E-book COLUNA SAUDÁVEL. Dr Thiago Rodrigues

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1 IMAGINE A VIDA SEM DOR NA COLUNA. E-book COLUNA SAUDÁVEL Dr Thiago Rodrigues DESCUBRA OS EXERCÍCIOS PARA DEIXAR SUA COLUNA SAUDÁVEL COM O FISIOTERAPEUTA DR THIAGO RODRIGUES ESPECIALISTA EM PROBLEMAS DE COLUNA VERTEBRAL.

2 Conteúdos Sobre a Clínica Instituto do Corpo 03 Especialista em Coluna 04 O Que é Coluna Vertebral? 05 Hérnia de Disco 07 Exercícios Para Coluna Vertebral 09 Mensagem Do Dr Thiago Rodrigues 14

3 Sobre nós A Clínica Instituto do Corpo Situada na Cidade de Morada Nova, No Vale do Jaguaribe, Foi Fundada no Dia 14 de Abril de 2014 com a Missão de Proporcionar Prevenção e Tratamentos Para a Saúde Bem Como Serviços Para Beleza. A Clínica Está situada na Rua Amâncio Rodrigues 433, No Centro da Cidade. Contamos Com Diversas Especialidades da Saúde Como: Fisioterapia, Dermatofuncional (estética), Laboratório de Análises Clínicas, Médico Ginecologista Obstetra, Ultra- Sonografias, Psiquiatria, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologista, Psicologia, Dermatologista, Fonoaudiologia, Nutricionista, Psiquiatria, Urologia e Pilates. 03

4 Dor na Coluna? Especialista em Coluna A clínica instituto do corpo possui um tratamento inovador para problemas da coluna vertebral, com uma tecnologia americana. A clínica é a única do Vale do Jaguaribe a possuir a "Maca de Tração Lombar e Cervical. A Maca de Tração é indicada nos casos de hérnia de disco, ciatalgias (dores no ciático), artrose, discopatia degenerativas dentre outras. No início do tratamento é realizado uma avaliação para identificar as causas dos problemas na coluna cervical ou lombar para ser traçado o plano de tratamento personalizado. A maca de tração realiza uma descompreção do disco aliviando assim as dores. 04

5 O que é coluna vertebral? 05

6 A coluna é formada por 7 vértebras cervicais, 12 torácicas e 5 lombares. Na porção final encontra-se ainda o sacro que são um fusão de 5 vértebras. Entre cada vértebra existe um disco vertebral, e o Forame vertebral que é um canal onde por ele passa a medula espinhal. O disco vertebral é constituído por um anel fibroso feito de cartilagem e possui no centro uma estrutura gelatinosa chamada de núcleo. 06

7 HÉRNIA DE DISCO Existe um estudo científico que afirma que 80% da população em algum momento da vida vai passar por algum episódio de dor na coluna. As dores na COLUNA são uma das 3 maiores causas de afastamentos do trabalho. Pensando nisso o Dr Thiago Rodrigues desenvolveu esse material afim de informar para a população alguns dos exercícios que podem ser realizados em casa no intuito A hérnia de disco é uma de prevenir as dores na das principais lesões da COLUNA. coluna, e sua evolução é detalhada na imagem ao lado, onde no primeiro Hérnia de Disco 07 estágio acontece uma degeneração discal, no 2º uma Protusão discal, no 3º a formação da hérnia e no 4º o deslizamento do núcleo para o canal medular.

8 Você Sabia? A COLUNA vertebral possui músculos que agem de forma protetora das nossas vértebras, esses músculos são chamados de CORE e o Pilates é uma técnica excelente para fortalecer esses músculos dando assim mais saúde a sua COLUNA. Sentar-se em posturas erradas, pegar peso em excesso, dormir sem ser da maneira correta e o sedentarismo são fatores de riscos para problemas na coluna como hérnia de disco, escoliose e lombalgias. 08

9 EXERCÍCIOS PARA COLUNA 1) Exercício chamado dissociação pélvica, deitado com a barriga para cima e joelhos fletidos, leve os dois joelhos o máximo para o lado direito e volte ao centro, depois para o lado esquerdo e volte ao centro, repita por 15 repetições sempre alternando os lados. 2) Deitado lateralmente dobre um joelho e segure por trás o tornozelo, puxe até a posição de maior alongamento e mantenha por 5 segundos. Faça 15 repetições em cada perna.

10 3) Exercício para alongamento do músculo piriforme, deitado com joelhos fletidos, dobre uma perna ficando o pé em cima do joelho oposto, abrace a perna de baixo e puxe-a em direção ao peito mantendo por 5 segundos, faça 15 repetições em uma perna e depois na outra. 4) Em pé coloque um pé bem a frente e outro bem atrás contanto que fiquem em linha reta, force em direção ao pé da frente jogando o quadril para baixo e mantenha por 5 segundos, repita 15 repetições em cada perna.

11 5) Deitado de barriga para cima, pode usar uma toalha para auxilio ou não, braços abertos e um braço oposto a perna, segura levando-a em direção oposta da perna, leve até o alongamento máximo e mantenha por 5 segundo, repita 15 vezes em cada perna. 6) Deitado de barriga para baixo e os braços estendidos acima da cabeça, eleve ao mesmo tempo os braços e as pernas, NÃO MANTENHA os braços e pernas elevados, apenas suba e dessa de forma que não fadigue a musculatura, repita por 10 vezes.

12 7) Exercício de ponte, deitado de barriga para cima e braços ao longo do corpo, joelhos fletidos, eleve o quadril do chão até manter o corpo reto e volte a posição inicial, repita 15 vezes. Chamado de Super Man, de quatro apoios, e mantendo a coluna mais reta possível, eleve o braço esquerdo e a perna direita ao mesmo tempo, mantendo na altura do corpo e estendidos, faça 15 repetições sempre alternando os lados. 8)

13 9) Exercício de prancha, deitado de barriga para baixo, cotovelos na altura do peito e paralelos, apoiado na ponta dos pés, ergue o corpo como um todo mantendo a coluna reta, NÃO MANTENHA a corpo no alto apenas levante e dessa, repita 10 vezes. O que você faria sem dor? Nós podemos lhe ajudar!

14 "Ninguém Merece Viver a Vida Com Dor na Coluna, a Vida é Para Ser Vivida e Não Sofrida. A Minha Missão é Levar Informação de Como Prevenir e de Como Tratar Esses Problemas de Coluna, Sei Que Ainda Tenho Muito a Fazer e me Orgulho de Através das Minha Mãos Poder Levar Mais Saúde Para as Pessoas." Dr Thiago Rodrigues

15 Sua Coluna em boas mãos (88)

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