Equipamentos de menor potencial ofensivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Equipamentos de menor potencial ofensivo"

Transcrição

1 Equipamentos de menor potencial ofensivo Todos os artefatos, excluindo armas e munições, desenvolvidos e empregados com a finalidade de conter, debilitar ou incapacitar temporariamente pessoas, preservar vidas e minimizar danos a sua integridade. A Portaria traz na sua Diretriz 19 o seguinte texto: Deverá ser estimulado e priorizado, sempre que possível, o uso de técnicas e instrumentos de menor potencial ofensivo pelos agentes de segurança pública, de acordo com a especificidade da função operacional e sem se restringir às unidades especializadas. Voltaremos a discutir a utilização das técnicas e tecnologias não letais por parte das forças especiais das instituições na próxima aula. Os legisladores preocuparam-se com o treinamento para a utilização do equipamento não letal, como constatamos na Diretriz 20: Deverão ser incluídos nos currículos dos cursos de formação e programas de educação continuada conteúdos sobre técnicas e instrumentos de menor potencial ofensivo. O documento reforça a ideia de que armas e equipamentos não letais devem ser usados de acordo com as exigências que se apresentarem. Leia a Diretriz 21: As armas de menor potencial ofensivo deverão ser separadas e identificadas de forma diferenciada, conforme a necessidade operacional. A Diretriz 22 determina que o uso de técnicas de menor potencial ofensivo deve ser constantemente avaliado. Este contínuo estudo poderia ser feito cumprindo-se o regulado na Diretriz 24. Quando se usa a arma de fogo e/ou instrumentos de menor potencial ofensivo, tendo havido lesões ou mortes, deverá ser elaborado relatório que contenha, no mínimo, as seguintes informações: circunstâncias e justificativa que levaram o uso da força ou de arma de fogo por parte do agente de segurança pública;

2 medidas adotadas antes de efetuar os disparos/usar instrumentos de menor potencial ofensivo, ou as razões pelas quais elas não puderam ser contempladas; tipo de arma e de munição, quantidade de disparos efetuados, distância e pessoa contra a qual foi disparada a arma; instrumento(s) de menor potencial ofensivo utilizado(s), especificando a frequência, a distância e a pessoa contra a qual foi utilizado o instrumento; quantidade de agentes de segurança pública feridos ou mortos na ocorrência, meio e natureza da lesão; quantidade de feridos e/ou mortos atingidos pelos disparos efetuados pelo(s) agente(s) de segurança pública; número de feridos e/ou mortos atingidos pelos instrumentos de menor potencial ofensivo utilizados pelo(s) agente(s) de segurança pública; número total de feridos e/ou mortos durante a missão; quantidade de projéteis disparados que atingiram pessoas e as respectivas regiões corporais atingidas; quantidade de pessoas atingidas pelos instrumentos de menor potencial ofensivo e as respectivas regiões corporais atingidas; ações realizadas para facilitar a assistência e/ou auxílio médico, quando for o caso; e se houve preservação do local e, em caso negativo, apresentar justificativa. Um relatório tão detalhado nos daria subsídio para detectar onde se deu a falha que resultou na lesão ou na morte da pessoa abordada e contra a qual foi utilizada arma não letal. O uso das armas não letais pelos integrantes das organizações de Segurança Pública Vamos começar a analisar a utilização do armamento não letal pelas forças de Segurança Pública, pautando-nos pela Lei de 22 de dezembro de 2003 (disponível para leitura no endereço Esta lei dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm -, definindo crimes e dando outras providências.

3 O seu artigo 23 apresenta a seguinte redação: A classificação legal, técnica e geral bem como a definição das armas de fogo e demais produtos controlados, de usos proibidos, restritos, permitidos ou obsoletos e de valor histórico serão disciplinadas em ato do chefe do Poder Executivo Federal, mediante proposta do Comando do Exército. A lei não aprecia o armamento ou equipamento não letal, mas concede ao Exército a atribuição para designar o que seriam armas de uso restrito. Frequentemente escutamos falar que armas não letais seriam classificadas como de uso restrito. Assim, o cidadão que fosse abordado portando este tipo de armamento, poderia ser preso com base no artigo 16 da referida Lei: Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena reclusão, de 3 a 6 anos, e multa. Este é um entendimento equivocado, errado. Como pudemos verificar no decorrer desta aula, armas não letais não são acessórios de armas de fogo, muito menos munição para elas. A tentativa de prender alguém com base neste artigo seria errada, pois não há nele a tipicidade exigida para caracterização do ato como crime. Continuemos. O Decreto de 20 de novembro de 2000 (disponível para leitura no endereço regulamenta a fiscalização de produtos controlados. O seu artigo 4º incumbe o Exército de baixar as normas de regulamentação técnica e administrativa para a fiscalização dos produtos controlados.

4 O artigo 5º determina que na execução das atividades de fiscalização de produtos controlados, deverão ser obedecidos os atos normativos emanados do Exército, que constituirão jurisprudência administrativa sobre a matéria. Não restam dúvidas quanto à competência do Exército na leitura do artigo 6º: A fiscalização de produtos controlados de que trata este Regulamento é de responsabilidade do Exército, que a executará por intermédio de seus órgãos subordinados ou vinculados, podendo, no entanto, tais atividades serem descentralizadas por delegação de competência ou mediante convênios. Nos artigos subsequentes é validado que o Exército controlará a fabricação, a utilização, a importação, a exportação, o tráfego e o comércio dos produtos controlados. No anexo I do Decreto, temos a relação com os produtos que sofrem o controle por aquela Força Armada. O anexo III pretende esclarecer quais são as reações provocadas pelos produtos controlados. É possível observar com destaque o gás lacrimogênio. O artigo 113 do Decreto positiva que As armas, munições, acessórios e equipamentos de uso restrito não podem ser vendidas no comércio. O capítulo VIII do Decreto trata da aquisição de armamento não letal pelas instituições de segurança pública. O artigo 145 traz a seguinte redação: A aquisição, na indústria, de armas, munições, acessórios, equipamentos e demais produtos controlados de uso restrito, por parte de órgãos de Governo no âmbito federal, estadual ou municipal, não integrantes das Forças Armadas, para uso dessas organizações, dependerá de autorização do D Log. O D Log é o Departamento Logístico do Exército Brasileiro. Quando o órgão interessado na aquisição for uma corporação militar estadual, a regulação vai ser encontrada no parágrafo 9º do artigo 145:

5 A aquisição de armas, munições, viaturas blindadas, coletes a prova de balas e demais produtos controlados, pelas Forças Auxiliares, obedecerá às disposições do Anexo XXVI a este Regulamento. Seria possível que uma pessoa física comprasse armamento não letal? Cremos que sim, tendo em vista o que se depreende da leitura do artigo 146, do Decreto: O Comandante do Exército poderá autorizar a aquisição, na indústria, de armas, munições e demais produtos controlados de uso restrito, por pessoas físicas de categorias profissionais, para uso próprio, que comprovem sua necessidade. Apesar de não se explicitar as quais categorias profissionais o artigo estaria referindo-se, podemos inferir que se trata daqueles que atuam na área de Segurança Pública. Em 27 de dezembro de 2006, o Exército emitiu a Portaria nº 20 (acessível no endereço 20_nao_letais%20- %20REVOGADA%20pela%20Portaria%2001%20DLOG,%20DE%2005%20JAN% pdf). O artigo 1º classifica explicitamente como armamento e munição não letais, de uso restrito, os seguintes itens: I - borrifador (spray) de gás pimenta; II - arma de choque elétrico (air taser); III - granadas lacrimogêneas (OC ou CS) e fumígenas; IV - munições lacrimogêneas (OC ou CS) e fumígenas; V - munições calibre 12 com balins de borracha ou plástico; VI - cartucho calibre 12 para lançamento de munição não letal; VII - lançador de munição não letal no calibre 12; e VIII - máscara contra gases lacrimogêneos (OC ou CS) e fumígenos. Em 29 de novembro de 2007, o Exército emitiu a Portaria de número 6, regulando as condições para a fabricação, a importação, a exportação e o comércio de armas de pressão por ação de gás comprimido, por ação de mola e arma de choque elétrico.

6 A Portaria definiu arma de choque elétrico como sendo uma arma que emite pulsos elétricos com efeito paralisante mediante o lançamento de contatos (eletrodos) a distância. O artigo 18 é explícito ao afirmar que as armas de choque elétrico e suas munições não podem ser vendidas no comércio especializado.

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL No- 4.226, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL No- 4.226, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL No- 4.226, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010 Estabelece Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA e o MINISTRO

Leia mais

PORTARIA Nº COLOG, DE 26 DE AGOSTO DE 2009

PORTARIA Nº COLOG, DE 26 DE AGOSTO DE 2009 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA Nº 012 - COLOG, DE 26 DE AGOSTO DE 2009 Regulamenta os art. 2º e 4º da Portaria Normativa nº 1.811/MD, de 18 de dezembro de 2006, sobre

Leia mais

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO COMANDO LOGÍSTICO

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO COMANDO LOGÍSTICO MINISTÉRIO DO EXÉRCITO COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA N o 02 - COLOG, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010. Regulamenta o art. 26 da Lei nº 10.826/03 e do art. 50, IV, do Decreto nº 5.123/04, sobre réplicas e simulacros

Leia mais

PORTARIA Nº 015 -COLOG, DE 05 DE OUTUBRO DE 2009.

PORTARIA Nº 015 -COLOG, DE 05 DE OUTUBRO DE 2009. MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA Nº 015 -COLOG, DE 05 DE OUTUBRO DE 2009. Dispõe sobre o tráfego de produtos controlados por meio da Empresa Brasileira de Correios e

Leia mais

Direito Penal. Crimes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parte 6. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Crimes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parte 6. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Crimes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parte 6. Prof.ª Maria Cristina Art. 241-C. Simular a participação de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica por meio

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale ESTATUTO DO DESARMAMENTO (CRIMES) A Lei 10.826/03 trata do Estatuto do Desarmamento Além de todas as regras referentes a armas (quem concede licenças, quem pode portar,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Texto compilado LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. ESTATUTO DO DESARMAMENTO - Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I - Generalidades.

SUMÁRIO. Capítulo I - Generalidades. STJ00056864 SUMÁRIO Apresentação....... IX Capítulo I - Generalidades. I Capítulo 11 Princípios Fundamentais do Direito Penal 3 Capítulo III - Do Crime................. 7 Capítulo IV Conflito Aparente

Leia mais

O airsoft é um esporte regulamento no Brasil através das seguintes leis e portarias: PORTARIA 002-COLOG, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000, conhecido como R-105, e

Leia mais

Art. 12 Aprovar as normal reguladoras da fabricacao, importacao de replicas e simulacros de arma de logo e armas de pressao.

Art. 12 Aprovar as normal reguladoras da fabricacao, importacao de replicas e simulacros de arma de logo e armas de pressao. MINISTERIO DA DEFESA EXERCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO LOGISTICO (D Log / 2000) PORTARIA N p - D LOG, DE -29 DE NOVEMBRO DE 200' Regulamenta o art. 26 da Lei n 10.826/03, sobre replicas e simulacros de

Leia mais

PORTE DE TRÂNSITO PARA ATIRADOR DESPORTIVO É LEI

PORTE DE TRÂNSITO PARA ATIRADOR DESPORTIVO É LEI PORTE DE TRÂNSITO PARA ATIRADOR DESPORTIVO É LEI 1 F I C A AUTORIZADO O T R A N S P O R T E D E U M A A R M A D E P O R T E, D O A C E R V O DE T I R O D E S P O R T I V O, MUNICIADA P O R T A R I A N

Leia mais

ANEXO XXVI AO R-105 AQUISIÇÃO DE ARMAS, MUNIÇÕES, VIATURAS BLINDADAS E COLETES À PROVA DE BALAS PELAS FORÇAS UXILIARES

ANEXO XXVI AO R-105 AQUISIÇÃO DE ARMAS, MUNIÇÕES, VIATURAS BLINDADAS E COLETES À PROVA DE BALAS PELAS FORÇAS UXILIARES MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO LOGÍSTICO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS (DFPC 1982) ANEXO XXVI AO R-105 AQUISIÇÃO DE ARMAS, MUNIÇÕES, VIATURAS BLINDADAS E COLETES

Leia mais

Dubiedade De Interpretação No Código Penal Artigo 251, 1º

Dubiedade De Interpretação No Código Penal Artigo 251, 1º BuscaLegis.ccj.ufsc.br Dubiedade De Interpretação No Código Penal Artigo 251, 1º Paulo Roberto Felipe Marques Estudante de Direito da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais. Assessor de Inteligência

Leia mais

Direito Penal. Estatuto do desarmamento. Lei /2003 Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Estatuto do desarmamento. Lei /2003 Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Estatuto do desarmamento. Lei 10.826/2003 Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Lei 10.826/2003 Dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional

Leia mais

Decreto nº xxxxxxxxxx de xx de janeiro de 2019

Decreto nº xxxxxxxxxx de xx de janeiro de 2019 Decreto nº xxxxxxxxxx de xx de janeiro de 2019 Altera o Decreto n o 5.123, de 1 o de julho de 2004, que regulamenta a Lei n o 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização

Leia mais

NORMAS QUE REGULAM AS ATIVIDADES DOS ATIRADORES

NORMAS QUE REGULAM AS ATIVIDADES DOS ATIRADORES PORTARIA Nº 004 - D LOG, DE 08 DE MARÇO DE 2001 Aprova as Normas que Regulam as Atividades dos Atiradores. O CHEFE DO DEPARTAMENTO LOGÍSTICO, no uso das atribuições previstas no inciso XV do art. 27 e

Leia mais

PORTARIA No- 5-DLOG., DE 2 DE MARÇO DE 2005 DOU

PORTARIA No- 5-DLOG., DE 2 DE MARÇO DE 2005 DOU PORTARIA No- 5-DLOG., DE 2 DE MARÇO DE 2005 DOU 24-03-2005 Normas reguladoras da concessão e da revalidação de registros, apostilamentos e avaliações técnicas de produtos controlados pelo exército. Conforme

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 01/ NCAP

RECOMENDAÇÃO N.º 01/ NCAP RECOMENDAÇÃO N.º 01/2011 - NCAP O MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS, por intermédio dos Promotores de Justiça signatários, em exercício nas Promotorias de Justiça de Controle Externo

Leia mais

Direito Penal. Código de Trânsito

Direito Penal. Código de Trânsito Direito Penal Código de Trânsito Código de Trânsito Lei n. 9.503/97 CTB traz diversos dispositivos, na grande maioria, de natureza extrapenal. Regulamenta o trânsito, normas, infrações administrativas,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

AUDIÊNCIA DIRIGIDA MINUTA DO RBAC 90

AUDIÊNCIA DIRIGIDA MINUTA DO RBAC 90 90.0AM Aplicabilidade SUBPARTE AM RBAC 90 ARMAS E MUNIÇÕES EMBARCADAS (a) Esta seção estabelece os requisitos aplicáveis aos órgãos e entes da Administração Pública que, em razão de suas atribuições legais

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

ESTATUTO DO DESARMAMENTO ESTATUTO DO DESARMAMENTO Principais reflexos para as Forças Armadas e seus integrantes, decorrentes da aprovação do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, regulamentada pelo

Leia mais

A AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE COM PRONTO USO DA PORTARIA N. 28 COLOG DO EXÉRCITO BRASILEIRO E O PORTE DE ARMAS

A AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE COM PRONTO USO DA PORTARIA N. 28 COLOG DO EXÉRCITO BRASILEIRO E O PORTE DE ARMAS A AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE COM PRONTO USO DA PORTARIA N. 28 COLOG DO EXÉRCITO BRASILEIRO E O PORTE DE ARMAS LUCIANO ANECHINI LARA LEITE Promotor de Justiça Criminal CAC n. 131.992-9ªRM THIAGO JOSÉ PASSOS

Leia mais

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI Altera a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm e define crimes.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição,

Leia mais

As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado

As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado Deputado Raul Jungmann Subcomissão Especial de Controle de Armas e Munição (SUBCOMARM) Câmara dos Deputados Análise:

Leia mais

Sumário. Introdução, 1. 1 Sistema Nacional de Armas (SINARM), 3 2 Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), 5

Sumário. Introdução, 1. 1 Sistema Nacional de Armas (SINARM), 3 2 Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), 5 Sumário Introdução, 1 1 Do Sistema Nacional de Armas, 3 1 Sistema Nacional de Armas (SINARM), 3 2 Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), 5 2 Do Registro, 7 1 Requisitos legais para adquirir

Leia mais

PORTARIA DPF Nº 515, DE

PORTARIA DPF Nº 515, DE PORTARIA DPF Nº 515, DE 29-11-2007 DOU Altera a Portaria nº 387/2006-DG/DPF, de 28-08-2006, publicada no DOU de 01-09- 2006, para dispor sobre alterações do texto original. O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 14 19/10/2009 13:53 Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo

Leia mais

Prof. Leandro Igrejas.

Prof. Leandro Igrejas. Olá! A prova de legislação especial para PRF veio do jeito que esperávamos. Alguns enunciados, contudo, merecem ressalva, conforme nossos breves comentários a seguir. Forte abraço, Prof. Leandro Igrejas.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo

Leia mais

LEI N /03 ESTATUTO DO DESAMAMENTO (CADASTRO ARCERVO PORTE APREENSÃO LICENÇA) AUTORIZAÇÃO PELO SINARM (EXPEDIDO PELA PF)

LEI N /03 ESTATUTO DO DESAMAMENTO (CADASTRO ARCERVO PORTE APREENSÃO LICENÇA) AUTORIZAÇÃO PELO SINARM (EXPEDIDO PELA PF) LEI N. 10.826/03 ESTATUTO DO DESAMAMENTO (CADASTRO ARCERVO PORTE APREENSÃO LICENÇA) SISTEMA NACIONAL DE ARMAS SINARM (INSTITUIDO PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA NO ÂMBITO DA PF) I identificar as características

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 14 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização

Leia mais

Lei nº , de 22 de dezembro de 2003 Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas

Lei nº , de 22 de dezembro de 2003 Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm, define crimes e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo

Leia mais

PORTARIA N D LOG, DE IC DE JULHO DE 2008

PORTARIA N D LOG, DE IC DE JULHO DE 2008 MINISTERIO DA DEFESA EXERCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO LOGISTICO (D Log / 2000) PORTARIA N D LOG, DE IC DE JULHO DE 2008 Regulamenta os art. 29 e 49 da Portaria Normativa no 1.811/MD, de 18 de dezembro

Leia mais

DECRETO 01, DE 2017.

DECRETO 01, DE 2017. DECRETO 01, DE 2017. Altera o Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004, que regulamenta a Lei nº 10.826, de 2003, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas

Leia mais

LEI N o , DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003.

LEI N o , DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. DOU DE 23-12-03 Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm, define crimes e dá outras

Leia mais

LEI /2003 ESTATUTO DO DESARMAMENTO

LEI /2003 ESTATUTO DO DESARMAMENTO LEI 10.826/2003 ESTATUTO DO DESARMAMENTO Marcelo Fioravante Juiz Sumariante do I Tribunal do Júri 1 Comarca de Belo Horizonte - MG ART. 5º CAPUT DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Todos são iguais perante a lei,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.706, DE 19 JUNHO DE 2008. Mensagem de veto Conversão da Medida Provisória nº 417, de 2008 Altera e acresce dispositivos à

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2010

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2010 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2010 Altera o art. 14 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, para determinar como causa de aumento de pena do crime de porte ilegal de arma de fogo

Leia mais

PORTARIA COLOG Nº 40, DE

PORTARIA COLOG Nº 40, DE PORTARIA COLOG Nº 40, DE 28-03-2018 DOU 09-04-2018 Altera a Portaria nº 51 - COLOG, de 8 de setembro de 2015 que dispõe sobre normatização administrativa das atividades de colecionamento, tiro desportivo

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 041, DE 2018 (Do Sr. Isaac Simas)

PROJETO DE LEI Nº 041, DE 2018 (Do Sr. Isaac Simas) PROJETO DE LEI Nº 041, DE 2018 (Do Sr. Isaac Simas) Dispõe sobre a permissão aos civis a posse e o porte de armas de fogo, mediante aprovação da Polícia Federal e outras condições e revoga a Lei nº 10.826,

Leia mais

Legislação Penal ECA E. do Desarmamento E. Idoso E. do Torcedor

Legislação Penal ECA E. do Desarmamento E. Idoso E. do Torcedor Direito Penal Legislação Penal ECA E. do Desarmamento E. Idoso E. do Torcedor E. do Desarmamento Lei 10.826/03 Art 12: Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido,

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO Projeto de Lei n º 2.787, de 1.997 Dispõe sobre o porte de armas, venda e comercialização de material bélico, define crimes e dá outras providências. O CONGRESSO

Leia mais

Lei núm , de 22 de dezembro de 2003

Lei núm , de 22 de dezembro de 2003 LEI 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003 Lei núm. 10826, de 22 de dezembro de 2003 (DOU 23.12.2003) LGL\2003\663 Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema

Leia mais

SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE

SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE 1. Quem vender, entregar ou fornecer, ainda que gratuitamente, arma de fogo, acessório, munição ou explosivo a criança ou adolescente, segundo o Estatuto do Desarmamento,

Leia mais

Lei /03 Desarmamento

Lei /03 Desarmamento 1. Ano: 2016 Banca: MPE-SC Órgão: MPE-SC Prova: Promotor de Justiça - Matutina O tipo penal do art. 15 da Lei n. 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento) prevê pena de reclusão e multa para a conduta de disparar

Leia mais

A segurança pública e a incolumidade pública.

A segurança pública e a incolumidade pública. resumos GráFicOs De Leis penais especiais DOs crimes e Das penas posse irregular de arma de fogo de uso permitido art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido,

Leia mais

Art. 1ºAlterar o art. 100 e o anexo A da portaria nº51-colog, de 8 de setembro de 2015, que passam a vigorar com as seguintes redações:

Art. 1ºAlterar o art. 100 e o anexo A da portaria nº51-colog, de 8 de setembro de 2015, que passam a vigorar com as seguintes redações: MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA N o 40 COLOG, DE 8 DEMARÇO DE 08. EB: 64474.0049/08-77 Altera a Portaria nº 5 - COLOG, de 8 de setembro de 05 que dispõe sobre normatização

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre

Leia mais

Direito Penal. Lei do Desarmamento (Lei nº /03) Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Lei do Desarmamento (Lei nº /03) Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Lei do Desarmamento (Lei nº 10.826/03) Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal LEI DO DESARMAMENTO (LEI Nº 10.826/03) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

São Paulo, 29 de outubro de Oficio nº XXXX\2014 GD- SINDESPE. Ilustríssimo Chefe de Gabinete. General de Divisão

São Paulo, 29 de outubro de Oficio nº XXXX\2014 GD- SINDESPE. Ilustríssimo Chefe de Gabinete. General de Divisão São Paulo, 29 de outubro de 2014. Oficio nº XXXX\2014 GD- SINDESPE Ilustríssimo Chefe de Gabinete General de Divisão Encaminho á Vossa Excelência, solicitação de viabilidade de elaboração de regulamentação

Leia mais

Estatuto do Desarmamento wiltonmoreira.com.br

Estatuto do Desarmamento wiltonmoreira.com.br Estatuto do Desarmamento 2 Lei n. 10.826, de 22 de dezembro de 2003. Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm, define crimes e

Leia mais

CAPÍTULO I DA FINALIDADE. Art. 1º A presente Instrução Tecnico-Administrativa tem os seguintes objetivos:

CAPÍTULO I DA FINALIDADE. Art. 1º A presente Instrução Tecnico-Administrativa tem os seguintes objetivos: MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DO EXÉRCITO COMANDO LOGÍSTICO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS (DFPC/1982) INSTRUÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA Nº 01 DE 30 ABRIL DE 2014 Regula os procedimentos

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO (* regulamentado pelo decreto nº de 01 de julho de 2004)

ESTATUTO DO DESARMAMENTO (* regulamentado pelo decreto nº de 01 de julho de 2004) ESTATUTO DO DESARMAMENTO (* regulamentado pelo decreto nº 5.123 de 01 de julho de 2004) LEI Nº 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dispõe sobre registro, posse e comercialização

Leia mais

Saiba Mais. Perguntas frequentes 15/

Saiba Mais. Perguntas frequentes 15/ Saiba Mais Perguntas frequentes 15/08 2015 1) O que é o recadastramento das armas de fogo? A Lei 10.826/2003, conhecida como o Estatuto do Desarmamento, prevê em seu art. 5º, 3º que o proprietário de arma

Leia mais

MINISTERIO DA DEFESA EXERCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO LOGISTICO (D Log / 2000)

MINISTERIO DA DEFESA EXERCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO LOGISTICO (D Log / 2000) 14-11 MINISTERIO DA DEFESA EXERCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO LOGISTICO (D Log / 2000) PORTARIA N2 D LOG, DE /,rte DE JULHO DE 2008 Regulamenta o inciso VI do art. 12 do Decreto n 5.123/04, sobre a atividade

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA N o 93 - COLOG, DE 29 DE JUNHO DE 2018. EB: 64474.004688/2018-41 Altera a Portaria nº 51 - COLOG, de 8 de setembro de 2015, que dispõe

Leia mais

26/09/2018 LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO

26/09/2018 LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N 8.072 DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO 1 CRIMES HEDIONDOS Legislação Penal Especial Prof. Marcos Girão O crime HEDIONDO não é aquele que no caso concreto,

Leia mais

Legislação Aplicada à Polícia Federal Prof. Joerberth Nunes

Legislação Aplicada à Polícia Federal Prof. Joerberth Nunes Agente Administrativo Legislação Aplicada à Polícia Federal Prof. Joerberth Nunes Legislação Aplicada à Polícia Federal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital LEGISLAÇÃO APLICADA

Leia mais

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÕES SUBSECRETARIA DE EDIÇÕES TÉCNICAS Estatuto do Desarmamento a 2 EDIÇÃO - BRASÍLIA - 2004 Lei n o 10.826 de 22 de dezembro de 2003 LEI N

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA Nº 10, DE 4 DE JULHO DE 2017.

INSTRUÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA Nº 10, DE 4 DE JULHO DE 2017. MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS (DFPC/1982) INSTRUÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA Nº 10, DE 4 DE JULHO DE 2017. Dispõe sobre apostilamento ao

Leia mais

2ª REGIÃO MILITAR "REGIÃO DAS BANDEIRAS"

2ª REGIÃO MILITAR REGIÃO DAS BANDEIRAS 2ª REGIÃO MILITAR "REGIÃO DAS BANDEIRAS" OBJETIVOS Apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Subseção de Armamento (S Seç Armt) do SFPC2; Nivelar conhecimento com integrantes da Rede FPC; Apresentar os

Leia mais

Relatório de Visita Técnica a Estabelecimento Militar Estadual

Relatório de Visita Técnica a Estabelecimento Militar Estadual Relatório de Visita Técnica a Estabelecimento Militar Estadual Dados da Entidade Visitada Nome: CPF ou CNPJ: Endereço: Município: UF: Telefone c/ddd: Seção I Identificação 1.1 Nome do órgão do Ministério

Leia mais

Estatuto do DESARMAMENTO

Estatuto do DESARMAMENTO Legislação Câmara dos Deputados Estatuto do DESARMAMENTO 3 a edição Brasília 2009 Legislação Estatuto do Desarmamento 3ª edição Apresentação Ao publicar a 3ª edição do Estatuto do Desarmamento, a Câmara

Leia mais

Apostila para Candidatos Teste MEAF CETTAS - Carabina Tipo Puma / Winchester 92/94 Calibres. 38 Spl ou 44/40

Apostila para Candidatos Teste MEAF CETTAS - Carabina Tipo Puma / Winchester 92/94 Calibres. 38 Spl ou 44/40 Apostila para Candidatos Teste MEAF CETTAS - Carabina Tipo Puma / Winchester 92/94 Calibres. 38 Spl ou 44/40 NORMAS DE SEGURANÇA: 1. Somente aponte sua arma, carregada ou não, para onde pretenda atirar;

Leia mais

CICT 1

CICT  1 CICT www.cictofficial.com 1 Porte Trânsito Arma Fogo Confederação Internacioal Cursos Táticos. C.I.C.T O Porte de Trânsito e o Porte de Arma dos Atiradores ( Revisto e atualizado em 31.dez.2010 ) Tema

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO. (Dir G de MB/1952)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO. (Dir G de MB/1952) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO (Dir G de MB/1952) PORTARIA N o 036-DMB, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1999 Aprova as normas que regulam o comércio de armas e munições.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 7. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 7. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 7 Professor: Rodrigo J. Capobianco ESTATUTO DO DESARMAMENTO (CRIMES) A Lei 10.826/03 trata do Estatuto do Desarmamento Além de todas as regras

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Analista Técnico-Administrativo

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Analista Técnico-Administrativo ADENDO A1-AM173 8/7/2009 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Analista Técnico-Administrativo Direito Penal Brasília 2009 2009 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são reservados e protegidos pela

Leia mais

FERNANDO HADDAD, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

FERNANDO HADDAD, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DECRETO Nº 56.796, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2016 Dispõe sobre a definição das atribuições dos cargos de provimento efetivo que compõem a carreira do Quadro Técnico dos Profissionais da Guarda Civil Metropolitana

Leia mais

LEIS ESPECIAIS PROFº MARCELO DAEMON LEIS ESPECIAIS PROFº MARCELO DAEMON 1

LEIS ESPECIAIS PROFº MARCELO DAEMON LEIS ESPECIAIS PROFº MARCELO DAEMON   1 LEIS ESPECIAIS PROFº MARCELO DAEMON WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 LEI 10.826/03 ESTATUTO DO DESARMAMENTO Decreto - R105 Art. 3o Para os efeitos deste Regulamento e sua adequada aplicação, são adotadas as

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2005

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2005 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2005 Estabelece normas para o funcionamento de empresas privadas que exploram os serviços de vigilância comunitária de áreas residenciais. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

BREVES ANOTAÇÕES À PORTARIA Nº 02-COLOG / 2010

BREVES ANOTAÇÕES À PORTARIA Nº 02-COLOG / 2010 BREVES ANOTAÇÕES À PORTARIA Nº 02-COLOG / 2010 Dispõe a Lei 10.826/03: Art. 26. São vedadas a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo,

Leia mais

Anexo A - APOSTILAMENTO AO REGISTRO DE FÁBRICA-DOCUMENTAÇÃO

Anexo A - APOSTILAMENTO AO REGISTRO DE FÁBRICA-DOCUMENTAÇÃO Anexo A - APOSTILAMENTO AO REGISTRO DE FÁBRICA-DOCUMENTAÇÃO 1. ORIENTAÇÕES GERAIS Quando não houver necessidade de comprovação documental, o processo de apostilamento constituir-se-á apenas do requerimento

Leia mais

Diploma. Estabelece os modelos de licenças, alvarás, certificados e outras autorizações a emitir pela Polícia de Segurança Pública

Diploma. Estabelece os modelos de licenças, alvarás, certificados e outras autorizações a emitir pela Polícia de Segurança Pública Diploma Estabelece os modelos de licenças, alvarás, certificados e outras autorizações a emitir pela Polícia de Segurança Pública Portaria n.º 931/2006 de 8 de Setembro O novo regime jurídico das armas

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

ESTATUTO DO DESARMAMENTO Atenção! ESTATUTO DO DESARMAMENTO A Lei n. 10.826/2003 revogou uma antiga lei de armas, a Lei n. 9.437/1997. Até 1997, o porte ilegal de arma e demais questões relativas ao disparo de arma de fogo, exposição

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO ATUALIZADO ATÉ A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 394 / ESTATUTO DO DESARMAMENTO

ESTATUTO DO DESARMAMENTO ATUALIZADO ATÉ A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 394 / ESTATUTO DO DESARMAMENTO ESTATUTO DO DESARMAMENTO ATUALIZADO ATÉ A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 394 / 20.09.2007 ESTATUTO DO DESARMAMENTO www.soleis.adv.br DEC. Nº 5.123/1º.07.2004 (Regulamentação) LEI N 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) COORDENADOR (A) DA SEÇÃO DE CONTRATOS.

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) COORDENADOR (A) DA SEÇÃO DE CONTRATOS. ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) COORDENADOR (A) DA SEÇÃO DE CONTRATOS. A empresa PORTAL NORTE SEGURANÇA PATRIMONIAL EIRELI - EPP, inscrita sob o CNPJ nº 06.311.787-0001/99, sediada à Rua Candido Naves, 115

Leia mais

- ESTATUTO DO DESARMAMENTO -

- ESTATUTO DO DESARMAMENTO - - ESTATUTO DO DESARMAMENTO - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 10 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão CONCEITOS INICIAIS DIFERENÇAS E OBJETIVOS PARA O ESTATUTO FORÇAS ARMADAS

Leia mais

GABARITO EXTRAOFICIAL

GABARITO EXTRAOFICIAL QUESTÃO RESPOSTA COMENTÁRIO E(OU) REMISSÃO LEGAL 001 D Médio 002 E Fácil 003 C Fácil 004 D Difícil 005 B Médio 006 D Fácil 007 C Média 008 E Média 009 A 010 D Entendimento jurisprudencial (STF, a garantia

Leia mais

Academia de Tiro Defensivo 25/10/2018 OBJETIVO: a. Transmitir noções básicas sobre a legislação relativa às entidades de tiro;

Academia de Tiro Defensivo 25/10/2018 OBJETIVO: a. Transmitir noções básicas sobre a legislação relativa às entidades de tiro; OBJETIVO: a. Transmitir noções básicas sobre a legislação relativa às entidades de tiro; b. Realizar a troca de experiência e boas práticas entre as entidades de tiro. 1 SUMÁRIO: 1. LEGISLAÇÃO Direito

Leia mais

Estatuto do Desarmamento. 4 a Edição

Estatuto do Desarmamento. 4 a Edição Estatuto do Desarmamento 4 a Edição Estatuto do Desarmamento Senado Federal MESA Biênio 2013/2014 Senador Renan Calheiros PRESIDENTE Senador Jorge Viana 1 o VICE-PRESIDENTE Senador Romero Jucá 2 o VICE-PRESIDENTE

Leia mais

Prof. Marco Albuquerque SUMÁRIO. I. ESTATUTO DO DESARMAMENTO (Lei nº /2003) Dec. nº 5.123/ Questões de Concurso da PF...

Prof. Marco Albuquerque SUMÁRIO. I. ESTATUTO DO DESARMAMENTO (Lei nº /2003) Dec. nº 5.123/ Questões de Concurso da PF... SUMÁRIO I. ESTATUTO DO DESARMAMENTO (Lei nº 10.826/2003)... 02 Dec. nº 5.123/2004... 13 Questões de Concurso da PF... 24 II. TORTURA (Lei nº 9.455/97)... 25 Questões de Concurso da PF... 26 III. DROGAS

Leia mais

Sumário TÍTULO I Introdução... 9 CAPÍTULO I Disposições Gerais... 9 CAPÍTULO II Disposições de Direito Internacional Privado...

Sumário TÍTULO I Introdução... 9 CAPÍTULO I Disposições Gerais... 9 CAPÍTULO II Disposições de Direito Internacional Privado... Sumário TÍTULO I Introdução... 9 CAPÍTULO I Disposições Gerais... 9 CAPÍTULO II Disposições de Direito Internacional Privado... 10 TÍTULO II Do Espaço Aéreo e seu Uso para Fins Aeronáuticos... 12 CAPÍTULO

Leia mais

Estatuto do Desarmamento (Lei /03)

Estatuto do Desarmamento (Lei /03) Legislação Penal Extravagante Professor Samuel Silva Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) Olá futuro(a) Policial Militar do Estado de Goiás, tudo bem? Iniciamos hoje a nossa primeira Aula de Legislação

Leia mais

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO N O 2, DE 2016 (Medida Provisória nº 693, de 2015)

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO N O 2, DE 2016 (Medida Provisória nº 693, de 2015) PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO N O 2, DE 2016 (Medida Provisória nº 693, de 2015) Altera as Leis n os 12.780, de 9 de janeiro de 2013, que dispõe sobre medidas tributárias referentes à realização, no Brasil,

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO DEPARTAMENTO MARECHAL FALCONIERI

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO DEPARTAMENTO MARECHAL FALCONIERI MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO DEPARTAMENTO MARECHAL FALCONIERI PORTARIA Nº 61 - COLOG, DE 15 DE AGOSTO DE 2016. EB: 0001019.00009198/2016-60 Altera a Portaria nº 51- COLOG,

Leia mais

Legislação sobre Porte de Armas REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE PORTE FEDERAL DE ARMA

Legislação sobre Porte de Armas REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE PORTE FEDERAL DE ARMA Legislação sobre Porte de Armas Aquisição de Porte de Arma Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2004. Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004. REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE PORTE FEDERAL DE ARMA 1. Idade

Leia mais

LEI N DE 20/06/83 (ATUALIZADA PELAS LEIS N /94 E N /95)

LEI N DE 20/06/83 (ATUALIZADA PELAS LEIS N /94 E N /95) LEI N. 7.102 DE 20/06/83 (ATUALIZADA PELAS LEIS N. 8.863/94 E N. 9.017/95) Dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR DO ACRE DIVISÃO DE PATRIMÔNIO

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR DO ACRE DIVISÃO DE PATRIMÔNIO GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR DO ACRE DIVISÃO DE PATRIMÔNIO PORTARIA N 003/DP/2010 Dispõe sobre a carga pessoal de armas de fogo, munições e coletes balísticos pertencentes ao patrimônio da

Leia mais

Colecionador, Aturador e Caçador

Colecionador, Aturador e Caçador Colecionador, Aturador e Caçador www.pmcofres.com.br pmcofres@pmcofres.com.br 11 3858-0555 11 95348-1867 Rua Cruzeiro, 829 Barra Funda/SP - Cep: 01137-000 Guia PM Cofres para CAC s A PM Cofres interessada

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

ESTATUTO DO DESARMAMENTO Competência: Justiça Estadual, salvo se o crime atingir interesse direto e específico da União. Observações: tráfico internacional de armas é crime de competência da Justiça Federal (STJ); porte ilegal

Leia mais

TÍTULO I DO USO DA ARMA DE FOGO

TÍTULO I DO USO DA ARMA DE FOGO DECRETO nº 510, de 22 de maio de 2015. Regulamenta o uso de arma de fogo de calibre permitido pelo Guarda Municipal de Contagem e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM, no uso de

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Seção II - Das Medidas Protetivas de Urgência que Obrigam o Agressor Art. 22. Constatada

Leia mais