPIs? EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador,

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

IMPORTANTE! Por favor, leia este manual de instruções antes de usar a sua carabina de pressão.

IMPORTANTE! Por favor, leia este manual de instruções antes de usar a sua carabina de pressão. IMPORTANTE! Por favor, leia este manual de instruções antes de usar a sua carabina de pressão. Prezado cliente, obrigado por adquirir nossa nova AR1000 Magnum. Esta é uma potente carabina de pressão que

Leia mais

QUESTIONÁRIO ACADEMIA PRATIQUE FITNESS AVALIAÇÃO FÍSICA

QUESTIONÁRIO ACADEMIA PRATIQUE FITNESS AVALIAÇÃO FÍSICA QUESTIONÁRIO ACADEMIA PRATIQUE FITNESS AVALIAÇÃO FÍSICA NOME: UNIDADE: 1) QUAL O PROCEDIMENTO ADEQUADO DO AVALIADOR QUANDO O ALUNO CHEGA NA RECEPÇÃO? A) ESPERAR O RECEPCIONISTA ATENDER. B) ENTREGAR O PARQ

Leia mais

Regulamento de Prova de Tiro. Numero 2/2013. Duelo de Balão

Regulamento de Prova de Tiro. Numero 2/2013. Duelo de Balão Regulamento de Prova de Tiro Numero 2/2013 Duelo de Balão FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Duelo de Balão no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito. MODALIDADE Tiro Policial.

Leia mais

E-book COLUNA SAUDÁVEL. Dr Thiago Rodrigues

E-book COLUNA SAUDÁVEL. Dr Thiago Rodrigues IMAGINE A VIDA SEM DOR NA COLUNA. E-book COLUNA SAUDÁVEL Dr Thiago Rodrigues DESCUBRA OS EXERCÍCIOS PARA DEIXAR SUA COLUNA SAUDÁVEL COM O FISIOTERAPEUTA DR THIAGO RODRIGUES ESPECIALISTA EM PROBLEMAS DE

Leia mais

Fraturas e Luxações Prof Fabio Azevedo Definição Fratura é a ruptura total ou parcial da estrutura óssea 1 Fraturas Raramente representam causa de morte, quando isoladas. Porém quando combinadas a outras

Leia mais

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 8º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professora: Raquel Louredo RODÍZIO DE POSIÇÕES Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação

Leia mais

Prof. Sabrina Cunha da Fonseca

Prof. Sabrina Cunha da Fonseca Prof. Sabrina Cunha da Fonseca E-mail: sabrina.cfonseca@hotmail.com Corpo humano: Hemorragia: É a perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais como: nariz, boca, ouvido; ela pode ser

Leia mais

Dicas de Segurança IV

Dicas de Segurança IV Dicas de Segurança IV Noções Básicas de Primeiros Socorros Ressuscitação Cardiopulmonar Também conhecida como respiração boca a boca (aeração). Utilizada em casos de paradas respiratórias. Procedimentos:

Leia mais

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Dica: Para que a massagem seja eficaz tudo vai depender da pressão dos dedos e dos movimentos feitos de forma correta. Primeiro vamos falar

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Marcha Normal. José Eduardo Pompeu

Marcha Normal. José Eduardo Pompeu Marcha Normal José Eduardo Pompeu Marcha Humana Deslocamento de um local para outro Percorrer curtas distâncias. Versatilidade funcional dos MMII para se acomodar a: degraus, mudanças de superfícies e

Leia mais

Pulverizador Agrícola Manual

Pulverizador Agrícola Manual R Pulverizador Agrícola Manual Fone: (42) 3522-2789 3522-1819 3523-7926 Rua Prefeito Alfredo Metzler, 480 - CEP 89400-000 - Porto União - SC Site: www.knapik.com.br E-mail: knapik@knapik.com.br vendas@knapik.com.br

Leia mais

Unidade II. Unidade II. Técnica do Nado Crawl

Unidade II. Unidade II. Técnica do Nado Crawl Posicionamento do corpo Permanece na horizontal em decubito ventral, realizando movimentos de rolamentos laterais, em seu eixo longitudinal. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água,

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

A influência da prática da capoeira na postura dos capoeiristas: aspectos biomecânicos e fisiológicos.

A influência da prática da capoeira na postura dos capoeiristas: aspectos biomecânicos e fisiológicos. A influência da prática da capoeira na postura dos capoeiristas: aspectos biomecânicos e fisiológicos. Autores: Ft Mariana Machado Signoreti Profa. Msc. Evelyn Cristina Parolina A capoeira é uma manifestação

Leia mais

ROTEIRO DA COREOGRAFIA PARA A CANÇÃO BOAS FESTAS. Nosso objetivo é fornecer a vocês um instrumento que possa contribuir para a fixação da coreografia.

ROTEIRO DA COREOGRAFIA PARA A CANÇÃO BOAS FESTAS. Nosso objetivo é fornecer a vocês um instrumento que possa contribuir para a fixação da coreografia. 1 ROTEIRO DA COREOGRAFIA PARA A CANÇÃO BOAS FESTAS Prezados coralistas, Nosso objetivo é fornecer a vocês um instrumento que possa contribuir para a fixação da coreografia. Este roteiro não substitui a

Leia mais

SACA ROLAMENTOS FERROVIÁRIO

SACA ROLAMENTOS FERROVIÁRIO MODELO: TERF - 10013 1 1.0 Considerações Gerais 1.1 Instruções de recebimento Deve-se inspecionar visualmente todo o equipamento para detectar avarias causadas durante o transporte, como vazamentos e marcas

Leia mais

Como manter um nível adequado de estoques?

Como manter um nível adequado de estoques? Como manter um nível adequado de estoques? 1 INTRODUÇÃO Sabe-se que ao manter grandes volumes de estoques a empresa irá arcar com custos desnecessários em armazenagem, movimentações e controles, além de

Leia mais

TREINAMENTO AUXILIARES DE TRANSPORTE CEPEP-ISGH 2014

TREINAMENTO AUXILIARES DE TRANSPORTE CEPEP-ISGH 2014 TREINAMENTO AUXILIARES DE TRANSPORTE CEPEP-ISGH 2014 INTRODUÇÃO A transferência e a mobilização de pacientes deve ser realizada cuidadosamente por um profissional que tenha o conhecimento das áreas corporais

Leia mais

SARNÉRICO (BENZOATO DE BENZILA)

SARNÉRICO (BENZOATO DE BENZILA) SARNÉRICO (BENZOATO DE BENZILA) BELFAR LTDA Emulsao tópica 100 ml SARNÉRICO Benzoato de benzila APRESENTAÇÃO Emulsão tópica contendo benzoato de benzila 0,2 ml/ml Frasco contendo 100 ml USO TÓPICO USO

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL Distribuição Interna ÍNDICE Apresentação 3 O que é Lesão por esforço repetitivo (LER)? 4 Prevenção 5 Dicas para evitar lesões 6 Exercícios 8 Ginástica Laboral

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO CENTRO DE GRAVIDADE. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

DETERMINAÇÃO DO CENTRO DE GRAVIDADE. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior P O C. G. refere-se a um ponto onde está concentrada toda a massa do corpo, sem que seu comportamento mecânico seja alterado Base de apoio P Para se manter em equilíbrio

Leia mais

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS Prescrições sobre os extensores Ao realizar um exercício não exceda a elasticidade prescrita na descrição do produto, o elástico atinge o dobro de seu tamanho

Leia mais

Ética, Biossegurança e Cinemática do Trauma

Ética, Biossegurança e Cinemática do Trauma Ética, Biossegurança e Cinemática do Trauma Respeitar o modo e a qualidade de vida do traumatizado. Respeitar a privacidade e a dignidade do paciente, evitando sua exposição desnecessária. Biossegurança

Leia mais

Aula 6 Elevação e transporte de materiais 125

Aula 6 Elevação e transporte de materiais 125 Aula 6 Elevação e transporte de materiais Meta da aula Apresentar os procedimentos corretos para armazenamento, manuseio e transporte de materiais. Objetivos da aula Ao final desta aula, você deverá ser

Leia mais

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores O TEMPLO DA SAÚDE Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas exige manutenção Saúde enquanto patrimônio do trabalhador

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

UHS Polidora de Pisos de Alta Velocidade Ultra High Speed. Manual do usuário e peças de reposição. Guia prático de manutenção passo a passo

UHS Polidora de Pisos de Alta Velocidade Ultra High Speed. Manual do usuário e peças de reposição. Guia prático de manutenção passo a passo Manual do usuário e peças de reposição Guia prático de manutenção passo a passo MODELO UHS 600 Polidora de Pisos de Alta Velocidade Ultra High Speed R e v i s ã o Agosto / 0 0 8 PLATAFORMA TECNOLOGIA EM

Leia mais

FUNdamental (Fase 2) SUB 10 (Ano 3 e 4) nº3 nº3 nº4. mínima - 30 x 20 máxima - 40 x 25 mínima - 43 m2 máxima - 71 m2 mínima - 3 m máxima - 3,5 m

FUNdamental (Fase 2) SUB 10 (Ano 3 e 4) nº3 nº3 nº4. mínima - 30 x 20 máxima - 40 x 25 mínima - 43 m2 máxima - 71 m2 mínima - 3 m máxima - 3,5 m Leis do Jogo nos Escalões Sub-8, Sub-10 e Sub-12 (Fase 1) Escalão SUB 8 (Ano 1 e 2) Tamanho da Bola Nº de Jogadores Dimensão do Campo Área por jogador Largura por jogador Tempo de Jogo Formação Ordenada

Leia mais

SACA POLIAS TORVEL MODELO: SPT

SACA POLIAS TORVEL MODELO: SPT MODELO: SPT - 1000 SPT-1000 1 Índice 1.0. Considerações Gerais...3 1.1. Instruções de Recebimento...3 1.2. A segurança em Foco...3 2.1. Dados Técnicos...4 2.2. Descrição do Produto...5 2.3. Composição

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

KOGO KUMITE APLICADO AO TREINAMENTO DE KARATE-DO TRADICIONAL

KOGO KUMITE APLICADO AO TREINAMENTO DE KARATE-DO TRADICIONAL KOGO KUMITE APLICADO AO TREINAMENTO DE KARATE-DO TRADICIONAL Arthur Prisco Paraíso Rêgo Setembro de 2014. Se você treinar todos os dias, quando chegar ao fim dos seus dias, você poderá olhar para trás

Leia mais

Equipamentos de menor potencial ofensivo

Equipamentos de menor potencial ofensivo Equipamentos de menor potencial ofensivo Todos os artefatos, excluindo armas e munições, desenvolvidos e empregados com a finalidade de conter, debilitar ou incapacitar temporariamente pessoas, preservar

Leia mais

A temperatura, calor ou frio, e os contatos com gases, eletricidade, radiação e produtos químicos, podem causar lesões diferenciadas nocorpo humano.

A temperatura, calor ou frio, e os contatos com gases, eletricidade, radiação e produtos químicos, podem causar lesões diferenciadas nocorpo humano. UNIDADE: 08 PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 8. DISTÚRBIOS CAUSADOS PELA TEMPERATURA: 8.0 INTRODUÇÃO A temperatura,

Leia mais

TER AS IDEIAS CLARAS!!!

TER AS IDEIAS CLARAS!!! TER AS IDEIAS CLARAS!!! O jogo de Andebol poderá resumir-se a uma atividade acíclica cujos principais movimentos são abertos e realizados com intervalos de pausas de recuperação incompleta (3 a7 ), a uma

Leia mais

Técnica de Boxe. Socos, ou golpes

Técnica de Boxe. Socos, ou golpes Técnica de Boxe No boxe, a defesa e o ataque são obtidos pelos punhos, devidamente protegidos. Geralmente, apontam-se quatro tipos de socos existentes. Todos os outros golpes são basicamente variantes

Leia mais

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Preparativos Para a massagem você vai precisar de: - um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado pode ser óleo

Leia mais

Duas bactérias redondas, ligeiramente azuladas, nadam calmamente em um líquido. C1T1 ESTÚDIO

Duas bactérias redondas, ligeiramente azuladas, nadam calmamente em um líquido. C1T1 ESTÚDIO Cena/Tom. Descrição da Cena Locação C1T1 Duas bactérias redondas, ligeiramente azuladas, nadam calmamente em um líquido. C1T2 Uma delas se divide, e nasce mais uma! Agora são três! Esta tabela serve de

Leia mais

TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2. Aula 2.

TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2. Aula 2. TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2 Aula 2 www.aerocurso.com TEORIA DE VÔO E AERODINÂMICA 2 8 COMANDOS DE VÔO E DISPOSITIVOS HIPERSUSTENTADORES Os movimentos de uma aeronave podem ser realizados em torno

Leia mais

AUDIÊNCIA DIRIGIDA MINUTA DO RBAC 90

AUDIÊNCIA DIRIGIDA MINUTA DO RBAC 90 90.0AM Aplicabilidade SUBPARTE AM RBAC 90 ARMAS E MUNIÇÕES EMBARCADAS (a) Esta seção estabelece os requisitos aplicáveis aos órgãos e entes da Administração Pública que, em razão de suas atribuições legais

Leia mais

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados)

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Nome: Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Observe a figura acima e responda as questões a seguir: 1. A sequência se refere à prova de. 2. Em que distâncias essa prova

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 MATERIAL ABRIGO DE GÁS DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 CÓDIGO ABR GLP Descrição de Equivalência Técnica Exigida Toda a instalação que utiliza o gás GLP em botijão

Leia mais

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos.

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos. por Christian Haensell A flexibilidade do corpo e das juntas é controlada por vários fatores: estrutura óssea, massa muscular, tendões, ligamentos, e patologias (deformações, artroses, artrites, acidentes,

Leia mais

K1 Técnica de remada inclinada

K1 Técnica de remada inclinada Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Local: ITAIPU Plano de aula:semana 41 Data: Turma: Faixa Verde Professor: Fundamento da Semana: Técnica de remada Objetivo Geral: Recursos

Leia mais

POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS *

POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS * POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS * Autor: Antônio Hernández Tradução: Leonardo de A. Delgado POSIÇÃO DO CORPO A cabeça se manterá de maneira que a superfície da água esteja ao nível da nuca

Leia mais

SISTEMA DE GRADUAÇÃO DO BOXE CHINÊS ADOTADO PELA: (CSAKF) CONFEDERAÇÃO SULAMERICANA DE KUNG-FU

SISTEMA DE GRADUAÇÃO DO BOXE CHINÊS ADOTADO PELA: (CSAKF) CONFEDERAÇÃO SULAMERICANA DE KUNG-FU SISTEMA DE GRADUAÇÃO DO BOXE CHINÊS ADOTADO PELA: (CSAKF) CONFEDERAÇÃO SULAMERICANA DE KUNG-FU INICIANTE: (FAIXA BRANCA) Juramento 1 Posturas básicas Socos jab,s e diretos Defesa e esquiva de socos jab,s

Leia mais

FNK - FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE KARATE. REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ JEMs 2015

FNK - FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE KARATE. REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ JEMs 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SETOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA JEMS - 2015 FNK - FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE KARATE REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ JEMs 2015 Art. 1º - As

Leia mais

Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karate Shihan José Koei Nagata IKO Matsushima KYOKUSHINKAIKAN KARATE KATA YANTSU

Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karate Shihan José Koei Nagata IKO Matsushima KYOKUSHINKAIKAN KARATE KATA YANTSU KYOKUSHINKAIKAN KARATE KATA YANTSU O Karate Kyokushinkaikan, desenvolvido pelo Mestre Masutatsu Oyama teve influência do Kenpo, e dos estilos Shotokan e Goju Ryu, que foram praticados por ele. O Kata Yantsu

Leia mais

INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS (PLANIMETRIA)

INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS (PLANIMETRIA) Topografia INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS (PLANIMETRIA) Prof. Paulo Carvalho, M.Sc Macedo, M.Sc Prof. Emilia Rabanni, Dra. Poli, Brasil.. 2014 2/27 Instrumentos Topográficos do Equipamento 3/27 TEODOLITO É

Leia mais

JOGOS PRF NORTE E NORDESTE 2016

JOGOS PRF NORTE E NORDESTE 2016 JOGOS PRF NORTE E NORDESTE 2016 Copa PRF de jiu-jitsu 2016 Categoria Adulto e Master/ MASCULINO. Faixas: Branca, Azul, Roxa, Marrom e Preta Adulto/ Masculino até 34 anos Master/Masculino a partir de 35

Leia mais

Manual da Nova Garra Mecânica

Manual da Nova Garra Mecânica Manual da Nova Garra Mecânica 1 Para começar o manual da Garra, vamos iniciar pela própria garra ou seja, a parte que agarra objetos. Parafuse a cantoneira de 12 furos em uma engrenagem de 36 dentes e

Leia mais

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto Trabalhe por si Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto As doenças relacionadas com o trabalho estão associadas com situações de repetitividade, aplicação de força e adoção de posições

Leia mais

c) vestimenta condutiva para proteção de todo o corpo contra choques elétricos.

c) vestimenta condutiva para proteção de todo o corpo contra choques elétricos. c) vestimenta condutiva para proteção de todo o corpo contra choques elétricos. I - EPI PARA PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL (Alterado pela Portaria SIT n.º 292, de 08 de dezembro de 2011)

Leia mais

Sinalizações. Árbitro Lateral (FUKU-SHIN)

Sinalizações. Árbitro Lateral (FUKU-SHIN) Sinalizações Árbitro Lateral (FUKU-SHIN) Golpe quase perfeito (vale 04 pontos) Waza-ari Com a bandeira correspondente ao competidor que marcar o ponto, estender o braço paralelo ao solo. Simultaneamente

Leia mais

Instruções detalhadas para o manuseio no transporte da máquina e as respectivas indicações de segurança seguem depois desta página.

Instruções detalhadas para o manuseio no transporte da máquina e as respectivas indicações de segurança seguem depois desta página. a-- dt/. / pt. Local de instalação adequado para a máquina Selecionar o lugar de colocação de maneira que haja suficiente lugar para a operação, supervisão e manutenção segura da máquina. Evitar corrente

Leia mais

O Dimensionamento do Centro de Produção

O Dimensionamento do Centro de Produção O Dimensionamento do Centro de Produção (posto de trabalho) Antropometria estática - refere-se a medidas gerais de segmentos corporais, estando o indivíduo em posição estática; Antropometria dinâmica refere-se

Leia mais

Externas: A principal norma brasileira que regulamenta os dispositivos sobre EPI é a NR 06, do MTE. Internas: Existe, na Panasonic, uma I.A.

Externas: A principal norma brasileira que regulamenta os dispositivos sobre EPI é a NR 06, do MTE. Internas: Existe, na Panasonic, uma I.A. Introdução Por que você está aqui? Legislação Modo de usar Conclusão Por que você está aqui? Em inspeções rotineiras de segurança, vários funcionários apresentaram dúvidas relativas aos EPI s utilizados

Leia mais